Вы находитесь на странице: 1из 4

RESENHA

O Diabo Veste Prada, filme baseado no livro homnimo da autora Lauren Weisberger retrata os bastidores da revista Runway, uma importante publicao e referncia no mundo da moda. Trata-se de uma instituio onde o que importa mostrar-se belo e indefectvel, sem medir esforos. A revista conduzida com mos de ferro por Miranda Priestly, uma poderosa executiva (o Diabo) que utiliza de todos os artifcios no s para manipular e controlar seus colaboradores, como tambm para todos que estejam ao seu redor, em nome da produo da moda. Nesse ambiente institucional ideologicamente competitivo, o processo de conservao cultural rgido dessa instituio impede que os sujeitos sejam espontneos e criativos. Eles devem seguir a "ditadura" da moda e a imagem da gestora como forma de poder os institudos- sem contestaes, o que gera fortes impactos nos sujeitos e nas relaes sociais. Importantes questes para as instituies e para a sociedade moderna so colocadas pela trama: a naturalizao do poder em detrimento da produo eficaz em equipes; a dessubjetivao como garantia de sucesso capitalista e o narcisismo ( a roupa que faz o sujeito e no o sujeito que faz a roupa, exemplificando o ter sobre o ser), como objetivo maior da sociedade moderna. Neste ltimo aspecto, Miranda Priestly consegue pode ser caracterizada por: ela veste Prada e faz com que Prada seja mais que Prada. No Prada que a veste. A histria se desenrola a partir da contratao de Andy Sachs para o cargo de segunda assistente de Miranda. Jornalista recm-formada e sem conhecimento algum sobre moda, embora insegura e aparentemente inadequada ao cargo, no se reduz diante da frieza de Miranda. A jornalista, que no se importava com a aparncia e adotava um estilo totalmente despojado, nada feminino, entra imediatamente em confronto com o novo ambiente, e decide encarar o desafio. Aos poucos Andy vai se envolvendo com a revista e com o mundo da moda tornando-se uma elegante assistente, cada vez mais seduzida pelo contexto. Comea a mesclar seus valores, em um processo de produo subjetiva, efeito do fascnio do poder e de sua autoestima. Mas a jornalista paga um alto preo por sua transformao, cobrado sem demora por seu namorado e pelos antigos amigos.

Ao final da histria, Andy fez sua opo ao desistir do emprego e sair em busca de uma realizao profissional como jornalista, pois adquiriu um grande amadurecimento e mostrou que as escolhas so possveis e necessrias: desistiu de seguir Miranda e conseguiu um novo emprego, cujas excelentes referncias foram dadas pela prpria editora chefe. Alm disso, pode-se observar uma nova Andy, construda de modo singular, exteriorizada em sua forma de vestir e de se apresentar: manteve sua simplicidade, com um estilo jovem, leve, elegante, e principalmente, um olhar seguro e dirigido.

CONCLUSO

O processo de construo do conhecimento provocado ao assistir ao filme mostrou-se instigante para se chegar s conceituaes sobre a liderana. A dvida instaurou-se no debate sobre o lder real e o lder ideal. As avaliaes demonstram que o filme vai alm do que uma reflexo do que no liderana, pois aborda questes como a dedicao full time para se crescer na empresa e o poder como fim absoluto, onde a moeda de troca o status e o poder. A personagem principal apresenta traos de liderana e de vislumbre pelo poder, pois em diversas situaes mantm atitudes em que trabalha sob o vulto da coero, troca de recompensas e imposio da referncia de seu cargo. Todavia, seu comportamento mostra-se eficaz em diversas situaes, pois um cone no ambiente que est inserida, onde percebemos a diferena entre a liderana eficaz e a liderana servidora.

FACULDADE JOAQUIM NABUCO ADMINISTRAO DISCIPLINA: GESTO DE PESSOAS

TIAGO LUIZ DE MELO NOGUEIRA

Resenha Filme: O DIABO VESTE PRADA

PAULISTA, 03 DE NOVEMBRO DE 2011.

Вам также может понравиться