Вы находитесь на странице: 1из 16

PREVENO CONTRA A VIOLNCIA SEXUAL NA EDUCAO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR

DBORA PARKER CHAGAS debbie_dpc@hotmail.com

RESUMO
A preveno da violncia sexual infantil ainda um tabu nas escolas de educao infantil e visto como algo que no deve ser trabalhado com as crianas. Muitas crianas comeam a ser abusadas sexualmente abaixo dos seis anos, mas no tm condies cognitivas e verbais para revelar as situaes que esto passando. O presente trabalho aborda a violncia sexual infantil, o papel da escola na sua preveno e procurou investigar a atuao dos professores de educao infantil nessa preveno. Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a forma de estudo de caso, em uma escola de Educao Infantil da rede privada de So Paulo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as professoras no tm conhecimento sobre a violncia sexual, sintomas e consequncias. Foi possvel constatar que as educadoras necessitam de capacitao na rea, e a partir disso, foi desenvolvido um projeto de interveno. Palavras-chave: Violncia Sexual Infantil; Educao Infantil; Formao do Professor; Preveno.

ABSTRACT
The prevention of child sexual abuse is still a taboo in preschools and seen as something that should not be worker with children. Many children start being sexually abused under the age of six, but do not have cognitive and verbal conditions to reveal the situations they are going through. This dissertation discusses child sexual abuse, the schools role in prevention and investigated the preschool teachers procedures in preventing child sexual abuse. The research had a qualitive approach in the form of case study in a private school of So Paulo. It was verified that the teachers need training in the area, which was developed through an intervention project. Keywords: Child Sexual Abuse; Preschool; Teacher Training; Prevention.

INTRODUO

A violncia sexual contra crianas acontece em todo o mundo h muito tempo, mas nas ltimas dcadas os direitos das crianas e adolescentes tm sido defendidos, resultando em mudanas na legislao brasileira. Polticas educacionais foram criadas pelo governo, ampliando discusses sobre o reconhecimento e denncias de casos de violncia sexual infantil. Com a criao do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8069/90), as crianas e adolescentes passaram a ter seus direitos garantidos, e os adultos, seus deveres de proteger e zelar pelo bem-estar delas. A violncia sexual, segundo o Programa Nacional de Enfrentamento da Violncia Sexual contra Crianas e Adolescentes, trata-se de toda ao na qual uma pessoa, em situao de poder, obriga outra pessoa realizao de prticas sexuais contra a vontade, por meio da fora fsica, da influncia psicolgica ou do

uso de armas ou drogas (BRASIL, 2010, p. 14). Essa violncia sexual se apresenta de duas formas: explorao sexual e abuso sexual. Pelo fato das crianas passarem no mnimo quatro horas dirias na escola, de segunda a sexta-feira, os professores tm uma grande convivncia e influncia nas vidas dos seus alunos. A escola tem, portanto, deveres para com os alunos, como a responsabilidade do professor e demais profissionais das redes pblicas e particulares de ensino de comunicar s autoridades competentes qualquer caso suspeito de violncia ou maus-tratos contra estudantes com menos de 18 anos. Esta determinao est prevista no artigo 245 do Estatuto da Criana e do Adolescente ECA. Por causa desse contato privilegiado que os profissionais da escola tm com seus alunos, surgem oportunidades de trabalhar com a preveno da violncia sexual, contribuindo para a interrupo da reproduo do ciclo de violncia. O interesse pelo tema se deu durante um ano de trabalho voluntrio num programa de Atendimento Scio-Educativo em Meio Aberto (ASEMA), no Rio de Janeiro. Verificou-se a necessidade de trabalhar com a preveno violncia sexual com as crianas da comunidade da Divinia, utilizando o mtodo CLAVES, um programa de preveno violncia domstica e abuso sexual infantil, que tem como principal ferramenta a utilizao de atividades ldicas. O contato com o CLAVES despertou interesse em pesquisar o assunto, visto que este no foi trabalhado durante a trajetria acadmica dentro do curso de Pedagogia. um tema pouco explorado, com escassez de pesquisas significantes, fato que estimulou a dedicao ao tema. Este trabalho procura analisar o papel da escola na preveno violncia sexual. Atravs deste, ser possvel expandir para uma pesquisa qualitativa, com vistas para um projeto de interveno. Tambm fica aberta para pesquisas futuras, a necessidade de incluso do assunto nos currculos acadmicos. A pesquisa teve como objetivo: Investigar a atuao dos professores de educao infantil na preveno de violncia sexual.

