Вы находитесь на странице: 1из 16

Ttulo: ACOLHIMENTO NAS PRTICAS DE PRODUO DE SADE Autor: Claudia Abbs Bata Neves e Adail Rollo. Referncia: Brasil.

Ministrio da Sade.Secretaria de Ateno a Sade. Ncleo Tcnico da Poltica Nacional de Humanizao. 2 Edio. 2006. Braslia- DF. (Srie B. Textos bsicos em Sade).. Autores:NEVES, Claudia. A. B.& ROLLO. Adail. ISBN: 85-3341268-1. Ano: 2006.

ACOLHIMENTO NAS PRTICAS DE PRODUO DE SADE


Claudia Abbs Baeta Neves1 Adail Rollo

1.

Apresentao

Muitas so as dimenses com as quais estamos comprometidos: prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, promover, enfim, produzir sade. Muitos so os desafios que aceitamos enfrentar quando estamos lidando com a defesa da vida e com a garantia do direito sade. No percurso de construo do SUS, acompanhamos avanos que nos alegram, novas questes que demandam outras respostas, mas tambm problemas/desafios que persistem impondo a urgncia seja de aperfeioamento do sistema, seja de mudana de rumos. O padro de acolhida aos cidados usurios e aos cidados trabalhadores da sade, nos servios de sade, um destes desafios. O acolhimento como postura e prtica nas aes de ateno e gesto nas unidades de sade favorece a construo de relao de confiana e compromisso dos usurios com as equipes e os servios, contribuindo para a promoo da cultura de solidariedade e para a legitimao do sistema pblico de sade. Favorece, tambm, possibilidade de avanos na aliana entre usurios, trabalhadores e gestores da sade em defesa do SUS como uma poltica pblica essencial da e para a populao brasileira.
1

Em colaborao de uma rede de conversaes com Ricardo Teixeira e Gustavo Cunha.

Este texto se referencia nos princpios, mtodos e diretrizes da Poltica Nacional de Humanizao da Ateno e Gesto (PNH) e em experincias do SUS que d certo na implementao da sistemtica de acolhimento em redes ambulatoriais como Belo HorizonteMG, Curitiba-PR, Aracaj-SE e em hospitais como Hospital Municipal Dr Mrio Gatti de Campinas-SP, Grupo Hospitalar Conceio de Porto Alegre- RS e Hospital Municipal Odilon Berhens de Belo Horizonte-MG, dentre outra(o)s. Ele esta organizado nos seguintes tpicos: 1. O que entendemos por Acolhimento? 2. Como transpor estas reflexes para o campo da sade? Ou reflexes para as prticas de produo de sade? 3. O acolhimento no SUS: um pouco de histria. 4. O acolhimento como um dos dispositivos que contribui para a efetivao do SUS. 5. O Acolhimento como estratgia de interferncia nos processos de trabalho. 6. O Acolhimento com avaliao de risco como dispositivo tecnolgico e as mudanas possveis no trabalho da ateno e produo de sade. 7. Algumas sugestes e reflexes sobre a implantao do acolhimento nos servios de sade. 8. Referncias Bibliogrficas qual o sentido destas

1. O que entendemos por Acolhimento?


Acolher dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crdito , agasalhar, receber, atender, admitir(FERREIRA, 1975). O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa, em suas vrias definies, uma ao de aproximao, um estar com e perto de, ou seja, uma atitude de incluso. Esta atitude implica, por sua vez, estar em relao com algo ou algum. exatamente neste sentido, de ao de estar com ou prximo de, que queremos afirmar o acolhimento como uma das diretrizes de maior relevncia tica/esttica/poltica da Poltica Nacional de Humanizao do SUS. tica no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolh-lo em suas diferenas, dor , alegrias, modos de viver, sentir e estar na vida.

Esttica porque traz para as relaes e encontros do dia a dia a inveno de estratgias que contribuem para a dignificao da vida e do viver e, assim, com a construo de nossa prpria humanidade.

