Вы находитесь на странице: 1из 15

10/10/2011

TRT - SE REDAO
Prof. Junia Andrade

Redao geral: dvidas comuns


Contedo

a) perspectiva adotada no tratamento do tema; b) capacidade de anlise e senso crtico em relao ao tema proposto; c) consistncia dos argumentos, clareza e coerncia no seu encadeamento.

10/10/2011

contedo
a) perspectiva adotada no tratamento do tema. Como iniciar o texto? Com o mximo de objetividade, preciso e posicionamento claramente definido.

Exemplo
Tema: Para os destinos de uma sociedade, indiferente conceber a mquina como um engenho a servio do homem, ou o homem como um apndice da mquina? Redija uma dissertao em que voc, apresentando argumentos claros e consistentes, defenda seu ponto de vista sobre a questo acima proposta. Introdues: a) Hoje indiferente questionar se a mquina um engenho a servio do homem ou se o homem seria um apndice da mquina. Toda evoluo tecnolgica inerente capacidade de transformao do homem, que cria objetos e os molda em funo de suas necessidades.

10/10/2011

Exemplos
a) notrio que a mquina um engenho a servio do homem. Foi este que a criou para servi-lo e, por isso, o nico ser capaz de dominar a mquina, no obstante as previses futuristas em que se v a cria (a mquina) voltando-se contra seu criador (o homem) b)Pelo fato de vivermos a era do esgotamento de modelos tecnolgicos, j preciso pensar na possibilidade de uma inverso na relao homem x mquina. Apesar de aquele ser o mentor desta, hodiernamente o homem se mostra to dependente de seus pequenos aparatos, que no h como no refletirmos sobre a concepo homem apndice da mquina.

Exemplos
d) Cada vez mais a tecnologia vem avanando e novos questionamentos passam a influenciar a vida social dos seres humanos. Ser que o homem continua dominando suas tecnologias? No haver um dia, no futuro, em que o homem ser um detalhe em meio a tanto avano tecnolgico?

10/10/2011

contedo
b) capacidade de anlise e senso crtico em relao ao tema proposto; Pensar em estratgias diferenciadas e eficazes para convencer o leitor buscar o mximo de formalidade possvel.
Desenvolvimento

Exemplos de Desenvolvimento
Introduo Hoje indiferente questionar se a mquina um engenho a servio do homem ou se o homem seria um apndice da mquina. Toda evoluo tecnolgica inerente capacidade de transformao do homem, que cria objetos e os molda em funo de suas necessidades.

10/10/2011

Exemplos de Desenvolvimento
A princpio, a relao simbitica dos homens com o celular to crvel, que raro se v nos grandes centros algum que no tenha ou no conhea um celular. S no Brasil, at o ano 2010, havia praticamente um celular por pessoa. Eram cerca de 130 miles de aparelhos. Demonstrando o quanto essa pequena mquina fundamental hoje na vida das pessoas. Em segundo lugar, vlido lembrar que os celulares e os demais computadores mveis (notebooks, tablets etc.) so ferramentas que auxiliam o homem a viver uma nova relao social. Apesar de Lus Fernando Verssimo ter feito piada com a intimidade do homem com suas maquininhas, preciso lembrar que so esses portteis peas importantes na manuteno das relaes humanas, em meio s comunidades virtuais.

Exemplos de Desenvolvimento
Por ltimo, no bom esquecermos que o homem, para inserir melhorias em seu cotidiano, tambm se valeu das mquinas gigantes. Ainda no exemplo brasileiro, seria impossvel em dois ou trs anos, para se conseguir sediar eventos esportivos, reformar estdios e construir ruas e estradas, sem o auxlio delas. Quem nos olhasse no futuro, e no soubesse dessa relao harmnica entre homem e mquina, teria dvidas comuns s nossas, quando questionamos como foram erguidas as pirmides do Egito.

