Вы находитесь на странице: 1из 19

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO FACULDADE DE ADMINISTRAO E ECONOMIA

ALEXANDRE FUSCO

RELATRIO DE PRTICAS ADMINISTRATIVAS 5 PERODO

So Paulo MARO de 2011

ALEXANDRE FUSCO RM: 182303

RELATRIO DE PRTICAS ADMINISTRATIVAS 5 PERODO

Relatrio final do mdulo de prticas administrativas, sob a orientao do professor tutor supervisor Francisco da Silva, para obteno de grau de aprovao.

So Paulo Agosto 2011


Relatrio de prticas administrativas Pgina 2

SUMRIO

DADOS GERAIS DESCRIO DA EMPRESA FILOSOFIA DA EMPRESA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANOGRAMA DA EMPRESA ANLISE DA AREA ESCOLHIDA DIAGNSTICO PROPOSTA DE MELHORIAS PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE ESTOQUES

4 5 7 8 8 9 10 12 13

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUO

17

CONCLUSO CRTICA REFERNCIAS

18 19

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 3

INTRODUO O presente relatrio foi elaborado a partir da experincia adquirida com o trabalho dirio desenvolvido na organizao, fator que foi preponderante na observao dos problemas citados neste relatrio. O desenvolvimento deste relatrio ser da seguinte forma: Uma breve descrio da organizao, como surgiu e sua evoluo, para que haja um entendimento de como ela administrada Principais fornecedores e clientes Misso, viso e valores Descrio da rea escolhida Soluo proposta Execuo dos processos aps a implantao da proposta Concluso

OBJETIVO O objetivo desse relatrio o de colocar em pratica os conceitos vistos em sala de aula e que ele seja utilizado como uma ferramenta para a melhoria na qualidade do servio prestado, visando tambm viabilidade financeira para a implantao do projeto, bem como a viabilidade operacional, abrindo um caminho para a modernizao da organizao.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 4

EMPRESA: Padaria e Confeitaria Don Gregrio Ltda.- EPP Av. Corifeu de Azevedo Marques, 5050 Vila Lageado - CEP: 05340-002 So Paulo SP DESCRIO Essa empresa foi fundada h cinco anos, por Gregrio Joo de Freitas e Jos Moreira, onde os proprietrios tm uma longa experincia no ramo de panificao, pois trabalham nessa rea h 47anos aproximadamente. Essa experincia ao longo dos anos, que baseia toda a cultura da empresa nas relaes com clientes, fornecedores e empregados e tambm na maneira de administrar a empresa. Esse tipo de administrao faz com que a empresa tenha problemas para se adequar as novas tendncias e tenha dificuldades em atingir novos segmentos no ramo e dificuldades em produzir e ofertar novos produtos. O principal ramo de atividade dessa empresa o de panificao, sendo que tambm h um restaurante self service funcionando diariamente, empregando 24 funcionrios, sendo distribudos da seguinte forma: dezesseis no turno da manh, seis no turno da tarde, dois em horrio intermedirio, e um a noite. Os principais produtos so: pes diversos, produtos de confeitaria, lanches, pores, bebidas, incluindo algumas cervejas especiais, sorvetes e cigarros. Os principais fornecedores so: Fensa, AmBev, JBS Friboi, Brasil Foods, Cervejaria Petrpolis, Trigal (farinha de trigo), alm de atacadistas como Roldo, Assa e Makro.
Relatrio de prticas administrativas Pgina 5

