Вы находитесь на странице: 1из 32

250

MUDANAS CLIMTICAS

Rita Yuri Ynoue, Michelle S. Reboita, Trcio Ambrizzi e Gyrlene A. M. da Silva

13

1 Introduo 13.1 Causas naturais das mudanas climticas

13.1.1 Movimento das placas tectnicas 13.1.2 Variaes na radiao solar (baseado em HARTMANN, 1994) 13.1.3 Parmetros orbitais de Milankovitch 13.1.4 Erupes vulcnicas 13.1.5 Os oceanos 13.2.1 Mudanas observadas no clima (IPCC, 2007) 13.2.2 Projees de cenrios climticos

13.2 Causas antropognicas das mudanas climticas 13.3 O mundo e as mudanas climticas (baseado em Oliveira et al., 2009)

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

TPICO

251

1 Introduo
Os registros geolgicos ou paleoclimticos (testemunhos de gelo, anis de rvore etc.) indicam que mudanas drsticas no clima ocorreram no passado e, a maior parte delas, na ausncia de seres humanos (Figura 13.1). Por isso, podem ser chamadas de mudanas climticas naturais. As mudanas climticas naturais so provocadas por modificaes nas forantes climticas. Uma forante uma mudana imposta ao balano de energia da Terra que, tipicamente, causa uma mudana na temperatura global. As forantes impostas ao sistema climtico so divididas em duas categorias: externas e internas. De acordo com Hartmann (1994), a atmosfera, o oceano e a superfcie terrestre so considerados fatores internos ao sistema climtico, j o interior do planeta e tudo o que est fora da atmosfera terrestre (extraterrestre) so fatores externos. Portanto, variaes na deriva continental, na constante solar, na rbita da Terra ao redor do Sol e erupes vulcnicas so consideradas forantes externas e, portanto, no so influenciadas pelo clima da Terra. importante ter em mente que as mudanas climticas se referem tanto ao resfriamento quanto ao aquecimento da atmosfera terrestre. Mudanas climticas tambm podem implicar mudanas globais, como alteraes do meio ambiente e at mesmo da capacidade da Terra para sustentar a vida. Em 1988 foi criado o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) com a funo de avaliar pesquisas realizadas em todo o planeta, que sejam relevantes para entender os riscos das mudanas climticas, bem como projetar impactos e, ainda, apontar opes de estratgia e mitigao desses impactos (OLIVEIRA et al., 2009). Associados s mudanas climticas esto os eventos extremos de tempo e de clima. O quarto relatrio do IPCC (2007) define um evento extremo como um evento de tempo atmosfrico to raro quanto ou mais raro do que o percentil 10 ou 90 da funo de densidade de probabilidade. E ainda, quando um evento extremo de tempo persiste por um longo tempo cronolgico (como uma estao, por exemplo), pode ser classificado como um extremo climtico. Os eventos extremos podem causar grandes transtornos para a sociedade, dependendo da vulnerabilidade da regio afetada e de quanto tempo ela leva para se recuperar aps o evento extremo. Este tpico tem trs objetivos: descrever as forantes externas do clima, a influncia do homem no clima e, finalmente, algumas questes relacionadas aos acordos internacionais para controle do aquecimento global.

MUDANAS CLIMTICAS 13

252

Figura 13.1: Escala do tempo geolgico e reconstruo esquemtica da temperatura mdia global e do nvel do mar nos ltimos 500 anos.

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

253

13.1 Causas naturais das mudanas climticas


13.1.1 Movimento das placas tectnicas
Como abordado na disciplina de Geofsica, a Terra apresenta movimentos continentais que so dirigidos pela conveco no manto terrestre. A distribuio atual dos oceanos e continentes muito diferente daquela do perodo cambriano (Figura 13.2), o que implicou em diferenas no aquecimento da superfcie influenciando a circulao atmosfrica eresultando em mudanas nos regimes climticos sobre determinadas regies do globo. Durante o perodo holocnico, quando se tem a maior parte das informaes sobre o clima, as posies continentais praticamente permaneceram fixas.

MUDANAS CLIMTICAS 13

254

Figura 13.2: Tabela do tempo geolgico.

