Вы находитесь на странице: 1из 14

A IMPORTNCIA DA FORMAO DO PROFESSOR NA EDUCAO INFANTIL Vera Regina Bolsson Escobar UNISINOS veraescobar@hotmail.

com
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educao, Seo II, referindo-se Educao Infantil traz os artigos 29, 30 e 31, serviu como fundamento legal para a mudana no conceito de Educao Infantil, e para tal operacionalizao, a formao da docncia atingiu novos nveis de qualificao. A Escola, como "instituio", enfrenta o desafio de lidar com este novo perfil de professor, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. Palavras-chave: educao infantil; formao; professor. Abstract: The Law of Directives and Bases of National Education, Section II, Articles 29th, 30th and 31st, referring to Child Education was used as legal foundation for changing the concept of Child Education. As a result, teacher training required new levels of qualification. The school, as institution, faces the challenge of dealing with this new teacher profile in the context of a society under a process of democratization and change. Keywords: child education; teacher training.

provvel que as novas geraes nem possam dar-se conta, mas at recentemente a criana em nosso pas no era encarada como cidad, como um sujeito de direitos garantidos. At o final da dcada de noventa, havia um discurso que falava da necesidade de creches e pr-escolas, mas o atendimento no era obrigatrio por parte das instituies pblicas ou por arte do Estado. Ou seja, as crianas de classes menos favorecidas eram em geral atendidas a partir de contribuies assistencialistas ou por verbas que vinham esporadicamente de fontes federais, via LBA, por exemplo. Nos municpios muitos clubes de servio (Lions, Rtary, entre outros) colaboravam com campanhas de manuteno de berrios e creches. Ou seja, a funo das instituies estiveram vinculadas ao educar e ao cuidar de crianas pequenas, prtica esta encarada at ento como um favor, tanto pelos legisladores quanto para a populao em geral. Esta situao, em parte, vem se modificando mais recentemente, devido legislao recente. Os tltimos anos podem ser considerados fundamentais no sentido da construo social de uma concepo de infncia que considere as especificidades infantis. Essa construo vem sendo alimentada por debates e pesquisas realizadas por diferentes reas do conhecimento e tambm por lutas polticas em defesa dos direitos das crianas e das famlias, reconhecendo que as crianas so atores sociais plenos, inseridos num mundo amplo e numa sociedade marcada por contradies. Acompanhando o percurso histrico da legislao brasileira, percebemos como o carter das aes destinadas s crianas foi mudando ao longo dos anos. Passando por um

perodo em que se apostava na criana pelo que ela poderia ser no futuro, hoje as leis se aproximam de uma concepo de infncia alicerada na hitrica e na cultura. CONSTITUIO FEDERAL 1988 Em vigor desde meados de Janeiro de 1989, a Carta Magna Brasileira teve como principais caractersticas: garantia dos direitos individuais e fundamentais; implantao da Democracia; aumento do nmero de legitimados e tambm ocasionou, subsidiariamente, avanos nas diferentes reas de viver em sociedade: sade, lazer, direitos individuais, propriedade, direitos polticos. A partir desta, o tema Educao passa a ser dever do Estado e Direito do Cidado, conforme Art. 208, CF/88:
O dever do estado com a educao ser efetivado mediante garantia de: IV atendimento em creche e pr-escola s crianas de zero a seis anos de idade.