Poltica porque implica o compromisso coletivo de envolver-se neste estar com, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros. Ns queremos chamar ateno, neste incio de conversa, para a idia de que o acolhimento est

presente em todas as relaes e encontros que fazemos na vida, mesmo quando pouco cuidamos dele. Entretanto temos que admitir que parece ter ficado difcil exercer e afirmar o acolhimento em nossas prticas cotidianas.

O avano de polticas com uma concepo de Estado mnimo na reconfigurao da mquina Estatal, na dinmica da expanso e acumulao predatria do capital no mundo, tem produzido efeitos devastadores no que se refere precarizao das relaes de trabalho/emprego e crescente privatizao dos sistemas de seguridade social, alijando grande parte da populao da garantia das condies de existncia. O impacto desse processo no que diz respeito s relaes intersubjetivas igualmente avassalador, na medida em que as reduz, muitas vezes, ao seu mero valor mercantil, de troca.
Os processos de anestesia de nossa escuta e de produo de indiferena diante do outro, em relao s suas necessidades e diferenas, tm nos produzido a enganosa sensao de salvaguarda, de proteo do sofrimento. Entretanto, esses processos nos mergulham no isolamento, entorpecem nossa sensibilidade e enfraquecem os laos coletivos mediante os quais se nutrem as foras de inveno e de resistncia que constroem nossa prpria humanidade. Pois, a vida no o que se passa apenas em cada um dos sujeitos, mas principalmente o que se passa entre os sujeitos, nos vnculos que constroem e que os constroem como potncia de afetar e ser afetado. Deste modo, podemos dizer que temos como um dos nossos desafios re-ativar nos encontros nossa capacidade de cuidar ou estar atento para acolher, tendo como princpios norteadores: O coletivo como plano de produo da vida. O cotidiano como plano ao mesmo tempo de reproduo, de experimentao e inveno de modos de vida. A indissociabilidade entre o modo de nos produzirmos como sujeitos e os modos de se estar nos verbos da vida (trabalhar, viver, amar, sentir, produzir sade ...).

2. Como transpor estas reflexes para o campo da sade? Ou qual o sentido destas reflexes para as prticas de produo de sade?
Temos visto que, apesar dos avanos e conquistas do SUS nos seus dezesseis anos de existncia, ainda existem grandes lacunas nos modelos de ateno e gesto dos servios no que se refere ao acesso e ao modo como o usurio acolhido nos servios de sade pblica. Vrias pesquisas de satisfao, relatrios de ouvidoria e depoimentos de gestores, trabalhadores da sade e usurios, evidenciam a escuta pouco qualificada e relaes solidrias pouco exercidas. O grande desafio a ser enfrentado por todos ns, trabalhadores de sade, gestores e usurios, na construo e efetivao do SUS como poltica pblica transpor os princpios aprovados para o setor de sade nos textos constitucionais para os modos de operar o trabalho da ateno e gesto em sade. preciso restabelecer, no cotidiano, o princpio da universalidade do acesso todos os cidados devem poder ter acesso aos servios de sade e a responsabilizao das instncias pblicas pela sade dos cidados. Isto deve ser implementado com a conseqente constituio de vnculos solidrios entre os profissionais e a populao, empenhados na construo coletiva de estratgias que promovam mudanas nas prticas dos servios, tendo como princpio tico a defesa e afirmao de uma vida digna de ser vivida. Alterar esta situao requer o compartilhamento entre as trs esferas de governo municipal, estadual, federal-, os trabalhadores da sade e a sociedade civil, em especial atravs das instncias de participao e de controle social do SUS. Os processos de produo de sade dizem respeito, necessariamente, a um trabalho coletivo e cooperativo, entre sujeitos, e se fazem numa rede de relaes que exigem interao e dilogo permanentes. Cuidar dessa rede de relaes, permeadas como so por assimetrias de saber e de poder, uma exigncia maior (imperativo) no trabalho em sade. Pois em meio a elas, em seus questionamentos, e atravs delas que construmos nossas prticas de co-responsabilidade nos processos de produo de sade e de autonomia das pessoas implicadas, afirmando, assim, a indissociabilidade entre a produo de sade e a produo de subjetividades. O acolhimento, pensamos, uma das diretrizes que contribui para alterar essa situao, na medida em que incorpora a anlise e reviso cotidiana das prticas de ateno e gesto implementadas nas unidades do SUS.

