Вы находитесь на странице: 1из 15

leos lubrificantes automotivos

Os leos lubrificantes so substncias utilizadas para reduzir o atrito lubrificando e aumentando a vida til das mquinas Os leos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (leos graxos), derivados de petrleo (leos minerais) ou produzidos em laboratrio (leos sintticos), podendo ainda ser constitudo pela mistura de dois ou mais tipos (leos compostos). As principais caractersticas dos leos lubrificantes so a viscosidade, o ndice de viscosidade (IV) e a densidade. A viscosidade mede a dificuldade com que o leo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difcil de escorrer, portanto ser maior a sua capacidade de manter-se entre duas peas mveis fazendo a lubrificao das mesmas. Densidade indica o peso de uma certa quantidade de leo a uma certa temperatura, importante para indicar se houve contaminao ou deteriorao de um lubrificante. Para conferir-lhes certas propriedades especiais ou melhorar alguma j existentes, porm em grau insuficiente, especialmente quando o lubrificante submetido a condies severas de trabalho, so adicionados produtos qumicos aos leos lubrificantes, que so chamados aditivos. Os principais tipos de aditivos so: anti-oxidantes, anti-corrosivos, anti-ferrugem, antiespumantes, detergente-dispersante, melhoradores do ndice de Viscosidade, agentes de extrema presso, etc. leos para motores Classificaes Para facilitar a escolha do lubrificante correto para veculos automotivos vrias so as classificaes, sendo as principais SAE e API. Classificao SAE: Estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os leos lubrificantes pela sua viscosidade, que indicada por um nmero. Quanto maior este nmero, mais viscoso o lubrificante e so divididos em trs categorias:

leos de Vero: SAE 20, 30, 40, 50, 60 leos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W leos multiviscosos (inverno e vero): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50

Obs.: a letra W vem do ingls winter que significa inverno.

Viscosidade de leos Como viscosidade ou tenacidade de um lquido se entende a resistncia que as molculas de um lquido fazem contra um deslocamento. Essa resistncia tambm chamada atrito interno.

Viscosidade cinemtica

Relao viscosidade/densidade indicada em mm2/s ( antigamente, centistoke).

Viscosidade dinmica

a medida da resistncia interna que o leo lubrificante forma contra o fluxo (por exemplo, fluxo atravs de tubulaes, fluxo na fenda de lubrificao). A visc.dinmica denominada em Centipoise (cP). Para medir as viscosidades temos diversos aparelhos de medio (viscosmetros). A indicao em mm2/s, antigamente se utilizavam graus Engler (E ) ou Centistokes (cSt). Existem outros institutos de classificao alm do SAE, o AGMA e ISO VG. Classificao API: Desenvolvida pelo Instituto Americano do Petrleo, tambm dos Estados Unidos, baseia-se em nveis de desempenho dos leos lubrificantes, isto , no tipo de servio a que a mquina estar sujeita. So classificados por duas letras, a primeira indica basicamente tipo de combustvel do motor e a segunda o tipo de servio. Para motores de veculos leves (Ciclo Otto) o S de Service Station (Postos de Servio, Garagem) ou Spark (Fasca / Centelha), e a outra letra define o desempenho. O leo SJ superior ao SH, isto , o SJ passa em todos os testes que o leo SH passa, e em outros que o SH no passa.O leo SH por sua vez superior ao SG, assim sucessivamente. O primeiro nvel foi o API SA, obsoleto h muito tempo, consistindo em um leo mineral puro, sem qualquer aditivao.

No caso de motores diesel, a classificao API CI-4, CG-4, CF-4, CF, CE, etc. O C de Commercial (Linha Comercial, Frotas), ou Compression (Compresso). A API classifica ainda leos para motores dois tempos e leos para transmisso e engrenagens. Os leos lubrificantes para motores a gasolina 2 tempos, como os usados em motoserras, abrangem 3 nveis de desempenho: API TA, TB e TC. O Instituto Americano do Petrleo (API) estabelece estes parmetros de desempenho, atravs de uma sequncia de testes complexos e especficos, de acordo com metodologias padronizadas pela ASTM (American Society for Testing and Materials). O API no o nico orgo que homologa e testa lubrificantes, temos tambm:

ACEA: Association of Constructors of European Automobiles; ILSAC: International Lubricant Standardisation & Approval Committee, Montadoras: os fabricantes de veculos e de motores tambm tm desenvolvido testes e especificaes prprias para lubrificantes.

