Вы находитесь на странице: 1из 25

Processo Seletivo

Biologia Fsica Lngua Estrangeira Lngua Portuguesa Literatura Brasileira Matemtica Qumica

Ministrio da Educao

Inscrio:

Para responder s questes de nmeros 01 a 05, leia o texto a seguir.

Desafios da memria
Amanda Nogueira

Em geral, lembrar seja um compromisso, o rosto de um conhecido, o que o professor ensinou na aula anterior ou a data de aniversrio de um amigo muito til. No por acaso as pessoas se sentem to ameaadas quando percebem que a memria comea a Ihes pregar peas. O desgaste da capacidade de reter e acessar informaes (principalmente as mais recentes) surge medida que o tempo passa, mas pode ser agravada por fatores como 5 noites maldormidas, alimentao inadequada, falta de concentrao e acomodao ao cotidiano. A boa notcia que algumas atitudes que podem ser incorporadas rotina ajudam a melhorar o desempenho nessa rea. Mas preciso esforo. Como ocorre com a maioria de nossas habilidades, quanto mais as exercitamos mais elas se desenvolvem. Isso vale para os treinos da musculatura, idiomas ou aprendizado de algum instrumento musical. No caso da memria, em especial, importante desafiar-se a buscar novos aprendizados. Se voc trabalha em um 10 escritrio, uma boa pedida pode ser aulas de dana (ainda que essa atividade lhe parea distante de seu universo). Se for um danarino avesso informtica, pode aprender a lidar com computador; se trabalhar com vendas, o exerccio de jogar xadrez ser um desafio. Ou seja, oferea a seu crebro a possibilidade de se surpreender e at errar, por que no? A novidade estimula os circuitos neurais. Outra providncia importante para quem quer exercitar a memria aprender a relaxar. Para a maioria das pes15 soas impossvel focar a ateno em algo se elas estiverem sob tenso. Um hbito simples, que ajuda a direcionar a concentrao para o que queremos, o famoso "contar at 10": basta prender a respirao por dez segundos e solt-Ia lentamente. Tambm vale lembrar que contraproducente tentar guardar todos os fatos que acontecem, o melhor focalizar a ateno e se concentrar naquilo que parece de fato importante, procurando afastar os demais pensamentos.
www.mentecerebro.com.br

01
Assinale a alternativa INCORRETA.

Em "inadequada" (l. 5) e "impossvel" (l. 15), o prefixo indica negao. Mediante a retirada do sufixo "mente", as palavras "principalmente" (l. 4) e "lentamente" (l. 17) se tornariam adjetivos. As palavras "maldormidas" (l. 5) e "contraproducente" (l. 17) so formadas, respectivamente, por justaposio e derivao sufixal. A palavra "novidade" (l. 13) um substantivo derivado de um adjetivo devido presena do sufixo "dade", que significa qualidade. Nas palavras "professor" (l. 1) e "alimentao" (l. 5), h sufixos que formam, respectivamente, um nome de agente e um nome de ao.

01

Processo Seletivo 1

02
Dentre os recursos gramaticais usados para estabelecer coeso referencial, esto os pronomes. Assinale a alternativa em que o pronome NO retoma o referente indicado no texto.
A B C D E

"lhes" (l. 3) remete a "as pessoas" (l. 2) "que" (l. 6) refere-se a "algumas atitudes" (l. 6) "as" (l. 7) refere-se a "nossas habilidades" (l. 7) "seu" (l. 12) refere-se a "crebro" (l. 12) "la" (l. 17) refere-se a "respirao" (l. 16)

03
Com relao organizao das informaes, o texto apresenta
A B C D E

trs alternativas em que o ato de lembrar tem utilidade. trs causas para o agravamento do desgaste da capacidade de reter e acessar informaes. duas alternativas de exerccios para desenvolver habilidades. trs sugestes de atividades que desafiam a novos aprendizados. quatro hbitos simples que ajudam a direcionar a concentrao.

04
Julgue se as afirmativas so verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ( ( ( ) Por ser um texto informativo, no foram usadas estratgias de interao autor/leitor. ) O pronome "voc" (l. 9), assim como "lhe" (l. 10) e "seu" (l. 10), aponta para o autor do texto. ) O uso de marcas da primeira pessoa do plural, como em "nossas" (l. 7) e "exercitamos" (l. 7), inclui autor e leitor como portadores de habilidades que se desenvolvem com exerccios. ) A pergunta "por que no?" (l. 13) pressupe um possvel estranhamento do leitor perante a oferta de possibilidades que levem o crebro a cometer erros.

Assinale a sequncia correta.


A B C D E

V - V - F - F. F - V - F - V. V - F - V - F. F - F - F - V. F - F - V - V.

