Вы находитесь на странице: 1из 32

TRANSTERRITORIALIDADE E ANTROPOFAGIA: TERRITORIALIDADES DE TRNSITO NUMA PERSPECTIVA BRASILEIRO-LATINO-AMERICANA ROGRIO HAESBAERT* MARCOS MONDARDO**

Como no mundo contemporneo vive-se em mltiplas escalas ao mesmo tempo, uma simultaneidade atroz de eventos, vivenciam-se tambm, concomitantemente, mltiplos territrios. Ora somos requisitados a nos posicionar perante uma determinada territorialidade, ora perante outra, como se nossos marcos de referncia e controle espaciais fossem perpassados por mltiplas escalas de poder e de identidade. Isto resulta em uma geografia complexa, uma realidade multiterritorial (ou mesmo transterritorial) que se busca traduzir em novas concepes, como os termos cosmopolita e "glocal", este significando que os nveis global e local podem estar quase inteiramente confundidos. (Haesbaert, 1996:35-36 [republicado em 2002:121]) Hoje, as identidades que se declaram mveis e mltiplas, podem ser indicao, no de desapropriao e fluidez social, mas antes de uma nova estabilidade, segurana de si e quietismo. A fixidez da identidade s buscada em momentos de instabilidade e ruptura, de conflito e mudana. (...) a heterogeneidade, o intercmbio cultural e a diversidade se tornaram agora a identidade autoconsciente da sociedade moderna. (Young, 2005[1995]:5)

_______________________
* Doutor em Geografia Humana pela USP-So Paulo, com ps-doutorado na Open University-Inglaterra, professor Associado da Universidade Federal Fluminense - UFF (Niteri-RJ). ** Doutorando em Geografia pelo Programa de Ps-Graduao em Geografia da UFF, professor Assistente da Universidade Federal da Bahia/Campus Barreiras.

19

Vivemos um tempo de paradoxo e perplexidade que se revela nas mais diversas esferas, do econmico ao poltico, do cultural ao ambiental. Discursos e prticas culturalistas, por exemplo, sobrevalorizam o vetor identitrio (tnico, religioso, lingustico...) na compreenso e/ou na prpria produo dos principais dilemas contemporneos, ao mesmo tempo em que outros, de fundo algumas vezes economicista, difundem a ideia de um (neo)liberalismo capitalista generalizado (pelo menos o que antecedeu a ltima crise financeira), como se nada mais nos coubesse seno a aceitao da inexorvel homogeneizao mercantil-cultural globalizada. Em meio a isso tudo aparecem sadas intermedirias ou, literalmente, fronteirias como aquelas que, em nome do domnio da multiplicidade e da mobilidade, defendem a ideia de uma espcie de vida no limite ou no limiar, num mundo de identidades mescladas, mestias, hbridas ou transculturadas mundo em que este discurso do hibridismo, muitas vezes, tem um claro sentido de positividade, de tomada de posio a ser defendida e estimulada, aberto criao de novas identidades1, ainda que se apresentando cada vez de maneira mais ambgua e contraditria. Young, na citao introdutria, revela bem essa ambiguidade, evidenciando uma nova forma de estabilizao identitria, uma autoconscincia identitria moldada no carter mvel e mltiplo, que no seria, em si mesma, representativa de crise e ruptura, mas de estabilidade, segurana de si e quietismo. Nos momentos de crise, ao contrrio, que tenderamos a fixar nossas identidades. Globalizao particularizadora ou glocalizao, estabilidade na fluidez e na multiplicidade eis os jogos ambivalentes com os quais nos deparamos ao analisar os atuais processos de construo identitria. Imaginemos agora um olhar geogrfico sobre a questo, introduzindo a a dimenso espacial ou, de modo mais estrito, territorial. Se, como indicamos na citao introdutria, os territrios/territorialidades esto sofrendo, igualmente, sensveis transformaes, como se daria essa relao, imanente, entre territrios/territorialidades e construo identitria? Em que sentido essa ambivalncia tambm alimentada quando a identificao dos grupos sociais se d relacionada, sobretudo, a um referencial de ordem espacial/territorial tido como cada vez mais
1

Ou mesmo para alm das identidades, como defendem autores na coletnea Para alm da identidade: fluxos, movimentos e trnsitos, organizada por Lopes e Bastos (2010).

20

mvel? Como se redesenha o jogo entre a diferenciao, a hibridizao2, o carter mltiplo e liminar da cultura e os mltiplos territrios ou aquilo que denominamos a multi/transterritorialidade que hoje vivenciamos? Para a compreenso dos diferentes aspectos dessa complexidade, vista por alguns como emergncia de multipertencimentos, por outros como exploso de identidades ou, ainda, como momento das multiplicidades, prolifera uma srie de termos como hibridismo, multiculturalismo, transculturao, mestiagem, crioulizao, antropofagia, cultura migrante, trnsito identitrio, entre outros. O surgimento desses termos parece ocorrer no momento em que a intensificao da mobilidade e a multiplicidade do espao configuram um grande potencial para trocas e mesclas culturais que apontam para uma nova realidade scio-espacial, reveladora dessa reinveno de territorialidades. Assim, o prprio espao incorpora feies que valorizam a mobilidade, a multiplicidade e as inter-relaes. Massey (2008), por exemplo, considera o espao como um produto de inter-relaes e como a esfera da possibilidade da existncia da multiplicidade, no sentido da pluralidade contempornea (...) na qual distintas trajetrias coexistem (p. 29), fomentadoras da heterogeneidade. O espao e, por extenso, o territrio, vistos no como entidades fechadas, mas abertas, surgem, assim, como possibilidade de encontros/desencontros/confrontos e, principalmente, como trnsito de diferentes sujeitos. Considera-se o espao na coexistncia dessa multiplicidade, estimulada pela crescente mobilidade e pelo intercmbio de culturas que possibilita, atravs de prticas (por um lado) mais transculturais e hbridas, a produo de novas formas de identidade e de territorialidade, construdas nesses entrecruzamentos e nessas sobreposies3.
Ou hibridao, j que os dois termos so aceitos em portugus. Num sentido mais amplo, podemos dizer que todas as identidades so tambm espaciais. Para Massey (1995), identidade e espacialidade so co-constitutivas. Neste sentido, no somente existe um paralelo entre a maneira de conceitualizar o espao e a maneira de conceitualizar entidades/identidades (tais como sujeitos polticos), mas tambm o espao , desde o incio, parcela integrante da constituio daquelas subjetividades polticas (Massey, 2004:9). Propomos, entretanto, distinguir entre essa dimenso espacial, genrica, de toda identidade e identidades territoriais em sentido estrito, quando uma parcela do espao se torna claramente referncia central para a construo do processo identitrio e, assim, de empoderamento de um grupo (considerando que toda construo identitria por parte de um grupo uma estratgia poltica de afirmao).
3 2

21

Este artigo pretende, tambm, num nvel mais terico, problematizar a relao entre as concepes de hibridismo/transculturao/antropofagia e multitransterritorialidade. Neste sentido, iniciaremos por alguns pressupostos mais gerais. O primeiro e o mais bvio o de que nossas identidades no esto se diluindo com a globalizao podem at, pelo contrrio, estar se fortalecendo, em formas tidas como reessencializadas ou, como destacado aqui, sendo recriadas pela prpria mobilidade e em formas mais hbridas, atravessadas por outras, num amlgama, ressaltando sobretudo seu carter mltiplo e liminar/transfronteirio. Outro pressuposto o de que nossos territrios/territorialidades, ditos cada vez mais instveis, mveis (algo que pode tambm ser contestado), no oferecem, como no passado, referenciais estveis para a construo de nossas identidades sociais/territoriais. Neste caso, cabe a pergunta: acaso no possvel (como j indicamos anteriormente [Haesbaert, 2004]), tambm, territorializarmonos no e pelo movimento? Iremos, ento, problematizar a construo identitrio-territorial contempornea a partir das diversas formas de manifestao do chamado hibridismo cultural (especialmente aquele de matriz latino-americana, associado ao conceito de transculturao), alicerado numa combinao desigual de foras, desde uma hibridizao mais positiva, que propomos denominar de antropofgica (a partir de uma perspectiva brasileira), movimento assumido pelos grupos subalternos, a seu favor, at uma hibridizao mais negativa, por ser imposta por ou beneficiar os interesses dos grupos hegemnicos. Relacionada a esses mltiplos processos de hibridizao focalizaremos sua contra-face territorial: a multi/transterritorialidade, tambm em suas diversas manifestaes e intensidades. Essa diversidade de feies dos processos de hibridizao e de (multi/trans) territorializao est inextricavelmente ligada, em primeiro lugar, s relaes de poder que esto em jogo e, dentro destas, ao carter cada vez mais mercantilizado, o crescente valor de troca incorporado aos nossos processos de identificao social/territorial4.

Sobre a mercantilizao das identidades, v. item La identidad entre el valor simblico y el valor de cambio: reconocimiento y mercantilizacin, em Haesbaert (2011, p. 52-55).