Atualmente tais instituies so subsidiadas por lei, o que gerou conseqncias, tais como: avanos, acesso qualidade de ensino e evoluo nas idias institucionais. Vejamos a seguir algumas contribuies advindas de Leis e Programas que devem colaborar para a modificao da situao anterior. Como dever do Estado, o texto Constitucional gerou impactos marcantes na rea educacional, tais como: adoo do direito da criana e opo da famlia; desenvolvimento de polticas pblicas para a faixa etria; novas instituies foram criadas para o atendimento demanda; novos programas e aes, estes, criados e direcionados, com o intuito de aumentar o atendimento e a qualidade na rea da educao infantil, so eles: Prmio Professor do Brasil 2 edio; I Seminrio de Professor do Brasil; PROINFANTIL; PROLETRAMAMENTO; Caracterizao das Polticas e Servios de Educao Infantil no Pas; Prmio Professores do Brasil 2005, Publicaes criadas pelo MEC para a Educao Infantil e outros. Com relao formao de professores, igualmente h algumas propostas que merecem destaque como: a) PROINFANTIL: Curso em nvel mdio, distncia, na modalidade Normal. Parceria entre o Ministrio da Educao, por intermdio da Secretaria de Educao Bsica e da Secretaria de Educao Distncia. Destinado a Professores da Educao Infantil, em exerccio nas creches e pr-escolas das redes pblicas, municipais e estaduais, e da rede

privada, sem fins lucrativos, comunitrias, filantrpicas ou confessionais, conveniadas ou no. Carga Horria: 2 anos, 3.200hs distribudas em quatro mdulos semestrais de 800hs cada. Matriz Curricular est dividida em seis reas de conhecimento. Em 2007, o programa atende o total de 2.877 professores de 191 municpios brasileiros (MINISTRIO DA EDUCAO Governo Federal, Brasil PROINFANTIL, Programa de Formao Inicial para Professores em exerccio na educao infantil, 2005). b) PROLETRAMENTO: Programa de formao continuada de professores, para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemtica, nas sries iniciais do ensino fundamental. Realizado pelo MEC, em parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formao Continuada e com adeso dos estados e municpios. Destinado a professores que esto em exerccio, nas sries iniciais do ensino fundamental das escolas pblicas. Este funciona, na modalidade distncia, atravs de material expresso e vdeos, e contar com atividades presenciais, que sero acompanhadas por professores orientadores, chamados tutores. HISTRICO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES A Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), n 9394/96, define e regulariza o sistema de educao brasileiro, com base nos princpios constitucionais. Fora citada pela primeira vez na Constituio de 1934. A primeira LDB foi criada em 1961, seguida por uma verso em 1971, que vigorou at a promulgao da mais recente em 1996. Com a promulgao da Constituio de 1988, as LDBs anteriores foram consideradas obsoletas, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concludo. A atual LDB fora sancionada pelo ento presidente, Fernando Henrique Cardoso, e pelo ministro da educao Paulo Renato, em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princpio do direito universal educao para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanas em relao s leis anteriores, como a incluso da educao infantil (creches e pr-escolas) como primeira etapa da educao bsica. O texto aprovado em 1996 resultado de um longo embate, que durou cerca de oito anos, entre duas propostas distintas. A primeira conhecida como Projeto Jorge Hage foi o resultado de uma srie de debates abertos com a sociedade, organizados pelo Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica, sendo apresentado na Cmara dos Deputados. A segunda

proposta foi elaborada pelos senadores Darcy Ribeiro, Marco Maciel e Maurcio Correa em articulao com o poder executivo atravs do MEC. A principal divergncia era em relao ao papel do Estado na educao. Enquanto a proposta dos setores organizados da sociedade civil apresentava uma grande preocupao com mecanismos de controle social do sistema de ensino, a proposta dos senadores previa uma estrutura de poder mais centrada nas mos do governo. Apesar de conter alguns elementos levantados pelo primeiro grupo, o texto final da LDB se aproxima mais das idias levantadas pelo segundo grupo, que contou com forte apoio do governo FHC nos ltimos anos da tramitao. A partir desta lei, a criana passa a ser considerada uma cidad e no apenas um futuro cidado em processo educacional, tendo assim, que ser respeitada enquanto ser em desenvolvimento com necessidades e caractersticas especficas, visando assim, a integrao entre o cuidar e o educar. Entretanto, so todas as crianas com idades entre zero e seis anos, que deveriam ter um atendimento voltado para o seu desenvolvimento integral, conforme rege o Artigo 29 da LDB:
A educao Infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus espaos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade.