02

Processo Seletivo 1

05
As informaes do texto esto organizadas em partes introduzidas por determinadas marcas lingusticas. Associe as partes indicadas na coluna da esquerda com suas respectivas marcas lingusticas presentes na coluna da direita. (1) Avaliao (2) Problema (3) Causa (4) Exemplo (5) Soluo ( ( ( ( ( ( A sequncia correta
A B C D E

) "como noites maldormidas" (l. 4 - 5). ) " muito til" (l. 2). ) "fatores" (l. 4). ) "O desgaste da capacidade de reter e acessar informaes [...] surge" (l. 3 - 4). ) "A boa notcia" (l. 5). ) "Outra providncia" (l. 14).

4 - 1 - 3 - 2 - 1 - 5. 2 - 1 - 4 - 1 - 5 - 3. 4 - 5 - 3 - 2 - 5 - 4. 3 - 1 - 2 - 1 - 1 - 5. 4 - 5 - 3 - 2 - 1 - 4.

06
O nosso crebro nem sempre pode aumentar o desempenho conforme o desejado, pois nossas caractersticas resultam dos genes e tambm de fatores ambientais que atuam sobre o nosso desenvolvimento. Considerando que a formao do indivduo depende da combinao dos gametas masculino e feminino, pode-se afirmar:
A B

C D E

A meiose ocorre em indivduos de reproduo sexuada, nos quais h a unio dos gametas 2n. Durante o processo meitico, ocorre a recombinao gentica, permitindo que os novos indivduos sejam todos iguais aos parentais. A fecundao tem por funo formar indivduos n. A espermatognese e a ovulognese humanas tm por finalidade a formao de gametas 2n. A espermatognese ocorre em indivduos de reproduo sexuada para formar gametas n.

07
O crebro humano evoluiu e, ainda nos primrdios da civilizao, nossos hipotticos ancestrais j poderiam viver, como certos microrganismos quimiolitoautotrficos atuais, ao redor de fendas vulcnicas submersas, onde h liberao contnua de gs sulfdrico (H2S). Segundo a hiptese autotrfica, os outros tipos de seres vivos teriam se originado a partir dos primeiros seres quimiolitoautotrficos, na seguinte ordem:
A

primeiro, os que realizavam fermentao; depois, os fotossintetizantes; por fim, os que respiravam oxignio (aerbios). primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que realizavam fermentao; por fim, os que respiravam oxignio (aerbios). primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que respiravam oxignio (aerbios); por fim, os que realizavam fermentao. primeiro, os que respiravam oxignio (aerbios); depois, os que realizavam fermentao; por fim, os fotossintetizantes. primeiro, os que respiravam oxignio (aerbios); depois, os fotossintetizantes; por fim, os que realizavam fermentao.

03

Processo Seletivo 1

08
Zinco, selnio, ferro e fsforo so sais minerais que participam de inmeras trocas eltricas e mantm o crebro acordado e ativo. Esto presentes em sementes e gros, razes e folhas verde-escuras. Em relao ao elemento selnio, analise as afirmativas: I - Possui 6 eltrons na camada de valncia.

II - Devido sua afinidade eletrnica alta, recebe, usualmente, dois eltrons e forma um nion divalente. III - classificado como um metal. Est(o) correta(s) A apenas I. B apenas II. C apenas III. D apenas I e II. E apenas II e III.

09
Em relao aos elementos oxignio, fsforo e selnio, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas. ( ( ( ) O raio atmico do oxignio menor que o do selnio, pois o primeiro tem menor nmero de camadas eletrnicas. ) O oxignio perde eltrons com mais facilidade que o selnio. ) O oxignio mais eletronegativo que o fsforo.

A sequncia correta
A B C D E

F - V - F. V - F - V. F - F - V. V - F - F. V - V - F.

04

Processo Seletivo 1

10
No organismo, o fsforo obtido pela reao de hidrlise de nions maiores, formando o nion fosfato, como ocorre na reao: P2O7 + H2O
4-

2HPO

2-

(nion hidrogeno-fosfato)

Se o nion hidrogeno-fosfato receber mais dois hidrognios, I - forma um tricido.

II - o cido formado se classifica como um hidrcido. III - o nome do cido formado cido fosforoso. Est(o) correta(s)
A B C D E

apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I e III.

11
A literatura brasileira nasceu sob o signo do Barroco, caracterizado nas letras pelo virtuosismo de ideias e pelo rebuscamento formal. Essa arte exige raciocnio agudo, como se nota na retrica do padre Antnio Vieira, portanto um "crebro sarado". Diz Vieira no seu Sermo pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda: [...] "Se eu [J] fiz, Senhor, como homem em pecar, que razo tendes vs para no fazer, como Deus, em me perdoar?" [...] E que fizestes vs, J, a Deus, em pecar? - No lhe fiz pouco; porque lhe dei ocasio a me perdoar, e perdoandome, ganhar muita glria. Eu dever-lhe-ei a ele, como a causa, a graa que me fizer; e ele dever-me- a mim, como a ocasio, a glria que alcanar. E se assim, Senhor, [...] que em perdoar pecados se aumenta a vossa glria, que o fim de todas as vossas aes, no digais que nos no perdoais, porque so muitos e grandes os nossos pecados, que antes porque so muitos e grandes, deveis dar essa grande glria grandeza e multido de vossa misericrdia.

