Вы находитесь на странице: 1из 9

Paola Tamires de Lima Coiro

Estrutura das Demonstraes Contbeis


Demonstrao de Fluxos de Caixa e Notas Explicativas

Universidade Luterana do Brasil Canoas, 17 de Outubro de 2011.

DEMONSTRAO DOS FLUXOS DE CAIXA

A demonstrao dos uxos de caixa, introduzida como obrigatria na Lei das S/A por fora de modificao dada pela Lei n 11.638-07, est regulada por essa Norma aprovada pela Resoluo CFC n 1.125-08 (3), fornece informaes acerca das alteraes no caixa e equivalentes de caixa, que so aplicaes financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que so mantidas com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e no para investimento ou outros fins. Portanto, um investimento normalmente qualifica-se como equivalente de caixa apenas quando possui vencimento de curto prazo, de cerca de trs meses ou menos da data de aquisio, da entidade para um perodo contbil, evidenciando separadamente as mudanas nas atividades operacionais, nas atividades de investimento e nas atividades de nanciamento.
1) Atividades

operacionais: so as principais atividades geradoras de receita da entidade. Portanto, os uxos de caixa decorrentes das atividades operacionais geralmente derivam de transaes e de outros eventos e condies que entram na apurao do resultado. Exemplos de uxos de caixa que decorrem das atividades operacionais so:

(a) recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestao de servios; (b) recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorrios, comisses e outras receitas; (c) pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e servios; (d) pagamentos de caixa a empregados e em conexo com a relao empregatcia; (e) pagamentos ou restituio de tributos sobre o lucro, a menos que possam ser especicamente identicados com as atividades de nanciamento ou de investimento; (f) recebimentos e pagamentos de investimento, emprstimos e outros contratos mantidos com a nalidade de negociao, que so similares aos estoques adquiridos especicamente para revenda. Algumas transaes, como a venda de item do ativo imobilizado por entidade industrial, podem resultar em ganho ou perda que includo na apurao do resultado. Entretanto, os uxos de caixa relativos a tais transaes so uxos de caixa provenientes de atividades de investimento.
2) Atividades

de investimento: so a aquisio ou alienao de ativos de longo prazo e outros investimentos no includos em equivalentes de caixa. Exemplos de

uxos de caixa que decorrem atividades de investimento so:

das

(a) pagamentos de caixa para aquisio de ativo imobilizado (incluindo os ativos imobilizados construdos internamente), ativos intangveis e outros ativos de longo prazo; (b) recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangvel e outros ativos de longo prazo; (c) pagamentos para aquisio de instrumentos de dvida ou patrimoniais de outras entidades e participaes societrias em empreendimentos controlados em conjunto (exceto desembolsos referentes a ttulos considerados como equivalentes de caixa ou mantidos para negociao ou venda); (d) recebimentos de caixa resultantes da venda de instrumentos de dvida ou patrimoniais de outras entidades e participaes societrias em empreendimentos controlados em conjunto (exceto recebimentos referentes a ttulos considerados como equivalentes de caixa ou mantidos para negociao ou venda); (e) adiantamentos de caixa e emprstimos concedidos a terceiros; (f) recebimentos de caixa por liquidao de adiantamentos e amortizao de emprstimos concedidos a terceiros; (g) pagamentos de caixa por contratos futuros, contratos a termo, contratos de opo e contratos de swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociao ou venda, ou os pagamentos forem classicados como atividades de nanciamento; (h) recebimentos de caixa derivados de contratos futuros, contratos a termo, contratos de opo e contratos de swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociao ou venda, ou os recebimentos forem classicados como atividades de nanciamento.
3)

Atividades de nanciamento: so as atividades que resultam das alteraes no tamanho e na composio do patrimnio lquido e dos emprstimos da entidade. Exemplos de uxos de caixa que decorrem das atividades de nanciamento so:

(a) caixa recebido pela emisso de aes ou quotas ou outros instrumentos patrimoniais; (b) pagamentos de caixa a investidores para adquirir ou resgatar aes ou quotas da entidade; (c) caixa recebido pela emisso de debntures, emprstimos, ttulos de dvida, hipotecas e outros emprstimos de curto e longo prazos; (d) pagamentos para amortizao de emprstimo; (e) pagamentos de caixa por um arrendatrio para reduo do passivo relativo a arrendamento mercantil (leasing) nanceiro.