A avaliao de desempenho dos lubrificantes uma seqncia de testes de campo e em laboratrios de motores. A seqncia de testes determina os padres de condies que os componentes internos do motor devem apresentar aps rodar com o lubrificante em teste.

Evoluo da classificao Service Station ou Spark:

1. SA, SB, SC, SD Criadas a partir dos anos 30, atualmente esto obsoletas. 2. SE Criada em 1972, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves e alguns caminhes modelos 1971 a 1979. 3. SF Criada em 1980, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves e alguns caminhes modelos 1980 a 1989. Proporciona maior estabilidade a oxidao.

4. SG Criada em 1989, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Proporciona maior controle de depsitos no motor e estabilidade a oxidao. 5. SH Criada em 1992, especificao de servio tpica recomendada para uso em motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera as especificaes anteriores quanto a controle de depsitos, oxidao do leo, desgaste e corroso. 6. SJ Criada em 1996, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera e substitui todas as especificaes anteriores.

Evoluo da classificao Commercial ou Compression:

Importante: As classificaes C passaram por testes diferentes e necessariamente no substituem / superam uma a outra como as classificaes S. Ento observe que nem todas superam uma a outra e tenha cuidado na aplicao. Descrio da Categoria 1. CA, CB Criadas a partir dos anos 40, atualmente esto obsoletas. 2. CC Criada em 1961, para uso em motores em condies de servio moderado. 3. CD Criada em 1955, para uso em motores aspirados ou turbinados em condies de servio pesado. 4. CE Criada em 1983, servio tpico de motores diesel turbinados em condies de servio pesado. 5. CF Criada em 1994, para uso em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre. 6. CF-4 Criado em 1990, servio tpico de veculos diesel ligeiro, e caminhes em servio extra-pesado. Supera todos os nveis anteriores. 7. CG-4 Criado em 1994, esta categoria de servio adequada para veculos diesel ligeiro em aplicaes dentro e fora de estrada. Supera todos os nveis anteriores.

8. CH-4 Criado em 1994, esta categoria de servio prov melhor controle de fuligem em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre, em aplicaes dentro e fora de estrada. Supera todos os nveis anteriores. Fontes de pesquisa: www.br.com.br / www.wikipedia.org / www.lubrificantes.net / www.castrol.com

======== ========

leo Lubrificante Automotivo Funes e Siglas


Postado por Clayton Lucheti em 2/02/10 Na categoria leo Automotivo comum quando resolvemos trocar o lubrificante de nossos veculos o frentista ou balconista do estabelecimento perguntar qual leo iremos utilizar. Na maioria dos casos pedimos indicaes ao prprio atendente, a vem o grande problema, pois nem sempre o frentista indica o produto certo a ser utilizado no veculo, e sim o lubrificante que lhe traz maior lucro. Desta forma, o intuito deste artigo desvelar o leo lubrificante automotivo, analisando suas funes e siglas que constam no verso da embalagem. Os leos lubrificantes possuem diversas bases podendo ser: De origem animal ou vegetal derivados de tecidos e rgos animais, gros, frutos e sementes conhecidos como leos graxos Derivados da mistura de hidrocarbonetos obtidos do petrleo, carvo ou xisto conhecidos como leos minerais. Misturas entre dois ou mais tipos de leos graxos e minerais conhecidos como leos compostos. Produzidos em laboratrio atravs dos processos de transformao das industrias petroqumicas conhecidos como leos sintticos. Compostos por leos minerais e sintticos (leos mistos). Derivados da recuperao de lubrificantes usados (bases rerrefinadas). Alm das diversas bases que acabamos de ver o leo lubrificante composto tambm de aditivos antidesgaste, antiferrugem, detergente, extrema presso, anticorroso, antioxidante, dispersante entre outros, que agregam ao produto final a resistncia necessrias para o cumprimento de suas funes.O lubrificante uma substancia que cria uma pelcula fina e de alta resistncia cobrindo as superfcies que se movimentam dentro do motor, diminuindo assim o atrito entre estas peas e aumentando sua vida til. As principais funes do leo lubrificante so: Lubrificar os componentes do motor e prevenir o desgaste;

