Вы находитесь на странице: 1из 13

O FLUXO DE CAIXA E SUA IMPORTNCIA NO PROCESSO DE EVIDENCIAO DAS INFORMAES CONTBEIS

INTRODUO

Para os mais versados em contabilidade, pode at soar estranho a afirmao de que a Demonstrao do Fluxo de Caixa (DFC) , do ponto de vista da informao contbil, superior Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR). Evidentemente que no que tange ao aspecto informacional indiscutvel a predominncia da DOAR sobre a DFC, pelo menos para os que conhecem com profundidade os conceitos contbeis contidos em ambas as demonstraes, e o papel fundamental que as informaes nelas evidenciadas tem para a gesto empresarial. Contudo, o objetivo da contabilidade produzir informao til para uma gama enorme de usurios que na grande maioria das vezes no possuem o nvel desejado de conhecimento sobre contabilidade que os possibilite perceber que preterir a DOAR em detrimento da DFC talvez seja um grande equivoco. O objetivo deste trabalho no tecer crticas a uma demonstrao em funo da outra, atravs de uma comparao relativa do que seria mais ou menos adequado do ponto de vista da informao contbil. Acreditamos que os relatrios contbeis de uma forma geral, em seu conjunto, formam uma grande base de dados que pode ser utilizada de forma flexvel pelos usurios, e que a anlise conjunta desses relatrios o procedimento mais adequado e profissional na gesto dos negcios. Os relatrios contbeis, considerados individualmente, possuem objetivos especficos, mas que so complementares na evidenciao da situao econmica, financeira, patrimonial e social da empresa. Partindo da premissa de que em breve teremos a obrigatoriedade da DFC em nosso pas, destacaremos alguns pontos relativos a esta demonstrao no intuito de contribuir para a sua boa compreenso, e entendimento da importncia da divulgao e conhecimento de informaes sobre o fluxo de caixa da empresa, sem entrar no mrito da sua superioridade/inferioridade comparativamente a DOAR. Ambas so demonstraes de Fluxos e possuem objetivos distintos, porm convergentes em seus fins.

O FLUXO DE CAIXA, A DOAR E OS USURIOS DA INFORMAO CONTBIL: UM BREVE COMENTRIO

Existe atualmente uma grande divergncia entre correntes de estudiosos contbeis no que tange a utilizao da DFC ou da DOAR enquanto fonte de informaes mais teis ao processo de tomada de deciso pelos diversos tipos de usurios da contabilidade. Algumas das principais vantagens e desvantagens, de cada tipo de demonstrativo, consideradas por estas correntes so: Vantagens da DOAR Possibilitar um melhor conhecimento da poltica de investimento e de financiamento da empresa; Ser mais abrangente que o fluxo de caixa, por representar completamente as mudanas na posio financeira; Possuir capacidade analtica de longo prazo; Desvantagens da DOAR A falta de utilidade da DOAR parece estar ligada ao seu no entendimento; Trabalhar com o conceito abstrato de capital circulante lquido ou de folga financeira de curto prazo; A DOAR no essencialmente financeira, pois considera o ativo circulante em seu todo, incluindo ativos monetrios e no-monetrios.

Vantagens da DFC Mostrar a real condio de pagamento das dvidas; Facilidade de entendimento pelos diversos tipos de usurios; Anlise dos fluxos de caixa passados evidenciam informaes relevantes sobre os fluxos de caixa futuros. Desvantagens da DFC Falta de consenso sobre qual conceito de caixa utilizar (caixa, bancos e ttulos de curto prazo ou s caixa e bancos); Juno do fluxo de dividendos recebidos com o fluxo da atividade operacional, e os juros pagos e recebidos referentes ao capital de giro so definidos como sendo parte do fluxo de caixa operacional, o que distorce a real gerao de caixa pelas operaes; Possibilidade de manipulao de pagamentos e recebimentos visando melhorar seus fluxos de caixa em um perodo especfico. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos por Epstein e Pava 1 procurou verificar o nvel de satisfao dos usurios das demonstraes contbeis com relao ao atendimento de suas necessidades informacionais. A pesquisa consistiu no envio de questionrios (2.359) a acionistas nos cinqenta estados norte-americanos e posterior verificao da opinio dos usurios das informaes contbeis contidas na DFC e na DOAR. Atravs da anlise das informaes obtidas com o retorno dos questionrios enviados (246), os pesquisadores puderam confrontar as respostas dos acionistas com relao utilizao dos demonstrativos contbeis antes (1973) e aps a substituio da DOAR pela DFC (1988) no conjunto de relatrios contbeis que devem ser obrigatoriamente publicados nos Estados Unidos. Pde ser constatado que a DFC foi considerada de mais fcil entendimento do que a DOAR, e conseqentemente, pde-se verificar um aumento crescente de sua participao enquanto ferramenta auxiliar no processo de tomada de deciso. Uma outra alegao que feita com relao a DFC o fato desta, em princpio, fornecer melhores subsdios para as decises de investimento, haja vista que sinaliza de modo mais claro e objetivo a situao de liquidez e solvncia da empresa. No poderamos deixar de frisar que apesar da DFC e DOAR objetivarem informar sobre a liquidez e solvncia (situao financeira) das empresas, ambas surgiram em momentos especficos para atender as necessidades que se apresentavam e que precisavam ser supridas. Portanto, acreditamos que o que determina a maior utilidade de um determinado demonstrativo a capacidade dos usurios de extrarem as informaes de que necessitam, ficando ao seu critrio eleger aquele que lhes possibilite um melhor entendimento.