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

255

13.1 Variaes na radiao solar (baseado em HARTMANN, 1994) .2


O total de energia que sai do Sol um determinante central do clima da Terra. Uma forma de esta forante mudar o clima seria atravs da variao da radiao emitida pelo Sol. As teorias da evoluo estelar sugerem que a radiao solar aumentou cerca de 30% desde a formao do sistema solar. Este aumento est associado com a converso de hidrognio em hlio, o que leva a um aumento concomitante da densidade solar, temperatura do ncleo solar, taxa de fuso e produo de energia. Se a radiao solar decrescesse subitamente em 30%, a Terra rapidamente se tornaria mais fria. interessante ressaltar que evidncias geolgicas de rochas sedimentares de 3,8 bilhes de anos (quando a radiao solar era 30% inferior presente) sugerem que a gua lquida j era existia nesse perodo. Outra evidncia sugere que a Terra foi mais quente no incio de sua histria, no havendo glaciaes, ou longos perodos com grande parte da Terra coberta por gelo e neve devido a temperaturas muito baixas, at 2,7 milhes de anos atrs. Esta combinao de um mnimo de radiao solar e o clima da Terra, mais quente no incio do planeta, chamado de faint young sun problem (KASTING ; GRINSPOON, 1991). A resoluo mais provvel deste paradoxo que o efeito estufa foi muito mais forte na histria inicial da Terra, talvez associado com nveis elevados de dixido de carbono ou com alguns outros gases traos controlados biogeoquimicamente. Anlises de solos antigos sugerem que h 440 milhes de anos a concentrao de CO2 na atmosfera tenha sido aproximadamente 16 vezes maior do que os valores atuais (YAPP; POTHS, 1992). Um aumento na constante solar e o desenvolvimento das plantas terrestres podem ter acelerado a taxa de remoo de CO2 pelo desgaste ou degradao das rochas e causado o declnio aparente do CO2 atmosfrico durante o Paleozoico Mdio (400-320 milhes de anos atrs; BERNER, 1993). Este declnio de CO2 pode ter estabelecido o estgio para a glaciao no final do Paleozoico. importante mencionar que pouco se conhece sobre a variao da radiao solar nas escalas de tempo climticas. A maior parte da energia recebida do Sol origina-se na fotosfera (a camada visvel do Sol), que tem uma temperatura de emisso de cerca de 6.000 K. A caracterstica dominante vista na fotosfera so manchas escuras chamadas manchas solares, que tendem a se formar em grupos e ocorrem devido expulso de matria da fotosfera na direo das linhas do campo magntico do Sol. As regies em que os laos magnticos saem e retornam fotosfera possuem polaridades magnticas opostas e nelas surgem as manchas solares, com temperatura mdia de 4.300 K (isto , as regies com manchas solares so 1.700 K mais frias do que as regies sem manchas). Na realidade as manchas no so negras. Elas possuem uma colorao avermelhada, parecendo

MUDANAS CLIMTICAS 13

256

escuras apenas por causa do contraste com as regies vizinhas As manchas com extenso de poucas centenas de quilmetros duram de 1 a 2 dias, porm, as maiores, com cerca de milhares de quilmetros, podem durar vrios meses. Na mdia, as manchas solares perduram por uma ou duas semanas. Disponvel em: http://www.zenite.nu/02/3-solar.php. comum pensar que na ocorrncia de manchas solares haver aumento de energia recebida na Terra. Entretanto, a relao entre o nmero de manchas solares e a energia recebida no topo da atmosfera considerada pequena (Figura 13.3).

Figura 13.3: Radiao solar recebida no topo da atmosfera comparada com a ocorrncia de manchas solares entre 1979 e 2001.

As manchas solares possuem um ciclo de ocorrncia de cerca de 11 anos (variando entre 8 e 15 anos) e que pode ocorrer embebido em ciclos maiores, como os de 90 e 180 anos. Embora tenha sido mencionado que a radiao solar que chega ao topo da atmosfera na ocorrncia de manchas solares tenha uma variao muito pequena em comparao ao valor que ocorre na ausncia delas , h perodos em que a ausncia de manchas coincide com perodos frios na Terra. Em 1893, E. Walter Maunder descobriu que as atividades das manchas solares foram consideravelmente reduzidas no perodo de 1645 a 1715, o qual recebeu a denominao de Mnimo de Maunder. Registros passados de atividades de manchas solares revelam correspondncias intrigantes como, por exemplo, sua com a pequena era do gelo (Figura 13.4), que foi um perodo longo de resfriamento da Terra e ocorreu entre os sculos XV e XIX. O continente europeu foi o mais afetado, pois foi onde houve dficit nas colheitas, favorecendo o alastramento da fome pelo continente.

