Вы находитесь на странице: 1из 24

Apresentando o Word O que o Word?

O Microsoft Word um editor de textos utilizado para confeccionar documentos, cartas, memorandos, currculos, trabalhar com mala direta e com tabelas. Concebido para ambiente Windows. Este aplicativo amplamente utilizado em ambientes Windows. Este aplicativo amplamente utilizado em ambientes empresariais, comerciais, acadmicos e tambm domsticos. Permite a organizao de textos atravs de tpicos, possibilita a localizao e substituio de uma palavra ou frase, por outra informao etc.

PRINCIPAIS RECURSOS DO WORD


Formatao do texto: utiliza diversos tipos de fontes (tamanho, cor, efeitos especiais, etc.) altera margens, recuos e espaamento, insere bordas, linhas e molduras para dar destaque a partes do texto, etc. AutoFormatao: cria listas com marcadores e bordas a medida em que se digita. Tabela: possibilita a organizao de informaes. Autocorreo: na medida em que se vai digitando o texto, feita uma avaliao a cada palavra digitada incorretamente. Ao se iniciar o Word, alm da sua janela padro, surge uma outra chamada de "janela de documento". As janelas de documentos so criadas com um nome genrico de Documento n, onde n um nmero que identifica a quantidade de documentos criados. Por exemplo: Documento1, Documento2, etc. No devemos nos preocupar com esse nmero uma vez que o prprio Word que o determina. Somente quando o Word iniciado, a janela de documento denominada "Documento1". Essa janela o local onde o texto ser digitado. Sua rea padro disponvel tem 21,59 X 27,94 centmetros (tamanho do papel Carta), com margens esquerda e direita de 3,17 e margens superior e inferior de 2,54 centmetros. Vamos descrever as principais partes da janela do Word. 1. Barra de ttulo: exibe "Microsoft Word" e o nome do documento ativo quando sua janela estiver maximizada. 2. Barra de Menus: contm a lista dos menus disponveis. 3. Barra de Ferramentas: Padro e Formatao respectivamente fornecem um acesso rpido aos comandos dos menus. 4. rea de texto: onde so digitados e/ou exibidos os textos. 5. Ponto de insero: indica o local onde sero inseridos os caracteres, figuras, etc.

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

ACENTUAO
Caracteres acentuados so gerados pressionando-se a tecla do acento desejado, antes da letra a ser acentuada. Primeiro vamos localizar no teclado, cada tecla para acentuao. Agora, vamos digitar algumas palavras para tirarmos as dvidas: Agudo Crase Circunflexo Aspas, Trema Til Cedilha : : : : : : mquina, til, , av, gua, caf, culos; , queles, (no nosso idioma, apenas a letra a leva este acento); incndio, av, voc, lmpada; seqncia, freqente (no nosso idioma, apenas a letra u leva este acento); no, avies, melo, reflexes; cansao, faa, corao, construes.

MOVENDO O PONTO DE INSERO ATRAVS DO TECLADO


Atravs de algumas teclas, vamos aprender a nos movimentar pelo texto. USE A TECLA seta para a esquerda seta para a direita seta para cima seta para baixo Ctrl + seta para a esquerda Ctrl + seta para a direita End Home Ctrl + seta para cima Ctrl + seta para baixo Pg Dn Pg Up Ctrl + Pg Dn Ctrl + Pg Up Ctrl + End Ctrl + Home Alt + Seta para Baixo PARA Um caractere para a esquerda Um caractere para a direita Uma linha anterior Prxima linha Uma palavra para a esquerda Uma palavra para a direita Final da linha Incio da linha Pargrafo anterior Prximo pargrafo 10 linhas acima 10 linhas abaixo Parte inferior da janela Parte superior da janela Final do documento Incio do documento Desloca um pargrafo abaixo

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

Alt + Seta para Cima

Desloca um pargrafo acima

DIGITANDO
Agora que j conhecemos a tela principal do Word, podemos comear a digitao do texto, uma vez que um documento (Documento 1) foi aberto automaticamente. Dicas:

A tecla <Enter> s deve ser pressionada quando o pargrafo terminar, ou seja, aps o ponto final. Deixar sempre um espao aps a virgula ( , ), o ponto final ( . ) e os sinais de exclamao ( ! ) e interrogao ( ? ) para que a edio do texto possa ser mais correta. Deixar uma linha em branco entre os pargrafos, para facilitar a leitura.

