Вы находитесь на странице: 1из 7

PSICOLOGIA E SEGURANA PBLICA: CONTRIBUIES DA PSICOLOGIA COMUNITRIA PARA PENSAR O POLICIAMENTO COMUNITRIO. LUIZA ERIDAN ELMIRO MARTINS DE SOUSA.

PSICLOGA E MESTRANDA EM POLTICAS PBLICAS E SOCIEDADE PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE. RESUMO: O presente trabalho visa compreender as caractersticas associadas ao modelo de organizao policial que tem como base a filosofia de Policiamento Comunitrio sob a tica da Psicologia Comunitria. Trata-se de refletir sobre as possveis associaes entre Psicologia, Estado e Segurana Pblica, permitindo perceber os impactos que a mudana do policiamento convencional-ostensivo ao policiamento comunitrio vem operando e como a Psicologia pode contribuir para se pensar e aprimorar tal modalidade de policiamento. O Estado o portador do monoplio sobre a violncia fsica legtima, abdicamos do uso da violncia para resolver nossos conflitos e delegamos esta funo ao Estado, desempenhada atravs da polcia. No entanto, o que se percebe uma descrena na relao entre polcia e comunidade, marcada por fortes denncias de arbitrariedade e abusos, erigindo-se uma relao de desconfiana, fruto de anos de uma prtica policial violenta e repressora que estigmatiza e criminaliza a pobreza. Diante do distanciamento na relao polcia e comunidade faz-se premente repensar as prticas policiais e as demandas sociais por segurana. A psicologia comunitria admite a comunidade como portadora de uma dinmica prpria, devendo esta ser considerada pela equipe policial que nela atua, de forma a potencializar suas aes no sentido no s do controle social, mas de promoo da cidadania e da convivncia pacfica. A aproximao entre polcia e comunidade tira o foco da mera represso, construindo espaos de dilogo e cooperao entre polcia e sociedade. Acredita-se que esta interlocuo possa diminuir o hiato provocado por anos de prticas ostensivas e promover uma segurana real e efetiva da comunidade e de seus moradores. Palavras-Chave: Policiamento Comunitrio, Psicologia Comunitria e Segurana Pblica.

1. Introduo A palavra polcia vem da mesma origem etimolgica da palavra poltica, qual seja, a raiz grega polis e significa a constituio e organizao da autoridade coletiva, ou a forma como a autoridade coletiva exerce seu poder. No entanto, seu sentido e sua forma de atuao tm variado ao longo de seu processo histrico de transformao. Diante da necessidade de se exercer um controle sobre as relaes sociais, de maneira a garantir a ordem atravs do correto cumprimento da lei, tem-se admitido como funo principal da ao policial a regulao das aes interpessoais por meio de sanes coercitivas. O que faz que se desconsidere ou deixe em segundo plano as outras inmeras atividades desempenhadas pela polcia tais como: socorro, assistncia s populaes carentes, apoio s atividades comunitrias, aes preventivas, etc. Mas no apenas a polcia a instituio do Estado responsvel por exercer o controle social, escolas, programas governamentais, o judicirio, servios de segurana privada, a famlia e demais aparelhos sociais so responsveis por exercer essa funo regulatria. No entanto o que as difere da polcia o fato de esta ltima ter o monoplio

sobre o uso da violncia fsica legtima. O que significa que ela est autorizada a utilizar da fora e violncia a fim de garantir a obedincia das leis e a manuteno da ordem. A linha entre a possibilidade e o limite da ao policial bastante tnue, acarretando em uma tenso entre a manuteno da ordem e o exerccio democrtico do poder por parte da polcia. Fato este observado atravs das prticas cada vez mais ostensivas diante do aumento da violncia urbana e, consequentemente, da atuao policial, que tem se intensificado na luta contra o crime. A necessidade de maior controle social tem se confundido com a necessidade de maior utilizao da violncia legtima, justificando alguns excessos e arbitrariedades. As leis so estabelecidas pelo conjunto da sociedade representada pelo Estado. Elas so criadas atravs de um pacto no qual os indivduos decidem abdicar da utilizao da violncia para resolverem seus conflitos, relegando este papel instituio policial. Dessa forma, a obedincia s regras e leis deve-se legitimidade e confiabilidade da populao s mesmas e, no caso destas serem ameaadas de ruptura, h de haver uma sano quele que comprometeu o contrato social. O contrato social significa o acordo implcito de obedecer s certas normas elementares e aceitar o monoplio da violncia em mos de um poder comum estabelecido para proteger essas normas (DAHRENDORF, 1997, p.76). legal tudo aquilo que o Estado considere como legtimo, inclusive, o monoplio sobre o uso da violncia fsica legtima, sendo o nico possuidor do direito de us-la nos casos em que considere ilegal, ou que infrinja as leis estabelecidas por ele. Trata-se, assim, de uma relao de dominao pelo uso da violncia. O monoplio exclusivo do uso da violncia no se limita em aplic-la, mas tambm em determinar quando e sobre quem esta pode ser imposta, e quando esta no deve ser imposta, no sentido de impedir ou interditar a violncia ilegtima.
O que me ocorre quando me apontam uma arma e me saqueiam um enfrentamento interindividual em que uma das partes, no caso eu, abriu mo de carregar uma arma ou partir para o enfrentamento fsico por preferir racionalmente (ou me ter normalizado para tal) socializar esse enfrentamento. Nesse caso, a sociedade est comigo e o indivduo que me enfrenta est posto radicalmente contra ela, mesmo que eu no esboce qualquer reao imediata. Eu decidi transferir o enfrentamento para o Estado (MISSE, p. 20).

