Вы находитесь на странице: 1из 13

Introduo O objetivo deste tutorial mostrar alguns conceitos bsicos para a manipulao do Registro do Windows.

. Desde j o InfoWester deixa claro que necessrio cautela. Qualquer precipitao pode fazer com que seu Windows pare de funcionar. Por isso, siga cuidadosamente as orientaes e no execute os passos deste tutorial caso no se sinta seguro para explorar o Registro do Windows. Apesar deste tutorial ter sido testado em mais de um computador, nada impede que erros ocorram. Sendo assim, ao utilizar este tutorial, voc concorda que, sob hiptese alguma, o InfoWester ser responsabilizado por quaisquer danos. O que o Registro do Windows O Registro do Windows uma espcie de banco de dados, onde so armazenadas as informaes sobre todos os programas instalados, estrutura de diretrios, informaes do usurio, de drivers, enfim. Ele existe desde as verses do Windows 3.x, mas passou a ser utilizado como padro, a partir do Windows 95. O Registro, numa comparao grosseira, pode ser entendido como "sangue do Windows", pois todas as atividades no sistema operacional dependem da sua existncia. Um exemplo bem simples, que atravs do Registro que o sistema consegue saber onde os programas esto armazenados e quais arquivos se relacionam a eles. por isso que um simples corrompimento do Registro do Windows faz o sistema parar. Se isso ocorre, no ser possvel encontrar programas, drivers e configuraes. O programa Regedit Por ser uma parte crtica do Windows, a Microsoft preferiu no disponibilizar um acesso fcil ao Registro do Windows. Isso porque usurios no preparados poderiam facilmente causar danos ao sistema, tentando fazer reparos ou querendo saber para que servem as linhas estranhas do Registro. Mesmo assim, possvel acessar o Registro do Windows. Isso feito pelo programa Regedit. Para us-lo, v em Iniciar / Executar e digite regedit. Feito isso, uma tela semelhante a essa surgir:

atravs deste programa de aparncia simples que voc consegue ter acesso direto ao Registro do Windows. Por meio dele pode-se apagar linhas (til para tirar manualmente rastros de vrus, por exemplo), mudar configuraes e se voc for um especialista no assunto, corrigir erros. Fazendo backup do Registro Por precauo, a primeira etapa deste tutorial fazer backup (cpia de segurana) do Registro do Windows. H mais de uma maneira de se fazer isso, mas como j estamos no Regedit, vamos fazer por ele. Estando no programa, clique com o boto direito do mouse em Meu Computador e selecione Exportar. Em seguida, escolha uma pasta e d um nome cpia. Para restaurar este backup, no Regedit clique em Arquivo / Importar e localize a cpia. O Windows, por si s, cria cpias de segurana, mas sempre bom ter um backup a mais. A estrutura do Registro do Windows Conforme pode ser visto na janela acima, quando voc acessa o Regedit, aparece uma estrutura contendo 6 chaves. Trata-se da estrutura bsica do Registro do Windows. Cada uma tem uma finalidade: HKEY_CLASSES_ROOT - esta chave, na verdade, no muito importante a princpio. um atalho para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes e sua finalidade manter compatibilidade com programas antigos, que rodam a 16 bits; HKEY_CURRENT_USER - esta chave um atalho para a chave HKEY_USERS\infowester, onde infowester deve ser o nome do usurio do Windows. Ela mostra somente informaes do usurio atual do sistema, como configuraes personalizadas; HKEY_LOCAL_MACHINE - esta a chave mais importante do Registro, pois nela que esto as informaes sobre programas e hardware. Para se ter noo da importante desta chave, seus dados so guardados num arquivo chamado system.dat. Clicando no sinal de mais ao lado desta chave, aparece uma estrutura que indica onde esto os dados. Veja a imagem a seguir:

Repare bem que as informaes esto organizadas por tipo. Em HARDWARE esto informaes relativas ao harware do computador, como portas parelelas, interfaces SCSI, etc. Em SECURITY, esto informaes de segurana e assim por diante. Para servir de exemplo, a figura abaixo mostra a localizao de informaes do processador do computador usado para criar este tutorial. Veja:

O caminho seguido para achar essas informaes foi HARDWARE / DESCRIPTION / System / CentralProcessor / 0. Esse exemplo mostra que a melhor maneira de entender o Registro do Windows explorar sua hierarquia. Voc pode fazer isso de forma segura, bastando no alterar nada. Para se orientar, repare nos nomes das chaves. Como j dito, no exemplo acima foram procuradas informaes sobre o processador, ou seja, informaes de um hardware. Logo, foi-se chave HARDWARE. O passo seguinte foi clicar em DESCRIPTION, que como indica o nome, serve para descrever/mostrar informaes de cada hardware. Uma das chaves mais interessantes, no entanto, a SOFTWARE. Nela voc consegue encontrar informaes sobre todos os programas instalados no Windows, inclusive algumas aplicaes auxiliares aos drivers de hardware. Veja a imagem a seguir:

Repare que quanto aos softwares, as informaes so gravadas de acordo com o desenvolvedor. Assim, se voc tem instalado em seu Windows os programas Dreamweaver e Flash, por exemplo, eles devero aparecer dentro da chave Macromedia, nome da desenvolvedora desses softwares. Em nosso exemplo, clicamos na chave SOFTWARE e em seguida na chave Apple Computer, Inc. Dentro desta chave, h outra, chamada QuickTime, que o nome de um programa para visualizao de vdeo da Apple. Dentro da chave QuickTime h todas as informaes relativas ao programa, como tipos de arquivos associados, preferncias do usurio, plugins, etc. Pesquise na chave SOFTWARE sobre um programa que esteja instalado em seu computador. Praticamente todos aparecem, inclusive jogos. Assim, se voc necessitar alterar algo referente a um software, j sabe onde encontr-lo no Registro do Windows. Ainda h outras divises dentro de HKEY_LOCAL_MACHINE. Explore-as e certamente voc descobrir para que servem. HKEY_USERS - no Windows possvel ter vrios usurios num nico computador. A funo desta chave guardar informaes de cada um deles. Quando o sistema est configurado apenas para um usurio (muito comum no Windows 95/98), esta chave possui apenas uma entrada, de nome default ou padro. Todas as limitaes dos usurios, assim como todas as suas configuraes podem ser manipuladas aqui. HKEY_CURRENT_CONFIG - um atalho que contm configuraes do usurio atual do computador relativas ao hardware. Este atalho til quando necessrio procurar informaes do usurio que est logado, pois todas as suas informaes aparecem nesta chave. Alterando o Registro

comum, inclusive em artigos do InfoWester, ter que alterar algumas informaes no Registro do Windows para executar uma configurao em especial. Quando voc acessa uma chave e em seguida, alguma entrada, possvel alter-la clicando duas vezes em cima dela com o mouse ou clicando com o mouse direito do mouse sob a entrada e escolhendo Modificar. Se voc escolher este ltimo mtodo ainda ser possvel mudar o valor binrio da entrada (que por ser complexo no ser explicado aqui) ou ento excluir a entrada (s o faa se souber o que est fazendo). Observe na imagem abaixo que h entradas com as letras "ab" e entradas com uma srie de nmeros zeros e uns. O primeiro tipo permite alteraes escritas (como por exemplo, mudar o nome de algum parmetro de um software) e alteraes binrias (ou seja, somente possvel configurar digitando 0 ou 1). O segundo tipo s permite alteraes binrias. No exemplo da imagem, estamos mudando o nome do processador. Repare que apenas um exemplo. No h razes para que voc mude o nome do processador do seu computador, mesmo porque pode haver risco de problemas.

Os passos deste exemplo foram os seguintes: acessar a chave HKEY_LOCAL_MACHINE, em seguida HARDWARE, DESCRIPTION e alterar a entrada ProcessorNameString, que informa o nome do processador. Na caixa que aparece, o nome alterado assim que o boto OK for acionado. Basicamente, todas as alteraes podem ser feitas desta maneira. No entanto, vamos ver um exemplo mais prtico. comum encontrar em sites especializados, dicas de como mudar o nome que aparece na barra de ttulo do Internet Explorer. Geralmente esse nome "Microsoft Internet Explorer". Voc pode colocar a frase que quiser. Para isso, necessrio uma alterao no Registro do Windows. Acesse HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Internet Explorer / Main. No lado direito do Regedit, clique com boto direito do mouse sobre uma rea em branco. Apacer um menu de nome Novo. Escolha Valor da Seqncia e d a ela o nome de Window Title. Agora, abra esta chave e digite o textro desejado. Finalizando O Registro do Windows cresce com o passar do tempo. A .: Livros sugeridos :. maioria dos programas, quando voc os desinstala, no :: Desvendando e retira as entradas do Registro, o que faz com que chaves dominando o Registro do fiquem armazenadas sem necessidade. Por isso, Windows importante "limpar" o Registro de vez em quando. Um bom Via Shopping UOL