Para comearmos, digite o texto abaixo sem preocupar-se com a acentuao: Observao: A cada palavra digitada, pressione a tecla <Enter>. PROCESSADOR DE TEXTOS <Enter> <Enter> <Enter> Trabalhar com um processador de textos mais eficiente, devido aos inmeros recursos que ele possui. <Enter>. <Enter> No precisamos mais nos preocupar com a margem direita ou com as centralizaes que sempre nos faziam perder tempo. <Enter>. <Enter>. Percebe como fcil?!

SALVANDO O ARQUIVO
Enquanto se edita um documento, o trabalho armazenado apenas na memria. Para que possamos utiliz-lo novamente necessrio que ele seja gravado em disco. Para gravar um documento, siga os passos abaixo:

Acesse o menu Arquivo pelas teclas ALT + A e escolha a opo "Salvar" (Control B), ou se preferir, selecione a opo "Salvar Como"(tecla F12). Determine a pasta ou unidade onde o arquivo deve ser gravado.

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

Dar um nome ao arquivo (EXEMPLO) e acessar a opo "Salvar". Acesse o menu Arquivo pelas teclas ALT + A e escolha a opo "Salvar" ou se preferir pelo atalho "Ctrl + B". Determine a pasta ou unidade onde o arquivo deve ser gravado. Dar um nome ao arquivo (EXEMPLO) e acessar a opo "Salvar".

Observaes: 1. Os arquivos gerados pelo Word, recebem a extenso DOC. 2. Para fechar um arquivo no Word, acione o Menu Arquivo e a seguir escolha a opo Fechar ou pelo atalho "Ctrl + W".

3. Para abrir um novo arquivo ou um documento em branco, devemos acionar o


Menu Arquivo e a seguir a opo Novo ou pelo atalho "Ctrl + O".

Saindo do Word Para finalizar o Word, acione o menu Arquivo, opo "Sair" ou pelo atalho ALT + F4. Se algum arquivo tiver sido alterado e no foi salvo, ser exibida uma caixa de dilogo, com a seguinte informao:

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

BARRA DE FERRAMENTAS
As barras de ferramentas tm por funo agilizar a execuo dos comandos mais utilizados no Word. Para ir at as Barras de Ferramentas, voc dever primeiramente pressionar a tecla ALT ou F10 uma vez, que ativar a Barra de Menus. Na seqncia pressione as teclas Ctrl + TAB que o levar at a Barra de Ferramentas Padro. Acionando mais uma vez o Ctrl + TAB, estar na Barra de Ferramentas de Formatao. Para retornar uma barra acima, pressione as teclas Ctrl + Shift + TAB. Vamos descrever agora, os botes da Barra de Ferramentas Padro:

A prxima Barra de Ferramentas que vamos descrever a de Formatao. Como o prprio nome indica, ela utilizada para formatarmos o documento.

Observao:
Para acessar os itens ocultos disponveis nas barras de ferramentas do Word XP, necessrio que voc localize e pressione o boto "Opes da barra de ferramentas".

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

RECURSOS BSICOS DE EDITORAO


A partir de agora, iremos utilizar os recursos bsicos que um processador de textos dispe para nos facilitar na elaborao dos nossos documentos.

ABRINDO UM ARQUIVO EXISTENTE


Primeiro ser necessrio acionar o Menu Arquivo e na seqncia a opo "Abrir". Pressione TAB at encontrar a opo "Examinar" e acione a tecla F4 para abrir a caixa combinada, selecione a unidade de disco desejada atravs das setas e do Enter e caso haja necessidade, selecione tambm, a pasta onde est o arquivo a ser aberto. Uma vez selecionada a unidade e/ou pasta apropriada, basta posicionar no nome do arquivo e em seguida pressionar Enter ou TAB at localizar o boto "Abrir". Para Fechar o arquivo pressione Control F4

CORRIGINDO ERROS DE DIGITAO

A correo de erros de digitao uma operao bastante simples. Para corrigir a palavra que o prprio Word identifica como errada (ela ficar sublinhada) basta proceder da seguinte forma: Acionando as teclas ALT + F7 o Word selecionar a primeira palavra do texto, pressione a tecla ESC e depois a tecla ponto para que ele leia a palavra encontrada. Com as teclas Alt + 7 (estando com a opo "Detectar capitalizao em modo verbose" marcada no Painel de controle do Virtual Vision), ele soletrar a palavra, informando inclusive a ocorrncia de letras maisculas e minsculas. Em seguida acione as teclas Shift + F10, que abrir um menu com uma srie de possveis palavras para que seja feita a correo. Com a seta para baixo encontre a palavra correta e pressione Enter para corrig-la. Para que o Word continue encontrando as palavras erradas basta repetir o mesmo procedimento. Caso nenhuma palavra seja a adequada, basta pressionar Enter na opo "Ignorar tudo". Normalmente, esta opo utilizada quando o Word encontra termos tcnicos, em outro idioma ou palavras pouco comuns que no fazem parte do seu dicionrio.