A relao estabelecida entre os sujeitos, nos casos conflituosos, mediada pelo poder estatal de controle social e manuteno da ordem. Os indivduos abdicam da resoluo de seus conflitos e elegem o Estado como tutor responsvel em punir e equacionar as questes que emergem no emaranhado do contexto social. Neste sentido, cabe a reflexo sobre como as subjetividades constitudas e constituintes das relaes sociais foram e vem sendo construdas a partir da tensa e paradoxal relao estabelecida entre legitimidade, poder, autoridade, justia e segurana pblica. 2. Polcia: agncia estatal de controle social? Segundo Costa (2004), as polcias no so as nicas agncias estatais encarregadas do exerccio do controle social, e este no parece ser seu papel central. Aponta o autor que, dentre vrias atividades, a polcia atua no sentido de que as leis e regulamentos estatais sejam obedecidos. medida que o grau de legitimidade da autoridade poltica que o Estado desfruta perante a sociedade considervel, desnecessrio o uso da violncia para que as leis sejam observadas.

O acatamento da autoridade almejado pelo Estado e seus agentes diz respeito ao grau de legitimidade de que esta autoridade poltica desfruta junto sociedade. Nesse ponto, a relao entre lei e ordem no se mostra contraditria. Quanto mais legtima for percebida a forma com que as polcias realizam suas tarefas, mais fcil ser a aceitao da sua autoridade e, portanto, menor a necessidade de recurso violncia (COSTA, 2004, p. 95).

O poder de polcia varia em cada localidade, estando diretamente relacionado com o poder poltico local, alm de fatores sociais e econmicos. Quanto mais centralizado o poder poltico nas mos do Estado, maior a necessidade de utilizao da violncia para que as leis sejam obedecidas. Quando o poder encontra-se diludo e apropriado pelos membros da sociedade, a demanda por controle social externo diminui, acompanhada de uma maior solidarizao dos indivduos diante do contrato social estabelecido. No caso brasileiro, a imagem da crescente violncia urbana em suas diversas modalidades vem se constituindo um dos maiores problemas sociais, principalmente nas duas ltimas dcadas. Em decorrncia disso, a sensao de insegurana e medo nas grandes cidades tambm vem aumentando vertiginosamente. Tais fatores vm interferindo fortemente nas relaes sociais estabelecidas entre a populao, na construo de classes sociais potencialmente perigosas (a exemplo da juventude pobre e marginalizada) e na formulao de polticas pblicas relacionadas segurana e justia. Os frutos que se colhem hoje advm de um longo processo scio-histrico de construo da sociedade moderna e do Estado democrtico de direito. Com a passagem do feudalismo ao capitalismo, na Europa ocidental, durante as dcadas de XV a XVIII, empreendeu-se uma mudana significativa na forma de compreender o mundo e, conseqentemente, na estrutura da sociedade. Fato este que contribuiu para a consolidao do capitalismo enquanto sistema econmico e para a formao de um Estado burocrtico separado da religio (Adorno, 2002). Diante dessa mudana de paradigma, novas divises de poder emergiram. O status baseado na associao de classe, funo e famlia foi substitudo por novo status uniforme de cidadania, calcado nos ideais universais de liberdade e igualdade, bem como no individualismo. O alcance e a manuteno deste novo status s puderam ser efetivados atravs construo de um Estado forte e soberano capaz de garantir a manuteno da lei e da ordem, ante a diluio das velhas instituies que exerciam esta funo e com a habilidade de mediar os conflitos dos indivduos entre si. No entanto, muitos ficaram de fora deste contrato social, ou encontram-se includos de maneira perversa. Ainda assim, so obrigados a assinar o pacto e a obedec-lo. Inmeros so os includos perversamente no pacto que, apesar de no disporem dos mecanismos de acesso cidadania, encontram-se sob a mira da sano, caso rompa com ele. O abismo entre direitos-lei e a efetivao destes direitos acaba por provocar um descrdito nestas mesmas leis e, consequentemente, na autoridade do Estado. Justia e segurana, diante dos entraves concretizao dos direitos (entraves muitas vezes consolidados por polticas baseadas em uma forma de organizao econmica neoliberal), passam a funcionar como instrumento de legitimao da gesto policial e judiciria da pobreza que incomoda. A guerra contra a pobreza, tpica das polticas sociais substituda por uma guerra contra os pobres, fortemente marcada por um cunho penalgico e excludente. O discurso de Lei e Ordem acionado no sentido de garantir o controle sobre aqueles que no esto corretamente integrados a um modelo

