Вы находитесь на странице: 1из 2

OSTEOPOROSE, CLCIO E VITAMINA D

Atualmente, o clcio o centro de debate da osteoporose, que se tornou uma espcie de "epidemia silenciosa", notadamente entre as mulheres. Lembremos que, com a idade ,o capital sseo diminui lentamente e que a osteoporose corresponde ampliao deste fenmeno fisiolgico. difcil analisar a eficcia do aporte de clcio nesta doena, devido s divergncias encontradas nos resultados dos estudos. Estas divergncias so provenientes, de um lado, pelo diferente comportamento dos ossos nas vrias regies do esqueleto: os ossos do rdio no reagem ao suprimento do clcio, enquanto que as taxas das fraturas dos outros ossos (fmur, bacia) diminuem de maneira significativa. De outro lado, parece que todas as mulheres menopusicas no reagem ao aporte adicional de clcio. Nas mulheres com uma taxa normal de estrgenos, o equilbrio clcico se estabelece mais rapidamente que nas carentes de estrgenos. Finalmente, muitos autores concordam no essencial, isto , sobre a preveno a longo termo. primordial assegurar massa ssea a maior densidade possvel entre os vinte e quarenta anos. Os primeiros anos da idade adulta seriam decisivos para uma predisposio futura osteoporose. De fato, a densidade do esqueleto continua a aumentar entre doze e dezesseis anos aps o fim do crescimento da estatura. Por que no fazer um esforo para ter um bom aporte clcico se ele fornece uma proteo sem nenhum risco? Nas doses indicadas o risco de hipercalcemia ou hipercalciuria (aumento do clcio na urina) pequeno. Toda a prudncia pouca nos indivduos portadores de litase clcica. Como fonte de clcio, os derivados do leite so os mais ricos. Em caso de intolerncia lactose (enzima hidrolisante), o acar do leite pouco ativo ou ausente em certas pessoas), os yogourts podem substituir o leite: seno necessrio recorrer a um complemento alimentar de 500 a 600 mg de clcio/dia. As mais recentes pesquisas, entretanto, apontam uma notvel melhoria na absoro de clcio pelo organismo quando auxiliadas pela vitamina D, A vitamina D (ou calciferol) uma vitamina que promove a absoro de clcio (aps a exposio luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. uma vitamina lipossolvel obtida a partir do colesterol como precursor metablico atravs da luz do sol, e de fontes dietticas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormnio que

mantm as concentraes de clcio e fsforo no sangue atravs do aumento ou diminuio da absoro desses minerais no intestino delgado. A vitamina D tambm regula o metabolismo sseo e a deposio de clcio nos ossos. A deficincia da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo, uma avitaminose, em crianas. A exposio ao sol desencadeia a produo de vitamina D na pele. Alguns alimentos tambm representam uma fonte desta vitamina. O leo de fgado de bacalhau foi utilizado tambm como suplemento alimentar para evitar o raquitismo, sendo hoje em dia facilmente substituvel por medicamentos contendo vitamina D, mas a vitamina D da luz solar continua a ser prefervel. A vitamina D tambm pode ser encontrada em alguns alimentos, tais como:

leo de fgado de bacalhau (1.360 UI) Salmo (360 UI) Cavala (345 UI) Sardinhas de conserva sem o leo (270 UI) Atum (200 UI) Enguia (200 UI) Camaro (162 UI) Leite desnatado (98 UI) Margarina (60 UI) Barra de cereais (50 UI) Pudim (50 UI) Cereais secos (40-50 UI) Fgado, carne, cozido (30 UI) Ovo inteiro (25 UI) Fgado Bovino (15 UI) Queijo Suo (12 UI)

Вам также может понравиться