Вы находитесь на странице: 1из 9

Andreia Oliveira

05-12-2011

Marketing Digital

Especial agradecimento a Tnia Oliveira, pela entrevista concedida.

Resumo

O tema deste trabalho sobre o Marketing digital aplicado s redes sociais. Ter uma breve abordagem do que o marketing digital e a sua importncia nos dias de hoje, o que so redes sociais, o porqu da sua existncia e as suas caractersticas principais, fazendo a relao entre marketing digital- redes sociais, com as empresas que da retiram proveitos.

NDICE
INTRODUO ........................................................................................................................................ 2 MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS DEFINIO E CARACTERSTICAS .............................................. 2 MARKETING ................................................................................................................................................. 2 MARKETING DIGITAL ...................................................................................................................................... 3 REDES SOCIAIS .............................................................................................................................................. 3 BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................................................ 8

Marketing Digital

INTRODUO

Neste trabalho estar uma breve abordagem de marketing, marketing digital e redes sociais. O objectivo principal passa por entender se realmente, a estratgia do marketing digital aplicado s redes socias, de facto, eficaz. Afinal, estamos na era de informao (Castells) , portanto cada empresa ter que rapidamente passar informao sobre si, bem como o que faz de forma mais eficiente. Ser que as redes socias so o principal meio ou por lado estaro muito aqum do que esperado? um tema actual, que abarca uma grande quantidade de informao ( que aqui est sintetizada), que vai desde do uso dos recursos tecnolgicos at s pessoas, e o comportamento destas, que me permite aprender bastante e articular informao enquanto marketeer num futuro prximo. Estar disponveis exemplos de empresas que so responsveis pela gesto da presena da marca/da empresa nas redes sociais, e ainda, um a entrevista com a CEO (Director geral) da empresa Creative Thinkers.

MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS DEFINIO E CARACTERSTICAS

Antes de explorar a relao entre as redes sociais e as empresas, aqui damos uma breve abordagem do que o marketing, marketing digital e redes socias e suas principais caractersticas. MARKETING

Ento, o marketing uma funo organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criao, a comunicao e a entrega de valor para os clientes, bem como a administrao do relacionamento com eles, de modo que beneficie a

Marketing Digital organizao e seu pblico interessado (AMA - American Marketing Association Definio 2005). Assim, do ponto de vista do consumidor, pretende-se manter a ateno do mesmo, cumprindo todas as suas necessidades, inclusive aquelas que lhe esto latentes, utilizando meios e ferramentas que analisam, tratam e renem uma srie de informao, e tambm na empresa ser criado um departamento que corresponde funo empresarial que processa e d alguma garantia de resultados e lucros para a empresa, que em ltima anlise para isso que este conceito existe. MARKETING DIGITAL

Marketing Digital tudo o que o marketing tradicional , acrescentando que usa meios disponveis digitais, como a internet. Ele pode ser feito da seguinte maneira: atravs de Newsletters, Websites, Banners, E-Mails, telemvel, redes sociais, entre outros. Atravs do Marketing Digital as empresas podem ampliar seus negcios, redimensionar a sua marca no mercado, conquistar clientes e criar fidelidade dos mesmos, e gerar, assim, mais negcios.

Marketing digital so aes de comunicao que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. (WIKIPDIA)

Este conceito aparece derivado forte adeso do pblico em geral pela internet e meios digitais, onde a informao corre velocidade da luz, desta maneira as empresas vem-se obrigadas a utilizar estratgias para chegar ao consumidor, tambm elas velocidade da luz, e ento surge este tipo de marketing.

