Вы находитесь на странице: 1из 13

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A F ED ER A L DO PAR A N

PR

Ministrio de Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Curitiba Departamento Acadmico de Mecnica

Disciplina: Ensaios Destrutivos Professor: Dr. Ricardo F. dos Reis Relatrio Ensaio de Trao

Realizado por: Dylan Ciriaco Oliani Eduardo MatheusVolanski Erich Takenori Tiuman Fernanda Dias de Ornelas Fernanda Pavelski Guilherme Antunes T 51

Relatrio Ensaio de Trao


Curitiba, 02 de dezembro de 2011

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

Relatrio Ensaio de Trao


Objetivos

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

Os objetivos dos ensaios de trao realizados determinar os valores das propriedades de trs aos, 1045 normalizado, 4340 temperado a leo e 4340 normalizado, sendo essas os limites de proporcionalidade, tenses mximas, alongamento e estrico para cada um dos corpos de prova utilizados.

Reviso Bibliogrfica
Ensaio de trao Em um ensaio de trao, um corpo de prova ou provete submetido a um esforo que tende a along-lo ou estic-lo at a ruptura. Geralmente, o ensaio realizado num corpo de prova de formas e dimenses padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessrio, reproduzidos. Este fixado numa mquina de ensaios que aplica esforos crescentes na sua direo axial, sendo medidas as deformaes correspondentes. Os esforos ou cargas so mensurados na prpria mquina, e, normalmente, o ensaio ocorre at a ruptura do material. Propriedades mecnicas O ensaio de trao pode mostrar as seguintes propriedades mecnicas do material: Ductilidade: a propriedade que representa o grau de deformao que um material suporta at o momento de sua fratura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformao no processo de ensaio de trao so considerados materiais frgeis Resistncia: significa a capacidade de o material resistir a uma fora a ele aplicada. Resilincia: um conceito oriundo da fsica, que se refere propriedade de que so dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Aps a tenso cessar poder ou no haver uma deformao residual causada pela histerese do material.

Relatrio Ensaio de Trao

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

Tenacidade: a energia mecnica, ou seja, o impacto necessrio para levar um material ruptura. Tenacidade uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar. Limite de proporcionalidade Entende-se por limite de proporcionalidade p a maior tenso para qual se verifica proporcionalidade entre a tenso e a deformao. At a tenso p vale a lei de Hooke. Tenso mxima o ponto mximo de tenso que o material suporta. Aps este ponto o material comea a sofrer estrico, na qual toda a deformao subseqente ser concentrada, e onde haver a ruptura. Alongamento Alongamento a relao entre o comprimento inicial do material e a variao do comprimento do mesmo aps o ensaio, e definido pela equao: A = [(L - Lo) / Lo] x 100 (%) Estrico A estrico a reduo das dimenses da seo transversal, provocada pelas cargas de trao do processo. = [(So - S) / So] x 100 (%) Transio continua e descontinua. Transio contnua ocorre quando a passagem da zona de proporcionalidade (ou zona elstica) para a zona plstica ocorre de maneira contnua, sem grandes variaes de tenso. J a transio descontnua ocorre com o fenmeno de escoamento descontnuo: durante a passagem da zona elstica para a plstica, h uma deformao razoavelmente grande em um patamar de tenso, limitada pelos limites superior e inferior de escoamento. Essa "grande deformao" dentro desse patamar chamada de alongamento do limite de escoamento. O fenmeno de transio descontnua ocorre principalmente pra aos CCC, de baixo carbono e
4

Relatrio Ensaio de Trao


escoamento descontnuo.

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

geralmente na condio recozida. H ainda a formao de Bandas de Lnders durante o

Tmpera Tratamento trmico caracterizado pelo resfriamento em velocidade superior velocidade crtica de tmpera, a partir de uma temperatura acima da zona crtica para os aos hipoeutetides e geralmente dentro da zona crtica, para os aos hipereutetides, resultando em transformao da austenita em martensita. Utiliza-se para peas que necessitem de alta rigidez. Nem sempre necessrio o complemento de um revenido, para alivio das tenses, peas temperadas apresentar-se-o, quase sempre frgeis. Tmpera em leo Tmpera em que o agente de resfriamento (meio de tmpera) o leo. Normalizao Tratamento trmico, caracterizado pelo aquecimento acima da zona crtica e por equalizao nesta temperatura seguida de resfriamento uniforme ao ar, sem restringi-lo ou aceler-lo, at a temperatura ambiente. Este tratamento melhora a usinabilidade, refina os gros e tambm na homogeneizao da pea.

Materiais e Mtodos
Os materiais utilizados no ensaio foram 3 (trs) corpos de prova padronizados, C 10x50, sendo desses um para cada ao e seu respectivo tratamento trmico, por exemplo, foram usados os aos 1045 normalizado, 4340 temperado a leo e 4340 normalizado. O equipamento foi uma mquina para ensaios de trao MTS com clula de carga mxima de 10.000 kg, foram utilizadas ferramentas auxiliares para a elaborao dos grficos e o software o Test Star, e o software para controlar a maquina foi o Test Ware. O procedimento utilizado no ensaio foi o convencional, no houve necessidade de preparao dos corpos de prova, pois esses foram fornecidos.