VIOLNCIA SEXUAL INFANTIL

A violncia sexual ocorrente h muito tempo, assim como as outras formas de maus-tratos, citadas anteriormente nos tipos de violncia domstica. Entretanto, ela

sempre foi, e continua sendo, uma violncia oculta, por muitas vezes ser vista como um tabu e com revelao somente em casos extremos, que ganha espao na mdia por envolver outros crimes, como seqestro e morte. Um dos autores mais renomeados que retrata a questo da histria da infncia Philippe Aris. Aris em seu livro Histria Social da Criana e da Famlia nos traz o relato do mdico de Lus XIII, Heroard, que anotava os fatos do dia-a-dia do prncipe. Segundo Aris (1981), essas anotaes nos mostram como no existia a ideia de infncia no incio dos sculos XVI e XVII. Os relatos do mdico trazem constantes brincadeiras em torno do pnis do menino de apenas um ano, no s dos criados do palcio, mas tambm com a me e o pai dele: Ele e a Madame (sua irm) foram despidos e colocados na cama junto com o Rei, onde se beijaram, gorjearam e deram muito prazer ao Rei. (ARIS, 1981, p. 126). Aris traz relatos de acontecimentos parecidos com outras crianas, mostrando que na Idade Mdia era comum ter um envolvimento sexual de adultos com crianas. Para Aris, as crianas integravam-se muito cedo na sociedade adulta e a ideia de infncia s foi realmente reconhecida na sociedade burguesa. Ele da opinio que o pesadelo das crianas comeou a partir do conceito de infncia (GUERRA, 2001, p. 57) e que a sexualidade e atividades sexuais variam de acordo com o meio, as pocas e mentalidades, no causando consequncias para a criana. J o psicohistoriador Lloyd deMause acredita que a situao das crianas foi melhorando sensivelmente atravs dos sculos (GUERRA, 2001, p. 55). DeMause estudou a situao das crianas e os abusos aos quais elas eram submetidas desde a Antiguidade at os dias atuais. Existem relatos (DeMause, 1998) que na Antiguidade, tanto filhos como filhas eram comumente abusados sexualmente, como tambm explorados sexualmente, sendo levados para bordis de crianas. Apesar dos abusos terem sido contestados e os direitos das crianas serem reconhecidos, deMause afirma que esse tipo de violncia continua, muitas vezes por serem prticas culturais, como em algumas regies na ndia, onde a famlia deve tirar a virgindade das meninas, ou no Oriente Mdio que ainda pratica a mutilao genital feminina, removendo o clitris das meninas. Apesar das divergncias entre esses dois historiadores quanto s consequncias de prticas sexuais com crianas, h um consenso que as crianas vm participando de atividades sexuais h muito tempo. Ao tratar sobre a questo da violncia sexual, as autoras Gorgal e Goyret (2005, p. 15) a definem como:
[] quando uma criana envolvida em atividades sexuais que no chega a compreender totalmente, perante as quais no est em condies de dar

seu consentimento informado, ou para as quais no est evolutivamente madura e pode dar seu consentimento, ou em atividades sexuais que transgridam as leis ou restries sociais.

A violncia sexual pode acontecer fora ou por coero, envolvendo crianas e adolescentes em atividades sexuais imprprias sua idade cronolgica ou ao seu desenvolvimento psicossexual. Resumindo, toda atividade de tipo sexual imposta a uma criana ou adolescente. Essas atividades acontecem quando h uma relao de desigualdade quanto posio de responsabilidade, confiana ou poder e a criana ou adolescente obrigada a realizar prticas sexuais por meio da fora fsica, influncia psicolgica (que inclui intimidao, aliciamento ou seduo) ou do uso de armas e drogas. (MOURA, 2008; GORGAL e GOYRET, 2005) As definies abrangentes de violncia sexual permitem classific-la em: abuso sexual e explorao sexual.

Abuso Sexual

Sanderson (2005) afirma que difcil definir o abuso sexual porque ele de natureza social e reflete contextos e significados culturais, relatividade cultural, raa, conscincia tnica, classe e tempo histrico em que ocorre. A autora resume em: Forar ou incitar uma criana ou um jovem a tomar parte em atividade sexuais, estejam ou no cientes do que est acontecendo. As atividades podem envolver contato, fsico, incluindo atos penetrantes e atos no-penetrantes. (SANDERSON, 2005, p. 5). Continuando a explicao, a autora caracteriza os tipos de abuso sexual:
Incorporados nessa definio esto todos os tipos de encontros sexuais e comportamentos que abrangem aliciamento sexual, linguagem ou gestos sexualmente sugestivos, uso de pornografia, voyeurismo, exibicionismo, carcias, masturbao e penetrao com dedos ou pnis. Ela inclui quaisquer atos sexuais impostos criana ou ao adolescente por qualquer pessoa dentro do mbito da famlia ou fora dela, que abuse de sua posio de poder e confiana. (Ibid., p. 17)

