Вы находитесь на странице: 1из 12

10.

ATIVIDADE ARTIGO CIENTFICO


ATENO! No encontro da atividade Tcnicas de Estudo voc escolher um artigo cientfico a partir de uma listagem disponibilizada pelo tutor presencial. A distribuio dos textos responsabilidade do tutor presencial. Caso tenha faltado no dia da distribuio do texto, procure-o o mais rpido possvel.

Leia atentamente os passos a seguir para elaborao desta atividade a distncia: i. Voc dever fazer um resumo de cada seo do trabalho escolhido, usando formulrio prprio para isso, que ser disponibilizado na sala da disciplina, no mdulo desta atividade. Veja algumas dicas para o resumo e preenchimento do formulrio nas pginas a seguir. O formulrio um modelo que pode ser usado para relatrios de outras disciplinas. (Veja o exemplo na pg. 28). Na lista bibliogrfica do seu artigo, identifique os tipos de referncia existentes, considerando os cinco tipos listados nas pgs. 26-27. Ento, transcreva para o formulrio UMA referncia de cada tipo que encontrou no seu artigo, colocando cada tipo no local indicado do formulrio. Transcreva para o formulrio a referncia completa, EXATAMENTE como ela consta no seu artigo, ou seja, com nome do(s) autor(es), ano de publicao, nome do trabalho, local de publicao etc. (Veja o exemplo na pg. 28). Esta tarefa dever ser enviada, em arquivo nico, atravs da ferramenta da disciplina chamada Contribuies do aluno (sala da disciplina). Para postar sua atividade voc dever, ANTES, colocar o arquivo do seu resumo no gerenciador de arquivos, veja o passo-a-passo na pg. 6.

ii.

iii.

iv.

A nota dessa atividade ser dada pela tutora a distncia. Nota mx.=10,0. Atividades atrasadas e incompletas tero pontos descontados.

10.1 - ENVIANDO SUA ATIVIDADE 1. Ao entrar nesta ferramenta, selecione a opo nova contribuio. 2. Clique no boto Selecionar arquivos do gerenciador de arquivos. 3. A pgina do gerenciador de arquivos se abrir. Clique em documentos. Encontre seu arquivo na lista do gerenciador e aperte em selecionar, que aparecer direita do nome do arquivo. Depois s clicar em voltar e, na pgina seguinte, em fechar gerenciador de arquivos. 4. Aparecer uma tela com as informaes sobre o arquivo anexado e, abaixo, um campo para voc preencher o ttulo (Atividade Artigo Cientfico) e uma descrio (seu nome e plo). 5. Clique em Contribuir! 6. Mais tarde, voc poder voltar nesta ferramenta, clicar em Minhas Contribuies e ver qual o status da atividade e se a tutora a distncia escreveu alguma observao. 24

10.2 - FORMULRIO PARA RESUMO DO ARTIGO CIENTFICO O formulrio tem o seguinte formato: introduo com objetivos, material e mtodos, resultados e discusso. Dependendo do seu artigo, resultados e discusso podem estar em tpicos separados ou juntos. Mesmo que estejam separados, voc os colocar no mesmo espao do formulrio ao fazer o resumo. Veja o formulrio com dicas para o resumo de cada parte abaixo: Nome completo do aluno: Plo: Introduo com objetivos (5 linhas) Voc deve comear com uma ou duas frases introdutrias, apresentando informaes sobre o tema de que trata o trabalho. Para isso, pense nas colocaes a seguir: Qual o problema colocado? O que se sabe (ou no) sobre determinado assunto? Por que o tema importante? Termine esta seo com o(s) objetivo(s) do trabalho. Material e mtodos (5 linhas) Aqui apresente, na forma de um texto corrido, qual a metodologia utilizada para o estudo, ou seja, para o objetivo proposto. Dependendo do tipo de trabalho, algumas informaes podem ser importantes, como o local e o perodo do estudo, e os materiais e mtodos utilizados. Se esta parte for muito extensa no seu artigo, apresente apenas a metodologia utilizada para adquirir os resultados mais importantes, ou o foco do trabalho. Resultados e Discusso (15 linhas) Nesta parte de resultados voc colocar os resultados mais importantes encontrados no trabalho. Evite frases como: Os resultados mostram..., seja direto! Cuidado para no colocar descrio de metodologia aqui! Atenha-se puramente aos resultados. Apresente-os na ordem em que so colocados no artigo e d preferncia aos resultados mais importantes. Na discusso mostre e discuta a importncia dos resultados encontrados pelos autores. H outros estudos similares? Eles apontam para os mesmos resultados ou no? Qual a grande contribuio deste trabalho? Outras dicas para o resumo: - No coloque citaes de referncias bibliogrficas no seu resumo. - Escreva cada seo do resumo do seu artigo em um pargrafo nico. - No escreva como se fosse o autor, escreva de forma impessoal (ex.: observou-se, o estudo foi realizado etc.) - Escreva por extenso os nmeros menores que 11. - Nomes de espcies devem ser escritos em itlico, o nome genrico comeando com maisculo e o nome especfico em minsculo. - No se esquea de colocar um espao aps (e nunca antes de) vrgulas, pontos, pontos e vrgulas, dois pontos, pontos de exclamao, pontos de interrogao. Referncias bibliogrficas IMPORTANTE: provvel que seu artigo NO tenha todos os tipos de referncia. No tem problema, coloque apenas os tipos que encontrar na lista de referncias! No deixe de ler o texto a seguir, para conhecer os diferentes tipos de referncias, e depois consulte o exemplo da pg. 29. 25 N do texto: no se esquea de colocar essa informao!

