Вы находитесь на странице: 1из 24

E N T R E V I S T A ABC

Mayor de portas abertas


Gostava que se lembrassem de mim como algum que cumpre... Gente trabalhadora e honesta como caracteriza os Portugueses Um oramento consciente que vai fazer andar a cidade...

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO SUL DO ONTRIO

Um senhor este Mayor. Recebeu-nos no seu Gabinete com um -vontade de quem recebe algum que, mesmo representando apenas um voto, ter, decerto, algo a indagar, por forma a dar a conhecer a muitos outros a sua maneira de ser e estar na Poltica Municipal. E a verdade que nem havia perguntas preconcebidas. Havia, isso sim, uma troca de impresses para palpar o pulso a um homem que parece estar a fazer caminho... caminhando. PGS 6 e 7

Rob Ford fala a ABC

Segunda -Feira, 05 de Dezembro 2011 | Ano II N.77 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER

DISTRIBUIO GRATUITA

Sons de Natal na Casa dos Aores


APOIO AOS QUE MAIS MERECEM
Um Orfeo que honra uma Comunidade. E que anda por a a espalhar a sua classe e a honrar a comunidade de onde vem. Esteve na Casa dos Aores e fez concerto.

Galleria Mall

com Stella Maris em grande

10

no pontap de sada para um Natal Feliz

22

2 . Nossa Gente

Novos desenvolvimentos

05 Dezembro 2011

Pedro Jorge Costa Baptista pedrojorgeri@gmail.com

Um esclarecimento prvio. Dois leitores pediram-me para falar de dois temas. Irei faz-lo cada um em sua vez, mas primeiramente acontecimentos internacionais tm prioridade. Na semana que cessou vimos mais do mesmo. A Europa est cada vez mais frgil, tem de evoluir, no h outra alternativa, mas ningum consegue entender como. A verdade que a Europa agora um avio apenas com um motor: a Alemanha. A Itlia e a Espanha arriscam-se a no s precipitar a runa de tudo, mas tambm se a estas duas potncias juntarmos a Frana, temos srios problemas para o mundo. Pois no esto disponveis, para ningum cerca de 5,000,000,000,000 de dlares. Este o real valor do custo para salvar estas 3 economias. O nico pas que ter o dinheiro, quer manter-se longe, pois tem de comear a pensar em renovar e repensar toda a sua politica energtica. Refiro-me ao Japo. Agora o que aconteceu entre o Iro e o Reino Unido a prova de que a Europa neste momento uma sombra do que foi outrora. O que o Iro fez luz do direito internacional: um acto de agresso, neste caso contra o Reino Unido. Agora um acto de agresso no um acto de Guerra, mas se diplomaticamente no for reparado ento h justificao para ser um acto de Guerra. Nunca antes foi uma grande potncia insultada desta forma, apenas os EUA em duas ocasies, uma pelo Japo antes da entrada dos EUA na segunda grande Guerra e depois com o Iro (sim o Iro) em situao muito idntica com a que se verificou na semana passada, apenas no houve a questo dos refns. Agora quero esclarecer um pormenor, muitas pessoas incluindo economistas falam muito da Amrica latina. No o devem fazer. Pois a Amrica latina um Mercado muito especial, esto agora a tornar-se no seu prprio estilo numa unio europeia, isto atravs do MERCOSUL. O Mercado da Amrica Latina est estruturado para se suportar a si prprio, ou seja apesar dos esforos do Brasil para se mostrar como pas e como economia global, a verdade que esto a ser regionais, com aberturas muito disciplinadas ao global. E isto um facto diferente de ser verdadeiramente global. A nossa preocupao deve passar por continuar a trabalhar para um futuro melhor, construir de raiz um tratado que faa sentido, seja coerente e aplicvel e que seja juridicamente claro e aplicvel. No pode nem deve ser um tratado que seja bonito para os polticos, ou que custe dinheiro. AT PARA A SEMANA.

Oramento mais reduzido para apoio aos recm-chegados


O Ministro da Cidadania e Imigrao, Charles Sousa, emitiu um comunicado que se nos afigura de interesse certo. Estou decepcionado e preocupado com a deciso mope do Governo de Harper em cortar o apoio s agncias de Ontrio de apoio aos recm-chegados. Esses cortes vo tornar mais difcil para os recm-chegados encontrar empregos e contribuir para a economia de Ontrio, num momento de incerteza global, disse Charles Sousa, que disse estar a pedir ao Governo Federal para repensar a deciso e tomar a medida certa. Lembra que o Ontrio o destino de escolha para os recmchegados ao Canad mais do que qualquer outra provncia. Mais imigrantes se estabeleceram no Ontario no ano passado do que no resto do Pas. Esse tem sido o caso de vrias geraes. At agora, porm, eles poderiam contar com um governo canadiano dispostos a fazer o que for preciso para os ajudar a ter sucesso. Por dois anos consecutivos, porm, o governo Harper tem vindo a cortar o financiamento de agncias preparadas para ajudar os recm-chegados. E, no entanto, eles precisam de aprender melhor a Lngua, encontrar empregos e integrar-se na vida do Ontrio e do Canad. hora do governo Harper para fazer a coisa certa e cancelar os cortes para as agncias de apoio a recm-chegados. Empregos e progresso econmico esto em jogo, e no agir penalizar o Ontrio.

Ministro Charles Sousa contra cortes federais

Clubes e Associaes
Envie-nos a sua lista de eventos semanais
CASA DOS AORES Domingo, dia 11, a partir das 2 horas da tarde, Natal das Crianas. Espectculo com artistas comunitrios e a presena do PAI NATAL. Apresentao do DVD O Pio Mgico por Humberta Arajo. Haver prendas para s crianas at aos 10 anos (filhos ou netos dos scios). Entrada Grtis, com donativo de comidas no perecveis para o Food Drive. CASA DO ALENTEJO Quinta-feira, dia 23, com incio s 19 h., 2. ronda de classificao do Concurso Amador de Cantores; Sbado, 26, Jantar e espectculo (portas abrem s 18:30), Concerto de Natal, com o Grupo Coral e Instrumental Melodias de Sempre. Participao de Porfrio Ribeiro, Victor Martins e Rogrio Leal; Sbado, Dia 26, 15:15, almoo e, logo a seguir, assista ao derby Benfica-Sporting. CASA DA MADEIRA 17 de Dezembro, haver as Grande Festa de Natal das Crianas com o Prespio ao vivo e uma pea natalcia pelos Jovens da Casa da Madeira. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Sbado, 10 de Dez., Baile do Scio, conjunto Sonhos de Portugal, com jantar. Domingo, 11 de Dez., Natal dos idosos, almoo 1:00 da tarde. Show de magia. Faa a sua reserva com antecedncia. GRANDE NOITE DE PASSAGEM DE ANO, com o conjunto Tabu. Jantar pelas 7:00 da noite. Buffet completo com toda a gama de marisco meia noite. Faa a sua reserva o mais rapido possvel, pelo 905-286-1311. FEDERAO LUSO-CANADIANA DE EMPRESRIOS Quarta-feira, 7 de Dezembro, a partir das 6 horas da tarde, na Casa dos Aores, 30. aniversrio da FPCBP e Festa de Natal. FIRST PORTUGUESE Segunda-Feira, 12, s 2 h da tarde, o Centro da III Idade do First vai levar a cabo um Workshop de Natal. Venha participar e faa com as suas mos um Centro de Mesa ou Coroa de Porta para enfeitar a sua casa este Natal. Preos desde $5.00 a $10.00. GRACIOSA COMMUNITY CENTRE 17 de Dezembro, Natal das Crianas, com Tony Silveira Band; 31 de Dezembro, Passagem de ano, com Tony Silveira Band. S.C. ANGRENSE Sbado, dia 17, a partir das 5 da tarde, Matine de Natal dedicada s crianas (at aos l0 anos), filhas e netas dos Scios, que tenham sido inscritas para o efeito ate ao dia 3 de Dezembro. s 8 e 30 da noite, Baile de Natal abrilhantado pelo DJ All Stars; Domingo, dia 18, s 13.30, Assembleia-Geral ordinria, para eleio dos Corpos Gerentes. ABRIGO CENTRE Domingo, dia 18, a partir das 2 da tarde, o grupo de Seniores Vida e Esperana, do Abrigo Centre, vai realizar conjuntamente com a Casa dos Aores do Ontario a Festa de Natal 2011. Do evento vai constar a representaco de um prespio vivo, cances alusivas quadra natalcia e ainda baile com o D.J. Slider. O preo da entrada de 10 dlares por pessoa. IGREJA DE SANTA MARIA Sbado, dia 17 de Dezembro, s 7:30 da noite, havera um concerto de Natal com o Grupo Coral da Paraquia e com a Banda do Senhor Santo Cristo. Entrada livre. Iremos receber comida para o Good Shepherd Banco Alimentar, para ajudar os Pobres . Para mais informaes, 416-889-7660 ou 416 - 703-2326 .

Durante o perodo de perguntas na Assembleia Legislativa do Ontario, o Ministro de Cidadania e Imigrao, Charles Sousa, respondeu a uma pergunta de Yasir Naqvi, de Otava Centro, sobre os cortes federais para os financiamentos referidos. Reconhecendo que as agncias em causa tm ajudado muito os imigrantes e recm.chegados, disse-se preocupado pelos cortes unilaterais de 31 milhes de dlares. Na resposta, Charles Sousa insistiu ser uma m medida o corte nos financiamentos para a preparao dos recm-chegados ao Ontario, especialmente

numa poca em que muitos deles esto procura de trabalho. E, como resultado, dezenas de milhares de novos Ontarianos tambm podem perder o acesso aos servios de que precisam para ter sucesso e contribuir para a nossa economia. O governo federal reduziu o financiamento em 75 milhes dlares nos ltimos dois anos. Lembrou que o Ontrio continua a ser o destino nmero um para os imigrantes que chegam ao Canad. Tomamos 42% dos imigrantes e este corte injusto e faz negar tambm possibilidades de servios a milhares de recmchegados.

Cambios

Ana Bailo est a cumprir!

O Oramento tem pernas para andar

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

No Bloor Colegiate Institute estava pouca gente. Como algum nos dizia, logo no fim, estava pouca gente e os Portugueses primaram pela ausncia. Apenas duas pessoas, tanto quantos nos apercebemos. E o Ward 18 Townhall era mesmo para discutir o oramento para 2012. Temas importantes. A conselheira Ana Bailo fez-se acompanhar de Josie Lavita, directora de planeamento financeiro. O dfice e o surplus. A amalga-

mao das cidades, a que no tem correspondido uma reduo de pessoala hiptese de se resolver um problema que tem, para a, uns 10 anos. O Oramento vai ajudar a encontrar solues para outros problemas. Sem confrontaes. isso que se pretende fazer. Pondo nfase na eventual ajuda dos Governos Federal e Provinciais. Financiamentos para a Arte. Para os sistemas de Child Care. Os portugueses algum me

disse, c fora reclamam, reclamam, mas depois no aparecem. A reclamar somos, efectivamente, bons. Mas quanto a participar, por vezes, esquecemo-nos. Ana Bailo est a cumprir. E ns, os outros, nem por isso...

05 Dezembro 2011

Mensagem . 3

4 . Comunidades Mrio Laginha

Intrprete. Compositor. A tratar por tu o piano e a entender as nuances de uma carreira que j vai longa.

Do lado de c do mar...
Com composies que so da sua prpria autoria. Talvez por tudo isto, no final, foi como que Um Choro Feliz de saudao a quantos vivem por c. Sem esquecer como o fez antes de interpretar o Fado, talvez a lembrar que, uns dias antes, o Fado tinha sido considerado como Patrimnio Imaterial da Humanidade. O que o deixou feliz e interessado. At por haver oportunidade, para o reprter, de entrar pelo caminho do Jazz a parecer-se com o Fado ou viceversa, se quiserem. Valeu a pena. - CG

05 Dezembro 2011 Sesso de esclarecimento para idosos


O deputado federal Andrew Cash, do crculo da Davenport, est a anunciar uma sesso de esclarecimento para idosos e uma Festa de Natal. Vai realizxar-se sbado, dia 10 de Dezembro, das 12:00 as 14:00, no J.J. Piccinini Community Centre, 1369 St. Clair Ave. West. Para alm de Andrew Cash, estar presente Jonah Schein, Membro do Parlamento Provincial, pela Davenport. Entre os assuntos a tratar figuram Penses, Imigrao, Cidadania Canadiana, OHIP, Carta de Conduo, Habitao Social, etc. Haver espectculo, petiscos, bolos da poca e assistentes que falam

Uma carreira que o levou a tantos lados! Uma carreira que o fez entender a vida e o teclado virtual que vai dedilhando por toda a parte. Por c, h dias, at comeou com um tema Do Lado de C do Mar que era capaz de ser tambm homenagem a quantos, por c, entendem a beleza da Msica. Como Arte e como mensagem.

