Вы находитесь на странице: 1из 7

EXTRAO COM SOLVENTES REATIVOS

1- INTRODUO O processo de extrao com solventes um mtodo simples, empregado na separao e isolamento de substncias componentes de uma mistura, ou ainda na remoo de impurezas solveis indesejveis. Este ltimo processo geralmente denominado lavagem. A tcnica da extrao envolve a separao de um composto, presente na forma de uma soluo ou suspenso em um determinado solvente, atravs da agitao com um segundo solvente, no qual o composto orgnico seja mais solvel e que seja pouco miscvel com o solvente que inicialmente contm a substncia. Quando as duas fases so lquidos imiscveis, o mtodo conhecido como "extrao lquido-lquido". Neste tipo de extrao o composto estar distribudo entre os dois solventes. O sucesso da separao depende da diferena de solubilidade do composto nos dois solventes. Geralmente, o composto a ser extrado insolvel ou parcialmente solvel num solvente, mas muito solvel no outro solvente. A gua usada como um dos solventes na extrao lquido-lquido, uma vez que a maioria dos compostos orgnicos so imiscveis em gua e porque ela dissolve compostos inicos ou altamente polares. Os solventes mais comuns que so compatveis com a gua na extrao de compostos orgnicos so: ter etlico, ter diisoproplico, benzeno, clorofrmio, tetracloreto de carbono, diclorometano e ter de petrleo. Estes solventes so relativamente insolveis em gua e formam, portanto, duas fases distintas. A seleo do solvente depender da solubilidade da substncia a ser extrada e da facilidade com que o solvente possa ser separado do soluto. Nas extraes com gua e um solvente orgnico, a fase da gua chamada "fase aquosa" e a fase do solvente orgnico chamada "fase orgnica". Para uma extrao lquido-lquido, o composto encontra-se dissolvido em um solvente A e para extra-lo, emprega-se um outro solvente B, e estes devem ser imiscveis. A e B so agitados e o composto ento se distribui entre os dois solventes de acordo com as respectivas solubilidades. A razo entre as

concentraes do soluto em cada solvente denominada "coeficiente de distribuio ou de partio", (K). Assim:
K = CA CB

(Equao 1)

onde: CA = concentrao do composto no solvente A (em g/mL); CB = concentrao do composto no solvente B (em g/mL). De uma maneira geral, para deduzir a frmula que expressa o processo de extrao, supem-se que: S = quantidade em gramas do soluto no solvente A; VB = Volume de B (em mL); VA = Volume de A (em mL); X = quantidade, em gramas, do soluto extrado. Assim, depois de uma extrao, a concentrao de S no solvente A ser:
CA = SX VA

(Equao 2)

a concentrao em B ser:
CB = X VB

(Equao 3)

Uma conseqncia da lei de distribuio a sua importncia prtica ao se fazer uma extrao. Se um dado volume total VB do solvente for utilizado, pode-se mostrar que mais eficiente efetuar vrias extraes sucessivas (isto , partilhar o volume VB em n fraes), e a isto se denomina "extrao mltipla", sendo mais eficiente do que "extrao simples". Para o desenvolvimento da tcnica de extrao pode-se usar um solvente extrator que reaja quimicamente com o composto a ser extrado. A tcnica de extrao por solventes quimicamente ativos depende do uso de um reagente (solvente) que reaja quimicamente com o composto a ser extrado. Est tcnica geralmente empregada para remover pequenas quantidades de impurezas de um composto orgnico ou para separar os componentes de uma