10.3 - TIPOS E EXEMPLOS DE REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Referncias Bibliogrficas so as citaes de outros trabalhos mencionadas em um texto cientfico. Sempre que citar alguma informao que j foi publicada (ou seja, no seu achado ou sua idia), voc deve citar o autor e ano de publicao (Autor, ano) ao final da frase. Ento, no final do seu trabalho, voc coloca as referncias completas destas citaes. As referncias podem ter sido publicadas em diferentes meios de divulgao. A publicao de um livro, por exemplo, diferente de uma publicao em revista cientfica. Por isso temos diferentes tipos de referncia, e importante que voc os conhea. Os principais tipos de referncia esto apresentados abaixo atravs de exemplos e dicas de como reconhecer: a) artigo cientfico em revista / peridico: Diniz, I. R. & Morais, H. C. 1995. Larvas de Lepidoptera e suas plantas hospedeiras em um cerrado de Braslia, DF, Brasil. Revista Brasileira de Entomologia 39(4): 755-770. Digiusto E. Equity in authorship. Soc Sci Med 1994; 38: 55-8. Steneck, RS & MN Dethier. 1994. A functional group approach to the structure of algal dominated community. Oikos, 69: 476-498. Vieira, M.V., Gentile, R. e Grelle, C.E.V. 2004. Differential trappability of small mammals in three habitats of Brazil. Brazilian Journal of Biology 64:895-900. DICA DE COMO RECONHECER: repare que sempre no final deste tipo de referncia existe um nmero (volume da revista), seguido ou no por outro entre parnteses (nmero da edio) e, depois dos dois pontos, a pgina inicial e a final.

b) captulo de livro / trabalho em congresso / curso: Lewinsohn, T. M.; Prado, P. I. K. L. & Almeida, A. M. 2001. Inventrios biticos centrados em recursos: Insetos fitfagos e plantas hospedeiras, p. 174-189. In: I. Garay & B. Dias (orgs.). Conservao da Biodiversidade em Ecossistemas Tropicais. Petrpolis, Ed. Vozes, 430 p. Greene, LJ. Notas de aula. In: I Curso de editorao cientfica da ABEC-Associao Brasileira de Editores Cientficos. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1994. p 15. Cornlio, I. N.; Haridasan, P. 1995. Desinfestao de gemas laterais de mamoeiro (Carica papaya L.) provenientes de vrios locais do Distrito Federal. In: V Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Resumos. Lavras: UFLA. p. 136. DICA DE COMO RECONHECER: h sempre o In ou Em, que indica em qual livro ou anais de congresso o trabalho foi publicado. No caso de captulo de livros voc encontrar, aps o In ou Em, o nome dos editores ou organizadores, seguidos pela abreviao, entre parnteses (eds.) ou (orgs.), respectivamente.

c) livro / manual: Esteves, F. A. & L. D. Lacerda. 2000. Ecologia de restingas e lagoas costeiras. NUPEM, Rio de Janeiro, xii+394 p. Lvi-Strauss C. Antropologia estrutural 1970; Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 26

IBGE. 1992. Manual tcnico da vegetao brasileira. Srie Manuais Tcnicos em Geocincias n. 1. Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Departamento de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, Rio de Janeiro. DICA DE COMO RECONHECER: procure pelo nmero de pginas do livro (normalmente no final da referncia, quando presente), pela editora ou pela cidade em que o livro foi publicado.

d) monografia / dissertao / tese: Zambel, C. O uso de mtodos contbeis em pequenas empresas. 2002. 145f. Monografia (Concluso do curso de graduao em Cincias Contbeis) - Centro de Cincias Exatas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2002. Miyamoto, S. 1981. O Pensamento geopoltico brasileiro: 1920-1980. Dissertao de Mestrado em Cincia Poltica, Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. 287 p. Correia, A. do C.B. 1996. Fungos associados a Parlatoria cinerea Hadden (Hemiptera: Diaspididae) em citros. Tese de Doutorado, Faculdade de Cincias Agrrias e Veterinrias, UNESP, Jaboticabal, 88p. DICA DE COMO RECONHECER: estar claramente escrito monografia, dissertao de mestrado ou tese de doutorado.

