Вы находитесь на странице: 1из 2

INSTRUO TCNICA PARA O PRODUTOR DE LEITE

ISSN NO 1518-3254

44
INTRODUO

Soro de queijo in natura na alimentao do gado de leite


Rosane Scatamburlo Lizieire e Oriel Fajardo de Campos Pesagro-Rio e Embrapa Gado de Leite

O soro de queijo um subproduto da indstria laticinista, obtido pela coagulao do leite e reduo do pH. um lquido verde-amarelo e sabor ligeiramente cido ou doce, dependendo do tipo de coagulao a que o leite foi submetido. O soro doce (pH=6,0), mais aceito pelos animais, obtido aps a preparao dos queijos tipo cheddar e mozzarella e o soro cido (pH=4,6) obtido aps a preparao dos queijos tipo cottage. Em razo da grande disponibilidade do soro de queijo in natura, e de seu oferecimento gratuito ou a baixo preo (em torno de R$0,01 por litro, colocado na indstria), muitos produtores pensam em utiliz-lo na alimentao do gado leiteiro.

COMPOSIO
O soro de queijo constitudo basicamente de gua (93%) e somente 7% de matria seca (parte slida), da qual 71% so lactose, 10% so protena bruta (PB), 12% so gordura e 11% so sais minerais. O valor energtico do soro de queijo estimado em 80% de nutrientes digestveis totais (NDT), na matria seca.

CONSUMO PELOS ANIMAIS


Bezerros em aleitamento: o soro no deve substituir o leite ou o sucedneo de leite. Ele no contm os nutrientes necessrios, principalmente protena, para garantir sozinho o desenvolvimento dos animais nesta fase. Animais at 200 kg de peso vivo: a quantidade fornecida deve ser limitada entre 10 a 15 litros de soro por animal por dia. Animais com peso vivo maior que 200 kg: o soro deve ser fornecido at, no mximo, 30% do consumo total de matria seca do animal. Nveis superiores reduzem o consumo de matria seca devido ao enchimento do trato intestinal, prejudicando o ganho de peso de animais em recria e a produo de leite, no caso de vacas em lactao.

COMO FORNEC-LO
separadamente, livre escolha dos animais, mtodo este mais amplamente utilizado pelos produtores, ou em raes completas (misturado aos alimentos volumosos e concentrados).

PERODO DE ADAPTAO
Os animais necessitam de um perodo de adaptao, com durao de uma a duas semanas, com aumento gradativo da quantidade oferecida de soro, para evitar diarrias e timpanismo. A introduo gradativa do soro permite que a microflora do rmen se ajuste a este novo alimento. Uma vez adaptados, os animais chegam a consumir cerca de 2/3 de seu consumo de gua como soro. Entretanto, se o fornecimento de soro for interrompido

por perodo prolongado, faz-se necessria nova adaptao. A utilizao de soro no implica eliminao do fornecimento de gua, ao contrrio, ela dever estar sempre disponvel para todos os animais.

ALGUNS PROBLEMAS
um produto corrosivo; se armazenado, necessita recipiente adequado, que deve ser limpo freqentemente. O soro pode tornar-se mais cido (pH=3,5) e menos palatvel aps 1,5 a 2 dias de armazenamento. Diarrias e timpanismo podem ocorrer, se os animais consumirem grandes quantidades em curto espao de tempo ou se no estiverem consumindo quantidades adequadas de volumoso.

RECOMENDAES
O aspecto econmico muito importante e tem que ser considerado. Deve-se comparar o soro de queijo com o concentrado em uso na propriedade. Com base na composio do soro de queijo apresentada, ao consumir dez litros de soro, o animal estar ingerindo 70 g de PB e 800 g de NDT. Comparado a 1 kg de concentrado, com 18% de PB e 75% de NDT, por exemplo, que propiciaria ingestes de 180 g de PB e 750 g de NDT, conclui-se que os dez litros de soro de queijo in natura precisariam ser suplementados com uma fonte de protena. Poder-se-ia utilizar, neste caso, 50 g de uria ou 250 g de farelo de soja, para cada dez litros de soro. A questo a ser respondida : o custo dos dez litros de soro mais 50 g de uria, ou 250 g de farelo de soja, seria mais barato que o custo de 1 kg de concentrado com 18% de PB e 75% de NDT? Nestes clculos ainda tm de ser includos os custos com transporte, armazenamento e mo-de-obra para, ento, se obter a definio do custo final do soro de queijo. O ideal fornec-lo fresco at, no mximo, dois dias aps a chegada. O fornecimento deve ser regular e ininterrupto.

O soro de queijo no pode ser utilizado como substituto do leite na alimentao de bezerros, nos dois primeiros meses de vida.

Embrapa Gado de Leite Rua Eugnio do Nascimento, 610 Dom Bosco Fone: (32)3249-4700 Fax: (32)3249-4751 36038-330 Juiz de Fora/MG Home page: http://www.cnpgl.embrapa.br e-mail: sac@cnpgl.embrapa.br 1a edio: Dezembro/2000 Tiragem: 5.000 exemplares 2a edio: Revista e atualizada em maro/2006

Вам также может понравиться