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

O Word permite armazenar uma palavra que constantemente ser utilizada atravs da opo "Adicionar". Observao: Executando as aes descritas acima no Word XP, alm da correo ortogrfica tambm realizada simultaneamente a correo gramatical.

EXCLUINDO TEXTO

As teclas discriminadas a seguir, permitem apagar um texto digitado errado. USE Backspace Control + Backspace Delete PARA Excluir um caractere esquerda do ponto de insero; Excluir uma palavra esquerda do ponto de insero; Excluir um caractere direita do ponto de insero ou texto selecionado

DESFAZENDO ENGANOS

Caso faamos alguma coisa por engano no arquivo, basta acionar o Menu Editar e escolher a opo "Desfazer Digitao" (atalho: Ctrl + Z). ou a opo "Refazer Digitao"(atalho: Ctrl + R), que utilizada quando selecionamos por engano a opo Desfazer.

SELEO DE PARTES DO DOCUMENTO


A utilizao de um processador de textos nos permite o uso de inmeros recursos de edio: negrito, itlico, cores, bordas, etc. Como nem sempre esses recursos sero usados no documento inteiro, h a necessidade de selecionarmos a regio onde eles sero aplicados. O modo mais fcil de selecionar pequenos blocos de texto consiste em pressionar a tecla <Shift> e uma tecla de seta na direo desejada.

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

Para selecionar usando o teclado


USE PARA

Shift + seta para a Selecionar caracter a caracter direita do ponto de insero. direita Shift + seta para a Selecionar caracter a caracter esquerda do ponto de insero. esquerda Shift + seta para cima Com o ponto de insero no incio de uma linha, selecionar as linhas superiores. Shift + seta para baixo Com o ponto de insero no incio de uma linha, selecionar as linhas inferiores. Shift + Home Shift + End Ctrl + T Selecionar a linha esquerda do ponto de insero. Selecionar a linha direita do ponto de insero. Selecionar todo o documento.

Ctrl + Shift + seta para Com o cursor no incio da palavra, seleciona uma palavra a a direita direita do ponto de insero. Ctrl + Shift + seta para Com o cursor no final da palavra, seleciona uma palavra a a esquerda esquerda do ponto de insero. Ctrl + Shift + End Ctrl + Shift + Home Observao: Seleciona da posio do cursor, at o final do texto. Seleciona da posio do cursor, at o incio do texto. Para cancelar a seleo, basta pressionar uma das teclas de seta.

MOVENDO E COPIANDO TEXTOS Para mover ou copiar regies selecionadas, utilizamos os comandos Copiar, Recortar e Colar.

Movendo uma seleo utilizando a rea de Transferncia


Selecionar a regio desejada atravs do <Shift> e das setas. Acionar o Menu Editar atravs das teclas ALT + E e escolher a opo "Recortar" (Atalho: Ctrl + X). Posicionar o cursor no local desejado e acionar novamente o Menu Editar opo "Colar" (Atalho: Ctrl + V).

Copiando uma seleo utilizando a rea de Transferncia


Selecionar a regio desejada atravs do <Shift> e das setas. Acionar o Menu Editar atravs das teclas ALT + E e escolher a opo "Copiar" (Atalho: Ctrl + C).

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

Posicionar no local desejado e acionar novamente Menu Editar opo "Colar" (Atalho: Ctrl + V).

Observao:

Em quanto nenhuma outra informao for movida ou copiada para a rea de Transferncia, podemos "colar" seu contedo quantas vezes forem necessrias.

RECURSOS BSICOS DE FORMATAO


Descreveremos agora, como preparar um documento com as caractersticas desejadas, aprendendo o conceito e os tipos de formataes existentes. Formatar um documento, como o prprio termo indica, simplesmente dar "forma" a ele. Isso significa, colocar efeitos (negrito, itlico, sublinhado, entre outros), mudar o espaamento entre as linhas, as margens, etc. importante saber que na formatao de um documento, existem nveis que devem ser compreendidos: caractere, pargrafo e documento.