Ingls, Portugus, Italiano e Espanhol. Para mais informaes podem os interessados contactar para o escritrio eleitoral, (416) 654-8048, telemovel, (647) 403-8478, ou email: matthewcorreia@ hotmail.com.

O Cnsul-Geral (em nome do Instituto Cames) e a direco da College Street United Church fizeram os possveis para levar muita gente quele recinto do 454 da College Street. E conseguiram, j que, de facto, muitos foram os que acorreram chamada. De resto, o nome de Mrio Laginha super-conhecido. Vive paredes meias com os que se interessam por estas coisas. E ele mesmo, quando falou a ABC, entendeu que vai esperar muita gente a entender a sua mensagem. E a sua mensagem , de facto, a sua Msica.

A acompanhar o dia-a-dia das comunidades

05 Dezembro 2011 EDITORIAL

Material editorial . 5
mas no deixamos, tambm, de olhar as agruras que o Mundo vai tendo. Olhamos a figura do Cristo Menino, mas no podemos deixar de olhar tambm para os outros meninos, sua imagem e semelhana, que sofrem de fome ou de doena. Deixamos que a mensagem celeste entre em ns, mas no podemos deixar de atirar as nossas preces aos Cus para que haja Paz, cada vez mais ameaada, a despeito de todos dizerem que no. Um Natal como este que nos apraz registar tem de ser um Natal de Amor, de Paz e de Concrdia. Tem de ser um Natal de chamamento dos homens razo de ser crente e prtica das coisas sublimes que ainda existem. mais de dois mil anos tem de olhar para o Mundo que criou. E fazer com que os homens se entendam. E estudem as doenas e as pestes, vejam o que h a fazer na crise pegada em que vivemos, entendam o andamento da Terra e cuidem de a preservar. isto de que falamos. Em ABC da mesma maneira que o fizemos noutros Jornais - fazemo-nos eco, semana aps semana, do emaranhado de todas estas coisas. E mesmo que no o afirmemos... entendemos, tambm, que deveriam ser todos os dias... Dia de Natal. Talvez que fssemos todos mais... humanos e, sobretudo, mais irmos. Feliz Natal! Prspero Ano Novo! Encontramo-nos, de novo, para idntica meditao, nas semanas que E mesmo apegados como temos de estar s coisas ter- ho-de vir. renas, no restam dvidas de que o Deus Maior, cujo Filho agora vai nascer Ele que j nasceu vai para A DIRECO

*Permitem-nos?
outra vez Natal. Se repararem nos recantos... mais recnditos de cada casa, ho-de ver que j no h cantinho algum onde se no respire Natal e onde figuras muitas a lembrar a Festa... j se aprestam para a noite maior. E mesmo em Jornal como o nosso onde se encontram as muitas e variadas formas de ser o Natal j nos chamou. J entrou pelas pginas que deixamos curiosidade dos leitores. J marcou presena nas crnicas que atiramos mente e ao corao dos leitores. J se inseriu, at, nas mensagens natalcias que os anunciantes nos confiaram. outra vez Natal. Guardamos o Gloria a Deus nas Alturas e Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade,

Helder Freire Jornalista(Lisboa) Ontem fui despedir-me de um amigo. Logo eu, que detesto hospitais e funerais e que, por via disso, j deixei partir outros, sem me despedir, mas que igualmente prezo. Desta vez foi demais. nestas alturas que reparo como estou a ficar velhote e piegas, que so duas coisas que eu no queria; nem ser velho, muito menos ficar piegas. Ora, se o tempo no volta para trs, j quanto pieguice, ela pode ser reversvel, se tivermos ao lado um amigo que nos cotuque com o cotovelo, cada vez que cedermos tentao. Tenho at um amigo do peito, grande escriba, que, quanto mais piegas, mais brilhante fica e daquela sua relao tensa com o computador, saem textos que bastas vezes me levam s lgrimas contidas numa sorriso feito de esgar amarelo, para no me ir abaixo nas canelas. A esse eu perdoou-lhe, como se perdoa a um irmo. A este outro de quem me fui despedir, no. No se faz, partir assim quando ainda muito tinha para nos dar, e dava, generosamente, nos encontros de cavaqueira, nos jantares da malta daquele tempo, quando o jornalismo era ainda uma mstica profisso, meio ganha-po, meio deleite, quando nos deixvamos arrastar pelo turbilho de palavras que matraquevamos nas velhas Olivetti; quando nos sentamos felizes e realizados, ao ensinar um novato as lides da profisso, entre o cigarro e o caf, companheiros de horas e horas de insnia. Recordo-me que fiz trs anos de estgio. E o que eu aprendi com os mais velhos, tudo o que sei, na verdade. E como me senti til, ao passar esses conhecimentos aos que me seguiram, aos mais novos. Quando olho para trs, verifico com umas chispa de orgulho, que algumas das trutas de hoje me passaram pelas mos como estagirios. E gosto de os ver e sei que com respeito que, vez por outra, reconhecem o trabalho que fiz com eles, as mensagens que passei, os princpios que lhes incuti. por isso que o jornalismo uma inebriante profisso. Um mister que no para todos. por isso que uns triunfam e outros no. Tenho na minha mo, um punhado de areia da praia, deste mar para onde sempre me viro, a carpir em silncio, pensamentos e mgoas e de onde saio sempre renovado. Cada gro meio salgado que sai dos meus dedos, so horas, minutos e momentos, que convivi com o homem que deixei h pouco. Lembro a sua postura muito british, o fato sempre impecvel. Os suspensrios que fazia gala em usar, o charuto e o whisky, ambos de boa marca, que no dispensava e sabe deus quanto isso lhe custava, mas eram dois prazeres que lhe sabiam pela vida e o que a vida se no houver prazer? Nunca lhe vi uma atitude menos correta, nunca o vi mal disposto com a vida, sempre o vi ajudando os mais novos, pelo exemplo pela palavra, pela conduta. Reparo agora que j excedi o nmero de palavras que outro dinossauro excelentssimo que muito prezo me concedeu para a crnica de hoje. So todas estas palavras para ti Jos Mensurado.

Portugal e o FMI
No se fala de outra coisa em Portugal que no seja da crise. Muito em especial desde 2008, depois da falncia do banco norte-americano Lehman Brothers. Com o recrudescer da crise financeira que se alastrou um pouco por toda a banca europeia, o inevitvel aconteceu para Portugal. A vinda do FMI pela terceira vez. J tinha acontecido em 1977 para arrumar a casa depois dos dias de convulso resultantes das alteraes polticas causadas pelo 25 de Abril e cinco anos mais tarde em 1983. Passaram-se vinte e oito anos de acalmia econmica. Pelo meio tivemos o processo de integrao europeia acompanhado pelos fundos de coeso, culminando com a entrada de Portugal no grupo dos pases do Euro. No foi preciso passar mais de uma dcada depois da entrada na moeda nica para nos virmos de novo em maus lenis. O ano de 2011 marca o regresso de novo do FMI e desta vez acompanhado pelo BCE (Banco Central Europeu) e pela (CE) Comisso Europeia conjunto de identidades ao qual se denomina de Troika. Colocando de lado a questo da crise que se gerou no Ocidente e nomeadamente na zona euro, temos que levantar uma questo muito pertinente. Portugal capaz de se desenvol-

Tony Costa Realizador de Cinema

ver? Em 37 anos de democracia o pas j foi obrigado a recorrer a ajuda externa por trs vezes, o que permite concluir que no somos capazes de nos governar. Nem com o colossal apoio que tem vindo a receber nas ltimas dcadas da Unio Europeia tem tido engenho e mestria para encontrar um modelo de desenvolvimento que garanta a sua sustentabilidade. Com a integrao europeia em 1986 acreditava-se que o pas poderia lanar-se na via do desenvolvimento e alcanar o peloto da frente. Um pas traumatizado por dcadas de pobreza e subdesenvolvimento, lanou-se em obras e em investimentos sem retorno. Nenhum dos sucessivos governos teve viso de mdio e longo prazo para dotar o pas de infra-estruturas humanas e tcnicas para a produo de bens transaccionveis e exportveis. Mais uma vez Portugal perde uma boa oportunidade. No resta agora mais nada aos portugueses que no seja recorrer ajuda externa para poder sobreviver. Ser Portugal alguma vez capaz de atingir o desenvolvimento? A avaliar pela histria recente tudo indica que no.

Adeus!

Diz-me em que carro andas e dir-te-ei quem s!


J no a primeira vez que cedo, com toda a boa vontade, este meu espao de antena em prol de divulgar uma carta que achei merecedora de ser emoldurada. A mesma teve origem numa notcia divulgada pelo jornal Pblico, que falava sobre as viaturas topo de gama que a administrao da Carris recebeu num ano de buraco financeiro de 776,6 milhes de euros. Perante este assunto, uma contribuinte da Repblica Portuguesa colocou, por carta, algumas perguntas a cada um dos administradores desta empresa de transportes pblicos, questes essas que pao a transcrever: Sabia que o aumento do seu vencimento e dos seus colegas, num total extra de 32 mil euros, fixado pela comisso de vencimentos numa altura em que a empresa apresenta prejuzos de 42,3 milhes e um buraco de 776,6 milhes de euros, representa um crime previsto na lei sob a figura de gesto danosa? Ter o senhor(a) a mnima noo de que h mais de 600 mil pessoas desempregadas em Portugal neste momento por causa de gente como o senhor(a) que, sem qualquer moral, se pavoneia num dos automveis de luxo que neste momento custam 4.500 euros por ms a todos os contribuintes? A dvida do pas est acima dos 150 mil milhes de euros, o que significa que eu estou endividada em 15 mil euros. Paguei em impostos no ano passado 10 mil euros. No chega nem para a minha parte da dvida colectiva. E com pessoas como o senhor(a) a esbanjar desta forma o meu dinheiro, os impostos dos contribuintes no vo chegar nunca para pagar o que realmente devem pagar: o bem-estar colectivo. A sua cara est publicada no site da empresa. Todos os portugueses sabem, portanto, quem . Hoje, quando parar num semforo vermelho, conseguir enfentar o olhar do condutor ao lado estando

Cristina Alves jornalista (Lisboa)

Se no vejamos

E para a quem mais sirva a carapua.

N.daD.-E ns associamo-nos, inteiramente, s palavras do Helder. Associamo-nos por ter tido ainda a honra de cavaquear com o Z Mensurado, primeiro na Benguela das accias rubras, depois, em Luanda, e, mais tarde, em Lisboa, quando adregvamos de passar por l. Ao Helder, obrigado pela homenagem ao Z... que ns assumimos por inteiro. CG

o senhor(a) ao volante de uma viatura paga com dinheiro que a sua empresa no tem e que paga s custas da fome de milhares de pessoas, velhos, adultos, jovens e crianas? Para o senhor auferir do seu vencimento, agora aumentado ilegalmente, e demais regalias, h 900 mil pessoas a trabalhar (inclusive em empresas estatais como a sua) sem sequer terem direito a baixa se ficarem doentes, porque trabalham a recibos verdes. Alguma vez pensou nisso? Acha genuinamente que o trabalho que desempenha tem de ser tamanhamente bem remunerado ao ponto de se sobrepr s mais elementares necessidades de outros seres humanos? Despeo-me sem grande considerao, mas com alguma pena da sua pessoa e com esperana que consiga reativar alguns genes da espcie humana que ter com certeza perdido algures no decorrer da sua vida. Uma grande carta, sem dvida, que merecia ser emoldurada e posta em todas as paragens de autocarros e no s... tambm nas instituies e empresas pblicas e em todas as paredes deste Portugal, para que assim sejam denunciados todos estes casos e que se acabe de vez com gestes danosas que do milhes em cash e mordomias aos maravilhosos gestores que as provocaram e que ainda os deslocam de empresa em empresa, para continuar a sua boa aco e recolha de fundos. Arrepia s de pensar que esta a corja de parasitas que diariamente agravam o nosso futuro e o dos nossos filhos! Assim me despeo, mas com grande considerao por quem l este espao!

6 6 .Comunidades . Comunidades/Canad ENTREVISTA ABC

Mayor Rob Ford


Gostava que se lembrassem de mim como algum que cumpre... Gente trabalhadora e honesta como caracteriza os Portugueses Um oramento consciente que vai fazer andar a cidade
- Mas, de facto, estes empregados dispensados... vo para o Desemprego, pago pelo Governo Federal... - Pois... ns no somos agncia de empregos. A verdade que juntamos 7 municipalidades... ns no precisamos de 7 recepcionistas, 7 no sei o qu... precisamos de um. H treze anos... fizemos a juno de sete municipalidades e admitimos mais 8 000 empregados?! No faz sentido. Um Minicpio tem de ter menos gente.