Para a divulgao dos fluxos de caixa das atividades operacionais a entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais usando: (a) o mtodo indireto, segundo o qual o resultado ajustado pelos efeitos das transaes que no envolvem caixa, quaisquer diferimentos ou outros ajustes por competncia sobre recebimentos ou pagamentos operacionais passados ou futuros, e itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento; ou (b) o mtodo direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos de caixa e pagamentos brutos de caixa so divulgadas. Atravs do mtodo indireto, o fluxo de caixa lquido das atividades operacionais determinado ajustando-se o resultado quanto aos efeitos de: (a) mudanas ocorridas nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar durante o perodo; (b) itens que no afetam o caixa, tais como depreciao, provises, tributos diferidos, receitas (despesas) contabilizadas pela competncia, mas ainda no recebidas (pagas), ganhos e perdas de variaes cambiais no realizadas, lucros de coligadas e controladas no distribudos, participao de no controladores; e (c) todos os outros itens cujos efeitos sobre o caixa sejam decorrentes das atividades de investimento ou de financiamento. Ou atravs do mtodo direto, o fluxo de caixa lquido das atividades operacionais apresentado por meio da divulgao das principais classes de recebimentos e pagamentos brutos de caixa. Tal informao pode ser obtida: (a) dos registros contbeis da entidade; ou (b) ajustando-se as vendas, os custos dos produtos e servios vendidos e outros itens da demonstrao do resultado e do resultado abrangente referentes a: I) mudanas ocorridas nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar durante o perodo; II) outros itens que no envolvem caixa; e III) outros itens cujos efeitos no caixa sejam decorrentes dos fluxos de caixa de financiamento ou investimento. incentivada a apresentao da conciliao entre o resultado lquido e o fluxo de caixa das atividades operacionais. A entidade deve apresentar separadamente as principais classes de recebimentos brutos e de pagamentos brutos decorrentes das atividades de investimento e de financiamento. Os fluxos de

caixa agregados derivados da aquisio ou alienao de controladas ou outras unidades de negcios devem ser apresentados separadamente e classificados como atividades de investimento. Fluxos de Caixa em Moeda Estrangeira A entidade deve registrar os fluxos de caixa decorrentes de transaes em moeda estrangeira na moeda funcional da entidade, convertendo o montante em moeda estrangeira para a moeda funcional utilizando a taxa cambial na data do fluxo de caixa. A entidade deve converter os fluxos de caixa da controlada no exterior para sua moeda funcional, utilizando a taxa cambial na data dos fluxos de caixa. Ganhos e perdas no realizados resultantes de mudanas nas taxas de cmbio de moedas estrangeiras no so fluxos de caixa. Entretanto, para conciliar o caixa e os equivalentes de caixa no incio e no fim do perodo, o efeito das mudanas nas taxas de cmbio sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos ou devidos em moeda estrangeira, deve ser apresentado na demonstrao dos fluxos de caixa. Portanto, a entidade deve recalcular o caixa e os equivalentes de caixa mantidos durante o perodo de divulgao (tais como valores em moeda estrangeira mantidos e contas bancrias em moedas estrangeiras) pela taxa de cmbio do final do perodo. A entidade deve apresentar os ganhos e perdas no realizados resultantes separadamente para os fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Juros e Dividendos (ou outras formas de distribuio de lucro) A entidade deve apresentar os fluxos de caixa referentes a juros e dividendos (ou outra forma de distribuio de lucro) recebidos e pagos separadamente. A entidade deve classificar os fluxos de caixa de maneira consistente, de perodo a perodo, como decorrentes das atividades operacionais, de investimento ou de financiamento. A entidade pode classificar os juros pagos e os juros e dividendos e outras distribuies de lucros recebidos como fluxos de caixa operacionais porque eles esto includos no resultado. Alternativamente, a entidade pode classificar os juros pagos e os juros e dividendos e outras distribuies de lucro recebidos como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento respectivamente, porque so custos de obteno de recursos financeiros ou retorno sobre investimentos. A entidade pode classificar os dividendos ou outras distribuies de lucro pagos como fluxos de caixa de financiamento porque so custos de obteno de recursos financeiros. Alternativamente, a entidade pode classificar os dividendos ou outras distribuies de lucros pagos como componente dos fluxos de caixa das atividades operacionais porque eles so pagos a partir dos fluxos de caixa operacionais.

Tributos sobre o Lucro A entidade deve apresentar separadamente os fluxos de caixa derivados dos tributos sobre o lucro e deve classific-los como fluxos de caixa das atividades operacionais a no ser que eles possam ser especificamente identificados com as atividades de investimento e financiamento. Quando os fluxos de caixa derivados dos tributos forem alocados para mais de uma classe de atividade, a entidade deve evidenciar o valor total de tributos pagos.

