Вы находитесь на странице: 1из 5

LEGISLAO TRIBUTRIA I Prof.

Mariano Neto

UNIDADE IV TRIBUTOS DA COMPETNCIA DA UNIO, ESTADOS E MUNICPIOS 1 CARACTERSTICAS DOS IMPOSTOS SOBRE O COMRCIO EXTERIOR a) So impostos INDIRETOS vez que o nus tributrio transferido dos contribuintes de direito para outras pessoas (os consumidores das mercadorias importadas ou exportadas). b) So tributos REAIS isto , incidem sobre a situao jurdica objeto da tributao, sendo irrelevante para a graduao do gravame as caractersticas ou peculiaridades das pessoas envolvidas. c) So impostos PROPORCIONAIS s quantidades importadas ou exportadas, nos casos em que o clculo feito com aplicao de alquotas especficas e proporcionais aos valores dos bens, se forem aplicadas alquotas ad valorem. d) So tributos de competncia privativa da Unio. 2 CARACTERSTICAS TERRITORIAL RURAL DO IMPOSTO

a) o ITR um imposto de caractersticas extrafiscais. utilizado para implementao de reforma agrria. b) O Imposto Territorial Rural est fielmente subordinado aos princpios constitucionais da

LEGISLAO TRIBUTRIA I Prof. Mariano Neto

legalidade e da anualidade insertos nos incisos I e II do art. 150 da CF/88. c) o ITR, um tributo direto, uma vez que o nus da tributao recai sobre o contribuinte de fato que , ao mesmo tempo, o contribuinte de direito, ou seja, a pessoa encarregada do recolhimento do imposto, , ao mesmo tempo, aquela que lhe suporta a carga. d) Tambm um imposto pessoal na medida em que, na graduao da incidncia, levam-se em considerao particularidades dos contribuintes. e) um imposto proporcional, uma vez que cobrado mediante alquotas sobre uma base de clculo. Variando a base, varia o imposto devido. 3 BASE DE CLCULO DO ITR A base de clculo desse gravame o valor fundirio. O valor fundirio o valor da terra nua, o qual declarado pelo proprietrio e no sofre impugnao pela repartio fiscal ou o valor determinado pelo sujeito ativo em avaliao cadastral. 4 LANAMENTO DO ITR O lanamento por Declarao. O sujeito passivo preenche uma declarao onde enumera as caractersticas da propriedade, o rendimento econmico, as condies sociais, a localizao, o tamanho, etc. De posse desses dados, o INCRA os analisa e a seguir emite os avisos de lanamento e as guias de arrecadao que podem ou no estar de acordo com os dados indicados pelo declarante.

LEGISLAO TRIBUTRIA I Prof. Mariano Neto

5 CARACTERSTICAS DO IMPOSTO SOBRE A RENDA O Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, por muitos considerado o mais justo dos tributos, uma vez que incide sobre a aquisio de renda pelas pessoas fsicas ou jurdicas. E a tributao varivel de acordo com as pessoas, ou seja, os desiguais so tributados desigualmente. O tributo em foco amolda-se mxima de justia de Adam Smith, segundo a qual para as despesas do Governo devem contribuir os sditos de cada Estado relativamente, quando possvel, as suas faculdades respectivas, isto , cada um na proporo da renda que desfruta. O Imposto de Renda incide desigualmente sobre os desiguais, o que, de certa forma, contribui para diminuir a distribuio desigual da renda. Na medida em que os que auferem maiores rendas paguem mais imposto, o produto da arrecadao poder ser carreado pelo Estado na direo do atendimento das necessidades das camadas mais pobres da populao. Outra caracterstica de extrafiscalidade desse tributo est no mecanismo dos incentivos fiscais, atravs do qual o Estado direciona investimentos, sob a forma de abatimento no imposto devido, s regies e setores mais necessitados. Assim, o Governo pretende desenvolver regies como o Norte e o Nordeste bem como setores carentes de recursos como o turismo e o reflorestamento.

LEGISLAO TRIBUTRIA I Prof. Mariano Neto

Como observa Fbio Fanucchi, o Imposto de Renda o mais geral dos impostos de nossa discriminao constitucional de rendas. Isso significa que qualquer pessoa, fsica ou jurdica, , em princpio, contribuinte desse imposto, bastando para isso que tenha adquirido renda num certo exerccio. O gravame em anlise pode ser bipartido em: a) Imposto sobre a Renda das Pessoas Fsicas; b) Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurdicas. um imposto direto, pois no pode ser transferido a terceiros no preo cobrado pelas mercadorias, no que se refere s pessoas jurdicas. O gravame in exame pessoal, pois, para fixao do quantum debeatur, indaga-se quanto s condies peculiares de cada contribuinte. um tributo progressivo no concernente s pessoas fsicas, visto que as alquotas so cada vez maiores de acordo com a elevao dos rendimentos, sendo proporcional no caso das pessoas jurdicas, quando temos alquotas fixas. 6 LANAMENTO DO IMPOSTO DE RENDA O lanamento tipicamente por declarao. O sujeito passivo apresenta anualmente um documento onde consigna minuciosamente os seus rendimentos, as suas despesas, os abatimentos e dedues a que tem direito e ainda calcula o valor do tributo devido.

LEGISLAO TRIBUTRIA I Prof. Mariano Neto

A partir da, o sujeito ativo expede a notificao fiscal estabelecendo prazo e condies para o pagamento. Atualmente, com a instituio do recolhimento por bases correntes, o recolhimento feito mensalmente, medida que os rendimentos vo sendo pagos. No fim do ano, o sujeito passivo faz a chamada declarao de ajuste, onde se verifica se foi pago a mais ou menos.

Вам также может понравиться