A IMPORTNCIA DA INFORMAO SOBRE O FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA

Inicialmente destacamos que a compreenso do termo caixa deve abranger no somente a conta contbil caixa, e sim todos os recursos disponveis da empresa dos quais se possa fazer uso como se dinheiro fosse. Corresponde ao caixa, desta forma, as disponibilidades imediatas da empresa, ou seja, caixa, propriamente dito, depsitos bancrios vista, numerrios em transito e aplicaes de liquidez imediata. Fazendo referncias ao Financial Accounting Standard Board (FASB), Hendriksen e Breda 2 dizem que o objetivo da contabilidade fornecer aos investidores e outros indivduos informaes teis para avaliar o nvel, a distribuio no tempo e a incerteza dos fluxos de caixa futuros da empresa. Em

1 2

EPSTEIN, Marc J., PAVA, Moses L. How Useful is the Statement of Cash Flow?, p. 53. HENDRIKSEN, Eldon S. e BREDA, Michael F. Van Teoria da Contabilidade, p. 173.

funo disso, os autores destacam a determinao da apresentao da Demonstrao do Fluxo da Caixa, feita pelo FASB, no conjunto de relatrios anuais das empresas americanas. Ainda segundo os autores, o caixa importante porque representa poder de compra que pode ser transferido facilmente, em uma economia de troca, a qualquer indivduo ou organizao para satisfao de suas necessidades especficas por bens e servios desejados e disponveis na economia. Informaes sobre fluxo de caixa so relevantes, medida que permitem a investidores e credores projetar a capacidade que a empresa ter de distribuir dividendos, pagar juros e amortizar dvidas. Alm desses pontos, a informao sobre o fluxo de caixa destaca-se, tambm, por auxiliar na determinao da liquidez e solvncia empresarial. Segundo Hendriksen e Breda3, liquidez a capacidade relativa de converso de ativos em caixa e solvncia a capacidade de pagamento das obrigaes de uma empresa no momento de seus vencimentos. O conceito de solvncia mais amplo que o de liquidez. A determinao da capacidade de solvncia da empresa importante, pois indica a possibilidade de continuidade. A informao sobre a liquidez importante para determinao da solvncia. A informao sobre fluxo de caixa uma informao sobre o fluxo financeiro da empresa. atravs do fluxo financeiro que as empresa planejam e tomam decises importantes de investimentos, financiamentos, distribuio de recursos, etc. fundamentais para a continuidade das operaes normais do empreendimento. Evidentemente que todos os fatores descritos acima, principalmente a deciso de distribuio de recursos (dividendos, juros, etc.), dependem de outros eventos e polticas da empresa. A existncia pura e simples de caixa no determina a distribuio obrigatria desses recursos e to pouco a existncia pura e simples de lucro no determina que a empresa tenha que distribu-lo. Alis, uma Demonstrao de Fluxo de Caixa deve evidenciar e explicar o fato de que disponibilidade de caixa no significa lucro, e lucro nem sempre significa disponibilidade de caixa. Para os autores j referenciados, dados que possibilitem aos credores e acionistas prever a capacidade da empresa gerar caixa futuro para pagamentos so cruciais. Os usurios da informao de fluxo de caixa em seu processo de predio da capacidade de distribuio de dividendos e amortizao de dvidas necessitariam de informaes sobre: Fluxos de caixa gerado pelas operaes correntes da empresa; Fluxos de caixa no relacionados com as atividades correntes da empresa; Fluxos de caixas necessrios para manuteno e ampliao dos nveis de estoques e capacidade instalada da empresa; Fluxos de caixa originados da alienao de itens do imobilizado da empresa e que por algum motivo no mais sero utilizados para operaes futuras; Fluxos de caixa obtidos a partir dos financiadores da empresa (acionistas e credores), tambm como os fluxos de caixa distribudos aos mesmos por esses financiamentos; e Fluxos de caixa destinados a pagamento de juros e dividendos a investidores preferncias.

