Вы находитесь на странице: 1из 10

DIREITO DAS OBRIGAES

Direito das obrigaes um ramo do direito civil patrimonial.

Obrigao o vnculo jurdico que une o credor ao devedor em torno de


uma prestao economicamente aprecivel, no qual possibilita o credor a exigir do devedor uma prestao economicamente apreciada (dar, fazer e no fazer), ou seja, trata-se de modalidade de relao jurdica, na qual encontramos dois sujeitos e um objeto tpico. O credor o titular do direito subjetivo a exigir a realizao da prestao. O devedor aquele que tem a obrigao de realiz-la. UMA OBRIGAO EM SENTIDO TCNICO JURDICO (patrimonial). A prestao consiste sempre em um comportamento, economicamente aprecivel, consiste em dar, fazer ou no fazer algo. A obrigao de dar se caracteriza pela entrega ou restituio de um bem. Na obrigao de fazer exige-se do devedor uma atividade e na de no fazer uma absteno. Todo dever jurdico tambm uma obrigao em sentido tcnico, mas nem toda a obrigao em sentido tcnico um dever jurdico. Pai que presta alimentos para o filho no obrigao em sentido tcnico, o sujeito no mata uma pessoa no so obrigaes em sentido tcnico, sendo to somente deveres jurdicos.

OBRIGAO DE DAR
Na obrigao de entregar a coisa pertence ao devedor, enquanto que na obrigao de restituir a coisa do credor. Aplica-se o princpio res perit domino (a coisa perece para o dono). Art. 237. At a tradio pertence ao devedor coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poder exigir aumento no preo; se o credor no anuir, poder o devedor resolver a obrigao. Pargrafo nico. Os frutos percebidos so do devedor, cabendo ao credor os pendentes. Art. 238. Se a obrigao for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes da tradio, sofrer o credor a perda, e a obrigao se resolver, ressalvados os seus direitos at o dia da perda. Em regra, em matria de obrigao de dar o acessrio segue o principal (princpio da gravitao jurdica). Na obrigao de dar coisa certa, esta identificada no gnero, quantidade e qualidade, aplicando-se o princpio da identidade da coisa devida. Na obrigao de dar coisa incerta no se tem ainda especificada a qualidade da coisa que ocorrer no momento da concentrao do dbito feito, em regra, pelo devedor que no, por sua vez, no ser obrigado a entregar a melhor nem poder entregar a pior. OBRIGAO DE FAZER E NO FAZER Na obrigao de fazer exige-se do devedor uma atividade. O credor poder requerer ao juzo que adote medidas coercitivas para que a prestao se realize na forma do disposto no artigo 461 do Cdigo de Processo Civil. Na obrigao de no fazer, o que se espera do devedor uma absteno, que no pratique um determinado comportamento, que, se praticado, poder importar em responsabilizao.

Art. 461-A obrigao de entregar.

OBRIGAO ALTERNATIVA
Nas obrigaes com prestao alternativa, existem vrias possveis prestaes. Em regra, quem faz a escolha o devedor, se outra coisa no se estipulou art. 252 do cc (concentrao do dbito), passa a recair apenas sobre ela a obrigao, e a responsabilidade em razo do descumprimento. Nessa obrigao h duas coisas, deve uma coisa ou outra, sendo uma norma dispositiva, e nada versando o contrato, cabe a escolha, em regra, ao devedor. Na obrigao com prestao facultativa, existe uma prestao previamente acertada, que capaz de desobrigar o devedor, mas no faz parte do vnculo obrigacional, no podendo ser exigida pelo credor. Nessa obrigao devida uma nica coisa, podendo o devedor substitu-la por dinheiro no momento do adimplemento.

OBRIGAO DIVISVEL E INDIVISVEL


Uma obrigao divisvel quando a prestao puder ser, sem prejuzo, fracionada entre diversos credores/devedores. Ex. Dinheiro. No d para dividir um cavalo. A regra a divisibilidade (art. 257, CC). Tal fracionamento poder no ocorrer quando a prestao for indivisvel por sua natureza, pela lei ou ainda quando a caracterstica do vnculo obrigacional for de todos os credores ou devedores estarem vinculados totalidade da obrigao.