22

Hibridismo: ambivalncia e antropofagia

Ouve-se falar tanto de um processo de hibridismo cultural como marca maior da globalizao contempornea quanto, ao contrrio, do domnio de uma essencializao identitria por parte de grupos fundamentalistas5. Por isso, ao trabalharmos, aqui, com os processos de hibridizao como uma das caractersticas do nosso tempo (sem entrarmos na polmica de se trata-se de uma dinmica majoritria), temos que tomar muito cuidado. preciso historicizar e geografizar melhor nossa concepo de hibridismo ou de hibridizao, para destac-lo enquanto processo e reconhecer, sobretudo, os diferentes sujeitos que o produzem e os contextos geopolticos em que ele se realiza e/ou onde circula o seu debate um pouco como nas geometrias de poder propostas por Massey (1994) para complexificar as relaes em que se produzem a compresso espao-tempo e as acessibilidades/velocidades do nosso tempo, cada vez mais mltiplas e diferenciadas. importante, assim, em primeiro lugar, situar o hibridismo dentro de suas razes latino-americanas, a prpria Amrica Latina6 sendo vista, muitas vezes, como o continente hbrido por excelncia se no na prtica, pelo menos amplamente no campo discursivo. No -toa que temos alguns dos principais representantes desse debate especialmente na interface entre os estudos culturais e os estudos literrios. Assim, por exemplo, o termo transculturao aparece inicialmente na dcada de 1940, em Cuba, no livro Contraponto cubano del azcar y del tabaco, de Fernando Ortiz. A noo tornou-se referncia, sobretudo, na rea da Antropologia, em torno das reflexes sobre o fenmeno da mestiagem no apenas em Cuba, mas, por extenso, em toda a Amrica. O ponto central da sua criao a inexistncia, segundo Ortiz, de um vocbulo que possa compreender o processo sempre em movimento e aberto de encontro
Nessa perspectiva, a proposta mais conhecida e polmica a de Samuel Huntington (1996) e suas claras fraturas entre grandes civilizaes como fonte prioritria de conflitos. 6 Glissant (2005[1996]) prefere ser geograficamente mais preciso e distinguir uma EuroAmrica, que inclui, alm da quase totalidade da chamada Amrica Anglo-Saxnica (Canad e Estados Unidos, menos o sul), partes do cone sul chileno-argentino (ao qual deveramos acrescentar Uruguai e sul do Brasil), e uma Neo-Amrica ou Amrica da crioulizao (e do hibridismo), que compreende o Caribe, o nordeste do Brasil, as Guianas e Curaao, o sul dos Estados Unidos, a costa caribenha da Venezuela e da Colmbia, e uma grande parte da Amrica Central e do Mxico. (p. 16)
5

23

entre diferentes sujeitos e suas culturas. Por isso, inspirado em Malinowski, Ortiz afirma que a palavra transculturao:
(...) expressa melhor as fases do processo de transio de uma cultura a outra, j que este no consiste somente em adquirir uma cultura diferente, como a rigor sugere o vocbulo anglo-saxo, aculturao, mas implica tambm necessariamente a perda ou desenraizamento de uma cultura precedente, o que poderia ser chamado de uma parcial desculturao e, alm disso, significa a consequente criao de novos fenmenos culturais que poderiam ser denominados neoculturao. (...) No conjunto, o processo uma transculturao e este vocbulo compreende todas as fases da trajetria7. (ORTIZ, 1999:83, grifos do autor).

A noo de transculturao visava a superar a concepo limitada e europeia de aculturao e de mestiagem racial, destacando o movimento contraditrio que expressa o encontro de culturas e o processo de criao de novos fenmenos culturais. importante lembrar que, na mesma poca, no Brasil, o antroplogo Gilberto Freyre, especialmente em seu livro Casa Grande & Senzala (1933), produzia reflexes sobre o Brasil em torno das relaes culturais (envolvendo a sexualidade) entre brancos e negras. Configuravam-se a as razes da chamada democracia racial brasileira (termo utilizado mais tarde por Freyre), especialmente a partir da regio Nordeste, uma espcie de bero da hibridizao. De alguma forma podemos vincular esta interpretao ao pensamento de Fernando Ortiz. O uruguaio Angel Rama, apropriando-se da noo de transculturao de Ortiz, desenvolveu a ideia de transculturao narrativa para os estudos literrios. O ponto de partida, neste caso, o debate entre vanguardismo (modernismo) e regionalismo. A partir da presso modernizadora vinda do exterior, especialmente da Europa, as posturas
No original: ... expresa mejor las diferentes fases del proceso transitivo de una cultura a otra, porque ste no consiste solamente en adquirir una distinta cultura, que es lo que en rigor indica la voz angloamericana aculturacin, sino que el proceso implica tambin necesariamente la prdida o desarraigo de una cultura precedente, lo que pudiera decirse una parcial desculturacin, y, adems, significa la conseiguiente creacin de nuevos fenmenos culturales que pudieran denominarse de neoculturacin. (...) En conjunto, el proceso es una transculturacin, y este vocablo comprende todas las fases de su parbola.
7

24

regionalistas podiam se configurar como: a aceitao das novas formas literrias oriundas de fora; a negao e rigidez cultural que no aceita a novidade esttica; e a plasticidade cultural, definida como uma produo literria nova, mas que integra as novas estruturas formais sem recusar incorporando as prprias tradies. A essa plasticidade cultural, Rama chama de literatura de transculturao. A noo de processo entre as culturas modernas e regionalistas importante porque expressa uma perspectiva latino-americana da mescla de culturas, inclusive no que pode ter de interpretao incorreta por considerar a parte passiva ou inferior do contato de culturas, a destinada s maiores perdas, sem nenhum tipo de resposta criativa (RAMA, 2007:33). Walter Mignolo (2003), em seu discurso ps-colonial, defendeu um pensamento crtico de fronteira, ou uma episteme/gnose liminar. Considera o autor que o conceito de transculturao foi um importante passo na construo de um pensamento das margens, embora Ortiz no tivesse demonstrado com clareza essas margens em relao produo do conhecimento. Por isso, importante pensar a noo de transculturao em termos de posies hegemnicas e subalternas, tanto no campo do conhecimento quanto da produo dos sujeitos ou grupos transculturados. Para Gosfrogel (2010), o pensamento de fronteira no um fundamentalismo antimoderno. uma resposta transmoderna descolonial do subalterno perante a modernidade eurocntrica (p. 481, grifo nosso). Sobre o pensamento transcultural ou hbrido latino-americano, alm desses autores, podemos lembrar tambm Darcy Ribeiro que, em O Povo Brasileiro (1995), analisou a formao de um brasilndio mestio, considerando que, do choque e da mistura do invasor portugus com ndios e africanos escravizados teria resultado um povo novo, uma nova etnia nacional a partir de um gnero humano diferente, originado de uma cultura sincrtica e singularizada8.
8

. Munanga (2010), embora trabalhe com a ideia de transculturao da sociedade brasileira, questiona esse carter sincrtico e prefere qualific-la como cultura plural ou de pluralidades, feita de colcha de retalhos e no de sntese e que, por isso, no impede a formao e manifestao de minorias tnicas. Nesta e em outras obras o autor defende que nosso modelo sincrtico no democrtico, mas assimilacionista, construdo pela presso de uma elite dirigente em moldes eurocntricos, marcado pelo branqueamento e a inibio da manifestao das identidades tnicas frente a essa identidade nacional de mestiagem (quando o prprio mestio, por sua expresso numrica, constitui a categoria social mais excluda e discriminada [2010:451])

25

Por fim, douard Glissant (2005[1996]), a partir do olhar caribenho, defendeu a crioulizao americana (e mesmo mundial), e Nestor Canclini (1998[1989]), num olhar mais amplo, focalizou nossas culturas hbridas, afirmando que hoje todas as culturas so de fronteira, todas as artes se desenvolvem em relao com outras artes, sendo que as culturas e os sujeitos perderam a relao exclusiva com seu territrio, mas ganharam em comunicao, inter-relao, conhecimento e, por extenso, em potencial de hibridizao. Sobre o hibridismo, Young (2005) assim se reporta:
O hibridismo transforma (...) a diferena em igualdade, e a igualdade em diferena, mas de forma tal que a igualdade no seja mais o mesmo, e o diferente no mais simplesmente o diferente. (...) quebrar e reunir ao mesmo tempo e no mesmo lugar: diferena e igualdade numa aparentemente impossvel simultaneidade. (p. 32)