A presena dessa dicotomia legalizada e institucionalizada nos remete discusso do trabalho docente desenvolvido na Educao Infantil, que tambm reflete tal ruptura na prtica cotidiana, especialmente nos espaos e instituies que recebem crianas de zero a seis anos. O Artigo 30, I, LDB afirma que:
A Educao Infantil ser oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianas de at trs anos de idade; II: pr-escolas para crianas de quatro a seis anos de idade.

A prpria legislao pe mostra essa problemtica que envolve o atendimento e divide as aes dentro do espao da instituio de Educao Infantil. Ficamos com a ciso entre as aes e profissionais que se envolvem mais em cuidado ou educao, submetendo a discusso e o atendimento a duas esferas: a educao e a assistncia. O Artigo 31, LDB afirma que:
Na Educao Infantil h avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Historicamente, concepes mais voltadas para uma determinada forma de atendimento vm definindo uma relao diferenciada com as crianas e as famlias: a creche, para atender crianas advindas de famlias pobres; a pr-escola, para atender crianas de famlias com melhor poder aquisitivo. Assim, a mesma criana recebe tratamento diferente de acordo com a instituio que freqenta. Entretanto, so todas as crianas com idades entre zero e seis anos, que deveriam ter um atendimento voltado para o seu desenvolvimento integral, conforme rege o Artigo 29 da LDB:
A educao Infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus espaos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade.

A presena dessa dicotomia legalizada e institucionalizada nos remete discusso do trabalho docente desenvolvido na Educao Infantil, que tambm reflete tal ruptura na prtica cotidiana, especialmente nos espaos e instituies que recebem crianas de zero a seis anos. Alm disso, a validade das Leis de Diretrizes e Bases, est subsidiada na Constituio Federal e no ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente), Lei 8069/90, o que fez a transforma-se em diretrizes e normas de extrema eficcia. Assim, a Educao Infantil passa a se enquadrar nos sistemas municipais e estaduais de ensino como parte do ensino bsico. Principais caractersticas

Darcy Ribeiro foi o relator da lei 9394/96; Gesto democrtica do ensino pblico e progressiva autonomia pedaggica e administrativa das unidades escolares (art. 3 e 15); Ensino fundamental obrigatrio e gratuito (art. 4); Carga horria mnima de oitocentas horas distribudas em duzentos dias na educao bsica (art. 24); Prev um ncleo comum para o currculo do ensino fundamental e mdio e uma parte diversificada em funo das peculiaridades locais (art. 26); Formao de docentes para atuar na educao bsica em curso de nvel superior, sendo aceito para a educao infantil e as quatro primeiras sries do fundamental formao em curso Normal do ensino mdio (art. 62);

Formao dos especialistas da educao em curso superior de pedagogia ou psgraduao (art. 64); A Unio deve gastar no mnimo 18% e os estados e municpios no mnimo 25% de seus respectivos oramentos na manuteno e desenvolvimento do ensino pblico (art. 69);

Dinheiro pblico pode financiar escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas (art. 77); Prev a criao do Plano Nacional de Educao (art. 87)

Nesse contexto, temos outro problema que a formao dos profissionais do ponto de vista institucional. A legislao prescreveu, na LDB como deveria ser essa formao, conforme o Artigo 62:
A formao dos docentes para atuar na educao bsica far-se- em nvel superior, em curso de graduao plena, em universidades e institutos superiores de educao, admitida como formao mnima para o exerccio do magistrio na Educao Infantil e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental, a oferecida em nvel mdio, na modalidade normal. Dessa forma, a legislao indica como dever ser conduzida a formao, propondo um vis escolarizante e incluindo apenas os profissionais que estejam habilitados em cursos de magistrio ou cursos superiores. No entanto, quando percebemos o cotidiano das instituies, sabemos que um grande nmero delas, especialmente as que atendem crianas menores de zero a trs anos, tem, nos seus quadros, profissionais sem formao especfica ou ainda sem nenhuma formao.