FORMATANDO CARACTERES
Caracteres so letras, nmeros e smbolos e sua formatao determina como eles sero exibidos na tela e como sero impressos.

Selecionar os caracteres desejados atravs da tecla <Shift> e as setas. Acionar o menu Formatar.

Escolher a opo "Fonte..." e definir as opes desejadas.

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

TRABALHANDO COM ESTILOS E EFEITOS DE FORMATAO


Atalhos para os principais estilos de formatao: Negrito - Ctrl + N Itlico - Ctrl + I Sublinhado - Ctrl + S Subscrito - Ctrl = Sobrescrito - Ctrl Shift =

Acionando ou removendo a aplicao dos efeitos (Tachado, Tachado duplo, Sobrescrito, Subscrito, Sombra, Contorno etc.) em caracteres:
Selecionar os caracteres desejados. Acessar o Menu Formatar e acionar a opo Fonte (atalho Control + D). Marcar ou desmarcar com a barra espaadora as opes desejadas e pressionar Enter no boto "OK".

Observao:

Os estilos de formatao tambm podem ser ativados ou desativados, atravs da barra de ferramentas de formatao, basta pressionar Enter no boto desejado

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

10

FORMATANDO PARGRAFOS
Atravs do Menu Formatar, temos acesso a todas as formataes que podemos dar a um pargrafo, de uma s vez. Antes de aplicarmos uma formatao, necessrio selecionar os pargrafos desejados, atravs do shift e das teclas de seta. Na seqncia, acionar o Menu Formatar e escolher a opo "Pargrafo..."

A caixa de dilogo "Pargrafo" exibe as formataes do pargrafo corrente e no caso de seleo de mais de um, os valores podem aparecer em branco, quando eles tiverem formataes diferentes. Espaamento entre linhas: Espaamento: 1,5 cm (Atalho Ctrl 5) Espaamento: 2,0 cm (Atalho Ctrl 2)

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

11

Espaamento Simples: Ctrl 1

FORMATANDO O DOCUMENTO
Sempre que falamos em formatao do documento, devemos ter em mente que as alteraes feitas tero efeito sobre todo o arquivo, ou para todas as pginas da mesma seo (prximo tpico). A formatao que altera todo o documento, nada mais do que estabelecer o valor das margens superior, inferior, esquerda e direita em relao ao papel e o texto, colocao de cabealhos e rodaps, mudana no modo de impresso, etc.

ALTERANDO AS MARGENS

Acionar o menu Arquivo e a opo "Configurar Pgina...". Escolher a guia Margens, caso no esteja selecionada. Alterar as opes desejadas conforme descrito a seguir:

Superior Inferior Esquerda Direita Medianiz Cabealho Rodap Margens espelho Aplicar

: : : : : :

Altera a margem superior. Altera a margem inferior. Altera a margem esquerda. Altera a margem direita. Deixa uma margem para ser usada na encadernao. Define a posio em relao margem superior, onde o cabealho ser impresso. : Define a posio em relao margem inferior, onde o rodap ser impresso. : Utilizadas para impresso como se fosse um livro. : Determina onde as alteraes devero ser aplicadas.

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

12

Aps as alteraes escolher o boto "OK".

ALTERANDO O TAMANHO E A ORIENTAO DO PAPEL


Acionar o Menu Arquivo e a opo "Configurar Pgina...", o Word estar visualizando a guia Margens. Pressione a tecla TAB at ouvir a palavra Margens, na seqncia utilize uma vez a seta para direita, dessa forma a guia Tamanho do papel, sera ativada.

Alterar as opes desejadas conforme descrito abaixo: Tamanho do papel Largura Altura Orientao Aplicar : Permite selecionar um tamanho j definido (Carta, A4) ou definir um tamanho personalizado : Altera a largura do papel : Altera a altura do papel : Retrato: na vertical (padro) Paisagem: horizontal : Determina onde as alteraes devero ser aplicadas: - No documento inteiro; - Deste ponto em diante.

Aps executar as alteraes desejadas, escolher o boto "OK". Observao: Estatsticas sobre o documento, tais como: n de pginas, palavras, caracteres, pargrafos e linhas podero ser acessados atravs do atalho Control Shift G.