Com respeito ao texto, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO


A B C D E

O orador parafraseia uma passagem das sagradas escrituras. O perdo objeto de uma negociao em que a moeda o prestgio divino. Fica desequilibrada a hierarquia entre Deus e o pecador, diante do trunfo (do argumento, da vantagem) de cada um. Quanto maior for o pecado, maior dever ser o perdo. A funo ftica da linguagem impe-se na argumentao.

05

Processo Seletivo 1

12
A vitamina C importante para o nosso crebro, pois tem ao antioxidante. Ela contm vrios grupos hidroxila, por isso solvel em gua. Em um laboratrio, ao serem realizados alguns testes, comprimidos contendo vitamina C so dissolvidos em gua suficiente para formar uma soluo homognea. Esse sistema, uma vez formado, ser separado posteriormente, atravs de
A B C D E

destilao fracionada. sublimao. destilao simples. decantao. filtrao.

13
Uma pessoa ingere uma certa substncia que se concentra em seu crebro. O grfico a seguir mostra essa concentrao em funo do tempo t.

y^

>

Admitindo que a concentrao y seja dada por uma funo quadrtica y=at +bt+c, correto afirmar que
A B C D E

a > 0 e b - 4ac > 0. 2 a > 0 e b - 4ac < 0. 2 a < 0 e b - 4ac > 0. 2 a < 0 e b - 4ac < 0. 2 a 0 e b - 4ac = 0.

06

Processo Seletivo 1

14
Um estudo com um grupo de vestibulandos indica que a funo f(t) = 9 e 3 + 1, com t 0, a quantidade do contedo de Geometria que um aluno consegue relembrar decorridas t semanas aps o estudo. A funo g, que expressa o tempo t em funo da quantidade de contedo que o aluno consegue relembrar, a inversa da funo f e dada por
-t

3 g(x) = ln 9 x-1 1 3

( ) g(x) = ln ( 9 ) x-1 g(x) = ln x - 1 (9) g(x) = ln x - 1 (9) g(x) = ln( x + 1) 3

1 3

15
O estilo cultista tambm exige exerccio mental para a compreenso do texto, como neste soneto de Gregrio de Matos dedicado a sua futura esposa, Maria dos Povos:

Discreta e formosssima Maria, Enquanto estamos vendo claramente Na vossa ardente vista o sol ardente, E na rosada face a aurora fria: Enquanto pois produz, enquanto cria Essa esfera gentil, mina excelente No cabelo o metal mais reluzente, E na boca a mais fina pedraria: Gozai, gozai da flor da formosura, Antes que o frio da madura idade Tronco deixe despido o que verdura. Que passado o znite* da mocidade, Sem a noite encontrar da sepultura cada dia ocaso da beldade. Esse estilo retorcido manifesta-se no uso abusivo de _________ em todas as estrofes; no desequilbrio e na tenso das antteses presentes nas estrofes ________ e no preciosismo das metforas como ocorre em "esfera gentil, mina excelente", referindo-se ___________, e em "a mais fina pedraria", significando __________ . Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
A B C D E

* znite: o ponto mais alto a que chega o sol; auge, apogeu.

hiprboles - 1 e 2 - ao sol ardente - a fala de Maria hiprbatos - 2 e 4 - ao rosto de Maria - o sorriso de Maria hiprboles - 1 e 3 - ao olhar de Maria - os diamantes da regio hiprbatos - 1 e 4 - ao astro solar - os dentes de Maria hiprboles - 3 e 4 - s minas da regio - as joias de Maria

