Вы находитесь на странице: 1из 7

Notas 1) defesa direta e a indireta. A direta aquela em que se enfrenta o prprio pedido.

. J na indireta h uma manifestao em contrariedade, mas margem do pedido. Na indireta no h uma anlise do mrito. As preliminares tambm so defesa indireta. Prescrio e decadncia tambm so defesas indiretas. 2) Perempo: O exemplo aquele em que o autor no comparece por 2 vezes e h a perda do direito de ajuizar ao pelo prazo de 6 meses. 3) No dependem de prova os fatos: I - notrios; II - afirmados por uma parte e confessados pela parte contrria; III - admitidos, no processo, como incontroversos; IV - em cujo favor milita presuno legal de existncia ou de veracidade. 4) Fases da prova: postulao, admissibilidade e produo da prova 5) Quando se fala em nus processual, se a parte no produz a prova, sofre as conseqncias de no ter atendido ao nus que lhe era imposto. 6) Art. 333 do CPC estabelece o critrio bsico de nus da prova. O autor tem que provar os fatos constitutivos de seu direito. O ru tem que provar fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor.

7)Smula 212, TST- discute-se sobre a relao de emprego e chega-se a concluso que h relao de emprego. Suponha que o empregado alegue que foi despedido sem justa causa. A presuno que o contrato tem permanncia. Sendo extraordinria a causa dessa extino, a prova cabe ao empregador. Esse o entendimento consagrado nessa smula.

8) . possvel que algum que assente sua alegao em negativa, tenha o nus da prova, se essa negativa for relativa.

9) a prova pode ser produzida desde que seja lcita, moral e legtima, o que tambm se aplica ao processo do trabalho. 10 ) Vimos que obrigatrio o comparecimento das partes na audincia inaugural. Vimos tambm que a diferenciao prtica entre o procedimento sumarssimo e o ordinrio que no procedimento sumarssimo vai se realizar uma nica audincia, se possvel. As partes tm que comparecer audincia para que seja possvel o depoimento pessoal e para que a relao jurdica se estabelea. 11) A inverso do nus da prova somente se aplica em favor do empregado.

12) Sentena: relatrio, fundamentao e dispositivo. No sumarissio no h relatrio 13) embargos de declrao: omisso, contradio,obscuridade e tambm equvoco quantos aos pressupostos extrnsecos do recurso

14) recursos princpios: a)unirrecorribilidade e b)fungibilidade c) concentrao os atos em audincia d) oralidade e) Informalidade

Pressuposto subjetivos do recurso:

a) Legitimidade b) Capacidade c) Interesse recursal Pressupstos objetivos para o recurso: a) Regularidade processual (Cabimento e adequao: deciso recorrvel e recurso adequado) b) Tempestividade c) Preparo

Custas pprocessuais so 2% : Se houver recurso, caso o vencido interponha recurso, ele tem que pagar as custas no prazo do recurso.

Sindicato tem direito ao honorrio quando presta assistncia judiciria

No processo do trabalho tambm o recurso adesivo no precisa ter pertinncia com as matrias do recurso principal, mas se este no conhecido, o adesivo tambm no ser. 3 informaes importantes sobre o recurso de revista: a) b) c) d) Necessrio preparo Prequestionamento Vedao do reexame de fatos e provas um recurso de natureza extraordinria

Fundamentos Jurdicos: Erro, ignorncia ou m-f do julgador. 1 e 2 graus.

Reexame da matria por julgadores mais experientes ou de reconhecido merecimento. Relatividade do argumento. Questo da independncia dos pronunciamentos. Uniformizao da jurisprudncia. Recurso de Revista: TRTs Turmas do TST; Recurso de Embargos: Turmas do TST SBDI-I.

Fundamentos Psicolgicos: pouca relevncia jurdica. tendncia humana em no se conformar com apenas uma deciso. possibilidade da reforma da deciso de um julgamento injusto (ilegal?)

Fungibilidade: a) duvida objetiva de qula recurso cabvel b) inexistncia de erro grosserio ou m-f c) observncia do prazo Peculiaridades do Processo Trabalhista: primazia da realidade e objetivos sociais. 1)Irrecorribilidade das decises interlocutrias: no cabe agravo de instrumento para qualquer deciso interlocutria. a) Art. 893, 1, da CLT: as decises interlocutrias somente so apreciadas no recurso da deciso definitiva. b) Vlido tambm para as decises de exceo de suspeio ou de incompetncia, salvo em se tratar de deciso terminativa do feito, por se considerar que tal deciso definitiva (art. 799, 2, da CLT). c) Smula n214 do TST: hipteses de cabimento de recurso ordinrio contra deciso interlocutria 1. De TRT contrria a Smula ou a OJ do TST; 2. Suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo tribunal; 3. Que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para TRT distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado (art. 799, 2)

2) Inexigibilidade de fundamentao: interposio mediante simples petio, sendo desnecessria a fundamentao (art. 899 da CLT). a) Simples petio como mero pedido de reexame. Revogado pelo art. 5, LV, da CF, em nome do contraditrio. b) No vigora para os recursos tcnicos: revista e embargos. c) Interpretao sistemtica: arts. 791 e 839 da CLT; aplicvel somente nos casos em que utiliza do ius postulandi; no se observa o emprego do princpio na prtica. d) bice da Smula n422 do TST: evidente afastamento do princpio.