Novamente a legalidade em ao, sabedora da realidade em que se configura o quadro profissional, traduz, em artigos, incisos, propostas, diretrizes, sua ao e teoricamente pretende resolver a questo, dizendo: A implementao das diretrizes relativas poltica de recursos humanos engajados na Educao Infantil exigir acordos e compromissos de coresponsabilidade dos diversos rgos que atuam na rea (...) Faz-se necessrio intensificar aes voltadas para a estruturao de processos de formao inicial e continuada dos profissionais da Educao Infantil. fundamental o envolvimento das universidades nesse processo, especialmente por sua atuao na formao de formadores e na pesquisa e desenvolvimento na rea. Constitui prioridade o investimento, a curto prazo, na criao de cursos emergenciais, sem prejuzo da qualidade, destinados aos profissionais no habilitados que atuam nas creches e pr-escolas. Aes nesse sentido sero apoiadas e incentivadas pelo Ministrio (MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994, p. 25)

No entanto, vale ressaltar que, na LDB, a criao dos Institutos Normais Superiores iniciou um processo de aligeiramento da formao profissional. Esses cursos no respondem aos anseios de uma formao competente e ainda comprometem o que h muito tempo vem sendo construdo na Universidade, nos cursos de Pedagogia, ou seja, toda uma estrutura que envolve ensino, pesquisa e formao para a docncia. Se o quadro que se desenha assume essas cores sombrias, natural procurarmos sadas, que, a princpio, acreditamos estarem no mbito da Universidade, quando esta se empenha na formao de um profissional comprometido, no somente com o conhecimento, mas com a criana. Esse compromisso passa, no somente pelo domnio de contedos, mas tambm pelo acesso a habilidades prticas, necessrias no trabalho com crianas, visando, dessa forma a aumentar a autonomia, a auto-confiana da educadora e o prazer em desenvolver o seu trabalho. Percebemos que, da professora esperado que ela tenha sensibilidade, tenha uma concepo de criana como sujeito histrico, social, cultural, biolgico, cidado, sujeito de direitos, que acumule conhecimentos sobre desenvolvimento da criana, que seja capaz de relacionar-se com o grupo de trabalho, tenha autonomia, seja crtica, criativa diversas competncias e habilidades que desenham um perfil profissional. A seriedade da profissionalizao torna-se um fator essencial na formao profissional para o atendimento a crianas pequenas. O atendimento criana precisa ser encaminhado atravs do desenvolvimento de aes competentes, articuladas com os diversos saberes, fundamentadas em conhecimentos especficos e concretos na sua ao cotidiana. Assim, a despeito de qualquer perfil institucional, em que modelos so a expresso de como deve ser o profissional para atuar com crianas, buscamos a realizao de um trabalho que alie desejo pessoal e compromisso com os valores culturais, histricos, sociais, que esto, no somente na gnese da nossa formao, mas no envolvimento da prtica diria. Atualmente, tem-se discutido muito a respeito do curso de Pedagogia e da formao feita nos cursos emergenciais, tais como os de complementao, reciclagem, formao continuada, entre outros. Contudo, acreditamos que a formao deve ser realizada em cursos superiores, nas Universidades. A Universidade o espao qualificado para essa tarefa. A prpria legislao, nos Referenciais Curriculares para a Educao Infantil, 1998, indica um perfil profissional associado polivalncia, aquele que d conta de todas as aes pertinentes ao atendimento. O profissional dever ser algum que d conta da articulao dos contedos para desenvolvimento de projetos e que tambm saiba associar as aes de cuidado (satisfao das necessidades bsicas) com a criana. Entre essas competncias e habilidades profissionais estariam: a observao (das crianas e de si mesmo) e a possibilidade de