20 de Junho 2011 05 Dezembro 2011

Fernando Cruz Gomes/ Carlo Miguel Cruz Gomes


A conversa era a trs. O Mayor e dois Jornalistas (um mais novo e outro que j deixou passar a idade dos sonhos...). Uma conversa desde logo considerada como uma pea jornalstica que vale a pena fazer. No tanto pela forma. No tanto pelos arrebiques e primores da escrita. Uma conversa que empolgou. Aos Jornalistas a certeza de que estavam frente a um homem que tenta ser... ele. Que se abre, do primeiro ao ltimo minuto, em declaraes que nem sequer tentam agradar. Bem ao contrrio... declaraes que tentam, isso sim, reflectir a verdade dos factos. Chegmos, de facto, convico de que Rob Ford tenta sempre ser verdadeiro. Faz da verdade a sua melhor arma. Para responder aos anseios dos que nele votaram. E para deixar a cidade quando o seu tempo de Mayor chegar ao fim melhor do que a encontrou. - Quem Rob Ford? ramos ns a estabelecer dilogo, que no trazia ideias preconcebidas nem perguntas escritas. Quem Rob Ford? - Tenho 42 anos. Casado. Tenho duas crianas. Sou um homem de famlia, acima de tudo. Amo o Desporto. Treinador de futebol. Filho de Duc Ford, antigo deputado provincial, at 1995. Sou dono de uma companhia. Acho que sou um homem normal. A trabalhar no duro. Comeava assim a conversa. Salpicada, aqui e alm, com perguntas de algibeira, como aquela que queria saber quando que o homem normal... descansava. Talvez quando em futebol... pode estar mais calmo. Para mim... relax levar as crianas, c para fora, vlas a jogar por ali...acho que isso mesmo um bom descanso para mim. De resto, gosto de ver hquei, futebol... se possvel ao vivo. Sou do gnero de pessoas que gosta de se movimentar... Falando em futebol, decerto que Rob Ford no se interessa muito pelo outro futebol, pelo soccer. Que gosta, sim. De resto, at jogou soccer. Jogou baseball. At era um bom praticante de soccer, quando era mais novo... depois fiquei maior, mais gordo, talvez... e enveredei mais pelo hquei e pelo outro futebol... Reconhece, no entanto, que o soccer um bom desporto. De resto, gosta de todos os desportos, em directo, mais do que pela TV. Para ele, h como que outras obrigaes, tambm quase relaxantes. Gosta de falar com as pessoas. Eu devolvo, pessoalmente, as chamadas telefnicas que me fazem... H quem diga que no possvel, mas Ford insiste em que o faz. Se as pessoas falam para o meu escritrio... ou mesmo para casa, pode demorar uma ou duas semanas, mas eu respondo chamada...

Respeitar a vontade dos contribuintes


De facto, no fcil usar a tal vassoura... A verdade que eu tenho de respeitar a vontade dos contribuintes. Que querem, de facto, um mais pequeno e mais eficiente governo. No fundo ele quem o diz isso que eu estou a fazer. Baixar taxas. Atirar com algumas tarefas para os privados. J o tenho dito e continuo a dizer: o governo no pode ser uma agncia de empregos... No estamos aqui para criar empregos. Estamos, isso, para proporcionar servios. Rob Ford insiste, uma e muitas vezes, que no mudou nada na sua maneira de actuar, face ao que prometeu em campanha. Quando estive por aqui, durante dez anos, como conselheiro citadino... sempre mantive o maior respeito pelos contribuintes. No vamos ter almoos grtis, jantares gratuitos, grandes somas de despesas, telefones, etc., custa do dinheiro dos contribuintes. E isso eu posso garantir. Se o fizerem... que o faam com o seu prprio dinheiro. E continuou no ponto: Eu disse a todos os conselheiros citadinos que podem fazer o que quiserem... at viagens volta do mundo... mas usem o vosso dinheiro e no o dinheiro dos contribuintes. Ainda atirmos com a pergunta sobre se os seus antecessores, no cargo, se preocupavam tanto assim com os gastos. Acho que a teoria era a de taxas... e mais taxas... despesas e mais despesas... e dbitos sobre dbitos. No sector privado, decerto que podem fazer isso, e no o fazem sem pensar... porque que o fazem no sector governativo?

De resto, gosta de falar com as pessoas, de ir mesmo porta de quemquer que seja, dos vizinhos. talvez uma aproximao diferente... mas no estou arrependido de ser assim...

A vassoura difcil de usar


Lembrmos-lhe que, quando entrou para o escritrio de Mayor... falou em usar uma vassoura. Que no. Eu uso mais uma buldozzer.... Ri-se. que, no fundo, h por a muita coisa que est mal. E que podemos todos melhorar. H muitos desperdcios, muitas coisas para as quais temos de olhar, vendo at o que o sector privado faz. Por exemplo, talvez a recolha do lixo. Em Etobicoke... quase tudo manobrado por privados. De resto, uns 90% do mundo... j faz assim. A cidade tem de pr um ponto final no que toca recolha do lixo. Somos capazes de estar a poupar uns 11 milhes por ano, s porque fizemos algumas alteraes...

Bad guy? No

Insistimos em saber porque que o Mayor quase considerado um bad guy para determinados orgos de Informao. Eu no sei se sou mesmo o tal bad guy. Eu saio, falo com as pessoas na rua... a mim ningum me diz isso. Parece, ao contrrio, entender que o homem normal quase agradece a Deus... por eu estar no lugar. Eu respeito toda a Comunicao Social. Podem dizer o que quiserem. No posso controlar o poder da pena. Mas eu sei que o que fao est certo, as pessoas sabem que o que fao est certo... e eu vou continuar a actuar assim. Acentua que quando foi eleito, pela primeira vez, h 10 anos, as pessoas sabiam o que iria fazer. Como Mayor, a mesma coisa. Vou a festivais, falo com as pessoas, que sabem perfeitamente que tm um Mayor real. No h muito, estivemos com um grupo de deputados federais Andrew Cash, designadamente que nos falaram em cerca de 400 milhes de dlares em unidades de habitao social vendidas pela Cmara, numa altura em que tanta falta fazem a uma cidade como Toronto. - Eu digo-lhe, exactamente, o que que se passa. Ns no temos dinheiro para reparaes em unidades de habitao social que

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Na manh da nossa entrevista, Rob Ford tinha dito, em pblico, que no oramento para 2012 havia menos dinheiro para despesas do que em 2011. Isto , o oramento em termos do ano que vem... era mais poupadinho. Isto um milagre..., dissemos. No. , no fundo, o que as pessoas querem... que o povo dizia que o governo municipal gastava muito dinheiro... tem muitos empregados... ns no podemos pagar taxas mais altas, no podemos pagar para a recolha do lixo. Assim, 0% de aumento de taxas no ano passado... somos das cidades com menos taxas 6. lugar ns no precisamos de todos estes empregados... no precisamos deste oramento de tantos bilies de dlares... e estamos a gerir a City Hall melhor do que o foi antes... E ns a picar:

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

de portas abertas
temos. Ora, ns temos casas vazias que podem ser vendidas para, com o dinheiro, repararmos o muito que h a reparar... - Mas a ns no nos mencionaram que as casas estavam vazias... - Vazias, sim, a geito de casas fantasmas. Ns no temos dinheiro para as reparaes necessrias. Decidiu-se, ento, vend-las e, com o dinheiro, reparar algumas que temos em ms condies. Casas assim... precisam de inquilinos e estas em venda no tm inquilinos, segundo o Mayor. De resto, importante continuar as conversaes com as autoridades provinciais e federais para Diz-nos que se encontra com as pessoas num caf ou num restaurante. Alguns pedem-lhe para tirar uma fotografia com eles. Nunca disse que no. - Quando que toma um caf connosco? - Quando quizerem... hoje, amanh, escolham o dia...! Ainda lhe perguntmos sobre como queria que o lembrassem, quando ele deixar as funes de Mayor. Algum que cumpre. Algum que verdadeiramente se interessa pelas pessoas. Veja que, por norma, os polticos no respondem a chamadas telefnicas. No o meu caso. Em termos financeiros, talvez nem precise deste emprego. Tenho bons negcios. Uma boa famlia. Eu fao este trabalho... por que eu gosto deste trabalho. Tenho como que uma paixo por fazer da cidade um melhor lugar para trabalhar, para lazer e para viver...

05 Dezembro 2011

Comunidades/Canad . 7

E capaz de ir Missa do Galo, a despeito de no ser Catlico (mas a minha mulher ...) mas querer manter a tradio dos seus mais velhos.

Um homem afortunado
Continua a brincar, treinando Futebol. Com muitos meninos que, sendo pobres, vivem em casas assistenciais, subsidiadas. Para ele, talvez que se no jogassem futebol... poderiam estar quem sabe?! na priso. No fundo ele quem o diz sou muito... muito... muito afortunado. Dar algo de mim a outros... mesmo o que quero. E, j no fim, quando lhe fizemos a pergunta sobre se queria responder a algo que ns lhe no tivssemos perguntado, Rob Ford deu-nos mais um exemplo da sua... imagem de marca: Eu encorajo as pessoas a telefonarem-me. Dou sempre o meu nmero de telefone, com um magneto que pode ser posto na

subsidiar as rendas aos que as no podem pagar.

Rob Ford no gosta dos tnicos? E dos Portugueses?


De vez em quando h quem diga que o Mayor no gosta dos grupos tnicos. Lembrmos-lhe que j o vimos, por vrias ocasies, nas reas de grande densidade populacional portuguesa. Atirou uma gargalhada, acentuando que s se alguns grupos tm cimes de outros. Na rea onde eu vivo... so muitos os italianos, quase que sou o nico dito ingls por ali... Mais uma gargalhada e a indicao de que no sabe de onde vem essa ideia de ele no gostar dos tnicos. Na Escola Secundria que frequentou quase todos, menos ele, eram de origem Italiana... E o que que ele pensa dos Portugueses? Hard working people... Para Rob Ford, trata-se de uma comunidade honesta e trabalhadora. E o que facto que os Europeus construiram este Pas... e venham de onde vierem, trabalham arduamente. E j agora, usando a comunidade portuguesa como exemplo, quantos Portugueses vivem do sistema de assistncia social? Muito poucos. Trabalham rduamente e eu sei isso como um facto. Conversa puxa conversa, ainda dialogmos sobre temas do dia-adia. O que que as filhas do Mayor pensam dele. So muito novinhas... mas esto como que orgulhosas do pai. Entendem que estou a desempenhar um papel importante e que estou sempre a falar com pessoas. A este propsito, Rob Ford diz-nos que no perde uma oportunidade de dialogar com as pessoas que o procuram ou que ele encontra.

Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

A SOLUO SER CONTACTAR

Manuel ou Mike
telf: (416) 536 3828

(416) 537 4296

EUROPA DUCT CLEANING


(Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING) Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net
porta do frigorfico. No fundo, o pblico que o meu boss. Pode telefonar-me a qualquer hora, mesmo para casa. Um problema federal, um problema provincial, um problema municipal... eu tomo conta disso. Garantido. 100%. Ento... a fica o nmero de telefone: 416 233 6934. Ainda falmos noutras coisas. O Natal. Como vai passar o Natal? Com a famlia, como evidente. Mas, decerto, que vai ser o Pai Natal vestindo-se mesmo de Pai Natal para os mais novos.

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio

Pedro Maia Tel 416 419 5984 e Carla Tavares Tel 647 283 6737

Ferma Food Products


44 Atomic Ave. Toronto 416 533-3591

Boas Festas para todos os Clientes e Amigos

Churrasqueira VILA VERDE

A desejarem a Clientes e Amigos FESTAS FELIZES

206 Weston Road 416 763 2515 869 Dundas St. W. 416 603-2515 A desejarem FESTAS FELIZES

8 . Comunidades No Dia Internacional da Pessoa com Deficincia

05 Dezembro 2011

Uma Festa onde a solidariedade falou alto


Foi no sbado neste ltimo sbado que se assinalou, por todo o mundo, o Dia Internacional da Pessoa com Deficincia. A verdade que , cada vez mais necessrio que nos outros 364 dias nunca nos esqueamos de valorizar as diferenas. Jos Andrade d-nos essa mensagem de Ponta Delgada. E no sbado, na Luso Canadian Charitable Society, a Irmandade do Divino Esprito Santo do Imigrante fez a sua festa. Para homenagear os deficientes. E enaltacer, sobretudo, a sua fora anmica, a despeito das deficincias.

