Вы находитесь на странице: 1из 6

O JOGO E A BRINCADEIRA COMO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PRIMAK, Alessandra - FAG 1 RADAELLI, Maria Eunice Barth - FAG 2 Faculdade

Assis Gurgacz, Cascavel, PR.

RESUMO: O presente trabalho pretende refletir sobre a importncia dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianas na Educao Infantil. Temos como principal objetivo observar a organizao de atividades ldicas e a criao de espaos prprios para a brincadeira, auxilia no desenvolvimento fsico, cognitivo e motor da criana na escola. Palavras-chave: jogo, brincadeira, criana.
1

A criana sempre brincou independente de pocas ou de estruturas de civilizao, uma caracterstica universal. As brincadeiras relacionadas com os contedos escolares tornam-se significativas, podendo oferecer as crianas o mximo de oportunidades de desenvolvimento scio-afetivo e cognitivo, sempre de maneira prazerosa e essencialmente ldica, partindo de sua realidade para a fantasia. Portanto, a criana brincando aprende. Para Maluf (2003), o brincar pode ser um elemento importante atravs do qual se aprende, sendo sujeito ativo desta aprendizagem que tem com na ludicidade o prazer de aprender. (MALUF, 2003, p.29). As crianas podem desenvolver-se atravs das brincadeiras, tanto pelo aspecto de diverso e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem. Atravs das brincadeiras desenvolvendo a intelectualidade dos educandos, explora e reflete a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporando e, ao mesmo tempo, questionando regras e papis sociais. Podemos dizer que nas brincadeiras ultrapassamos a realidade, entramos no mundo do faz de conta atravs da imaginao

1 2

Acadmica do 4 perodo do curso de Pedagogia da FAG. Pedagoga; Mestre em Lingstica, Lngua Portuguesa (UESP-Araraquara), professora do curso de Pedagogia da FAG e assessora da Coordenao de Ensino da FAG/Dom Bosco.

Para Machado (1999):

brincar tambm um grande canal para o aprendizado. Seno o nico canal para verdadeiros processos cognitivos. A brincadeira verdadeiramente espontnea, que traz consigo, a energia criativa, a possibilidade do novo e do original, aquela que surgiu da prpria criana, que escolheu brincar disso ou daquilo, que organizou os brinquedos, os objetos, os materiais, o espao como quis e que elaborou regras e papis.

Brincar, hoje, nas escolas, est ausente de uma proposta pedaggica que incorpore o ldico como eixo do trabalho infantil. rara a escola que invista neste aprendizado. A escola simplesmente esqueceu a brincadeira, na sala de aula ou ela utilizada com um papel didtico, ou considerada uma perda de tempo. A capacidade de brincar abre para todos: crianas, jovens e adultos, uma possibilidade de decifrar enigmas que os rodeiam. A brincadeira o momento sobre si mesmo e sobre o mundo, dentro de um contexto de faz-de-conta necessrio que o professor insira o brincar em um projeto educativo, o que supe intencionalidade, ou seja, ter objetivos e conscincia da importncia de sua ao em relao ao desenvolvimento e aprendizagem infantis. Acredito que as escolas deveriam dar valor ao Brincar, ou seja, levar a brincadeira para a sala de aula, como tambm orientar os educadores para que possam entender e interpretar o Brincar, assim como utiliz-lo para que auxilie na construo do aprendizado da criana. Para que isso acontea, o adulto deve estar muito presente e participante nos momentos ldicos. Jogar em sala de aula proporciona momentos ricos em interao e aprendizagem, auxiliando professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento a apropriao do objeto de conhecimento, atravs das constantes interaes entre criana, meio e objeto de conhecimento. Portanto, no jogo que se cria, antecipa e inquieta, assim, transforma-se, levanta-se hipteses e traa estratgias para a busca de solues. Nessa perspectiva Maluf (2003) afirma que: a criana sente-se ao mesmo tempo prestigiada e desafiada quando o parceiro da brincadeira um adulto. Este, por

sua vez, pode levar a criana a fazer descobertas e a viver experincias que tornam o brincar mais estimulante e mais rico em aprendizado. Jogar significa alegria, divertimento, entusiasmo, confiana, aprendizagem e desenvolvimento. Brincar a forma mais perfeita para perceber a criana e estimular o que ela precisa aprender e se desenvolver.

... a formalizao como processo em que a inteno educativa pode tornar-se mais consciente ou mais explcita em certas situaes at constituir o objetivo principal de uma interao. desse modo que o autor chega afirmao de que o jogo no naturalmente educativo, mas torna-se educativo pelo processo de formalizao educativa. Todavia, adverte: o jogo pode possibilitar o encontro de aprendizagens. uma situao comportando forte potencial simblico que pode ser fator de aprendizagem, mas de maneira inteiramente aleatria, dificilmente previsvel (BROUGRE, 2002, p.10).