Para o International Accounting Standards Committee (IASC) as informaes sobre os fluxos de caixa de uma empresa, so teis, medida que proporcionam aos usurios das demonstraes contbeis uma base para avaliar a capacidade de a empresa gerar caixa e valores equivalentes a caixa e as necessidades da empresa para utilizar esses fluxos de caixa. As decises econmicas que so tomadas pelos usurios exigem uma avaliao da capacidade de a empresa gerar caixa e valor equivalente a caixa, bem como da poca e certeza na gerao de tais recursos. Para o IASC as informaes sobre o fluxo de caixa da empresa tambm tem sua importncia destacada pois: quando utilizada em conjunto com as demais demonstraes contbeis, proporciona informaes que habilitam os usurios a avaliar as mudanas nos ativos lquidos de uma empresa, sua estrutura

Ib. Ibid. p. 177

financeira (inclusive sua liquidez e solvncia) e sua habilidade para afetar as importncias e prazos dos fluxos de caixa a fim de adapta-los as mudanas nas circunstncias e as oportunidades; so teis para avaliar a capacidade da empresa produzir recursos de caixa e valores equivalentes e habilitar os usurios a desenvolver modelos para avaliar e comparar o valor presente e futuro de caixa de diferentes empresas; aumenta a comparabilidade dos relatrios de desempenho operacional por diferentes empresas, porque elimina os efeitos decorrentes do uso de diferentes tratamentos contbeis para as mesmas transaes e eventos; possibilita o uso das informaes histricas sobre o fluxo de caixa como indicador da importncia, poca e certeza de futuros fluxos de caixa; til para conferir a exatido de avaliaes anteriormente feitas de futuros fluxos de caixa e examinar a relao entre a lucratividade e o fluxo de caixa lquido, e o impacto de variaes de preo.

Como veremos mais adiante, essas informaes so apresentadas em uma demonstrao de fluxo de caixa segundo alguns modelos propostos por autores e entidades vinculadas atividade contbil, seguindo algumas premissas fundamentais que pouco divergem entre si.

AMPLIANDO O CONCEITO DE FLUXO DE CAIXA

A informao sobre o fluxo e caixa da empresa pode ser evidenciada basicamente de duas formas. Ou sobre operaes de caixa realizadas em um perodo j ocorrido (descreve mudanas histricas no caixa da empresa), ou sobre operaes de caixa da empresa que ainda iro ocorrer, e que, portanto, referem-se a um perodo de tempo ainda no ocorrido. Um conceito importante de fluxo de caixa o conceito de fluxo de caixa histrico. Este conceito refere-se ao primeiro tipo de informao descrito acima. Outro conceito de fluxo de caixa fundamental o de fluxo de caixa orado ou projetado, que expressa informaes correspondentes ao segundo conceito, tambm j descrito. O fluxo de caixa histrico o que mais representa a demonstrao de fluxo de caixa componente do conjunto de demonstraes contbeis que as empresas divulgam, servindo principalmente para anlises comparativas e histricas. A segunda forma de apresentao de fluxo de caixa utilizada principalmente pela gerncia das empresas no planejamento operacional e estratgico na gesto da atividade financeira, voltada para o futuro, sendo de uso interno da empresa. Para Hendriksen e Breda4 uma razo bsica para o fornecimento de demonstraes de fluxos de caixa histrico a sua possibilidade de uso para avaliao da empresa como entidade em andamento, por parte dos acionistas e credores. A demonstrao de fluxo de caixa histrico pode ser preparada a partir das outras demonstraes j elaboradas e divulgadas pela empresa, permitindo a anlise das causas de modificao do caixa da empresa e um estudo do seu comportamento financeiro ao longo do tempo. um adequado instrumento de anlise. Por outro lado, Hendriksen e Breda5 comentam que uma das dificuldades com a utilizao de fluxos de caixa histricos na predio de fluxos futuros reside na interdependncia de muitos fluxos da caixa. As informaes sobre fluxos de caixa devem ser complementadas por planos da administrao da empresa revelando suas expectativas, alm de outros relatrios complementares que possam ser utilizados no processo de predio. O oramento de caixa, como bem destacam Jaedicke e Sprouse 6, enquanto um instrumento de gerncia financeira, visa predizer mudanas no caixa da empresa. Tem grande utilidade na tomada de