07

Processo Seletivo 1

16
Compare, agora, dois poemas escritos em sculos diferentes: o soneto da questo anterior, de Gregrio de Matos (sculo XVII) e este fragmento de uma lira de Toms Antnio Gonzaga (sculo XVIII): [...] Ornemos nossas testas com as flores, E faamos de feno um brando leito; Prendamo-nos, Marlia, em lao estreito, Gozemos do prazer de sos amores. Sobre as nossas cabeas, Sem que o possam deter, o tempo corre; E para ns o tempo, que se passa, Tambm, Marlia, morre. Com os anos, Marlia, o gosto falta, E se entorpece o corpo j cansado; Triste, o velho cordeiro est deitado, E o leve filho sempre alegre salta. A mesma formosura dote que s goza a mocidade: Rugam-se as faces, o cabelo alveja, Mal chega a longa idade. Que havemos de esperar, Marlia bela? Que vo passando os florescentes dias? As glrias, que vm tarde, j vm frias; E pode enfim mudar-se a nossa estrela. Ah! no, minha Marlia, Aproveite-se o tempo, antes que faa O estrago de roubar ao corpo as foras, E ao semblante a graa. Marlia de Dirceu, lira XIV, primeira parte. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmaes. ( ( ( ( ( ) Os dois poemas versam sobre o mesmo tema, a fugacidade do tempo; decorre da um motivo horaciano, tambm presente nos dois textos, o carpe diem. ) Trata-se de duas composies dialogadas, impregnadas de sentimento amoroso, que remetem vida campestre. ) No soneto, o referente fica menos explcito do que na lira, na qual o realismo das cenas se impe. ) Ambos os textos privilegiam imagens visuais e se valem do jogo cromtico entre luz e sombra. ) Diante do inevitvel, a reao de Dirceu tranquila, pois celebra a vida; no soneto, o eu-lrico no se liberta da imagem da morte.

A sequncia correta
A B C D E

V - V - F - F - F. F - F - V - V - V. V - F - V - F - V. F - V - F - V - F. V - F - V - F - F.

08

Processo Seletivo 1

17
O estresse pode fazer com que o crebro funcione aqum de sua capacidade. Atividades esportivas ou atividades ldicas podem ajudar o crebro a normalizar suas funes. Num certo esporte, corpos cilndricos idnticos, com massa de 4kg, deslizam sem atrito sobre uma superfcie plana. Numa jogada, um corpo A movimenta-se sobre uma linha reta, considerada o eixo x do referencial, com velocidade de mdulo 2m/s e colide com outro corpo, B, em repouso sobre a mesma reta. Por efeito da coliso, o corpo A permanece em repouso, e o corpo B passa a se movimentar sobre a reta. A energia cintica do corpo B, em J,
A B C D E

2. 4. 6. 8. 16.

18
Sabe-se que a prtica regular de esportes melhora o aprendizado escolar. O grfico a seguir representa o resultado de uma pesquisa realizada junto a um grupo de 1500 alunos do ensino mdio, com quem foi feito um levantamento a respeito do esporte praticado regularmente.

De acordo com a pesquisa, se x o nmero de alunos do ensino mdio que pratica apenas vlei, ento:
A B C D E

x maior que 150. 5 . x pertence ao domnio da funo f(x) = 3x - 315 x [ -100, 200 ][ 100, 300 ]. x igual a 195. x satisfaz a equao ( x - 105 ) ( x - 195 ) + 5 = 0.

09

Processo Seletivo 1

19
O grfico a seguir mostra a evoluo das notas em Matemtica de dois grupos de estudantes, denominados grupo I e grupo II. ^ Nota 90 85 I Grupo 80 ---------------------------------75 --------70 --------Grup 65 -------------------------o II 60 ------------------

----------------------

---------

2007

2008

2009

2010

Ano

>

Analisando o grfico e considerando o perodo de 2007 a 2010, possvel afirmar:


A B C D E

Os dois grupos melhoraram as notas. A nota do grupo I, em 2008, foi 80. A nota do grupo I aumentou de 2008 a 2009 e diminuiu de 2009 a 2010. A nota do grupo II no sofreu alterao. A nota do grupo I aumentou, enquanto a nota do grupo II diminuiu.

20
Em relao ao grfico da questo anterior, considerando 2007 como x = 1, 2008 como x = 2 e assim, sucessivamente, a funo afim y = ax + b que melhor expressa a evoluo das notas em Matemtica do grupo II 5 x + 145 . 2 2 5 x 145 . y= + 2 2

y=

2 x - 145 . y= 5 2 2 x + 145 . y= 5 2 y = - 5x - 145.

10

Processo Seletivo 1

21
Os mgicos so ilusionistas porque criam, no espectador, a iluso de que seus truques violam as leis fsicas. Eles conseguem iludir porque desviam a ateno do espectador. Numa festa de aniversrio, um prato est sobre uma toalha que cobre uma mesa. O prato e a toalha esto em repouso num referencial fixo na mesa. Ento, pronunciando abracadabras, o mgico puxa bruscamente a toalha horizontalmente, retirando-a da mesa sem que o prato se desloque perceptivelmente. Esse truque pode ser explicado, porque
A B C D E

no existe atrito entre o prato e a toalha. nenhuma fora atua sobre o prato. a inrcia do prato muito maior do que a inrcia da toalha. o mdulo do impulso associado fora de atrito da toalha sobre o prato muito pequeno. a fora de resistncia do ar cancela a fora da toalha sobre o prato.