social caracterizado por pagantes e no-pagantes, contribuintes e no-contribuintes, includos e excludos do mercado (WACQUANT, 2007). O processo da crescente criminalizao e violncia urbana traz o contrato social para o centro das discusses, de forma que ele visa manuteno da lei e da ordem to arduamente conquistada pela burguesia e se coloca como cerne dos antagonismos existentes entre os cidados e os no-cidados, justificando todos os mtodos de conteno e institucionalizao. A cidadania percebida como um conceito excludente e no de incluso, uma fissura no contrato social, mostrando que esta no capaz de beneficiar a todos, logo nem todos tm interesse em compactuar com este contrato. A classe inferior consiste naqueles que os cidados plenos da sociedade no necessitam. Eles no so cidados, ou deixaram de s-lo, ou deixaram de ser cidados plenos, ou ainda no so cidados (DAHRENDORF, 1997, p. 87). 3. Sociabilidade, justia e segurana pblica. A constituio da sociedade brasileira desenhada maneira de uma pirmide, constituindo-se de segmentos desiguais e complementares. As diferenas produzem inevitveis conflitos de interesses e no exprimem igualdade, mas desigualdade formal, prpria da lgica da complementaridade, na qual cada um tem o seu lugar previamente definido na estrutura social. Na forma piramidal predomina uma estratgia de controle social repressiva, visando manter o statu quo a qualquer preo, sob pena de desmoronar toda a estrutura social. O que se pretende no a internalizao e nem a apropriao das regras pelos componentes da sociedade, mas a manuteno da hierarquia, pois sua aplicao no ser universal, mas estratificada, fundamentando a aplicao desigual das regras aos membros da sociedade (KANT DE LIMA, 2004). Esse sistema piramidal traz conseqncias perversas, na medida em que, ao invs de enfatizar mecanismos de construo da ordem, enfatiza sistemas de manuteno da ordem, atravs de estratgias repressivas, comumente usadas para a manuteno da ordem, por um lado, militares fundadas nas tcnicas de destruio do inimigo de outro, jurdicas, voltadas para a punio de infraes da ordem. Estas formas de estruturao do Estado e da ao policial admitem relao direta com os modos de sociabilidade do mundo contemporneo. Os diversos mecanismos de controle social, entendido como a capacidade de uma sociedade se auto-regular a partir de princpios e valores almejados, vm se desestabilizando ao longo das transformaes sociais. As novas formas de sociabilidade que imperam atualmente baseiam-se em modelos individualistas e em relaes competitivas. Vale tudo para garantir a manuteno do status de cidadania conquistado a duras penas. Quando se tratam as questes sociais como questes eminentemente econmicas, acaba-se por se confundir a gesto da segurana com a gesto da pobreza. Nesse sentido, a desestruturao ao nvel econmico atinge diretamente as relaes sociais. No caso brasileiro, apesar de a dcada de oitenta ter sido marcada por um forte processo de redemocratizao e luta por efetivao dos direitos de minorias, assistiu-se a uma grave crise econmica marcada por elevados nveis inflacionrios. Este paradoxo de conquistas e crise, culminou na fragilizao da confiana da populao no Estado, bem como nas relaes entre as pessoas. O descrdito no governo e enfraquecimento das relaes sociais, proporcionados pelos graves ndices inflacionrios proporcionando crescente desigualdade social e insatisfao na populao acabou estimulando a construo de um contexto social carregado de conflitos marcados por aes ilegais como: furtos, roubos e assaltos, o que