O jogo no simplesmente um passatempo para distrair as crianas, ao contrrio, corresponde a uma profunda exigncia do organismo e ocupa lugar de extraordinria importncia na educao escolar. No auxiliam apenas na aprendizagem dos contedos escolares, mas tambm funcionam com auxiliares no cotidiano da criana. Ou seja, atravs do jogo/ brincadeira a criana libera e canaliza suas energias; tem o poder de transformar uma realidade difcil; propicia condies de liberao da fantasia; trabalha a ansiedade, limites, autonomia, coordenao motora, ateno e concentrao, habilidade. Cada jogo apresenta um ou mais objetivos. O educador precisa analisar estes, pois, os jogos tm que estar relacionados com os contedos e co a realidade do educando, desta forma, a aula torna-se significativa auxiliando assim, o processo de ensino-aprendizagem, porm muitas vezes faz-se necessrio reunir uma srie de objetivos que atinjam os participantes de forma individual ou grupal. Os jogos em grupo auxiliam na formao de sujeitos menos individualista, pois, as crianas precisa tomar atitudes coletivas e desta forma elas podem exercer a democracia, fazendo votaes para decidir que regras devem usar em determinados momentos e que aes devem ser feitas

Segundo Lopes (2002), o jogo como uma das formas de brincadeira um dos meios mais propcios construo do conhecimento. Para exerc-la a criana utiliza seu equipamento sensrio-motor, pois o corpo acionado e o pensamento tambm, e enquanto desafiada a desenvolver habilidades operatrias que envolvam a identificao, observao, comparao, anlise, sntese e generalizao, ela vai conhecendo suas possibilidades e desenvolvendo cada vez mais a autoconfiana. fundamental, no jogo que o educador oferea situaes desafiadoras que motivem diferentes respostas, estimulando a criatividade e a redescoberta. Lopes destaca que:

O exerccio de jogos competitivos, quando so trabalhadas as emoes dele decorrentes faz com que a criana internalize conceitos e possa lidar com seus sentimentos dentro de um contexto grupal, o que a prepara para a vida em sociedade. (LOPES, MARIA 2001).

Um projeto que vem ajudar nesse contexto a Brinquedoteca. A primeira idia quando se entre na Brinquedoteca que ali O mundo de brinquedos. Algumas escolas j contam com a Brinquedoteca que um espao onde visa estimular crianas a brincar livremente, pondo em prtica sua prpria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades ldicas.

No contexto escolar a Brinquedoteca favorece a aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, do pensamento e da concentrao. Brincando a criana inventa, exercita suas habilidades, resgata a autoconfiana e a autoestima.

Por que brincar? Porque essencial a sade fsica, emocional e intelectual do ser humano. Brincar coisa seria, tambm, porque na brincadeira no h trapaa, h sinceridade, engajando voluntrio e doao. Brincando nos reequilibramos reciclamos todas nossas emoes e nossa necessidade de conhecer e reinventar. E tudo isso desenvolve ateno, concentrao e muitas outras habilidades

(CUNHA, NYLSE HELENA DA SILVA apud FRIEDMANN, ADRIANA, pg. 39. 1998)

Na Brinquedoteca a criana brinca sem cobrana, sentindo-se livre, tem oportunidade de expandir suas potencialidades e desenvolver a criatividade e a socializao. Tambm,

possibilita a valorizao das atividades ldicas, o respeito s necessidades afetivas da criana e colabora na diminuio de opresso dos sistemas educacionais. Ao oferecer um espao para a criana experimentar e escolher o brinquedo, qualquer Brinquedoteca incentiva a autonomia e desenvolve a capacidade crtica.

A criana na Brinquedoteca, interage com outras crianas e o ambiente. Na medida em que ela brinca, est se desenvolvendo, modificante sua relao com o mundo que a cerca, fazendo com que sua identidade esteja em constante modificao, pois o brincar e os brinquedos estimulam suas fantasias e a convivncia. (CIENTIFICA, Revista da Faculdade Dom Bosco, 2003, pg11)

Se desejarmos formar seres criativos, crticos e aptos para tomar decises, um dos requisitos o enriquecimento do cotidiano infantil com a insero de jogos, brinquedos e brincadeiras. Durante as brincadeiras os educadores podem perceber traos de personalidade do aluno, de seu comportamento individual e grupal e o ritmo de seu desenvolvimento. O Brincar enquanto promotor da capacidade, intelectualidade e potencialidade da criana pode e deve ocupar um lugar especial na prtica pedaggica, tendo como espao privilegiado, a sala de aula.

REFERNCIAS

BROUGRE, G. Jogo e educao. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 10. CIENTIFICA, Revista Cientifica da Faculdade Dom Bosco.v.3, n.5, Cascavel: Tuicial Grfica e Editora Ltda., 2003 p.11

FRIEDMANN, Adriana. O Direito de Brincar: A Brinquedoteca. So Paulo: Edies Sociais Abrinq, 1998. p.39, 55 e 56.

LOPES, Maria da Gloria. Jogos na Educao, Criar, Fazer, Jogar. 4 edio: Cortez2001. p.38-46.

MACHADO, Marina M. O Brinquedo-sucata e a Criana. So Paulo: Loyola - 1999.

MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar prazer e Aprendizado. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003, p.28-30.

Вам также может понравиться