RECURSOS INTERMEDIRIOS DE FORMATAO


Estes recursos de formatao nos auxiliam a dar um "toque" especial aos nossos documentos. O Word permite por exemplo:

Inserir numerao de pgina; Data e hora; Notas de rodap ou de fim de documento; Listas numeradas e marcadores, etc.

Como recurso de apoio ao processo de edio e formatao de documentos no Word, podemos utilizar as opes Localizar e Substituir, encontradas no menu Editar (Alt E).

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

13

INSERIR NUMERAO DE PGINA


Para incluir numerao de pgina nos arquivos, necessrio:

Acessar o menu Inserir e a opo "Nmeros de pginas..." Selecionar as opes desejadas dentre as citadas abaixo: : Indica se a numerao ser impressa no rodap (padro) ou no cabealho. : Indica o alinhamento da numerao, sendo que direita o padro. : Imprime (padro) ou no a numerao na 1 pgina do documento.

Posio Alinhamento Imprimir na 1 pgina

O boto Formatar, nos abre outra caixa de dilogo, que permite mais algumas alteraes: Formato nmero Incluir n. captulo Numerao pgina do : Permite selecionar a forma como a numerao dever ser feita. do : S est ativa quando se trabalha com tpicos. da : Em caso de quebra de seo, permite que a numerao continue na seqncia correta. Iniciar em permite iniciar a numerao com qualquer valor. Geralmente este recurso utilizado quando se imprime arquivos diferentes que devem manter a seqncia de paginao.

Aps fazer as alteraes desejadas, escolher o boto "OK" Comando Ir Para: Atalho Ctrl Y, insira o nmero da pgina para onde deseja ir, tecle enter, e em seguida Esc para abandonar o menu e tecle o nmero 9 do teclado numrico(Virtual Vision 2.0) e Control 9 (Virtual Vision 4.0) para confirmar a pgina em que se encontra.

INSERINDO DATA E HORA

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

14

A Data e a hora, podem ser inseridas em qualquer lugar do documento.


Primeiro devemos acessar o menu Inserir e depois a opo "Data e hora...", na seqncia selecionar uma formatao e acionar o boto "OK". Atalho para Data: Alt + Shift + D Atalho para Hora: Alt + Shift + T

TRABALHANDO COM LISTAS NUMERADAS OU MARCADORES

Quando necessitamos descrever itens de uma relao dispomos de dois recursos excelentes: Marcadores e Numerao.

Trabalhando com Marcadores: Quando usamos marcadores, no precisamos nos preocupar com o alinhamento ou a seqncia, pois aps pressionarmos <Enter>, um novo marcador inserido. Para desativar o marcador, basta pressionar <Enter> 2 vezes. Trabalhando com Numerao:

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

15

Assim que acionamos este recurso, a cada <Enter> pressionado, uma nova numerao j na seqncia correta inserida. Caso algum item seja apagado, os demais so renumerados automaticamente Para desativar a numerao, basta pressionar <Enter> 2 vezes. Observao: Para inserir listas numeradas ou marcadores num texto j digitado, Primeiro ser necessrio selecion-lo, depois na barra de ferramentas de formatao, escolher o boto numeradores ou marcadores. Para desativ-los basta repetir o procedimento citado.

TRABALHANDO COM LISTAS NUMERADAS


Quando voc numera manualmente os itens de uma lista, o Word converte os nmeros digitados em numerao automtica. Para criar automaticamente uma lista numerada a medida que digitar, siga estes passos: 1. Digite 1 ponto, 1 trao, a trao ou a sinal de fecha parnteses, seguido de um espao e do texto desejado. Quando voc pressionar ENTER para adicionar o item seguinte da lista, o Word inserir automaticamente o nmero, portanto voc s precisa digitar o texto.

2. Para concluir a lista, pressione ENTER duas vezes. Voc tambm pode concluir a lista
pressionando BACKSPACE para excluir o ltimo nmero da lista.

TRABALHANDO COM MARCADORES


Para trabalhar com marcadores, voc s precisa iniciar um pargrafo com um hfen ou um asterisco, o Word converter automaticamente o pargrafo em um item com marcador quando voc pressionar ENTER para encerrar o pargrafo. Para criar automaticamente uma lista com marcadores a medida que digitar, siga estes passos:

Digite asterisco ou hfen seguido de um espao e do texto desejado. Quando voc pressionar ENTER para adicionar o item seguinte da lista, o Word inserir automaticamente o prximo marcador.

