Вы находитесь на странице: 1из 9

1.

Antropometria

A antropometria foi definida como a cincia de medida do tamanho corporal (NASA, 1978). A antropometria um ramo das cincias biolgicas que tem como objectivo o estudo dos caracteres mensurveis da morfologia humana. Como diz Sobral (l985) "o mtodo antropomtrico baseia-se na mensurao sistemtica e na anlise quantitativa das variaes dimensionais do corpo humano". O tamanho fsico de uma populao pode ser determinado atravs da medio de comprimentos, profundidades e circunferncias corporais, e os resultados obtidos podem ser utilizados para a concepo de postos de trabalho, equipamentos e produtos que sirvam as dimenses da populao utilizadora.

A antropometria divide-se em: (1) somatometria que consiste na avaliao das dimenses corporais do indivduo- (2) cefalometria que se ocupa do estudo das medidas da cabea do indivduo- (3) osteometria que tem como finalidade o estudo dos ossos cranianos- (4) pelvimetria que se ocupa das medidas plvicas- (5) odontometria que se ocupa do estudo das dimenses dos dentes e das reas dentrias.

As tcnicas antropomtricas de que iremos falar parecem ser muito simples. Contudo o seu domnio requer um treino rigoroso e uma seleco criteriosa tanto das tcnicas pr-estabelecidas como dos instrumentos de medida, das medidas e dos pontos de referncia antropomtricos. Deste modo pretendemos minimizar erros de observao, causa real de muitos erros encontrados nos resultados de

trabalhos deste tipo.

1.1. Perspectiva histrica da antropometria

Na era romana a antropometria e o design eram considerados como relacionados. O terico e arquitecto romano Vitrvius argumentou que o design de edifcios devia ser baseado em certos princpios estticos pr-estabelecidos do corpo humano. Foi dele o sistema de propores humanas mais detalhado que nos chegou dos tempos clssicos. Vitrvios via a cincia das propores humanas como um principio fundamental na concepo.

Foi provavelmente Albrecht Drer (1471-1528) que marcou o inicio da cincia antropometria. Ele tentou categorizar a diversidade de tipos fsicos humanos de acordo com uma observao sistemtica e Antropometria Raquel Santos e Carlos Fujo 3 medio de um largo nmero de pessoas. No entanto, neste perodo renascentista a teoria da esttica permanecia a mais importante. O desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) no qual um homem mostrado inscrito dentro de um quadrado e de um circulo deriva directamente de Vitruvios, e uma das imagens mais conhecidas.

A cincia antropomtrica desenvolveu-se no sculo XIX e princpio do sculo XX. Era o tempo onde eram feitas tentativas para subdividir e classificar a raa humana de acordo com as dimenses

fsicas. Na ltima parte deste sculo o foco tem incidido no crescimento humano e classificao de caractersticas fsicas. Os avanos tecnolgicos como as viagens espaciais e as actividades militares tm tambm requerido substanciais fontes de dados.

1.2. Bsico da antropometria

Uma simples observao de pessoas mostrar que a espcie humana varia grandemente de tamanhos fsicos. Um bom indicativo o facto das roupas serem feitas para diferentes tamanhos, que contam no s com diferentes alturas, mas tambm com comprimentos e circunferncias dos braos e pernas, circunferncias da cintura e do peito, e largura dos ombros. Tudo isto tem derivado dos dados antropomtricos. No entanto, estas observaes no so suficientes para permitir que o envolvimento seja adequado s formas e tamanhos das pessoas. Ou melhor, necessrio dispor de dados objectivos que tenham sido cuidadosamente colhidos de um largo nmero de pessoas. Exemplos so as pesquisas antropomtricas de militares que foram utilizados para determinar o posto de trabalho e o vesturio adequado das respectivas populaes militares.

1.3. Diferenas individuais

As diferentes populaes mundiais so compostas de indivduos de diferentes tipos fsicos ou bitipos. Pequenas diferenas nas

propores de cada segmento corporal existem desde o nascimento e tendem a acentuar-se com o crescimento, maturao, at idade adulta. Sheldon, W. (1940) estudou a populao americana tendo definido, a partir desse estudo, trs tipos de caractersticas dominantes individuais:

O endomorfo - indivduo de formas arredondadas e macias, com grandes depsitos de gordura. A sua forma externa extrema semelhante Antropometria Raquel Santos e Carlos Fujo 4 a uma pra (estreita em cima e larga em baixo). O abdmen grande e cheio e o trax parece ser relativamente pequeno. Os braos e pernas so curtos e flcidos. Os ombros e cabea so arredondados. Os ossos so pequenos. O corpo tem baixa densidade podendo flutuar na gua. A pele macia.

O mesomorfo - indivduo musculoso, de formas angulosas. Apresenta cabea cbica, macia, ombros e peito largo, bem como um abdmen pequeno. Os membros so musculosos e fortes. Possui pouca gordura subcutnea.

O ectomorfo - indivduo de corpo e membros finos, com um mnimo de gordura e msculos. Os ombros so largos mas descados. O pescoo fino e comprido, o rosto magro, queixo recuado e testa alta, trax e abdmen estreitos e finos.

Naturalmente, a maioria dos indivduos no se encontram rigorosamente em nenhum destes tipos bsicos, misturando caractersticas

dos trs tipos. Assim, podem ser meso-endomorfos, endo-ectomrficos, ecto-mesomrficos, etc. Foram ainda observadas diferenas comportamentais entre os trs tipos, que influenciam at a escolha profissional.