3. O acolhimento no SUS: um pouco de histria

A idia de acolhimento nos servios de sade j acumula uma farta experincia em diversos servios de sade do SUS. Esta experincia heterognea como o prprio SUS e tem acmulos positivos e negativos. Reconhecer, ao falar do acolhimento, esta longa trajetria, significa por um lado reconhecer que grande parte do que sabemos hoje se deve a este acmulo prtico, mas tambm, por outro lado, preciso esclarecer sobre qual acolhimento estamos nos referindo, j que, algumas destas experincias inscreveram o acolhimento numa atitude voluntria de bondade e favor por parte de alguns profissionais, e deram ao nome acolhimento alguns significados dos quais no compartilhamos. Tradicionalmente, a noo de acolhimento no campo da sade tem sido identificada: ora a uma dimenso espacial, que se traduz em recepo administrativa e ambiente confortvel; ora a uma ao de triagem administrativa e repasse de encaminhamentos para servios especializados. Ambas as noes tm sua importncia. Entretanto, quando tomadas isoladamente dos processos de trabalho em sade, se restringem a uma ao pontual, isolada e descomprometida com os processos de responsabilizao e produo de vnculo. Nesta definio restrita de acolhimento, muitos servios de sade:

convivem com filas madrugantes na porta, disputando sem critrio algum, exceto hora de chegada, algumas vagas na manh. preciso salientar que estes servios atendem principalmente os mais fortes e no os que mais necessitam.

reproduzem uma certa forma de lidar com trabalho que privilegia o aspecto da produo de procedimentos e atividades em detrimento dos resultados e efeitos para os sujeitos que esto sob sua responsabilidade. Muitas vezes oferecem servios totalmente incongruentes com a demanda e acreditam que o seu objeto de trabalho esta, ou aquela, doena ou procedimento, atribuindo menor importncia existncia dos sujeitos em sua complexidade e sofrimento.

atendem pessoas com srios problemas de sade sem, por exemplo, acolh-las durante um momento de agravao do problema, rompendo o vnculo que alicerce constitutivo dos processos de produo de sade.

encontram-se muito atarefados, com os profissionais at mesmo exaustos de tanto realizar atividades, mas que no conseguem avaliar e interferir nestas atividades de modo a melhor qualific-las.

convivem, nos servios de urgncias, com casos graves em filas de espera porque no conseguem distinguir riscos. Esses funcionamentos demonstram uma lgica produtora de mais adoecimento na qual,