programa para isso o EasyCleaner, que elimina entradas invlidas, porm h muitos outros bons softwares para isso. H inclusive, programas que so mais eficientes que o Regedit para manipular o Registro do Windows, mas que so voltados para usurios com uma certa experincia. Se voc usurio do Windows 95/98 e Me, as informaes aqui apresentadas podem estar diferentes quanto a nomes e localizao de chaves. Isso ocorre pelas mudanas que a Microsoft implementa a cada nova verso do Windows (este texto foi escrito usando como base o Windows XP). No entanto, o funcionamento do Registro permanece o mesmo, o que faz com que este artigo seja vlido para todas as verses do Windows. Este tutorial apresentou maneiras bsicas para manipular o Registro do Windows. Por se tratar de um mecanismo muito complexo, a inteira compreenso do Registro demorada e exige grande empenho tcnico. Mas se voc no um programador avanado, no necessrio ter amplo conhecimento dessa parte to fundamental do Windows.

Tutorial Sobre o Registro do Windows


por Mardonio Ter Out 12, 2004 9:06 pm bom navegando por ai achei um totorial muito bom e completo sobre o regsitro do windows, ento resolvi trazer pra c para quem prescisar dele. espero que gostem. O que Registro ou Registry ? O Registro um banco de dados utilizado para armazenar configuraes e opes para as verses 32 bits do Microsoft Windows inclindo o Windows 95, 98, ME e NT/2000. Ele contm informao e configuraes para todo hardware, software, usurios e preferncias do PC. Toda vez que um usurio faz uma mudana nas configuraes via Painel de Controle, ou associaes de Arquivos, Sistema de Segurana (System Policies), ou instala um software, as mudanas so refletidas e armazenadas dentro do Registro. Os arquivos fsicos que constituem o Registro so diferentemente armazenados dependendo da sua verso do Windows; sob o Windows 95 & 98 ele esto contidos em 2 arquivos ocultos no diretrio Windows, chamados de USER.DAT e SYSTEM.DAT, para o Windows ME existem um arquivo adicional que o CLASSES.DAT, enquanto que sob o Windows NT/2000, os arquivos esto contidos separadamente no diretrio %SystemRoot%\System32\Config. Voc no pode editar estes arquivos diretamente,

voc deve usar uma ferramenta comumente conhecida como "Editor do Registro" para fazer qualquer mudana. A estrutura do Registro O Registro tem uma estrutura hierrquica, embora parea complicada, ela similar a estrutura de diretrio ou estilo rvore no seu disco rgido, com o Regedit sendo similar ao Windows Explorer. Cada ramo principal (marcado pelo cone de pasta no Editor de Registro, veja abaixo) chamada de Grupo, os Grupos contm Chaves. Cada Chave pode conter outras chaves (algumas vezes referidas como sub-chaves), assim como Valores. Os Valores contm as informaes atualmente armazenadas no Registro. Existem 3 tipos de Valores, e a utilizao destes vai depender do contexto. So: STRING --> Valor de Sequncia BINRIO --> Valor de Binrio DWORD --> Valor Dword O Registry do Windows consiste de uma estrutura hierrquica dividida em seis subrvores. Voc pode usar o programa Regedit.exe para ver uma representao grfica do registry.

Muito provavelmente voc deve ter uma cpia deste programa no diretrio Windows\System do seu computador. Veja abaixo a descrio de cada uma das seis sub-rvores que compem o Registry: HKEY_CLASSES_ROOT - Este ramo contm informaes sobre as extenses dos arquivos; associaes entre arquivos e aplicativos para suportar a funcionalidade de arrastar/soltar (drag and drop); informaes sobre os atalhos do Windows, informaes OLE, e aspectos centrais da interface do usurio do Windows. As informaes deste ramo so atualizadas simultaneamente a partir das atualizaes feitas nas informaes de HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Classes. HKEY_CURRENT_USER - Neste ramo esto as informaes relativas ao usurio que est utilizando o computador, e contm informaes sobre nome logado, configuraes de dekstop, e configuraes do menu Iniciar.Estas informaes so originrias do ramo HKEY_USERS. Se s existir um nico usurio, estas informaes so as mesmas nos dois ramos. HKEY_LOCAL_MACHINE - Este ramo contm informaes especficas sobre o tipo de hardware, software, e outra preferncias de um dado PC, esta informao utilizada por todos os usurios que esto logados neste computador. Ou seja, tudo o que existe na mquina, os seus componentes de hardware e tambm os softwares instalados.

