Вы находитесь на странице: 1из 22

Perda de Biodiversidade

PERDA DE BIODIVERSIDADE
Cartilha de Educao Ambiental

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear Campus Maracana Av. Contorno Norte, 10 Parque Central Distrito Industrial- Maracana Cear, www.ifce.edu.br (085) 38786367

Editores
Mayra Pontes de Queiroz Ezequiel Gomes Correia

Agradecimentos
Prof. Roberto Albuquerque Pontes Filho

Apresentao
Apesar da sobrevivncia do ser humano depender por completo das plantas, animais e outros organismos que habitam o planeta, atravs do tempo o homem ameaou e colocou em perigo direta e indiretamente numerosas espcies, at levlas extino. Esta cartilha surgiu com o objetivo de ser um recurso pedaggico para divulgao da importncia de se preservar e conservar a Biodiversidade. Esperamos contribuir para a construo de uma sociedade consciente do seu papel na luta a favor da preservao e conservao das espcies. Contamos com sua ajuda para disseminar essa importante causa. Boa Leitura e boas prticas.

Ezequiel Gomes Correia Mayra Pontes De Queiroz

A ltima palavra em ignorncia a pessoa que diz sobre um animal ou uma planta: Isso bom pra qu? ... Se o mecanismo Terra bom, ento cada uma de suas partes boa, quer entendamos seu funcionamento ou no... A Harmonia com a Natureza como a harmonia com um amigo; voc no pode apertar sua mo direita e decepar a esquerda. Aldo Leopold
Ecologista Engenheiro Florestal Ambientalista americano

Introduo
Ao redor do mundo, a biodiversidade est diminuindo a cada dia. Ainda que no se saiba com exatido quantas espcies existem na Terra, calcula-se que haja de 5 a 50 milhes de espcies, das quais s se tem registro de 1.750.000, aproximadamente.

O que Biodiversidade?

Segundo a definio da Comisso de Cincia e Tecnologia do Congresso dos Estados Unidos da Amrica (OTA - Office of Technology Assessment) em 1987:

"Biodiversidade abrange a variedade e a variabilidade entre os organismos vivos e os complexos ecolgicos nos quais eles ocorrem. Diversidade pode ser definida como o nmero de itens diferentes e sua freqncia relativa. Por diversidade biolgica, esses itens so organizados em muitos nveis, variando de ecossistemas completos a estruturas qumicas que so a base molecular da hereditariedade. Assim, o termo engloba diferentes ecossistemas, espcies, genes e sua abundncia relativa"

Impactos Sobre a Biodiversidade

Hoje em dia, as espcies esto desaparecendo de 100 1000 vezes mais rpido do que em pocas anteriores existncia do homem na terra, e a extino de espcies ameaadas pode acelerar. A perda da biodiversidade um dos problemas ambientais mais graves do planeta.

Impactos Sobre a Biodiversidade


Principais causas da Perda de Biodiversidade
Perda e fragmentao dos habitats: o principal fator da diminuio da biodiversidade. A eliminao de vegetao local para construo de casas ou para atividades agropecurias altera o meio ambiente. Em mdia, 90% das espcies extintas acabaram em conseqncia da destruio de seu habitat;
Tamandu atropelado conseqncia da fragmentao de habitat.

Uso de hbridos e monoculturas na agroindstria e nos programas de reflorestamento: O uso de plantas modificadas pode fazer com que ocorra a extino da espcie que lhe deu origem.
Plantas modificadas

Calhandra-de-Dupont- Norte da frica: estudos revelam que machos de populaes que experimentaram um declnio populacional, causado principalmente pela fragmentao do hbitat, exibem uma menor diversidade de repertrios vocais, possuindo conseqentemente uma menor chance de sucesso reprodutivo .

Impactos Sobre a Biodiversidade


Desmatamentos
As atividades agropecuria e madeireira e o constante crescimento das cidades, realizadas principalmente nos ltimos trinta anos, so responsveis por grande parte dos desmatamentos ocorridos nas florestas. A destruio dessas florestas e outros habitats naturais ocasionam perda de habitat de espcies com nichos especializados, ou ainda espcies migratrias, como pssaros e borboletas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), j foram devastados cerca de 550 mil quilmetros quadrados da floresta amaznica brasileira, o que equivale a 13,7% da mata. Desse total, 200 mil quilmetros foram abandonados pelos exploradores assim que os recursos naturais se esgotaram.

Impactos Sobre a Biodiversidade


Queimadas
As queimadas fazem parte do processo de transformao das florestas em roas e pastagens. O fogo o instrumento utilizado pelos fazendeiros para limpar o terreno e prepar-lo para a atividade agropecuria ou para controlar o desenvolvimento de plantas invasoras. Apesar de barato, esse processo traz inmeros impactos ambientais, principalmente ao fugir do controle, atingindo reas que no se desejava queimar.Muitas espcies so eliminadas por esta prtica e at extintas localmente, desaparecendo de certas reas.