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

257

Figura 13.4: Ciclo das manchas solares com destaque para o perodo de inatividade das manchas, chamado Mnimo de Maunder.

De acordo com Hartman (1994), a pequena variao da radiao solar no topo da atmosfera terrestre na ocorrncia de manchas solares tem efeito negligencivel sobre o clima. Por outro lado, possvel que a radiao solar seja um importante fator nas escalas de 80 anos (ciclo de Gleissberg) ou maiores. Na figura 13.5, se o nmero mdio mensal de manchas solares for comparado individualmente com as anomalias mdias anuais de temperatura do ar no planeta, pouca ou nenhuma correlao encontrada, mas se a figura for observada de uma maneira geral, nota-se que o nmero de manchas solares aumenta na primeira metade do sculo XX concomitantemente com a temperatura. Esse aumento na atividade solar pode estar conectado ao ciclo de Gleissberg. J o aumento da temperatura no final da segunda metade do sculo XX parece no estar ligado com o nmero de manchas solares.

Figura 13.5: Mdia anual do nmero de manchas solares e anomalia mdia anual da temperatura do ar global na superfcie.

MUDANAS CLIMTICAS 13

258

13.1.3 Parmetros orbitais de Milankovitch


Desde o incio do sculo XIX existiam propostas de que as mudanas climticas na Terra estavam ligadas s variaes de sua rbita. Entretanto, o crdito pelo desenvolvimento das hipteses que relacionam os movimentos da Terra e as mudanas climticas dado ao astrnomo Milutin Milankovitch (1879-1954). Existem diversas formas nas quais a configurao orbital pode afetar a radiao solar recebida e, consequentemente, o clima na Terra. Por isso, Milankovitch formulou um modelo matemtico baseado nos seguintes elementos: 1. Variaes na forma da rbita da Terra em torno do Sol (excentricidade). 2. Mudanas na inclinao do eixo da Terra em relao ao plano orbital do planeta (obliquidade). 3. Oscilao do eixo da Terra como um pio (precesso). Os trs movimentos juntos so chamados de ciclos de Milankovitch. Uma descrio de cada parmetro dada na sequncia. a) Excentricidade orbital No incio do sculo XVII, Johannes Kepler descobriu sua primeira lei: que as rbitas dos planetas so elipses, com o Sol localizado em um dos focos. O grau em que uma rbita desvia do formato de um crculo medido pela excentricidade da elipse. O ponto onde o planeta est mais prximo do Sol chamado de perilio e, onde est mais afastado, de aflio. A excentricidade (E) pode ser obtida atravs da expresso (HARTMANN, 1994):

E=

da d p da + d p

onde: da= distncia Terra-Sol no aflio (Terra mais afastada do Sol, atualmente em torno do dia 4 de julho) dp= distncia Terra-Sol no perilio (Terra mais prxima ao Sol, atualmente em torno do dia 4 de janeiro) A excentricidade da rbita de um planeta indica o quanto sua rbita se desvia de um crculo. Quanto maior a excentricidade, maior o valor de E, e para um crculo perfeito E = 0. Recordando do tpico 3, existe uma diferena de cerca de 3% na distncia Terra-Sol entre o aflio, que ocorre acerca do dia 4 de julho e no perilio, que ocorre acerca do dia 4 de

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

259

janeiro. Se a Terra est mais afastada do Sol em julho, seria esperado um vero mais brando no hemisfrio norte. Porm, isso no ocorre porque a Terra recebe somente 6% menos de energia em julho comparada a janeiro, no sendo suficiente para modificar o clima. importante lembrar que o Hemisfrio Norte formado em sua maior parte por continente do que oceano e, como o calor especfico do continente menor permite um aquecimento mais rpido da superfcie que ajuda a contrabalancear o efeito da menor energia recebida. Para o Hemisfrio Sul, Filho e Saraiva (2002) mencionam que as estaes do ano no se tornam mais rigorosas do que as do Hemisfrio Norte por causa da maior proporo de oceanos neste hemisfrio, o que as torna mais amenas (a gua tem maior calor especfico e, alm disso, usa a energia para aquecer camadas mais profundas). Com relao excentricidade da Terra (Figura 13.6), a forma da rbita da Terra varia de aproximadamente circular (E = 0) a mais elptica (E = 0,06). Essas variaes ocorrem com frequncia de cerca de 100.000 anos. As variaes na excentricidade da rbita tm pequeno impacto sobre a quantia total de radiao recebida no topo da atmosfera terrestre (as variaes da radiao so da ordem de 0,1% conforme disponvel em: http://www.ncdc.noaa.gov/paleo/ ctl/clisci100ka.html#tilt, o que no contribui para impactos significativos sobre o clima.