REDES SOCIAIS

Com o desenvolvimento da Internet e como efeito a crescente dependncia de cada um de ns a esta plataforma, a implementao das Redes Sociais virtuais na sociedade foi uma das suas consequncias mais recentes. Hoje sabemos quem so os amigos dos nossos amigos, bem como os amigos que temos em comum, o que torna a nossa Rede Social virtual cada dia mais abrangente e diversificada. H a possibilidade das pessoas comunicarem directamente umas com as outras. As suas preferncias e

Marketing Digital opinies passam a ser tidas em conta. Comea a existir uma colaborao e distribuio de informao e a partilha entre os utilizadores das Redes Sociais. So muitas as Redes Sociais que esto ao nosso dispor, umas das mais conhecidas o facebook , todas elas com o mesmo objectivo a possibilidade das pessoas comunicarem entre si e a troca de informao entre os utilizadores.

Uma rede social uma estrutura social composta por pessoas ou organizaes, conectadas por um ou vrios tipos de relaes, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das caractersticas fundamentais na definio das redes a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e no hierrquicos entre os participantes. (wikipdia)

Nos nossos dias, com as Redes Sociais cada vez mais centralizadas na Internet, h uma maior expanso e divulgao das mensagens a um nvel mais extenso, visto que de qualquer parte do mundo podemos ter acesso a uma pgina pessoal e/ou profissional de qualquer pessoa que a tenha publicado num espao virtual, sem restries, disponvel a todos os utentes da Internet. As distncias tornam-se reduzidas e torna-se mais fcil gerir os relacionamentos com amigos ou apenas conhecidos. Conectar-se com as pessoas e comunicar com elas a principal funo das Redes Sociais.

Marketing Digital

Tnia Oliveira, CEO da Creative Thinkers

O que a CREATIVE SOCIAL MEDIA MARKETING e como surge? O CREATIVE SOCIAL MEDIA MARKETING um dos servios prestados pela Creative Thinkers aos seus clientes. Essencialmente, a gesto da presena da marca/da empresa nas redes sociais. Surgiu pela procura de mercado, como um servio que se enquadra em toda a estrutura de servios prestados pela empresa, nomeadamente na rea de presena online das empresas nossas clientes actuais ou futuras.

Como v a realidade actual das redes sociais em Portugal e a forma como as pessoas as utilizam? As redes sociais tm vindo a assumir um papel muito importante, pois os consumidores passaram a usufruir de um espao para emitirem opinies e influenciarem milhares de outras pessoas. Com as redes sociais, as empresas passaram a dispor de outras possibilidades de marketing online, nomeadamente estreitar relacionamentos com os clientes, ampliar a comunicao com o mercado e divulgar produtos e servios.

Como que o Facebook deve ser considerado dentro da estratgia de marketing digital de uma empresa, na sua opinio? Como uma das reas importantes de trabalho e ligao aos actuais e futuros clientes. Um passo importante na estratgia de comunicao da empresa nas redes sociais, em que se deve ter em conta: 1- Vigiar a marca: O primeiro passo, e tambm o mais fcil, a criao de um monitoramento simples para entender o que esto falar sobre a sua marca e/ou produtos nas redes sociais. Esta estratgia traz informaes imprescindveis para entender-se qual o estado da marca na web.