4 5

HENDRIKSEN, Eldon S. e BREDA, Michael F. Van Teoria da Contabilidade, pag. 176. Ib. Ibid., pag. 180. 6 JAEDICKE, Robert K. e SPROUSE Robert T. Fluxos Contbeis: Renda, Fundo e Capital, p. 154

deciso de crdito de curto prazo. Uma vez que estes tipos de deciso so repetitivos, o oramento de caixa comumente preparado como parte do oramento anual global da empresa, A demonstrao de fluxo de caixa em forma de oramento, alm de mostrar o efeito de cada varivel de deciso no caixa da empresa, principalmente no que diz respeito ao seu capital de giro (caixa, contas a receber e estoques), um adequado instrumento de trabalho, pois evidencia a necessidade de crdito que a empresa ter a curto prazo antes dos vencimentos das obrigaes que os demandem, e das possveis folgas financeiras de curto prazo possibilitando a sua aplicao em operaes de curtssimo prazo otimizando o seu desempenho financeiro. Um outro conceito importante de fluxo de caixa o de Fluxo de Caixa da Entidade. Segundo Hendriksen e Breda7 o fluxo de caixa da entidade o fluxo lquido de caixa transferido entre a empresa e seus financiadores, podendo tambm ser chamado de financiamento externo lquido da empresa.

FORMAS DE APRESENTAO DO FLUXO DE CAIXA HISTRICO

O fluxo de caixa histrico pode ser apresentado de duas formas. As formas decorrentes do mtodo direto e do mtodo indireto. A distino entre os mtodos de elaborao e apresentao do fluxo de caixa da empresa consiste apenas na forma de apresentao do fluxo de caixa derivado das atividades operacionais. Os fluxos de caixa, apresentados na Demonstrao do Fluxo de Caixa, podem ser estruturados segregando as atividades da empresa em Operacionais, de Financiamento e de Investimento. Esta forma de apresentao proposta pelo FASB para as empresas americanas. Como bem afirmam Hendriksen e Breda8, essa forma de estruturao da Demonstrao do Fluxo de Caixa muito criticada por alguns autores. Nesta linha podemos destacar os trabalhos apresentados por Ariovaldo dos Santos e Paulo Lustosa nos boletins IOB n. s 21, 24 e 39 do caderno Temtica Contbil e Balanos de 1999, onde os autores tecem crticas bem fundamentadas sobre algumas orientaes feitas pelo FASB em seu FAS 95, quando tornou obrigatria a DFC para as empresas americanas.

O MTODO DIRETO

Por este mtodo, a DFC evidencia todos os pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, devendo apresentar os componentes do fluxo por seus valores brutos ao menos para os itens significativos de recebimentos e pagamentos. Segundo Campos Filho 9, este mtodo tambm conhecido como a abordagem das contas T (T Account Approuach), e consiste em classificar os recebimentos e pagamentos utilizando as partidas dobradas e tem como vantagem permitir a gerao de informaes com base em critrios tcnicos livres de qualquer interferncia da legislao fiscal. Neste mtodo comea-se a explicao do caixa gerado pelas operaes da empresa pelo recebimento das vendas. A seguir mostramos um modelo simplificado de DFC pelo mtodo direto, baseado no modelo FAS 95, ou seja, fazendo uma segregao dos tipos de atividades:

7 8

Ib. Ibid. pag. 192 HENDRIKSEN, Eldon S. e BREDA, Michael F. Van Teoria da Contabilidade, p. 178. 9 CAMPOS FILHO, Ademar. Demonstrao dos Fluxos de Caixa. p. 231.

DEMONSTRAO DO FLUXO DE CAIXA Exerccio Findo em 31/12/1XYZ


Fluxo de Caixa Proveniente Das Atividades Operacionais (+) Recebimento de Clientes e outros (-) Pagamentos a Fornecedores (-) Pagamento a Funcionrios (-) Recolhimentos ao governo (-) pagamentos a credores diversos (=) Disponibilidades geradas pelas (aplicadas nas) atividades operacionais Das Atividades de Investimentos (+) Recebimento de venda de Imobilizado (-) Aquisio de Ativo Permanente (+) Recebimento de Dividendos (=) Disponibilidades geradas pelas (aplicadas nas) atividades de investimentos Das Atividades de Financiamentos (+) Novos Emprstimos (-) Amortizao de Emprstimos (+) Emisso de Debntures (+) Integralizao de Capital ( -) Pagamento de Dividendos (=) Disponibilidades geradas pelas (aplicadas nas) atividades de Financiamento AUMENTO/DIMINUIO NAS DISPONIBILIDADES DISPONIBILIDADES- no incio do perodo DISPONIBILIDADES- no final do perodo

O Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes apresenta o seguinte modelo de DFC pelo mtodo direto: FLUXO DE CAIXA Mtodo Direto

INGRESSO DE RECURSOS Recebimento de Clientes Pagamento a Fornecedores Despesas de vendas/administrativas/ Gerais Imposto de Renda Dividendos Recebidos Ingresso de Recurso Financeiros provenientes das Operaes Resgate de Investimentos Temporrios Recebimento por Venda de Investimentos Recebimento por Venda de Imobilizado Ingresso de Novos Emprstimos Integralizao de Capital Total dos ingressos de Recursos Financeiros DESTINAO DE RECURSOS Integralizao de Capital Cia. X Aquisio de Bens do Ativo Imobilizado Aplicao no Ativo Diferido Pagamento de Dividendos Pagamento de Emprstimos Total das Destinaes de Recursos Financeiros Variao Lquida de Caixa Saldo de Caixa em 31-12-X0 Saldo de Caixa em 31-12-X1

Pelo modelo nota-se que no existe uma segregao da DFC em atividades operacional, de investimento e de financiamento. Martins10, em seu artigo denominado Um novo fluxo de caixa (FASB 95), publicado no boletim IOB n. 13/88, d uma outra nomenclatura ao mtodo direto, denominando-o de fluxo no sentido restrito ou completo, onde a estrutura bsica seria apresentada da seguinte forma:

10

MARTINS, Eliseu. Um novo fluxo de caixa, Um novo fluxo de caixa (FSB 95), p. 128.

MODELO PROPOSTO POR MARTINS Origens dos recursos Das operaes da empresa Dos scios De terceiros Total das Origens dos Recursos

MODELO PROPOSTO PELO FASB Atividades Operacionais Origens Aplicaes Atividades de investimento Origens Aplicaes

Aplicaes de recursos Acrscimo de caixa no ano de 19XY Saldo inicial de disponibilidades Saldo final de disponibilidades

Atividades de financiamentos Origens Aplicaes Aumento ou diminuies Saldo inicial Saldo final

Fazendo comentrios ao modelo proposto pelo FASB, Martins 11 destaca a inegvel capacidade informativa que este modelo tem ao permitir a anlise segregada por itens operacionais, de investimento e de financiamento. Contudo, chama ateno para o fato de que o fluxo de caixa isoladamente, apesar de mostrar o que ocorreu, no concilia dficits financeiros que possam ocorrer com o lucro do perodo, apesar de, na opinio do autor isso ser perfeitamente possvel.

O MTODO INDIRETO De acordo com Barbieri12, o mtodo indireto consiste na demonstrao dos recursos provenientes das atividades operacionais a partir do lucro lquido, ajustado pelos itens que afetam o resultado (tais como depreciao, amortizao e exausto), mas que no modificam o caixa da empresa. Como bem destaca o Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes, o mtodo indireto, principalmente pela sua parte inicial (lucro lquido ajustado), semelhante a DOAR, contudo Iudcibus13, apesar de seguir a mesma linha dos autores j referenciados, comenta que no mtodo indireto parte-se do lucro lquido para, aps os ajustes necessrios, chegar-se ao valor das disponibilidades produzidas no perodo pelas operaes registradas na DRE, contudo no que se refere semelhana com a DOAR, o autor destaca que as comparaes se estendem apenas s contas do circulante. Este mtodo tambm conhecido como mtodo de reconciliao. A orientao do FASB para que as empresas americanas adotem, preferencialmente, o mtodo direto para divulgao dos fluxos de caixa da empresa, sem no entanto estabelecer uma obrigatoriedade de sua utilizao. Segundo Hendriksen e Breda14, muitas empresas preferem divulgar a DFC elaborada atravs do mtodo indireto que parte do Lucro Lquido ajustando-o at chegar ao fluxo de caixa operacional. Para os autores esse mtodo mais oculta que revela informaes relevantes e deveria ser abandonado. Martins, no artigo j referenciado, considera que a possibilidade de utilizao dos dois mtodos para a elaborao da DFC seja algo negativo. Para o autor, pelo fato de no existir proibio de utilizao
11 12

Ib.; Ibid. p. 126. BARBIERI, Geraldo. Fluxo de Caixa Modelo para Bancos Mltiplos. P.19. 13 Id.; Ibid.; p. 234. 14 HENDRIKSEN, Eldon S. e BREDA, Michael F. Van Teoria da Contabilidade, p. 178

do mtodo indireto, este passar a ser mais utilizado pelas companhias por ser de mais fcil montagem, apesar de ser mais difcil a sua compreenso por parte dos usurios. A seguir mostramos um modelo genrico de DFC pelo mtodo indireto, tambm baseado no modelo adotado pelo FASB:

DEMONSTRAO DO FLUXO DE CAIXA Exerccio Findo em 31/12/1XYZ

Fluxo de Caixa Proveniente Lucro Lquido (-) Aumento de Estoques (+) Depreciao (-) Aumento de Clientes (+) Pagamento a Funcionrios (+) Contas a Pagar (+) Pagamentos de Impostos e Tributos (+) Aumentos de Fornecedores (=) Fluxo de Caixa Operacional Lquido

Das Atividades de Investimentos

(+) Recebimento de venda de Imobilizado (-) Aquisio de Ativo Permanente (+) Recebimento de Dividendos (=) Disponibilidades geradas pelas (aplicadas nas) atividades de investimentos Das Atividades de Financiamentos (+) Novos Emprstimos (-) Amortizao de Emprstimos (+) Emisso de Debntures (+) Integralizao de Capital ( -) Pagamento de Dividendos (=)Disponibilidades geradas pelas (aplicadas nas) atividades de Financiamento AUMENTO/DIMINUIO NAS DISPONIBILIDADES DISPONIBILIDADES- no incio do perodo DISPONIBILIDADES- no final do perodo

Na mesma linha do mtodo direto o Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes tambm apresenta um modelo de DFC com base no mtodo indireto, o qual, resumidamente, apresentamos: FLUXO DE CAIXA Mtodo Indireto ORIGENS Lucro Lquido do Exerccio (+) Depreciao e Amortizao Variaes Monetrias de emprstimos e financiamentos a longo prazo (-) Participao no lucro da controlada, menos dividendos Lucro na Venda de Imobilizado Correo Monetria (+) Aumento em Fornecedores Aumento de Contas a Pagar Aumento em Imposto de Renda (-) Aumento em Conta a Receber (lquido) Aumento em Estoque Aumento em despesa do Exerccio seguinte Caixa Gerado pelas Operaes Resgate de Investimentos temporrios Venda de Investimentos Integralizao de Capital Novos Emprstimos Total de Ingresso de Disponvel APLICAES Integralizao da Capital em outra CIA. Aquisio de Imobilizado Aplicao no Diferido Pagamento de Dividendos Total das Aplicaes de Disponvel Saldo Inicial Saldo Final de Disponvel

Como est demonstrado, pelo modelo proposto, teramos apenas a segregao da atividade operacional, sem identificao das demais atividades. Segundo o Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes, pelo fato de existir a alegao de que o objetivo da DFC facilitar o entendimento do usurio comparativamente a DOAR, no existe muito sentido na adoo do mtodo indireto j que o mesmo assemelha-se a esta demonstrao.

Com relao ao mtodo indireto, Martins15 denomina-o de mtodo simplificado ou conceito amplo de fluxo de caixa.

CARACTERIZAO DOS FLUXOS DE CAIXA

Destacada as formas de apresentao da DFC, neste momento faz-se necessrio a conceituao de alguns elementos que a compe, para uma adequada caracterizao dos fluxos por ela demonstrado. Entre os conceitos destacamos:

EQUIVALENTES DE CAIXA: so aplicaes financeiras realizveis num prazo curtssimo, feitas atravs de fundos de liquidez imediata ou em ttulos que garantam uma remunerao imediata, visando a manuteno dos valores inicialmente aplicados. Devero ser considerados como equivalentes de caixa as aplicaes cujo prazo entre a emisso ou aplicao no fundo e o vencimento final no seja superior a 30 dias. A exceo se faz s entidades que possuem operaes financeiras consistindo largamente em aplicaes financeiras de curtssimo prazo, pois devem ser consideradas como atividades de investimento. Nas demais entidades tais investimentos em ttulos do mercado financeiro de curtssimos prazos devem ser caracterizados como caixa. ATIVIDADES OPERACIONAIS: compreendem as transaes que envolvam produo e venda de bens ou prestao de servios ligados ao objeto social da entidade. Ex.:

a) numerrios recebidos de: clientes por venda de servios; subsidirias avaliadas pelo mtodo de equivalncia patrimonial, por recebimento de dividendos; devedores por juros de emprstimos e qualquer outros reembolsos recebidos de fornecedores, companhia de seguro, restituio de imposto, etc. b) numerrios pagos a: fornecedores; empregados; credores por juros de emprstimos e quaisquer outros pagamentos por processos, reembolso a clientes, impostos e contribuies governamentais, etc. ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS: compreendem as transaes, aquisies ou vendas de participaes em outras empresas, ativos utilizados na produo de bens ou prestao de servios ligados a outros objetos sociais da entidade. Neste tipo de atividade no esto compreendidas as aquisies de ativos adquiridos com o objetivo de revenda. Ex.: numerrios recebidos por: vendas de ativos permanentes, distribuio de lucros/dividendos de outras investidas.