A ambivalncia , assim, uma marca inerente aos processos de hibridizao. Mas o prprio Young quem, apesar de propor uma leitura mais ps-estruturalista, dialgica, do que propriamente dialtica da questo, refere-se ao hibridismo tanto como uma fuso quanto como uma articulao dialtica. Este hibridismo duplo, diz ele, comentando Salman Rushdie, foi considerado um modelo que pode ser utilizado para as formas de sincretismo que caracterizam todas as culturas e literaturas ps-coloniais (p. 29). Pode-se afirmar que o hibridismo opera simultaneamente de maneira dupla, organicamente, hegemonizando, criando novos espaos, estruturas, cenas e, intencionalmente, diasporizando, intervindo como uma forma de subverso, traduo, transformao (Young, 2005:30). Para Stam, por sua vez, numa preocupao eminentemente poltica, o discurso dominante sobre o hibridismo:
... falha em termos de discriminar entre as diversas modalidades de hibridismo, tais como imposio colonial (...) ou outras interaes como assimilao obrigatria, cooptao poltica, mimetismo cultural, explorao econmica, apropriao de cima para baixo, subverso de baixo para cima. (Stam, 1999:60; destaque nosso)

Para exemplificar, o hibridismo das identidades sociais num contexto (ps)colonial culturalmente to rico e nuanado como o latino26

americano, no apenas um instrumento de ruptura com a unidade cultural do colonizador, desterritorializando tanto grupos hegemnicos (num nvel mais atenuado) quanto subalternos (num nvel muito mais violento), mas representa tambm uma forma de resistncia/reterritorializao s vezes bastante rica, recriando, pela mistura, novas formas de construo identitrio-territorial. Algumas sociedades e espaos vivem o hibridismo de maneira mais pronunciada, ou so foradas e/ou encontram-se mais abertas a trocas culturais muito mais intensas. O historiador cultural Peter Burke, em um trabalho sobre o hibridismo (Burke, 2003), afirma que este, quando imposto, pode representar importantes perdas culturais. Mas, como deve ser considerada sempre uma via de mo dupla, a hibridizao tambm pode se transformar num instrumento de inovao e/ou de resistncia, como foi muito claramente defendido na viso antropofgica do escritor modernista brasileiro Oswald de Andrade. Pretendemos, por isso, deter-nos um pouco na interpretao daquilo que propomos denominar hibridismo antropofgico9, a faceta de um hibridismo de contextualizao brasileiro-latino-americana dotada de um sentido claramente positivo e que foi pautada de forma pioneira na ousada leitura literrio-filosfica de Oswald de Andrade. A antropofagia oswaldiana surgiu sob o signo do paradoxo, pois representou uma abertura experincia do novo atravs da releitura do arcaico. Juregui (2005) afirma que essa antropofagia transforma e usa o tropo do canibalismo como metfora de choque vanguardista com a tradio, o Romantismo indianista, as instituies acadmicas, o conservadorismo catlico e o nacionalismo xenfobo (p. 579), identificada mesmo com a noo de brasilidade. Inserindo uma dimenso indita ao estudo das estratgias culturais presentes no Brasil, Gomes (2005:51), por sua vez, considera que a noo metaforizada de canibalismo, acrescida e enriquecida pela contribuio, eminentemente brasileira, da Antropofagia oswaldiana, compreende uma forma fecunda de crtica cultural e acrescenta novos dados e indagaes questo da alteridade e, portanto, do prprio hibridismo.

Um exerccio interessante, que limitaes de tempo no nos permitem realizar aqui, seria discutir esta viso antropofgica luz da noo de hibridismo selvagem de Homi Bhabha (1998), retomada como hibridismo cultural por Alberto Moreiras (2001).

27

Para Oswald, em seu Manifesto Antropofgico, s a antropofagia nos une, tanto social quanto econmica e filosoficamente (Andrade, 1995:47). Ao contrrio da viso dos colonizadores, com sua interpretao materialista e imoral da antropofagia, esta , para ele, uma viso de mundo, uma Weltanschauung advinda de certa fase primitiva da humanidade e seu rico mundo espiritual:
Contrape-se, em seu sentido harmnico e comunial, ao canibalismo que vem a ser a antropofagia por gula e tambm a antropofagia por fome, conhecida atravs da crnica das cidades sitiadas e dos viajantes perdidos. A operao metafsica que se liga ao rito antropofgico a da transformao do tabu em totem. Do valor oposto ao valor favorvel. A vida devorao pura. Nesse devorar que ameaa a cada minuto a existncia humana, cabe ao homem totemizar o tabu. Que o tabu seno o intocvel, o limite? (1995:101)

Romper a cultura messinica do colonizador com a cultura liminar, antropofgica, dita selvagem dos povos originrios , em termos muito gerais, a proposio de Oswald de Andrade. Nada de fins preconcebidos, teleologia rumo redeno divina, mas o refazer constante do Outro e de si mesmo pela devorao pura. Uma outra espcie de destruio criadora daqueles que se alimentam constantemente deglutindo a prpria fora do Outro. Em outras palavras, o hibridismo como fora, a antropofagia como arma: devorar instigar a re-criao constante, o brotar de um pensamento mtico-potico indomvel pelo utilitarismo e a domesticao do pensamento e das identidades euro-colonizadoras. Como afirmou Maltz (1993):
Destruir para construir em cima. Deglutir para, de posse do instrumental do inimigo, poder combat-lo e super-lo. Deglutir o velho saber, transformando-o em matria-prima do novo. (...) a contrapartida dessa atitude de inrcia ideolgica e cultural, de brutal assimilao que legitimava a influncia estrangeira, seria a atitude antropofgica de deglutir o saber europeu, devorando-o no mais para incorpor-lo de modo mecnico mas para absorv-lo dialeticamente na tentativa de abrasileirar a nossa cultura, dando-lhe uma identidade [no hibridismo, poderamos

28

acrescentar]. (...) dessacralizar a herana cultural do colonizador para inaugurar uma nova tradio. (1993:11)

Por isso alguns autores, como Helena (1983), definem a antropofagia como ethos da cultura brasileira (p. 91). A antropofagia constitui assim a face de positividade do hibridismo que, se por um lado pode representar destruio e empobrecimento de culturas pretritas, por outro pode rejuvenesc-las e impeli-las para o novo, que tambm pode ser mais rico. Totemizando o tabu, a sociedade antropofgica viola o intocvel, rompe com os limites (ou vive pelos/nos limites...), des-reterritorializa-se num espao onde a multiplicidade no simplesmente um estorvo ou um resqucio, uma condio de existncia e de recriao no-estabilizadora do novo. A filosofia antropofgica sem dvida antecipou o pensamento pscolonial, preocupado antes de tudo com a contextualizao das epistemes pela natureza geo-histrica de sua produo (a este respeito ver, especialmente, Mignolo, 2003, j citado). Esta leitura cultural dos processos de hibridizao/antropofagizao pode instigar-nos a pensar, tambm, a um nvel mais concreto, como reconhecer, ou melhor, politicamente falando, como articular e instigar a criao de espaos capazes de reproduzir e/ou de induzir a esta condio subversora. Propomos ento retrabalhar o nosso conceito de multi ou transterritorialidade (Haesbaert, 1996, 2001, 2004, 2007) luz dos processos de hibridizao na perspectiva da transculturao e da antropofagia.
Hibridismo e multiterritorialidade

O espao, como sabemos, mais do que referente intelectual (absoluto) para nossa localizao no mundo ou do que simples coexistncia de objetos materiais em relao no nosso entorno, constitutivo de nossa prpria existncia, tanto na sua dimenso fsicobiolgica (enquanto corpo que para alguns seria nosso primeiro territrio), quanto na sua dimenso simblico-social. Deste modo, se falamos que o homem no somente um homem espacial (Lussault, 2007) mas ainda um homem multiterritorial, experienciando ao mesmo tempo diversos territrios - espaos sob algum tipo de controle -, isto significa que essa dimenso espacial no mera referncia, palco ou 29

apndice da condio humana, mas uma de suas dimenses constitutivas fundamentais. Para analisarmos, desse modo, a relao entre hibridismo e multiterritorialidade precisamos, em primeiro lugar, retomar, ainda que rapidamente, o que entendemos por territrio e por territorialidade. J na sua origem a noo de territrio nasce com um duplo significado, material e simblico, envolvendo as relaes sociais, sobretudo na dimenso do poder, desde o sentido de terra-territorium, relativo dominao (jurdicopoltica) da terra propriedade privada, no caso do capitalismo , at a perspectiva de terreo-territor (terror, aterrorizar) com a inspirao do terror, do medo especialmente para aqueles que, com esta dominao, ficam alijados da terra, ou no territorium so impedidos de entrar10. Partindo de um conceito menos parcelar de territrio, no definindo conceitos simplesmente por um recorte emprico, uma parcela do real, mas por uma problemtica e uma forma de abord-la, ou seja, por um determinado olhar e, nele, um foco sobre a realidade, defendemos que o territrio o espao geogrfico visto a partir de um foco nas relaes de poder, seja o poder em seus efeitos mais estritamente materiais, de mbito poltico-econmico (da soberania e da disciplinarizao, numa linguagem foucaultiana), seja em sua articulao cultural, mais simblica. Assim, trata-se de abordar o territrio atravs das relaes de poder que lhe so inerentes desde um poder mais tradicional, de natureza estataladministrativa, at sua configurao mais simblica, onde a prpria construo identitria vista, sobretudo, como um instrumento de poder (ou, para utilizar um termo em voga, de empoderamento) dos grupos e/ou classes sociais11. Territorialidade, por sua vez, no ser tratada, de forma culturalista e mais restrita, como a simples dimenso simblica do territrio, nem como, de forma mais ampla e abstrata, como a genrica condio ou qualidade de existncia do territrio. Propomos tratar aqui a territorialidade como a multidimensionalidade do vivido territorial (Raffestin, 1993 [1980])12, expressa por meio de um conjunto de relaes
Para um debate mais aprofundado da relao entre territrio e territorialidade ver, especialmente, Haesbaert (2004 e 2007). 11 Reportamo-nos aqui, tambm, concepo de poder simblico de Pierre Bourdieu (1989). 12 Essa concepo envolve, mas vai alm, (d)aquela proposta por Sack (1986), de carter mais materialista, que v a territorialidade como uma estratgia (concreta) de controle da
10