22
O nosso sistema nervoso pode sofrer distrbios como a demncia, causada pela doena de Huntington, doena essa ocorrida pela mutao no DNA original. Portanto, os defeitos dos nossos genes so causados por mutaes no DNA, geralmente decorrentes de erros de replicao do prprio material gentico. O trecho de DNA ...3'ACCTTAAAATCCGGC5'... est inalterado, portanto sua fita complementar
A B C D E

5'TGGAATTTTAGGCCG3'. 3'TGGAAUUUUAGGCCG5'. 5'UGGAAUUUUAGGCCG3'. 3'GCCGGAUUUUAAGGU5'. 5'GGCCGGATTTTAAGGT3'.

23
Presente na gema do ovo, a substncia colina participa da construo da membrana de novas clulas cerebrais e da reparao daquelas j lesadas.

H H N H C H2
Colina

H2 C OH

X= Cl , OH

O nitrognio presente na substncia colina tem geometria __________________ e possui __________ ligao (es) dativa(s). O(s) tipo(s) de ligao que a estrutura apresenta (so) _______________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
A B C D E

quadrado-plana ; uma ; covalente e inica tetradrica ; duas ; covalente quadrado-plana ; duas ; inica quadrado-plana ; trs ; inica tetradrica ; uma ; covalente e inica

11

Processo Seletivo 1

24
O crebro pode ser considerado uma caracterstica exclusiva dos animais. No entanto, os vegetais tambm possuem caracteres prprios.

AMABIS e MARTHO. Fundamentos da Biologia Moderna. So Paulo: Moderna, 2006.

Em nvel celular, identifique, pela numerao indicada na figura, as estruturas que esto presentes SOMENTE em clulas vegetais.
A B C D E

1 - 7 - 10. 6 - 7 - 11. 6 - 8 - 10. 2 - 3 - 11. 6 - 7 - 8.

25
Os erros de replicao do DNA ocorrem antes mesmo da prfase. Na figura, esto representadas fases da diviso celular meitica de uma planta.
Thas Botelho/CID

AMABIS e MARTHO. Biologia das Clulas. So Paulo: Moderna, 2006.

As letras B, D, G e H correspondem, respectivamente, s fases da meiose: A metfase I - telfase I - anfase I - telfase I. B anfase I - metfase II - telfase I - telfase II. C metfase I - telfase I - anfase II - telfase II. D anfase I - metfase I - anfase I - anfase II. E metfase II - telfase I - anfase I - metfase I.
12
Processo Seletivo 1

26
Quando as posies relativas dos corpos mudam, percebe-se que existe movimento. Na Fsica, para descrever qualquer movimento, precisa-se, em primeiro lugar, estabelecer um referencial. Referencial um sistema de trs eixos ortogonais. Em termos prticos, uma partcula muito distante de qualquer outra partcula ou corpo do Universo uma partcula livre porque, sobre ela, no atua qualquer fora. Analise, ento, as afirmativas: I - Um referencial em que essa partcula est em repouso um referencial inercial. II - Qualquer outra partcula do Universo em repouso ou em MRU nesse referencial uma partcula livre. III - Qualquer outra partcula do Universo pode estar em repouso ou em MRU nesse referencial, desde que a soma das foras que atuam sobre ela seja zero. Est(o) correta(s)
A B C D E

apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e III. I, II e III.

27
Um carro se desloca com velocidade constante num referencial fixo no solo. O motorista percebe que o sinal est vermelho e faz o carro parar. O tempo de reao do motorista de fraes de segundo. Tempo de reao o tempo decorrido entre o instante em que o motorista v o sinal vermelho e o instante em que ele aplica os freios. Est associado ao tempo que o crebro leva para processar as informaes e ao tempo que levam os impulsos nervosos para percorrer as clulas nervosas que conectam o crebro aos membros do corpo. Considere que o carro adquire uma acelerao negativa constante at parar. O grfico que pode representar o mdulo da velocidade do carro (v) em funo do tempo (t), desde o instante em que o motorista percebe que o sinal est vermelho at o instante em que o carro atinge o repouso,

^ v

v^
------

v^

t>

t>

t>

v^
D

v^

t>

t>

13

Processo Seletivo 1

28
No se percebe a existncia do ar num dia sem vento; contudo, isso no significa que ele no existe. Um corpo com massa de 2kg abandonado de uma altura de 10m, caindo verticalmente num referencial fixo no solo. Por efeito da resistncia do ar, 4J da energia mecnica do sistema corpo-Terra se transformam em energia interna do ar e do 2 corpo. Considerando o mdulo de acelerao da gravidade como g= 10m/s , o corpo atinge o solo com velocidade de mdulo, em m/s, de
A B C D E

12. 14. 15. 16. 18.