se torna evidente a partir do aumento nos ndices de violncia e criminalidade no pas durante a referida dcada. Neste contexto, a sociabilidade ameaada. A desvalorizao da vida, os altos nveis de agressividade, desentendimento e o processo de individualizao intensificamse. O descaso pblico com a grande camada pobre da populao se reflete no descaso com a vida, com o ouro. Preocupados com a prpria sobrevivncia e sem esperanas de um futuro menos cruel, valores como solidariedade e altrusmo vo, cada vez mais, desaparecendo do cotidiano das cidades. As relaes sociais saudveis, baseadas em atos de comunitarismo, laos de vizinhana, de amizade, de filiao vo se perdendo e uma nova forma de relacionamento e de sociabilidade vai se construindo. Cresce a sensao de medo e insegurana diante do outro, que visto no mais como um igual, mas como um concorrente. Num mundo globalizado, marcado por intenso individualismo e disputa por ingresso num mercado cada vez mais excludente, valores como ambio, competio, liderana, dinamismo, so os que preponderam para se obter xito pessoal. Tais relaes atingem as polticas de segurana pblica que tendem creditar o crime na figura do criminoso, personalizando a culpa, trazer tona apenas o sujeito que praticou o ato criminoso e sobre ela deve-se exercer todo o aparato punitivo. Atua-se de maneira superficial, focalizando o comportamento delinqente, desvinculando-o da trama de relaes sociais aos quais ele est relacionado, ignorando as causas e significados de tais comportamentos, inferindo na ponta de um imenso iceberg, deixando grande parte do problema submerso. desta forma que a mo penalgica do Estado vem se fazendo presente nos diversos setores da sociedade. Com fins defesa e preservao da paz social e do bem comum, e sob o artifcio do uso da violncia fsica legtima, molda-se sujeitos, limitando e restringindo comportamentos, aprisionando, segregando, excluindo. Atitudes dessa monta (observadas nas prticas ostensivas de policiamento) se inserem no contexto poltico como estratgia do Estado de fazer recuar os nveis de criminalidade e o sentimento de insegurana subjetivo (WACQUANT, 2007). A exibio e espetacularizao das aes policiais, tomando como alvo o criminoso, provoca nas subjetividades temerosas modernas, a sensao de limpeza social e conseqente segurana, j que os considerados potencialmente perigosos estaro sendo punidos e colocados fora de circulao. A escalada do neoliberalismo como projeto ideolgico e prtica de governo que impe a submisso ao livre mercado e a responsabilidade individual, e o desenvolvimento e recrudescimento das polticas de segurana, focalizadas nas categorias situadas margem da nova ordem econmica e moral que se estabelece atravs da conjuno do capital financeiro e do assalariamento flexvel. A reduo da mo social em detrimento da mo penal do Estado, no exerce nenhum efeito sobre os mecanismos geradores ou causas da delinqncia, ao contrrio, mostram descaso em relao a tais questes estruturais, funcionando no sentido de reforar, no plano simblico, a autoridade do Estado, criando uma nova compreenso sobre as bases individuais da justia social e penal, que reduz a delinqncia soma dos diversos atos privados de criminosos que a exercem (WACQUANT, 2007). reduo da interveno estatal na rea social, podemos traar um paralelo com a reduo de sentimentos e atitudes altrustas e solidrias. No sabemos dizer se a construo moderna com o advento da racionalidade e do indivduo provocou a derrocada das formas de convivncia coletiva. Acreditamos na forte relao existente entre a ascenso de um Estado mnimo e a construo de relaes mnimas, refletidas na