Marketing Digital 2- Definir a equipa de trabalho: Como o trabalho manual no dispensvel, necessrio ter muito bem definido quem na equipa far a gesto das redes sociais. Em geral, este trabalho destinado aos profissionais de marketing e comunicao que entendem muito bem do seu negcio, que tenham disposio para falar pela empresa, sejam utilizadores das principais redes sociais e estejam sempre conectados. 3- Definir a linha de comunicao: preciso ter muito cuidado na estratgia a usar para interagir nas redes sociais. Por isso, a melhor dica seguir um padro. Definir uma linguagem (formal ou informal) para ser usada sempre, o pblico-alvo, a abordagem ideal (adoptando uma comunicao mais pessoal ou institucional), a periodicidade de seus posts (no blog corporativo, no Twitter, no Slideshare ou qualquer outra rede social) e um tempo mximo para responder s interaces dos utilizadores. A linha de comunicao define as aces que sero tomadas em casos de crises e a postura adoptada perante crticas. Em ambos os casos, a transparncia essencial. 4- Criar os canais sociais (Twitter, Blog, Youtube, Flickr, etc.): Muitas empresas do este passo muito antes ou muito depois do que deveriam. O conceito base aqui estar presente onde os seus clientes esto. Se os utilizadores gastam a maior parte do tempo a visitar canais sociais, estar presente nesses locais essencial. Um detalhe importante que tais canais devem ser criados seguindo uma premissa: a empresa realmente estar presente diariamente neles, actualizar e a criar relacionamentos. 5- Relacione-se, interaja: O mais importante quando insere a sua empresa/marca nas redes sociais interagir com o utilizador. Isso essencial para que ele se sinta ouvido e para que entenda o quanto a opinio dele importante para voc. Todo o tipo de interaco relevante do utilizador deve ser respondido o mais rpido possvel. D ateno especial para seus usurios mais activos: os evangelizadores e destruidores da sua marca. 6- Produza contedo: a esta altura, j tem uma equipa, uma linha de comunicao, canais sociais e j se relaciona com alguns utilizadores. Gerar contedo um passo importante para estreitar a relao com essas pessoas, gerar valor, manter todos informados de novidades e mostrar que a empresa est viva, dinmica e actualizada.

7- Continuar atento ao mercado e aos concorrentes: possvel encontrar boas oportunidades ao explorar o seu mercado nas redes sociais. Uma boa maneira de fazer isso monitorar comentrios sobre palavras-chaves relacionadas ao seu negcio. Trabalhar com esses dados pode render pesquisas valiosas e uma nova fonte de identificao de possveis clientes.

Marketing Digital Todos estes passos e outros existem recursos que muitas empresas no dispem, pelo que recorrem aos servios de empresas especializadas, como a Creative Thinkers, para desenvolver todo este trabalho, sempre em consonncia com a estratgia da empresa e objectivos comerciais.

Tm uma aplicao para o Facebook, quais as vantagens? A aplicao que desenvolvemos para o Facebook serve para realizarmos concursos de Gostos nas pginas que gerimos. Para alm disso, um dos produtos que temos para comercializao como SaaS, Software as a Service, em que basicamente os clientes alugam a aplicao por determinado tempo. ilegal utilizar a ferramenta Gosto do facebook para concursos, mas esta uma das melhores formas de chegar a mais fs, paelo que esta aplicao permite fazer o mesmo de forma legal, interagindo directamente com os utilizadores da pgina, permitindo fazer concursos que que os fs votam com gosto e podem fazer comentrios e partilhar a informao com os seus amigos.

O que leva em conta, de acordo com a empresa para qual presta o servio, para posicionar a marca nas redes sociais? Para isso, vrias situaes so levadas em conta: - reputao da empresa; - relacionamento com os seus clientes; - posicionamento da marca no mercado; - objectivos da empresa; - presena online j existente.

Como quantifica e qualifica o seu servio para a marca nessas redes? Ao recorrer a este servio atravs da Creative Thinkers, a empresa tem ao seu servio uma empresa especialista na rea, cujo trabalho de qualidade vai fazer uma

Marketing Digital excelente gesto da marca nas redes. Assim, a empresa tambm optimiza recursos, tendo os seus colaboradores a trabalhar nas reas de desenvolvimento da empresa.

Considera o Marketing digital o melhor tipo de marketing? No, considero que o marketing digital deve ser abordado com a sua importncia, dentro do contexto da empresa e de uma estratgia de marketing multicanal sustentada.

Qual a sua viso, no futuro prximo para a rea do Marketing Digital em Portugal, principalmente nas redes? A julgar pela evoluo do marketing digital noutros pases, que Portugal tem tendncia em acompanhar, diria que o marketing digital vai ser cada vez mais importante na estratgia de marketing da empresa. Essa importncia ser tambm espelhada na maior especializao das empresas que prestam este servio e nos profissionais que desempenham cargos nesta rea.

BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social http://www.artigonal.com/marketing-internacional-artigos/o-que-e-o-marketing1047454.html

Вам также может понравиться