Reduzir o atrito entre os componentes do motor; Proteger as peas de ferrugem e corroso; Manter limpas as peas do motor; Resfriar os depsitos das cmaras de combusto; Resfriar as peas do motor; Proporcionar vedao contra presses da combusto; Ser antiespumante; Contribuir para economia de combustvel; Permitir uma partida fcil. Agora que j sabemos do que os lubrificantes so compostos e que sua funo vai muito alem de lubrificar, iremos descrever as diferenas dos lubrificantes atravs das especificaes que constam nos rtulos do produto, que se diferenciam atravs de sua viscosidade (SAE) e sua aditivao (API). A sigla SAE (Society of Automotive Engineers), a classificao mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidades, esta sigla teve aceitao generalizada por parte dos fabricantes de automveis e lubrificantes. Os valores so obtidos previamente em laboratrio atravs de testes padronizados usando um equipamento chamado viscosmetro como podemos ver na figura .

Podemos verificar que a classificao SAE varia, por exemplo 20W40, 15W50, entre outras,

onde a numerao antes do W que significa winter (inverno) diz respeito viscosidade a mais baixa temperatura e a numerao aps o W, diz respeito viscosidade a mais alta temperatura. Assim um leo SAE 20W50 comporta-se como um leo de viscosidade 20 na partida e de viscosidade 50 em altas temperaturas. Desta forma podemos dizer que um lubrificante 10W50 mais adequado em situaes severas de temperatura que um lubrificante SAE 20W50. Outra sigla que nos chama ateno e no menos importante que a anterior a sigla API (American Petroleum Institute) (Instituto Americano de Petroleo), grupo que elaborou em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials) especificaes que definem nveis de desempenho que os leos lubrificantes devem atender. Essas especificaes so obtidas atravs de diversos testes de campo e laboratoriais, onde os motores recebem o lubrificante em teste e avaliado em condies controladas, aps estes testes o motor aberto e verificam-se os componentes internos analisando os nveis de proteo do lubrificante, o desgaste dos componentes, limpeza, contaminao, entre outros. A sigla API seguida de outra, por exemplo API-SJ, o S significa spark palavra inglesa que quer dizer vela de ignio presentes nos motores movidos a lcool, gasolina e GNV, portanto esta sigla imutvel. A segunda letra que acompanha o S representa uma melhoria no lubrificante medida que a letra avana ao final do alfabeto. Assim, podemos dizer que um lubrificante API-SL melhor que um API-SJ que por sua vez melhor que um API-SF. Quanto mais avanada letra do alfabeto melhor a aditivao do lubrificante. Em seguida veremos uma tabela de classificao de desempenho API dos leos lubrificantes: Classificao de Desempenho API dos leos Lubrificantes Alcool, Gasolina e GNV Motores Categoria Descrio dos leos API-SA leo mineral puro sem aditivao. API-SB Lubrificante para motores a gasolina servios leves (antioxidante e antidesgaste) API-SC Veculos 1964-1967 possui aditivo contra desgaste e oxidao API-SD 1968-1971 contm aditivos em maior grau que o anterior API-SE 1972-1979 inibidor de oxidao a alta temperatura API-SF 1980 em diante aditivo contra a borra, ferrugem e desgaste CICLOOTTO API-SG 1982-1992 idntico ao SF com maior proteo a formao dos depsitos API-SH 1993-1996 idntico ao SG e SF porm c/ melhorias na aditivao API-SJ A partir de 1997 idntico ao SH,SG e SF porm c/ maior proteo contra desgaste e oxidao API-SL 2001 em diante maior proteo que a categoria anterior API-SM 2004 em diante, para todos os motores atuais maior resistncia a oxidao, melhor proteo contra formao de borra e melhor desempenho com o motor frio. Quando falamos de motores movidos a Diesel, uma leve alterao nas siglas, por exemplo API-CH, a letra C significa compression (compressor), principio motriz dos motores movidos a diesel, j a letra H segue o mesmo padro dos leos para motores lcool, gasolina e GNV, quanto mais prximo do final do alfabeto a letra estiver melhor sua aditivao e conseqentemente seu desempenho conforme tabela abaixo:

Classificao de Desempenho API dos leos Lubrificantes para motores a Diesel Motores Categoria Descrio dos leos API-CA Servio Leve motores diesel usando combustveis c/ baixo teor de enxofre (1940-1950) API-CB Destinado a motores a diesel naturalmente aspirados admitindo diesel com alto teor de enxofre (1961) API-CC Servios moderados e severos, j oferecendo proteo contra desgaste, ferrugem e corroso (1964) API-CD Possui aditivao para performance em motores diesel moderamente super alimentados (1955) API-CF Servio pesado forte proteo contra depsitos, corroso e CICLODIESEL desgaste. Recomendado para motores que operem com diesel com elevado teor de enxofre (a partir de 1991) API-CG Servio severo leo para motores de aspirao natural e turbo alimentados de alta presso e baixa emisso de poluentes. API-CH Idntico ao CG, porem com maior proteo contra desgaste e oxidao. API-CI Superior as categorias anteriores proporciona maior proteo para os motores atuais, diminuindo o desgaste, a corroso e baixa emisso de gases poluentes. Antes de trocar o leo de seu carro, verifique sempre a viscosidade e a qualidade do lubrificante indicada no manual do veculo, assim voc estar preparado para escolher o lubrificante certo para seu automvel. A Lucheti Lubrificantes detentora da marca Deiton, segue as mais rigorosas normas de qualidades voltadas a lubrificantes, assim garantimos o melhor desempenho e a mxima proteo ao motor, aumentando a vida til de seu veculo, alm de ter diversos produtos para linha automotiva seja ela lubrificantes, aditivos, fluidos ou graxas, acesse nosso site (www.lucheti.com.br) e veja nossos produtos, com certeza um deles ir atender as necessidades de seu veculo. ===== =

O que Lubrificao
Lubrificar aplicar uma substncia (lubrificante) entre duas superfcies em movimento relativo, formando uma pelcula que evita o contato direto entre as superfcies, promovendo diminuio do atrito e, conseqentemente, do desgaste e da gerao de calor. Os primeiros lubrificantes eram de origem animal. Com o passar do tempo o homem foi aperfeioando e criando novos inventos

e, por necessidade, os lubrificantes evoluram e passaram a ter bases de origem vegetal, mineral e sinttica. Os modernos lubrificantes automotivos so uma composio de leos bsicos - que podem ser minerais ou sintticos, com aditivos. Grande parte dos lubrificantes automotivos utilizados atualmente so obtidos a partir do Petrleo (mineral), ou produzidos em Usinas de Qumica Fina (sinttico). s matrias-primas com caractersticas lubrificantes obtidas atravs do refinamento do Petrleo ou das Usinas Qumicas, damos o nome de Bases Lubrificantes. As Bases Lubrificantes so selecionadas de acordo com sua capacidade de: formar um filme deslizante protetor das partes mveis; resistir s constantes tentativas do calor e do oxignio de alterarem suas propriedades; resistir a choques e cargas mecnicas sem alterar seu poder lubrificante; remover calor dos componentes internos do equipamento. Para oferecer outras caractersticas de desempenho e proteo, so adicionados s bases lubrificantes alguns componentes qumicos que so chamados de Aditivos. Base Lubrificante Mineral: obtida atravs do refinamento do petrleo. Explorao Refinaria Base Lubrificante Sinttica: obtida atravs de reaes qumicas realizadas em Laboratrios. Sinttico Lubrificar: a funo primria do lubrificante formar uma pelcula delgada entre duas superfcies mveis, reduzindo o atrito e suas consequncias, que podem levar quebra dos componentes. Refrigerar: o leo lubrificante representa um meio de transferncia de calor, "roubando" calor gerado por contato entre superfcies em movimento relativo. Nos motores de combusto interna, o calor transferido para o leo atravs de contatos com vrios componentes e, em seguida, para o sistema de arrefecimento de leo. Limpar e manter limpo: em motores de combusto interna uma das principais funes do lubrificante retirar as partculas resultantes do processo de combusto e manter estas partculas em suspenso no leo, evitando que se depositem no fundo do crter e provoquem incrustaes. Proteger contra a corroso: a corroso e o desgaste podem resultar na remoo de metais do motor, por isso a importncia dos aditivos anticorrosivo e antidesgaste. Vedao da cmara de combusto: o lubrificante lubrifica e refrigera,alm de agir como agente de vedao, impedindo a sada de lubrificante e a entrada de contaminantes externos ao compartimento.