29
Leia o fragmento a seguir.

Fumam* ainda nas desertas praias Lagos de sangue tpidos** e impuros Em que ondeiam cadveres despidos, Pasto de corvos. Dura inda nos vales O rouco som da irada artilharia. MUSA, honremos o heri que o povo rude Subjugou do Uraguai, e no seu sangue Dos decretos reais lavou a afronta. Ai tanto custas, ambio de imprio! Baslio da Gama, O Uraguai Nesses versos, o autor

* fumam: soltam fumaa

I - descreve o final da batalha em que os portugueses venceram os espanhis e garantiram o cumprimento do Tratado de Tordesilhas. II - reverencia o general Gomes Freire de Andrade, comandante da faco portuguesa em guerra. III - exalta o herosmo de Sep, ndio guarani morto em batalha. IV - alude ambio dos jesutas de fundar no sul da Amrica um grande imprio. Esto corretas as afirmativas
A B C D E

I e II apenas. I e III apenas. II e IV apenas. III e IV apenas. I, II, III e IV.

14

Processo Seletivo 1

30
O sculo XVIII primou pela f na razo, pelo pensamento filosfico, por ideais revolucionrios. Da decorrem os termos "Iluminismo", "Ilustrao", "Sculo das Luzes", que se referem a esse sculo. Ainda sobre a literatura colonial no Brasil, numere a 1 coluna de acordo com a 2. 1 coluna ( ) O desejo setecentista de retorno ao "estado natural" manifesta-se, neste texto, pela figura do ndio. ( ( ) O chamado "dspota esclarecido", movido por ideias progressistas, surge a na figura do ministro portugus Marqus de Pombal. ) Trata-se de uma stira (de cunho poltico), um dos gneros cultivados na poca, conforme uma tradio que vinha do Renascimento e do Barroco. 2 coluna ( 1 ) Cartas chilenas ( 2 ) Caramuru ( 3 ) O Uraguai ( 4 ) Vila Rica A sequncia correta
A B C D E

2 - 3 - 1. 1 - 4 - 3. 3 - 2 - 1. 2 - 1 - 4. 3 - 4 - 2.

Se voc optou por Ingls, passe para a pgina19.

15

Processo Seletivo 1

Espanhol

Para responder s questes de nmeros 31 a 38, leia o texto a seguir.

El amor s puede ser eterno


El cerebro puede permanecer enamorado por aos 1 Hace una dcada que Helen Fisher se dedica a entender cmo el cerebro humano se revoluciona al enamorarse. El amor se refleja en el alza de actividades en zonas especficas y en la produccin de distintos qumicos. "Comprender ese mecanismo nos permitir ayudar a las personas a encontrar el amor y mantenerlo", dice. Esta antroploga es toda una autoridad en lo que a amor se refiere. En 2008 fue invitada a hablar de su trabajo a 5 TED, la selecta organizacin que llama a todos los que tengan buenas ideas para cambiar el mundo. Esta cientfica cuenta que el cerebro se divide en tres cuando de amor se trata. El que est movido por el sexo y que puede elegir entre un gran espectro de individuos; el romntico, que se enfoca en entregar amor de pareja a un solo individuo; y el del apego profundo, que aspira a relaciones serias a largo plazo, ya sean de pareja o de amistades. 10 "Cuando nos enamoramos, en nuestro cerebro se activa una zona que produce dopamina, un estimulante natural del sistema nervioso que nos hace enfocarnos, mentalizarnos, tener ms energa y movilizarnos hacia nuestro objetivo: la persona amada", explica. Esta actividad es tan evidente, que se puede ver en un escner cerebral. Y no es todo. El cerebro es tan sensible, que todo lo que hacemos, sentimos o pensamos deja una huella en l. Por ello, Helen asegura que s existe el amor a primera vista. " As como nos gusta instantneamente un nuevo sabor 15 de helado, tambin nos puede deslumbrar una persona, y ello har funcionar nuestra cabeza", explica. Pero lo que ms le impresiona no es la emocin del inicio del romance, sino lo que pasa despus. "Con mi grupo, escaneamos los cerebros de varias personas sobre los 50 aos y que en promedio llevaban 21 de matrimonio. Todos ellos decan que estaban enamorados -no slo sentan apego-, y en todos ellos pudimos ver que sus cerebros tenan la misma actividad de los que aseguran haberse enamorado perdidamente hace poco", cuenta 20 an con asombro. "La nica diferencia es que los recin enamorados tambin tienen activada una zona que produce ansiedad, mientras que los que llevan aos amando tienen esa rea en calma", detalla. Demostramos, agrega, que el amor y el estar enamorado puede durar en el tiempo. Y no ms de tres meses o tres aos, como algunos estudios aseguraban.
http://www.elnuevodia.com/elamorsipuedesereterno-778598.html (adaptado).