mistura. Incluem-se, entre tais solventes: solues aquosas de hidrxido de sdio, bicarbonato de sdio, cido clordrico, etc. Pode-se empregar uma soluo aquosa bsica para remover um cido orgnico de sua soluo em um solvente orgnico, ou para remover impurezas cidas presentes num slido ou lquido insolvel em gua. Esta extrao baseada no fato de que o sal sdico do cido solvel em soluo aquosa bsica. Da mesma maneira, um composto orgnico bsico pode ser removido de sua soluo em um solvente orgnico, pelo tratamento com soluo aquosa cida. Uma extrao pode ser: a) Descontnua: Consiste em agitar uma soluo aquosa com um solvente orgnico num funil de separao, a fim de extrair determinada substncia. Agita-se o funil cuidadosamente, inverte-se sua posio e abre-se a torneira, aliviando o excesso de presso. Fecha-se novamente a torneira e relaxa-se a presso interna, conforme Figura 1. Repete-se este procedimento algumas vezes. Recoloca-se o funil de separao no suporte, para que a mistura fique em repouso. Quando estiverem formadas duas camadas delineadas, deixa-se escorrer a camada inferior (a de maior densidade) em um erlenmeyer (Figura 2). Repete-se a extrao usando uma nova poro do solvente extrator. Normalmente no so necessrios mais do que trs extraes, mas o nmero exato depender do coeficiente de partio da substncia que est sendo extrada entre os dois lquidos.

Figura 1: Como agitar um funil de separao durante o processo de extrao lquidoliqudo.

Figura 2: Duas solues de lquidos imiscveis sendo separadas em um funil de separao.

b) Contnua: Quando o composto orgnico mais solvel em gua do que no solvente orgnico, (isto , quando o coeficiente de distribuio entre solvente orgnico e gua pequeno), so necessrias grandes quantidades de solvente orgnico para se extrair pequenas quantidades da substncia. Isto pode ser evitado usando o extrator tipo Soxhlet (Figura 3), aparelho comumente usado para extrao contnua com um solvente quente. Neste sistema apenas uma quantidade relativamente pequena de solvente necessria para uma extrao eficiente.
Figura 3: Um extrator tipo Soxhlet.

A amostra deve ser colocada no cilindro poroso A (confeccionado) de papel filtro resistente, e este, por sua vez, inserido no tubo interno do aparelho Soxhlet. O aparelho ajustado a um balo C (contendo um solvente como nhexano, ter de petrleo ou etanol) e a um condensador de refluxo D. A soluo levada fervura branda. O vapor do solvente sobe pelo tubo E, condensa no condensador D, o solvente condensado cai no cilindro A e lentamente enche o corpo do aparelho. Quando o solvente alcana o topo do tubo F, sifonado para dentro do balo C, transpondo assim, a substncia extrada para o cilindro A. O processo repetido automaticamente at que a extrao se complete. Aps algumas horas de extrao, o processo interrompido e a mistura do balo destilada, recuperando-se o solvente.

2- METODOLOGIA Neste experimento ser separada uma mistura de quatro compostos orgnicos, usando solventes reativos. O primeiro pode ser removida da fase etrea por extrao, com uma soluo aquosa de cido clordrico, a qual converte a base no seu respectivo sal. O segundo poder ser extrado da fase etrea com adio de soluo aquosa de bicarbonato de sdio. O terceiro, por ser menos cido que o quarto, poder ser extrado com soluo aquosa de hidrxido de sdio. 3- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3.1- EXTRAO DESCONTNUA: Receba a sua amostra do tcnico Dissolva em um erlenmeyer e com 100 mL de ter etlico. Transfira a soluo etrea para um funil de separao e extraia com solues aquosas na ordem descrita abaixo, mantendo a soluo etrea no funil (nota: durante o processo de extrao abra a torneira do funil de separao periodicamente, permitindo a equiparao de presso). 3.1.1- Extrair com HCl 10% (3x) usando pores de 30 mL. Combinar as fraes aquosas e neutralizar com NaOH (conc.). Recuperar o precipitado por filtrao a vcuo. Qual o composto isolado? 3.1.2- Extrair com NaHCO3 10% (3x) usando pores de 30 mL. Combinar as fraes aquosas e neutralizar, vagarosamente, com HCl concentrado e com agitao branda. Recuperar o precipitado por filtrao a vcuo. Que composto foi extrado? 3.1.3- Extrair com NaOH 10% (3x), com pores de 30 mL. Combinar as fraes aquosas, neutralizar com HCl concentrado. Recuperar o precipitado por filtrao a vcuo. Que composto foi extrado agora? 3.1.4- Remover a soluo etrea do funil de separao, lavar com H 2O, secar com Na2SO4, filtrar para um balo ou erlenmeyer e evaporar o ter em um evaporador rotatrio ou em banho-maria. Que composto foi recuperado na fase etrea?