O abuso sexual no necessariamente realizado fora pois pode utilizar o aliciamento, processo fundamental para o abusador sexual, que entra em contato com a criana, preparando-a para o contato sexual. Sanderson afirma que O processo de aliciamento de tal forma sutil, tanto para os pais quanto para a criana que aliciada, que pode ser difcil detectar o que est por trs das intenes do contato. (Ibid., p. 142). um meio do abusador convencer a criana a realizar suas vontades e conseguir silenci-la.

O abuso sexual atinge indistintamente todas as classes sociais, exercendo consequncias para a sade fsica e mental de crianas e adolescentes. Ele envolve muitas vezes um pacto de silncio entre o agressor e a vtima. Essa violncia pode se manifestar dentro do ambiente domstico (intrafamiliar) ou fora dele (extrafamiliar). O abuso sexual intrafamiliar tambm pode ser chamado de abuso intrafamiliar incestuoso. qualquer relao de carter sexual quando h um lao familiar ou relao de responsabilidade e ocorre entre um adulto e uma criana, ou adolescente e criana (BRASIL, 2004). No caso, o abusador uma pessoa que a criana conhece, ama ou confia. Como consta no Guia Escolar (BRASIL, 2004), o autor da agresso quase sempre tem uma relao de parentesco com a vtima e dispe de certo poder sobre ela, tanto do ponto de vista hierrquico e econmico (pai, padrasto e menos eventualmente me), quanto do ponto de vista afetivo (irmos, primos, tios e avs). Em mdia, 80% das prticas dessa violncia, o agressor faz parte do sistema familiar, ou mantm laos de autoridade ou afeto (CEDECA-BA, 2003, p. 228). J o abuso sexual extrafamiliar um tipo de abuso sexual que ocorre fora do mbito familiar.
Tambm aqui o abusador , na maioria das vezes, algum que a criana conhece e em quem confia: vizinhos ou amigos da famlia, educadores, responsveis por atividades de lazer, mdicos, psiclogos e psicanalistas, lderes religiosos. Eventualmente, o autor da agresso pode ser uma pessoa totalmente desconhecida. Os exemplos so os casos de estupros em locais pblicos. (BRASIL, 2004, p. 37)

O abusador que no faz parte do mbito familiar alicia no s a criana, mas tambm a famlia, fingindo ser algum de confiana. Segundo Sanderson (2005), o aliciamento utiliza-se da seduo emocional, tendo como objetivo final o contato sexual e o aliciador procura perceber as necessidades insatisfeitas das crianas para preench-las.

Explorao Sexual Diferente do abuso sexual, a explorao sexual de crianas e adolescentes ocorre para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. Para a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), a prostituio infantojuvenil est listada entre as cinco piores formas de trabalho infantil (Conveno 182). Entretanto, muitos acreditam que no cabe denominar uma criana como

prostituta, mas, sim, como objeto da explorao sexual, ou seja, ela prostituda. (MOURA, 2008). Essa explorao sexual ocorre de quatro formas: explorao sexual para troca de favores, pornografia, trfico para fins de explorao e turismo sexual.

DIREITOS DAS CRIANAS Apesar de existirem leis no Cdigo Penal e na Constituio de 1988, o instrumento legislativo que mais defende o direito das crianas e adolescentes o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) de 13 de julho de 1990. Segundo Azevedo e Guerra (2000), ele considerado referncia internacional para a proteo da infncia e umas das legislaes mais avanadas a nvel mundial. Retomando o artigo 227 da Constituio de 88, que afirma que todos devem proteger a criana e o adolescente, o 5 artigo do ECA refora que:
Art. 5. Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, punido na forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus direitos fundamentais. (BRASIL, 1990, s.p.)

Diferente da Constituio, o ECA prope medidas concretas para que ocorra uma verdadeira proteo s crianas e adolescentes e para que os abusadores sejam punidos. O ECA impe a obrigatoriedade de notificao dos casos de abuso para quebra do silncio, isso explcito no Art 5.:
Art. 5. Os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente sero obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuzo de outras providncias legais. (BRASIL, 1990, s.p.)

A infrao para isso encontra-se no Art. 245.:


Deixar o mdico, professor ou responsvel por estabelecimento de ateno sade e de ensino fundamental, pr-escola ou creche, de comunicar autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente: Pena - multa de trs a vinte salrios de referncia, aplicando-se o dobro em caso de reincidncia. (BRASIL, 1990, s.p.)

DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NA CRIANA A sexualidade infantil ainda um tabu para muitos pais e professores, e muitas vezes incomoda-os por tratar de reas nas quais no se sentem vontade ou que no sabem. Sanderson afirma que os adultos precisam evitar projetar seus prprios medos, ansiedades e inibies em relao sexualidade nas crianas, pois

elas precisam adquirir confiana em seus corpos e em sua sexualidade para poder aceit-los. (SANDERSON, 2005, p. 27) A sexualidade, segundo Sanderson (2005), constituda biolgica e socialmente e traduz crenas culturais e religiosas. Por isso, dificil definir o que um desenvolvimento sexual tpico em crianas. Mas possvel afirmar que a sexualidade aprendida e moldada pela experincia, j que uma parte normal e importante do desenvolvimento geral das crianas. inegvel a contribuio que a psicanlise trouxe para a compreenso do comportamento humano sexual. Freud trouxe conceitos muito inovadores e intrigantes para a sociedade do Sculo XIX, j que naquela poca acreditava-se, e muitos ainda acreditam, que a sexualidade s inicia-se a partir da puberdade (ORTH, 1986; SILVA, 2010). Apesar da famlia ser a primeira e natural educadora da sexualidade (GORGAL E GOYRET, 2005), a escola tambm exerce um importante papel para que a criana tenha um desenvolvimento sexual saudvel. A sexualidade no algo individual, mas tambm est relacionada convivncia com outros e busca de informaes. A informao e a adequada formao na sexualidade transformam-se em instrumentos de proteo e autocuidado para a criana, bem como contribuem para a vivncia plena e integrada da mesma.(Ibid., p. 35) A PESQUISA Por buscar uma pesquisa que explore e entenda o significado que os indivduos ou grupo atribuem a um problema social ou humano (CRESWELL, 2010), foi escolhida uma abordagem qualitativa. Pelo fato deste trabalho envolver uma pesquisa de um contexto especfico, escolheu-se como metodologia o estudo de caso. O estudo de caso tem algumas caractersticas fundamentais, que segundo Ldke e Andre (1986) so: visar a descoberta, interpretar um contexto e representar os diferentes pontos de vista presentes numa situao social. Pensando na importncia que o investigador tem na abordagem qualitativa, escolheu-se como tipo de coleta de dados a entrevista, utilizando a tcnica da entrevista semi-estruturada. Pesquisas mostram que crianas de 0 a 5 anos tambm so abusadas sexualmente. Alm disso, importante que os professores tenham informaes sobre a violncia sexual, suas causas, sintomas e conseqncias. A escola de

educao infantil escolhida da rede privada e visa verificar o conhecimento dos educadores e possveis casos de abuso, j que Saffioti afirma que nos abusosexplorao de natureza sexual, o agente agressor situa-se em todas as classes sociais, vitimizando no apenas crianas pobres, mas tambm crianas de classe mdia e rica (SAFFIOTI, 1989, p. 14). Por causa disso, a pesquisa foi realizada atravs de entrevistas com a coordenadora, professoras e estagirias de uma escola de educao infantil que atende s classes A e B, na regio sul de So Paulo. As entrevistas foram importantes para perceber os conhecimentos das professoras e da coordenadora acerca da violncia sexual infantil. As entrevistas semi-estruturadas permitiram coletar opinies e fatos relevantes sobre o assunto, mostrando diferentes pontos de vista. As informaes obtidas atravs das entrevistas foram categorizadas em quatro grupos para facilitar a anlise: I. Conhecimentos sobre violncia sexual infantil; II. Formao sobre violncia sexual infantil; III. Conhecimento sobre as leis de proteo; IV. Papel da escola no enfrentamento violncia sexual. As professoras demonstraram um grande espanto sobre o tema e, consequentemente ao decorrer das entrevistas, notou-se insegurana ao responder as questes.

I. Conhecimentos sobre violncia sexual infantil

A respeito do que a violncia sexual, todas responderam que forar a criana a um ato sexual contra a vontade. Somente duas citaram outras situaes alm da penetrao, como mostrar imagens pornogrficas, falar de situaes sexuais no apropriadas e realizar atos sexuais na frente da criana. Segundo o CEDECA-BA (2003, p. 228):
Abuso sexual a utilizao do corpo de uma criana ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para prtica de qualquer ato de natureza sexual, sem o consentimento da vtima, que coagida fsica, emocional ou psciologicamente. Embora envolva o abusador e o abusado, portanto duas pessoas, trata-se de uma relao que satisfaz de forma unilateral uma s parte aquele que pratica o abuso.