10/10/2011

Exemplo de concluso
Assim, criar conceitos acerca de uma relao de pendncia ou no entre homem e mquina , de fato, indiferente. O prprio homem, medida de suas necessidades, desenvolveu seus aparelhos, e continuar desenvolvendo outros que lhe sirvam. As mquinas nada mais so que produtos inerentes atividade humana, assim como a cultura e a linguagem.

Contedo
c) consistncia dos argumentos, clareza e coerncia no seu encadeamento.
Insero de provas, vocabulrio claro, coerncia entre a prova e a explicao. Introduo: tese clara Desenvolvimento: defesa favorvel tese e bem encadeada. Concluso: reforo da tese e resumo de pontos importantes do texto

10/10/2011

Estrutura
a) respeito ao gnero solicitado; b) progresso textual e encadeamento de ideias; c) articulao de frases e pargrafos (coeso textual).

Estrutura
a) respeito ao gnero solicitado. Evitar a presena de verbos no passado e deixar de usar o verbo DEVER. Exemplos: Falha: A justia deve proporcionar ao cidado a garantia de que as leis sejam equitativas. Correo: importante que a justia d ao cidado...

10/10/2011

Estrutura
b) progresso textual e encadeamento de ideias. Capacidade de fazer o assunto evoluir, evitandose repeties desnecessrias. Ao mesmo tempo, interligar ideias.

Exemplo
O sistema de cotas injusto, pois ele deixa de testar, de forma isonmica, a capacidade de um sujeito se sobressair em provas, se comparado a outro. Assim, o sistema de cotas raciais se mostra protecionista e excludente, acirrando as disparidades sociais, motivadas pela cor. Nos vestibulares, as cotas para negros geraram polmicas e algumas crticas se confirmaram: alunos sem condies financeiras entraram em cursos onde no tinham como custear os estudos. Consequncia: vacncias por desistncia desses alunos cotistas. A universidade perde dinheiro e a sociedade, um profissional.

10/10/2011

Exemplo
Nos concursos pblicos, o sistema de cotas foi implantado no Rio de Janeiro. O governador Srgio Cabral garantiu que os concursos do estado teriam reservas de cotas raciais. A situao se torna grave, visto que agora a desculpa da ausncia de acesso ao ensino de qualidade no pode ser empregada. Os concursos so muito concorridos e o que est em jogo o desempenho particular de cada concorrente. Sendo assim, a cor, a raa, no deveriam ser objeto de restrio em provas.

Exemplo
O sistema de cotas injusto, pois ele deixa de testar, de forma isonmica, a capacidade de um sujeito se sobressair em provas, se comparado a outro. Assim, o sistema de cotas raciais se mostra protecionista e excludente, acirrando as disparidades sociais, motivadas pela cor. O sistema de cotas para negros injusto, pois ele deixa de testar, de forma isonmica, conforme pede nossa Constituio, a habilidade de candidatos em provas.

10/10/2011

Exemplo
Nos vestibulares, as cotas para negros geraram polmicas e algumas crticas se confirmaram: alunos sem condies financeiras entraram em cursos onde no tinham como custear os estudos. Consequncia: vacncias por desistncia desses alunos cotistas. A universidade perde dinheiro e a sociedade, um profissional. Nos vestibulares, por exemplo, as cotas para negros geraram polmicas. Hoje os resultados dessa poltica, apesar de seu efeito de reparao, geram nus ao errio. comum em universidades de renome (UFRJ e Unb, por exemplo) haver vacncia, motivada por aluno, geralmente, cotista que no conseguiu arcar com todos os custos de um curso superior.

Exemplo
Nos concursos pblicos, o sistema de cotas foi implantado no Rio de Janeiro. O governador Srgio Cabral garantiu que os concursos do estado teriam reservas de cotas raciais. A situao se torna grave, visto que agora a desculpa da ausncia de acesso ao ensino de qualidade no pode ser empregada. Os concursos so muito concorridos e o que est em jogo o desempenho particular de cada concorrente. Sendo assim, a cor, a raa, no deveriam ser objeto de restrio em provas.

j no contexto dos demais concursos pblicos, a situao se torna grave. precrio alegar a necessidade de equiparao social, conforme vem dizendo o governador do Rio de Janeiro, ao justificar a deciso de implantar o sistema de contas em concursos do estado. A Administrao Pblica, restrita lei, no observa o princpio Constitucional da Isonomia, ao restringir percentuais de vagas por raa.