Figura 13.6: Excentricidade da rbita da Terra. A linha amarela indica uma rbita circular e a vermelha, elptica.

MUDANAS CLIMTICAS 13

260

b) Obliquidade Um parmetro de grande importncia para a variao sazonal do clima a obliquidade, que o ngulo entre o eixo de rotao da Terra e o plano da rbita da Terra ao redor do Sol (HARTMANN, 1994). O eixo de rotao da Terra tem inclinao que varia de aproximadamente 22 a 24,5 (Figura 13.7), num perodo de aproximadamente 41.000 anos. O valor corrente 23,5 (isso equivale a 2327). As variaes sazonais no clima da Terra dependem da obliquidade: se a obliquidade grande, os contrastes sazonais tambm aumentam, de forma que os invernos so mais frios e os veres mais quentes em ambos os hemisfrios. Se a obliquidade pequena, os veres so mais amenos e os invernos, menos severos. Veres mais amenos implicam que a neve ocorrida no inverno em latitudes mais altas no derreta to facilmente, podendo se acumular de ano a ano, formando geleiras (SCHLUMBERGER EXCELLENCE IN EDUCATIONAL DEVELOPMENT, INC., 2011). As mudanas na obliquidade tm relativamente pouco efeito na radiao recebida nas baixas latitudes, mas o efeito aumenta em direo aos polos. Se a obliquidade fosse zero a quantidade de energia solar que atinge uma determinada localidade na Terra seria constante ao longo do ano (HARTMANN, 1994).

Figura 13.7: Obliquidade do eixo de rotao da Terra.

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

261

c) Precesso De acordo com Filho e Saraiva (2007) o efeito da precesso (Figura 13.8) pode ser comparado ao movimento de um pio: assim como o pio gira em torno de si (rotao) e seu eixo bamboleia descrevendo um movimento em torno de uma elipse, a Terra tambm.

Figura 13.8: Comparao do movimento de um pio como da Terra mostrando o efeito de precesso.

A precesso no corresponde a uma alterao na inclinao do eixo da Terra, mas sim uma alterao na orientao desse eixo em torno da rbita da Terra. Isso, por sua vez, altera a posio na elipse em que ocorrem os solstcios e equincios. Atualmente o solstcio de vero no Hemisfrio Sul ocorre quando a Terra est no ponto da elipse mais prximo do sol, mas h 11.000 anos atrs a o vero austral ocorria quando a Terra estava no aflio (ponto mais afastado do sol). A precesso possui um perodo aproximado de 23.000 anos, ou seja, a orientao da inclinao do eixo do nosso planeta muda ao longo do tempo, e seu efeito maior no equador e diminui em direo aos polos. Ou seja, regies em torno do equador recebem mais radiao solar do que os polos. De acordo com Filho e Saraiva (2007), o movimento de precesso da Terra conhecido como precesso dos equincios, porque, devido a ele, os equincios (ponto vernal e ponto outonal) se deslocam ao longo da eclptica no sentido de ir ao encontro do Sol. H mais ou menos 11.000 anos o hemisfrio norte estava inclinado em direo ao Sol em dezembro, e no em junho. O inverno e o vero eram invertidos. E tero se invertido novamente daqui a 11.000 anos. Esses trs fatores -inclinao, formato orbital e precesso -se juntam para criar mudanas no clima. Como essas dinmicas operam em escalas de tempo diferentes,

MUDANAS CLIMTICAS 13

262

suas interaes so complicadas. s vezes, seus efeitos reforam uns aos outros e, s vezes, eles tendem a anular uns aos outros. Por exemplo, daqui a 11.000 anos, quando a precesso tiver feito com que o vero no hemisfrio norte comece em dezembro, o efeito de um aumento da radiao solar no perilio em janeiro e a diminuio no aflio em julho iro exagerar as diferenas de estao no hemisfrio norte, e no abrand-las, como o caso hoje. Mas tambm no assim to simples, porque as datas do perilio e do aflio tambm esto mudando. SCHLUMBERGER EXCELLENCE IN EDUCATIONAL DEVELOPMENT, INC., 2011). Disponvel em http://www.planetseed.com/pt-br/node/15879.