Relatrio Ensaio de Trao


realizao do ensaio, de acordo com o mostrado na Eq. (1).

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

A partir do conhecimento dos aos foram determinados os valores de velocidade para a

V = L T

(1)

Os valores encontrados foram os seguintes:


1045 normalizado: 4340 temperado a leo: 4340 normalizado:

V = 5 mm/min V = 0,75 mm/min V = 3 mm/min

Estes nmeros esto um pouco abaixo do que deveria, para a segurana do ensaio e para que a ruptura no ocorra de forma brusca. Depois de calculados esses dados e configur-los no sistema da mquina, fixa-se o corpo de prova nos mordentes do equipamento atravs de um sistema hidrulico, depois de ter feito isso, ajusta-se a mquina para que o ensaio inicie na posio inicial da mesma. Aps esse procedimento, d-se inicio ao grfico no computador e ao ensaio em seqncia. O ensaio ir parar somente quando ocorrer diminuio da fora exigida, o rompimento do corpo de prova, ou quando a fora exigida pelo material alcanar a clula de carga mxima do equipamento. Com o termino do ensaio retira-se o corpo de prova da mquina e desliga-se o sistema hidrulico. O grfico gerado pelo software um diagrama de Carga (Q) x Deslocamento (l), para a posterior analise do mesmo e assim determinar as propriedades dos aos ensaiados. Repete-se o mesmo mtodo para os demais ensaios de trao a ser realizado.

Relatrio Ensaio de Trao


Resultados e Discusso

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

Aps serem realizados todos os procedimentos do ensaio necessrio a analise do diagrama gerado. Por exemplo, o diagrama Qxl do ao 1045 normalizado. Grfico (1) Diagrama Qxl do ao 1045 normalizado.

O grfico do tipo de transio continua, a partir dele possvel determinar a o limite de proporcionalidade (p), ponto mximo onde a Q e l so proporcionais, ou seja, o ao ainda estava na fase elstica, sendo esse valor igual a 26,05 kgf/mm2.
Esse valor encontrado atravs da equao (2), pois o grfico nos mostra apenas a carga, por isso deve se transformar para valores de tenso.

p = Qp S0 Sendo S0 o dimetro do corpo de prova que aproximadamente 78,54 mm2.

(2)

Relatrio Ensaio de Trao

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

Outra propriedade possvel de estabelecer atravs do grfico a tenso mxima ( m), que a o mximo de fora que o corpo de prova suportou antes de comear a estriccionar, sendo esse valor igual 57,82 kgf/mm2, para encontrar este valor usa-se a equao (2). O valor em porcentagem do alongamento (A) possvel estimar pelo grfico, contudo este no o valor real de quanto o material se deformou, pois junto desse valor est o alongamento da maquina, mas ser posto aqui o valor somente para ilustrao, o alongamento, de acordo com o grfico igual a 13,16%. Para isto usa-se a equao (3). A = l x 100 L0 Sendo l o deslocamento que retirado do grfico, que neste caso igual a 6,83 mm, e o L0 padronizado, 50 mm. Para se calcular a estrico medido o dimetro no local da ruptura com um instrumento de medio, no caso, um paqumetro. O valor para a estrico tambm dado em porcentagem sendo utilizada a equao (4). = S0 S x 100 S0 Sendo S a rea calculada pelo dimetro da regio da ruptura, no caso, o dimetro 8,35 mm e S igual a 54,76 mm2. Portanto a estrico igual a 30,28%. (4) (3)

O diagrama Qxl do ao 4340 normalizado.

Relatrio Ensaio de Trao

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

Grfico (2) Diagrama Qxl do ao 4340 normalizado.

O grfico do tipo de transio continua, a partir dele possvel determinar a o limite de proporcionalidade (p), ponto mximo onde a Q e l so proporcionais, ou seja, o ao ainda estava na fase elstica, sendo esse valor igual a 43,40 kgf/mm2.
Esse valor encontrado atravs da equao (2), pois o grfico nos mostra apenas a carga, por isso deve se transformar para valores de tenso.

Outra propriedade possvel de estabelecer atravs do grfico a tenso mxima ( m), que a o mximo de fora que o corpo de prova suportou antes de comear a estriccionar, sendo esse valor igual 69,87 kgf/mm2, para encontrar este valor usa-se a equao (2). O valor em porcentagem do alongamento (A) possvel estimar pelo grfico, contudo este no o valor real de quanto o material se deformou, pois junto desse valor est o alongamento da maquina, mas ser posto aqui o valor somente para ilustrao, o alongamento, de acordo com o grfico igual a 15,12%. Para isto usa-se a equao (3). A = l x 100
9

(3)

Relatrio Ensaio de Trao


L0

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

Sendo l o deslocamento que retirado do grfico, que neste caso igual a 7,563 mm, e o L0 padronizado, 50 mm. Para se calcular a estrico medido o dimetro no local da ruptura com um instrumento de medio, no caso, um paqumetro. O valor para a estrico tambm dado em porcentagem sendo utilizada a equao (4). Sendo S a rea calculada pelo dimetro da regio da ruptura, no caso, o dimetro 7,00 mm e S igual a 38,48 mm2. Portanto a estrico igual a 51%.

