Вы находитесь на странице: 1из 2

Receita de sabo

Ingredientes: 4 l de leo alimentar usado 2 l de gua Meio copo de sabo em p 1 Kg de soda custica (NaOH) 20 ml de essncia perfumada. Procedimento: Dissolver o sabo em p em 0,5 l de gua quente Dissolver a soda custica em 1,5 l de gua quente. Adicionar lentamente as duas solues ao leo. Mexer durante 20 minutos. Adicionar a essncia Despejar em formas - Desenformar alguns dias depois. Deve-se deixar o sabo curtir durante cerca de 3 meses e s depois que deve ser utilizado. Quanto mais tempo for deixado a curtir, mais eficaz ser. Este sabo elimina realmente a sujidade, sobretudo ndoas de gordura, sendo tambm eficaz no branqueamento de roupa manchada ou tirar o desbotado. Esta receita pode ser realizada em famlia, desde que crianas e adultos tomem precaues especiais com a soda custica, que deve ser manuseada com cuidado para evitar queimaduras. Alm de poder funcionar como um passatempo ldico, pois o produto final pode tomar vrias formas e feitios, a confeco do sabo uma iniciativa bastante ecolgica, pois, se for despejado no local errado, um nico litro de leo

sabo liquido
1 litro de leo + 250 g de soda do mercado + 1 litro de lcool 94 (do posto de gasolina) + 1 litro de gua para dissolver a soda e mais 6 litros para completar! Leve os 3 primeiros ao fogo at ferver, retire e mexa at que saponifique e depois acrescente os outros 6 litros de gua mexendo sempre!

SABO LQUIDO leo usado 4 litros de leo usado 4 litros de gua ou mais 4 litros de lcool do posto 2 vidros de detergente 1 kg de soda caveira 1 copo de acar 1 copo de vinagre Modo de fazer: Derreter a soda num litro de gua, esquentar o leo e esquentar os outros 3 litros de gua. Colocar em um tambor o leo quente, a gua quente, os dois vidros de detergente, o acar e o vinagre e mexer bem. Colocar a soda e depois o lcool. Mexer por 5 minutos. 1 Kg DE SODA 99% 3 LITROS DE LEO NOVO (pode ser usado) 3 LITROS DE LCOOL (do posto de gasolina) 1 COPO DE ACAR 1 COPO DE VINAGRE 8 LITROS DE GUA QUENTE 50 LITROS DE GUA FRIA Modo de fazer: Dissolver a soda em 3 litros de gua e mexer bem, juntar com o lcool e vai colocando sobre o leo quente sem parar de mexer at que mude de cor e forme uma espuma. Agora coloque o vinagre e o acar dissolvido em gua quente, mexa bem e depois coloque 2 litros de gua quente mexer bem, depois coloque dois litros de gua fria, dois quente, dois fria. Terminar com o restante (50 L) da gua fria. Este sabo fica forte e grosso. Se voc colocar EDTA (50 ml) ele fica mais transparente. SABO CASEIRO Material necessrio - 2 litros de leo ou gordura - 1/2 litro de soda custica lquida - 1 1/2 litro de gua - 250ml de lcool Passo-a-Passo Use luvas de borracha para manusear os produtos do sabo. Coloque todos os ingredientes num balde e mexa com uma colher de pau ou um cabo de vassoura, por mais ou menos 45 minutos, at obter uma massa cor de creme e consistente (no vai ao fogo). Durante o processo, vai soltar um lquido. Quando isso acontecer, mexa mais devagar para no espirrar. Quando der o ponto jogue o lquido fora. Coloque o sabo em uma forma, risque o tamanho que desejar e deixe secar durante 8 dias. Use somente apos esse perodo. Guarde em lugar seco, longe de alimentos e do alcance de crianas. Obs.: quanto mais tempo demorar em usar mais claro o sabo vai ficando.

Вам также может понравиться