1.4. Variao ou diversidade humana

Os tamanhos, formas e foras dos seres humanos so muitas vezes baralhados pela idade e pelo sexo. Definindo uma populao alvo para propsitos antropomtricos, tambm temos de levar em conta a etnia, classe social e ocupao. Sobrepostas a estas diferenas esto mudanas que ocorrem dentro das populaes durante um perodo de tempo. Algumas destas mudanas so atribudas migrao e mistura gentica de grupos tnicos distintos; outras a outros processos histricos mais complexos, que no ltimo sculo levou a um aumento geral da altura na populao mundial, que designado por tendncia secular para o crescimento.

Existem dados disponveis sobre tamanhos corporais de adultos americanos, britnicos, alemes, japoneses, suecos, holandeses, franceses, polacos, brasileiros, indianos, chineses, japoneses e crianas para quase todas as idades. Os dados americanos provm de pessoal da fora area americana de 1988. Apesar da amostra militar poder estar de alguma maneira viciada devido seleco, estes dados so os melhores Antropometria Raquel Santos e Carlos Fujo 5 disponveis da populao total norte americana adulta. A principal reserva

diz respeito ao peso corporal, que mais varivel na populao civil do que na militar. Os tamanhos da mo, p e cabea no devem ser grandemente diferentes entre soldados e civis.

1.4.1. Diferenas sexuais

Homens e mulheres apresentam diferenas antropomtricas significativas, no apenas em dimenses absolutas, mas tambm nas propores dos diversos segmentos corporais. A maioria dos homens excede a estatura da maioria das mulheres da mesma origem tnica. Os homens apresentam braos mais compridos, devido ao antebrao ser maior. Os homens ultrapassam as mulheres em quase todas as variveis antropomtricas (excepto na largura e circunferncia da anca). Alm das dimenses antropomtricas atrs descritas, os homens e as mulheres diferem na composio corporal. Em geral a gordura representa uma maior proporo do peso do corpo na mulher adulta, do que no homem. A percentagem com que a gordura contribui para o corpo de 13.5% para o homem adulto e 24.2% para a mulher adulta. A gordura subcutnea diferentemente distribuda entre os sexos, as mulheres acumulam gordura no peito, coxas, ancas e antebraos. A gordura abdominal acumulada acima do umbigo no homem, e abaixo do mesmo na mulher.

1.6. Adequao entre a diversidade humana e os diferentes envolvimentos?

Coloca-se ento um problema. Como vamos conceber os

componentes do envolvimento que nos rodeia tendo em conta a enorme variabilidade humana existente? A adequao s seria perfeita se fosse individual, ou seja, se um produto fosse concebido para um dado sujeito. Mas isso no vivel em termos prticos, e muito menos em termos econmicos. Ento que adequao para servir a populao em geral? Neste caso a adequao ser conseguida com artigos standard, e ter de ser negociada em funo do material e do tempo de utilizao. Para tal utilizam-se tcnicas de optimizao.

1.7. Base estatstica da variabilidade humana

A maioria das dimenses lineares do corpo humano so normalmente distribudas e a frequncia de distribuio de uma dimenso particular revela uma curva simtrica em forma de sino conhecida como curva de Gauss. A maior parte das medidas individuais caem dentro desta curva tambm designada de Bell. Apenas algumas pessoas so muito baixas ou muito altas, mas muitas situam-se volta do centro da distribuio (a mdia).

Por razes praticas, necessrio colocar limites na extenso de populao para a qual o posto de trabalho vai ser concebido. Acomodar utilizadores dos extremos superiores e inferiores da curva significaria que os graus de variabilidade no posto de trabalho teriam de ser muitos grandes, e iriam beneficiar poucos indivduos. As limitaes na concepo devem ser bastante limitadas. Por esta razo prtica comum especificar designs onde caibam 90% dos utilizadores, sendo o valor mais

baixo definido como o percentil 5 de uma dimenso, e o valor mais alto como o percentil 95.

Os percentis ajudam o conceptor de diversas maneiras. Primeiro, ajudam a estabelecer a poro de populao utilizadora que ser includa ou excluda de uma soluo especifica da concepo. Por exemplo, um certo produto pode necessitar de ser adequado para todas as pessoas que sejam mais altas do que o percentil 5 e mais baixas do que o percentil 60 no tamanho da mo ou no alcance do brao. Assim, apenas 5% das pessoas que tm valores mais baixos que o percentil 5 e 40% das pessoas que tm valores mais altos do que o percentil 60, no estaro adequadas, enquanto 55% (60%-5%) de todos os utilizadores estaro adaptados. Antropometria Raquel Santos e Carlos Fujo 10

Segundo, os percentis so facilmente utilizveis para seleccionar sujeitos para testes. Por exemplo, se o produto necessita de ser testado, as pessoas que tm os percentis 5 ou 60 nas dimenses criticas podem ser empregues para utilizar os testes.

Terceiro, qualquer dimenso corporal pode ser localizada com exactido. Por exemplo, um determinado comprimento do p pode ser descrito como um dado percentil dessa dimenso, ou uma certa altura de assento pode ser descrita como adequada a um certo valor de percentil de um comprimento da perna altura poplitea).

Quarto, a utilizao de percentis ajuda na seleco de pessoas

para utilizarem um determinado produto. Por exemplo, se um cockpit de um avio concebido para ser adequado do percentil 5 at ao percentil 95, pode-se escolher a tripulao do cockpit cujas medidas corporais das dimenses crticas de concepo se insiram dentro deste intervalo.

Вам также может понравиться