30

(de poder, acrescentaramos), funcionais e/ou simblicas, entre sociedade e espao. Nesse sentido, embora a eles no redutvel, ela se encontra imersa num universo de valores simblico-identitrios que no obrigatoriamente implica na construo efetiva, concreta, de um territrio ou seja, ainda que todo territrio implique uma territorialidade, pode existir territorialidade sem que ocorra a construo efetiva do territrio (Haesbaert, 2007). Nessa perspectiva, a territorialidade tambm pode ser construda, funcional e/ou simbolicamente, pela combinao de um conjunto de lugares (ou de outros territrios), pela produo de um circuito (como nos percursos nmades), pela constncia do movimento, j que est cada vez mais presente a possibilidade de acessar, ingressar, sair e transitar entre distintos territrios. Haveria, assim, a configurao de (multi)territorialidades de maior carga funcional e outras de maior carga simblica, de acordo com a fora das funes e dos significados que lhe so atribudos pelos diferentes sujeitos sociais em (territorializ)ao. Na abordagem aqui priorizada, interessa-nos mais os territrios dotados de forte significao/simbolizao, passveis de estarem envolvidos numa hibridizao em termos culturais. No podemos ignorar, a, a forte relao entre formas polticas de gesto territorial e as implicaes em termos da propenso que carregam para a realizao de formas culturais mais (ou menos) hbridas de identificao social. Produzir culturas hbridas, portanto, como referido por Canclini (1997[1989]), significa construir espaos de alguma forma tambm hbridos, liminares ou (trans)fronteirios (como na Tijuana da fronteira Mxico-Estados Unidos, por ele abordada), territrios mltiplos cujo desenho interfere diretamente nas nossas concepes de mundo, na construo de nossas identidades sociais. A prpria multiterritorialidade contempornea pode, portanto, favorecer processos de territorializao por hibridizao, seja atravs de nossa crescente mobilidade fsica, articulando mais de um territrio, como ocorre com os migrantes em dispora, seja pela prpria diversidade territorial in situ, como ocorre especialmente em certos espaos mais cosmopolitas das grandes cidades globais. Nestas, em espaos relativamente restritos, s vezes um mesmo bairro, pode interagir um nmero culturalmente muito diversificado de pessoas e grupos.
acessibilidade pelo controle de fluxos seja de pessoas, ideias, informaes e/ou mercadorias em determinada rea.

31

A multiterritorialidade, podemos dizer, manifesta-se de duas formas gerais: uma, de carter mais amplo, que pode ser denominada de multiterritorialidade lato sensu ou sucessiva, e que envolve a vinculao de mltiplos territrios (zonais) articulados em rede, implicando, para os grupos sociais, um determinado grau de mobilidade fsica; e outra, de carter mais especfico, que podemos denominar multiterritorialidade stricto sensu ou simultnea, e que envolve territrios em si mesmos hbridos e/ou que permitem a articulao simultnea com outros territrios (por mecanismos de controle informacional). No primeiro caso, nossa hibridizao , digamos, induzida pela mobilidade. imprescindvel que vivenciemos o deslocamento fsico para que tenhamos nossa experincia e nosso controle multiterritorial. Com a importante ressalva de que, obviamente, nem todos os que se movem por diferentes espaos vivenciam, obrigatoriamente, de fato, uma multiterritorialidade para alm de seu carter meramente funcional. No simplesmente por termos maior mobilidade ou por habitarmos territrios (ou lugares, na ampla abordagem de lugar da geografia anglosaxnica) cada vez mais hbridos que, automaticamente, estaremos vivenciando um maior hibridismo cultural e identitrio. A burguesia planetria, por exemplo, desloca-se muito, mas quase sempre frequentando os mesmos lugares, ignorando a imensa diversidade cultural e territorial que se estende ao seu redor. Aqui e ali ela pode at cruzar com o Outro, mas como se ele estivesse invisibilizado, no se estabelecendo nenhum dilogo ou, quando, por obrigao, este se d (como em servios de hotis/restaurantes, meios de transporte ou no comrcio), trata-se de um contato de carter meramente funcional. Por outro lado, no tambm por habitarmos espaos reveladores de uma grande diversidade tnica que, automaticamente, estaremos vivenciando uma multiterritorialidade no seu sentido simblico-cultural. H aqui a importante distino entre seu carter potencial e efetivo. Podemos viver numa cidade altamente cosmopolita e culturalmente mltipla, como Londres ou Nova York e, no entanto, negarmo-nos a usufruir dessa multiplicidade. Neste sentido, podemos partilhar mltiplos [tipos de] territrios ou uma multiterritorialidade meramente funcional, sem construir ali, efetivamente, uma multiterritorialidade em seu sentido simblico. Esta, implicando o transitar e, mais ainda, o vivenciar dessa multiplicidade de territrios/territorialidades cria, com isso, vnculos simblico-afetivos e no somente fsico-funcionais com os territrios. 32

Isso significa que as relaes entre hibridismo cultural e multiterritorialidade no so biunvocas: podemos ter, por exemplo, uma multiterritorialidade funcionalmente articulada sem que se promovam ali experincias de hibridizao cultural. interessante ressaltar, entretanto, que a maior mobilidade do nosso tempo, tanto na perspectiva de uma multiterritorialidade sucessiva (que implica deslocamento fsico) quanto simultnea (in situ, atravs de um local culturalmente mltiplo, ou informacional-virtual quando permite aceder e/ou controlar territrios distncia), um elemento potencialmente favorecedor e muito dos processos de hibridizao. Como j havamos indicado inicialmente, no podemos esquecer que uma forma de territorializao tambm aquela que se realiza no e pelo movimento. Inmeros so aqueles que, hoje, identificam-se com essa mobilidade de tal forma que, para eles, o territrio, e as identidades a incorporadas, construdo na multiplicidade, pelo amlgama de mltiplas territorialidades ou de maneira mais estrita, pelo prprio estar em movimento ou transitar entre mltiplos territrios, o que nos leva, tambm, a pensar numa forma quase constante de trnsito entre territrios ou, em outras palavras, numa transterritorialidade.
Hibridismo em aberto: da transculturao transterritorialidade

Em uma escala mais pessoal (subjetiva), posso ser amigo de um bengali muulmano na Biblioteca Britnica, um contato que se resume quela instituio e seu carter funcional, numa relao muito mais entre funcionrio e usurio outra coisa, muito diferente, desdobrar laos afetivos com sua famlia pela frequncia constante a seu bairro no leste de Londres. Aqui, pelo transitar efetivo por mltiplos territrios/territorialidades, ainda que em nvel pessoal, posso afirmar que estou produzindo uma multiterritorialidade ou, num termo provavelmente mais adequado, uma transterritorialidade, pois ela implica, mais do que a articulao de territrios distintos, o trnsito e a vivncia entre eles, em sua imbricao, resultante de uma frequente mobilidade entre o bairro de predomnio bengali e meu bairro tipicamente ingls do sudoeste de Londres13.
justamente em relao aos migrantes em dispora que se formula o conceito polticocultural de transnacionalismo, representando fenmenos contemporneos relacionados
13