OBRIGAO INDIVISVEL COM PLURALIDADE DE DEVEDORES


No caso de termos uma pluralidade de devedores, ao credor assiste o direito de exigir de qualquer devedor a prestao por inteiro. O devedor que entregar a prestao poder cobrar (regresso) dos demais a cota que pagou a mais. Ex. Um carro. Nota: Art. 259. Se, havendo dois ou mais devedores, se a prestao for indivisvel, cada um ser obrigado pela dvida toda. Pargrafo nico: O devedor, que paga a dvida, sub-roga-se no direito do credor em relao aos outros coobrigados. Ex. Transforma-se o veculo em pecnia e divide-se entre os devedores.

OBRIGAO INDIVISVEL COM PLURALIDADE DE CREDORES


Se a pluralidade for de credores, qualquer credor pode exigir a prestao integralmente, aplicando-se a regra do artigo 261 do Cdigo Civil: Se um s dos credores receber a prestao por inteiro, a cada um dos outros assistir o direito de exigir dele em dinheiro a parte que lhe caiba no total. Ex. Se a obrigao for entregar um cavalo no valor de 12 mil e este entregue a somente um credor de 3, logo esse que recebeu dever transformar o cavalo em pecnia e entregar 4 mil aos outros dois credores.

OBRIGAO SOLIDRIA ART. 264 E SS


No caso de existir solidariedade, o vnculo obrigacional tem caractersticas tais que fazem com que cada credor possa cobrar a prestao como um todo, ou cada devedor a deva na totalidade. A solidariedade no se presume resulta de imposio legal (lei), ou da vontade das partes. Art. 265 do CC. A solidariedade pressupe: PLURALIDADE DE SUJEITOS E UNIDADE DE PRESTAO, porque ainda que haja mais de um credor e apenas um devedor, se h solidariedade a prestao ser nica para cada um daqueles credores.

SOLIDARIEDADE ATIVA
A solidariedade entre vrios credores reputada como ATIVA, sendo que cada um deles pode cobrar a obrigao na sua totalidade, devendo aos demais credores a respectiva quota de cada um, uma vez tendo recebido do devedor. Ex. Se somente um devedor receber a quantia, este dever entregar a quota dos demais devedores, ou demandar deste credor inadimplente.

SOLIDARIEDADE PASSIVA
A solidariedade entre vrios devedores reputada passiva. Cada um deles pode ser demandado pela totalidade da dvida, podendo depois recobrar dos demais as respectivas quotas de cada um. EX. Se somente um devedor pagar a quantia, os demais devero reembols-lo a quantia que lhes cabia, se no pagar poder o devedor que pagou demandar em regresso contra os demais devedores. Ex.: Art. 7, pargrafo nico; art. 12 e 14 do CDC. Ex. Direito tributrio, previdencirio, trabalhista, art. 942, pargrafo nico do CC e art. 932 do CC. Ex. Art. 2 da lei 8245

EXTINO DAS OBRIGAES


PAGAMENTO conceito: o modo natural da extino das obrigaes (pagamento direto). PAGAMENTO DO TERCEIRO INTERESSADO ART. 304 Qualquer juridicamente interessado poder efetuar o pagamento, mesmo que o devedor no queira que este pague. O interessado (ex fiador, avalista) poder ingressar com uma ao de consignao em pagamento, porque tem legitimidade para tal e efetivamente interessado na extino da obrigao. O terceiro interessado quando paga a divida e substitui o devedor na relao obrigacional e sub-roga-se no direito de exigir deste o pagamento PAGAMENTO DO TERCEIRO NO INTERESSADO ART. 304 P.

- EM NOME DO DEVEDOR - O direito de pagamento assiste ao terceiro no interessado, se fizer a conta e nome do devedor, salvo por oposio do devedor. Essa hiptese de liberalidade e o que pagou no ter direito de regresso, similar a uma doao art. 304 P. do CC. - EM NOME PRPRIO - Se pagar em prprio nome, ter direito a reembolso, mas no se sub-roga nos direitos de credor art. 305 do CC.

