Вы находитесь на странице: 1из 10

/usr/hosting_files5/main/previews/doc508708556/preview

http://dc368.4shared.com/doc/aBMr-qpi/preview.html Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CURSO ON-LINE RACIOCNIO LGICO P/ INSS PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Aula 3 INSS
Proposies . ................................................................................................................................ 2 Leis do Pensamento . ................................................................................................................... 4 Modificador. .............................................................................................................................. 11 Proposies simples e compostas. ............................................................................................ 13 Conjuno p q. ......................................................................................................................... 14 Disjuno Inclusiva . ..................................................................................................... 16

Disjuno Exclusiva p v q. .......................................................................................................... 18 Condicional p Bicondicional p . .................................................................................................................... 19 q . ............................................................................................................... 20

Nmero de linhas de uma tabela-verdade . ............................................................................... 21 Relao das questes comentadas . .......................................................................................... 30 Gabaritos . .................................................................................................................................. 37

www.pontodosconcursos.com.br

1 of 10

11/11/2011 11:45

/usr/hosting_files5/main/previews/doc508708556/preview

http://dc368.4shared.com/doc/aBMr-qpi/preview.html Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CURSO ON-LINE RACIOCNIO LGICO P/ INSS PROFESSOR: GUILHERME NEVES Ol pessoal! Vamos comear o estudo da Lgica propriamente dita. At o presente momento, estudamos a parte de Matemtica que cobrada em algumas provas de Raciocnio Lgico.

Proposies

Nosso principal objeto de estudo sero as proposies. E o que so proposies lgicas? H vrias definies nos livros de lgica e cada banca adota textos diferentes para definir as proposies. Quando estava escrevendo meu livro de Raciocnio Lgico (Raciocnio Lgico Essencial Editora Campus) me preocupei em utilizar uma definio que englobasse um acordo entre livros e bancas organizadoras. Cheguei seguinte definio: Chama-se proposio toda orao declarativa que pode ser valorada em verdadeira ou falsa, mas no as duas. Vamos analisar os termos desta definio. Sendo orao, deve possuir sujeito e predicado. Desta forma, expresses do tipo: Os alunos do Ponto dos Concursos. No so consideradas proposies (pois no h predicado). Sendo declarativa, no pode ser exclamativa, interrogativa, imperativa ou optativa. Desta forma, as expresses abaixo no so consideradas proposies. i) Que belo dia! (exclamativa) ii) Qual o seu nome? (interrogativa) iii) Leia isto atenciosamente. (imperativa indica ordem) iv) Que Deus te abenoe. (optativa exprime desejo). Para comear, o conjunto de palavras deve ser uma orao declarativa, por exemplo: O Ponto dos Concursos obteve um grande ndice de aprovao no concurso para AFRFB 2009. Outro ponto a ser analisado na definio que a orao declarativa deve poder ser classificada em V ou F, mas no as duas. Vejamos alguns exemplos de oraes declarativas que no podem ser classificadas em V ou F.

www.pontodosconcursos.com.br

2 of 10

11/11/2011 11:45

/usr/hosting_files5/main/previews/doc508708556/preview

http://dc368.4shared.com/doc/aBMr-qpi/preview.html Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CURSO ON-LINE RACIOCNIO LGICO P/ INSS PROFESSOR: GUILHERME NEVES A frase dentro destas aspas falsa. Vamos tentar classificar em verdadeiro ou falso. Se dissermos que esta proposio verdadeira, teremos uma contradio pois ser verdade que a frase falsa, logo a frase falsa. Se dissermos que a proposio falsa, teremos novamente uma contradio. Se assim o fizermos, ento ser falso que a frase dentro daquelas aspas falsa, portanto, a frase verdadeira. Assim, a proposio no pode ser nem verdadeira nem falsa. O que conclumos? Que esta frase no uma proposio lgica. Observao: Frases contraditrias como esta so comumente denominadas de paradoxos. Um paradoxo famoso o de Eubulides que declarou: Eu sou mentiroso. Ora, o paradoxo de Eubulides no pode ser uma proposio lgica. Se dissermos que a frase de Eubulides verdadeira, ento verdade que ele um mentiroso e, portanto, no pode declarar uma verdade. Contradio! Se dissermos que a frase falsa, ento falso que ele um mentiroso. E se ele no um mentiroso, a frase no pode ser falsa (portanto, verdadeira). Novamente uma contradio. Assim, a frase Eu sou mentiroso no uma proposio lgica. Estes exemplos no so proposies lgicas porque no podem ser nem verdadeiros nem falsos. Um importante tipo de sentena que no proposio a chamada sentena aberta ou funo proposicional. Exemplo: 5 10 No d para julgar esta frase em verdadeiro ou falso, simplesmente porque no 5 10 . possvel descobrir o valor de x. Se x valer 5, de fato, Caso contrrio, se x for diferente de 5, a igualdade acima est errada. x uma varivel, pode assumir inmeros valores. Quando a sentena possui uma varivel, ns dizemos que ela uma sentena aberta. Ela tem um termo que varia, o que impede julg-la em verdadeiro ou falso. Logo, no proposio.