33

Assim como o hibridismo no corresponde a uma condio estanque, propriamente um estado, mas um processo em incessante ir-e-vir ou, em outras palavras, em constante devir , a multi ou transterritorialidade tambm deve ser vista, sobretudo, dentro de um movimento de entrada, sada e, mais do que isto, de trnsito entre diferentes territrios. O que mais importa aqui a condio de possibilidade, sempre em aberto, de nossa insero em territrio alheio (que tambm passa, assim, de forma ambivalente, a ser nosso), a abertura desses territrios que coloca permanentemente a possibilidade de entrar, sair e/ou transitar por essas territorialidades. por enfatizar essa ideia de movimento, de abertura e de trnsito que talvez o termo mais apropriado seja construdo no pelo prefixo multi, mas pelo prefixo trans, como j sugeramos h mais de uma dcada (Haesbaert, 1996, em citao que abre este texto), e como propem outros autores14. J que estamos enfatizando essa dimenso cultural da territorializao, importante determo-nos um pouco mais, agora, nos vnculos com os processos de transculturao. Para o antroplogo cubano Fernando Ortiz (1983:90), as diferentes fases do processo de transio de uma cultura para outra passam por trs momentos: aculturao, desculturao e neoculturao. O primeiro momento constitui-se pela aquisio de outra cultura, ele a soma; o segundo momento corresponde ao desenraizamento de uma cultura anterior, a perda; e, o terceiro, criao de novos fenmenos culturais que, numa viso de conjunto e de processo, produzem a transculturao trata-se do amlgama entre ganhos e perdas, poderamos acrescentar. A transculturao opera, assim, pelo atrito das culturas que expressa uma
com a migrao em massa e os processos de mudana poltica e cultural atravs dos espaos nacionais (McEwan, 2008:499). 14 interessante destacar que transterritorialidade no obrigatoriamente d nfase ou mesmo se refere dimenso cultural, como aqui enfatizamos. Em Haesbaert (2004), por exemplo, comentvamos a perspectiva econmica de Giovanni Arrighi (1996), para quem as multinacionais admitem o princpio da transterritorialidade neste caso, a concepo de territrio do autor se complexifica, e as organizaes empresariais no territoriais globais [p. 84] passam a se organizar em mltiplos territrios (a multiterritorialidade [...]) ou, numa concepo mais polmica, transterritorialmente (Haesbaert, 2004:182). Trata-se, poderamos dizer, de uma transterritorialidade funcional, ou seja, de uma multiterritorialidade em seu sentido funcional, para a distinguirmos da noo de transterritorialidade aqui trabalhada.

34

perspectiva criadora atravs de perdas, conflitos, assimilaes, negociaes e cruzamentos. Por isso, na relao e intercmbio de elementos que pode ser feita entre transculturao e transterritorializao, entendemos que merece destaque a dimenso do trnsito e/ou de transio identitria desencadeada pelas transformaes culturais imersas na maior fluidez, componente indissocivel (ainda que profundamente desigual) da espacialidade contempornea. A esse respeito, podemos pensar, numa aproximao com Fernando Ortiz, que o trnsito na produo de territorialidades corresponde dimenso espacial dos processos de transculturao. Desenha-se assim o caminho, o itinerrio, o circuito da mobilidade (mais ou menos facilitada conforme a territorialidade) envolvido em processos de transculturao. Enquanto a multiterritorialidade pode implicar a passagem de um territrio (ou territorialidade) para outro, assumindo-se novas condies em momentos diferentes de um mesmo processo ainda que temporalmente prximos entre si , a transterritorialidade a manifestao de uma multiterritorialidade em que a nfase se d no estar-entre, no efetivamente hbrido, produzido atravs dessas distintas territorialidades. claro que, diferentemente da distino analtica aqui realizada, na prtica a fronteira entre essas situaes extremamente malevel e fluida tanto podemos adotar uma territorialidade diferenciada para logo depois abandon-la, quanto incorpor-la na reconstruo dos referentes territoriais que passaro a nos acompanhar de forma indissocivel. Transterritorialidade, assim, envolve no apenas o trnsito ou a passagem de um territrio ou territorialidade a outra, mas a transformao efetiva dessa alternncia em uma situao nova, muito mais hbrida. Destaca-se a prpria transio, no no sentido de algo temporrio, efmero e/ou de menor relevncia, mas no sentido de trnsito, movimento e do prprio atravessamento e imbricao territorial no um simples passarpor mas um estar-entre. Essa transio de territrios/territorialidades se manifesta como uma relao de fronteira, nos entrecruzamentos e nas sobreposies de relaes scio-espaciais. possvel fazer aqui, claramente, a analogia e at uma tentativa de transposio de elementos entre a definio de transculturao de Ortiz e a de transterritorializao. Enquanto a primeira vista como produto do jogo entre desculturao e neoculturao, os processos geogrficos de transterritorializao resultariam da imbricao entre desterritorializao e re(ou neo, para sermos fiis a 35

Ortiz)territorializao a transterritorializao no simplesmente como o conjunto desse processo (como indicaria Ortiz), mas como uma modalidade de reterritorializao. Moreiras (2001), embora partindo do conceito de hibridismo, afirma, nesse mesmo sentido:
O conceito de hibridismo complexo e particularmente sugestivo porque pode ser usado para agrupar fenmenos que derivam tanto da territorializao quanto da desterritorializao. No caso da ltima, o hibridismo se refere aos processos de perda em posies previamente determinadas (isto , o hibridismo aumentaria no mundo de hoje porque h desculturao, e a desculturao uma perda bruta, irremedivel). No caso da primeira, o hibridismo se refere positividade que tal perda implica, estruturalmente ou constitutivamente (no h desculturao sem reculturao), e a reculturao pode at produzir sob certas circunstncias uma ameaa prpria economia do sistema). A reterritorializao hbrida e a desterritorializao hbrida so ento dois lados diferentes da mesma moeda. (p. 342)15

Angel Rama, como j destacamos, no campo dos estudos literrios, a partir dos anos 1970, tambm desdobrou o conceito de transculturao, embora enfatizando outra escala, a intranacional. Enquanto Ortiz focalizou a formao transcultural de uma sociedade nacional, a cubana, em relao ao contexto do colonizador, a Europa, Rama destaca tambm as relaes intranacionais entre centro (capital ou porto, vanguardista, voltado para fora) e periferia (ou cultura regional interna, de tendncias mais rurais, voltada para dentro)16.

Embora Moreiras destaque mais a ideia de uma desterritorializao m e uma boa reterritorializao, obviamente isto nem sempre ocorre desta forma. Sobre a crtica da associao s vezes unilateral entre hibridismo e desterritorializao, ver, alm de Moreiras (2001), Kraniauskas (1992), Tomlinson (1999) e o nosso prprio trabalho (Haesbaert, 2004, especialmente o item A desterritorializao numa perspectiva cultural, p. 214-234) 16 Para uma anlise dessa perspectiva de Rama no campo literrio e suas perspectivas contemporneas, v. Aguiar e Vasconcelos (2004). Embora os autores a ela no se refiram, podemos associar, numa abordagem mais poltica, a transculturao de Rama com a noo de colonialismo interno desenvolvida por Gonzlez-Casanova (1965).

15

36

Trs funes fundamentais ocorrem no interior das narrativas consideradas por Rama (2007) como transculturadas: o uso da lngua, a estruturao literria e a cosmoviso. Esses trs momentos da transculturao narrativa so produzidos pelo contato cultural provocado pela modernizao, oriunda da capital, das formaes urbanas cosmopolitas colocadas em contato com as culturas regionalistas, das cidades menores, vinculadas mais s caractersticas rurais. Desse modo, os processos de narrao transculturada foram resultado de sculos de colonizao, pelo contato e negociao cultural que promoveu a crioulizao ou assimilao dos cdigos culturais europeus por meio da hibridizao. Sua viso de cultura, portanto, funcional e, ao mesmo tempo, dinmica, pois utenslios, normas, objetos, crenas e costumes, somente existem em articulao viva e dinmica, que a que desenha a estrutura funcional de uma cultura (Rama, 2007:39). Assim, ao mesmo tempo em que compreendia a transculturao narrativa pela plasticidade cultural, desenvolvia sua anlise atravs de escalas variadas entre modernizao (centro) e regionalismo (periferia) ou, se quisermos, de modo mais amplo, entre regional, nacional e global. Abre-se, portanto, um outro jogo espacial muitas vezes, tambm, territorial a que podemos denominar jogo de escalas (parafraseando o ttulo do livro de Revel [1998]), e atravs do qual igualmente se desenham processos como os aqui denominados de multi e/ou transterritorializao. No se trata de um simples trnsito, acmulo ou passagem de uma escala a outra, mas a vivncia concomitante de mltiplos territrios, articulados e sobrepostos em termos que lembram, um pouco, o que Yves Lacoste (1988) denominou de espacialidade diferencial. Diferencial aqui implicando, claro, no simplesmente uma diferena de nvel ou de grau, quantitativa e hierrquica (de uma escala cartograficamente maior e menos importante para uma menor e mais importante, por exemplo), mas a efetiva diferenciao qualitativa (diferena de natureza) a partir do novo amlgama, multifacetado, a construdo17.

Algumas multiterritorialidades, nesse sentido, no representam seno uma diferena de grau, como na organizao multiterritorial dos Estados-naes, estruturados de modo a encaixar mltiplas escalas dentro de uma mesma ordem poltico-territorial, que se estende, por exemplo, do territrio do municpio (ou condado) ao Estado (ou provncia), da ao Estado-nao e, hoje, a blocos poltico-econmicos, especialmente no caso da Unio Europeia.