LUGAR DO PAGAMENTO
Efetuar-se- o pagamento no domiclio do devedor (REGRA), salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstancias art. 327 do CC. Segundo a doutrina a dvida quesvel ou buscvel, a exceo a dvida portvel, na qual o domiclio o do credor. Art. 330 do CC o pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renncia do credor relativamente previsto no contrato. A supressio refere-se ao fenmeno da supresso de determinadas relaes jurdicas pelo decurso do tempo, ou seja, pela prtica reiterada de algo no previsto no contrato, faz-se suprimir uma previso prevista no contrato. O credor perde o direito de cobrar o dia certo ou o local correto com previso contratual. Supressio quem perde o credor, que no poder mudar a regra do jogo. Ex. O local de pagamento, dia do pagamento diverso do contrato. A surrectio, por sua vez, consagra o fenmeno inverso, ou seja, quem ganha o devedor, que pela prtica reiterada ganha, por exemplo, o local de pagamento ou outra data para efetuar o pagamento. Encontra-se exemplo de supressio e surrectio, assim, como bem acertadamente expe Maria Helena Diniz, no art. 330 do Cdigo Civil, ao dispor que se o devedor efetuar, reiteradamente o pagamento da prestao em lugar diverso do estipulado no negcio jurdico, h presuno juris tantum de que o credor a ele renunciou, baseado no princpio da boa-f objetiva e nessas formas de aquisio e perda de direito pelo decurso do tempo. Consequentemente, se o devedor efetuar o pagamento em local diverso do previsto no contrato, de forma reiterada, surge o direito subjetivo de assim continuar fazendo-o surrectio e o credor no poder contrari-lo, pois houve a perda do direito supressio -, desde que, contudo, com observncia do venire contra factum proprium nopotest. O venire contra factum proprium uma vedao decorrente do princpio da confiana. Trata-se de um tipo de ato abusivo de direito. Referida vedao assegura a manuteno da situao de confiana legitimamente criada nas relaes jurdicas contratuais, onde no se admite a adoo de condutas contraditrias. Trata-se de uma regra de coerncia, por meio do qual se veda que se aja em determinado momento de uma certa maneira e, ulteriormente, adote-se um comportamento que frustra, vai contra aquela conduta tomada em primeiro lugar. Portanto, o venire contra

factum proprium no potest significa a proibio de ir contra fatos prprios j praticados.

QUEM RECEBE O PAGAMENTO


O pagamento deve ser feito ao credor ou a quem de direito lhe represente. Art. 308 e SS. Quem paga mal paga duas vezes. Porque pagando a quem no seja o credor a obrigao continua a existir. EXCEES: CREDOR PUTATIVO aquele que passa aos olhos de todos como se fosse o credor, mas no . Putare vem do latim, que significa aparncia. Ex. Sujeito tem o mandado do credor para receber, porm o mesmo revogado, sem aviso ao devedor, que pagava ao procurador do credor de boa f h anos (tem aparncia), na forma do art. 309 do CC. O PAGAMENTO EFICAZ. CREDOR INCAPAZ no vlido o pagamento cientemente feito ao credor incapaz de quitar, se no provar que em benefcio dele efetivamente reverteu perde o pagamento - art. 310. O pagamento deve ser feito a quem representa o incapaz. Se tiver Duvida de quem deve receber o pagamento dever ingressar com ao de consignao em pagamento art. 335 do CC. Se o devedor pagar ao incapaz, pagou mal, mas o pagamento reverteu em proveito do incapaz ex. Mensalidade do colgio, o pagamento ser vlido. Art. 310 do CC