Vejamos outro exemplo de sentena aberta: Ele ganhou o Oscar de melhor ator em 2001.

Ora, no sabemos quem ele. Portanto, no podemos classificar esta frase em V ou F. Se ele for Russel Crowe, ento a frase verdadeira. Se ele for qualquer outra pessoa que no Russel Crowe, ento a frase falsa.

Como no sabemos quem ele, no podemos classificar a frase e, portanto, no considerada uma proposio.

www.pontodosconcursos.com.br

3 of 10

11/11/2011 11:45

/usr/hosting_files5/main/previews/doc508708556/preview

http://dc368.4shared.com/doc/aBMr-qpi/preview.html Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CURSO ON-LINE RACIOCNIO LGICO P/ INSS PROFESSOR: GUILHERME NEVES Estas discusses que fiz sobre frases que no so proposies so importantssimas quando estamos falando de CESPE-UnB.

Em tempo: costume na Lgica apelidar as proposies com letras do alfabeto. Por exemplo:

: :

1997.

Leis do Pensamento

Assim como a Filosofia, a Sociologia, a Economia e outras cincias, a Lgica tambm possui diversas escolas. A Lgica tratada neste curso a chamada Lgica Aristotlica (Lgica Formal, Lgica da Forma) e toda a sua estrutura fundamentada nas seguintes Leis do Pensamento. 1. Princpio da identidade verdadeira, ento ela verdadeira.

Se uma proposio qualquer "Cada coisa aquilo que ." (Gottfried Leibniz) 2. Princpio do terceiro excludo

Toda proposio tem um dos dois valores lgicos: ou verdadeiro ou falso, excluindo-se qualquer "Quem diz de uma coisa que ou que no ou dir o verdadeiro ou dir o falso. Mas se existisse um termo mdio entre os dois contraditrios nem do ser nem do no ser poder-se-ia dizer que o que no ." (Aristteles) 3. Princpio de no contradio outro.

Uma proposio no pode ser, simultaneamente, verdadeira e falsa. "Efetivamente, impossvel a quem quer que seja acreditar que uma mesma coisa seja e no seja" (Aristteles) O princpio da identidade afirma que uma proposio no pode ser mais verdadeira do que outra. No existem patamares de verdade. Na Lgica Aristotlica, todas as proposies verdadeiras, assim como todas as proposies falsas, esto em um mesmo nvel. O princpio do terceiro excludo estabelece que s existem dois valores lgicos. Assim, por exemplo, a proposio p (Existe vida fora da Terra) s pode assumir uma das duas possibilidades, V ou F, excluindo-se um hipottico valor lgico talvez, no lembro ou pode ser.

www.pontodosconcursos.com.br

4 of 10

11/11/2011 11:45

/usr/hosting_files5/main/previews/doc508708556/preview

http://dc368.4shared.com/doc/aBMr-qpi/preview.html Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CURSO ON-LINE RACIOCNIO LGICO P/ INSS PROFESSOR: GUILHERME NEVES O princpio de no contradio decreta que uma proposio no pode ser simultaneamente V e F. Assim, se uma proposio verdadeira, j temos certeza de que ela no pode ser falsa, e reciprocamente. O valor lgico de uma proposio p indicado por V(p). Por exemplo, se a proposio p for falsa, indicamos V(p) = F.