3.1.5- Secar os produtos slidos entre papis de filtro e depois em dessecador a vcuo. Pesar todos os compostos e calcular a porcentagem de material recuperado. Determinar o ponto de fuso de cada slido, e relacionar com possveis substncias que podem ser os materiais das amostras. ETAPA 1
COMPOSTO EXTRADO MASSA (G) RENDIMENTO (%) P.F. (C)

ETAPA 2

ETAPA 3

ETAPA 4

4- QUESTIONRIO 1- Fornea as equaes das reaes ocorridas nas etapas A, B e C da extrao: 2- Qual o princpio bsico do processo de extrao com solventes? 3- Por qu a gua geralmente usada como um dos solventes na extrao lquido-lquido? 4- Quais as caractersticas de um bom solvente para que possa ser usado na extrao de um composto orgnico em uma soluo aquosa? 5- Qual fase (superior ou inferior) ser a orgnica se uma soluo aquosa for tratada com: a) ter etlico benzeno 6- Pode-se usar etanol para extrair uma substncia que se encontra dissolvida em gua? Justifique sua resposta: 7- Deseja-se separar um composto A a partir de 500 mL de uma soluo aquosa contendo 8,0 g de A. Utilizando-se ter etlico como solvente para a extrao, quantos gramas de A seriam extrados: a) Com uma nica extrao usando 150 mL de ter etlico? b) Com 3 extraes sucessivas de 50 mL de ter etlico cada uma? (Assuma que o coeficiente de distribuio ter etlico/gua igual a 3). 8- A solubilidade (a 25oC) do cido m-hidroxibenzico em gua de 0,0104g/mL e de 0,0908g/mL em ter. a) estime o coeficiente de distribuio deste cido em um sistema gua/ter; b) clorofrmio c) acetona d) n-hexano e)

b) estime a massa de cido extrado de 100 mL de sua soluo aquosa saturada, por uma nica extrao usando 100 mL de ter; c) estime a massa de cido extrado de 100 mL de sua soluo aquosa saturada por duas extraes sucessivas, empregando 50 mL de ter em cada uma; d) calcule o nmero mnimo de extraes sucessivas, usando volumes totais iguais de ter e soluo aquosa, necessrias para remoo de 99% do cido da soluo aquosa. 9- A solubilidade do 2,4-dinitrofenol a 25oC de 0,0068g/mL em gua, e de 0,66g/mL em ter. Qual o nmero mnimo de extraes necessrias, usando volumes totais iguais de ter e soluo aquosa, para remover 95% do composto de sua soluo aquosa? 10- Esquematize uma sequncia plausvel de separao, usando extrao lquido-lquido, de uma mistura equimolar composta de N,N-dietilanilina (solubilidade em gua 0,016g/mL, muito solvel em ter), acetofenona (insolvel em gua, solvel em ter) e 2,4,6-triclorofenol (solubilidade em gua de 0,0008g/mL, muito solvel em ter). 11- Como funciona um extrator do tipo Soxhlet? DESSECANTES SLIDOS DESSECANTE Sulfato de magnsio Sulfato de sdio Cloreto de clcio Sulfato de clcio Carbonato de potssio Hidrxido de potssio REATIVIDADE neutro neutro neutro neutro bsico bsico FORMA HIDRATADA MgSO4 . 7 H2O Na2SO4 . 7 H2O Na2SO4 . 10 H2O CaCl2 . 2 H2O CaCl2 . 6 H2O CaSO4 . 1/2 H2O CaSO4 . 2 H2O K2CO3 . 1/2 H2O KOH . n H2O aminas, steres, bases e cetonas aminas hidrocarbonetos haletos geral EMPREGO geral geral

Вам также может понравиться