Mltiplas configuraes so possveis e so atualizadas dinamicamente. HKEY_USERS - Este ramo contm preferncias individuais para cada usurio do computador; cada usurio representado pela sua sub-chave SID localizada abaixo desse ramo principal. Resumindo : informaes especficas sobre o desktop, rede e tambm sobre os usurios so mantidas neste ramo. Estas informaes so gravadas no arquivo User.dat HKEY_CURRENT_CONFIG - Este ramo ligado a seo apropriada HKEY_LOCAL_MACHINE para a configurao de hardware atual. Aqui tambm voc encontra informaes sobre a configurao do monitor e das impressoras instaladas no seu computador. HKEY_DYN_DATA - Este ramo aponta para uma parte do HKEY_LOCAL_MACHINE, para utilizar com as caractersticas Plug-&-Play do Windows, esta seo dinmica e mudar conforme um dispositivo adicionado e removido do sistema. Este ramo armazena as informaes sobre o desempenho do Windows. Voc tambm v estas informaes clicando sobre o icon Sistema no Painel de Controle. Como so armazenados os valores no Registro Cada valor no registro armazenado como um dos cinco principais tipos de dados : REG_BINARY - Este tipo armazena o valor como dado binrio somente. Muitas informaes de componentes de hardware so armazenadas como dado binrio, e podem ser exibidas num editor em formato hexadecimal. REG_DWORD - Este tipo representa o dado pelo nmero do quarto byte e comumente utilizado para valores booleanos, tais como "0" desativado e "1" ativado. Adicionalmente muitos parmetros para um driver de dispositivo e servios so deste tipo, e podem ser exibidos no REGEDT32 no formatos binrio, hexadecimal e decimal, ou no REGEDIT nos formatos hexadecimal e decimal. REG_EXPAND_SZ - Este tipo dado string expandvel que uma string contendo uma varivel para ser substituda quando chamada por uma aplicao. Por exemplo, para o seguinte valor, a string "%SystemRoot%" ser substituda pela atual localizao do diretrio contido no sistema de arquivos do Windows NT. (este tipo somente disponvel usando um editor de registro avanado tal como o REGEDT32). HKEY_LOCAL_MACHINE - Este tipo uma string mltipla utilizada para representar valores que contm listas ou valores mltiplos, e cada entrada separada por um caractere NULL. (este tipo somente disponvel usando um editor de registro avanado tal como o REGEDT32).

REG_SZ - Este tipo uma string padro, utilizada para representar valores de texto legveis. (....,used to represent human readable text values)

Editando o Registro O Editor do Registro (REGEDIT.EXE) includo com a maioria das verses do Windows (embora voc no v encontr-lo no menu Iniciar) ele possibilita a voc visualizar, procurar e editar os dados dentro do Registro. Existem muitas maneiras ou mtodos para iniciar o Editor do Registro, mas, a mais simples voc clicar sobre o boto Iniciar, e ento selecionar Executar, e na caixa de dilogo Executar digite "regedit", e se o editor de Registro estiver instalado em sua mquina ele ser aberto e parecer como mostrado na figura abaixo :