17

37

Na relao entre hibridismo ou transculturao e multi ou transterritorialidade devemos ter sempre o cuidado para no reduzi-la a uma relao de causa e efeito. No se deve ver o espao/o territrio como simples reflexo desses processos de hibridizao, muito menos a mudana territorial como um determinante da transculturao o espao e o territrio so elementos constitutivos fundamentais e indissociveis dessa mesma dinmica. Nesse sentido, espaos transfronteirios, por exemplo, podem ser considerados emblemticos, j que so muito mais suscetveis a processos de hibridizao tanto por uma dinmica, digamos, mais espontnea, quanto por obrigao ou necessidade, j que transitar e/ou mesclar identidades (nacionais, por exemplo), compreende ali, tambm, uma estratgia18 de sobrevivncia. Mondardo (2009) desenvolveu uma proposta de transterritorialidade, sobretudo para compreender a migrao, a partir de um processo que v o migrante como ser em trnsito, seja como fora de trabalho, seja em outras formas de mobilidade. Estabelece-se a uma relao tensa e ambivalente na condio de pertencimento e vivncia com/no novo territrio. O migrante cria vnculos afetivos e/ou materiais com o territrio de origem, numa situao ambgua, de ser de dois (ou mais) territrios e no ser de nenhum, caracterizada por uma espcie de translocamento (p. 105)19. nesse trnsito entre os territrios de origem e de destino que o migrante produz uma condio de transterritorialidade, num processo de imbricao (conflituoso) do sentimento de pertencer, das relaes carregadas consigo (na memria) dos outros territrios perpassados (...), alm dos estranhamentos, das relaes dbias, ambivalentes, que provocam o embaralhamento das referncias espaciais, fazendo o sujeito pertencer a (e at viver, de alguma forma, pela memria, por exemplo) duas territorialidades, e ao mesmo tempo, no pertencer a nenhuma. Nessa transterritorialidade migratria, o autor considera que, como a vida do migrante se d em fronteira, como espao cultural hbrido, podemos perceb-lo como movimento processual de transterritorialidade, ocorrendo pelo e no entrecruzamento cultural e poltico (em sentido amplo) entre mltiplas identidades, territorialidades e temporalidades (2009:104). Por isso, essa manifestao de transterritorialidade na
Para Moreiras (2001) tratar-se-ia mais de uma ttica do que de uma estratgia. Sobre este debate, envolvendo a noo de essencialismo estratgico de Gayatri Spivak, ver especialmente p. 336-337. 19 A propsito, ver a noo de translocalidade de Appadurai (1997).
18

38

migrao uma relao que transcende o lugar de origem e de destino, pois uma condio ambgua e tensa de sentimentos, de desejos, de representaes, ausncia e presena que processa a transterritorializao e, portanto, que gera a condio paradoxal de que fala Sayad (1998), de ser, concomitantemente, e/imigrante. Assim, numa perspectiva mais subjetiva da migrao, a transterritorialidade pretende compreender a ligao e a tenso com o lugar-presente do migrante e com o seu inverso: o lugar-ausente do migrante (2009:108). Nessa relao dbia, transterritorial, o migrante colocado na fronteira entre lugares, sempre ao mesmo tempo aquele que foi e aquele que permanece, entre o espao que perdeu, que no mais lhe pertence e aquele a que de alguma forma deveria pertencer, mas que ainda lhe estranho20. Goettert e Mondardo (2009), por sua vez, desenvolvem uma ideia de transterritorialidade num dilogo com a noo de multiterritorialidade de Haesbaert (2004), para entender o Brasil migrante ou os processos de mobilidade da fora de trabalho pelo territrio brasileiro, focalizando as relaes de poder na construo das territorialidades que so colocadas em tenso, em choque, em dilogo e entrecruzamentos. A partir desse processo conflituoso, as territorialidades em contato possibilitam a produo de transterritorialidades em modalidades abertas e fechadas, pois marcadas por relaes de poder, as transterritorialidades, quando negadoras da territorialidade do Outro, manifestam-se como fechadas e quando passveis de incorporao pelo menos parcial da territorialidade estranha, do Outro, apresentam-se como abertas (121). Essa distino destaca a produo mltipla de transterritorialidades atravs da desigualdade das relaes de contato e/ou de choque entre identidades territoriais que apontam uma maior ou menor abertura para o Outro. Na verdade, tornando mais precisa a rica ideia do complexo jogo de poder e do aspecto conflitivo na construo de transterritorialidades, no se trata de negao da territorialidade do Outro, pois deste modo, tomada esta negao de maneira estrita, seria muito difcil ocorrer a transterritorialidade (a no ser num sentido meramente funcional), e sim, muito mais, a imposio de uma territorialidade hegemnica sobre a outra, subalterna. Ao invs de negao, propomos falar de uma transculturao ou integrao imposta, compulsria e unilateralmente dirigida, em que os elementos da territorialidade alheia a serem incorporados/transformados o
Da surgem, em nvel transnacional, concepes como a de transmigrao ou de transmigrante (Schiller et al., 1995).
20

39

so por uma seletividade direcionada, sobretudo, pelos grupos hegemnicos. Isso parece ter ocorrido de forma mais drstica nas relaes entre as culturas africanas e a dos colonizadores portugueses no Brasil. claro que nunca se trata de um processo de mo nica mas, em casos como esse, de amplo predomnio ou imposio dos anseios de um grupo sobre o outro. Uma transterritorialidade imposta se d, portanto, de maneira forada, tanto pelas condies estabelecidas, de forma mais direta, por um grupo hegemnico quanto, mais indiretamente, pela condio de precarizao a que grupos subalternos podem estar relegados. Esse seria o caso da fora de trabalho migrante que precisa se adaptar a novos e muito diversos territrios a cada nova mudana. A importante valorizao do carter conflitivo da transterritorialidade permite-nos falar, em outras palavras, numa transterritorialidade moldada pela imposio transcultural e outra, mais aberta, por um dilogo mais igualitrio, de trocas positivamente acionadas, um pouco como na antropofagia oswaldiana, capitaneada pelos de baixo e/ou pelos locais (nunca, assim, estritamente locais).
Hibridismo e (trans)territorializao: implicaes polticas

A abertura e a mobilidade territorial, que alguns, equivocadamente, associam estritamente a processos de desterritorializao, tm grande relevncia no estmulo s trocas culturais, aos processos de hibridizao e/ou transculturao. Se estes movimentos so poltico-socialmente positivos ou negativos, contudo, uma outra questo mas uma questo nada desprezvel. Para alm do debate em torno de seu valor heurstico, conceitual, hibridismo e multi ou transterritorialidade passaram, muitas vezes, a uma espcie de programa poltico. Como afirmou Nestor Garca Canclini:
Uma poltica democrtica tanto por construir espaos para o reconhecimento e o desenvolvimento coletivos quanto por suscitar as condies reflexivas, crticas, sensveis para que seja pensado o que pe obstculos a esse reconhecimento. Talvez o tema central das polticas culturais seja, hoje, como construir sociedades como projetos democrticos compartilhados por todos sem que igualem todos, em que a desagregao se eleve a diversidade, e as desigualdades (entre

40

classes, etnias ou grupos) se reduzam a diferenas. (Canclini, 1998:157)

Qual, ento, o tipo de hibridismo (ou, se preferirmos, de transculturao) que desejamos promover? Qual o tipo de multi/transterritorialidade que permite estimular estes processos positivos (ou, em outros termos, como aqui foi colocado, antropofgicos) de hibridizao? No podemos esquecer, retomando consideraes iniciais, que tambm o (discurso do) hibridismo est na moda e, assim, como tudo que est na moda, tem alto valor de troca. Como afirmou Moreiras (2001):
... o hibridismo pode atualmente quase ser, em seu aspecto performtico [no constatativo], uma espcie de disfarce ideolgico para a reterritorializao capitalista. (...) Argumentar em favor do hibridismo, contra a reificao das identidades culturais, como uma espcie de prescrio para a flexibilidade perptua, exagerar sua utilidade. (p. 316)

bom ser hbrido, mestio, crole, tambm porque isso vende e vende porque nos dizem que faz bem realizar misturas, desenraizar-se, circular constantemente por territorialidades diferentes, enfim, consumir o world hybrid talvez uma nomenclatura que pode sintetizar esta vertente mais comercial e globalizada do hibridismo. S somos efetivamente globais se formos hbridos. Aqui aparece outro elemento fundamental neste debate, e para o qual poucos parecem atentar: dependendo da escala em que abordado, o hibridismo adquire feies e implicaes polticas distintas. Descontadas todas as restries que temos, hoje, para diferenciar estas escalas, falar em hibridismo ou transculturao local, regional ou nacional no o mesmo que falar em hibridismo continental (latinoamericano) e, menos ainda, global, como um dos traos bsicos de uma identidade mundializada. Como parte da prpria lgica flexvel do capitalismo, s seria bom o que mvel, efmero, aberto mudana e mistura constantes (para ser consumido de novo). Mas, como j nos alertava o grande terico da velocidade (ou da dromologia), Paul Virilio, num sentido mais amplo:
(...) sempre se diz que a liberdade primordial a liberdade de movimento. verdade, mas no a velocidade. Quando voc vai depressa demais, voc inteiramente despojado de si mesmo, torna-se totalmente alienado. possvel, portanto,