descentrao do prprio ponto de vista, esforando-se em compreender a perspectiva da criana, o que envolve a possibilidade de questionar o pensamento da criana, procurando realmente entend-lo, problematiz-lo, instig-lo. Diante dessa realidade, procurando romper com a discriminao s crianas menores, no sentido de serem atendidas por profissionais menos qualificados, buscamos colocar cada vez mais as alunas do curso de Pedagogia em contato com a realidade da Educao Infantil e com suas instituies de zero a seis anos. O profissional de educao infantil dever ter um preparo especial, porque para a infncia se exige o melhor do que dispomos. Este dever ter um domnio dos conhecimentos cientficos bsicos, tanto quanto conhecimentos necessrios para o trabalho com criana pequena (conhecimentos de sade, higiene, psicologia, linguagem....). PLANO NACIONAL DE EDUCAO Lei N 10.172/2001 Fora elaborado em virtude da necessidade de estabelecimentos que atendam educao infantil, devido ao aumento na necessidade deste servio (trabalho dos pais). Alm disso: * estmulo nos primeiros meses e maior potencial de inteligncia nesta faixa etria; * educao e cuidado; direitos da criana, desde o nascimento e direitos dos pais, conforme a Constituio Federal; * Incio do crescimento da Educao Infantil no Brasil, na dcada de 70, sendo mais acelerado, 1993. Em 1998, estava presente em 96,6% dos municpios, graas aos programas governamentais e a conscientizao; * semelhante LDB, o PNE, prioriza adotar objetivos educacionais, transformando-os em instituies de educao (nesta idade que os estmulos educativos tm maior poder de influncia); * o maior atendimento se d nas idades mais prximas da escolarizao obrigatria; * a distribuio das matrculas, quanto ao gnero, est equilibrada. Fem. 49,5% / Masc. 50,5%; * verificou-se o baixo nvel de escolarizao aos profissionais que trabalham com educao infantil, 66% nvel mdio, 20% curso superior; * da a importncia dos cursos de formao de magistrio para educao infantil devem ter ateno formao humana;

* importncia de avaliar o nmero de crianas por professor, j que as crianas de menor faixa etria exigem maior ateno (S.Pblico, Estadual 24,3, Municipal 21 p/prof. / S.Privado: 14, nas faixas etrias de 4 a 6 anos; * importncia de se analisar as estruturas fsicas oferecidas pelas instituies de ensino infantil: gua potvel (58% crianas freqentam escolas sem sanitrios), energia eltrica, espao externo, acesso informtica (20%); * interveno polticas educacionais desde os primeiros meses de vida (carter econmico e social) para atingir a pobreza diagnosticada (m nutrio, moradia, educao, renda...). Planejamento 10 anos PNE, 2001-2011 * demanda da educao infantil ser atendida com qualidade, beneficiando a criana e a famlia; * constantes melhorias nos servios de orientaes pedaggicas e medidas administrativas, decises governamentais, para atender aos direitos e s necessidades da criana; * Educao Direito da Criana, (Art. 208, IV, CF); * a criana na idade de Educao Infantil no obrigada a freqentar uma instituio de ensino, mas se a famlia desejar, o Poder Pblico deve estar preparado para atender a demanda; * devido a baixa renda do pas, o plano prioriza as famlias de baixa renda, mas no para pobres, e sim, prioriza atendimento s crianas sujeitas excluso ou vtimas dela; * organizaes internacionais recomendam investimento nesta faixa etria (0 a 6 anos). Objetivos e Metas * ampliar oferta de educao infantil, visando atender 30% at 3 anos; 60% 4 a 6 anos, at o final da dcada, 50% at 3 anos e 80% 4 a 6 anos; * elaborar padres mnimos de infra-estrutura. * estabelecer um Programa Nacional de Formao de Profissionais de Educao Infantil, com a colaborao da Unio, Estados e Municpios, com as seguintes metas: 1). At 2006, dirigentes de instituies de Educao Infantil possuam formao normal, e at 2011, formao superior. 2). At 2006, todos os professores tenham habilitao normal, e at 2011, formao superior. * priorizar a contratao de professores com habilitao Normal, dando preferncia formao superior; * assegurar que as instituies de ensino infantil tenham o seu plano pedaggico formulado;