a)

b) numerrios pagos por: aquisies de ativos permanentes. ATIVIDADES DE FINANCIAMENTOS: compreendem a captao de recursos dos acionistas e seu retorno em forma de dividendos: a captao de emprstimos, sua amortizao e remunerao; e a obteno e amortizao de outros recursos classificados no longo prazo. Ex.: numerrios recebidos por: integralizao de aes; colocao de ttulos a longo prazo (debntures e equivalentes), obteno de emprstimos a longo prazo.

a)

b) numerrios pagos a: acionistas por dividendos ou reembolso de capital; credores de obrigao a longo prazo. Hendriksen e Breda16 comentam que existem algumas discusses sobre a natureza dos ativos equivalentes a caixa que devem ser utilizados nessa demonstrao. Para o FASB a indicao de limitlos apenas a aplicaes de curto prazo e de elevada liquidez, com prazo de vencimento de at trs meses. Em outros pases, como o Canad por exemplo, o conceito de equivalente de caixa utilizado mais abrangente compreendendo as aplicaes de curto prazo menos os emprstimos de curto prazo. Ainda sobre a caracterizao dos fluxos de caixa uma outra discusso faz-se em relao ao tratamento das chamadas operaes virtuais de caixa. Este termo utilizado para designar aquelas

15 16

Id.; Ibid.; p. 128. HENDRIKSEN, Eldon S. e BREDA, Michael F. Van Teoria da Contabilidade, p. 178

operaes de financiamentos e investimentos que no afetam o caixa. Santos e Lustosa 17 comentam que o FASB orienta que essas operaes deveriam ser apenas evidenciadas em notas explicativas, fora da DFC. Para este rgo s devem fazer parte dessa demonstrao as operaes que efetivamente afetam o caixa da empresa. Os autores advogam que de alguma forma todas as transaes ocorridas na empresa um dia passou, passa ou passar pelo caixa, e em funo disso, essas operaes deveriam ser evidenciadas na DFC do perodo em que ocorreram. Esse procedimento evita distores nas informaes geradas. Outra discusso levantada pelos autores diz respeito classificao de algumas operaes em Operacional, de Investimento e de Financiamento. Dentre essas operaes destacam-se as que envolvem estoque. Estes devem ser tratados, quando da sua aquisio, como uma atividade operacional ou de investimento? E se essa compra foi a prazo, deve ser considerado, ou no como uma atividade de financiamento? Provavelmente essas sero discusses que faro parte dos fruns e conclaves das pessoas e entidades ligadas a atividade contbil, quando dos debates acerca do modelo de DFC que ser adotado no Brasil. Somos de opinio de que todos os conceitos que sejam utilizados estejam coerentes com as demais demonstraes contbeis, notadamente o Balano Patrimonial e a Demonstrao de Resultado do Exerccio, e que as discusses irrelevantes sejam descartadas, haja vista o papel da contabilidade de evidenciao de informao til para os diversos tipos de usurios. Uma informao til tem que ser verdadeira.

CONCLUSO

A Demonstrao de Fluxo de Caixa (DFC) pode vir a ser o formidvel instrumento de anlise financeira das empresas se elaborada e utilizada adequadamente, permitindo contabilidade desempenhar mais eficientemente o seu papel de principal guia na seleo e tomada das mais adequadas decises econmicas. A segregao das atividades da empresa em trs grupos fundamentais (operacionais, de investimentos e de financiamento) contribui decisivamente para a DFC atingir sua meta enquanto instrumento de apoio s atividades financeiras da empresa, porm a identificao e classificao dessas atividades em uma das trs categorias descritas talvez seja o grande desafio. Por outro lado, no se justifica instituir a obrigatoriedade da DFC em detrimento da desobrigao da Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR) haja vista serem demonstraes distintas quanto aos objetivos individuais, porm por demais complementares no auxlio contabilidade no desempenho de suas funes.

BIBLIOGRAFIA

AFONSO, Roberto Alexandre Elias. DOAR versus fluxo de caixa. OB - Temtica contbil e balanos. Bol. n. 18, pag. 1-11, 1999.

