Вы находитесь на странице: 1из 3

Efeitos do Tempo na Eficcia Jurdica Prescrio

O exerccio de uma pretenso , em regra, limitado no tempo. Ou seja, se no exercida a pretenso no prazo legal, extingue-se-a por meio do fenmeno denominado prescrio. de ordem processual, sendo definida como a possibilidade de se exigir de outrem um determinado comportamento positivo ou negativo. Tal possibilidade de exigncia deferida a seu titular com a ocorrncia de um comportamento ilcito por parte de outrem. Se tal exigibilidade atendida de plano e voluntariamente, resolve-se a questo no mbito extrajudicial, privado e voluntrio. Assim, a prescrio est ligada ao prazo para o exerccio da pretenso condenatria, surgida da ofensa a um direito objetivo deferido a um titular, que faz nascer o direito subjetivo de exigir o seu cumprimento. Art. 189 CC: violado o direito, surge a pretenso, que se extingue pela prescrio nos prazos legais. Assim, para que haja prescrio, so necessrios os seguintes elementos: a) Um direito objetivo ligado a um titular; b) Uma violao a tal direito, fazendo surgir o direito subjetivo de titular (pretenso exercitvel); c) Inrcia do titular quanto ao exerccio da pretenso ou realizao de ato legalmente semelhante; d) Decurso dos prazos determinados em lei; e) Inexistncia de causas que suspendam ou interrompam a prescrio. Pontes de Miranda: a exceo, que algum tem, contra o que no exerceu, durante certo tempo, que alguma regra jurdica fixa, a sua pretenso ou ao. Como conseqncia jurdica, a prescrio gera ao devedor uma exceo (defesa), que poder ser oposta ao credor, suprimindo o direito exigido. Assim, a prescrio no extingue o direito: ( uma faculdade), gera apenas uma exceo. O objeto da prescrio so os direitos subjetivos patrimoniais de carter privado, aplicando-se a regra geral de que prescrito o principal, prescreve o acessrio. Caractersticas: exclusivamente legal; pode ser alegada por quem por ela seja beneficiado de maneira direta ou indireta; pode ser alegada como matria de defesa ou por meio de ao declaratria, sendo o mais usual como defesa do devedor quando citado para o cumprimento da obrigao; admite-se renncia desde que a prescrio j esteja consumada e que no cause prejuzo a terceiro; o juiz deve conhec-la de ofcio; condutas geradoras de responsabilidade (art. 195 CC); a prescrio iniciada contra uma pessoa continua contra seu sucessor.

Decadncia

a extino de um direito potestativo pelo seu no-exerccio dentro do prazo estabelecido em lei ou pela vontade das partes. Tal direito pode ou no ter um prazo para seu exerccio. Possuindo prazo sem interposio judicial ou extrajudicial, ocorrer a decadncia. Nos casos de exerccio judicial do direito potestativo, tem-se a ligao deste s aes constitutivas. Assim, toda ao constitutiva, positiva ou negativa, que tenha prazo, sujeitar-se- decadncia. Se a prescrio surge com a violao do direito (pretenso actio nata), a decadncia surge e seu prazo comea a fluir com o prprio surgimento do direito. O prazo decadencial pode ser legal ou convencional: Convencional: quando o prazo para o exerccio de um direito potestativo for estabelecido pelas partes em negcio jurdico (por exemplo, o prazo para se acionar a seguradora em caso de sinistro, geralmente indicado no contrato de seguro); Legal quando for estabelecido em lei, como o prazo decadencial de quatro anos para se anular negcio jurdico por defeito. O prazo legal decorre de regras de ordem pblica, no se admitindo aumento ou diminuio por vontade das partes. O convencional pode ser alterado para mais ou menos. Os prazos so contnuos, ou seja, no se interrompem ou suspendem.

Caractersticas: pode ser argida por meio de ao declaratria ou de exceo; pode ser alegada a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdio; a falta de alegao da decadncia no poder ser suprida de ofcio pelo juiz nos casos de decadncia convencional, enquanto na decadncia legal a declarao obrigatria; a falta de alegao ou no-exerccio de direito potestativo gera dever de indenizao aos prejudicados (art 295 c/c o art. 195 do CC); a renncia possvel quando a decadncia j ocorreu e s permitida na convencional.

Precluso

o fenmeno da perda pela parte da faculdade processual de praticar um ato. A precluso no pode ser confundida com a prescrio, porque a primeira representa a perda de uma faculdade ou nus processual. Ela sempre ocorre incidentalmente no processo e se refere prtica de determinado ato. A ttulo de exemplo, se as partes forem intimadas para manifestao sobre o laudo pericial e deixarem transcorrer em branco o prazo, ocorrer a precluso.

Classificao: a) Temporal: a perda da faculdade de praticar um ato processual em virtude da no-observncia de um prazo estabelecido em lei ou pelo juiz. b) Lgica: a perda da faculdade pela prtica de um ato anterior incompatvel com o ato posterior que se pretende realizar. c) Precluso consumativa: ocorre quando a parte pratica ato dentro do prazo legal e no poder pratic-lo novamente, eis que j consumado. Exemplo: prolatada a sentena, a parte sucumbente, recorre. Ainda que no expirado o prazo recursal, o ato processual cabvel j foi praticado, no cabendo a interposio de novo recurso.

Вам также может понравиться