ainda hoje, parte dos servios de sade vem se apoiando para o desenvolvimento do trabalho cotidiano. O objetivo principal o repasse do problema tendo como foco a doena e no o sujeito e suas necessidades. Desdobra-se da a questo do acesso aos servios que, de modo geral, organizado a partir das filas por ordem de chegada, sem avaliao do potencial de risco, agravo ou grau de sofrimento. Evidentemente que todas estas prticas no somente comprometem a eficcia como causam sofrimento desnecessrio a trabalhadores e usurios do SUS. Para superar estas dificuldades necessrio que outros saberes e tcnicas sejam incorporados por todos os profissionais das equipes de sade. A proposta do acolhimento, articulada com outras propostas de mudana no processo de trabalho e gesto dos servios (co-gesto, ambincia, clnica ampliada, programa de formao em sade do trabalhador, direitos dos usurios e aes coletivas) um dos recursos importantes para a humanizao dos servios de sade. preciso no restringir o conceito de acolhimento ao problema da recepo da demanda espontnea, tratando-o como prprio a um regime de afectabilidade (propiciador de alteraes), como algo que qualifica uma relao e , portanto, passvel de ser apreendido e trabalhado em todo e qualquer encontro e no apenas numa condio particular de encontro que aquele que se d na recepo. O acolhimento na porta de entrada s ganha sentido se o entendemos como uma passagem para o acolhimento nos processos de produo de sade. A reverso deste processo nos convoca construo de alianas ticas com a produo da vida, onde o compromisso singular com os sujeitos, usurios e profissionais de sade, ganhem centralidade em nossas aes de sade. Essas alianas com a produo da vida implicam um processo que estimula a co-responsabilizao, um encarregar-se do outro, seja ele usurio ou profissional de sade, como parte da minha vida. Trata-se, ento, do incentivo construo de redes de autonomia e compartilhamento onde a experimentao advinda da complexidade dos encontros possibilita que eu me reinvente inventando-me com o outro.

4. O acolhimento como um dos dispositivos que contribui para a efetivao do SUS.


O acolhimento no campo da sade deve ser entendido, ao mesmo tempo, como diretriz tico/esttico/poltica constitutiva dos modos de se produzir sade e ferramenta tecnolgica de interveno na qualificao da escuta, construo de vinculo, garantia do acesso com responsabilizao e resolutividade nos servios. Como diretriz podemos inscrever o acolhimento como uma tecnologia do encontro, um regime de afectabilidade construdo a cada encontro e atravs dos encontros, portanto, como construo de redes de conversaes afirmadoras de relaes de potncia nos processos de produo de sade. O acolhimento como ao tecno-assistencial possibilita analisar o processo de trabalho em sade com foco nas relaes e pressupe a mudana da relao profissional / usurio e sua rede social, profissional/profissional, atravs de parmetros tcnicos, ticos, humanitrios e de solidariedade, reconhecendo o usurio como sujeito e participante ativo no processo de produo da sade.

5. O Acolhimento como estratgia de interferncia nos processos de trabalho


O acolhimento no um espao ou um local, mas uma postura tica, no pressupe hora ou profissional especfico para faz-lo, implica compartilhamento de saberes, angstias e invenes tomando para si a responsabilidade de abrigar e agasalhar outrem em suas demandas, com responsabilidade e resolutividade sinalizada pelo caso em questo. Desse modo que o diferenciamos de triagem, pois ele no se constitui como uma etapa do processo, mas como ao que deve ocorrer em todas os locais e momentos do servio de sade. Colocar em ao o acolhimento como diretriz operacional requer uma nova atitude de mudana no fazer em sade e implica: protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo de produo de sade a valorizao e abertura para o encontro profissional de sade, usurio e sua rede social como liga fundamental no processo de produo de sade.

uma reorganizao do servio de sade a partir da problematizao dos processos de trabalho,


de modo a possibilitar a interveno de toda a equipe multiprofissional encarregada da escuta e resoluo do problema do usurio.

elaborao de projeto teraputico individual e coletivo com equipes de referncia em ateno diria, responsveis/gestoras por esses projetos (horizontalizao por linhas de cuidado)
mudanas estruturais na forma de gesto do servio de sade, ampliando os espaos democrticos de discusso/deciso, de escuta, trocas e decises coletivas. A equipe neste processo pode tambm garantir acolhimento para seus profissionais e s dificuldades de seus componentes na acolhida demanda da populao. uma postura de escuta e compromisso em dar respostas s necessidades de sade trazidas pelo usurio que inclua sua cultura, saberes e capacidade de avaliar riscos. Construo coletiva de propostas com a equipe local e com a rede de servios e gerncias centrais e distritais.

