Вы находитесь на странице: 1из 5

Ministrio da Educao (DGIDC) - Materiais de apoio ao PMEB

Aluno n _________ Nome: ____________

ficha de trabalho

TPICO: Equaes do 2 grau Prof Jorge Cruz

Tarefa 1: Lei do anulamento do produto


1. Segue os passos indicados para resolver cada um dos problemas: 1.1. Escreve uma equao que o traduza. 1.2. Escreve a equao anterior na forma cannica. 1.3. Num dos membros da equao obtiveste um polinmio. Fatoriza Fatoriza-o. 1.4. Resolve a equao aplican a lei do anulamento do produto. aplicando 1.5. Discute as solues obtidas no contexto do problema.

Problema 1 Descobre o valor de x, de modo que a rea do retngulo seja igual rea do quadrado.

Problema 2 Determina o valor de x sabendo que o tringulo da figura um tringulo rectngulo.

Problema 3 Na figura os dois retngulos tm a mesma rea. Qual o valor de x?

2. Resolve as seguintes equaes do 2 grau. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 1

Ministrio da Educao (DGIDC) - Materiais de apoio ao PMEB

Tarefa 2: Frmula resolvente introduo histrica e


demonstrao.
As equaes do 2. grau foram abordadas ao longo da Histria da Matemtica, por diferentes civilizaes, na resoluo de vrios problemas. So exemplo disso os seguintes problemas: Problema A. Papiro de Moscou, (Egpcios aproximadamente 1850 a.C.) Calcular a base de um retngulo cuja altura igual a 3/4 de sua base e cuja rea igual a 12. Problema B. Tbua babilnica ( Babilnicos 1950 a.c. 1200 a.C. ) Achar o lado de um quadrado se a sua rea menos o seu lado 870. Problema C. Sulvasutras ( Hindus enunciado de Bhaskara sec XII) A oitava parte de um bando de macacos, elevada ao quadrado, brinca num bosque. Alm disso, 12 dos macacos podem ser vistos sobre uma colina. Qual o nmero total de macacos?

1. L atentamente cada um dos problemas histricos enunciados acima. 1.1. Traduz cada um deles por uma equao. 1.2. Resolve cada uma das equaes anteriores e indica a soluo de cada um dos problemas. Se a equao que obtiveste uma equao completa do 2 grau utiliza a frmula resolvente, tal como est explicado em baixo. At ao sculo IX a resoluo das equaes do 2 grau surge associada, quase exclusivamente a problemas geomtricos. No sculo XII Bhaskara II arranjou um processo algbrico que permite resolver todas as equaes do 2. grau, completas ou incompletas. Utilizando uma linguagem moderna, um processo equivalente ao de Bhaskara II consiste no seguinte:

Ministrio da Educao (DGIDC) - Materiais de apoio ao PMEB

2. Usando a frmula resolvente de equaes do 2. grau, resolve as seguintes equaes: 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. 2.8. 2.9.

Tarefa 3: Nmero de solues de uma equao do 2 grau.


1. Considera as seguintes funes:

a) No teu caderno, determina os valores de para os quais cada uma das funes igual a zero. b) Utiliza o Geogebra (ou a calculadora grfica) para observares o grfico de cada funo, dando relevncia aos pontos onde o grfico da funo intersecta o eixo das abcissas. Nota: Para a consecuo do ponto anterior, atravs do Geogebra, presta especial ateno visualizao dos eixos coordenados e aos pontos de interseco do grfico com o eixo das abcissas. c) Completa a tabela seguinte.

Ministrio da Educao (DGIDC) - Materiais de apoio ao PMEB

Observando a tabela anterior, que concluses tiras sobre o nmero de solues de uma equao do 2. grau?

2. Sem resolver as equaes, diz quantas solues tem cada uma das equaes seguintes: a) 0 6 5 2 x x b) 3 12 2 x x 3. Resolve as equaes a) (x 3) (x+2) = 0 b) 5 (x 3) (x+2) = 0
4

Ministrio da Educao (DGIDC) - Materiais de apoio ao PMEB

c) Que relao existe entre as solues das duas equaes? 4. Escreve uma equao do 2 grau que admita como solues os nmeros 1 e 5. 5. Escreve uma equao do 2 grau que cujas razes so os nmeros 0 e -4.

Вам также может понравиться