e) pgina da internet: Guadamuz, A.; Mass, A.; Espinoza, R.; Perez, D. & Chavarria, F. 1998. Species page de Byrsonima crassifolia (Malpighiaceae), 8 setiembre 1998. Species Home Pages, rea de Conservacin Guanacaste, Costa Rica. Disponvel em: http://www.acguanacaste.ac.cr. [acessado em 08 de outubro de 2005]. WGGGI. Working Group of Geodesy & Geographic Information. Composite Gazetter of Antarctia. Disponvel em <http://www.pnra.it/SCAR_GAZE>. Acessado em 19 de julho de 2002. DICA DE COMO RECONHECER: s verificar se consta um endereo de pgina na internet. IMPORTANTE: cada local de publicao tem as suas prprias normas de estrutura para os diferentes tipos de referncias (revista, livro, captulo de livro, jornal, pgina na internet, monografia, dissertao, tese), por isso variaes podem existir em relao aos exemplos apresentados aqui.

10.4 - EXEMPLO DE RESUMO DE ARTIGO CIENTFICO Aqui voc ver um exemplo de um resumo de artigo cientfico, usando o mesmo formulrio que voc preencher para a atividade. Neste exemplo, o resumo foi feito com base no artigo intitulado Freqncia dos alunos nas tutorias presenciais e seu desempenho acadmico em disciplinas de primeiro perodo do Curso de Licenciatura em Cincias Biolgicas, CEDERJ, de autoria de Vivian Flinte, Viviane Grenha & Margarete Valverde de Macedo, publicado nos Anais do V Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia (Gramado, RS) em 2008. Se quiser, voc pode baixar o artigo original gratuitamente na internet. 27

Nome completo do aluno: Maria da Silva Plo: Paracambi N do texto: 61

Introduo com objetivos (5 linhas) Os cursos de Educao a Distncia (EAD), cada vez mais disseminados no Brasil, fazem uso de recursos tecnolgicos e materiais didticos para auxiliar os alunos. Os encontros presenciais, apesar de valiosos para sanar dvidas, realizar prticas, e promover a afetividade, precisam ser avaliados em termos de procura e resultados de seu uso. Objetivou-se avaliar o papel das tutorias presenciais no desempenho acadmico de alunos de primeiro perodo de um curso de modalidade semi-presencial.

Material e mtodos (5 linhas) Foi examinada a freqncia a tutorias semanais de turmas de trs disciplinas de primeiro perodo do Curso de Licenciatura em Cincias Biolgicas do CEDERJ, Plo Petrpolis (RJ), ao longo de vrios semestres. Fez-se a correlao de Pearson entre nota final de cada aluno e sua freqncia nas tutorias. A significncia da diferena na nota final dos grupos de alta e baixa freqncia foi avaliada atravs do teste t no pareado com correo de Welch. As anlises foram realizadas com o programa InStat.

Resultados e Discusso (15 linhas) A correlao entre a nota final de cada aluno e sua freqncia nas tutorias semanais se mostrou sempre positiva, embora seja estatisticamente significativa apenas em cerca de 50% dos casos, demonstrando que os alunos que vm mais s tutorias presenciais tendem a obter notas finais mais altas. Comparandose as mdias das notas finais dos alunos com baixa e com alta freqncia nas tutorias presenciais, fica bastante evidente que a mdia final dos alunos com alta freqncia sempre maior do que a dos que participam pouco das tutorias, nas trs disciplinas avaliadas. Embora essa diferena nem sempre seja muito grande, h alguns casos em que ela estatisticamente significativa. As taxas de aprovao dos alunos com baixa e com alta freqncias nas tutorias mostram um padro geral semelhante ao descrito para as notas finais, pois evidenciam uma maior aprovao do grupo que participa em maior freqncia das tutorias em relao ao que freqenta pouco ou que no freqenta. Isso demonstra que a vinda freqente tutoria presencial exerce uma diferena inquestionvel no desempenho acadmico dos alunos de Educao a Distncia do CEDERJ, na forma de uma mdia maior das notas finais e de uma taxa de aprovao mais alta. O tutor presencial, sem dvida, exerce um importante papel, tanto no que diz respeito orientao dos alunos em seus estudos, quanto ao estmulo da comunicao interpessoal entre os alunos, e por isso extremamente importante que os tutores tenham um bom domnio do contedo e estejam devidamente capacitados pelos coordenadores das disciplinas. Referncias bibliogrficas. Aqui escolha uma referncia de cada tipo da lista presente no seu artigo e transcreva
APENAS a referncia completa (i.e. na mesma forma que est no artigo). Veja exemplos de tipos de referncia na apostila.