semelhante LDB, o PNE, prioriza adotar objetivos educacionais, transformando-os em instituies de educao (nesta idade que os estmulos educativos tm maior poder de influncia). * adotar atendimento integral para crianas de 0 a 6 anos; * ampliar a oferta de cursos de formao de professores de educao infantil de nvel superior, com contedos especficos, principalmente em regies com dficit, para atingir as metas da Lei de Diretrizes e Bases. Formao Docentes - Formao nvel superior A exigncia da formao de docentes em cursos normais superiores (Decreto n3276/99) visa uma melhor qualificao destes. Alm disso, os Institutos Superiores de Educao devem possuir um corpo docente prprio, para, desta forma, ministrar contedos curriculares e supervisionar atividades dos cursos e programas que oferecem. A lei exige que no corpo docente, haja 10% titulao de mestre ou doutor, com 1/3 em tempo integral e 1/2 com experincia em educao bsica. O Curso Normal Superior deve ter 2.800hs, includas 1.000hs (obrigatrias) de prtica. Desta forma, atividade profissional exige, cada vez mais, o Agir no Indeterminado, tendo o conhecimento dinmico e criativo, que resulta na reformulao da Ao, e a realidade nunca so as mesmas para admitir uma rotina repetitiva. A prtica exige os seguintes requisitos: 1). Conhecimento da Ao 2). Reflexo na Ao, dilogo com a situao 3). Reflexo sobre a Ao, anlise, retrospectiva 4). Reflexo sobre a reflexo na ao que um processo de construo da forma pessoal de conhecer do prprio profissional. A prtica e a Teoria no apresentam-se separadas, pois fazer teoria uma prtica humana com justificativa terica, explcita ou no, e, para se formar profissionais engajados e preparados para lidar com situaes ambguas, confusas e novas, at porque, nem as mais novas teorias fornecem tais subsdios, como uma prtica. Esta proporciona uma conscincia terica clara, alm de saber improvisar, conviver com incertezas e o ambiente de sala de aula, um local de problemas contnuos.

FINANCIAMENTOS Grande parte dos recursos destinada ao Ensino Fundamental, restando apenas 10%, para Educao Infantil, por isso, o desejo de se criar um Fundo especfico para esta, como j existe o fundo para o Ensino Fundamental, FUNDEF, j fora criado um fundo, para que este disponha de recursos especficos. Esta necessidade verifica, em virtude dos problemas nos repasses dos recursos, para instituies de ensino infantil, conforme regulada pela LDB. importante a participao de conselheiros e profissionais da rea da Assistncia nos Fruns de Educao Infantil, promovendo as aes conjuntas e integradas nas polticas municipais de atendimento criana. FINANCIAMENTOS INTERNACIONAIS Grandes influncias para fazer frente s CARNCIAS DO ESTADO. Algumas delas: FMI / BIRD / BID Aes j verificadas: Informatizao das escolas; TV Educativa; Programas Educativos (Ex: Canal Futura); KIT TV Escola (TV, antena parablica, vdeo...);Diretrizes Curriculares. REFLEXO A viso pedaggica nos ajuda a refletir sobre educao infantil e ensino fundamental, em suas dimenses polticas, ticas e estticas. A educao, uma prtica social, inclui o conhecimento cientfico, a arte e a vida cotidiana. Do ponto de vista, quanto criana, no h fragmentao. Os adultos e instituies que muitas vezes se opem na educao infantil e ensino fundamental, deixando de fora o que seria capaz de articul-los: a experincia com a cultura. Ainda envolvem conhecimentos saberes e valores: cuidado, ateno e acolhimento. As crianas aprendem atravs das prticas realizadas. Na educao infantil, o objetivo garantir o acesso, de todos que assim o desejarem, a vagas em pr-escolas, assegurando o direito da criana de brincar, criar, aprender. Nos dois, temos grandes desafios: o de pensar a creche, a pr-escola e a escola como instncias de formao cultural; o de ver as crianas como sujeitos de cultura e histria, sujeitos sociais.