As respostas sobre a diferenciao de abuso e explorao sexual foram confusas. Uma das professoras entrevistada respondeu que o abuso sexual forar a criana a fazer algo sexual e explorao tirar proveito. Outra entrevistada disse que a explorao um abuso que acontece mais de uma vez. Duas professoras

responderam corretamente falando que a explorao tem o objetivo de lucrar financeiramente em cima da sexualidade da criana ou adolescente. Resposta confirmada pelo CEDECA-BA, que afirma que
Explorao sexual a prtica de sexo com criana e adolescente mediante o comrcio dos seus corpos atravs de meios coercitivos e persuasivos, que se caracterizam como transgresso aos seus direitos e s liberdades individuais. (CEDECA-BA, 2003, p. 229)

importante enfatizar que alm de serem atos de violncia contra crianas e adolescentes, o abuso e a explorao sexual so tambm atos de transgresso aos direitos humanos e ao desenvolvimento da sexualidade saudvel. (CEDECA-BA, 2003) Em relao aos sintomas de uma criana que sofre violncia sexual, as entrevistadas mostraram-se inseguras e hesitaram antes de responder. Trs entrevistadas responderam que no sabiam nenhum sintoma. Uma professora respondeu que a criana apresenta uma mudana no comportamento, se tornando agressiva ou se afastando. Outra professora afirmou que a criana fica com medo e insegura quando fica perto de algum adulto. Somente uma professora afirmou que o desenho um meio de expresso de algum tipo de abuso que ela esteja sofrendo ou que tenha sofrido. Os sintomas mais perceptveis em relao ao abuso e explorao sexual envolvem a sexualidade da criana. Santos e Ippolito (2009) apresentam alguns indicadores da criana e adolescente que esteja sofrendo violncia sexual Interesse ou conhecimento sbitos e no usuais sobre questes sexuais; Expresso de afeto sensualizada ou mesmo certo grau de provocao ertica, inapropriado para uma criana; Desenvolvimento de brincadeiras sexuais persistentes com amigos, animais e brinquedos; Masturbar-se compulsivamente; Relato de avanos sexuais por parentes, responsveis ou outros adultos; Desenhar rgos genitais com detalhes e caractersticas alm de sua capacidade etria. (SANTOS e IPPOLITO, 2009, p. 58) Algumas professoras tambm apontaram sintomas comportamentais como excluso e falta de afeto, indicadores que o professor, em sala de aula deve estar atento para mudanas que a criana possa ter. Azeveo e Guerra (1989) afirmam que uma das conseqncia psicolgicas a dificuldade na adaptao afetiva, por causa do sentimento e culpa que a criana sente, alm do sentimento de auto-desvalorizao. Duas, das dez entrevistadas disseram que j souberam de casos de violncia sexual contra crianas. Elas disseram que foi no mbito profissional. Perguntadas

sobre o caso, a primeira disse que o menino se masturbava compulsivamente, toda hora. A percebemos que tinha alguma coisa. J a outra professora deu mais detalhes e respondeu que o aluno ficava mais de uma hora no banheiro para conseguir evacuar. Depois ele comeou a se masturbar muito, causando espanto para as colaboradoras da escola, que o viram. A psicloga marcou uma reunio com a coordenao da escola e disse que o menino contou que o pai se masturbou na frente dele. A professora terminou o relato dizendo que o menino estava fazendo um acompanhamento psicolgico e que tinha parado de se masturbar, pelo menos na escola, mas que nenhuma denncia foi feita. A coordenadora da escola, respondeu que nunca teve conhecimento de algum caso de violncia sexual, assim como as outras professoras, mostrando que essas entrevistadas no entendem que o exibicionismo tambm uma forma de abuso sexual. Segundo Gorgal e Goyret (2005), a violncia sexual no se reduz com a esfera genital e isso que dificulta o diagnstico. As condutas de abusoexplorao sem contato fsico, entere elas o exibicionismo, so as que ocorrem com maior freqncia e so atos ou gestos com os quais o adulto obtm gratificao. Perguntadas sobre que atitudes tomariam diante da suspeita de violncia sexual, a maioria disse que conversaria com a coordenao da escola. Uma das estagirias disse que denunciaria ao ECA e outra que ligaria para a polcia. Depois de falar com a coordenao, as professoras acham que a escola deveria chamar os pais e por ltimo denunciar ao conselho tutelar. A maioria das entrevistadas acha que a coordenao da escola tem um grande papel na denncia da violncia sexual. O Guia de Referncia (2009) mostra a importncia da notificao porque pode contribuir para o interrompimento do ciclo da violncia sexual e do silncio. Quanto antes elas receberem apoio educacional, mdico e psicolgico, maiores as chances de superar a experincia negativa da violncia sexual (SANTOS e IPPOLITO, 2009, p. 65). A denncia de casos de suspeita ou ocorrncia de violncia sexual um dever do educador, como consta no ECA, no artigo 13 Os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente sero obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuzo de outras providncias legais. (BRASIL, 1990, s.p.). Na lei consta que mesmo nos casos de suspeita, o Conselho Tutelar deve ser notificado.