*Uma Festa nobre para uma causa nobre

Luis e Luisa Santos completavam 28 anos de casamento. Parabns.

Gregrio Barcelos, o presidente da Irmandade, diz-nos que esto ali pelo muito que a sociedade deve ao esforo dos deficientes, pela preseverana que pem nas suas aces e, at, pelo exemplo que do a muitos de ns. Fernando Correia diz-nos o mesmo, referindo at que, na sua prpria famlia o filho Srgio, que estimamos e admiramos h muito tem problemas da deficincia e entende, tambm por isso, que importante apoiar os que precisam cada vez mais de ns. Uma festa interessante onde, talvez, tenha falhado apenas o reprter, pois foi por ali que deixou perdido dois elementos de trabalho que lhe eram necessrios, um pequeno gravador e um bloco de apontamentos. Onde figuravam, afinal, elementos que nos seriam extremamente teis. Depois do jantar, houve espectculo. Onde at os utentes daquela

sociedade estiveram activos, danando como podiam e alguns at a danarem muito bem e sentindo-se no meio de amigos. Estar s bem capaz de ser o pior em muitos daqueles elementos. No sbado, sentiram-se bem acompanhados. At com a msica e as canes de Joo Silva, Conjunto Pai e Filhas e Ins Henriques. No final, era a entrega de uma prenda 400 dlares que a Irmandade deu a cada um dos deficientes. Muito? Pouco? Foi, afinal, muito se comprarmos com o ano passado (200 dlares). De resto, segundo Gregrio Barcelos, tudo aquilo fruto da caridade dos irmos, num total de 700, que em coroaes e noutros eventos, vo fazendo dinheiro para obras de caridade. Para Isaura Carneiro, que tambm nos falou, foi a certeza de que a comunidade entende os seus deficientes. Uma festa nobre para uma causa nobre. - CG

Boas Festas para todos os Clientes e Amigos

Ervanria Mundial
425 Rogers. Rd. Toronto 416 654-9133

Bentos Auto & Tire

2000 Dundas St. W., Toronto (416) 533-2500

Tony L. Dutra
533 College Street, Suite 306 Toronto

A desejar a Clientes e Amigos Felizes Festas de Natal e Ano Novo

Tel 416 532-8400

A desejar FESTAS FELIZES

05 Dezembro 2011 Andrew Cash o diz

Comunidades . 9

Habitao Social est em crise


A avaliar pelo que ouvimos, ainda agora, da parte do crtico da Oposio federal, em matria de Habitao Social, Andrew Cash, parece haver entre ns uma crise de habitao social. Aquele deputado, acompanhado, na altura, por dois outros colegas, Dan Harris e Rathika Sitsabaiesan, e pelo conselheiro citadino, Mike Layton, acentuou que a crise mesmo evidente. Para aquele crtico da Oposio, a falta de habitao social est mesmo a tornar-se cada vez pior. Com cerca de 70 mil pessoas na lista de espera, e com muitas famlias a fazerem Para Harris, deputado federal por Scarborough South West, no faz sentido vender as unidades existentes ao mesmo tempo que se sabe haver famlias em desespero. Para ele, esta medida fere o bem segundo o crtico de habitao do NDP, Andrew Cash, devido a uma crnica falta de investimentos na manuteno das unidades existentes e na construo de novas unidades, o Governo recusa-se a actuar. E, no entanto, como diria na oportunidade, o conselheiro citadino da Trinity-Spadina, Mike Layton, precisamos, cada vez mais, que o Governo Federal providencie mais financiamentos para novos prdios e para reparar os existentes. O problema da habitao social j no apenas de hoje. Dura, de facto, j h muito tempo. Mesmo assim, porm, ningum parece interessado em assumir o problema e dar-lhe soluo adequada. O que parece estar a tornar-se crnico. De resto, Rob Ford, em entrevista ao ABC pgs 6 e 7 minimiza a situao.

ginstica para pagar as suas contas, ms aps ms, a falta de habitao social est a ser mesmo uma crise nacional. Pelos vistos, para tornar as coisas ainda piores, o Conselho de Habitaes Sociais de Toronto votou para vender,

Saturday Dec 3rd Johnny Toronto -

Unicycle Juggling clown /

Random Gift Distribution /

Treats for Children

por cerca de 400 milhes de dlares, unidades de habitao social, at aqui ocupadas, e usar o dinheiro para reparao de outras unidades.

estar das famlias, forando as crianas a mudar de escola em meio do ano lectivo. No meio de tudo isto, e

10 . Comunidade

Sons de Natal Na Casa dos Aores

Movember... para uma boa causa

05 Dezembro 2011

Foi no sbado. A Casa dos Aores esperava a chegada do Natal... neste caso, o Natal em canes e msicas... com o Stella Maris. Uma Festa a que, infelizmente, no podemos dar o merecido destaque, por manifesta falta de espao. Mas foi, de facto, uma senhora festa com o Stella Maris a esmerarse para apresentar o melhor. O maestro Jos Rodrigues est de parabns. Tem um Orfeo que nos honra a todos.

Se no tinha notado, o ms de Novembro viu mais bigodes em caras masculinas do que normal. Porqu? A razo chama se Movember. O que Movember? J o dissemos. O movimento Movember comeou nos Estados Unidos h 5 anos atrs e desafia homens em toda a Amrica do Norte (para j) a deixarem crescer um bigode (que em Ingls se chama Moustache e por isso o nome de M-ovember) em sinal de confraternizao masculina durante o ms de Novembro, para encontrarem uma cura para o cancro da prstata. Para ajudar a angariar fundos para a sade masculina e combater este mal, vrias companhias, corporaes, e individuais tambm se registam atravs da Internet no www. Movember.com. Em 2011, mais de 240.000 homens vo ser diagnosticadas com cancro da prstata... ABC falou com Manny Andrade, Broker e dono de Royal LePage Supreme Realty, que usou bigode durante o ms de Novembro, como tambm outros agentes do conhecido

escritrio imobilirio da nossa comunidade em prol desta organizao. Alias, Royal LePage Supreme Realty parece estar sempre no lugar certo no que diz respeito a apoiar iniciativas que francamente valem a pena. J o prometemos. Para o ano ABC entra tambm para ser mais um a favor do movimento Movember e agradece o exemplo deixado por alguns, neste caso dos Agentes daquela famosa imobiliria situada na Galleria Shopping Centre em Toronto.

Michael Vieira tambm


E j a fechar o Jornal com a crnica falta de espao com que nos deparamos fomos sabendo que Michael Vieira, assistente de Ana Bailo, tambm entrou na guerra. E apresentou o seu bigode, ainda no farfalhudo, por ser muito jovem... mas um bigode tambm solidrio.

CONSULTANTS
cabaz
1 866 479 9604

05 Dezembro 2011 Novas estrelas tm corao

Angariao de fundos para o Hospital das Crianas


que se sua filha sobrevivesse, se calhar no ia poder andar, com os trabalhos dos mdicos, e com um milagre pedido em Ftima (como sua Me acredita, e que pode ate ficar para outro artigo) a Sandy agora uma saudvel e linda artista que trabalha para atingir os patamares mais altos. Desde os 9 anos de idade

Comunidades . 11 Modernizao do St. Michael Hospital est em curso


A Ministra da Sade, Deb Matthews, esteve, na tera-feira, no Hospital de So Miguel, ali anunciando que o Ontario vai expandir e renovar aquele Hospital, com o objectivo de dar s famlias um melhor acesso aos cuidados de sade de alta qualidade, bem como criar centenas de postos de trabalho. O planeamento est j em curso, por forma a conseguir uma melhor renovao. O projecto de construo inclui um prdio de 17 andares, com vrios espaos para uma melhor assistncia, designadamente com um espao de atendimento para o tratamento do cancro, unidades de terapia intensiva e crtica, e suites cirrgicas, com servios de diagnstico, como CT Scans, para alm de 110 em camas de cuidados do gnero. Haver ainda a remodelao das alas Bond e Rainha, para acomodar um posto ambulatrio, um servio de emergncia clnica ampliada e nutrio, e uma nova unidade de dilise por satlite. infraestruturas de longo prazo. O Ontrio continuar a fazer investimentos significativos em infraestruturas pblicas na prxima dcada para melhorar a qualidade de vida para as famlias. Estou orgulhosa pelo facto desta nova torre estar a avanar. St. Mike um lder de cuidados de sade e este investimento permitir que o hospital continue oferecendo alta qualidade de cuidados de sade, bem como proporcione mais empregos para a comunidade. , disse a propsito, e na ocasio, Deb Matthews, Ministra da Sade e Assistncia de Longa Durao. O presidente e CEO do St. Michael Hospital, Dr. Robert Howard , disse que a nova torre ir transformar o atendimento ao paciente no Hospitale. Vai permitir mover os pacientes para fora das alas hospitalares construdas h 85 anos em menos unidades lotado que foram especialmente projetados para atender aos padres modernos de controle de infeco e maximizar

Jornal ABC tenta sempre ser diferente. Pensamos ser sempre benfico andar ao nosso passo, no nosso curso e no olhar muito para os lados, arrumando o nosso barco sempre para frente com segurana e cautela com os nossos princpios intactos. Uma das coisas que nos da prazer dar a conhecer

algo de novo aos leitores que por vezes infelizmente passe despercebido. No todos dias que se encontram artistas como Sandy Correia.... E no todos os dias que se encontram tcnicos de som como Carlos Constantino. Sandy Correia com tenra idade passou alguma parte da sua infncia nos cuidados do Sick Childrens Hospital (Hospital das Crianas) em Toronto. Diagnosticado com uma doena terrvel, onde sua Me chegou mesmo ouvir o pior incluindo

Sandy aprende a danar, cantar e ate atuar em palco. A Arte est-lhe nas veias. Recipiente de uma bolsa de estudo para poder frequentar o Randolph Academy for the performing Arts (Colgio de Artista) dada pelos Toronto Maple Leafs com 11 anos de idade, j muitos lhe viam com o olhar de artista que progressivamente comea a ser. Porque tanto treino Sandy? Quero ser uma artista, seja em dana, no palco a cantar, ou no cinema conhecida em todo mundo, e por isso que tenho treinado, a resposta.

Quando entramos no 860 da College Street, o velho conhecido local que era ocupado antigamente por a Associao Democrtica, vimos que tudo estava modificado. Aquilo agora chama-se A Gruta, e realmente parecia mesmo isso, uma gruta mas com um toque de classe. Ouvimos a voz do tcnico de som la longe no palco e entramos. Deparamos com Carlos Constantino, ele talvez mais conhecido pela comunidade como antigo mestre de som do velho Hollywood nights, ele batido na arte de som. E quando andamos com ele at porta, apercebemos que este mestre de som, cego. Nao v. Mas de som... percebe tudo. Devo ser mesmo o nico tcnico de som cego da comunidade diz-nos Carlos que dono da Gruta juntamente com o scio B J Hollywood e que ate aperceber de isso nunca

advnhamos. Esta semana que vem, Sbado dia 10 de Dezembro, as 7 horas, no 860 da College Street, a Gruta vai levar a efeito um concerto com a participao desta estrela em ascenso, Sandy Correia, e uma que j esta a subir algum tempo e que ABC teve o prazer de anunciar e entrevistar, IZA vai tambm la estar como tambm um ou outro artista de surpresa que passe por la numa angariao de fundos para o Sick Kids Foundation. ABC vcai por la estar e convida toda comunidade a participar nesta iniciativa e ver algumas artistas que talvez em breve voaram para patamares mais altos como tambem desejamos. Nossos parabens por vesta iniciativa, especialmente durante esta altura de Natal que vivemos. Carlo Miguel Cruz Gomes / Sonia Micael

Alm de melhorar o atendimento s famlias, o projeto tambm ir estimular a economia local, criando at 850 empregos no local durante a construo. Investir em hospitais modernos e eficientes que suportem as necessidades da nossa gente, que tenham em conta o envelhecimento da populao e a diversificao faz parte da construo conjunta, incluida no plano de Ontrio de

a quantidade de enfermeiros do tempo e outros profissionais de sade podem gastar com os pacientes. Recorde-se que o Hospital St. Michael um hospital com 520 camas, que tem vindo a servir as famlias em Toronto desde 1892. O tempo de espera para cirurgia de cncer no Hospital St. Michael foi reduzido em 51 por cento desde 2005.