CONSIDERAES FINAIS A histria do atendimento infncia brasileira nos remete a um tempo em que trabalhar com criana era algo a ser feito de qualquer maneira, ou por qualquer profissional, desde que fosse mulher e tivesse um jeito para lidar com criana. Felizmente esse discurso est longe, e caminhamos para a profissionalizao cada vez maior das pessoas que atendem s crianas em creches e pr-escolas. Atualmente muitos avanos esto presentes, inclusive de carter legal. A legislao reconhece a Educao Infantil e a necessidade do atendimento. Entretanto, algumas lutas ainda esto por vir, entre elas uma poltica nacional para a Educao Infantil, que contemple, no s a formao de profissionais, mas uma poltica oramentria definida para que assim as crianas tenham um atendimento de qualidade. A dicotomia impressa e discutida atualmente pelas aes do educar e cuidar envolvem profissionais e sua formao. necessrio buscarmos integrar essas aes investindo na qualificao de um profissional que atenda criana inteiramente, em todas as suas necessidades. Para tanto, h que se propor a melhoria da formao, no somente nos cursos de graduao, mas em projetos de educao continuada e em servio, que permitam s pessoas que j atuam ter uma experincia contnua de capacitao. A Universidade, responsvel pelos cursos de graduao, precisa enfatizar aes no sentido de ampliar o conhecimento, possibilitando alternativas de contato com a realidade; permitir aos alunos e alunas terem acesso aos contedos que enfoquem a criana em todos os perodos da vida; vivenciar experincias com pesquisa e prticas de carter reflexivo que promovam uma alterao das aes no momento necessrio. Segundo KISHIMOTO (2000, p. 11): A prtica reflexiva quer compreender para regular, otimizar, ordenar, fazer, evoluir a prtica do professor, tendo como ponto de partida seu interior. A universidade no pode pretender formar profissionais prticos reflexivos apenas porque desenvolve pesquisa. Para faz-lo, deve ampliar o locus de seu trabalho, conjugando o espao da academia com o local em que ocorre a prtica pedaggica. A Universidade precisa sair do seu espao de encastelamento do saber e socializ-lo com as prticas que acontecem nas escolas.

Precisa voltar-se para as instituies, procurando contribuir com a formao de um profissional prximo das necessidades da comunidade, articulando os saberes e a teoria prtica profissional. Dessa forma, h possibilidades de contribuir com uma formao diferenciada e competente. Nessas aes da Universidade, precisam estar inseridos os cursos de formao continuada, substituindo os cursos emergenciais com cargas horrias definidas apenas para cumprir uma adequao legal. Isso deve ser feito a partir do desenvolvimento de parcerias com a comunidade e rgos dirigentes de instituies, atendendo aos profissionais que esto em servio e que tambm demandam formao qualificada. Finalmente, desenvolver aes conjuntas onde a preocupao com a construo de conhecimentos e valores envolvidos na edificao da personalidade e da cidadania, no desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, da solidariedade, da cooperao e da autonomia esteja presente em todo o curso, permeando todas as atividades nele desenvolvidas (CRUZ, 1996, p. 66) o que nos cabe, como professores formadores dos profissionais que, todos os anos, colocamos no mercado e que faro a histria do atendimento infncia e criana, tecida com todas as contradies, contrastes e diversidades inerentes a uma histria.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARIS, P. Histria social da criana e da famlia. 2. ed. Traduo: Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 1981. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, 1988. MINISTRIO DA EDUCAO Governo Federal, Brasil PROINFANTIL, Programa de Formao Inicial para professores em Exerccio na educao infantil, 2005. BENJAMIN, W. Reflexes: a criana, o brinquedo, a educao. So Paulo: Summus, 1984. REFLEXO E AO, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 21-33. jan/jun. 2005.

Вам также может понравиться