16

Processo Seletivo 1

31
De acordo com o texto, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas seguintes afirmativas: ( ( ( ) O amor desencadeia uma srie de alteraes em reas determinadas do crebro, incluindo reaes qumicas. Essas alteraes, atualmente, podem ser observadas atravs de exames que mapeiam o crebro humano. ) O crebro possui uma organizao prpria para o amor e capaz de desencadear mecanismos que estimulam a pessoa tanto na busca de sexo quanto na procura de amor. ) A atividade cerebral registrada entre jovens que recm esto se envolvendo amorosamente igual quela observada entre pessoas mais velhas que, casadas, vivem juntas por mais de 20 anos.

A sequncia correta A V - V - F. B V - F - V. C F - V - F. D F - V - V. E F - F - V.

32
Considerando o texto, assinale a alternativa correta.
A B C D E

No segmento "alza de actividades" (l. 2), o vocbulo destacado pode ser traduzido por "mudana". Em "deja una huella en l" (l.13), o termo sublinhado significa "aura". O pronome "le" em "lo que ms le impresiona" (l. 16) refere-se ao crebro da pessoa. A palavra "promedio" (l. 17) pode ser substituda, sem alterao de sentido, por "media". Os vocbulos "an" (l. 20) e "mientras" (l.22) expressam, respectivamente, ideia de concluso e oposio.

33
Em conformidade com o texto, possvel afirmar que, para Helen Fisher, o principal objetivo de suas pesquisas
A

analisar se "El cerebro puede permanecer enamorado por aos"(subttulo), ou seja, se as pessoas "en promedio llevaban 21 de matrimonio" (l. 17 - 18). entender as transformaes que ocorrem no crebro das pessoas, quando amam, para "ayudar a las personas a encontrar el amor y mantenerlo"(l. 3). investigar se "existe el amor a primera vista" (l. 14), isto , se o amor se manifesta como qualquer outra emoo. mapear o crebro humano e identificar a "zona que produce dopamina" (l. 10), substncia que responsvel pelo sentimento amoroso. demonstrar, atravs de "un escner cerebral" (l.12), que "el cerebro se divide en tres cuando de amor se trata" ( l. 6).

34
Considere as afirmativas: I - No ttulo "El amor s puede ser eterno", o emprego de "s puede" indica que possvel uma pessoa manter o mesmo sentimento amoroso at a morte. II - Em "Y no es todo" (l. 13), fica claro que as pesquisas de Fisher ainda no esto concludas e ela compara, agora, alteraes cerebrais provocadas por outros sentimentos. III - O fragmento "sino lo que pasa despus" (l. 16) evidencia o interesse da autora com o que ocorre no crebro depois de enamorar-se. Est(o) correta(s)
A B C D E

apenas I e II. apenas II. apenas I e III. apenas II e III. apenas III.
Processo Seletivo 1

17

35
No conhecido "Soneto de fidelidade", de Vincius de Moraes, o eu-lrico, a respeito do amor, afirma "que no seja imortal, posto que chama". Em relao a essa afirmativa potica, pode-se constatar que as pesquisas de Fisher
A

opem-se a ela, uma vez que demonstram a possibilidade de um amor duradouro, apagando-se "a chama", mas se mantendo a serenidade. demonstram que o amor pode no ser eterno - "que no seja imortal" - e que a sua durao depender das variaes cerebrais em cada indivduo. comprovam que, para manter-se imortal, o amor necessita da convivncia e do apego afetivo que se d entre os casais enamorados. salientam que o ser humano pode permanecer enamorado por muito tempo; com isso, as pesquisas comprovam que o amor imortal. apontam questes individuais, fsicas e culturais, que interferem no sentimento amoroso, sendo impossvel prever sua finitude ou no.

36
A expresso em que o termo destacado exerce a mesma funo de "ms" em "ms energia" (l. 11)
A B C D E

de pareja (l. 8). tan sensible (l. 13). Por ello (l. 13 - 14). con asombro (l. 20). en calma (l. 22).

37
Sobre Helen Fisher, conforme o texto, correto afirmar:
A

Seus estudos atuais sobre o crebro humano permitem vislumbrar, a longo prazo, uma forma de mudar o mundo, ativando reas cerebrais que combatam, no prprio organismo humano, o dio, a revolta, a inveja. Embora reconhecida por suas pesquisas antropolgicas, ganhou notoriedade aps participar da reunio anual da TED, organizao que se volta para a paz mundial e para o bem-estar humano. Atravs de modernos equipamentos, tem analisado as alteraes cerebrais que ocorrem entre jovens e adultos ao enamorarem-se, identificando o mesmo grau de ansiedade entre eles diante do primeiro amor. Defende a ideia de que a produo de estimulantes naturais pelo crebro determina o interesse amoroso das pessoas; com isso, insinua que medicamentos podem interferir nos sentimentos amorosos. Acredita na continuidade do amor entre pessoas mais velhas que convivem durante muito tempo; identifica, porm, que o amor entre os mais velhos no gera a mesma ansiedade que o amor entre os jovens.