__________ A Capacidade informativa da demonstrao de origens e aplicaes de recursos (DOAR) e da demonstrao de fluxos de caixa (DFC). Revista Brasileira de Contabilidade, v. 28, n. 117, p. 20-32, maio/junho 1999.
BARBIERI, Geraldo. Demonstrao das origens e aplicaes de recursos: apresentao de um modelo para bancos comerciais. Dissertao de mestrado. - So Paulo: USP/FEA, 1987. __________ Fluxo de caixa - modelo para bancos mltiplos. Tese de doutorado. - So Paulo: USP/FEA, 1995.
17

SANTOS, Ariovaldo dos, LUSTOSA, Paulo Roberto - Demonstrao dos fluxos de caixa: uma reflexo sobre a objetividade (ou falta de) do fluxo de caixa. IOB - Temtica contbil e balanos. Bol. n. 24, pag. 1-11, 1999.

CAMPOS FILHO, Ademar. Demonstrao dos Fluxos de Caixa; - So Paulo: Atlas, 1999. EPSTEIN, Marc J., PAVA, Moses L. How Useful is the Statement of Cash Flow? Management Accounting, Boston, 1992. FRANA, Jos Antnio de. O impacto da modalidade de tributao no fluxo de caixa das empresas. Revista brasileira de contabilidade. N. 113, pag. 24-31. Set-out/1999. FREZATTI, Fbio. Gesto do fluxo de caixa dirio. - So Paulo: Atlas, 1997. HENDRIKSEN, Eldon S. e BREDA, Michael F. Van Teoria da Contabilidade; traduo de Antnio Zorrato Sanvicente. So Paulo: Atlas, 1999. IBRACON - Normas internacionais de contabilidade. So Paulo: IBRACON, 1998. IOB. Temtica contbil e balanos. Um novo fluxo de caixa (FASB 95). Bol. n. 13, pag. 123-129, 1988. IOB. Temtica contbil e balanos. Fluxo de caixa e o seu funcionamento. Bol. n. 38, pag. 123-129, 1999. IUDCIBUS, Srgio de, et. all. Contabilidade introdutria. 9 ed. - So Paulo: Atlas, 1998. ___________, MARTINS, Eliseu e GELBCKE, Ernesto Rubens. sociedades por aes. 4 ed. - So Paulo: Atlas, 1995. Manual de contabilidade das

JAEDICK, Robert Keith e SPROUSE, Robert T. Fluxos contbeis: rendas, fundos e capital; traduo de Jos Bonifcio da Cruz, reviso e adaptaes tcnicas do Prof. Celso Abano Costa. So Paulo: Atlas, 1972. MARION, Jos Carlos. Contabilidade empresarial. 5 ed. - So Paulo: Atlas, 1994. MARTINS, Eliseu. Contabilidade versus fluxo de caixa. Caderno de Estudos - FIPECAFI. Vol. 11, pag. 9-17, jan-abr/1999. MATARAZZO, Dante Carmine. Anlise financeira de balanos. 4 ed. - So Paulo: Atlas, 1997. PEREZ JNIOR, Jos Hernandez e BEGALLI, Glaucos Antnio. contbeis. - So Paulo: Atlas, 1999. Elaborao das demonstraes

PINHO, Adelino Dias. Demonstrao dos fluxos de caixa. Boletim do IBRACON, n. 220, pag. 8-11. SANTOS, Ariovaldo dos, LUSTOSA, Paulo Roberto. Demonstrao dos fluxos de caixa: alternativas para tratamento dos estoques - atividades operacionais ou de investimentos. IOB - Temtica contbil e balanos. Bol. n. 21, pag. 1-10, 1999. __________ Demonstrao dos fluxos de caixa: uma reflexo sobre a objetividade (ou falta de) do fluxo de caixa. IOB - Temtica contbil e balanos. Bol. n. 24, pag. 1-11, 1999. _________ Juros e dividendos pagos: onde classifica-los na Demonstrao dos Fluxos de Caixa? IOB Temtica contbil e balanos. Bol. n. 39, pag. 1-7, 1999. SILVA, Csar Augusto Tibrcio, SANTOS, Jocineiro Oliveira dos e OGAWA, Jorge Sadayohi. Fluxo de Caixa e DOAR. Caderno de Estudos - FIPECAFI. Vol. 8, pag. 38-66, jan-abr/1995. TELES, Egberto Lucena. A demonstrao do fluxo de caixa como forma de enriquecimento das demonstraes contbeis exigidas por lei. Revista Brasileira de contabilidade. N. 105, pag. 64-71, jun/1997. ZDANOWICZ, Jos Eduardo Fluxo de caixa: uma deciso de planejamento e controle financeiro. Porto Alegre: D.C. Luzzatto Ed., 1986.

Вам также может понравиться