Вы находитесь на странице: 1из 2

Utopia informaes a respeito da obra

Esta obra do sec. XVI, esta dividida em dois livros. No primeiro comenta-se a sociedade da poca com toda a sua corrupo e sede de poder onde todos os meios justificam os fins, critica-se o comportamento dos governantes e a falta de humanismo para com o povo. No segundo livro somos transportados para um pas que se construiu a ele mesmo, cujas normas so centradas no bem estar do seu povo. Em Utopia todas as pessoas tem os mesmos direitos e deveres, no existe dinheiro embora o pais seja muito rico, as pessoas trabalham para o bem geral, numa temporada trabalham na cidade noutra trabalham no campo. Se tiverem inclinao para uma profisso so livres de a exercer o tempo que o desejarem. O ouro e as pedras preciosas existentes no pas so entregues s crianas em forma de brinquedos, s assim afasta-se a possibilidade de ganncia entre os adultos ( ningum saudvel deseja roubar um brinquedo a uma criana). Embora parea uma sociedade perfeita em Utopia h escravos, os criminosos doutros paises so enviados para Utopia. Estes fazem o trabalho mais sujo, trabalham em matadouros, morgues , saneamento etc., mesmo tendo a condio de escravos estas pessoas tm um tratamento melhor do que muitas pessoas livres no resto do mundo. Os utopianos que sejam apanhados um crime so expulsos do pas e perdem a oportunidade de voltar, pois quem nasce e educado para pensar no bem geral e mesmo assim comete crimes merece um castigo maior, o resto do mundo era demasiado perigoso e desumano. Utopia um bom exemplo de gerncia de uma comunidade , uma obra de referncia , sempre actual visto que muitos dos problemas relatados no primeiro livro ainda esto por resolver. Esta obra surge como uma obra pioneira em vrias correntes de pensamento que nos seculos seguintes, como o comunismo.

More quer dizer que a guerra na poca era superior a qualquer outra coisa. As virtudes de um prncipe eram baseadas na guerra, e no na razo, na justia ou na f.A pena de morte aplicada na poca, mesmo sendo cruel e desumana, no bastava para impedir os roubos. Desse modo, percebe-se que mesmo sendo to cruel, no era o bastante para impedir o roubo. O problema que, o que seria pior que a morte? Desse modo, o roubo se torna um problema insolucionvel atravs do castigo. No entanto oferecida a idia de que o roubo deve ser tratado a partir das razes, ou seja, impedir o roubo dando condies para que no exista o roubo.O fato de reservar reas para a criao de ovelhas, impede o uso dessa terra para a agricultura, o que causa a diminuio de obteno de alimentos para a sociedade. Desse modo, os alimentos so distribudos, mas acaba faltando. Como os alimentos so dados primeiro nobreza, e depois ao povo, este ltimo recorre ao roubo para se sustentar. Assim, um modo de reduzir o roubo seria fornecer mais alimentos. Porm, para isso, seria necessrio diminuir a produo de l, utilizada para exportao. Como os nobres se interessam mais pelo dinheiro, recusam esse ato. Assim o problema do roubo no pode ser solucionado.Ao criticar os governadores, More est depreciando e os chamando de incapazes. More critica principalmente os governadores e seus mtodos, e critica mais ainda ao mostrar uma repblica perfeita, que utiliza mtodos inteiramente diferentes dos utilizados na poca.More critica que os pensamentos de Cristo diziam que a no deveria existir a propriedade privada, e sim a propriedade comum. A crtica de More a de que os hbeis clricos vergaram o Evangelho para se adequar aos costumes de hoje. Assim, o Evangelho perde seu significado inicial. More desse modo critica a Igreja dizendo que ela manipula os ditos de Cristo, afirmao que contribuiu para a perda de sua vida.More tenta conciliar filosofia e religio dizendo que aps a morte, h a recompensa pelas boas aes e castigo pelas ms. Ele mostra vrios conceitos de religio. No final da pgina, mostra que os utopianos aceitam isso pois o que lhes traz felicidade, e que se algum recusa a idia, s pode estar louco por no querer a felicidade.

Desse modo, tm uma religio aceita atravs da razo.More diz que viver segundo a natureza viver utilizando a razo como base de pensamento. A filosofia antiga era basicamente utilizar-se da razo para entender as coisas ao seu redor. Percebe-se assim a relao direta entre a filosofia antiga e o que More diz sobre viver segundo a natureza.Os utopianos tratam seus compatriotas escravos mais severamente pois dizem que foram ensinados com as mais limpas virtudes desde criana e que acham impossvel algum quebrlas. Ao quebr-las percebem que este que as quebrou deve ser severamente punido. A pena mais severa que puderam achar foi a escravatura, pois foi um modo que descobriram de punir os ladres. Percebe-se que uma alternativa pena de morte que provou ser insuficiente na Inglaterra.Todos em Utopia tm suas religies, e nenhuma proibida, ou censurada. No entanto, os sacerdotes acharam uma religio, e desprezam as outras. Sem serem forados, alguns utopianos aderem essa nova religio. Os sacerdotes toleram as outras religies, por no as proibirem, no entanto acabam convertendo outros utopianos.A ilha de Utopia, adaptada para hoje no teria muitas diferenas quanto religio, leis e talvez a diviso hierrquica da populao. No entanto os ofcios e cargo seriam adaptados para as necessidades atuais, e a ilha no poderia ser auto-suficiente. Porm, ao no ser auto-suficiente, teriam que recorrer a partes do capitalismo, por estar rodeada pelo capitalismo. Uma ilha Utopia, no seria mais to fcil de criar ou ser inventada atualmente, pois com os novos costumes da humanidade, seria difcil encontrar um mtodo de conciliar os diferentes pensamentos.

Utopia um romance politico-social universalmente clebre, e uma das obras primas do Renascimento. Na primeira parte deste livro, ainda hoje (e sobretudo hoje?) de profunda e palpitante actualidade, o autor apresenta e critica o quadro sociopoltico da Inglaterra e dos outros estados europeus de ento, veberando o despotismo das monarquias, o servilismo dos cortesos, a venalidade dos altos funcionrios, o luxo e a injustia dos nobres e dos monges. Na segunda parte, em vez de propor dogmaticamente as reformas que considerava necessrias, Thomas More preferiu imaginar concretizada numa terra longnqua a organizao ideal da sociedade, oferecendo-nos, deste modo, uma descrio magnfica do que poderamos chamar o estado socialista e democrtico perfeito.

Вам также может понравиться