38
Considerando o texto, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa. ( ) Informa sobre descobertas cientficas no campo amoroso, desfazendo a ideia comum de que o amor reside no corao. ( )Teoriza sobre o crebro e sua interferncia nas relaes amorosas. ( ) Provoca o debate sobre as interferncias culturais no funcionamento cerebral e na regulao das emoes humanas. ( ) Incentiva os leitores para que mobilizem o seu organismo em busca do amor verdadeiro e para que sejam capazes de mant-lo. A sequncia correta
A B C D E

V - V - V - F. F - V - F - V. V - V - F - F. F - F - V - V. V - F - F - V.

18

Processo Seletivo 1

Ingls
Para responder s questes de nmeros 31 a 38, leia o texto a seguir.

What makes a teenager grow up to live a normal life while another turns to murder? Researchers suggest the answer may lie in a part of the brain that controls planning, reasoning and impulse control. Studies are revealing physiological differences between the brains of normal people and those of people who kill. There is clearly a biological predisposition to violence, says psychologist Adrian Raine of the University of Southern California. We know there are murderers who dont have the usual signs - a history of child abuse, poverty, domestic violence, brocken homes - and yet they commit violence. Research suggests the cause may lie internally, in terms of abnormal biological functioning. Raine led studies comparing the brains of 41 murderers with those of 41 nonviolent people matched by age and gender. He found that murderers have poorer functioning of the pre-frontal cortex, the part of the brain located above the eyes, behind the forehead. This is the part of the brain that controls regulating behaviors - the part that says wait a minute. In another study, Raine divided the murderers into two groups: those from healthy, stable family backgrounds and those from abusive, dysfunctional homes. Its the murderers from good home environments who have the poorest brain functioning, he says.
Source: Anita Manning, in USA Today.

10

15

20

25

AMOS, E. et al. Sun 2. 2. ed. So Paulo: Richmond, 2004.

31
Por meio da leitura do texto, possvel inferir: Todo o ser humano tem predisposio violncia. A raiz do comportamento dos assassinos biolgica. C Os adolescentes so os que mais sofrem com os homicdios. D Os assassinos em potencial vm sempre de famlias problemticas. E 01 O comportamento homicida tem causas externas.
A B

19

Processo Seletivo 1

32
Leia as afirmaes a seguir sobre o texto. I - Pobreza, abuso infantil e violncia domstica so fatores essenciais para a prtica de homicdio.

II - A parte do crebro responsvel pelo controle das aes humanas opera de forma deficitria nos criminosos. III - Uma famlia estvel e possuidora de bens materiais sempre ter filhos com funcionamento normal do crebro. Est(o) correta(s)
A B C D E

apenas I. apenas II. apenas I e II. apenas I e III. apenas II e III.

33
O prefixo "non" (l.16) tem o mesmo significado que um prefixo da linha 8. 14. C 18. D 21. E 01 24.
A B

34
A palavra "yet", na linha 12, pode ser substituda, sem mudana de significado, por more. even. C already. D nevertheless. E 01 at least.
A B

35
A estratgia do autor para chamar a ateno sobre o texto a utilizao da seguinte organizao textual: definio - exemplo. questionamento - parfrase. C questionamento - explicao. D previso - exemplo. E 01 definio - detalhe.
A B

20

Processo Seletivo 1

36
Assinale a afirmao correta. A palavra "domestic" (l.12) um substantivo. A palavra "led" (l.15) uma conjuno. C A palavra "above" (l.18) um verbo. D A palavra "from" (l.22) um advrbio. E 01 A palavra "healthy" (l.22) um adjetivo.
A B

37
Marque a alternativa em que o segmento destacado NO est sendo usado numa frase que apresenta comparao. while (l.2) between (l.6) C in terms of (l.14) D comparing (l.15) E 01 poorer (l.17)
A B

38
A frase "wait a minute" (l.20) exemplifica, no texto, um comportamento prudente. impaciente. C atencioso. D agressivo. E 01 desorientado.
A B

21

Processo Seletivo 1

Processo Seletivo 1

Processo Seletivo UFSM - 2011 - (PS1)


Questo Alternativa Disciplina Questo Alternativa Disciplina

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

C D D E A E A D B A E C C A D

Lngua Portuguesa Lngua Portuguesa Lngua Portuguesa Lngua Portuguesa Lngua Portuguesa Biologia Biologia Qumica Qumica Qumica Literatura Brasileira Qumica Matemtica Matemtica Literatura Brasileira

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

C D C E B D A E B C E B B C A

Literatura Brasileira Fsica Matemtica Matemtica Matemtica Fsica Biologia Qumica Biologia Biologia Fsica Fsica Fsica Literatura Brasileira Literatura Brasileira
Santa Maria, 05 de janeiro de 2011. Visto:

Prof. Edgar Csar Durante, Presidente da COPERVES.

Вам также может понравиться