Viscosidade

Outros aspectos importantes que caracterizam um leo lubrificante so a sua viscosidade e seu nvel de desempenho. Viscosidade definida como a resistncia que um fluido oferece ao seu prprio movimento. Quanto menor for a sua viscosidade, maior ser a sua capacidade de escoar (fluir). Os valores de viscosidade dos leos so obtidos experimentalmente em laboratrio, utilizando-se um aparelho chamado VISCOSMETRO. Trata-se de um teste padronizado onde medido o tempo que uma certa quantidade de fluido leva para escoar atravs de um pequeno tubo (capilar) a uma temperatura constante. A temperatura do teste deve ser constante, pois a viscosidade uma propriedade que se altera de acordo com a variao da temperatura. Quanto maior for a temperatura, maior ser a facilidade de escoamento, e quando em temperaturas baixas, o fluido oferece maior resistncia ao escoamento devido ao aumento da viscosidade. Os valores obtidos em laboratrio so associados a unidades tcnicas de medida de viscosidade (Centistokes, Segundos Saybolt, Centipoise) que a maioria do pblico consumidor desconhece. Por sua vez, a SAE, Sociedade dos Engenheiros Automotivos, criou um critrio de classificao que teve aceitao generalizada pelos fabricantes de veculos e de lubrificantes. Esta classificao feita associando-se um nmero puro viscosidade determinada em laboratrio. Quanto maior o nmero, maior ser a viscosidade. A classificao SAE divide os leos lubrificantes em dois grupos: leos de "grau de inverno" - leos que possibilitem uma fcil e rpida movimentao, tanto do mecanismo quanto do prprio leo, mesmo em condies de frio rigoroso ou na partida a frio do motor, e cuja viscosidade medida a baixas temperaturas e tem a letra W acompanhando o nmero de classificao. Os testes para leos de grau de inverno levam em considerao a resistncia que o mesmo oferecer na partida a frio do motor e a facilidade de bombeamento e circulao em baixas temperaturas. leos de "grau de vero" - leos que trabalhem em altas temperaturas, sem o rompimento de sua pelcula lubrificante, pois quanto mais quente o leo, menos viscoso ele se apresenta. Os leos de grau de vero tm sua viscosidade medida em altas temperaturas e no possuem a letra W- leos que trabalhem em altas temperaturas. Os testes dos leos de grau de vero verificam a operabilidade do lubrificante em altas temperaturas, ou seja, a sua capacidade de oferecer proteo em regimes extremos. Classificao SAE para leos de motor

Existem leos que, ao mesmo tempo, atendem a estas duas exigncias, como por exemplo, os leos Multiviscosos, cuja classificao reune graus de leos de inverno e de vero. Por exemplo: Um leo SAE 20W/50 mantm a viscosidade adequada, tanto em baixas temperaturas (se comportando como um leo SAE 20W), facilitando a partida a frio, quanto em altas temperaturas (se comportando como um leo SAE 50), garantindo uma perfeita lubrificao.

Desempenho

Motores de Combusto Interna A fora necessria para movimentar um automvel pode ser produzida de vrias maneiras. Os carros, que no passado j foram acionados por vapor ou eletricidade, esto sendo movimentados na sua grande maioria por motores conhecidos como motores de combusto interna, que convertem energia trmica em mecnica, e que produzem calor com a queima da mistura ar/ combustvel. A maioria dos motores de combusto interna utiliza o princpio do pisto dotado de um movimento que produz "trabalho" atravs de uma biela no interior do cilindro, seguindo um ciclo de quatro tempos, pois neste ciclo se observam quatro tempos distintos: 1 tempo: admisso O pisto desce introduzindo a mistura ar-combustvel para dentro do cilindro, atravs da vlvula de admisso nos motores de ciclo otto, entretanto, no ciclo diesel apenas o ar introduzido. 2 tempo: compresso O pisto sobe, com as vlvulas de admisso e descarga fechadas, comprimindo a mistura. 3 tempo: expanso Em motores movidos a gasolina/ lcool, pouco antes do pisto chegar na parte superior do cilindro (ainda na fase de compresso), o sistema de ignio produz a centelha (fasca) entre os eletrodos da vela, que inflama a mistura (ocorre uma exploso) e, os gases resultantes da combusto foram o pisto para baixo. No caso de motores a diesel, no h