Para concluir a lista, pressione ENTER duas vezes. Voc tambm pode concluir a lista pressionando BACKSPACE para excluir o ltimo marcador.

TRABALHANDO COM LOCALIZAR / SUBSTITUIR


Comando Localizar: Atalho Ctrl L: quando ouvir a mensagem localizar digite a palavra desejada e tecle enter, tecle Esc para abandonar o menu e ponto para ler a palavra encontrada. Repita o mesmo procedimento at

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

16

ouvir a mensagem " o word concluiu a pesquisa do documento" em seguida tecle enter e Esc para finalizar a pesquisa. Comando Localizar e Substituir: Atalho Ctrl U : quando ouvir a mensagem "localizar texto editvel" digite a palavra que deseja encontrar, e em seguida tecle Tab, voc estar na opo substituir por, ento digite a palavra pela qual deseja substituir e escolha a opo desejada, tais como: Substituir - para substituir a primeira palavra encontrada Substituir Tudo - substitui todas as palavras encontradas no texto. Localizar prxima - localizada a prxima palavra, sem substituir a atual.

TRABALHANDO COM COLUNAS


Por padro, o Word trabalha com arquivos em apenas uma coluna. Mas, possvel a edio do documento em formato colunar, que como os textos de jornais e revistas so editados. A diviso do texto em colunas feita na regio selecionada e caso no haja nenhuma, no documento todo

CRIANDO COLUNAS ATRAVS DA BARRA DE FERRAMENTAS 1.


Selecionar o texto que vai ser colunado. 2. Acionar o boto "Colunas" na barra de ferramentas. 3. Para definir o nmero de colunas, pressionar seta para direita de acordo com a quantidade desejada. 4. Pressionar Enter para finalizar. Observao: No Word XP, aps selecionar o boto Colunas na barra de ferramentas, voc dever teclar o Enter primeiramente, em seguida movimentar a seta para a direita a fim de selecionar o nmero de colunas desejado e por fim, teclar o Enter novamente para confirmar. importante ressaltar que inicialmente estar selecionada a opo referente diviso em uma nica coluna e ao movimentar com a seta para a direita, o Virtual Vision 4.0 no lhe falar a quantidade de colunas atualmente selecionada.

CRIANDO COLUNAS ATRAVS DO MENU FORMATAR


1. 2. 3. 4. 5. Selecionar o texto que vai ser colunado. Acionar o menu Arquivo, seta para direita at Formatar, Descer em colunas, Teclar Enter, Digitar o nmero de colunas ou pressionar seta para direita de acordo com a quantidade de colunas desejada

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

17

6. Pressionar Enter para finalizar. Observao: O texto s ser visualizado em mais de uma coluna no modo de visualizao "Layout da pgina".

INSERINDO QUEBRAS DE COLUNA


O Word quebra automaticamente as colunas de modo que elas caibam na pgina. s vezes, essa quebra automtica no fica de acordo com o desejado e surge ento a necessidade de forarmos uma quebra em um local especfico. Para fazer uma quebra manual de colunas, devemos: 1. Posicionar o ponto de insero onde deve iniciar a nova coluna. 2. Acessar o menu Inserir e selecionar a opo "Quebra". O cursor estar posicionado na opo "Quebra de pgina". Pressionar seta para baixo e escolher a opo "Quebra de coluna" , em seguida escolher o boto Ok, ou pressionar Enter.

REMOVENDO O COLUNAMENTO
Caso queira retornar o texto para apenas uma coluna, devemos: 1. Selecionar todo o texto colunado. 2. Acessar o menu Formatar(Alt F) e selecionar a opo "Colunas...". 3. Definir o nmero de colunas para 1 Pressione Enter ou pelo boto "OK" para finalizar.

TRABALHANDO COM TABELAS


Uma tabela constituda de linhas e colunas chamadas clulas, que podem ser preenchidas com textos ou nmeros. As tabelas so uma maneira excelente de organizar quase todos os tipos de informao e podero ter bordas e sombreamentos, facilitando a criao de diversos tipos de formulrios.