OUTRAS MODALIDADES DE EXTINO DAS OBRIGAES CONSIGNAO EM PAGAMENTO o depsito da coisa devida que
o devedor faz em favor do credor que tem o efeito de exoner-lo, extinguindo da obrigao. PAGAMENTO INDIRETO. outra forma de extino da obrigao. Art. 335. Pagamento por consignao (Judicial) art. 334 do CC. 1) Conceito: a forma indireta de pagamento de que se pode valer o devedor, consistente no depsito em Juzo ou em estabelecimento bancrio da coisa devida diante de dificuldade para fazer o pagamento direto por causa a ele inimputvel, paga em consignao para no ficar inadimplente, e discute em juzo qual o valor correto. 2) Hipteses em que se admite a consignao art. 335 do CC. Se o devedor tiver outra situao no prevista no art. 335 ele pode consignar o pagamento, pois o art. 335 no taxativo. IV ex. um escritrio que tem sede em So Paulo presta servios no Rio de Janeiro, para quem ele ir pagar o ISS, se tiver uma lei em SP que diz que l e outra no Rio dizendo que no Rio, ele vai ter que consignar o pagamento, e o Juiz dir. Outro

V - ex: o caso de marido e mulher em divorcio, a quem o locatrio ir pagar.

Pagamento por consignao


1) Consignao extrajudicial (s dineiro). S cabe em se tratando de obrigaes pecunirias (s em dinheiro), diferente do art. 334 (judicialmente) que admite consignao de qualquer tipo de obrigao ex. entrega de chaves. 2) Modo de se proceder. 1 a 4 do art.890 do CPC. 3) Efeitos da sentena. Se a sentena acolher a pretenso do autor (devedor), significa que o que foi consignado era o devido, cabendo ao credor somente levantar o pagamento. Mas se o Juiz no acolher a pretenso autoral do devedor, o devedor ter que complementar o pagamento.

DAO EM PAGAMENTO - Art.356 do C.C./02


Conceito: a substituio da prestao feita pelo devedor, com a autorizao do credor, ou seja, ao invs de o credor receber a coisa certa, que foi prevista no tempo do surgimento da obrigao, ele aceita coisa diversa da pretendida, mas o credor pode negar a sua substituio, ainda que mais valiosa. Ex. ao invs de pagar em espcie, paga-se com jias. 1) Requisitos a) existncia de um dbito vencido, ou seja, enquanto no chegar o momento de pagar (ex.: 100 mil), ningum pode me compelir a pagar com a jia, ou fazer coisa diversa da acordada. b) animus solvendi, ou seja, algum entrega coisa diversa da convencionada para cumprir a obrigao, tem que ficar claro para os dois que esta dando algo para cumprir a obrigao. c) diversidade do objeto oferecido e a prestao devida, se a minha prestao de 100 mil, a de dao em pagamento no pode ser de dar 100 mil, seno no ser meio indireto de cumprir a obrigao, ser meio direto. d) concordncia do credor, pois segundo o art. 313 do C.C. ele no obrigado a receber coisa diversa da que devida. Art. 357 - se eu devia 100 mil, e para quitar o pagamento eu ofereo uma jia como se eu estivesse vendendo essa jia por 100 mil, ou seja, como se fosse essa dao em pagamento se vestisse das mesmas roupagens da compra e venda, por isso o contrato tem a mesma roupagem da compra e venda. Art. 358 se ao invs de pagar a divida de 100 mil, posso pagar a divida com titulo de crdito (cheque endossado), e em razo da transferncia desse cheque, ele livrado de pagar 100 mil. Torna-se como se fosse cesso de crdito. Art. 359 se eu fizer a dao de um imvel para quitar uma divida de 200 mil, e esse imvel est usucapio, ento aquela dao em pagamento perdeu o seu efeito, pois ele no pode ter a propriedade, pois algum j usucapio dela.

Espcies
1. Dao total - extingue a obrigao 2. Dao parcial Ex.: devo 1 milho, ofereo um AP de 200 e um carro de 50, abatida da divida total 250 mil, continuo devendo 750 mil.

Diferena entre dao e obrigao facultativa.


1. A dao ajustada no momento do pagamento. 2. A obrigao facultativa no nascimento da obrigao, ou seja, o devedor pode escolher pagar 100 mil ou dar uma jia j determinada antes em contrato, esse ajuste feito antes de iniciar a obrigao entre as partes e o credor no poder negar o recebimento da jia para dar quitao. Se o devedor for inadimplente o credor no pode forar a entrega da jia, cabendo s o credor decidir se entrega ou no.