Quanto aos clientes, o pblico alvo os moradores do bairro e empresas prximas como a Porto Seguro entre outras do comrcio local. Os produtos oferecidos tm uma qualidade diferenciada, sendo esse um fator importante j que as maiorias dos consumidores que frequentam a padaria fazem isso diariamente. O mercado de panificao no Brasil sofreu grande alterao nos ltimos anos. O que tradicionalmente era feito de forma de forma artesanal, atravs de receitas antigas trazidas por imigrantes, passou por grande mecanizao e especializao. A grande maioria dos produtos de panificao no mais feita integralmente dentro das padarias, mas sim atravs de pr-misturas. Isso possibilitou a entrada de supermercados e redes maiores a um mercado antes restrito a pequenos comerciantes. Buscando adequarem-se as novas condies, as padarias passaram tambm a oferecer outros produtos. Alm de produto de panificao, possvel encontrar alimentos industrializados em geral, como bolachas, bebidas e lacticnios. Dado este conjunto de caractersticas, hoje, as padarias apresentam caractersticas de: Uma indstria: na fabricao de seus confeitos, salgados e pes; Empresa de varejo: pois tambm revende produtos industrializados, que so comprados de fornecedores, estocados e revendidos ao consumidor final;

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 6

FILOSOFIA DA ORGANIZAO: A empresa ainda no adotou a filosofia sugerida, acarretando ainda alguns problemas operacionais. Misso: Atuar de forma responsvel social e ambientalmente, nas atividades de panificao, fornecendo produtos e servios de qualidade adequados as necessidades dos nossos clientes. Viso: Ser uma empresa reconhecida no mercado onde atua, atingindo a excelncia na produo de produtos de panificao e na prestao de servios. Valores: A Don Gregrio acredita que o crescimento no medido somente em nmeros, isto , no somente de retorno financeiro, mas tambm pelo crescimento de cada colaborador, que agrega valor ao seu trabalho.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 7

ESTRUTUTRA ORGANIZACIONAL

A organizao possui uma estrutura bem simplificada, que facilita o processo de comunicao, que poderia torna- l mais gil na resoluo de problemas e tomada de decises. A rea operacional dividida da seguinte forma: copa, onde os pedidos so feitos e servidos, balco do po, frios e doces e a chapa, onde so feitos os lanches. A rea de produo dividida da seguinte forma: cozinha, confeitaria e padaria e as compras so feitas diretamente pelos scios. A funo do estagirio foi modificada ficando a cargo dele a implementao de controles de estoque, funcionrios e clculos relativos receita/ despesa, por exemplo, o equilbrio das contas do DRE.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 8

ANLISE DA REA ESCOLHIDA Para a anlise, foi escolhida a rea de produo que agrega setores como confeitaria, padaria e salgados. Como no h um sistema informatizado a produo feita com base na venda dos produtos, sem que haja uma padronizao no sistema de produo, fator que ocasiona perdas de produto e ou matria prima, aumentando o custo de produo. O controle de estoque feito de maneira visual, onde o funcionrio solicita a reposio dos produtos em questo e a compra feita sem uma mdia de consumo, acarretando o excesso ou a compra em quantidades insuficientes de um determinado produto, ou simplesmente esquecem de pedir gerando atrasos na produo ou a compra emergencial a preos mais caros.

Lay out da rea de produo (elaborado pelo autor)

Deposito

Cmera fria

Fogo

Preparao

Abertura de massa/preparao

Mistura

Forno

Mistura Abertura de Massa Relatrio de prticas administrativas Preparao Pgina 9

Diagnstico O Objetivo desse diagnstico o de encontrar falhas relacionadas produo e controle de estoque e de uma maneira objetiva propor solues para tais problemas. Por se tratar de uma empresa que fabrica seus prprios produtos e comercializa produtos industrializados, ela necessita de apoio desde a contabilidade at a padronizao dos mtodos de produo e controle de estoque. Como no existe um sistema informatizado, ficando difcil apurar o CMV (custo das mercadorias vendidas) e outro fator importante o fato da empresa operar no sistema tributrio do Simples Nacional onde no obrigada a confeco do Balano Patrimonial e da DRE, porm o administrador deve apresentar tais documentos para a prestao de contas aos scios. O sistema de controle de estoques baseado no sistema PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), onde o custo de produo atribudo ao material que est primeiro em estoque, porm sem o controle adequado de alocao de custos, fica difcil para o tomador de deciso saber a margem de contribuio cada produto e ter bases para um calculo correto de preos ao consumidor final, levando a organizao a executar preos mais ou menos equivalentes aos de mercado sem ter como base os custos de produo. As compras so feitas diretamente pelos scios e aps o recebimento das mercadorias elas vo para um dos trs depsitos especficos, sendo um para a farinha de trigo, um para produtos de confeitaria e um para bebidas e produtos industrializados em geral. Como h falta de controle sobre o uso do material, fica difcil de saber qual o real motivo da sada do produto no estoque, se foram pelo aumento das vendas, perdas por manuseio incorreto ou desvios.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 10