O acolhimento um modo de operar os processos de trabalho em sade de forma a atender a todos que procuram os servios de sade, ouvindo seus pedidos e assumindo no servio uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usurios. Ou seja, requer prestar um atendimento com resolutividade e responsabilizao, orientando, quando for o caso, o paciente e a famlia em relao a outros servios de sade para continuidade da assistncia estabelecendo articulaes com estes servios para garantir a eficcia desses encaminhamentos.

Uma postura acolhedora implica em estar atento e poroso a diversidade cultural, racial e tnica, vejamos aqui o caso de uma usuria indgena que d entrada numa unidade de sade e aps o atendimento e realizao do diagnstico indica-se uma cirurgia (laparoscopia) urgente a ser realizada pelo umbigo. Aps a comunicao do procedimento indicado, a usuria se recusa a realizar o procedimento dizendo que ela no pode deixar que mexam no seu umbigo pois este a fonte da onde brota a vida, se assim o fizesse infortnios diversos poderiam recair sobre ela. Diante da recusa e frente urgncia para a realizao deste procedimento a equipe entra em contato com o cacique ou liderana poltica do grupo e juntos decidem que a usuria seria levada para uma unidade mais perto de sua aldeia e que antes deste procedimento o paj ou liderana religiosa realizaria um ritual ou procedimento

cultural direcionado preservao de sua integridade, desde o ponto de vista da concepo de sade da prpria sociedade e cultura. Isso foi realizado e acolhido pela equipe que posteriormente teve sucesso na realizao da cirurgia.
Acolher com a inteno de resolver os problemas de sade das pessoas que procuram uma unidade de sade pressupe que todas as pessoas que procuram a unidade, por demanda espontnea, devero ser acolhidas por profissional da equipe tcnica. O profissional deve escutar a queixa, os medos e expectativas, identificar riscos e vulnerabilidade, acolhendo tambm a avaliao do prprio usurio, e se responsabilizar para dar uma resposta ao problema. Neste funcionamento, o acolhimento deixa de ser uma ao pontual e isolada dos processos de produo de sade e se multiplica em inmeras outras aes que, partindo do complexo encontro do sujeito profissional de sade e sujeito demandante, possibilitam analisar: o ato da escuta e a produo de vnculo como ao teraputica. as formas de organizao dos servios de sade o uso ou no de saberes e afetos para melhoria da qualidade das aes de sade e o quanto estes saberes e afetos esto a favor da vida. a humanizao das relaes em servio a adequao da rea fsica e a compatibilizao entre a oferta e demanda por aes de sade; a governabilidade das equipes locais os modelos de gesto vigentes na unidade de sade

6. O Acolhimento com avaliao de risco como dispositivo tecnolgico e as mudanas possveis no trabalho da ateno e produo de sade
O Acolhimento como dispositivo tecno-assistencial permite refletir e mudar os modos de operar a assistncia, pois questiona as relaes clnicas no trabalho em sade, os modelos de ateno e gesto e as relaes de acesso aos servios. Na avaliao de risco e vulnerabilidade no podem ser desconsideradas as percepes do usurio, e sua rede social, acerca do seu processo de adoecimento. Avaliar riscos e vulnerabilidade implica estar atento tanto ao grau de sofrimento fsico quanto psquico, pois muitas vezes o usurio que chega andando, sem sinais visveis de problemas fsicos, mas muito angustiado, pode estar mais necessitado de atendimento e com maior

grau de risco e vulnerabilidade. Um exemplo disto o caso de X. que tinha 15 anos de idade, chega a uma unidade de sade sozinha, andando, visivelmente angustiada e diz estar com muita dor na barriga; a profissional da acolhida avalia que ela pode ficar na fila, e depois de 35 minutos esperando X. volta recepo diz que a dor est aumentando, mas reconduzida a esperar a sua vez na fila. Depois de 15 minutos X. cai no cho, levada para o atendimento em coma por ter ingerido veneno para interromper uma gravidez indesejada. O que a histria de X. nos indica a urgncia de reverso e reinveno dos modos de operar os processos de Acolhimento no cotidiano dos servios de sade, objetivando: a melhoria do acesso dos usurios aos servios de sade mudando a forma tradicional de entrada por filas e ordem de chegada; a humanizao das relaes entre profissionais de sade e usurios no que se refere forma de escutar este usurio em seus problemas e demandas; mudana de objeto (da doena para o sujeito) uma abordagem integral a partir de parmetros humanitrios de solidariedade e cidadania;