13.1.4 Erupes vulcnicas


As erupes vulcnicas tm um importante papel no clima, pois ao alterarem a concentrao de gases na atmosfera e injetarem partculas nela podem diminuir a temperatura mdia do planeta, devido sua interao com a radiao solar. No entanto, no simples inferir a intensidade do impacto das erupes vulcnicas no clima, sendo ainda alvo de pesquisas atualmente. O material expelido pelos vulces pode chegar estratosfera e ser transportado pelos ventos atingindo centenas de quilmetros de distncia. A radiao solar que atinge esse material acaba sendo refletida e menos energia alcana a superfcie terrestre. Isso, consequentemente, causa o resfriamento de grandes reas da Terra. Entretanto, os vulces tambm liberam grande quantidade de gua e dixido de carbono. Como estes gases absorvem e emitem radiao infravermelha (so Gases de Efeito Estufa), a superfcie adjacente a esses vulces tende a se aquecer. Assim, em curtos intervalos, as maiores erupes vulcnicas causam um rpido aquecimento da atmosfera mais do que resfriamento.
Figura 13.9: Distribuio da pluma de SO2 e poeira (cores em vermelho e verde) associada erupo do Monte Pinatubo em 12 de junho de 1991.

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

263

H evidncias de que as grandes erupes vulcnicas tenham efeito sobre as anomalias climticas de curto tempo. Por exemplo, a figura 13.10 mostra que o perodo de aquecimento global foi grandemente reduzido com a erupo do Monte Pinatubo em 1991, nas Filipinas. Nos 15 meses seguintes a este evento foi observada uma diminuio da temperatura mdia global em cerca de 0,6C. O grfico ainda mostra que a partir da dcada de 70 as temperaturas tm se mantido anomalamente quentes em relao mdia global.

Figura 13.10: Anomalia da temperatura mdia global do ar. Na parte superior da figura so indicadas as datas de grandes erupes vulcnicas.

13.1.5 Os oceanos
Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfcie da Terra e desta forma desempenham um papel muito importante no balano de energia do planeta. Como a capacidade trmica da gua maior do que a do ar, os oceanos se aquecem e se resfriam muito mais lentamente do que a atmosfera. Assim, os oceanos armazenam grandes quantidades de energia e agem como um amortecedor contra grandes mudanas sazonais de temperatura. As camadas superficiais do oceano respondem a influncias das forantes climticas numa escala temporal de meses a anos, que muito mais lenta do que a resposta da atmosfera a essas forantes. Os oceanos so muito importantes para o balano qumico do sistema atmosfrico, pois absorvem o CO2 da atmosfera de diversas formas: uma parte como resultado da fotossntese dos fitoplnctons, outra, atravs de processos nutricionais que permitem que organismos marinhos

MUDANAS CLIMTICAS 13

264

criem conchas ou esqueletos de carbonato de clcio, e outra, ainda, por difuso direta na interface oceano/atmosfera. A mistura das guas ocenicas provoca a redistribuio do CO2 absorvido. A figura 13.11 (superior) mostra que ao longo dos ltimos anos o nvel dos oceanos tem aumentado sistematicamente. No painel inferior vemos que a nvel global o aumento vem sendo da ordem de 1.8 mm a 2 mm por ano e a amplitude varia de regio para regio.

13.2 Causas antropognicas das mudanas climticas


At agora foram apresentadas as causas naturais que podem conduzir s mudanas climticas. A partir desse ponto ser discutido como o homem contribui para as mudanas no clima. De acordo com o IPCC (2007), as atividades humanas contribuem para as mudanas climticas atravs de alteraes na composio da atmosfera, isto , atravs da liberao de Gases de Efeito Estufa (GEE), injeo de aerossis e fatores que propiciem nebulosidade. A maior contribuio para as mudanas climticas vem dos GEE. Como j abordado no tpico 10, os GEE absorvem a radiao infravermelha emitida pela superfcie terrestre e reemitem-na para a superfcie. Esses gases podem ser comparados a um cobertor ou a uma estufa, pois no deixam a energia escapar. Quanto maior a quantia de GEE na atmosfera, mais energia tende a ser absorvida e reemitida por eles para a superfcie, o que implica um aumento das temperaturas do planeta. Vale a pena mencionar que o efeito estufa um efeito Figura 13.11: Painel superior: mdia global do aumento do nvel do mar ao natural e benfico. Porm, a introduo longo dos ltimos anos. Painel inferior: Distribuio regional estimada do
aumento do nvel do mar (janeiro de 1950 a dezembro 2000).Fonte: J. A. Churchet al. BAMS, Vol. 85, N7 Julho 2004 ,