a ignio por vela - apenas o ar comprimido ate o ponto morto superior onde a se dar a injeo de combustvel (normalmente leo diesel) ocorrendo em seguida a exploso. 4 tempo: descarga Depois da combusto, a vlvula de descarga se abre e o pisto sobe forando os gases queimados para fora do cilindro. Baseadas na forma de trabalho destes dois tipos de motores, o Instituto Americano de Petrleo (American Petroleum Institute - API), desenvolveu as Normas de Desempenho API para motores 4 tempos. Classificao de Servio API Esta classificao est relacionada ao nvel de desempenho do lubrificante - a avaliao da qualidade da proteo fornecida pelo lubrificante ao mecanismo que est sendo lubrificado. O elevado grau de desenvolvimento da indstria automobilstica mundial requer normas e padres internacionais para a avaliao e homologao de produtos. No caso de lubrificantes, o Instituto Americano do Petrleo estabelece os parmetros de desempenho, atravs de uma sequncia de testes complexos e especficos, de acordo com metodologias padronizadas pela ASTM (American Society for Testing and Materials). O API no o nico rgo que homologa e testa lubrificantes, temos tambm: ACEA: Association of Constructors of European Automobiles; ILSAC: International Lubricant Standardisation & Approval Committee, Montadoras: os fabricantes de veculos e de motores tambm tm desenvolvido testes e especificaes prprias para lubrificantes. Como feita a avaliao de desempenho dos lubrificantes? Uma seqncia de testes de campo e em laboratrios de motores definida e recebe um nome, por exemplo: API SL Os motores so abastecidos com o lubrificante a ser avaliado e colocados em funcionamento em condies rigidamente controladas, refletindo o trabalho de vrios modelos nas mais variadas aplicaes. A seqncia de testes determina os padres de condies que os componentes internos do motor devem apresentar aps rodar com o lubrificante em teste. Estes padres levam em conta o nvel de proteo, desgaste dos componentes, limpeza, contaminao, etc. O desempenho do lubrificante aferido, comparando-se o estado final do equipamento com estes padres. A partir desta comparao, os lubrificantes so classificados como lubrificantes que atendem, ou no atendem, sequncia de testes que foi batizada como sendo, por exemplo: API SL. Atualmente, tornam-se cada vez mais importantes as especificaes e homologaes realizadas pelos fabricantes de veculos, os quais tem ajustado as caractersticas de desenvolvimento dos lubrificantes s necessidades dos seus projetos de motores A Classificao de Servio API para leos de motor abrange dois grupos: Motores Gasolina, lcool e GNV, identificados pela letra S, de Service Station (Postos de Servio, Garagem) ou Spark (Fasca / Centelha); Motores Diesel, identificados pela letra C, de Commercial (Linha Comercial, Frotas), ou Compression (Compresso). Dentro de cada grupo, h diferentes nveis de tecnologia, identificados pela adio de uma letra aps o S ou o C. Esta segunda letra identifica o nvel de evoluo do lubrificante. Exemplo: SA, SB, ... SL Classificao API - Motores movidos a gasolina, lcool, GNV** ** GNV = Gs natural Veicular Descrio da Categoria