(BB1/2007/Cespe) Na lgica sentencial, denomina-se proposio uma frase que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas no como ambas. Assim, frases como Como est o tempo hoje? e Esta frase falsa no so proposies porque a primeira pergunta e a segunda no pode ser nem V nem F. As proposies so representadas simbolicamente por letras maisculas do alfabeto A, B, C, etc. Uma proposio da forma A ou B F se A e B forem F, caso contrrio V; e uma proposio da forma Se A ento B F se A for V e B for F, caso contrrio V. Considerando as informaes contidas no texto acima, julgue o item subsequente. 01. Na lista de frases apresentadas a seguir, h exatamente trs proposies. A frase dentro destas aspas uma mentira. A expresso X + Y positiva. O valor de

4+3=7.

Pel marcou dez gols para a seleo brasileira. O que isto? Resoluo A frase dentro destas aspas uma mentira. uma orao declarativa, mas no pode ser classificada em verdadeiro ou falso. Se tentarmos classific-la como verdadeira, teremos uma contradio. Se classificarmos como falsa, temos uma nova contradio, pois falso dizer que a frase dentro daquelas aspas mentira, e, portanto, ela seria verdadeira. Logo, a frase A frase dentro destas aspas uma mentira no uma proposio lgica. A expresso X + Y positiva. uma sentena aberta e no pode ser valorada em V ou F, pois no conhecemos os valores de X e Y. As frases p: O valor de 4 + 3 = 7 e q: Pel marcou dez gols para a seleo brasileira so proposies, pois se constituem em oraes declarativas e que assumem apenas um dos dois valores lgicos V ou F. O que isto? uma frase interrogativa e, portanto, no uma proposio. O item est errado porque h exatamente duas proposies.

www.pontodosconcursos.com.br

5 of 10

11/11/2011 11:45

/usr/hosting_files5/main/previews/doc508708556/preview

http://dc368.4shared.com/doc/aBMr-qpi/preview.html Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CURSO ON-LINE RACIOCNIO LGICO P/ INSS PROFESSOR: GUILHERME NEVES 02. (ICMS-SP/2006/FCC) Das cinco frases abaixo, quatro delas tm uma mesma caracterstica lgica em comum, enquanto uma delas no tem essa caracterstica. I. Que belo dia! II. Um excelente livro de raciocnio lgico. III. O jogo terminou empatado? IV. Existe vida em outros planetas do universo. V. Escreva uma poesia. A frase que no possui essa caracterstica comum a a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V. Resoluo A frase I exclamativa. A frase II no possui predicado, no sendo assim uma orao. A frase III interrogativa e a frase V imperativa. Portanto a caracterstica comum entre as frases I, II, III e V que elas no so proposies. A nica proposio a frase IV, pois uma orao declarativa, que podemos classificar em V ou F, apesar de no sabermos o seu valor lgico. Letra D

03. (BB2/2007/Cespe) Uma proposio uma afirmao que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas no como ambas. As proposies so usualmente simbolizadas por letras maisculas do alfabeto, como, por exemplo, P, Q, R, etc. Se a conexo de duas proposies feita pela preposio e, simbolizada usualmente por ento se obtm a forma P lida como P e Q e avaliada como V se P e Q forem , Q, V, caso contrrio, F. Se a conexo for feita pela preposio ou, simbolizada lida como P ou Q e avaliada como F , Q, usualmente por ento se obtm a forma P se P e Q forem F, caso contrrio, V. A negao de uma proposio simbolizada por P, e avaliada como V, se P for F, e como F, se P for V. A partir desses conceitos, julgue o prximo item. H duas proposies no seguinte conjunto de sentenas: (I) O BB foi criado em 1980. (II) Faa seu trabalho corretamente. (III) Manuela tem mais de 40 anos de idade. Resoluo As frases (I) e (III) so proposies, pois so oraes declarativas. A frase (II) certo . imperativa e, portanto, no uma proposio. O item est