II. Formao sobre violncia sexual

Perguntadas se na formao tiveram alguma informao sobre violncia sexual, quatro professoras falaram que tiveram pouca informao durante a faculdade e as estagirias no receberam informaes. Duas professoras responderam que numa aula aprenderam os procedimentos que devem tomar em casos de suspeita, recorrendo escola e conselho tutelar. As sugestes de apoio ao professor, dadas pelas entrevistadas, vo desde a necessidade de um psiclogo na escola, para fornecer informaes e ajudar os professores com crianas que sofrem maus tratos, at oferecer cursos de capacitao sobre o assunto preparando os professores para possveis casos. Uma das estagirias concluiu sua resposta dizendo que os professores no esto preparados para enfrentarem situaes desse gnero, principalmente em escolas privadas de educao infantil, porque a maioria dos profissionais da educao acham que essa problemtica no existe nessas instituies. Essa fala vai de encontro opinio de Azevedo e Guerra (1989, p. 43)
Trata-se de um fenmeno que no caudatrio do sistema de estratificao social e do regime poltico vigente numa dada sociedade. Por outras palavras: ao contrrio do fenmeno da vitimao, no pode ser dito um fenmeno caracterstico da pobreza. J que h suficiente evidncia emprica para suportar a afirmao de que no h nenhuma etnia, nenhum credo religioso, nenhuma classe social que esteja imune sua ocorrncia.

III. Conhecimento sobre as leis de proteo Em relao ao Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), as respostas foram preocupantes, j que somente quatro leram o ECA, e no grupo das que no leram, at a coordenadora estava includa. Uma das professoras que no leu na verdade no sabia o que o ECA e para o que serve. As professoras que afirmaram ter lido, sabiam que tem algo sobre a violncia sexual no ECA, mas no lembravam exatamente o qu. Uma das estagirias falou que lembrava ter lido sobre o encaminhamento de casos ao conselho tutelar. O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) pode ser definido como um instrumento de cidadania, que revela os direitos das crianas e adolescentes e deveres dos adultos. Essa proteo independente de etnia, religio ou classe social, e visa o desenvolvimento de adultos saudveis. (AZEVEDO e GUERRA, 1998)

IV. Papel da escola no enfrentamento violncia sexual.

Perguntadas sobre a sexualidade ser abordado na educao infantil as opinies foram diversas. Duas professoras e uma estagiria acham que a sexualidade deve ser abordada j que as crianas esto comeando a descobrir que so diferentes e elas tm curiosidades que podem ser abordadas levemente pela escola. Alm disso, uma das professora falou que elas muitas vezes reproduzem, inocentemente, situaes que vem em casa. As outras professoras e estagirias afirmaram que no acham que a sexualidade deve ser um tema contemplado na educao infantil. A sexualidade acompanha o ser humano desde o nascimento. A famlia a primeira educadora da sexualidade e segundo Gorgal e Goyret (2005, p. 35) depois da primeira infncia, os espaos formais podem promover uma interveno sinrgica com ela, de um maneira planejada e de acordo com as idades. Se reconhecermos que a sexualidade faz parte da nossa vida, e que nos acompanha, perceberemos que importante orient-la para viv-la de maneira positiva. A respeito do trabalho de preveno contra a violncia sexual infantil, com os alunos, somente uma das estagirias acha que esse tipo de trabalho deve ser realizado. Ela disse que no precisa falar explicitamente sobre o assunto, mas importante ensinar a criana que o corpo seu e que ela pode dizer no a situaes que a deixam incomodada. As outras entrevistadas falaram que desnecessrio falar com criana pequena sobre esse assunto, mesmo com as crianas de 4 e 5 anos. Algumas falaram que a abordagem sobre esse tema deve ser somente com os pais. Muitos dos casos de violncia sexual comeam antes dos 6 anos, mas as criana ainda no tem condies cognitivas e verbais para revelar o abuso (BRINO e WILLIAMS, 2003). Em relao preveno, importante ensinar criana pequena que ela tem o direito de dizer no, tanto a crianas como a adultos e que existem segredos que no devem ser guardados, especialmente se a fazem sentir mal (GORGAL e GOYRET, 2005). Complementando a pergunta anterior, foi perguntado qual o papel que a escola tem no enfrentamento violncia sexual infantil. Todas responderam que a escola pode dar informaes aos pais sobre o assunto, seja atravs de palestras, reunies ou informativos. Duas professoras mencionaram que tambm necessrio dar capacitao aos professores e outra professora falou eu preciso fazer um curso sobre o assunto porque no consegui responder as suas perguntas.