Na maior parte dos casos, elas so realizadas no final da estao seca, quando obtido o maior volume de cinzas e quando a vegetao est mais vulnervel ao fogo.

Impactos Sobre a Biodiversidade


Principais causas da Perda de Biodiversidade
Explorao excessiva de espcies de plantas e animais: Super-explorao comercial - ameaa muitas espcies marinhas e algumas terrestres; Introduo de espcies e doenas exticas: Introduo de espcies exticas - ameaam os locais por predao, competio ou alterao do habitat natural.

Pesca excessiva ameaa espcies de tubares e arraias.

O javali originrio da sia, o animal foi trazido ao Brasil para a produo de corte. Como a comercializao da carne de javali no deu certo, muitos animais acabaram sendo soltos e hoje destroem plantaes por comem tudo pela frente.

Tigres-dgua no Bosque dos Jequitibs, em Campinas, onde ficam isolados das outras tartarugas: sem predadores e com reproduo desordenada, ameaam as espcies nativas (Foto: Cedoc/RAC)

Impactos Sobre a Biodiversidade


Principais causas da Perda de Biodiversidade
Contaminao do solo, gua, e atmosfera por poluentes: A poluio das guas, solo e ar - estressam os ecossistemas e matam os organismos; Mudanas Climticas. Uma das principais preocupaes com relao a isso a escassez de gua em algumas regies, onde a temperatura est subindo cada vez mais. Estudiosos acreditam que em certos casos, uma adaptao no seja suficiente.

Poluio da gua: Matam muitas espcies de peixes, entre outras espcies.

Uma causa das mudanas climticas: Derretimento das geleiras.

Extino
A extino de espcies pode causar srios distrbios ao equilbrio de um ecossistema. H alguns anos, grande nmero de espcies est sob ameaa de extino em conseqncia da expanso da populao humana.

Jaguatirica mais comum no Cear, est na lista das espcies em extino.

Os gorilas podero desaparecer de grandes regies da Bacia do Congo nos prximos 15 anos a menos que aes urgentes sejam tomadas para proteger os seus habitats e combater a caa ilegal.

Segundo um estudo sobre o impacto da pegada ecolgica humana na terra, prejudicamos provavelmente 83% da superfcie terrestre do planeta, sem contar com Antrtica e Groenlndia.

Extino
Trs tipos de extino das espcies:
Extino Ecolgica: Ocorre quando existe um nmero to pequeno de membros remanescentes de uma espcie que ela no consegue mais cumprir suas funes nas comunidades biolgicas em que so encontrados. Extino Biolgica: A espcie no pode ser mais encontrada em nenhum lugar no mundo.
Tartaruga do Pntano - cerca de 10 centmetros de comprimento vive no leste dos EUA. existem apenas algumas pequenas populaes dispersas da espcie, devido a perda de cerca de 98% de seu habitat

Extino Local: Acontece quando uma espcie no mais encontrada no lugar em que costumava viver, mas pode ser encontrada em outros lugares do mundo.

Canarinho amarelo, existia em grande nmero no Brasil, hoje existem em poucos lugares ex. extino local

Lobo da Tasmnia exemplo de extino biolgica.

Extino
Causas da Extino:
Perda e degradao do habitat: A maior ameaa para uma espcie a perda e a degradao do local onde vive. Fragmentao do habitat: As espcies so mais vulnerveis extino quando seus habitats so divididos em pores menores, mais isoladas.

Colibri zunzunzinho (Cuba e Ilha da Juventude) considerada a menor ave do mundo medindo 5cm , est diminuindo rapidamente como resultado da perda de bosques e a degradao de seu habitat.

Mudanas Climticas e a poluio: Mudanas climticas previstas e a exposio a poluentes, como latas de pesticidas, podem ameaar algumas espcies de extino prematura.

Poluio nos mares e praias: Pelicano envolvido por um saco

Besouro conhecido como cabra-loira (Portugal), ameaado de extino por causa da fragmentao de seu habitat - Tronco de arvores.

Extino
Causas da Extino:
Matanas ou venda ilegal de espcies selvagens: Algumas espcies protegidas so mortas ilegalmente por causa de suas partes valiosas ou so vendidas vivas para colecionadores. Espcies introduzidas deliberadamente : Muitas espcies no nativas nos fornecem alimentos , medicamentos, e outros benefcios algumas eliminam espcies nativas, destroem ecossistemas e causam grandes perdas econmicas. Matana de predadores e controle de pestes: a matana de predadores que nos incomodam ou causam prejuzos econmicos ou ameaa algumas espcies de extino prematura.