Revista: no h referncia deste tipo no meu artigo Captulo de livro: Maggio, M. (2001) O tutor na Educao a Distncia, In: Educao a Distncia: temas para um debate de uma nova agenda educativa, Editado por Edith Litwin, Artmed, Porto Alegre. Livro: no h referncia deste tipo no meu artigo Monografia/Dissertao/Tese: no h referncia deste tipo no meu artigo Site: Emerenciano, M. S. J., Sousa, C. A. L. & Freitas, L. G. (2001) Ser presena como Educador, Professor e Tutor, http://www.abed.org.br/texto43.htm, Fevereiro. 28

10.5 - TRABALHOS CIENTFICOS: CONSTRUO, REDAO E PUBLICAO 10.5.1 - O que um trabalho cientfico? O principal objetivo de um trabalho cientfico comunicar uma observao ou uma idia a um grupo de indivduos, que podem ento fazer uso da observao, ou fazer avanar a idia mediante as suas prprias observaes (Souza & Elias, 2008). Normalmente, qualquer trabalho cientfico tem uma primeira fase de coleta de dados, que so ento analisados e comparados com estudos semelhantes. Para isso, essencial a pesquisa bibliogrfica, onde o pesquisador procura por trabalhos relacionados ao seu em revistas cientficas (tambm chamadas de peridicos), livros e, ultimamente, tambm em sites de busca especficos na internet, como o Portal de Peridicos Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp) e o Google Acadmico (http://scholar.google.com.br/) e/ou diretamente na pgina do peridico. Normalmente, preciso ter acesso autorizado para consultar de graa um trabalho cientfico no site da revista, muitas vezes concedido para universidades pblicas. Caso o acesso no seja permitido, voc poder solicitar uma cpia ao prprio autor do trabalho ou pagar por uma diretamente atravs da revista. Uma boa reviso bibliogrfica do seu assunto essencial para a qualidade do seu trabalho!

10.5.2 - Tipos de documentos acadmicos Existem diversos tipos de trabalhos cientficos ou documentos acadmicos, e muitas vezes h confuso entre eles, como por exemplo, entre dissertao e tese. Abaixo voc encontra a definio de cada tipo de trabalho:

*Fonte: Mattar et al. (1996)

29

10.5.3 - Por que publicar o trabalho cientfico? Um trabalho cientfico no est completo at que seja publicado. O conhecimento cientifico um recurso comum, que somente existe porque foi publicado e, como tal, est disponvel para outros consultarem e julgarem. Todo artigo contribui, de alguma maneira, para o progresso cientfico e pode auxiliar outros pesquisadores que trabalham na mesma rea do conhecimento (Petroianu, 2002). Entretanto, a publicao cientfica tornou-se, sobretudo nos maiores centros de pesquisa, quase que obrigatria. A sentena publish or perish (publique ou perea) deixou de ser apenas um trocadilho de mau gosto para exprimir uma realidade. O destaque profissional decorrente do trabalho cientfico pode ser percebido nos incentivos que os pesquisadores recebem, por meio de bolsas e outros auxlios financeiros, que evidenciam o interesse do governo e de vrias instituies de fomento pesquisa no desenvolvimento cientfico (Petroianu, 2002). Muitas vezes, o pesquisador julgado pelo nmero de trabalhos publicados, sua qualidade e onde foram publicados. 10.5.4 - Onde e como publicar o trabalho cientfico? Alis, onde voc deve publicar seu trabalho cientfico? Nem todas as revistas so iguais e h um estimado 70.000 revistas cientificas! Uma boa dica para voc decidir onde vai publicar ver onde foi publicada a literatura citada em seu artigo. Escolha a publicao que possa atingir o seu pblico-alvo (afinal, voc quer que eles leiam o seu trabalho e o usem como referncia para seus prprios!) e que tenha qualidade. Hoje em dia existem alguns ndices que tentam medir o grau de importncia da revista na comunidade cientfica, e que devem ser levados em conta na escolha do peridico para publicao, como o Qualis da CAPES (http://qualis.capes.gov.br/webqualis/) e o fator de impacto, reconhecido internacionalmente (http://www.sciencegateway.org/rank/20index.html). Para que seu artigo tenha maior alcance e divulgao, voc poder public-lo em uma revista internacional ao invs de uma nacional, mas para isso ele deve ser escrito em ingls! Se no tiver domnio suficiente da lngua para isso, voc pode pagar para algum traduzi-lo, porm importante que voc ache uma pessoa que seja da rea (biolgica, por exemplo). Quem quer seguir a vida acadmica deve ter um conhecimento mnimo de ingls, inclusive para poder ler os artigos, que normalmente so nesta lngua. Por isso, mesmo que voc encontre dificuldades no incio, no deixe de ler publicaes em ingls, mesmo que voc precise recorrer ao dicionrio muitas vezes. Desse modo, voc vai se familiarizando com termos da sua rea, o que ajuda na leitura de outras publicaes. As etapas da publicao so: submisso, aceite, reviso, prelo, publicao. Depois que voc envia seu manuscrito para uma revista (submisso), o editor o encaminha para revisores (normalmente dois), que iro l-lo e avaliar se ele publicvel e se est dentro do escopo da revista. A resposta, se seu manuscrito foi aceito ou no, pode levar vrios meses. Se for positiva, diz-se que ele est aceito (voc recebeu o aceite), porm comum ele ser rejeitado. Quando isso acontece, os revisores explicam o motivo e algumas vezes at indicam uma outra revista para voc submet-lo. Importante: voc s pode submeter seu manuscrito para uma revista de cada vez! Mesmo recebendo o aceite da revista, muito comum que os revisores sugiram algumas mudanas no trabalho, visando sua melhoria; a essa etapa, na qual voc ir corrigir e fazer modificaes baseadas nas sugestes dos revisores, chamamos de reviso. Uma vez que o manuscrito foi revisado e reenviado ao editor, e se nenhuma outra mudana for necessria, seu trabalho entra no prelo. Esta etapa como uma fila de espera at a publicao. Quando o trabalho j est todo formatado e diagramado para a publicao (isso tudo feito pela prpria revista), voc recebe uma prova dele, que voc ir rever e verificar se est tudo certo (se quiser mudar mais algum detalhe nesta etapa, voc ter que pagar por isso!). Depois que voc aprova a prova, o trabalho finalmente entra na fila para ser publicado na prxima edio da revista (normalmente cada revista tem sua periodicidade, que pode ser mensal, semestral, anual etc.). Todo o processo, desde 30