Novao
Conceito: o ato que cria uma nova obrigao, destinada a extinguir a precedente, substituindo-a, ou seja, o credor no teve o direito dele satisfeito, ou ambos decidiram mudar, ento credor e devedor criam uma nova obrigao que extinguir a obrigao anterior, e criar uma nova obrigao novao, ajuste no novao, ambas devem ter capacidade e legitimidade para fazer uma novao ex. prorrogao de prazo para pagamento, no seria um exemplo de novao, e sim aumento de juros, mediante aumento de prestaes seria.

Requisitos a) existncia de uma obrigao anterior, que ser extinta com a nova obrigao. b) criao de uma nova, que vai ficar no lugar da anterior. c) animus novandi, vontade de fazer novao, ningum obrigado a fazer novao, cabe ao credor e devedor acordarem. d) capacidade e legitimao das partes, ou seja, s aquele devedor aquele credor, s as partes que celebraram aquele contrato tem legitimidade para propor uma novao. Espcies de novaes 1. Objetiva ou real art. 360, I do CC. as partes so as mesmas o que muda o objeto da prestao (o objeto) ex. de pagamento em dinheiro para pagamento em prestao de servios, fazendo um nova obrigao com intuito de extinguir a anterior, alterando somente o objeto. 2. Subjetiva ou pessoal mudam-se os sujeitos da obrigao, mas mantm o objeto, podendo ser: Passiva muda a figura do devedor art.360, II do CC. Ativa muda a figura do credor art. 360, III do CC. diferentemente do inciso II, mudas-se a figura do credor, ex. (A) deve (B) 100 e (B) deve (C) 100, (A) faz uma novao com (B), que (A) passa a ser devedor de + 100 a (C), mudando para (A) o credor que dever ser pago. A novao subjetiva pode ser tambm:

2.1 como expromisso (credor + novo devedor, esse credor negocia diretamente com o novo devedor, sem a intromisso do antigo devedor, diferentemente da delegao), algum resolve pagar a divida de outra pessoa, o pai quer pagar a divida do filho e o credor aceita. Art. 362 ningum precisa perguntar ao filho se ele quer que o pai venha a pagar a divida, mesmo que ele no aceite pode ocorrer esta novao. 2.2 E tambm existe a delegao que um novo acordo que envolve trs pessoas (credor, antigo devedor e novo devedor), extinguindo a obrigao anterior e criando uma nova obrigao, mantendo-se o objeto e alterando as pessoas, mais isso depende da concordncia do credor Ex. contrato de financiamento de carro, onde a pessoa quer pass-lo a um terceiro, para que no seja feito um contrato de gaveta, envolve-se a financeira nessa substituio, saindo o antigo devedor e entrando o novo devedor na nova obrigao. 3. Mista aquela que ocorre a mudana do sujeito e do objeto da obrigao (objetiva + subjetiva). Efeitos da novao Art.363 se o novo devedor no pagar a divida da novao com o credor, no cabe o credor entrar com ao de regresso contra o antigo devedor, lembrando que o credor tem que aceitar a novao. Art. 364 na novao s transfere o credito, mas no fica o novo credor subrogado na situao do novo credor, logo a garantia ou acessrio no acompanha, ento a novao extingue os acessrios desde que no haja estipulao em contrrio. possvel a previso expressa (em clusula contratual), onde as garantias vo acompanhar a prestao. Segunda parte do art. 364 do CC. Se houver novao mesmo que houver clusula expressa, ela no vai poder envolver a coisa de terceiro dado em garantia. Art. 365 qualquer novao dando o imvel em garantia feita entre um dos devedores solidrios e o credor no atingir os demais devedores solidrios. Art. 366 se o fiador no participar dessa novao e der o seu aval, este ficar livre da obrigao.

COMPENSAO art. 368 do CC.