41

uma ditadura do movimento [ao que poderamos acrescentar: e uma alienao do territrio]. (Virilio, 1984:65)

Complementando o que indicamos h pouco, o que importa no apenas o estar em movimento (embora alguns grupos sobreenfatizem essa condio), mas a possibilidade que temos de desencadear esse movimento quando precisarmos ou, de forma mais livre, quanto quisermos pois o fato de a liberdade primordial ser, como indica Virilio, a liberdade de movimento, no significa que tenhamos de estar, obrigatoriamente, sempre, em movimento. como se defendssemos a mobilidade, o hibridismo e a multiterritorialidade de tal forma que eles se tornassem, assim, compulsrios. Condenados ao hibridismo e/ou ao trnsito entre territrios poderamos, no extremo, perder qualquer ponto de referncia mais estvel, imprescindvel, de certa forma, nossa condio de humanos humanos que no tm a obrigatoriedade de um mesmo comportamento scio-territorial o tempo inteiro, at porque a imbricao entre movimento e repouso constitui uma presena permanente em nossas vidas. o que nos indica tambm, de forma ampla, esta expresso contundente de Cornelius Castoriadis:
(...) um sujeito no nada se no for a criao de um mundo para ele numa clausura relativa. (...) Essa criao sempre a criao de uma multiplicidade. (...) Essa multiplicidade se desenvolve sempre de dois modos: o modo do simplesmente diferente, como diferena, repetio (...) e o modo do outro, como alteridade, emergncia criadora, imaginria ou poitica. (Castoriadis, 1990:248)

O discurso, dominante hoje, do hibridismo/transculturao e da multi ou transterritorialidade, ligado muitas vezes concepo de uma mobilidade irrestrita, deve ser tomado com cautela, pois a criao de um novo tempo, a emergncia criadora, poitica, a que alude Castoriadis, advinda desta multiplicidade, inclui sempre, tambm, de algum modo, a presena de uma alteridade e esta s pode existir no mbito de um relativo fechamento, de um mundo... numa clausura relativa. Por isso, o trnsito, a transculturao e o hibridismo no ocorrem para todos e muitos menos se manifestam nas mesmas intensidades. Se para alguns grupos ou sujeitos as distncias se comprimiram com os novos meios tecnolgicos e com isso a possibilidade de trnsito por mltiplos territrios se faz cada vez mais presente, combinando diferentes modos de 42

vida, para muitos outros as distncias se tornaram proporcionalmente at maiores em relao a outros territrios que, vivendo uma espcie de clausura, seja econmica, seja cultural e/ou poltica, acabam sendo impedidos de sair da velha territorialidade funcional construda entre a casa e o trabalho. Ou, ainda, em outros casos, a presena dos muros nas cidades que, aparentemente apresentam distncias pequenas para grupos distintos, acaba provocando distanciamentos gigantescos em termos de relaes de aproximao afetiva e mesmo de trocas e/ou mesclas culturais. No podemos esquecer que a tese de que vivemos ou que devemos viver um tempo de abertura e mobilidade indiscriminadas foi propalada tambm pelo economicismo neoliberal, como se fizesse parte de um paradigma inexorvel: abertura de mercados, abertura ou mesmo fim de fronteiras, Estado mnimo em suas formas de controle (que so sempre, tambm, territoriais), fluxos financeiros instantneos e globalizados... A recente crise financeira global veio colocar uma p de cal nesta boutade, defendendo-se e recorrendo-se, com toda fora, a novas formas de intervencionismo estatal. Na verdade, bem sabemos, o prprio capitalismo vive da intercalao de momentos de maior fluidez e abertura e momentos de maior estagnao e fechamento21. Mesmo num mundo em que a metfora do nomadismo se tornou quase lugar- comum, a grande mobilidade e a hibridizao cultural, obviamente, no regem a vida de todos pelo contrrio, o que vemos hoje at, de certa forma, um processo inverso, com um conjunto crescente de restries mobilidade, principalmente no que se refere mobilidade de pessoas, e que tende a se fortalecer diante da atual crise econmica global. Abertura relativa para mudar e, assim, fortalecer nossa autonomia, muito diferente de abertura permanente, quase absoluta para no desenvolver laos, numa espcie de nomadismo irrefrevel. Da mesma forma, fechar-se (taticamente) para resistir muito diferente de fechar-se indefinidamente para se isolar e/ou como forma bsica de vida. A grande questo no optar pela abertura transculturao, ao hibridismo antropofgico, multi/transterritorialidade, frente ao fechamento identitrio, mono-cultura (!) e uni-territorialidade, at porque culturas isoladas e territrios completamente fechados, de fato, nunca existiram. Culturas completamente abertas ao intercmbio,
A esse respeito, ver a interpretao de Arrighi (1996) para a histria do capitalismo, especialmente entre suas concepes de capitalismo (em sentido estrito) e territorialismo.
21

43

hibridizao, da mesma forma, nunca foram produzidas seria como decretar, no seu extremo, o seu prprio desaparecimento. Convivem, entretanto, formas muito distintas nesse jogo de abertura e (relativo) fechamento, hibridizao e (pretensa) essencializao. No se trata, pois, de abertura ou fechamento, de hibridismo ou essencializao. At porque, como vimos, hibridismo e transterritorialidade no so bons ou maus em si mesmos. Eles podem ser impostos ou mais igualitariamente construdos, assim como, do mesmo modo, essencializao pode ter um carter tambm estratgico (Spivak, 1988, 1993), enquanto momento de relativo fechamento na construo de um processo de autonomia. No imenso rol de situaes e contextos geo-histricos, desenha-se sempre a possibilidade do mltiplo mltiplo no apenas no sentido do viver no limite, pelas/nas fronteiras, mas tambm no sentido da possibilidade, sempre em aberto, de transitarmos por diferentes culturas e por diferentes territrios. Uma dessas possibilidades aquela presente nos processos aqui tomados como antropofagizao, ao devorarmos outros territrios para torn-los, de alguma forma, nossos, no por uma simples assimilao mecnica, mas pela incorporao, dialgica, de traos ou componentes que nos so mais enriquecedores. Politicamente, mais importante do que concebermos nossa vida e nossas identidades como intrinsecamente hbridas e multi/transterritoriais a certeza de, se e quando nos aprouver, termos ao nosso dispor a alternativa de mudar de territrio, experimentar outras formas de identificao cultural, intercambiar valores e que ningum nos obrigar nem permanente hibridizao, nem constante mobilidade dentro da enorme multiplicidade territorial do nosso tempo. Como afirmaram Gatens e Lloyd (1999), de um lado encontra-se a liberdade crtica para questionar e desafiar na prtica nossas formas culturais herdadas; de outro, a aspirao por pertencer a uma cultura e a um lugar e, assim, sentir-se em casa neste mundo. (p. 78) Por mais transitrios que eles paream, precisaremos sempre construir identidades e territrios que, quase sempre fruto de misturas inusitadas, necessitam tambm de tempo se os quisermos maturados, refletidos, e sua lapidao dar-se- sempre pela constatao e/ou inveno de um Outro mas um outro no apenas para nos reconhecer enquanto diferentes, ao transitar por nossos territrios, como tambm para conosco plenamente conviver, ao construir e praticar territrios de uso e apropriao coletivos, comuns. 44

nesse sentido que devemos falar de um espao-tempo sempre alter-nativo no s no sentido de representar uma alternativa, a criao do novo, mas tambm de permitir alternncias alternncias entre o Outro (alter) e o nativo, o mais e o menos hbrido, entre o mais e o menos aberto, enfim, um espao-tempo que alie a permuta, a extroverso e a mobilidade com os igualmente imprescindveis recolhimento, introspeco e repouso. E o pretenso equilbrio entre essas dimenses s pode ser avaliado atravs do rigoroso trabalho emprico e da considerao das mltiplas necessidades e interesses em jogo para cada sujeito, grupo e/ou classe social. Assim, a antropofagia territorial deve ser sempre fruto de uma escolha, ou de uma estratgia, ou at mesmo de uma fuga, no sentido libertrio das linhas de fuga deleuzeanas, no se configurando nunca como uma imposio ou obrigatoriedade. No dizer do grande poeta Manoel de Barros: preciso transver o mundo.