a submisso at a publicao, geralmente leva de um a dois anos, dependendo da revista (e sua periodicidade), mas a tendncia atualmente uma maior rapidez, principalmente porque os envios so feitos por via eletrnica. importante lembrar que toda publicao tem seu custo. Algumas revistas exigem que voc seja membro da sociedade que a financia ou pague uma taxa se no o for (normalmente quase o mesmo preo da afiliao). Para os membros, algumas vezes a publicao sai de graa, mas na maioria das vezes necessrio pagar um determinando valor por pgina, que pode variar de US$ 40,00 a US$80,00 em algumas revistas internacionais! 10.5.5 - Autoria: quem entra e em que ordem? Isso importa? Petroianu (2002) explica que a principal condio para ser includo entre os autores ter tido participao intelectual na elaborao, anlise ou redao do trabalho. O mesmo autor lamenta que a falta de critrios universalmente aceitos quanto autoria levou ao estabelecimento de diferentes convenes particularizadas a grupos ou setores cientficos. O primeiro autor pode ser o que teve a idia, o que mais trabalhou, o orientador da investigao, aquele que financiou o trabalho, o coordenador do grupo de pesquisa ou ainda o responsvel pelo setor ou pela instituio onde a pesquisa foi desenvolvida. Este um assunto muito delicado e que tem que ser levado muito a srio, pois envolve princpios individuais, como honra, credibilidade, respeito e ideais. Em termos de currculo acadmico, s h diferena entre ser ou no o primeiro autor. Se voc for co-autor, independente da sua colocao, o peso costuma ser o mesmo para o currculo. 10.5.6 - Estrutura dos trabalhos cientficos As revistas cientficas, na sua totalidade, tm um conjunto de normas de redao, destinadas a orientar os autores no preparo dos trabalhos para a publicao. Embora cada revista tenha as suas prprias normas, em geral, elas seguem determinados padres universalmente aceitos. Segundo os critrios mais habituais, o trabalho cientfico deve ser constitudo das seguintes partes: introduo, material e mtodos, resultados, discusso, concluso, agradecimentos, referncias bibliogrficas. A seguir, algumas dicas para a redao de cada uma dessas sees: 1. Ttulo: evitar escrever uma frase longa; tem que ser muito informativo e chamativo; dar resultado em vez de objetivo; a primeira coisa que aparece num site busca, lembre-se disso! 2. Identificao do(s) Autor(es): nome dos autores (algumas revistas pedem o nome completo, outras apenas o sobrenome e os demais abreviados), suas respectivas instituies de pesquisa, o endereo e email do autor principal. 3. Resumo: no repetir informao que est no ttulo; no deve conter referncias; deve ser escrito num nico pargrafo; evitar escrever neste trabalho; no mostrar s o problema, mas os principais resultados, j que vai aparecer nos sites de busca; assegure-se de que os termos que identificam seu trabalho estejam presentes aqui. Brevemente relate o problema, a metodologia do estudo e os resultados. Muitas vezes, aps o resumo em portugus, voc tem que escrever o abstract, que o seu resumo em ingls. 4. Palavras-chave: o nmero depende da revista, evitar palavras j presentes no ttulo. 5. Introduo: A maior parte deve ser escrita no presente, nunca no futuro! 31