3) Instncia nica: dissdios de alada, de at dois salrios mnimos, no cabe recurso, salvo se tratar de matria constitucional (extraordinrio para o STF; Smula 640)

a) Art. 2, 4, da Lei n5.584/70: execuo, alada da Vara. b) O valor de alada fixado de acordo com o valor dado causa no ingresso da ao, caso no seja impugnado e fixado diversamente pelo juiz, e no com base no valor atribudo para custas na sentena. c) A impugnao pode ser feita nas alegaes finais, por quaisquer das partes. Mantido o valor, pode-se pedir reviso da deciso, em 48 horas, ao presidente do TRT (art. 2, 1, da Lei n5.584/70, sem efeito suspensivo, deve ser instrudo com a petio inicial e com a ata da audincia, e dever ser julgado em 48 horas a partir de seu recebimento pelo presidente do TRT. No h contra-razes, resguardada a possibilidade de manifestao da parte contrria, sob pena de violao do art. 5, LV, da CF. A deciso, em caso, interlocutria. d) Entende-se, todavia, que com o advento da CF/88, no existem mais os dissdios de alada ou de instncia nica, pois todos so iguais perante a lei, sem distino. Haveria tambm violncia ao princpio do duplo grau de jurisdio e isonomia processual. e) Em caso, ficaria tambm violado o art. 7, IV, da CF, posto que vedada a vinculao ao salrio mnimo para qualquer fim. A Smula n356 do TST, todavia, fixou entendimento no sentido da constitucionalidade da referida indexao. f) No sendo fixado o valor da causa, cabe recurso da sentena.

g) Smula n365 do TST: incabvel em ao rescisria e mandado de segurana.

4) Efeito devolutivo: art. 899 da CLT. a) Exceo: recurso ordinrio em dissdio coletivo, em que o presidente do TST pode dar efeito suspensivo ao apelo (art. 14 da Lei n10.192/01). b) Smula n414, I, do TST: casos excepcionais; efeito suspensivo pode ser pleiteado mediante ao cautelar. c) Em razo do efeito devolutivo, a parte pode requerer a extrao de carta de sentena, para liquidao provisria do julgado, que vai at a penhora.

5) Uniformidade de prazos para recurso: art. 6 da Lei n5.584/70: 8 dias. a) Recurso ordinrio, de revista, embargos, agravo de petio e de instrumento. b) Recurso extraordinrio: 15 dias (art. 508 do CPC); Embargos de Declarao: 5 dias (art. 897-A da CLT).

6) Juzo de admissibilidade: poder de exame dos pressupostos objetivos e subjetivos do recurso pelo juzo a quo. a) O juzo realizado tanto a quo quanto ad quem. A posio do grau inferior no vincula a do grau superior (Smula n285 do TST).

b) possvel a reconsiderao da admissibilidade do recurso. O juiz no fica vinculado a seu prprio despacho. c) Art. 519 do CPC: possvel relevar a desero, desde que provado legtimo impedimento; novo prazo; ser apreciado pelo juzo ad quem. d) O juzo de admissibilidade irrecorrvel para a outra parte. e) A admisso do apela no cria direito subjetivo parte, quanto aos pressupostos.

7) Regras Gerais: aplicao subsidiria do CPC (art. 769 da CLT). a) Art. 501 do CPC: desistncia do recurso, desnecessria qualquer anuncia. b) possvel a renncia ao direito de recorrer. c) A aceitao tcita ou expressa da deciso impede o recurso (art. 503 do CPC). d) O recurso interposto por litisconsorte a todos aproveita, salvo se distintos os interesses (art. 509 do CPC). e) Art. 507 do CPC: fora maior, falecimento de parte ou de seu advogado devoluo do prazo. Restitui-se o prazo pelo perodo que faltar em proveito da parte, do herdeiro ou do sucessor, correndo novamente aps a intimao. f) A falta de assinatura do advogado na petio de razes de recurso impede seu conhecimento. A falta apenas na petio de juntada no. OJ-SBDI-I n120: a petio assinada supre a falta de assinatura das razes.