CRIANDO TABELAS

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

18

Procedimentos utilizados: 1. Posicionar o ponto de insero onde a tabela deve ser inserida. 2. Acionar o Menu Formatar atravs do Alt + F, escolher a opo Tabulao e finalizar com Enter. Marcar os pontos de tabulao necessrios. 3. Digitar as informaes da tabela, digitando TAB para ir de coluna em coluna, no final de cada linha pressionar Enter. 4. Selecionar a tabela com Ctrl + T (todos os dados ficaro marcados). 5. Acionar o Menu Tabela com Alt + T, escolher a opo Converter o Texto em Tabela e teclar Enter. 6. Definir o nmero de colunas e linhas desejadas, localizar o boto OK e finalizar com Enter. 7. Ir para o Menu Tabela e escolher a opo Autoformatao da Tabela. 8. Escolher o formato desejado e finalizar com OK. 9. Para centralizar a tabela, acione o Menu Tabela e escolha a opo Tamanho da Clula. Posicione na guia Linha e localize a opo Centralizar. Finalize atravs do boto OK.

INSERINDO FIGURA
O Microsoft Word permite que adicionamos ao texto figuras, sendo elas do Clip Art ou figuras salvas nos arquivos especficos

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

19

Escolha o tema , logo aps a figura desejada, basta Clicar em Inserir Clipe e pronto !!

INSERINDO BORDAS E SOMBREAMENTO

Ao inserir a borda o cursor deve estar direcionado no local desejado da borda.

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

20

Acione o que deseja executar Borda, Borda de Pgina ou Sombreamento.

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

21

CRIANDO MALA DIRETA


Voc alguma vez j deve ter presenciado ou at mesmo recebido uma correspondncia, cujo destinatrio da mesma era totalmente desconhecido, mas bastou abrir o envelope para que o mistrio fosse completamente desvendado, tratando-se do recebimento de uma mala direta. A utilizao de mala direta um recurso bastante eficaz, usado principalmente para a divulgao de produtos, servios ou para fins informativos. O grande diferencial da mala direta est no fato de que atravs de um nico modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independentemente do nmero de destinatrios ao qual a mesma ser remetida. O Word nos oferece um recurso que facilita bastante a execuo de uma tarefa que antes demandava muito tempo. Para fazermos uma mala direta, precisamos criar dois arquivos: o documento principal que contm o texto para ser enviado com todas as formataes desejadas, juntamente com os campos regio que o Word cria para receber os dados a serem alterados e um arquivo de dados (contedo dos campos) que mudaro de cliente para cliente. Para servir como base de informaes da nossa mala direta, crie no Microsoft Word uma tabela dividida em trs colunas contendo as respectivas descries: NOME, CARGO E SALRIO (preencha com dados) estabelecer n de linhas com o n de informaes. no mnimo cinco linhas desta tabela, salve o documento com o nome de Contatos.doc e o feche em seguida). OBS.: A tabela dever ser criada na primeira linha, pois casa haja um enter acima voc no conseguir concluir a mala direta. Vamos agora criar o documento padro para a composio da nossa mala direta. Para tanto, abra um novo documento no Word, digite a carta abaixo considerando inclusive as informaes descritas entre parnteses: (com o alinhamento direita, insira o local e a data) (tecle quatro vezes o Enter e digite alinhado esquerda) At.: NOME (tecle quatro vezes o Enter e digite alinhado esquerda) Ref.: Promoo (tecle quatro vezes o Enter e digite as informaes abaixo usando o alinhamento justificado) Informamos que a vossa promoo para o cargo de CARGO foi aprovada pela nossa Diretoria Executiva, sendo o vosso salrio reajustado para o valor de R$ SALRIO. (tecle seis vezes o Enter e digite alinhado esquerda) Atenciosamente (tecle seis vezes o Enter e digite com o alinhamento centralizado) DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS. Aps concluir a edio da carta acima, aplique as formataes que julgar necessrias e em seguida, salve o documento com o nome de Mala direta.doc. Agora, para facilitar e agilizar o desenvolvimento do nosso trabalho, siga os passos descritos

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

22

abaixo para a exibio da barra de ferramentas mala direta:


Pressione o Alt da esquerda para acessar a barra de menus. Desloque com a seta para a direita at o menu Ferramentas. Desa com a seta at o item Cartas e correspondncias e mova uma vez a seta para a direita. Desa com a seta at o item Mostrar barra de ferramentas 'Mala direta' e caso esta opo esteja desmarcada, tecle Enter para exibi-la, no contrrio, tecle Esc para abandonar a barra de menus e retornar rea de edio.