fragmentao das instituies (inclusive familiar) e na liquidez e fuga de sentimentos que remontem a formas de sociabilidade mais estveis. 4. Consideraes Finais: Do policiamento ostensivo ao Policiamento Comunitrio: interlocuo com a Psicologia Social e Comunitria. O contexto atual da sociedade brasileira assiste as presses sobre as organizaes policiais no sentido de promulgar uma mudana na atuao de combate violncia e criminalidade. As estratgias tradicionais de policiamento ostensivo no tm sido capazes de alcanar a complexidade dos problemas sociais, exigindo uma nova forma de aproximao entre a polcia e a populao. O policiamento comunitrio tem surgido como alternativa soluo desta questo, no entanto ele vem aparecendo de maneira pontual, sem realizar mudanas profundas na estrutura das organizaes policiais, criando uma sensao de participao e articulao popular, muitas vezes, superficial e simplista. O que se percebe que a transio de um modelo convencional, tcnico-burocrtico de policiamento para o modelo de policiamento comunitrio exige mudanas significativas na estrutura e na engenharia social da organizao policial. Um modelo limitado ao controle da criminalidade e priso de delinqentes e criminosos no mais se adqua realidade de onde emergem os conflitos sociais atuais, temos uma pulverizao do fenmeno da violncia, que vem admitindo diversas formas de manifestao, demandando da polcia atitudes e aes mais humanas e delicadas do que meramente repressivas. O policiamento comunitrio traz uma mudana no paradigma organizacional das instituies policiais, uma vez que a perspectiva comunitria demanda relaes mais intensas e prximas junto comunidade. A comunidade se torna co-responsvel pelo processo de segurana pblica de sua localidade, atribuindo aos cidados o papel de compor a primeira linha de ao e defesa no combate ao crime. No entanto, o que vm se observando o despreparo policial em lidar com questes e situaes excepcionais ou diferentes da formao que lhes foi fornecida, ou distante dos anseios de uma sociedade que v como papel de polcia a perseguio e priso do bandido, do inimigo. Outro fator que complica o processo de aproximao entre polcia e comunidade a dificuldade da organizao policial em atua de forma descentralizada, pois sempre lidaram com um modelo de organizao hierarquizada e centralizada. Diante das diversas questes e desafios aqui colocados, no que se refere implementao de um policiamento comunitrio com efetiva participao popular, a Psicologia Social e Comunitria encontra rico espao de atuao. Sua proposta de fortalecimento comunitrio, participao comunitria, empoderamento e articulao das foras e demandas locais abrem caminho para se pensar uma forma de articulao entre a Psicologia e a Segurana Pblica, com fins participao poltica dos membros da comunidade nas polticas de segurana. O fortalecimento de aes locais no sentido de aproximar e articular as questes e demandas reais da comunidade, discutindo o papel da polcia junto da populao local, com os moradores locais, com a juventude, uma ao que nos permite rever o papel da polcia, da segurana e da qualidade de vida dos moradores locais, principalmente dos bairros mais perifricos e desassistidos das demais polticas de lazer, educao, sade, etc. Conhecer a histria da comunidade, suas questes mais problemticas, os conflitos, as relaes de poder que nela imperam estratgia fundamental real implementao de um policiamento verdadeiramente comunitrio.

A Psicologia Comunitria, no mbito das polticas pblicas, admite diversas possibilidades de atuao, uma delas se trata da maior articulao entre polcia e comunidade, de forma a romper com o modelo em que os moradores locais no passam de denunciadores ou delatores dos supostos criminosos que atrapalham a vida comunitria local. A proposta da Psicologia Comunitria, ao contrrio, a de promover e fortalecer o poder comunitrio, pensando criticamente as questes sociais locais e de que forma estas podem ser apresentadas s autoridades policiais no sentido de promover cidadania e justia e no mais terror e represso. Trata-se, assim, no de fortalecer o poder de polcia, fortalecer o poder local, repensando o papel da comunidade na constituio de relaes entre seus membros baseadas em menos violncia e maior solidariedade. 5. Referncias Bibliogrficas. ADORNO, S. O monoplio estatal da violncia na sociedade brasileira contempornea. In: O que ler na cincia social brasileira. 1970-2002. Volume IV. COSTA, A. T. M. Polcia, controle social e democracia. In: Entre a lei e a ordem. Rio de Janeiro: FGV, 2004. Cap. 1, pp. 35-63. DAHRENDORF, Ralf. A lei e a ordem. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1997. MISSE, M. Acusados e acusadores. Estudos sobre ofensas, acusaes e incriminaes. Rio de Janeiro: Revan, 2008. KANT de LIMA, R. DIREITOS CIVIS E DIREITOS HUMANOS: uma tradio judiciria pr-republicana? In: Revista So Paulo em Perspectiva, 18(1): 49-59, 2004. ZALUAR, A. Integrao perversa: pobreza e trfico de drogas. Rio de Janeiro, FGV, 2004. WACQUANT, L. Punir os pobres: a nova gesto da misria nos Estados Unidos [A onda punitiva]. Rio de Janeiro: Revan, 2007, 3 Ed.

Вам также может понравиться