Grfico (3) Diagrama Qxl do ao 4340 temperado em leo.

A reta AB representa uma interpolao feita para possibilitar o clculo das propriedades, para corrigir os erros gerados pelo prpio ensaio.
10

Relatrio Ensaio de Trao

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

O grfico do tipo de transio continua, a partir dele possvel determinar a o limite de proporcionalidade (p), ponto mximo onde a Q e l so proporcionais, ou seja, o ao ainda estava na fase elstica, sendo esse valor igual a 109,13 kgf/mm2. Esse valor encontrado atravs da equao (2), pois o grfico nos mostra apenas a carga, por isso deve se transformar para valores de tenso. Outra propriedade possvel de estabelecer atravs do grfico a tenso mxima ( m), que a o mximo de fora que o corpo de prova suportou antes de comear a estriccionar, sendo esse valor igual 118 kgf/mm2, para encontrar este valor usa-se a equao (2). Vale destacar que esse corpo de prova no rompeu como os corpos de prova anteriores, mas fraturou. Isso demonstra que, apesar desse ao suporte uma tenso muito alta, ele um material frgil. O valor em porcentagem do alongamento (A) possvel estimar pelo grfico, contudo este no o valor real de quanto o material se deformou, pois junto desse valor est o alongamento da maquina, mas ser posto aqui o valor somente para ilustrao, o alongamento, de acordo com o grfico igual a 10,9 %. Para isto usa-se a equao (3). A = l x 100 L0 Sendo l o deslocamento que retirado do grfico, que neste caso igual a 5,44 mm, e o L0 padronizado, 50 mm. Para se calcular a estrico medido o dimetro no local da ruptura com um instrumento de medio, no caso, um paqumetro. O valor para a estrico tambm dado em porcentagem sendo utilizada a equao (4). Sendo S a rea calculada pelo dimetro da regio da ruptura, no caso, o dimetro 6,7 mm e S igual a 35,27 mm2 Portanto a estrico igual a 55,11 %. (3)

Concluso

11

Relatrio Ensaio de Trao

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

Aps a realizao dos ensaios, e, na sequncia, a determinao das propriedades dos materiais com base nos grficos gerados possvel afirmar que os objetivos estabelecidos para este relatrio foram atingidos, sendo mostrados durante o desenvolvimente do mesmo. Com os resultados obtidos nesse experimento podemos fazer uma relao entre as propriedades do material, que so influenciadas diretamente pela sua composio qumica e pelo processamento ao qual esse material submetido. O corpo de prova de ao SAE 1045 resistiu s tenses menores, as quais suportaram os corpos de prova de ao 4340 normalizado e 4340 temperado em leo. Isso demonstra que a composio qumica afetas as propriedades, pois o 1045, que rompeu com uma tenso de 57,82 kgf/mm, apresenta uma menor quantidade de carbono e no apresenta elementos de liga que o 4340 apresenta, que romperam com uma tenso de 69,87 kgf/mm e 118 kgf/mm para o ao normalizado e o ao temperado a leo repectivamente. Os valores de tenso mxima que os aos 4340 suportam nos mostram como o tratamento ao qual o material submetido influi nas caracterticas. O ao que foi temperado resistiu muito mais que o ao normalizado, apesar de ser mais frgil, pois apresentou uma fratura radial, ao contrrio do que havia ocorrido com o ao 1045 e o 4340 normalizado. Assim para cada aplicao distinta, as quais solicitam diferentes caractersticas, devemos escolher um ao adequado a tal aplicao. Mas na indstria, quando precisamos averiguar se tal material est dentro de limites aceitveis das propriedades, cuja quais foram definidas pelo projeto, podemos realizar o ensaio de trao para tomarmos conhecimento de qual a situao, e garantirmos que o material que est sendo utilizado esteja dentro de um padro de qualidade, quando relacionados s medidas de tenses, mdulos de elasticidades, alongamento e estrico.

Referencias Bibliogrficas
12

Relatrio Ensaio de Trao


Slides e explicaes dadas pelo Professor: Dr. Ricardo F. dos Reis.

U N IVER S ID AD E T EC N O L G IC A FED ER A L DO PAR A N

PR

CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecnica Vol. I Estrutura e Propriedades das Ligas Metlicas. 2ed.. Makron Books. So Paulo: 1986. CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecnica Vol. II Processos de Fabricao e Tratamento. 2ed.. Makron Books. So Paulo: 1986. CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecnica Vol. III Materiais de Construo Mecnica. 2ed.. Makron Books. So Paulo: 1986.

13

Вам также может понравиться