A alternativa do Editor de Registro (REGEDT32.EXE) est disponvel para quem usa o Windows NT/2000, ele inclue algumas caractersticas adicionais no encontradas na verso padro, incluindo : a habilidade para visualizar e modificar permisses de segurana, e estar habilitado a criar e modificar um valor de string estendido tipo REG_EXPAND_SZ & RE_MULTI_SZ. Criando um atalho para o Registro Isto pode ser feito pelo simples clicar com o boto direito do mouse numa rea livre do dekstop, selecionando Novo, ento Atalho, ento na caixa de linha de comando entre "regedit.exe" e clique em Prximo, entre um nome amigvel para seu atalho (exemplo, "Editor de Registro") e ento clique Finalizar e agora voc pode dar um duplo clique no seu novo atalho para carregar o Editor de Registro. Utilizando o Regedit para modificar seu Registro Uma vez que voc inicie o Regedit voc observar que do lado esquerdo existe uma rvore com pastas, e no lado direito o contedo (valores) da pasta atualmente selecionada. Como o Windows Explorer, para expandir um certo ramo da rvore (veja a estrutura na seo registro), d um clique no sinal de adio (+) no lado esquerdo de qualquer pasta, ou s d um duplo clique na pasta. Para exibir o contedo de uma Chave (pasta), s clique na chave desejada, e voc ver os valores sendo listado no lado direito. Voc pode adicionar uma nova Chave ou Valor pela seleo de Novo no menu Editar , ou clicando com o boto direito do mouse na rea livre do lado direito. E voc pode renomear qualquer valor e algumas Chaves, nem todas, usando o mesmo mtodo utilizado para renomer arquivos; clique com o botao direito do mouse no objeto e clique em Renomear, ou d dois cliques, ou s pressione F2 no teclado. Finalmente, voc pode deletar uma Chave ou valor pelo clique e selecionando Delete no teclado, ou com o

botao direito do mouse e escolhendo Deletar. Aviso : sempre uma boa idia voc fazer o backup antes de tentar qualquer operao no registro. Isso pode ser assustador para um usurio leigo, e existe a possibilidade de mudar ou deletar uma configurao importante causando assim a reinstalao de seu Sistema Operacional. muito melhor ser cuidadoso ! Importando e Exportando Configuraes do Registro Uma importante caracterstica do Editor de Registro est habiltado a importar e exportar configuraes para um arquivo texto, sendo que este arquivo identificado como a extenso .REG, podendo ento estes serem salvos ou compartilhados com outras pessoas para facilitar uma modificao local das configuraes do registro. Voc pode ver o layout destes arquivos texto pela simples exportao de uma Chave para um arquivo texto e abrir este no Bloco de Notas; para fazer isto usando o Editor de Registro s selecionar a Chave, e ento do menu Registro escolher a opo "Importar arquivo do Registro...", escolha um nome para o arquivo e salve-o com a extenso .REG. Se voc abrir este arquivo no Bloco de Notas voc ver um arquivo parecido com este exemplo abaixo : REGEDIT4 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup] "SetupType"=dword:00000000 "CmdLine"="setup -newsetup" "SystemPrefix"=hex:c5,0b,00,00,00,40,36,02 O esquema do aquivo muito simples, veja : REGEDIT4 indica o tipo de arquivo e a verso [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup] indica de que chave vem os valores "SetupType"=dword:00000000 so os mesmos valores da poro depois de "=" e varia dependendo do tipo de valor que eles so: Dword, String ou Binrio. Ento pela simples edio deste arquivo voc faz as mudanas que quiser, e eles podem ser fcilmente distribuidos e tudo que precisa ser feito dar um duplo clique, ou escolher a opo "Importar" do menu Registro, para que as configuraes sejam adicionadas pelo sistema do Registro. Deletando Chaves ou Valores usando um arquivo .REG tambm possvel deletar Chaves e Valores usando arquivos .REG. Para deletar uma chave inicie pelo mesmo formato como o arquivo .REG acima, mas coloque um smbolo "-" no incio do nome da Chave que voc quer deletar.

Por exemplo para deletar a chave [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup] o arquivo reg deve se parecer como isto : REGEDIT4 [-HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup] O formato utilizado para deletar valores individuais igual, mas ao contrrio do sinal de menos no incio da Chave inteira, coloque-a depois do sinal de igual do valor. Por exemplo para deletar o valor "SetupType", o arquivo reg dever se parecer com isto : REGEDIT4 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup] "SetupType"=Utilize este recurso com muito cuidado, com o deletar de uma Chave errada ou um valor poder causar maiores problemas dentro do seu Registro, ento lembre-se sempre de fazer o backup primeiro. Opes de Comando de Linha do Regedit O Regedit tem algumas opes de comando de linha para ajudar a automaticar o seu uso tanto em arquivos de lote (.bat) quanto no prompt do DOS. Abaixo esto listados algumas opes , e por favor observe que algumas funes so operaes especficas do Sistema Operacional. regedit.exe [opes] [nomearquivo] nomearquivo Importa arquivo .reg file para dentro do Registro /s Silencioso, quer dizer que esconde a caixade confirmao de importao de arquivos /e Exporta arquivo de Registro exemplo : regedit /e arquivo.reg HKEY_USERS\.DEFAULT /L:system Especifica a localizao do system.dat para utilizao /R:user Especifica a localizao do user.dat para utilizao /C Compress [nomearquivo] (Windows 98)