o aperfeioamento do trabalho em equipe com a integrao e complementaridade das atividades exercidas por cada categoria profissional, buscando orientar o atendimento dos usurios aos servios de sade por riscos apresentados, complexidade do problema, o acmulo de conhecimentos e saberes e de tecnologias exigidas para a soluo;
o aumento da responsabilizao dos profissionais de sade em relao aos usurios e elevao dos graus de vnculo e confiana entre eles; a operacionalizao de uma clnica ampliada que implica a abordagem do usurio para alm da doena e suas queixas, construo de vnculo teraputico visando aumentar o grau de autonomia e de protagonismo dos sujeitos no processo de produo de sade. Importante acentuar que o conceito de Acolhimento se concretiza no cotidiano das prticas de sade por meio de escuta qualificada e da capacidade de pactuao entre a demanda do usurio e a possibilidade de resposta do servio. Deve traduzir-se em qualificao da produo de sade, complementando-se com a responsabilizao daquilo que no se pode responder de imediato, mas que possvel direcionar de maneira tica e resolutiva, com segurana de acesso ao usurio. Neste sentido todos os profissionais de sade fazem acolhimento. Entretanto, as portas de entrada dos servios de sade podem demandar a necessidade de um grupo preparado em promover o primeiro contato do usurio com o servio, como Prontos-Socorros, Ambulatrios de Especialidades, Centros de Sade, dentre outros, grupo este afeito s tecnologias relacionais, a produo de

grupalidades, a elaborao e manejo de banco de dados com informaes sobre a demanda, o servio e a rede de sade, de apoio e proteo social. A sistemtica do acolhimento pressupe a determinao de agilidade no atendimento a partir da anlise, sob a ptica de protocolos acordados de forma participativa nos servios de sade, e avaliao de necessidade do usurio em funo de seu risco/vulnerabilidade, proporcionando a priorizao da ateno e no o atendimento por ordem de chegada. Desta maneira exerce-se uma anlise (avaliao) e uma ordenao da necessidade, distanciando-se do conceito tradicional de triagem e suas prticas de excluso, j que todos sero atendidos. Neste entendimento, o acolhimento com avaliao de risco configura-se como uma das intervenes potencialmente decisivas na reorganizao e implementao da promoo da sade em rede, pois em sua implementao extrapola o espao de gesto local afirmando, no cotidiano das prticas em sade, a coexistncia das macro e micropolticas.

7. Algumas sugestes e reflexes sobre a implantao do acolhimento nos servios de sade:


1. Organizar as unidades de sade com os princpios de responsabilidade territorial, adscrio de clientela, vnculo com responsabilizao clnico-sanitria, trabalho em equipe e gesto participativa, entendendo o acolhimento como prtica intrnseca e inerente ao exerccio profissional em sade. Superando, assim, a prtica tradicional, centrada na exclusividade da perspectiva humana na dimenso biolgica e na realizao de procedimentos a despeito da

interao e constituio de vnculos entre profissionais de sade e usurios. 2. Ampliar a qualificao tcnica dos profissionais e equipes em atributos/ habilidades relacionais de escuta qualificada de modo a estabelecer interao humanizada, cidad e solidria com usurios, familiares, comunidade, e o reconhecimento e atuao em problemas de sade de natureza aguda ou relevantes para a Sade Pblica. A elaborao de Protocolos, sob a tica da interveno multi e inter-profissional na qualificao da assistncia, legitimando insero do conjunto de profissionais ligados assistncia na identificao de risco e definio de prioridades, contribuindo, assim, para a formao e fortalecimento da equipe.