Trate primeiramente da questo que est estudando e o que se sabe sobre o assunto. Mostre como seu trabalho difere ou como est relacionado com trabalhos anteriormente publicados. Demonstre a continuidade dos trabalhos prvios com o seu. Qual a hiptese do seu trabalho? Segundo Robert Day, voc deve mostrar primeiro a natureza e o escopo do problema investigado; deve rever a literatura pertinente para orientar o leitor. Seja seletivo, e no exaustivo, na escolha dos trabalhos para citar e no nvel de detalhamento. No coloque toda a literatura (e seus respectivos resultados) na introduo guarde alguma coisa para a discusso, para comparar e interpretar seus resultados. Normalmente, quanto mais importante um artigo para o seu trabalho, mais espao ele merece e mais tarde na introduo ele aparece. Como colocar citaes no texto: nome do autor, seguido ou no de vrgula (depende da revista). um erro muito comum citar o autor e dizer sua rea de estudo, mas no mencionar seus achados. Partir do geral para o particular: problema no mundo real reviso da literatura seu estudo. Atraia seu leitor: situe o leitor e responda s suas perguntas! ATENO: No ltimo pargrafo da introduo devem ser apresentados os OBJETIVOS do trabalho!

6. Material e Mtodos (Materiais e Mtodos, Metodologia etc.): Fornea detalhe suficiente para um colega repetir seu trabalho e reproduzir seus resultados. Lembre-se que seus resultados tm que ser reprodutveis! Normalmente os autores descrevem a regio de estudo em linhas gerais na introduo, e nesta parte descrevem a rea de estudo e o clima em detalhe. Escreva no passado para dizer o que fez. Erros comuns: no inclua detalhes de procedimentos estatsticos comuns. Explique por que cada procedimento foi feito, que variveis voc estava medindo e por qu. Se seu protocolo for muito complicado, vale a pena incluir um diagrama ou uma tabela para explicar os mtodos que usou. No coloque os resultados nesta parte! Voc pode, entretanto, incluir resultados preliminares que foram usados para desenhar o experimento principal. 7. Resultados: Apresente os resultados de seu estudo na mesma ordem que na metodologia. Ordene seus resultados dos mais importantes aos menos relevantes, e dos mais simples aos mais complexos. Escreva no passado, dizendo o que foi encontrado. Use mtodos apropriados pra mostrar os dados. Faa as figuras e tabelas primeiro e use-as como base para escrever. Evite frases inteiras de citaes de figuras e tabelas, ex: A figura x mostra... . No inclua todos os dados. Evite redundncia e s apresente os dados representativos. No discuta os resultados. IMPORTANTE! Tabelas e figuras: inclua apenas se trouxer nova informao, inclua uma legenda bem explicativa, descrevendo o que est na tabela ou figura. Grficos, esquemas, desenhos, fotos etc. so todos figuras! A legenda da figura embaixo, enquanto que das tabelas, em cima. Alguns trabalhos colocam a numerao das tabelas em romano e, das figuras, em arbico, depender. 8. Discusso: Parte do particular para o geral. 32

Analise os dados e relacione-os com outros estudos. Analisar quer dizer avaliar o significado dos seus resultados em termos da pergunta ou hiptese original, e mostrar sua importncia biolgica. Deve conter: se os resultados corroboram ou refutam a hiptese original; uma integrao entre seus resultados com os de estudos prvios; possveis explicaes para resultados e observaes inesperados, colocando novas hipteses que podem ser testadas e como.

9. Concluses: em um peridico normalmente, quando presente, est na forma de um pequeno pargrafo descrevendo os principais resultados. Em relatrios, monografias, dissertaes, teses etc. coloca-se em tpicos (uma a duas pginas, no mximo). 10. Agradecimentos: quem ajudou significativamente o trabalho (pode ser algum que identificou sua espcie, algum que leu o trabalho e fez valiosas sugestes, os prprios revisores etc.) + apoio financeiro (bolsas, instituio de fomento etc.). No se prolongar demais! 11. Referncias Bibliogrficas: aqui devem constar todas as citaes (completas) que voc escreveu no texto. diferente de Bibliografia! Em um relatrio voc normalmente coloca a BIBLIOGRAFIA, pois no cita nenhum trabalho no corpo do texto, apenas se baseia nas informaes de algum para escrev-lo.