Mantendo o Registro Como posso fazer o backup e retaurar o Registro ? Windows 95 A Microsoft incluiu um utilitrio no CD-ROM do Windows 95 que lhe permite criar backups do Registro no seu computador. O programa Microsoft Configuration Backup, CFGBAK.EXE, pode ser encontrado no diretrio \Other\Misc\Cfgback no CD-ROM do Windows 95. Este utilitrio permite a voc criar 9 diferentes cpias do Registro, que so armazenadas com a extenso RBK, no diretrio \ Windows. Se seu sistema est

configurado para mltiplo usurios, o CFGBAK.EXE no vai fazer o backup do arquivo USER.DAT. Depois de ter feito o backup de seu Registro, voc pode copiar o arquivo RBK para um disquete para sua segurana. Entretanto, para retaurar do backup, o arquivo RBK deve residir no diretrio \Windows. O Windows 95 armazena os backups numa forma comprimida, as quais voc pode ento restaurar somente pelo uso do utilitrio CFGBAK.EXE. Windows 98 O Windows 98 automaticamente cria uma cpia backup do seu registro toda vez que o Windows inicializa, em acrscimo a isto voc pode manualmente criar um backup usando o utilitrio Registry Checker pela execuo do SCANREGW.EXE do menu Iniciar / Executar. O que fazer se voc tiver o Registro Corrompido Em todos os Windows 95, 98 e NT tem um mecanismo simples de backup do registro que bastante confivel, embora voc nunca deveria epender dele, lembre-se sempre de fazer seu backup primeiro ! Windows 9x No diretrio do Windows existem diferentes arquivos ocultos, 4 destes arquivos so o SYSTEM.DAT & USER.DAT, seu atual registro, e SYSTEM.DA0 & USER,DA0, um bacukp do registro. O Windows 9x tem bom ... a nice reature in that every time it appears to start successfully ... ele copiar o registro sobre estes arquivos de backup, ento s em caso de algo dar errado pode restaur-lo para o arquivo correto. Para restaurar o Registro siga as seguintes instrues : 1. Clique no boto Iniciar, e ento clique em Desligar... 2. Clique em Reiniciar computador em modo MS-DOS, ento clique em Sim. 3. Se voc ainda no estiver no diretrio do Windows, v para ele. Por exemplo, se seu diretrio for o padro que o Windows instala, ele ser o C:\WINDOWS, voc devr digitar o seguinte no prompt do DOS para ir para ele : cd c:\windows 4. Digite os seguintes comandos, pressionando ENTER aps cada um. (Observe que o SYSTEM.DA0 e USER.DA0 contem no final da extenso o nmero zero): attrib -h -r -s system.dat attrib -h -r -s system.da0 copy system.da0 system.dat attrib -h -r -s user.dat attrib -h -r -s user.da0 copy user.da0 user.dat

5. Reinicie o computador. Este procedimento restaura seu registro para seu estado anterior antes de voc fazer a alterao. Se tudo isso falhar, existe um arquivo no seu disco rgido nomeado SYSTEM.1ST que foi criado quando o Windows 95 foi inicialmente instalado. Se necessrio voc poder tambm mudar o atributo deste arquivo para somente-leitura e ocult-lo para arquivar uma cpia do arquivo para C:\WINDOWS\SYSTEM.DAT. Windows NT No Windows NT voc pode usar tanto a opo "Last Known Good", quanto o RDISK para restaurar o Registro para estabelecer uma configurao de trabalho. Como posso esvaziar os dados antigos do Registro ? Ainda que exista a possibilidade de manualmente atravs do Regedit deletar entradas no desejadas, a Microsoft fornece uma ferramenta para automatizar o processo, o programa se chama RegClean. O RegClean analisa as Chaves armazenadas no registro do Windows numa localizao comum do Registro. L ela encontra Chaves que contm valores errneos, ento ela as remove do registro depois de ter gravado estas entradas num arquivo chamado Undo.Reg. Voc pode baixar este utilitrio grtis na pgina de download do site Windows Registry Guide.

Вам также может понравиться