Essa falta de controle acarreta custos enormes organizao, fator que pode ser considerado um gargalo para o crescimento, j que ela tem dificuldades em desenvolver novos produtos e melhorar a sua qualidade de produo e afetando diretamente os preos finais de venda, diminuindo a margem de manobra do tomador de deciso.

PROPOSTA DE MELHORIAS Implantao de um setor administrativo que ser encarregado de realizar as tarefas de planejamento e controle da produo, controles financeiros e controle pessoal. Por se tratar de micro empresa, no necessria a implantao de sistemas de informao avanados o que permite a organizao utilizar softwares de baixo custo para o seu sistema de gerenciamento, disponvel em sites especializados. Para uma primeira ao a utilizao de planilhas eletrnicas em Excel j daria uma substancial melhora no tratamento dos dados coletados, que auxiliariam tomador de deciso em aspectos importantes como manuteno de estoques e controles financeiros. Para isso, administrao atual ter que ser repensada, fazendo com que antigos vcios sejam esquecidos, fazendo com que haja uma coeso de esforos no sentido de melhorar a empresa como um todo. O comprometimento dos scios ser de fundamental importncia, onde algumas tarefas sero descentralizadas, quebrando alguns paradigmas existentes na atual administrao e a partir do momento que eles estiverem comprometidos com as mudanas a reao as mudanas sero mais amenas, facilitando a implementao do sistema proposto.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 11

Com a implantao da seguinte estrutura, os scios deixaro de acumular muitas das funes administrativas, podendo dar ateno para outras atividades importantes da organizao, como a busca de recursos para melhorias, novos fornecedores, atividades voltadas para fora da organizao, inclusive nas relaes com a comunidade na qual est inserida, fazendo com que a organizao seja reconhecida como tendo responsabilidade social.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 12

Planejamento e Gerenciamento de Estoques Um lote ou tamanho do lote a quantidade que um estgio da cadeia de suprimento produz ou compra de um determinado momento. (Sunil Chopra,2003) Um correto gerenciamento dos estoques faz com que a organizao reduza seus custos tornando-se mais competitiva e assim possa alocar recursos em outras atividades que maximize seu lucro, por isso, a administrao de materiais (estoques) fundamental para suprir o processo de produo com os materiais necessrios e evitar os altos custos na aquisio desses ativos. Quando a organizao comea a regular seus estoques o risco da falta de material praticamente zero, o que evita uma interrupo na cadeia de produo e um conseqente desabastecimento, fator que alm de aumentar os custos, pois a empresa teria que recorrer a compras emergenciais a preos maiores, reduzindo seu lucro. Um exemplo do controle dos estoques pode ser dado pelo consumo de farinha de trigo, no seguinte cenrio: Quantidade do lote Q =1 00 sacos de 50 Kg Demanda R = 3 sacos por dia Quantidade de dias para a reposio do estoque: Q/ R = 100/3 = 33,33 dias. Dada a formula para calculo do estoque cclico temos o seguinte: Estoque cclico= tamanho do lote/2 = Q/2 = 100/2 = 50 sacos. Tamanhos de lotes e estoque cclico influenciam o tempo de fluxo de material dentro da cadeia de suprimento, conforme a lei de Little: Se o estoque for representado por I, o tempo de fluxo por T e a taxa de sada por R, temos o seguinte: I = R.T