12 . Desporto

Portugal no grupo da Holanda, Dinamarca e Alemanha no Euro 2012


Portugal vai defrontar Holanda, Dinamarca e Alemanha no Grupo B do Euro 2012, que se realiza na Polnia e na Ucrnia, entre 8 de Junho e 1 de Julho. Esta , porventura, uma tabela que merece a designao de grupo da morte, no qual Portugal ter que enfrentar trs antigas campes europeias. A Seleco Nacional vai efectuar toda a fase de grupos em solo ucraniano, devendo fixar o seu quartel-general em Lviv. A equipa das quinas vai disputar a fase de grupos na Ucrnia e comea por defrontar a Alemanha, a 9 de Junho, em Lviv. Na 2 Jornada, segue-se o jogo com a Dinamarca (13 de Junho), igualmente em Lviv. Recorde-se que foi precisamente a seleco nrdica que determinou que Portugal fosse obrigado a disputar os playoff de acesso ao Euro 2012. Na 3 e ltima ronda, Portugal defrontar a Holanda, para o encerramento da fase de grupos, a 17 de Junho, em Kharkiv. Se Portugal se apurar no 1 lugar, ter pela frente o 2 classificado do Grupo A. Caso se apure no 2 posto, defrontar o vencedor do primeiro agrupamento. Euro 2012 (Polnia e Ucrnia) 8 Junho-1 de Julho Fase de Grupos (8 Junho-19 Junho) Grupo A Polnia, Grcia, Rssia e Rep. Checa.

05 Dezembro 2011 Elementos do FC Porto agridem jornalista da TVI


O Sindicato dos Jornalistas repudiou, na segunda-feira, os insultos e a agresso de que foi vtima o jornalista Valdemar Duarte, ao servio da TVI, no final do encontro entre FC Porto e Sporting de Braga, que decorreu a 27 de Novembro, no Estdio do Drago. Em comunicado, o SJ denuncia o comportamento absolutamente inaceitvel do presidente do FC Porto bem como dos elementos que o acompanhavam e manifesta a sua solidariedade para com o camarada de profisso agredido. O SJ apela tambm aos jornalistas para que continuem a desempenhar a sua misso com a maior coragem e a resistir intimidao fsica ou psicolgica, fazendo respeitar o direito dos cidados informao livre e independente.

Grupo B Holanda, Dinamarca, Alemanha e PORTUGAL. Grupo C Espanha, Itlia, Crocia e Rep. Irlanda. Grupo D Ucrnia, Sucia, Frana e Inglaterra

Equipa de Mourinho vence Sp. Gijn nas Astrias

Ronaldo quebra enguio


Os merengues serviram-se da enorme inspirao de um tringulo de ouro que marcou toda a diferena. Di Mara abriu o marcador, aps jogada individual e remate pelo buraco da agulha na primeira parte. Feito o mais difcil, Ronaldo juntou-se festa e na segunda parte saiu das costas da defesa do Sp. Gijn para marcar o 2-0, aps grande abertura de Di Mara. Foi o 17 golo de Cristiano Ronaldo em 14 jornadas e a primeira vez que o avanado marcou ao Sp. Gijn, quebrando o enguio. O Real acabou por simplificar o que era difcil e Mourinho vingou-se de Preciado, treinador da formao das Astrias que na poca passada quebrou uma srie de 150 jogos do portugus sem perder em casa. Sobre os 90, Marcelo fez o resultado, quando Mourinho j pensava no embate de sbado frente ao Barcelona o portugus fez descansar zil, Higuan e Di Mara. Alm de Ronaldo, Mourinho utilizou de incio Pepe e Fbio Coentro. Pepe esteve muito eficaz no centro da defesa e Fbio Coentro jogou a lateral direito, sem complicar. No Sp. Gijn, o mdio Castro foi titular, mas acabou substitudo, aps exibio discreta. Nota final para a expulso

No Sporting discrinao de Jornalista de Mais Futebol


A Direco de Comunicao do Sporting impediu, ontem, domingo, 4, a participao de uma jornalista do Maisfutebol na conferncia de imprensa de Domingos Pacincia, na Academia de Alcochete. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia o ocorrido e insta as autoridades competentes a agir de forma exemplar de modo a prevenir a reptio de tais situaes. Em comunicado divulgado na noite passada o SJ condena mais esta discriminao contra um jornalista levada a cabo por um clube de futebol, e reitera o apelo que desde sempre faz em relao a situaes desta gravidade o apelo solidariedade entre camaradas de profisso e rgos de informao, no combate activo discriminao no acesso informao.

Cristiano Ronaldo, Di Mara e Marcelo consolidaram a liderana isolada do Real Madrid na liga com um triunfo sobre o Sp. Gijn (3-0), a uma semana da recepo ao Barcelona (sbado, s 4 horas da tarde).

do adjunto Rui Faria, por protestos, na 1 parte. BARA GOLEIA LEVANTE (5-0) O Barcelona goleou o Levante por 5-0, na Catalunha, e deixou um srio aviso ao Real Madrid para o jogo do prximo sbado no Santiago Bernabu. Cesc Fbregas com dois golos, os primeiros da partida, acabou por ser a principal figura do jogo. Cuenca, Messi (igualou Ronaldo na lista de melhores marcadores com 17 golos) e Alexis Snchez tambm fizeram o gosto ao p, numa exibio tranquila e sem grande esforo dos campees de Espanha e da Europa. O Bara ainda no sofreu golos em casa na liga.

Do Farm A sua Mesa...

FRUTA/ VEGETAIS/ MERCEARIA FINA/ CARNES FRIAS/ PEIXE E MARISCO/ E MUITO MAIS...

... E s um passo ao Joes

416 656 7250

JOES GARDEN 1921 Davenport Road CENTRE & GRAPES (Esquina com a Laughton Um bloco a oeste da Symington) GROCERY

Quando Faltar leite j sabe por onde passar...

Taa de Portugal obrigou favoritos a aplicarem-se a fundo...


As equipas mais favoritas que jogaram os oitavos da Taa de Portugal de futebol seguiram em frente na prova, mas no evitaram um esforo extra e at decises obtidas na roleta dos penltis. A Oliveirense (Liga de Honra) acabou com os sonhos do Mirandela (II diviso) atravs do desempate por pontaps da marca de grande penalidade (4-2), aps o 1-1 no tempo regulamentar e o 2-2 no prolongamento. Da mesma forma, o Nacional da Madeira (Liga) abateu o Tirsense (II) no terreno deste (4-3), aps o nulo verificado no final dos 90 minutos. Obrigados a 120 minutos de jogo, o Desportivo das Aves (LH) venceu o Ribeira Brava por 2-1 (1-1 no tempo regulamentar) e a Acadmica (L) bateu o Leixes (LH) em Matosinhos por 5-2 (2-2). A eliminatria ficou marcada pelo afastamento do Benfica, que na sexta-feira foi derrotado pelo Martimo, no Funchal, por 2-1. No dia anterior, o Moreirense (LH) venceu o Torreense (II) por 2-1. No sbado, a Olhanense, a exemplo do que se passou ontem, viu-se obrigada a resolver a passagem no penltis, vencendo por 4-2, aps o empate a um golo no tempo regulamentar e a dois no prolongamento. Os oitavos de final da Taa de Portugal ficam concludos, hoje, segunda-feira, com a realizao do Sporting (L) - Belenenses (LH), s 3:15.

05 Dezembro 2011

Desporto . 13

FABRICANTES DE ENCHIDOS

RESULTADOS

Resultados dos encontros dos oitavos de final


- Quinta-feira, 01 dez: Moreirense (LH) - Torreense (II), 2-1. - Sexta-feira, 02 dez: Martimo (L) - Benfica (L), 2-1. - Sbado, 03 dez: Estoril (LH) - Olhanense (L), 1-1 (2-2 ap, 2-4 gp). - Domingo, 04 dez: Mirandela (II) - Oliveirense (LH), 1-1 (1-1 ap, 3-4 gp). Desportivo das Aves (LH) - Ribeira Brava (II), 1-1 (2-1 ap). Tirsense (II) - Nacional (L), 0-0 (3-4 gp). Leixes (LH) - Acadmica (L), 2-2 (2-5 ap). - Segunda-feira, 05 dez: Sporting (L) - Belenenses (LH), 20:15 (SportTV1).

Martimo 2-1 Benfica.

Bailinho da Madeira rumo aos quartos da Taa


equipa madeirense at tem razes de queixa da arbitragem de Paulo Baptista. O golo do Benfica surgiu na sequncia de uma grande penalidade inexistente. J depois da resposta do Martimo, com Baba a ver Amorim cortar uma perigosa jogada de ataque, entrou em cena Paulo Baptista, assinalando uma grande penalidade inexistente por alegada falta de Briguel sobre Nolito. O espanhol deixou-se cair dentro da grande-rea, ludibriando a equipa de arbitragem e permitindo a Saviola abrir o activo, aos 27. Este Martimo j no sensao. uma certeza Pedro Martins recolocou as peas no stio, no alterou o figurino inicial e viu o Martimo entrar a todo o gs na 2 Metade, como noticia a Renascena. A vontade aliava-se arte e racionalizao de processos que iam levando perigo baliza de Eduardo e colocando sobre brasas uma defesa completamente desorientada. Eduardo ainda evitou um golo que parecia certo de Danilo Dias, mas num curto espao de onze minutos, revelar-se-ia impotente para impedir que, primeiro, Roberto Sousa assinasse o golo mais embelezado da noite, com um remate a cerca de 30 metros da baliza (59) e, depois, que Sami conclusse com uma chapelada uma boa jogada de colectivo. O Benfica ainda disps de boas ocasies para, pelo menos, forar o prolongamento, mas Ricardo Ferreira, habitual suplente das redes verderubras, revelou-se intransponvel. Agora, j no o Benfica que esperar pelo desfecho do SportingBelenenses de hoje. Ser, isso sim, o super Martimo de Pedro Martins, que at j faz Taa.

Programa dos quartos de final (21 dez): Sporting (L)/Belenenses (LH) - Martimo (L). Acadmica (L) - Desportivo das Aves (LH). Moreirense (LH) - Nacional (L). Oliveirense (LH) - Olhanense (L).

Reviravolta sensacional dos insulares na 2 Parte e aps uma grande penalidade inexistente e que deu o golo aos encarnados. Martimo fez Taa e espera agora por Sporting ou Belenenses nos quartos de final da Taa. O Martimo apurou-se para os quartos de final da Taa de Portugal, esta sexta-feira, ao afastar, de forma sensacional, o Benfica, vencendo por 2-1. Dez anos volvidos, os insulares voltaram a eliminar os encarnados da prova-rainha do futebol nacional e definiram mais uma poca falhada de Jorge Jesus no que conquista da Taa de Portugal diz respeito. As guias, que averbam a primeira derrota da temporada, podem apenas queixar-se dos erros defensivos cometidos na 2 Parte, enquanto que a

FABRICANTES DE ENCHIDOS PARA TODO O CANAD 1831 Mattawa Ave., Mississauga www.borgesfoods.com 905 277 0677 SEMPRE SUA MESA

BORGES

CARNE MOIDA $1.99LB CARNE DE PORCO PARA ALENTEJANA OU FRITAR $1.99LB BIFES SELECIONADOS $3.99LB COSTELETAS DO CACHACO $1.99LB

14 . Mensagens

05 Dezembro 2011

05 Dezembro 2011

Ainda a tempo . 15 Granilouro de Espanha em terras do Canad

A indstria de tijolo e produtos de pedra no Ontario fala Portugus


* Distino para Jack Prazeres
A noticia chegou fresca, e no poderamos deixar de mencionar, embora o faamos hoje muito curto, por falta de espao, que muitos possam pensar ser uma boa dor de cabea mas uma que temos que encarar em breve. ABC (Pedimos desde j perdo a Jack Prazeres porque merece muito mais) no quis deixar de anunciar. No dia 25 de Novembro MasonryWorx anunciou o nome de seu novo Presidente como os nomes de os corpos diretivos. MasonryWorx e a maior representao na industria de tijolo, bloco e produtos de pedra no Ontrio. Os membros de MasonryWorx incluem profissionais relacionados com a industria e que promovem a criao de estruturas de longa durao que possam aumentar em valor, e reduzirem emisses de gases de efeito estufa como adicionar beleza s vizinhanas. Bem porque que isto importante saber? Porque um dos nossos foi nomeado Presidente. Com um pedido de desculpa a toda a direao vamos mencionar aqui hoje, nesta edio, s os nomes que compem o Corpo Executivo... Trata se do Comendador Jack Prazeres. Jack Prazeres conduzir o corpo diretivo novo, sucedendo a Dante Di Giovanni, que vai permanecer no Comit Executivo de MasonryWorx.