10.6 - ALGUMAS DICAS PARA ESCREVER UM TRABALHO CIENTFICO Relatrios, como os que voc ir fazer ao longo do curso, tambm devem seguir a estrutura de um trabalho cientfico, ento fique atento para essas dicas! Para comear a escrever: deixe a introduo por ltimo... mais fcil comear pela metodologia e pelos resultados. Saiba o que vai escrever e para qu. Escreva de forma clara e concisa lembre-se do leitor! Evite argumentao demasiadamente abstrata. Opte pela simplicidade, evitando estilos prolixo, retrico ou confuso. Use vocabulrio adequado, evite repetio de detalhes suprfluos. Mantenha a unidade e o equilbrio das partes. Reveja o que escreveu (muito importante!!!).

Leitura recomendada (disponvel na sala da disciplina, no mdulo da atividade): Publicao compromisso tico.pdf Redao de documentos acadmicos.pdf Redao de trabalhos cientficos.pdf Autoria de um trabalho cientfico.pdf

Referncias Bibliogrficas
Day, R.A. 1998 How to Write & Publish a Scientific Paper. 5th Edition. Oryx Press. Maria Helena L. Souza & Decio O. Elias. Preparo do Trabalho Cientfico. http://perfline.com/tutorial/apres/parte3.html. Acessado em: 13/02/2008. Mattar, F.N.; Fowler, F.R.; Tavares, M.C.; Pieren, R.W. 1996. Redao de documentos acadmicos. Cadernos de Pesquisas em Administrao. So Paulo, vol.1, n3, 2 sem. Petroianu, A. 2002. Autoria de um Trabalho Cientfico. Revista Assoc. Med. Bras. 48(1): 60-65.

33

10.7 - ARTIGO: A REDAO CIENTFICA J Vasc Bras 2006, Vol. 5, N4 A redao cientfica (Scientific writing) Winston Bonetti Yoshida*
* Editor-chefe, J Vasc Bras.

Como

apontado no editorial adjunto desta edio, a pesquisa cientfica envolve vrias etapas consecutivas, tais como: idia brilhante, levantamento da literatura, formulao da hiptese, delineamento, execuo e redao. A redao fundamental para a divulgao do trabalho executado. Como apontado em outros editoriais desta revista, a publicao em revista especializada o meio mais efetivo de divulgao, pois atinge um pblico muito maior do que qualquer sala de congresso, valoriza o servio e o trabalho do autor e ajuda no crescimento de nossa especialidade. A redao nada mais do que um relatrio sobre o projeto executado. Ele precisa ser simples, claro, preciso e conciso. Ao aplicar seu estilo pessoal ao texto, os autores precisam tomar cuidado para no contamin-lo com excesso de verborragia, rebuscamento, erudio e gongorismo. Deve-se evitar inverses de frases, trocadilhos e metforas. preciso lembrar que o texto cientfico no potico nem literrio, e sim um relatrio simples, claro, preciso e conciso, para ser compartilhado entre os colegas.

A introduo a forma como o pensamento foi encaminhado para pergunta, ou seja, o que vai ser feito, a importncia do tema ou problema (freqncia/gravidade) e sua evoluo at a pergunta da pesquisa. preciso dizer por que a pesquisa foi feita, com informaes sobre o que se conhece e sobre as lacunas existentes. Em artigos originais, e mesmo em algumas revises, aconselhvel no iniciar a introduo com interminveis aspectos da histria da medicina, recurso muito usado em nosso meio. A introduo no serve para mostrar erudio, nem para dar aula sobre o assunto. As informaes devem ser agrupadas sucintamente por tpicos, em vez de um critrio exclusivamente cronolgico. Finalmente, fecha-se a introduo apontando o que se pretende mostrar. Na seo de materiais e mtodos, preciso incluir todas as informaes necessrias para permitir que qualquer leitor possa repetir o trabalho. Deve-se descrever o tamanho da amostra (e como foi calculado), suas caractersticas, critrios de incluso e excluso, randomizao (processo de sorteio dos grupos), seqncia experimental, parmetros, equipamentos, e anlise estatstica. Devem-se definir com preciso os grupos e a amostra, incluindo critrios diagnsticos, estgios da doena e procedncia. No caso de grupos controle, so definidos igualmente critrios para sua incluso e suas caractersticas, bem como a forma de pareamento com os demais grupos. Os resultados devem expor os achados de forma fria, simples e sem repeties ou comentrios, usando-se tabelas, grficos, fotos e desenhos. Deve-se colocar neles os dados de tendncia central, tais como mdia e desvio padro ou erro padro ou mediana, moda e separatrizes, com os respectivos valores dos testes estatsticos.