Agora que possumos uma base de informaes e um modelo de documento principal, para fins didticos, vamos dividir a criao da mala direta em quatro etapas. 1. Configurando o documento principal:

Acesse a barra de ferramentas mala direta, atravs da tecla Alt e depois Control Tab. Pressione Enter no boto Configurao do documento principal. Selecione com o uso das setas a opo Cartas e tecle Enter para confirmar.

2. Selecionando a base de informaes:


Acesse a barra de ferramentas mala direta. Desloque at o boto Abrir fonte de dados e tecle Enter. Indique o arquivo Contatos.doc e tecle Enter para confirmar.

3. Atribuindo campos ou valores ao documento principal da mala direta: Atravs do comando Localizar Ctrl L, localize na carta o campo desejado ex: Localize o campo Nome, tecle enter, Esc para fechar o menu Localizar, com o ponto poder verificar a palavra selecionada.

Acesse a barra de ferramentas mala direta. Desloque at o boto Inserir campos de mesclagem e tecle Enter. Com o uso das setas selecione o campo desejado, como por exemplo NOME. Pressione Tab at o boto Inserir, tecle Enter para confirmar e Esc para retornar rea de edio do documento.

Execute os passos descritos acima tambm para os campos CARGO e SALRIO e em seguida, salve o arquivo Mala direta.doc. Para alternar entre a exibio dos campos ou dos seus respectivos valores no documento, voc dever acessar a barra de ferramentas mala direta e pressionar o boto Mostrar campos/valores.
4. Gerando a mala direta: Acesse a barra de ferramentas mala direta. Desloque at o boto Mesclar ao documento e tecle Enter. No controle apresentado, selecione uma entre as opes Todos (exibe todos os registros), Registro atual (exibe o registro selecionado) e De (voc precisar informar um intervalo indicando valores para os campos "De" e "At").

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

23

Pressione Enter no boto OK para concluir. Por fim, as cartas sero exibidas em um novo arquivo onde voc poder imprimi-lo ou salv-lo para uma futura impresso.

TRABALHANDO COM HIPERLINK


Atravs da criao de hyperlinks, podemos ir instantaneamente para qualquer outro documento do Microsoft Office ou para qualquer pgina Web na Internet. Criando Hyperlinks: Selecione a palavra ou frase que deseja transformar num hyperlink (Atalho: Ctrl K), quando ouvir a mensagem endereo digite todo caminho onde encontra-se o arquivo que vincular ao hyperlink ex: C:\nome do arquivo e tecle enter, posicione o cursor um das letras da palavra que virou um hyperlink, tecle Shift F10 para abrir o menu arquivo, desa com a seta na opo abrir hyperlink e tecle enter, ser aberto automaticamente o arquivo vinculado ao hyperlink criado. Para verificar se realmente o arquivo foi aberto basta ler a barra de ttulos atravs da tecla Zero do teclado numrico. Hyperlinks para pginas da Web: Basta posicionar o cursor no local desejado de um texto ou planilha, digite o endereo da pgina ex: www.fundacaobradesco.org.br e tecle a barra de espaos o hyperlink ser criado automaticamente, posicione o cursor em uma das letras do hyperlink criado, tecle Shift F10 para abrir o menu, desa com a seta at a opo abrir hyperlink e tecle enter que a pgina ser aberta

A IMPRESSO DO DOCUMENTO Para imprimir um documento, necessrio:


Abrir o arquivo que se deseja imprimir; Na seqncia acionar o Menu Arquivo, opo Imprimir. Pressione TAB at encontrar o boto OK. Pressione Enter e a impresso ser iniciada. Desta forma o arquivo inteiro ser enviado para a impressora, mas podemos tambm, determinar quais pginas sero impressas e quantas cpias do arquivo queremos imprimir.

Observao:

1. Caso queira determinar quais pginas sero impressas, pressione TAB at encontrar a opo Intervalo de pginas e ao localiz-la pressione seta para baixo at encontrar a opo pginas, neste momento digite o nmero das pginas a serem impressas, separando-as por um ponto e vrgula. 2. Se quiser determinar o nmero de cpias a serem impressas, pressione TAB e na opo Cpias digite quantas cpias devero ser impressas. Aps selecionar as opes desejadas, acione o boto OK, para iniciar a impresso.

Av Pedro Lessa 2162 Santos SP Telefone 32712122/Fax 327347-79 www.megabytecursos.com

24

Вам также может понравиться