Mrmores e granitos em jornada de reencontro...


granitos e mrmores. Algo que, sendo sonho, acabou por se tornar realidade. E a sua empresa, em Porrio, Vigo, j emprega 55 pessoas. E permite, afinal, que ele comece a internacionalizar o seu trabalho e a sua fbrica, a Granilouro. Assim, o Canad era a porta natural para comear a fazer entrar por c muitas das pequenas maravilhas que fabrica. Esteve, agora, na Metro Convention Centre. Falmos com ele. Simples at mais no. Trouxe consigo dois empregados superiores, Divina Jardn Gonzalez, das Relaes Internacionais, e Breogan Chapela, do Departamento comercial. Curioso, entretanto, foi conhecermos pormenores do brao da Granilouro em terras do Canad. Alexandre da Silva, um activista comunitrio de grande prestgio, fica por c encarregado dos negcios da Granilouro. que, para alm do mais... ambos trabalharam juntos quando, de 72 a 82, Antnio Castro. Nunca mais se viram... at que numa viagem de Alexandre da Silva a Espanha... se deu o reencontro. E se abriu a porta para mais profcuo entendimento. Conhecemos um pouco da histria na Metro Convention

A histria no de hoje. Nem termina... hoje. Antnio Castro Espanhol. Esteve, no entanto, por c, durante muitos anos. Imigrante interessado no andamento do Pas, aqui viveu algum tempo, fazendo o melhor que podia para olhar o futuro com confiana. Ao regressar a Espanha... levava o sonho de fazer obra de truz. Primeiro como padaria. Depois como fabricante de calcreos,

Centre. Uma histria a que havemos de voltar, j que hoje, por manifesta falta de espao, no nos podemos alongar muito.

Executive Committee

Jack Prazeres - President Bruno Masucci - Vice President Marcus Poirier - Treasurer Dante Di Giovanni - Past President

Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 21 a 25 de Novembro

EUA... de novo o consumer of last resource?

Os EUA so o exemplo tradicional de uma grande economia pouco aberta ao exterior, em que o consumo privado o pilar do crescimento sustentado e o fator de ignio do ciclo virtuoso de mais consumo, mais produo, mais emprego, e novamente mais consumo. Desde que os cash-outs das mais-valias do mercado imobilirio deixaram de ser um fator para o crescimento do consumo privado, tal como foram durante a maior parte da dcada passada, o referido ciclo tem sido abortado por fatores exgenos como sejam o choque inflacionista associado aos preos das matrias-primas, os distrbios provocados pelas quebras de fornecimentos do Japo e a instabilidade do sistema financeiro, neste caso associada crise da dvida pblica dos pases da Zona Euro (que ameaa transfigurar-se numa crise do prprio euro). A ensombrar o cenrio prospetivo encontram-se ainda o abrandamento econmico a nvel global e o elevado risco de reentrada em recesso de vrios pases da Zona Euro (Grcia e Portugal j l esto), ou mesmo da regio no seu conjunto. Neste contexto, a possibilidade dos EUA reencontrarem o caminho do crescimento sustentado seria uma boa notcia para os prprios, mas

igualmente para um Mundo vido pela procura externa que coloque a economia global na senda do crescimento sustentado. Ou seja, que os EUA voltem a assumir o seu papel de consumer of last resource. O mercado de Habitao Atentando para os mais recentes dados do mercado da habitao norte-americano, que incluem as vendas de habitaes novas, os gastos em construo, os contratos assinados para vendas de casas usadas e os diversos indicadores de preos, globalmente referentes a outubro, a concluso bvia. O setor permanece em crise e no ser possvel contar com ele at que os preos invertam de forma decisiva a atual tendncia de queda. Por agora, o mercado de habitao um fator de arrasto atividade econmica, com contribuio negativa para o crescimento econmico e com restries mobilidade do trabalho, na medida em que a venda de habitao a desconto um entrave deslocao das famlias em busca de emprego e um fator a pesar negativamente no moral das famlias. Excludo o habitual papel da construo de impulsionador da retoma do pas, os indcios de consolidao da retoma tm de ser procurados noutras latitudes. Ao nvel da indstria transformadora, o ritmo de expanso acelerou mais do que o esperado em novembro, aps se ter aproximado da estagnao nos meses anteriores. Esta evoluo foi suportada pelo robustecimento das novas encomendas e da produo. Ainda assim, o PMI permanece abaixo da mediana dos registos observados durante os perodos de expanso da economia americana (54.7 pontos), inferindo que continuamos perante um perodo de crescimento abaixo da tendncia de longo prazo. O que se entende no mbito das atuais condies creditcias desfavorveis, as quais so, possivelmente, o fator que mais est a condicionar a recuperao do mercado imobilirio, na medida em que implicam entraves que vo muito para alm da taxa de juro, tanto a particulares como a empresas. Ao nvel da estabilidade de preos, o indicador de preos pagos do inqurito PMI indstria transformadora permanece a sinalizar uma descida, embora a um ritmo inferior ao do ms anterior, com especial incidncia nos ramos da fabricao de metais, dos produtos qumicos e dos combustveis, evoluo propiciada pela retrao dos preos das commodities

Parceria ABC/Montepio
nos mercados internacionais e que evidencia a inexistncia de presses inflacionistas nos estgios mais baixos da cadeia produtiva. Esta uma boa notcia, pois a descida do preo dos combustveis nos consumidores finais funciona, grosso modo, como uma descida de impostos, ao libertar recursos financeiros para aplicar noutras formas de consumo/investimento. Boa... a aquisio de automveis Para j, os dados disponveis relativamente ao consumo so muito bons no que toca aquisio de automveis ligeiros, a qual aumentou 3.0% em novembro e se encontra a apontar para uma taxa de crescimento anualizada acima dos 30%, no ltimo trimestre do ano, o que um bom augrio para que o consumo privado mantenha ou supere o ritmo de crescimento observado no terceiro trimestre (+2.4%). Mas, ser que as empresas acreditam que a procura futura justifica o investimento em mo-de-obra? A resposta ainda no conclusiva, mas animadora. O ritmo de criao de empregos aumentou ligeiramente menos do que o esperado em novembro, de 100 para 120 mil, mas os dados dos dois meses anteriores foram revistos em alta e a taxa de desemprego recuou para um mnimo desde igual valor em maro de 2009 (8.6%). Os privados criaram 140 mil postos de trabalho enquanto o Estado procedeu dispensa de 20 mil funcionrios pblicos, em consequncia dos constrangimentos oramentais dos diversos nveis da administrao americana e que resultaram no corte acumulado de cerca de 600 mil empregos pblicos desde o incio do processo, no incio de 2009. No polo oposto, o emprego no sector privado est em expanso h quase dois anos e a uma mdia igual ao registo do corrente ms (+140 mil). Uma certeza, os EUA podem no ser de momento o consumer of last resource que o Mundo precisa, mas pelo menos parecem estar a se posicionar para o voltarem a ser. Joo Fernandes (Joao.Jose.Fernandes@Montepio.pt)

16 . Mensagem

05 Dezembro 2011

Sorteio de uma viagem ao Pic-nic de Inverno da CHIN por compra de 4 pneus!

05 Dezembro 2011

Ainda a tempo . 17

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE

PAULO

Sutton Group Innovative Realty Inc.


ON L8W 3J6 escritrio

Paulo Antunes
124 Gage Av- $142,900 Lar completamente renovado com dois quartos de banho 3 quartos de dormir, perto de lojas escolas e transporte pblico. Perfeito lar para comear a sua vida como proprietrio.

20-1750 King st. - $39,900 Sim, o preo verdade. Alm disso os custos mensais so de apenas $195.00 por ms, incluindo praticamente tudo.

101 Steven St-$129,900 Perfeito lar para se aposentar. Cave completamente acabada, jardim enorme, Furnace e AC praticamente novos. Um mimo

1423 Upper Ottawa St.

HAMILTON

905 575 7070

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

10 St. Matthews $ 172,900

289 440-1319

Ou vai
Fogo posto

Lar em excelente estado. bem no meio da zona Portuguesa. Sala de jantar e sala de estar enormes. Estacionamento para 2 carros. Um mimo

31-1759 King st. - $53,900 Apartamento de 1 quarto renovado por completo. Situado numa zona excelente de Hamilton. Paz e segurana...

do que for estabelecido por algum, ainda no se sabe quem. Uma coisa certa, l se ir mais um pedao da nossa soberania, desta feita quanto capacidade de cada pas elaborar o seu Oramente de Estado, sem interveno de Bruxelas. Simplificando, os OE de cada estado, s depois de apreciados por Bruxelas, que sero apresentados aos respetivos parlamentos, para estes assinarem por baixo. Enfim, vo-se os anis e que fiquem os dedos. Mas nem estes certo que se salvem, pelo menos no nosso caso. Se no vejamos: Todos estamos certos (sofremos na pele) dos sacrifcios por que passmos este ano, para que o dfice ficasse nos 5,9%, ou mesmo um pouco abaixo, como pode ser que acontea. Mas, esse xito do governo fica a dever-se transferncia dos fundos de penses da banca, estratagema que no se repete para 2012. Ora, como temos de baixar ainda mais o dfice, onde ser que o governo vai meter a faca? Tenho para mim e oxal esteja enganado que, dado que o aumento de impostos j no gera aumentos de receita, seja porque estamos com uma carga fiscal das maiores da Europa e no suportamos mais, seja porque os cortes nas gorduras do Estado se tm revelado muito difceis de concretizar, restam duas rubricas gordas, onde suspeito que o Estado ir atuar se as coisas no correrem de feio: salrios e prestaes sociais. Trocando por midos: Despedimentos na funo pblica, cortes nas reformas, nos cuidados de sade, no rendimento de insero, nos subsdios de desemprego e por doena e por a fora. Sinceramente, espero no ter razo. Se no, como dizem os brasileiros, o bicho vai pegar - Helder Freire

Entrmos numa semana crucial para a Europa e para o Euro. Aps meses e meses deriva, e com a senhora Merkel a fazer de timoneiro e Sarkozy de contra-mestre, a Comisso Europeia e o seu Presidente, Duro Barroso, foram sistematicamente postos margem das grandes decises, muitas vezes apanhados de surpresa com as decises do eixo Paris/Berlim. Enquanto isso, ao mesmo tempo que se sucediam as cimeiras a duas vozes, a Europa definhava e o contgio dos dfices das dvidas soberanas, arrastava para o fundo governos democraticamente eleitos e que foram substitudos por equipas de tecnocratas, umas eleitas, outras nem por isso. Muitos analistas davam, e do j como defunto o Euro. No entanto, perante a catstrofe que seria a falncia da moeda nica, os motores da Unio, parecem, finalmente ter chegado a um consenso sobre o que j se chama, a refundao da Europa. Hoje mesmo, Merkel e Sarkozy vo afinar estratgias para apresentar, dentro de dias ao Conselho Europeu, que dever assinar de cruz, depois de algumas tmidas vozes discordantes, com a Gr-Bretanha frente, mas esta, no pertence ao Euro. Iremos ento ter sanes mais pesadas para os pases incumpridores, mas, para que eles cumpram, a dupla do eixo, pretende criar um Comissrio especializado e dedicado a vigiar de perto os dfices, para que estes no saiam da rbita

Novas medidas de austeridade em 2012


O Primeiro-ministro admite que o ano que vem vai ser muito difcil para as pessoas de rendimento intermdio. Quanto a uma eventual sada do euro, diz que preciso estar pronto para todas as eventualidades. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, admite a necessidade de novas medidas de austeridade se houver desvios nas contas no prximo ano e se a situao econmica se degradar. Perante uma circustncia dessas, claro que teramos de adoptar novas medidas, admitiu o chefe de Governo, em entrevista concedida esta quarta-feira SIC. Antes de falar objectivamente sobre a possibilidade de o pas ser confrontado com mais medidas difceis, Passos Coelho comeou por contextualizar as contas do Executivo. H riscos no Oramento, mas cumprvel. Utilizaremos todos os mecanismos necessrios para garantir uma boa execuo do lado da despesa. O maior risco que ns enfrentamos nesta altura o de declnio econmico, comeou por dizer. A nossa previso que a taxa de decrescimento da economia seja de 3%. Se isto, por razes externas, no se vier a confirmar e for pior, h riscos do lado da despesa, porque teramos que pagar mais subsdios de desemprego e porque haveria menos receita, [facto] que no permitiria que chegssemos ao final do ano de modo a cumprir a meta do dfice. Perante uma circustncia dessas, claro que teramos de adoptar novas medidas, admitiu Passos Coelho. O chefe de Governo acrescentou vai ser muito difcil para as pessoas de rendimento intermdio passarem pelo ano de 2012 e que o Governo est consciente dos sacrifcios que pediu aos portugueses, sacrifcios esses que so necessrios para sairmos da crise. Sobre a possibilidade de Portugal ter que sair do euro ou da moeda nica desaparecer, o primeiro-ministro disse que temos que estar preparados para todas as eventualidades. No entanto, Pedro Passos Coelho considera que isso seria uma catstrofe que levaria a uma recesso econmica e seria o fim da Europa.