g) Estagirio no pode assinar isoladamente a pea recursal. Ato privativo de advogado. h) Advogado pode recorrer sem procurao, em caso de urgncia, com posterior juntada de procurao para ratificao, em primeiro grau. Sua ausncia implicar no no conhecimento do recurso. Todavia, se o advogado tiver praticado todos os atos do processo, e compareceu a audincia, presume-se a existncia de procurao tcita. Smula n383, II, do TST: o art. 13 do CPC, que possibilita a regularizao da representao, s se aplica no primeiro grau, e no em grau de recurso. i) j) Art. 514 do CPC: o recorrente deve indicar as razes para a reforma do julgado, ou o ponto controvertido da apelao, no sendo vlido o mero reporte inicial ou contestao. Impossvel o protesto por razes suplementares, frente a consumao do ato processual, ainda que o prazo ainda no tenha transcorrido por inteiro. Exceo: apresentao conjunta de embargos de declarao e outro recurso, aps a deciso dos embargos de declarao, desde que no trate de matria preclusa. Todavia, caso no tenha sido apresentado nenhum recurso, pode a parte apelar por inteiro. A parte contrrio, diante da oposio de embargos de declarao da outra parte, pode complementar seu recurso, ou, caso no apresentado, recorrer do decidido nos embargos de declarao.

k) A apresentao de recurso gera precluso consumativa, sendo impossvel a interposio de um segundo recurso, mesmo dentro do prazo legal. l) admitida a interposio de recurso mediante fc-smile. Os originais devem ser entregues dentro do prazo de 5 dias (Lei n9.800/99).

1. Custas: pagas pelo vencido; s h um vencido (art. 789, 1, da CLT c/c 832, 2, da CLT); no h proporcionalidade a empresa, ainda que apenas parcialmente condenada, paga as custas; devem ser pagas inclusive em recurso ordinrio de mandado de segurana (OJ-SBDI-II n148); as custas devem ser pagas e o recolhimento deve ser comprovado dentro do prazo recursal; o no pagamento ou comprovao do recolhimento implica em desero; a interposio prvia do recurso no altera o prazo para o recolhimento das custas; devem ser fixadas na deciso, no podendo ser pagas caso contrrio; 2. Depsito: garantia do juzo via depsito recursal, feito na conta vinculada do FGTS do empregado. Inexistente, a empresa deve abrir conta em nome do empregado para esse fim, ou fazer depsito em conta disposio do juzo que renda juros e correo monetria. Vlido inclusive para empregador domstico. I. Ele no inconstitucional, no viola o direito de ao. Trata-se de uma garantia do devido processo legal. No taxa judiciria nem fiana judicial. O depsito devolvido, caso a empresa ganhe a ao. Limites: art. 40 da Lei n8.177/91. Na hiptese de a condenao ficar abaixo do referido valor, o depsito fica limitado ao valor da condenao. Garantido o juzo, nenhum outro valor exigido a ttulo de depsito. Visa assegurar o cumprimento futuro de eventual condenao. Sua natureza jurdica de garantia recursal, garantia de execuo, garantia de juzo para futura execuo. Visa igualmente evitar os recursos protelatrios e facilitar a execuo da deciso. Elevado o valor do dbito, e no atingido o limite, exige-se a complementao. O depsito realizado mediante GFIP, avulsa, em trs vias. Cdigo: 418. A movimentao de conta de FGTS aberta para esse fim s se d mediante alvar judicial, nas agncias da CEF, ou, ausente, de banco integrante da rede arrecadadora e pagadora do FGTS. No pode ser feito em conta aberta em nome do juzo. Validade da guia: nomes do recorrente e recorrido, nmero do processo, designao do juzo e valor depositado, desde que autenticada pelo banco. No h depsito se no h condenao em pecnia. As pessoas jurdicas de direito pblico so dispensadas do depsito, assim como o MPT, a herana jacente e as Massas Falidas. O mesmo no vale para a recuperao judicial ou extrajudicial. Prazo: 8 dias, dentro do mesmo prazo recursal. Sua no realizao implica em desero. nus da parte recorrente efetuar o depsito legal, integralmente, em relao a cada novo recurso interposto, sob pena de desero, at o limite da condenao. Valores mximos: R$4.808,65 (RO); R$9.617,29 (RR, ERR, RE e AR). Inexigvel em AP e AI e MS; recurso ordinrio em AR depende de depsito. O empregado nunca tem obrigao de realizar o depsito. Havendo mais de um autor, o depsito deve ser feito em relao a cada um deles, at o limite da condenao. Havendo mais de uma empresa, tem-se que: se a condenao for independente, dois so os depsitos; grupo econmico faz apenas um depsito; em condenao solidria, o depsito de uma aproveita as demais, desde que no requisitada a excluso da lide. A diferena mnima no depsito implica em desero. Deve ser feito em dinheiro.

II. III. IV. V. VI. VII.

VIII. IX.

X. XI.

XII.

XIII.

Recurso Ordinrio.

Semelhante Apelao civil; previsto no art. 895 da CLT, sendo cabvel: das decises definitivas do juiz do trabalho e do juiz de Direito no prazo de oito dias; das decises definitivas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, no prazo de oito dias, tanto para os dissdios individuais, quanto coletivos. Cabem tanto das decises definitivas quanto das terminativas que extinguem o processo sem o julgamento do mrito (qualquer uma das hipteses existentes). Decises definitivas das quais cabe Recurso Ordinrio: Quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor, ainda que parcialmente; Quando o juiz acolher a decadncia ou a prescrio.

Вам также может понравиться