www.pontodosconcursos.com.br

6 of 10

11/11/2011 11:45

/usr/hosting_files5/main/previews/doc508708556/preview

http://dc368.4shared.com/doc/aBMr-qpi/preview.html Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CURSO ON-LINE RACIOCNIO LGICO P/ INSS PROFESSOR: GUILHERME NEVES (SEBRAE 2010/CESPE-UnB) Para os itens seguintes, sero consideradas como proposies apenas as sentenas declarativas, que mais facilmente so julgadas como verdadeiras V ou falsas F , deixando de lado as sentenas interrogativas, exclamativas, imperativas e outras. As proposies representadas por letras maisculas do alfabeto: A, B, C etc. [...] Sentenas como x + 3 = 5, Ele um poltico, x jogador de futebol so denominadas sentenas abertas; essas sentenas, como esto, no podero ser julgadas como V ou F, pois os sujeitos, no caso, so variveis. Essas expresses tornam-se proposies depois de substituda a varivel por elemento determinado, permitindo o julgamento V ou F. [...] Tendo como referncia as informaes do texto, julgue os itens de 04 a 06. 04. Entre as frases apresentadas a seguir, identificadas por letras de A a E, apenas duas so proposies. A: Pedro marceneiro e Francisco, pedreiro. B: Adriana, voc vai para o exterior nessas frias? C: Que jogador fenomenal! D: Todos os presidentes foram homens honrados. E: No deixe de resolver a prova com a devida ateno. Resoluo A frase A est OK. uma orao declarativa que pode assumir valores V ou F. A frase B uma frase interrogativa. Portanto, no proposio. A frase C exclamativa. Portanto, no proposio. A frase D est OK. uma orao declarativa que pode assumir valores V ou F. A frase E imperativa. Portanto, no proposio. Portanto, h apenas duas proposies: A e D. O item est certo.

sero

05. As frases Transforme seus boletos de papel em boletos eletrnicos e O carro que voc estaciona sem usar as mos so, ambas, proposies abertas. Resoluo Para que uma frase seja uma sentena aberta, o sujeito deve ser uma varivel. A primeira frase imperativa. Portanto no proposio. A segunda frase no tem sentido completo. O que aconteceu com este carro? No se trata de uma proposio lgica, pois estas devem possuir sentido completo. O item est errado.
2

06. Considere a seguinte sentena aberta: x um nmero real e x > 5. Nesse caso, se x = 2, ento a proposio ser F, mas, se x = 3, ento a proposio ser V. Resoluo Vamos substituir os valores dados na sentena aberta. Fazendo 2;

www.pontodosconcursos.com.br

7 of 10

11/11/2011 11:45

/usr/hosting_files5/main/previews/doc508708556/preview

http://dc368.4shared.com/doc/aBMr-qpi/preview.html Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CURSO ON-LINE RACIOCNIO LGICO P/ INSS PROFESSOR: GUILHERME NEVES 2 5 uma proposio falsa, pois 4 5.

2 um nmero real e Fazendo 3 ;

3 um nmero real e O item est certo.

5" uma proposio verdadeira, pois 9 > 5.

07. (TRT 17 Regio 2009/CESPE-UnB) Proposies so frases que podem ser julgadas como verdadeiras V ou falsas F , mas no como V e F simultaneamente. [...] A partir das informaes do texto, julgue o item a seguir. A sequncia de frases a seguir contm exatamente duas proposies. - A sede do TRT/ES localiza-se no municpio de Cariacica. - Por que existem juzes substitutos? - Ele um advogado talentoso. Resoluo A primeira frase uma orao declarativa e que, mesmo que no saibamos, pode ser classificada em V ou F. A segunda frase interrogativa. No proposio. A terceira frase uma sentena aberta. Ele um termo que varia. Esta frase no pode ser classificada em V ou F. No proposio. O item est errado.

08. (ICMS-SP/2006/FCC) Considere as seguintes frases: I. Ele foi o melhor jogador do mundo em 2005. II.

x+ y 5

um nmero inteiro.

III. Joo da Silva foi o secretrio da Fazenda do Estado de So Paulo em 2000. verdade que APENAS: a) I e II so sentenas abertas. b) I e III so sentenas abertas. c) II e III so sentenas abertas. d) I uma sentena aberta. e) II uma sentena aberta.