A crise da zona euro e a respectiva dvida tornaram-se a maior ameaa economia global e uma ruptura da zona monetria no pode sequer ser descartada. Esta , afinal, uma previso dos economistas da OCDE, que na segunda-feira exortaram, designadamente, o BCE a desempenhar um papel maior na resoluo da crise. A zona do euro j teria entrado em leve recesso, e muito pior poder

Crise da Zona Euro a maior ameaa


surgir, a menos que os decisores polticos tomem medidas decisivas para acalmar os mercados. H um risco para o euro, no vamos negar isso, disse Reuter o economista-chefe da OCDE, Pier Carlo Padoan. Mas eu gostaria tambm de dizer que h uma possibilidade de evitar esse risco, acrescentou. O pior cenrio o da inaco na zona do euro e do fracasso dos legisladores dos EUA para aprovar um plano de reduo de gastos, o que poderia conduzir a uma crise devastadora para a economia mundial, como disse um porta-voz da OCDE baseado em Paris. Na ausncia de uma ao decisiva dos lderes da zona euro, o Banco Central Europeu (BCE) tem o poder para conter a crise do bloco.

Nos Estados Unidos, no entanto, a Reserva Federal tem poucas possibilidades. Por ns, estamos ainda a ver a poltica monetria europeia atrs da curva, como diz, sem deixar de referir que isso no pode mais ser aceite, j que o tempo est a acabar e cada vez que perdemos a ocasio para agir eficazmente, o preo ou o custo para ter resultados positivos vai muito para cima, acrescentou.

Ervanria Lagoa Azul


1227 Dundas St. W., Toronto (416) 533-8907 A desejar a Clientes e Amigos Felizes Festas de Natal e Ano Novo

Jacks Bakery
352 Oakwood Ave. 416 651-1780

Boas Festas para todos os Clientes e Amigos

Europa Duct Cleaning

Boas Festas para todos os Clientes e Amigos

Manuel ou Mike 416 536-3828 416 537- 4296

18 . Automobilismo

05 Dezembro 2011

Subaru Advanced Tourer Concept

Taa das Naes:

Paulo Alves Carlos Moreira

Schumacher e Vettel reeditam triunfo germnico


Para gudio dos muitos adeptos alemes presentes no Estdio de Dusseldorf (desta vez, muito bem composto), a Alemanha voltou a triunfar na Taa das Naes da Corrida dos Campees (Race of Champions), com Michael Schumacher e Sebastian Vettel a baterem na Final a equipa Nrdica, composta por Juho Hanninen e Tom Kristensen. Na meia-final, a equipa britnica ainda deu luta aos germnicos, com Michael Schumacher a ver-se batido por Jenson Button, cabendo a Vettel a tarefa de colocar a Alemanha na Final depois de derrotar Andy Priaulx e Button, que cometeu um erro na sua segunda volta e entregou o triunfo ao seu rival germnico.

A futura carrinha da Subaru apresenta formas musculadas e espao de fartura como principais argumentos. Mas tambm uma motorizao hbrida, o que a torna no primeiro modelo da marca com este tipo de soluo mecnica Tem um ar encorpado e largo, fruto dos seus 4,58 m de comprimento. Assenta num desenho bastante futurista e apresenta um motor boxer como tradio da marca, desta feita de 1.6 litros. Este recorre a um turbocompressor e injeo direta. Est associado a uma transmisso automtica CVT e a um motor eltrico cuja potncia a marca no desvendou. Este permite que o Advanced Tourer usufrua da trao s quatro rodas no modo totalmente eltrico a baixas velocidades. Na desacelerao, o mecanismo de regenerao faz da unidade eltrica um motor-gerador. As baterias so de ies de ltio e no foi revelado nenhum dado quanto ao tempo de recarregamento ou autonomia conseguida. A visibilidade est garantida para toda a famlia atravs de um enorme teto panormico que valoriza ainda mais a sensao de espao a bordo. O desenho vanguardista da carroaria estreia ainda um sistema em que a abertura das portas dianteiras e traseiras invertida e num formato quase vertical. O Subaru Advanced Tourer foi revelado no Salo Automvel de Tquio.

Por seu turno, para chegar Final, Kristensen e Hanninen tambm estiveram bastante bem em representao da equipa Nrdica, com o primeiro a manter-se invencvel em quase todas as rondas em que participou (perdeu apenas uma vez) e Hanninen a mostrar-se tambm bastante competitivo. Nas meias-finais, levaram a melhor sobre Romain Grosjean e Sbastien Ogier, que compunham a equipa francesa. Nos duelos decisivos, Schumacher infligiu a primeira derrota a Kristensen na primeira das duas mangas e, depois, Vettel levou mesmo os muitos adeptos alemes ao delrio depois de levar a melhor sobre Juho Hanninen, que ainda no havia experimentado o Buggy ROC com o qual se disputou a Final. Confirmou-se assim o favoritismo alemo a jogar em casa!

Quanto a Filipe Albuquerque, que nesta edio fez dupla com David Coulthard na equipa All-Star, a sua prestao no foi a que certamente estaria espera, j que no levou a melhor em nenhum dos trs duelos que realizou, primeiro com Jan Kopeck, depois com Vettel e, por fim, com Andy Priaulx. Com efeito, o seu colega de equipa, que tambm participou no DTM este ano, no esteve muito melhor, j que apenas venceu uma ronda, contra Vitaly Petrov, perdendo contra Michael Schumacher (tendo sido penalizado em 5 segundos por falsa partida) e Jenson Button.

Novo Subaru BRZ foi apresentado em Tquio e chega ao mercado em 2012


chegar tambm o irmo gmeo Toyota GT 86. Ambos os modelos resultam de um projecto de desenvolvimento conjunto que pretende relanar a imagem desportiva de ambas as marcas, mas que foi maioritariamente concebido pela Subaru. O novo Subaru BRZ caracteriza-se pela prioridade que d eficcia dinmica e ao prazer da pilotagem. Tem, por isso, um baixo centro de gravidade e formas muito desportivas. O motor boxer de dois litros recorre tecnologia de injeco directa de gasolina D-4S concebida pela Toyota e a sua arquitectura permite ao novo desportivo uma postura bastante baixa, medindo apenas 1,30 m de altura, enquanto o comprimento de 4,24 m e a largura de 1,775 m. Apesar disso, este 2+2 proporciona bom espao de bagagem para garantir viagens agradveis e uma utilizao quotidiana. O motor boxer est acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou, em alternativa, a uma automtica com o mesmo nmero de relaes e um modo de funcionamento Sport. No modo manual possvel utilizar as patilhas no volante para um feeling mais desportivo.

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica

CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt

A verso de estrada do novo GT compacto da Subaru, o BRZ, acaba de ser desvendada no salo automvel de Tquio. Chega a Portugal no segundo semestre de 2012, tal como o irmo gmeo Toyota GT 86 Tem traco traseira, utiliza um novo motor boxer de 4 cilindros opostos feito pela prpria Subaru e a debitar 200 CV de potncia e pesa apenas 1220 Kg. Este o principal carto de visita do novo desportivo compacto que a Subaru vai lanar no mercado no segundo semestre do ano que vem, altura em que deve

05 Dezembro 2011

Escrever e contar . 19

4 anos de priso para o mdico A saudade capaz de matar que matou Michael Jackson
Dois meses depois do incio do julgamento de Conrad Murray, pelo homicdio involuntrio de Michael Jackson, o juiz Michael Pastor condenou o mdico pena mxima, ou seja, quatro anos de priso. H quem pense que Murray um santo. Outros pensam que um diabo. Eu penso simplesmente que um ser humano, afirmou o juiz, afastando a hiptese do Murray ser uma pessoa fria e insensvel, como defendia a acusao, apesar de reconhecer que a sua conduta foi atroz. J o promotor pblico David Walgren acrescentou que o mdico mentiu por diversas vezes sobre os acontecimentos da noite em que o rei da pop morreu. O acusado estava a jogar roleta russa com a vida de Michael Jackson todas as noites, disse. Katherine Jackson, me do cantor, considera a pena demasiado leve. Quatro anos de priso no me devolvero o meu filho. Espermos muito tempo por este momento e no pudemos conter as lgrimas de alegria dentro da sala. Apesar de o Michael no voltar, a justia finalmente funcionou. Estou impaciente para voltar para

Fernando Cruz Gomes


Chamava-se Cristina. Era uma jovem cheia de vida... a vida que os sonhos do. Jogava o jogo da realizao dos sonhos. Cantava o que havia a cantar e dedilhava as cordas da saudade das coisas boas que a infncia lhe dera. esperou por mim. Ainda corri, tropecei, voltei a levantar-me e voltei a correr. Mas... j no fui a tempo. A carta no seguiu e fica por a, paredes meias com a minha saudade a saudade que s vezes mata... no ba do meu dirio ntimo de folhas amarelecidas pelo vento. Um dirio ntimo... que j ningum quer! Aiu! Aiu! Cantaria eu, se soubesse cantar, encenando a frase velha... da velha amiga que anda por a nos ares que escorrem por todo o lado. Nos ventos que bailam assustadoramente. Na neve fria que ela tambm conheceu. Foi-se-me embora. J tinha sabido da partida para o assento etreo onde os sculos dormem de outros, muitos outros que ela conhecia s de nome.

casa e partilhar esta notcia com os filhos do Michael [Prince, de 14 anos, Paris, de 13, e Blanket, de nove], afirmou, emocionada. Recorde-se que Conrad Murray j est preso desde o passado dia 7 de novembro, quando foi formalmente acusado de homicdio involuntrio.

David Beckham realiza sonhos nas Filipinas


organizao da qual embaixador, e realizar o sonho de algumas crianas carenciadas. E durante este encontro, o futebolista, fez questo de deixar uma mensagem de esperana a estes jovens que, na sua grande maioria, foram abandonados pelos pais e encontrados nas ruas. to importante ter um sonho, afirmou David Beckham, que participou ainda num jogo de futebol ao lado destes meninos. Como pai, no consigo imaginar a vida destas crianas que vivem e trabalham nas ruas. Elas esto expostas a tantas ameaas e esto tambm a perder as coisas mais simples da vida, ter pessoas sua volta que as amem e orientem, disse Beckham. Refira-se que o desportista, que casado com Victoria Beckham, tem quatro filhos: Brooklyn, Romeo, Cruz e Harper Seven.

Chamava-se Cristina, mas o leitor pode pr-lhe outro nome. Ela j nem se zanga, afastada que est na manso onde os sculos dormem. No se zanga... at por que capaz de ter por l embebidas nos mesmos sonhos muitas e muitas da sua tmpera. Muitas e muitas do seu estofo. Que sonharam... o sonho lindo de uma vida linda. Que concretizaram sonhos, mesmo quando parecia que ficavam pelo caminho. Que lutaram. Ela, a Cristina (tambm) dos meus afectos, que morreu faz agora um ano, agora a 7, foi-se embora, quando tanto havia a esperar do seu talento. Quando tantos esperavam v-la cantar, v-la abraar a Televiso onde se embrenhou, v-la, afinal, a calcorrear os seus sonhos e a cavalgar a fama. E ela... foi-se embora. E a me que anda por a, ensimesmada, e em demanda da sua menina disse-me apenas, quando eu lhe pedi mensagem: A mensagem que gostaria de passar foi ela quem me escreveu, nesta coisa linda que se chama Internet to simplesmente: no dia 7, sorria, olhe para o Cu e mostre a Cristina que a sua estadia entre ns no foi em vo. Mensagem simples. Linearmente simples. De quem anda por a, s escondidas, a enxugar as lgrimas e a fazer-se forte. E a dizer, afinal, que a aproximao da prxima semana est a ser muito intensa, com muito lgrima mas muito linda. Lgrimas a rimarem com alegria. Angstia a decifrar o alm. A furar o alm em demanda da tal Cristina... que se foi. E o irmo Marco, que tambm chorou e chora a perda da Cristina ainda que diga que no e que feio um homem chorar anda por a em demanda da msica da Cristina. E onde os sons so como choros alegres, em paradoxo que gosto de cultivar. Os sons so, afinal, ptalas de rosas que ela, ainda por c, talvez espera do Natal que j no teve, ia desfolhando, uma a uma. Chamava-se Cristina, sim. E o dia 7 diz-lhe muito. Mesmo hoje... que ela se finou vai fazer um ano. O dia 7 deu-lhe nova vida, no tal alm de poucos sabem algo. O carteiro desta terra grande onde se me vo ficando os ossos... j no

O futebolista David Beckham esteve na capital das Filipinas e transformou o dia de algumas crianas com as quais jogou futebol e partilhou

emoes. David Beckham aproveitou uma pausa da viagem do L.A. Galaxy a Manila, nas Filipinas, para visitar um centro da UNICEF,

Loja de calado made in Portugal abre no Chiado


O que feito em Portugal mesmo bom e tambm bonito e com estilo. A prov-lo est a recente inaugurao da loja da marca de calado portuguesa Cubanas em pleno Chiado, na capital lisboeta. A Cubanas uma marca portuguesa que j exporta para o mundo inteiro (18 pases) e que abriu a primeira loja exclusiva da marca no Chiado. O cocktail que assinalou a abertura oficial da loja contou com artistas de rua, dj com msica cubana e portuguesa e muitos e muitos convidados, entre os quais se destacou a cantora urea (vencedora de um Globo de Ouro no ano passado), f e amiga da marca.