3. Implantar a sistemtica de acolhimento na rede SUS de forma integrada, pactuando e explicitando com as vrias unidades de sade suas responsabilidades com a populao adscrita, a ateno demanda no agendada, visando a capacidade resolutiva e a garantia de continuidade da ateno. 4. Implantar as sistemticas de Acolhimento: a) na Ateno Bsica/PSF compatibilizando o atendimento entre demanda programada e a no programada; b) com Classificao de Risco nas Unidades de Urgncia; c) nas Unidades de Ateno Especializada flexibilizando a agenda de modo a garantir

prioridade para pacientes que necessitem de agilidade diagnstica/teraputica e tambm atendimento s intercorrncias, de menor gravidade, dos pacientes em seguimento; d) nas Centrais de Regulao de Servios de Apoio Diagnstico e Teraputico SADT

- visando garantir prioridade para os que necessitam agilidade diagnstica/teraputica.


. 5. Adequar a ambincia das unidades para garantir confortabilidade, condio adequada e de bio-segurana no trabalho, espao para encontros e trocas. Garantir espaos de conversa entre a rede familiar/social do usurio com a equipe, principalmente em reas de atendimento pacientes crticos como no Pronto-Socorro, Centro Cirrgico/Sala de procedimentos, UTI e Enfermarias. 6. Desenvolver a implantao do acolhimento com a participao dos trabalhadores da unidade e usurios, com mltiplos espaos de discusso e pactuao desta inovao no processo de trabalho, atravs de reunies internas da equipe, reunio com usurios nas salas de espera, informao comunidade e, principalmente, instituindo rotina de encontros para avaliar e adequar a implementao, considerando carga horria e escala da equipe. 7. Promover ampliao do debate, aprofundamento terico metodolgico e troca de experincia, atravs de eventos estaduais, regionais e municipais sobre o tema, envolvendo gestores, representantes de trabalhadores, usurios e instituies formadoras. 8- Explicitar e discutir a proposta com a populao, atores polticos, de forma a ampliar a escuta para os pontos assinalados e s crticas ao processo de inovao. Desenvolver campanha de comunicao social acerca do significado e importncia do acolhimento como estratgia de

qualificao da ateno no SUS, de garantia de direitos dos usurios e da utilizao adequada e responsabilidades das unidades de sade do SUS. Alguns jeitos de fazer: Montagem de grupos multiprofissionais para mapeamento do fluxo do usurio na unidade. Levantamento e anlise, pelos prprios profissionais de sade, dos modos de organizao do servio e principais problemas enfrentados. Construo de rodas de conversas visando coletivizao da anlise e produo de estratgias conjuntas para enfrentamento dos problemas. No adensamento do processo ir ampliando as rodas para participao de diferentes setores da unidade. Montagem de uma planilha de passos com dificuldades, tentativas que fracassaram e avanos. Identificar profissionais sensibilizados para a proposta. Construo coletiva dos passos no processo de pactuao interna e externa. Articulao com a rede de sade para pactuao dos encaminhamentos e acompanhamento da ateno.

Assinalamento constante da indissociabilidade entre ateno e gesto ( modos de produzir sade dos modos de gerir esta produo)

Alguns dispositivos / tecnologias Fluxograma Analisador: Diagrama em que se desenha um certo modo de organizar os processos de trabalho que se vinculam entre si em torno de uma certa cadeia de produo. (Merhy, E.) o Descrio das entradas no processo, etapas percorridas, sadas e resultados alcanados anlise de casos que ilustrem os modos de funcionamento do servio. Funciona como ferramenta para reflexo da equipe sobre como o trabalho no dia a dia dos servios.

Oficinas -instalao de rodas de debate que produzam o encontro das idias, a construo de consensos e a responsabilizao dos participantes pela elaborao conjunta. Articulao e/ou incentivo construo de um Grupo de Trabalho de Humanizao. Grupos Focais com usurios e rede social nas unidades de sade.