TRANSTERRITORIALIDADE E ANTROPOFAGIA: TERRITORIALIDADES DE TRNSITO NUMA PERSPECTIVA BRASILEIRO-LATINO-AMERICANA Resumo: Num mundo globalizado como o nosso a construo identitria e territorial se torna cada vez mais complexa, mesclando multiplicidade territorial, transculturao e hibridismo com fechamentos culturais essencializadores. Os processos de territorializao marcados pela multiterritorialidade podem ser associados, no caso latino-americano e, especialmente, brasileiro, quilo que propomos denominar de uma transterritorialidade antropofgica", capaz de assimilar e transformar a territorialidade do Outro. Todos esses processos tm profundas implicaes polticas, no se tratando, a priori, de uma boa abertura ou de um mau fechamento cultural e territorial. Palavras-chave: hibridismo cultural, antropofagia, transterritorialidade. TRANSTERRITORIALITY AND ANTHROPOPHAGY: TRANSIT TERRITORIALITIES IN A LATIN-AMERICAN POINT OF VIEW 45

Abstract: In a globalized world like ours, building identities and territories becomes much more complex, by a mixture of territorial multiplicity/transculturation/hybridism and essencializing cultural enclosures. The processes of territorialization characterized by multiterritoriality can be associated, specially in Latin America and, more specifically, Brazil, to what we propose to call anthropophagic transterritoriality, the capability to assimilate and transform Other's territoriality. All these process have huge political implications and do not mean just, a priori, a good openness or a bad cultural and territorial closure. Keywords: cultural hybridism, anthropophagy, transterritoriality.
BIBLIOGRAFIA

AGUIAR, F. e VASCONCELOS, S. (2004). O conceito de Transculturao na obra de Angel Rama. In: Abdala Jr., B. (org.) Margens da Cultura: Mestiagem, Hibridismo & outras misturas. Boitempo. So Paulo. ANDRADE, O. (1995). A Utopia Antropofgica. 2 ed. Globo. So Paulo. APPADURAI, A. (1997). Soberania sem territorialidade. Novos Estudos 49. ARRIGHI, G. 1996 (1994). O longo sculo XX. Contraponto. Rio de Janeiro; EdUNESP. So Paulo. BHABHA, H. (1998). O local da cultura. EdUFMG. Belo Horizonte. BOURDIEU, P. (1989). O Poder Simblico. Difel. Lisboa; Bertrand Brasil. Rio de Janeiro. BURKE, P.( 2003). Hibridismo Cultural. Editora da Unisinos. So Leopoldo. CANCLINI, N. (1998) (1989) Culturas Hbridas. Editora da USP. So Paulo. CASTORIADIS, C. (1990). Le Monde Morcel: les carrefours du labyrinthe III. Seuil. Paris. COSFROGEL, R. (2010). Para descolonizar os estudos de economia poltica e os estudos ps-Coloniais: transmodernidade, pensamento de 46

fronteira e colonialidade global. In: Sousa Santos, B. e Meneses, M. (org.) Epistemologias do Sul. Cortez. So Paulo. FOUCAULT, M. (1984). Scurit, Territoire, Population. Gallimard. Paris . Ed. brasileira: (2008) Segurana, Territrio, Populao. Martins Fontes. So Paulo. ________ 1979. Microfsica do Poder. Graal.Rio de Janeiro. FREYRE, G. (1998) (1933). Casa-Grande & Senzala. Record. Rio de Janeiro. GATENS, M. e LLOYD, G. (1995). Collective Imaginings: Spinoza, Past and Present. Routledge. Londres e Nova York: GLISSANT, E. (2005) (1996). Introduo a uma potica da diversidade. Editora da UFJF. Juiz de Fora: GOETTERT, J. e MONDARDO, M. (2009). O Brasil migrante: gentes, lugares e transterritorialidades. GEOgraphia n. 21. PPGEO. Niteri. GOMES, H. G. (2005). Antropofagia. In: FIGUEIREDO, Eurdice (org.). Conceitos de cultura e literatura. UFJF. Juiz de Fora. GONZLEZ-CASANOVA, P. (1965). Internal Colonialism and National Development. Studies in Comparative International Development 1, n. 4. HAESBAERT, R. (2011). Viviendo en el lmite: los dilemas del hibridismo y de la multi/ transterritorialidad. In: Zusmn, P. et al. (org.) Geografias Culturales: aproximaciones, intersecciones y desafos. Fac. de Filosofa y Letras da UBA. Buenos Aires _______ (2007). Territrio e Multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia n. 17. Programa de Ps-Graduao em Geografia. Niteri. _______ (2004). O Mito da Desterritorializao. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro. _______ (2002). Territrios Alternativos. Contexto. Campinas; EdUFF. Niteri. _______ (2001). Da desterritorializao Multiterritorialidade. In: Anais do IX Encontro Nacional da ANPUR. ANPUR. Rio de Janeiro. 47

______ (1996). O binmio territrio-rede e seu significado polticocultural. In: A Geografia e as transformaes globais: conceitos e temas para o ensino (Anais do EncontroO ensino da Geografia de 1o e 2o Graus frente s transformaes globais). UFRJ. Rio de Janeiro. HELENA, L. (1983). Uma literatura antropofgica. UFC. Fortaleza. HUNTINGTON, S. (1997). O choque das civilizaes e a recomposio da ordem mundial. Objetiva. Rio de Janeiro. JUREGUI, C. (2005). Canibalia: canibalismo, calibanismo, antropofagia cultural y Consumo en Amrica Latina. Casa de las Amricas. Havana e Crdoba. KRANIAUSKAS, J. (1992). Hybridism and Reterritorialization. Travesa vol. 1, n. 2. LACOSTE, Y. (1988). A Geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Papirus. Campinas. LOPES, L. e BASTOS, L. (org.) (2010). Para alm da identidade: fluxos, movimentos e trnsitos. Editora da UFMG. Belo Horizonte. LUSSAULT, M. (2007). LHomme Spatial. Seuil. Paris. MALTZ, B. (1993). Antropofagia: rito, metfora e pau-brasil. In: Maltz, B.; Teixeira, J. e Ferreira, S. Antropofagia e Tropicalismo. Editora da UFRGS. Porto Alegre. MASSEY, D. (2008). Pelo espao: uma nova poltica da espacialidade. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro. ______ (2007). Filosofia e Poltica da Espacialidade: algumas consideraes. GEOgraphia n.12. Programa de Ps-Graduao em Geografia. Niteri. ______ (1995). Thinking radical democracy spatially. Environment and Planning D: Society & Space 13. ______ (1994). A global sense of place. In: Space, Place and Gender. University of Minnesota Press. Minneapolis. McEWAN, C. (2008). Transnationalism. In: Duncan, J. et al. (org.) A Companion of Cultural Geography. Blackwell. Oxford. 48

MIGNOLO, W. (2003). Histrias locais / Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Editora da UFMG. Belo Horizonte. MONDARDO, M. (2009). Os perodos das migraes: territrios e identidades em Francisco Beltro/PR. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-Graduao em Geografia, Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados. MOREIRAS, A. (2001). A exausto da diferena: a poltica dos estudos culturais latinoamericanos. EdUFMG. Belo Horizonte. MUNANGA, K. (2010). Mestiagem como smbolo da identidade brasileira. In: Sousa Santos, B. e Meneses, M. (org.) Epistemologias do Sul. Cortez. So Paulo. ORTIZ, F. (1999) (1940). Contrapunteo cubano del tabaco y el azcar. Madri. EdiCubaEspaa. RAMA, A. (2007). Transculturacin narrativa en Amrica Latina. Ediciones El Andariego. Buenos Aires). RAFFESTIN, C. (1993) (1980). Por uma Geografia do poder. tica. So Paulo. REVEL, J. (1998). Jogos de Escalas. Fundao Getlio Vargas Editora. Rio de Janeiro. RIBEIRO, D. (1995). O povo brasileiro. 2 ed. Companhia das Letras So Paulo. SACK, R. (1986). Human Territoriality: its theory and history. Cambridge University Press. Cambridge. SAYAD, A. (1998). A imigrao ou os paradoxos da alteridade. EdUSP. So Paulo. SCHILLER, N.; BASCH, L. e SZANTON, C. (1995). From immigrant to transmigrant: theorizing transnational migration. Anthropological Quarterly 68. SPIVAK, G. (1993). Can the subaltern speak? In: Patrick Williams e Laura Chrisman (eds.), Colonial Discourse and Post-Colonial Theory: a Reader. Harvester Wheatsheaf. Hemel Hemsptead. ________ (1988). Subaltern Sudies: Deconstructing Historiography. In: Guha, R.; Spivak, G. (org.) Selected Subaltern Studies. Oxford University Press. Nova York. 49

STAM, R. (1999). Palimpsestic Aesthetics: a meditation on hibridity and garbage. In: May, J. e Tink, J. Performing Hibridity. Univ. of Minnesota Press. Minneapolis e Londres. TOMLINSON, J. (1999). Globalisation and Culture. Chicago: Chicago University Press. VIRILIO, P. (1984). Guerra Pura. Brasiliense. So Paulo. YOUNG, R. (2005) (1995) O Desejo Colonial. Perspectiva. So Paulo.

50

Вам также может понравиться