Resoluo A frase I uma sentena aberta, pois Ele pode, nesta questo, estar se referindo a um homem qualquer. No podemos classific-la em V ou F, pois no sabemos sobre quem estamos falando.

www.pontodosconcursos.com.br

8 of 10

11/11/2011 11:45

/usr/hosting_files5/main/previews/doc508708556/preview

http://dc368.4shared.com/doc/aBMr-qpi/preview.html Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CURSO ON-LINE RACIOCNIO LGICO P/ INSS PROFESSOR: GUILHERME NEVES A frase II , sem dvida, uma sentena aberta, pois h duas variveis e infinitos valores que podem tornar a frase verdadeira ou falsa. J a frase III no uma sentena aberta, pois facilmente podemos verificar o sujeito e classific-la em V ou F. Se quiser classificar esta proposio em V ou F, basta fazer uma rpida pesquisa no Google (rss). Letra A

09. (MRE 2008/CESPE-UnB) Proposies so sentenas que podem ser julgadas como verdadeiras V , ou falsas F , mas no cabem a elas ambos os julgamentos. [...] Considerando as informaes acima, julgue o item abaixo. Considere a seguinte lista de sentenas: I - Qual o nome pelo qual conhecido o Ministrio das Relaes Exteriores? II - O Palcio Itamaraty em Braslia uma bela construo do sculo XIX. III - As quantidades de embaixadas e consulados gerais que o Itamaraty possui so, respectivamente, x e y. IV - O baro do Rio Branco foi um diplomata notvel. Nessa situao, correto afirmar que entre as sentenas acima, apenas uma delas no uma proposio.

Resoluo. A sentena I interrogativa. Perguntas, exclamaes, ordens, desejos, expresses de sentimentos e/ou opinio, tudo isso no pode ser classificado como proposio. So todos exemplos de frases que no podem ser julgados em verdadeiro ou falso, no sendo classificados como proposio.

Na sentena II temos uma expresso de sentimento, de opinio sobre o Palcio do Itamaraty. Algum est dizendo expressando sua opinio de que o Palcio belo. Novamente, no proposio.

Na sentena III, temos duas variveis (x e y). Quando temos variveis, estamos diante de uma sentena aberta, que no pode ser julgada em verdadeiro ou falso. Logo, no uma proposio.

Na sentena IV, temos outra expresso de opinio. Tambm no proposio. O item est errado.

www.pontodosconcursos.com.br

9 of 10

11/11/2011 11:45

/usr/hosting_files5/main/previews/doc508708556/preview

http://dc368.4shared.com/doc/aBMr-qpi/preview.html Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CURSO ON-LINE RACIOCNIO LGICO P/ INSS PROFESSOR: GUILHERME NEVES 10. (FINEP 2009/CESPE-UnB) Acerca de proposies, considere as seguintes frases: I Os Fundos Setoriais de Cincia e Tecnologia so instrumentos de financiamento de projetos. II O que o CT-Amaznia? III Preste ateno ao edital! IV Se o projeto for de cooperao universidade-empresa, ento podem ser pleiteados recursos do fundo setorial verde-amarelo. So proposies apenas as frases correspondentes aos itens a) I e IV. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV.

Resoluo. A frase II interrogativa, no podendo ser julgada em V ou F. A frase III uma frase imperativa, que tambm no proposio. Logo, so proposies as frases I e IV. Letra A 11. (TCE-PB/2006/FCC) Sabe-se que sentenas so oraes com sujeito (o termo a respeito do qual se declara algo) e predicado (o que se declara sobre o sujeito). Na relao seguinte h expresses e sentenas: 1. Trs mais nove igual a doze. 2. Pel brasileiro. 3. O jogador de futebol. 4. A idade de Maria. 5. A metade de um nmero. 6. O triplo de 15 maior do que 10. correto afirmar que, na relao dada, so sentenas apenas os itens de nmeros

a) 1,2 e 6. b) 2,3 e 4. c) 3,4 e 5. d) 1,2,5 e 6. e) 2,3,4 e 5.

www.pontodosconcursos.com.br

10 of 10

11/11/2011 11:45

Вам также может понравиться