SA, SB, SC, SD Criadas a partir dos anos 30, atualmente esto obsoletas. SE Criada em 1972, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves e alguns caminhes modelos 1971 a 1979. SF Criada em 1980, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves e alguns caminhes modelos 1980 a 1989. Proporciona maior estabilidade a oxidao. SG Criada em 1989, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Proporciona maior controle de depsitos no motor e estabilidade a oxidao. SH Criada em 1992, especificao de servio tpica recomendada para uso em motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera as especificaes anteriores quanto a controle de depsitos, oxidao do leo, desgaste e corroso. SJ Criada em 1996, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera e substitui todas as especificaes anteriores. SL Criada em 2001, especificao de servio tpica de motores a gasolina de veculos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificao. Supera e substitui todas as especificaes anteriores. A classificao API para leos de Motores Diesel segue o mesmo critrio desenvolvido para a classificao API gasolina/lcool. A classificao API para leos de Motores Diesel segue o mesmo critrio desenvolvido para a classificao API gasolina/lcool. Neste grupo, tambm h diferentes nveis de tecnologia, identificados pela adio de uma letra aps a letra C. A segunda letra tambm identifica o nvel de evoluo do lubrificante. Exemplo: CA, CB, ... CG Importante: As classificaes "C" passaram por testes diferentes e necessariamente no substituem / superam uma a outra como as classificaes "S". Descrio da Categoria CA, CB criadas a partir dos anos 40, atualmente esto obsoletas. CC criada em 1961, para uso em motores em condies de servio moderado. CD criada em 1955, para uso em motores aspirados ou turbinados em condies de servio pesado. CE criada em 1983, servio tpico de motores diesel turbinados em condies de servio pesado. CF criada em 1994, para uso em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre. CF-4 criado em 1990, servio tpico de veculos diesel ligeiro, e caminhes em servio extra-pesado. Supera todos os nveis anteriores. CG-4 criado em 1994, esta categoria de servio adequada para veculos diesel ligeiro em aplicaes dentro e fora de estrada. Supera todos os nveis anteriores. CH-4 criado em 1994, esta categoria de servio'atende motores aspirados ou turbinados, em aplicaes dentro e fora de estrada. Supera todos os nveis anteriores. CI-4 criado em 2002, esta categoria de servio prov melhor controle de fuligem em motores aspirados ou turbinados , em aplicaes dentro e fora de estrada. Supera todos os nveis anteriores

Por que os Lubrificantes Precisam ser Trocados?

Os elementos aditivos so consumidos: Com o tempo de uso, os elementos aditivos do leo so destrudos fisicamente ou ficam presos a outras substncias qumicas. Enquanto efetuam a proteo do motor, eles so mudados quimicamente, alterando suas caractersticas. O leo contaminado: As substncias qumicas extras formadas durante sua vida dentro do motor, acabam se tornando parte dele, contaminando-o e alterando suas propriedades lubrificantes. Isso ocorre porque: o combustvel queimado e o no queimado ficam em circulao no sistema de lubrificao, diminuindo a capacidade do leo de suportar altas temperaturas- so formadas partculas de fuligem oriundas da combusto e tambm da queima de alguma poro de lubrificante quando este atinge as partes mais quentes do motor. Devido alta variao de temperatura (quando um motor aquece e esfria) a umidade do ar atrada para dentro do motor. Esta umidade se condensa formando gotas de gua que se misturam ao leo, criando cidos moderados.

Momento da Troca

Quem define o perodo para a troca de leo no o fabricante do leo e sim a montadora do veculo. As montadoras definem a periodicidade para a troca de leo baseada em ensaios de durabilidade efetuados em campo e em laboratrios. Esta periodicidade vlida tanto para leo mineral, quanto para os sintticos e a mesma varia de acordo com o regime de utilizao do veculo. No momento de se realizar a troca, muito importante levar em considerao, alm da recomendao do fabricante, as condies de operao do veculo, pois as mesmas que definiro o perodo correto para a prxima troca. Por isso, alguns veculos necessitam de trocas de leo mais freqentes, pois operam em condies que exigem mais dos motores. Veja algumas dessas condies * dirigir predominantemente em transito urbano ou intenso; * dirigir em altas velocidades; * perodos longos com o carro parado (ex.: utilizar somente em fins de semana); * perodos com o carro parado seguidos por avanos em alta velocidade (como taxis, carros de polcia / bombeiros); * viajar distncias curtas frequentemente, abaixo de 6 km, e parar o veculo; * dirigir frequentemente sob neblina, chuva ou ar poludo; * operar o veculo como reboque (trailers, carretas, etc.); * operar o veculo sem a manuteno regular recomendada pelo fabricante (motor desregulado, filtros sujos ou parcialmente entupidos, etc.)

Вам также может понравиться