Nas duas ltimas perguntas a respeito de metodologias de preveno de violncia sexual, somente uma estagiria conhecia um trabalho, feito por uma escola estadual de Osasco, que trabalha com a preveno de abuso e explorao sexual atravs de palestras com os pais. Nenhuma das entrevistadas j usou alguma metodologia de preveno.

CONSIDERAES FINAIS

Com a base terica e anlise da pesquisa, verificou-se que o trabalho com a sexualidade na educao infantil ainda no bem visto por muitos professores e escolas por no perceberem que a sexualidade algo presente na vida das crianas e uma curiosidade que as crianas tm. Trabalhar com a sexualidade tambm significa trabalhar com a sexualidade do professor, que muitas vezes tm dvidas e inseguranas. A partir da pesquisa na escola de educao infantil, constatou-se que a maioria das professoras acredita que a violncia sexual algo que raramente acontece com a idade e classe social que a escola atende, discordando com a Organizao Mundial da Sade (2002), que afirma que a violncia sexual acontece com todas as faixas etrias e classes sociais. Atravs da pesquisa, constatou-se tambm que a escola no apresentava metodologias de preveno, sendo uma realidade de muitas escolas de educao infantil, baseado na pesquisa de Brino e Williams (2003). As professoras achavam desencessrio um trabalho de preveno do abuso e explorao sexual com as crianas, provavelmente por no entenderem que na educao infantil pode-se ensinar criana sobre os direitos que ela tem em relao ao seu corpo e sobre dizer no a aquilo que incomoda. A preveno de violncia sexual contra crianas e adolescentes j ganhou sua importncia nos mbitos federais, com a publicao de vrias cartilhas. O governo federal tambm percebeu a necessidade de trabalhar com a preveno nas escolas e por isso publicou um guia, acessvel a todas as instituies educacionais. Entretanto, na questo de metodologias de preveno, existem poucos recursos para auxiliar o professor na sua prtica, alm da pouco divulgao dos mesmos. Outro aspecto a ser destacado acerca das afirmaes das entrevistadas a respeito do procedimento diante de uma suspeita de violncia sexual infantil. Poucas participantes denunciariam, conforme determina a legislao, e as que no

denunciariam podem ter assim decidido por trs hipteses levantadas por Brino e Willams (2003): desconhecimento do ECA e a obrigatoriedade da denncia, medo de represlias dos responsveis pela criana e crenas inadequadas sobre o papel do professor. Falta entendimento tambm que obrigao da escola em denunciar quaisquer formas de maus-tratos, inclusive violncia sexual, ao Conselho Tutelar, como consta no Art. 5 do ECA. O caso apresentado pelas duas professoras, no considerado um caso de violncia sexual oficializado pela escola, j que nem a coordenadora citou-o como tal. Mas praticamente todas as entrevistadas falaram que em caso de suspeita elas recorreriam coordenao. Isso mostra que no s as docentes precisam ser capacitadas, como tambm a coordenao da escola.Tambm foi constatado que a coordenao tem um papel importante, mesmo a coordenadora afirmando que esse tipo de violncia no acontece nas classes sociais que a escola atende. Apesar das professoras entrevistadas mostrarem que tinham pouco conhecimento sobre a violncia sexual infantil, elas perceberam a necessidade de saber mais sobre o assunto, querendo ser capacitadas. Isso foi importante para refletir sobre a importncia de um projeto de interveno que possa capacit-las no assunto. O objetivo da pesquisa foi investigar a atuao dos professores de educao infantil na preveno de violncia sexual. Apesar das entrevistas revelarem pouco entendimento por parte das professoras a respeito da violncia sexual infantil, elas mostraram a necessidade de saber mais sobre o assunto, querendo ser capacitadas. Com a pesquisa foi possvel responder ao problema da pesquisa e verificar que as professoras no utilizam metodologias de preveno. As concluses da anlise de dados no eram esperadas, precisando oferecer uma soluo para essa falta de conhecimento, vendo-se a necessidade de elaborar um projeto de interveno que pudesse capacit-las sobre a violncia sexual infantil e sobre os direitos das crianas. Conclui-se, com os resultados obtidos na pesquisa, que necessrio investir em aes que trabalhem com a preveno primria da violncia sexual infantil, no s com a comunidade escolar, como tambm com as crianas em sala de aula, j que aes de preveno primria so sempre mais econmicas e evitar danos s nossas crianas.