Conceito: meio indireto de pagamento at onde as obrigaes se equivalerem entre pessoas que so, ao mesmo tempo, credoras e devedoras uma da outra, ex. se A deve 100 para B e B deve 100 para A, no h necessidade de circulao de moeda desnecessria, simplesmente se compensa o pagamento e ningum deve nada. Requisitos a) reciprocidade de crditos e dbitos o que credor tambm devedor da mesma pessoa ex. acima. b) fungibilidade das prestaes recprocas para que haja a compensao, no pode haver obrigaes personalssimas, tendo de ser fungveis. c) liquidez das prestaes recprocas tem que saber quanto se deve ex: (A) deve a (B) 100 mil, (B) bate com o carro de (A), s que no se sabe o valor

do reparo, enquanto a divida no for liquida (saber o valor do conserto, no pode fazer compensao). d) exigibilidade das prestaes recprocas s pode forar a compensao se a dvida da qual sou devedor puder ser exigida, ex. no posso forar uma compensao prescrita que ele no obrigado a pagar. OBS: Pode haver a compensao convencional, mesmo que fuja aos exemplos supracitados, mesmo que se opere em desacordo com a lei e sim por fora de vontade. E judicial art. 21 do CPC ex. se ambas as partes ganham no processo, ambos os advogados no tem direito de honorrios, ento eles so compensados, ningum ganha nada. Hipteses em que no se admite art.373 C.C/02 I - No se pode executar um crime para forar uma compensao de uma dvida, essa compensao seria ilegal. II comodato ex. Patrcia deve a Carla 5 mil, Carla pega emprestado o cordo de ouro de patrcia em comodato (emprstimo), ento Carla diz eu fico com o seu cordo e a divida est quite, no pode, pois se configuraria apropriao indbita ( crime). Depsitos seria o caso da Patrcia pedir para a Carla guardar a jia em sua casa, pois a casa de Patrcia entraria em obra, ento Carla diz: eu fico com o seu cordo e a divida est quite, no pode, pois se configuraria apropriao indbita ( crime). Alimentos se voc deve alimentos e sua ex bate com o seu carro, no posso compensar os alimentos com a batida do carro. Pague os alimentos e ingresse com demanda judicial para receber o reparo do carro. III no se pode compensar com salrio, salrio impenhorvel. Espcies de compensao. Compensao total - quando a divida totalmente compensada; Compensao parcial - quando a divida parcialmente compensada.

CONFUSO
Conceito: ocorre quando as figuras do credor e do devedor se fundem na mesma pessoa, ou seja, o sujeito credor e devedor ao mesmo tempo. o ex. que o filho deve dinheiro ao pai, e o pai vem a falecer, e o filho o nico herdeiro, esse filho credor e devedor da obrigao. Efeito: extingue a obrigao sem pagamento Espcies a extino pode ser: 1. Total (extingue a obrigao) o exemplo supracitado. 2. Parcial (no extingue a obrigao) o exemplo supracitado, onde tem mais de um herdeiro, o que couber a esse herdeiro ser extinto, mas ao que couber ao outro ele ter que pagar.

REMISSO

Conceito o perdo da dvida feito pelo credor. Remio pagamento de divida. Art. 385 do CC a remisso depende da concordncia do devedor, portando no um ato unilateral ( um ato bi-lateral). No que tange prejuzo a terceiro, o credor de uma divida sendo devedor de outros credores no pode remitir a divida que ele tem com seu devedor, pois caracterizar fraude contra credores (no pode ocorrer fraude contra credores atravs da remisso). Se esse credor da divida tem patrimnio suficiente para solver a divida para com seus credores, ele pode perdoar a divida, pois no se tornar insolvente. Art. 386 do CC devem ser agentes capazes, ou seja, o credor entrega (s o ato) o ttulo para o devedor significa remisso da divida. Art. 387 do CC no exemplo de penhor de jia, se o credor devolve a jia que est em garantia, no significa o perdo da divida, significa que ele renuncia somente a garantia. Art. 388 do CC no pode cobrar a dvida remitida dos demais co-devedores. Remisso fiscal s quando a lei assim prev ex. pessoas com certo rendimento esto isentas de pagar IR. ESPCIES DE REMISSO -Total (extingue a obrigao sem pagamento) -Parcial (reduz o valor). INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAES Clusula Penal (408); Das Arras penitencirias (417/420); Perdas e Danos; Danos Patrimoniais; Dano Emergente e Lucro Cessante; Extrapatrimoniais.

Вам также может понравиться