Transao que no Envolve Caixa A entidade deve excluir as transaes de investimento e financiamento que no envolvam o uso de caixa ou equivalentes de caixa da demonstrao dos fluxos de caixa. A entidade deve evidenciar tais transaes em outra parte das demonstraes contbeis de maneira a fornecer todas as informaes relevantes acerca dessas atividades de investimento e financiamento. Muitas atividades de investimento e de financiamento no possuem impacto direto nos fluxos de caixa correntes, embora elas afetem a estrutura de capital e de ativos da entidade. A excluso das transaes que no envolvem caixa da demonstrao dos fluxos de caixa consistente com o objetivo dessa demonstrao porque esses itens no envolvem fluxos de caixa no perodo corrente. Exemplos de transaes que no envolvem o caixa so: (a) aquisio de ativos assumindo diretamente o passivo relacionado ou por meio de arrendamento financeiro (leasing); (b) aquisio de entidade por meio de emisso de aes; (c) converso de dvida em capital. Componentes de Caixa e Equivalentes de Caixa A entidade deve apresentar os componentes de caixa e equivalentes de caixa e deve, tambm, apresentar uma conciliao dos valores divulgados na demonstrao dos fluxos de caixa com os itens equivalentes apresentados no balano patrimonial. Entretanto, a entidade no necessita apresentar essa conciliao se os valores de caixa e equivalentes de caixa apresentados na demonstrao dos fluxos de caixa forem idnticos aos valores descritos similarmente no balano patrimonial. A entidade deve divulgar, juntamente com um comentrio da administrao, os valores dos saldos relevantes de caixa e equivalentes de caixa mantidos pela entidade que no estejam disponveis para uso da entidade. Caixa e equivalentes de caixa mantidos pela entidade podem no estar disponveis para uso da

entidade em razo, entre outras, de controles cambiais ou restries legais.

NOTAS EXPLICATIVAS
As notas explicativas contm informaes adicionais quelas apresentadas no balano patrimonial, na demonstrao do resultado, na demonstrao do resultado abrangente, na demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados, na demonstrao das mutaes do patrimnio lquido e na demonstrao dos fluxos de caixa. As notas explicativas fornecem descries narrativas e detalhes de itens apresentados nessas demonstraes e informaes acerca de itens que no se qualificam para reconhecimento nessas demonstraes. Adicionalmente s exigncias desta seo, quase todas as outras sees desta Norma exigem divulgaes que so normalmente apresentadas nas notas explicativas. As notas explicativas devem: (a) apresentar informaes acerca das bases de elaborao das demonstraes contbeis e das prticas contbeis especficas utilizadas; (b) divulgar as informaes exigidas por esta Norma que no tenham sido apresentadas em outras partes das demonstraes contbeis; e (c) prover informaes que no tenham sido apresentadas em outras partes das demonstraes contbeis, mas que sejam relevantes para compreend-las. A entidade deve, tanto quanto seja praticvel, apresentar as notas explicativas de forma sistemtica. A entidade deve indicar em cada item das demonstraes contbeis a referncia com a respectiva informao nas notas explicativas. A entidade normalmente apresenta as notas explicativas na seguinte ordem: (a) declarao de que as demonstraes contbeis foram elaboradas em conformidade com esta Norma; (b) resumo das principais prticas contbeis utilizadas; (c) informaes de auxlio aos itens apresentados nas demonstraes contbeis, na ordem em que cada demonstrao apresentada, e na ordem em que cada conta apresentada na demonstrao; e (d) quaisquer outras divulgaes. A entidade deve divulgar no resumo das principais prticas contbeis: (a) a base de mensurao demonstraes contbeis; utilizada na elaborao das

(b) as outras prticas contbeis utilizadas que sejam relevantes para a compreenso das demonstraes contbeis. A entidade deve divulgar, no resumo das principais prticas contbeis ou em outras notas explicativas, os julgamentos, separadamente daqueles envolvendo estimativas, que a administrao utilizou no processo de aplicao das prticas contbeis da entidade e que possuem efeito mais significativo nos valores reconhecidos nas demonstraes contbeis. A entidade deve divulgar, nas notas explicativas, informaes sobre os principais pressupostos relativos ao futuro, e outras fontes importantes de incerteza das estimativas na data de divulgao, que tenham risco significativo de provocar modificao material nos valores contabilizados de ativos e passivos durante o prximo exerccio financeiro. Com respeito a esses ativos e passivos, as notas explicativas devem incluir detalhes sobre: (a) sua natureza; e (b) seus valores contabilizados ao final do perodo de divulgao.

Referncias Bibliogrficas
Livros disponibilizados no site Contabilidade do Rio Grande do Sul do Conselho Regional de

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE E NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE Volume1. (http://www.crcrs.org.br/arquivos/livros/livro_principios_normas_v.1.pdf) PRINCPIOS DE CONTABILIDADE E NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE Volume2. (http://www.crcrs.org.br/arquivos/livros/livro_principios_normas_v.2.pdf)

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE E NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE Volume3. (http://www.crcrs.org.br/arquivos/livros/livro_principios_normas_v.3.pdf) CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MDIAS EMPRESAS NBC T 19.41, aprovada pela Resoluo CFC n 1.255-09. (http://www.crcrs.org.br/arquivos/livros/livro_contabilidadePME.pdf) MANUAL DE ORGANIZAO E PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAES CONTBEIS. (http://www.crcrs.org.br/arquivos/livros/livro_manual_orientacao.PDF) AS

Вам также может понравиться