10

10/10/2011

Estrutura
c) articulao de frases e pargrafos (coeso textual). Uso de nexos de organizao textual e de pronomes anafricos.
A Declarao de Lima para a auditoria governamental um documento que representa um passo importante para o desenvolvimento da auditoria de cada pas e tem por objetivo principal exigir uma auditoria governamental independente que s se concretiza em um Estado Democrtico de Direito. (...). Ela tem por objetivo... (...). Tal declarao tem por objetivo...

Expresso
Expresso a. Linguagem apropriada: Siglas Representao correta:
Constituio Federal (CF/88) Evitar excessos: Cabe ao TC auxiliar o CN quanto avaliao das contas presidenciais, conforme os dispositivos da CF.

Clareza e simplicidade

11

10/10/2011

Expresso
Expresso
Clareza e simplicidade
O agravo de instrumento empregado para recorrer contra decises denegatrias de recursos, no sendo admissvel contra decises interlocutrias genricas (exceto se terminativas do processo), eis que estas apenas merecem impugnao, quando no preclusas, por ocasio da interposio do recurso contra a deciso final proferida pelo Juzo ou Tribunal do Trabalho competente (CLT, artigos 893 e 897).

O agravo de instrumento um tipo de petio recursal, destinada a Tribunal Competente (no caso, 2 instncia), para solicitar reparo quanto a alguma deciso da justia que foi considerada injusta pelo reclamante.

Expresso
a. Falhas gramaticais.
Vetos: dentre, onde, mesmo, gerndio, carta magna, carta maior, dever, visar, implicar etc.

12

10/10/2011

Peas tcnicas puras


Discorra sobre os Embargos de Terceiro no Processo Trabalhista mencionando: conceito; hipteses de cabimento; legitimidade para interposio; procedimento.

Peas tcnicas puras


Embargos de Terceiro no Processo Trabalhista consistem em .... Tal conceito encontra-se amparado no Cdigo de Processo Civil (CPC), visto que no Direito Processual do Trabalho... Quanto s hipteses de cabimento desse embargo, segundo o CPC, ocorreriam nos seguintes casos:... Ainda segundo o CPC..., a legitimidade para interposio de embargos da competncia... J o procedimento para interpor embargos, considerando-se os ensinamentos do professor..., ...

13

10/10/2011

Peas tcnicas em estudos de caso


Introduo: resumir o caso. Desenvolvimento: tratar de cada questionamento sobre o caso.

Peas tcnicas em estudos de caso


Em 30/8/2009, Jairo trafegava de bicicleta por uma rua de Goinia GO, no sentido da via, na pista da direita, quando foi atropelado por um nibus de uma concessionria do servio pblico de transporte urbano de passageiros, em razo de uma manobra brusca feita pelo motorista do coletivo. Jairo morreu na hora. A me do ciclista procurou escritrio de advocacia, pretendendo responsabilizar o Estado pelo acidente que resultou na morte de seu filho. Em face dessa situao hipottica, discorra sobre a pretenso da me de Jairo, estabelecendo, com a devida fundamentao, as diferenas e(ou) semelhanas entre a responsabilidade civil do Estado nos casos de dano causado a usurios e a no usurios do servio pblico. (Cespe)

14

10/10/2011

Introduo umas cinco linhas (retomar o tema, deixar claro seu posicionamento, explicar um pouco mais) Obs: no podemos... Desenvolvimento trs argumentos, comprovados. Usar nexos textuais ordenadores, entre pargrafos. Usar nexos de soma ou de oposio, entre perodos. Obs: no podemos... Concluso: - umas cinco linhas (reafirmar a posio frente ao tema com outras palavras ou resumir o texto). Obs: no podemos...

Redao de conhecimento geral

15

Вам также может понравиться