REFERNCIAS

ARIS, Philippe. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: LTC, 1981 AZEVEDO, M. A. e GUERRA, V. N. A. (org.). Crianas vitimizadas: A sndrome do pequeno poder. So Paulo: Iglu, 1989 AZEVEDO, M. A. e GUERRA, V. N. A. (org.). Infncia e violncia domstica: fronteiras do conhecimento. So Paulo: Cortez, 2000. AZEVEDO, M.A. e GUERRA, V. N. A. Infncia e violncia fatal em famlia. So Paulo, Iglu, 1998 BRASIL. Cartilha Disque 100. Braslia: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2010 BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Braslia: 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em 5 de setembro de 2011 BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente. Braslia: 1990. Disponvel em: <http://www.eca.org.br/eca.htm#texto>. Acesso em 15 de maio de 2011 BRASIL. Guia Escolar: Mtodos para a identificao de sinais de abuso e explorao sexual de crianas e adolescentes. Braslia: Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Ministrio da Educao, 2004. BRINO, R. F; WILLIANS, L. C. A. Concepes da professora acerca do abuso sexual infantil. Cadernos de Pesquisa, Julho, 2003. So Paulo: Fundao Carlos Chagas, Autores Associados CEDECA-BA. Construindo uma histria: tecnologia social de enfrentamento violncia sexual contra crianas e adolescentes. Salvador: Cedeca-BA, 2003 CLAVES. Programa CLAVES Brasil. <http://maosdadas.org/rede/claves/sobre-o-claves/o-que-e/> outubro de 2011 Disponvel Acesso em: em: 3 de

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: Mtodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. DEMAUSE, Lloyd. The history of child abuse. New York: The Journal of Psychohistory, 1998. Disponvel em: < http://www.psychohistory.com/htm/05_history.html>. Acesso em 29 de outubro de 2011. GORGAL, Alicia Casas; GOYRET, Mara Eugenia. Mos oficina Manual metodolgico do programa CLAVES. Montevidu: Juventud para Cristo, 2005.

GUERRA, V. N. A violncia de pais contra filhos: a tragdia revisitada. So. Paulo: Cortez, 2001 LDKE, Menga & ANDR, Marli E. D. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MELLO, Anna Christina Cardoso de. Kit respeitar : enfrentamento violncia contra crianas e adolescentes : queremos respeito : guia para crianas, adolescentes e quem lida com eles. So Paulo : Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2008. MOURA, Ana Cristina Amaral Marcondes et el. Reconstruo de vidas: como prevenir e enfrentar a violncia domstica, o abuso e a explorao sexual de crianas e adolescentes. So Paulo: SMADS, 2008 OMS Organizao Mundial da Sade. Relatrio mundial sobre violncia e sade. Geneva: World Health Organization, 2002. PIRES, J. M. A. Violncia na infncia: aspectos clnicos. In: Violncia domstica. Braslia: UNICEF, 2000. SANDERSON, Christiane. Abuso Sexual em Crianas. So Paulo: M.Books do Brasil, 2005 SANTOS, Benedito R. dos e IPPOLITO, Rita. Guia de Referencia: Construindo uma cultura escolar de prevencao a violencia sexual. Sao Paulo: Instituto WCFBrasil, 2009 SILVA, Liliam Maria da Silva. Determinantes do comportamento:as concepes de Carl Gustav Jung e W. Reich In: SILVA, Liliam Maria da Silva. Desenvolvimento Humano e Social. So Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2010. SILVA, Lygia Maria Pereira da. Violncia domstica contra a criana e o adolescente. Recife: EDUPE, 2002 SOUSA, Mauricio de. Turma da Mnica em: O Estatuto da Criana e Adolescente. So Paulo: Maurcio de Sousa, 2006. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Poltico Pedaggico da Escola. Uma Construo Possvel. Campinas: Papirus, 2008. VIVARTA, V. (Org.). O grito dos inocentes: os meios de comunicao e a violncia sexual contra crianas e adolescentes. So Paulo: ANDI/WCF/Unicef, Cortez, 2003. UNICEF. Direitos negados: A violncia contra a criana e o adolescente no Brasil. Braslia, Unicef: 2005.

Вам также может понравиться