Aiu! Aiu! Foi-se-me mais uma irm. E j se foi h um ano, quando tanto havia a esperar do seu talento feito de sonhos. Aiu! Aiu! J nem a ela tenho para encostar o peito feito corao e chorar as mgoas de sabermos que... os outros no nos entendem. E ao folhear o lbum das recordaes com muitos nomes que at nem vale a pena recordar no encontro l uma fotografia que me altere a que tenho na mente. De resto, prefiro assim. Lembr-la como ela foi. Grande. Grande. Grande. Mesmo que os pigmeus de hoje (e de ontem, eu sei) a considerem pouco menos que principiante a troco do nascimento do sonho. Que a considerem pequena. E o carteiro que se foi e me no levou a carta que lhe queria escrever quando o corao a comeou a atraioar! Acho que lhe sonegaram o ardor de ir para um microfone, mesmo sem ter nada previsto e... brilhar. Era, no fundo, uma menina feita mulher rapidamente aos solavancos da (m) sorte... A saudade mesmo capaz de matar! A me o diz. O irmo tambm. E eu no sou capaz de desmentir...

Victor Ferreira

De Oliveira Hair Care Systems


2170 Stanfield Road, Mississauga Tel.905-290-0758 A desejar a Clientes e Amigos FESTAS FELIZES

(416) 709-2716

2189 Dufferin Street, Toronto (416) 652-8666

Doce Minho Pastry and Bakery

A desejar a Clientes e Amigos Felizes Festas de Natal e Ano Novo

A desejar a Clientes e Amigos Felizes Festas de Natal e Ano Novo

20 . Coisas e loisas

05 Dezembro 2011
PEQUENOS ANNCIOS - PRECISA-SE...
-Serralheiro/mecnico e soldador em regime de part-time, com oportunidade de full-time. 905257-6918. -Operadores de mquinas de costura com experincia. Contactar Madalena. 905-828-1480. -Vendedor para stand de automveis, oferecem bons benefcios. Enviar resum para jgoldberg@ oldmillgm.ca -Ajudante com ou sem experincia para instalao de portas e janelas de alunnio. 416-651-1432. -Condutores e ajudantes para remoo de neve. 416-783-3500. -Carpinteiros de acabamentos com experincia. 647-884-1476. -Empregados de limpeza com experincia. 416-939-8279. -Carpinteiro de cofragem. 416624-5309. -Padeiro/pasteleiro para a rea de Brampton. 905-459-5641. -Carpinteiro de acabamentos com ou sem experincia. 416-919-7538. -Ajudante para trabalhar em renovaes. 647-500-4384. -Carpinteiro de acabamentos com experincia. 647-215-7727. -Empregados de limpeza, para Toronto e Markham. 416-873-2534. -O First Portuguese tem em aberto uma posio a tempo parcial para Assistente de Educadora Infantil com experincia (Child Care Assistant). Para o Programa After School. -Cozinheira portuguesa, precisa-se para clube portugus, localizado no seio da comunidade. Domingos de folga. As interessadas devem ter experincia da cozinha portuguesa e telefonarem para 416 294 5014 e deixarem na caixa de respostas, o nome e numero de telefone.

Vou falar... sobre Vital Greens


Antnio Custdio Barros
Num perodo em que as frias j vo longe, o frio j comeou assim como as constipaes e a falta de energia caracterstica deste perodo do ano em que o Natal j espreita assim como os exageros alimentares to habituais, desta poca do ano, que deixam normalmente alguns danos no nosso corpo... E da o motivo pelo qual me lembrei de falar sobre um produto que acede recuperao dos danos corporais, motivados por alguns dos excessos cometidos, assim como d energia, alimenta e at ajuda para que haja perda de algumas gorduras suprfluas e exerce um efeito desintoxicante e antioxidante. O produto lquido constitudo por mltiplas substncias, entre as quais a clorofila, que o pigmento verde que existe nas plantas e que permite que os vegetais capturem os raios solares, para proceder ao processo da fotossntese. O poder da clorofila quase mgico, apresenta propriedades curativas e estrutura molecular muito semelhante ao heme que encontrado na hemoglobina humana. Estudos bioqumicos que a clorofila ajuda na manuteno da Sade e na preveno da Doena. A clorofila no apresenta toxicidade independentemente da dose que for consumida. A clorofila igualmente usada para tirar o mau hlito e como desodorizante corporal assim como para desintoxicar o corpo humano. Igualmente apontada como um benfico produto para evitar a leso do DNA celular, evitando mutaes das clulas responsveis por cancros e tantas outras doenas. Igualmente muitos alimentos nomeadamente carnes que tenham sido grelhadas, fritas ou cozinhadas no barbecue contm uma substncia que pode provocar cancro: o benzopireno, este anulado pela clorofila. A clorofila neutraliza outras toxinas tais como a aflatoxina, conhecida por provocar cancro do fgado e por agravar outros problemas de sade prexistentes. A clorofila pode associar-se no tratamento de doenas cancerosas podendo juntar-se a outros tratamentos, inclusive a medicamentos da farmcia, sem qualquer contra-indicao. Igualmente se confirma uma proteco anticancerosa contra os efeitos nefastos dos raios solares e dos Raios Xs, actuando atravs do aumento do poder das clulas do sistema imunitrio mas no se deve prescindir dos cuidados e proteces habituais. Nos ltimos 50 anos, aps se terem descoberto e explicado os motivos e os mecanismos pelos quais a clorofila actua e beneficia a Sade, houve progressivamente mais esclarecimento populao determinando a disseminao da sua utilizao. A clorofila um dos principais constituintes do Vital Greens que igualmente possui Lecitina, Spirulina, Plen de abelhas, extracto de beterraba vermelha, aceroula, ruibarbo, gengibre, pectina, extracto de Anans, Nova Scotia Dulce, Clorella que uma alga com uma composio fortemente rica em clorofila, Giseng Siberiano que um potente activador da imunidade, extracto de grainha de uva, folha de hortel-pimenta, Alo Vera, extraGinko Biloba.

-Senhora portuguesa (fala Francs e pouco Ingls) procura emprego na costura ou em limpeza. Precisa com urgncia. Contactos: 4167329869.

OFERECE-SE

EXPERIMENTE USAR ABC O seu anncio ir ainda mais longe!

416 995 9904

O Rancho Folclorico As Tricanas est a aceitar Danarinos/as de qualquer idade que estejam interessados em juntar-se ao nosso grupo. Se gostas de danar Folclore, junta-te a ns. Esperamos por ti. - Para mais informaoes ligue para Isabel 416 389 2932, Ilidio 905 846 4690 ou Tina 416 538 9050

Ervanria Lagoa Azul Flora Universal Inc.

Temos e aconselhamos

Recommended doses: Apply Onypen Nail Solution once daily to afected nails; covering each nail with a thin layer of the solution.

ONYPEN is an effective new treatment for infected, discoloured or damaged finger nails and toe nails. It was created and first sold in Sweden but has now been brought to Canada by Medical Futures Inc.

Two clinical trials with ONYPEN indicate that you should begin to see visible improvements in your nails in two to four weeks. Look around the edges of your cuticles as this is where new growth will first appear. It may take a number of months to grow a complete new nail and may take up to a year. Prescription topical and oral preparations may take 6 months to a year to show improvement. ONYPEN may be used along with oral prescription medications however, two topical solutions are not recommended as they may interfere with each other.

ONYPEN comes as a 10 ml tube with a roll-on tip (like a pen). It is applied as a topical solution to the nails. The most common use is for nail fungus which is called Onychomycosis (the Ony part of ONYPEN is derived from this condition).

FAA A ENCOMENDA E GANHE $10.59 DE DESCONTO 1227 Dundas St. W. Toronto 416 533 8907

Joe`s Garden Centre & Grapes


1921 Davenport Rd 416 656 7250
A desejar a Clientes e Amigos Felizes Festas de Natal e Ano Novo

Boas Festas para todos os Clientes e Amigos

Aroma Mediterranean Restaurant e Wine Cellar Adega Lounge


717 Richmond St Unit 1 LONDON, Ont 519 435-0616

Natures Guide (905) 712-2211


A desejar a Clientes e Amigos Felizes Festas de Natal e Ano Novo

05 Dezembro 2011

Mensagem . 21

22 . Ainda a tempo

Galleria Mall d o pontap de sada para um Natal Feliz


E chegou a altura do ano em que os mais pequenos sonhavam e a que os mais velhos por vezes demoram para lembrar o verdadeiro significado. Para os mais velhos tambm a altura do ano em que a correria das compras chega a ser uma espcie de desporto radical. Mesmo quem gosta de ir s compras, a competio pelos produtos que sobram, e as cotoveladas so caractersticos desta poca do ano. H uma boa maneira de juntar este desporto radical dos mais velhos a uma verdadeira boa causa. Neste Sbado passado, na Galleria Shopping Centre, em Toronto, sso aconteceu. A gerncia da Galleria Shopping Centre juntamente com muitas das lojas que por la fazem negcio (com especial ateno Royal LePage Suprem Realty e seus Agentes) levaram a efeito um Toy Drive para recolherem brinquedos para as crianas menos favorecidas da nossa comunidade canadiana em geral. Com a musica a tocar bem

05 Dezembro 2011

O que est errado com a situao acima? Tudo! Voc vai gastar mais do que pode, no vai comprar o melhor presente para cada pessoa, no vai distribuir equilibradamente os recursos disponveis,

e vai esquecer de algum. Bem sabemos que voc sabe mas, s queramos lembrar. Mas agora que j vimos como errar, vamos ver como acertar!

alto e palhaos a divertirem os mais pequenos e no s, aos poucos naquele local deu-se o ponta p de sada, para um Natal Feliz e uma comunidade melhor.

Tambm para os mais velhos

J agora ABC d aqui algumas dicas para esta altura do ano, aos mais velhos. O Natal um bom momento para reflexo, para buscar o convvio familiar, e para pensar naqueles aspectos da vida que no podem ser comprados. Mas tambm marca a maior temporada anual do consumo, e pouca gente escapa ou mesmo deseja escapar de dar umas prendas de natal, e por isso acaba valendo a pena encontrar maneiras de faz-lo com efectividade ou ao menos com menos stress. Uma alternativa importante e sempre vlida oferecer presentes que no so comprados, como sua prpria arte ou artesanato, entre outros. Cada vez mais, tambm, as famlias vm organizando esquemas alternativos, no estilo amigo secreto, para reduzir o custo e a complexidade dos presentes familiares. Mas o foco hoje de ABC outro... h varias maneiras de fazer compras corretamente e tambm h outras de fazer incorretamente, lembramos aqui o que no se deve fazer para poder fazer compras com menos presso.

Como fazer tudo errado

Para comear, vamos ver o que evitar. E simples: se voc quiser gastar mais do que precisa e terminar insatisfeito com o que comprou, simplesmente siga esta checklist: 1. v shopping ou a uma rua de comrcio (com duas crianas junto a si), 2. sem definir quanto pode gastar, 3. nem pensar anteriormente em quais as pessoas que deseja presentear, 4. e muito menos o que deseja comprar para cada uma delas. 5. Passeie a esmo olhando as lojas at encontrar presentes que lembrem as pessoas que voc gostaria de presentear, 6. e v comprando at se sentir satisfeito ou o crdito acabar.

NINGUM E SUPER-HOMEM MASPODE APROXIMAR-SE


Max-Vigor para Homens e Max-Vigor Plus para Mulheres

Ervanaria MUNDIAL

CHS MEDICINAIS PRODUTOS NATURAIS PRODUTOS ALIMENTARES DIETTICOS Temos ainda:

425 ROGERS RD

FEITA POR MRS. SANTOS

A AJUDA ESPIRITUAL

ERVANARIA MUNDIAL

(416) 654-9133

05 Dezembro 2011

Mensagem . 23

J deve haver poucas pessoas que no conheam. Mas, de facto, a nossa Peixaria mesmo a MELHOR e MAIS completa. s experimentar...

Вам также может понравиться