Avaliao e Classificao de risco - Anlise e ordenao - duas tecnologias com objetivos diferentes mas complementares. Dada a singularidade dos servios podem coexistir ou funcionarem separadamente no contexto fsico mas jamais dspares no processo de trabalho.

Na situao concreta do servio algumas questes considerar: a) Como se d o acesso do usurio, em suas necessidades de sade, ao atendimento em seu servio? Alguns pontos para observar utilizando todos os sentidos (audio, viso, tato... e tambm a intuio) Ao chegar na unidade a quem/para onde o usurio se dirige? Quem o recebe? De que modo? Qual o caminho que o usurio faz at ser atendido? O que se configura como necessidade de atendimento no servio? Quem a define? O que no atendido e por qu? Como voc percebe a escuta demanda do usurio? Do que e como a rede social do usurio informada? Que profissionais participam deste processo? b) Que tipos de agravo sade so imediatamente atendidos? Em quanto tempo? O que o define como prioritrio? H em seu servio uma ordenao do atendimento? Qual? c) Como feito o encaminhamento dos casos no atendidos na unidade? Que procedimentos so utilizados? Quem responde por eles? H articulao com a rede de servios de sade (sistema de referncia/contra-referncia)? O usurio e a rede social participam deste processo? Como voc percebe a relao trabalhador de sade/usurio? d) Como so compostas as equipes de atendimento em sua unidade? Por grupo-classe profissional? H trabalho de equipe multiprofissional? Em que setores? H reunies ordinrias? Qual a periodicidade? Qual a composio? Quais as maiores dificuldades encontradas no funcionamento por grupo-classe ou equipe multiprofissional?

e) Como so tomadas as decises em sua unidade? Pelas chefias? Pelo gestor geral da unidade? Por colegiados? Como so definidas as prioridades e necessidades de mudana no processo de trabalho? Quem participa? De que modo so encaminhadas? Como se lida com os conflitos e divergncias no cotidiano do servio? f) Como o ambiente e no que ele interfere nas prticas de acolhimento? Confortabilidade/privacidade Informao/sinalizao Condies e relaes de trabalho

Referncias Bibliogrficas:
BENEVIDES, R.; PASSOS, E. Humanizao na sade: um novo modismo? Interface Comunicao, Sade, Educao, So Paulo, v. 9, n.17, p. 389-394, 2005. CAMPOS, CR.; MALTA. D. REIS. A. Sistema nico de Sade em Belo Horizonte: reescrevendo o pblico. SP: Ed Xam, 1998; CAMPOS, G.W.S. Sade Paidia. SP: Ed HUCITEC, 2003; FRANCO, T. B.; BUENO,W.S.; MERHY, E.E. O acolhimento e os processo de trabalho em sade: o caso Betim- MG. Cadernos de Sade Pblica. Rio de Janeiro, vol. 15, n 2, abr-jun, 1999. FRANCO, T.; PANIZZI. M.; FOSCHIREA. M. O Acolher Chapec e a mudana do processo de trabalho na rede bsica de sade. In: Revista Sade em Debate. Rio de Janeiro, n 30; MERHY,E.E.&ONOCHO,R (Orgs). Agir em sade: um desafio para o pblico. SP: HUCITEC, 1997; MERHY,E.E. Sade: A cartografia do trabalho vivo. SP: HUCITEC, 2002; MINISTRIO DA SADE. Poltica Nacional de Humanizao (PNH). Cartilha da PNH: Acolhimento com classificao de risco, 2004.

TEIXEIRA. R.R. O acolhimento num servio de sade entendido como uma rede de conversaes. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R.A. (org). Construo da Integralidade: Cotidiano, Saberes e Prticas de Sade. RJ: UERJ/MS/ABRASCO, 2003.

Вам также может понравиться