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 13

Para qualquer cadeia de suprimento podemos usar a taxa de fluxo mdia sendo igual demanda, assim temos o seguinte: Tempo de fluxo mdio resultante do estoque cclico = estoque cclico/demanda = Q/2*R No caso especifico da farinha de trigo temos o seguinte: Estoque cclico/ Demanda = Q/2*R= 100/2*3 = 16,66 dias. O estoque cclico o estoque mdio construdo na cadeia de suprimentos quando um estgio da cadeia produz ou compra em lotes maiores do que os necessrios para atender a demanda dos clientes. Dessa maneira a empresa adiciona 17 dias ao tempo em que a farinha permanece na cadeia de suprimento. Quanto maior o estoque cclico da organizao, maior sua vulnerabilidade as oscilaes do mercado e como aumenta o tempo em que o produto fabricado e a sua venda aumenta a necessidade de capital de giro para a empresa se financiar. LEC Lote Econmico de Compra uma tcnica que considera todos os custos operacionais e financeiros derivados das compras de matrias primas e tem a finalidade de determinar qual o volume de pedido que minimize os custos de estocagem. (Machado, 2004) O LEC pode ser dado atravs da seguinte formula:

LEC= Onde: S- Numero de unidades de produto consumida por ano. O- Custo da emisso do pedido. C- Custo da manuteno do estoque

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 14

No caso especifico da Farinha de trigo temos o seguinte cenrio: Consumo unitrio por ano: 1080 unidades por ano Custo de emisso do pedido: R$ 2.500,00 Custo de Manuteno do estoque: R$ 50,00 Qual a quantidade ideal de pedido que minimize o custo total? (Adaptado pelo autor)

LEC=

= 328, 6335 unidades = 329 unidades

De acordo com o planejamento de produo so feitas simulaes referentes s quantidades de materiais a serem pedidas, atravs da comparao de necessidades do processo produtivo com os nveis produzidos em estoque. (Machado, 2004) Contudo, o objetivo desse mtodo diminuir os custos investidos em estoque sem prejudicar a capacidade de produo da organizao, tendo em vista que outros fatores devem ser analisados, como por exemplo, a viabilidade financeira para a compra de um lote econmico. A capacidade de pagamento de organizao deve ser levada em conta no momento do planejamento para que a organizao no prejudique o seu fluxo de caixa naquele momento.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 15

Para o controle de estoque, foi sugerido o seguinte modelo de ficha:

Ficha de Controle de Estoque (peps) Item: Coca cola ks Data 10/07/11 15/07/11 20/07/11 25/07/11 31/07/11 Saldo Anterior 0 70 80 40 20 Entradas Sada 100 50 20 20 0 30 40 60 40 20 Valor unitrio R$ 0,75 R$ 0,80 R$ 0,70 R$ 0,65 R$ 0,69 Saldo 70 80 40 20 0 CMV R$ 22,50 R$ 32,00 R$ 42,00 R$ 26,00 R$ 13,80 Custo medio R$ 0,75 R$ 0,78 R$ 0,74 R$ 0,69 R$ 0,69 Valor estoque R$ 52,50 R$ 62,00 R$ 29,50 R$ 13,88 R$ 0,00

Esse modelo de avaliao faz com que os estoques sejam mais bem avaliados, trazendo benefcios fiscais j que essa metodologia reduz o lucro e aceita pelo fisco. Quanto ao tipo de operao de um estoque, podemos classific-los em modelos ativos ou reativos. Para a escolha de um desses modelos necessrio saber qual a quantidade de informaes disponveis sobre os processos de estoque e qual a confiabilidade do processo de previso da demanda. As classificaes possveis so:

Modelos Reativos Esta classe de modelos a mais utilizada, devido a sua simplicidade e menos exigncia de previses o que os modelos ativos. As decises so feitas aps e retirada dos produtos do estoque, quando feito um acompanhamento que pode ser contnuo ou peridico. Modelos Ativos Os modelos ativos de estoque introduzem a varivel tempo no controle do estoque. Para isso, necessrio que haja um grande conhecimento sobre a demanda e o lead time do processo. Nesta classe de modelos esto includos o MRP e o MRPII.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 16

Planejamento e controle da produo Desde a implantao do sistema de produo enxuta, as empresas tm investindo em esforos para melhorar a sua capacidade produtiva tendo em vista a reduo de custos e uma melhoria na sua produtividade, fazendo com que os produtos sejam entregues na quantidade, qualidade e momento desejado ao cliente. Com um correto gerenciamento do estoque, organizao poder planejar melhor a sua produo, com base nos dados coletados e devidamente processados. Com a padronizao das receitas elaboradas pela organizao, possvel criar fichas de produo, com a quantidade de cada ingrediente, fazendo com que erros no processo sejam minimizados, reduzindo as perdas por erros de preparao bem como a manipulao de ingredientes fora do tempo certo. Isso faz com que a organizao tenha um maior controle sobre o que est sendo produzido, garantindo uma maior qualidade do produto oferecido e conseqentemente reduzindo custos tanto na operao, quanto na perda de produtos. Nesse momento comeam a serem aplicados os princpios do just-in-time e o processo de produo enxuta, onde o material s ser movimentado no momento oportuno, de acordo com as fichas de produo. Para a implantao do MRP - Material Requirement Planning (Planejamento das necessidades de materiais) a empresa deve conhecer com antecedncia as variveis envolvidas no processo de compras e fabricao do produto, que so: componentes do produto, prazo de recebimento de materiais, tempo de fabricao, instalaes e pessoal alocado reas de produo. O objetivo planejar a produo a partir de lotes ideais para que haja uma reduo nos custos envolvendo estoques e custos relativos produo, contribuindo para um aumento nas margens de lucro da organizao.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 17

CONCLUSO As informaes foram obtidas atravs da observao e do trabalho dirio desenvolvido na empresa, e a fundamentao terica teve como principio as aulas assistidas e pesquisa, embasando os conceitos relatados, fazendo com que observasse as situaes ocorridas de uma maneira mais critica a luz do que fora ensinado em sala de aula. Durante o estagio, pude ter contato com todos os colaboradores da empresa, embora o maior contato fosse com as pessoas que fazerem parte do setor operacional onde trabalho especificamente e pude aplicar algumas teorias aprendidas em sala de aula, contribuindo para a minha formao acadmica, profissional e pessoal, fazendo com que os problemas sejam observados de uma maneira mais objetiva e racional. Os objetivos do estagio foram atingidos, tendo em vista que nesse relatrio teramos que identificar uma rea e apresentar uma soluo plausvel e vivel para a sua implantao, sendo que os resultados podero ser mensurveis e bem prximos da realidade. Esse relatrio foi elaborado de maneira objetiva, visando a sua possvel implementao j que a organizao necessita de uma mudana no seu contexto organizacional quase que de maneira imediata.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 18

REFERENCIAS UNIVERSIDADE METODISTA DO ESTADO DE SO PAULO; Guia de estudos 1 semestre. Pag.42. UNIVERSIDADE METODISTA DO ESTADO DE SO PAULO; Guia de estudos 4 semestre. Pag.83 a 89. Chopra, Sunil; Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/ Sunil Chopra,Peter Mendl: traduo Claudia Freire; reviso tcnica Paulo Roberto Leite.So Paulo : Pearson Pratice Hall, 2003. Pag. 137 a 154. Machado, Jos Roberto. Administrao de Finanas Empresariais. 2 edio Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. Pag. 121 a 131.

Relatrio de prticas administrativas

Pgina 19

Вам также может понравиться