Antes de comear a escrever, preciso selecionar a revista (analisar fator de impacto, indexao e pblico-alvo) e ler com ateno as suas normas. Paralelamente a isso, preciso ler a literatura disponvel de preferncia os textos completos. Nessa fase, faz-se o planejamento da redao, que inclui a estrutura do fluxo de idias, que precisa ter comeo, meio e fim. mais fcil comear pelos materiais e mtodos e resultados, para depois encarar a introduo e a discusso, que tm redao mais trabalhosa. O ttulo em geral vem por ltimo, mas requer muita habilidade. Da mesma forma que o texto, deve ser sinttico e objetivo, levando-se em considerao que este ser o primeiro filtro do leitor. aconselhvel incluir no ttulo palavraschave, pois ele ser usado para indexao.

34

Na discusso, faz-se a ligao entre os resultados e a literatura. De modo geral, podese fazer a discusso do mtodo (discutindo amostra, grupos, procedimentos, delineamento, modelo, tcnicas empregadas, etc.), seguida pela discusso dos resultados (preciso, limitao, coerncia, significncia clnica). A discusso deve explicar os achados, incluir pontos fortes e fracos do trabalho e projetar novas investigaes. Tambm nesta seo devese evitar repetir os resultados e a introduo, assim como explicar o inexplicvel e comentar assuntos no relacionados. As concluses so a parte final, onde deve constar se os resultados autorizam as mesmas, vinculando-as estritamente aos objetivos. O resumo por onde todos comeam a ler um artigo e por isso deve incluir os aspectos importantes da cada item. Quando estruturado, deve incluir contexto, hiptese, objetivos, delineamento geral, resultados com anlise estatstica, aspectos fundamentais da discusso, concluses principais e novas perspectivas, em geral em cerca de 200 palavras. Algumas revistas dispensam o contexto. Nos agradecimentos, divulga-se a agncia financiadora, assim como entidades ou pessoas que tenham ajudado significativamente na elaborao do artigo. Deve-se evitar agradecimentos pelo apoio, estmulo, incentivo recebidos, ou pela cesso de equipamentos. As referncias devem ser colocadas de acordo com as normas da revista, sem inflacionar, procurando-se, sempre que isso for pertinente, citar autores nacionais e latinoamericanos. Existem programas de computador que auxiliam nesse processo (End-Note, Procite, Reference Manager, RefWorks) e facilitam sobremaneira o trabalho da citao bibliogrfica. Uma vez terminado o trabalho de redao, deve-se dar um acabamento ao texto, suprimindo palavras desnecessrias, conferindo ligaes entre sentenas e simples e direta (evitar voz passiva), padronizando o tempo verbal (preferencialmente no passado simples)

e a pessoa (preferencialmente terceira pessoa do singular). Esse processo dever ser feito por todos os co-autores e, eventualmente, por amigos que no participaram da elaborao. O autor do trabalho , em geral, aquele que tem maior participao e escreve o texto final. Os co-autores so aqueles que efetivamente participaram do projeto e da execuo. Assim, uma vez percorrido esse trajeto, o manuscrito dever ser encaminhado, preferencialmente, para a nossa revista. A reviso ser feita pelo corpo editorial, e as crticas apresentadas sempre sero um aprendizado importante para futuras publicaes. preciso vencer um hbito cultural arraigado em nossa Sociedade, de s apresentar os trabalhos na forma de temas-livres, em congressos. A nossa Sociedade, uma das maiores do mundo em nmero de scios, precisa mostrar sua produo para a comunidade internacional atravs da publicao em nossa revista, para ser grande tambm em qualidade de artigos. No existem frmulas mgicas para se fazer uma boa redao, mas a bibliografia recomendada pode incentivar e ajudar neste mister. Bibliografia recomendada
1. Yoshida WB. A nossa produo cientfica invisvel. J Vasc Bras. 2005;4:113. 2. Yoshida WB. Temas livres versus publicao. J Vasc Bras. 2005;4:319-20. 3. Campana AO. Redao de trabalho cientfico. J Pneumol. 2000;26:30-5. 4. Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho cientfico. Acta Cir Bras. 2005;20 Supl. 2:17-8. 5. Volpato GL, de Freitas EG. Desafios na publicao cientfica. Pesqui Odontol Bras. 2003;17(Supl 1):49-56. 6. Bolamos CEF. Redaccin y presentacin de informes. Rev Cienc Adm Financ Segur Soc. 2003;11:75-85. 7. Fried PW, Wechsler AS. How to get your paper published. J Thorac Cardiovasc Surg. 2001;121:S3-7.

35

Вам также может понравиться