Tigre dente de Sabre j extinto, vivia na Amrica do Sul e do Norte, media 3m e pesava 300kg.

O pardal foi trazido da Europa, ocupando o lugar de algumas espcies nativas, por competio.

Caadores matam elefantes e roubam suas presas para vender.

Medidas de Preservao da Biodiversidade


Conveno sobre a Biodiversidade - CDB
Estabelece normas e princpios que devem reger o uso e a proteo da diversidade biolgica em cada pas signatrio. Prope regras para assegurar a conservao da biodiversidade, o seu uso sustentvel e a justa repartio dos benefcios provenientes do uso econmico dos recursos genticos, respeitada a soberania de cada nao sobre o patrimnio existente em seu territrio. Foi assinada por 175 pases (em 1992 durante a Eco-92), dos quais 168 a ratificaram, incluindo o Brasil (Decreto N 2.519 de 16 de maro de 1998).

Medidas de Preservao da Biodiversidade


Proteo da variabilidade gentica Tanto em sistemas naturais como fora destes, por exemplo em jardins botnicos ou em parques zoolgicos. Nestes meios pode-se levar a cabo o reforo de espcies que correm risco de desaparecer.
Jardim Botnico.-RJ Possuem cerca de 6.500 espcies catalogas, algumas ameaadas de extino distribudas em 54 hectares, ao ar livre e em estufas

Criao de bancos de genes e sementes de espcies Com risco de desaparecer para garantir a sua sobrevivncia. Esta medida, gerou uma srie de interesses econmicos que so incompatveis nos pases subdesenvolvidos
O banco de sementes do arquiplago rtico de Svalbard, guarda mais de meio milho de amostras em sua estrutura metlica na neve.

Criao de uma rede de espaos protegidos Reservas da Biosfera, Parques Nacionais, Parques Naturais, etc., cujo objetivo prioritrio seria a conservao dos ecossistemas.

Medidas de Preservao da Biodiversidade


Vigilante da natureza Profissionais que vigiam, fiscalizam e fazem a monitorao do ambiente e dos recursos naturais (como a gua, a flora e a fauna). Promoo de ecoturismo Com o objetivo de conscientizar a populao de que as atividades de cio e desfrute da Natureza so compatveis com a sua conservao.

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA

Ecoturismo em Bonito, Esprito Santo

Estudos sobre o estado dos Ecossistemas Este tipo de estudos leva-se a cabo tendo em conta alguns indicadores ambientais e ecolgicos.

Pesquisadoras recolhendo amostra de turfeira, planta da Amaznia que serve como dreno de carbono.

Medidas de Preservao da Biodiversidade


Desenvolvimento de listas de polticas e leis ambientais Criao de leis que probem a comercializao de espcies em perigo de extino que incluem listas de espcies ameaadas e a criao de leis que so estabelecidas segundo princpios de precauo, como a criao de corredores ecolgicos. Acesso informao sobre biodiversidade O acesso e a partilha de informao essencial para a conservao da biodiversidade. Repovoamento de habitats Em alguns casos em que seja necessrio aumentar o nmero de indivduos de uma espcie numa regio (p. ex. quando ela est em perigo de desaparecer de l) podem ser libertados seres da mesma espcie, mas provenientes de outros locais. Antes de se fazer um repovoamento tem que se realizar estudos, para se ter a certeza que o repovoamento ir garantir resultados e no provocar desequilbrios ecolgicos.

Combater a Biopirataria

Repovoamento do Coelho Bravo em uma reserva florestal, aps uma pesquisa do terreno os coelhos foram identificados e adaptados ao meio ambiente que vo encontrar no monte.

Bibliografia
On-line: BHL SciELO http://biodiversidade.scielo.br/php/index.php ComCincia: Amaznia: Interesses e conflitos http://www.comciencia.br/reportagens/amazonia/amaz14.h tm Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia- IPAM http://www.ipam.gov.br/ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis -IBAMA: http://www.ibama.gov.br/ Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia- INPA http://www.inpa.gov.br/ Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE http://www.inpe.br/ Wilkipdia http://pt.wikipedia.org/

Livros e Artigos AMABIS, Jos Mariano Biologia So Paulo: Moderna, 2004; MILLER, G. Tyler Cincia Ambiental- So Paulo: Gengage Learning, 2008; RECLEFS, Robert E.- A Economia da NaturezaRio de Janeiro Guanabara Loogan, 2009; QUINTINO, David Nuno Palma Conservao da Biodiversidade Santarm 2009.

Preserve a Natureza

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear Campus Maracana

Av. Contorno Norte, 10 Parque Central Distrito Industrial- Maracana Cear, www.ifce.edu.br
(085) 3878-6367 / (085) 3878-6300 Apoio

Вам также может понравиться