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

265

de GEE na atmosfera pelas emisses antrpicas contribui para o aumento de sua concentrao e, portanto, favorece o aumento da temperatura mdia global. As diversas as formas como o homem introduz GEE na atmosfera so descritas na figura 13.12. De acordo com Oliveira et al. (2009) podem ser atravs da: queima de combustveis fsseis no transporte, indstria, construo civil e uso residencial a utilizao do carvo mineral, leo combustvel e gs natural para a gerao de eletricidade em usinas termeltricas responde pela maioria das emisses do setor energtico, seguido do setor de transporte (individual, coletivo e de cargas), sendo delas oriundas do transporte rodovirio; atividades ligadas utilizao da terra e s suas mudanas, entre elas, o desmatamento, a agropecuria e as queimadas; a produo de metano advinda do setor de energia, da agropecuria e de resduos slidos urbanos; a produo de xido nitroso, advindo do manejo agrcola; a utilizao de F-gases hidrofluorcarbonos, perfluorcarbonos e hexafluoreto de enxofre nos processos industriais. Ressalte-se que os F-gases, tais como o gs de refrigerao, no existem originalmente na natureza, sendo gerados unicamente por atividades humanas; processos industriais, como a produo de cimento e de produtos qumicos, envolvem reaes que liberam CO2, alm de emitir outros GEE.

Figura 13.12: Sistemtica da introduo dos GEE na atmosfera. Adaptado de IPCC(2007)

MUDANAS CLIMTICAS 13

266

A figura 13.13 mostra a evoluo temporal das concentraes dos GEE (dixido de carbono, metano e xido nitroso) nos ltimos 2.005 anos. evidente o grande aumento da concentrao desses gases a partir de 1750 e o IPCC (2007) associa este aumento s atividades humanas da era industrial.

Figura 13.13: Evoluo temporal da concentrao dos gases de efeito nos ltimos 2.005 anos. As unidades das concentraes so partes por milho (ppm) ou partes por bilho (ppb), indicando o nmero de molculas de GEE por milho ou bilho de molculas de ar, respectivamente, numa amostra da atmosfera. Adaptado de IPCC(2007)

As atividades humanas emitem diferentes GEE, mas quatro gases so principais para o efeito estufa (IPCC, 2007): dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O) e halocarbonetos (um grupo de gases contendo flor, cloro e bromo). Esses gases acumulam na atmosfera fazendo com que as concentraes aumentem com o tempo. Uma explanao de como alguns gases e aerossis so lanados na atmosfera, com base no quarto relatrio do IPCC (2007), dada a seguir e complementa a da figura 13.13. O dixido de carbono tem aumentado devido ao uso de combustvel fssil no transporte, aquecimento, produo de cimento etc. O desflorestamento libera CO2 e reduz a absoro pelas plantas. O dixido de carbono tambm liberado em processos naturais, como o decaimento de matria vegetal. O metano tem aumentado como resultado das atividades humanas relacionadas agricultura, distribuio de gs natural e aterros sanitrios. O metano tambm liberado no processo natural ligado a manguezais.

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

267

O xido nitroso emitido pelas atividades de aplicao de fertilizantes em plantaes e queima de combustveis fsseis. Alguns processos naturais nos solos e oceanos tambm liberam N2O. A concentrao de halocarbonetos tem aumentado principalmente devido s atividades humanas. J os processos naturais so apenas uma pequena fonte. Os principais halocarbonetos incluem clorofluorcarbonos (exemplos, CFC-11 e CFC-12). Esses gases foram muito usados na refrigerao at se descobrir que eles causam a remoo de oznio estratosfrico, isto , contribuem para o buraco na camada de oznio. O oznio (troposfrico) um gs de efeito estufa que continuamente produzido e destrudo na atmosfera por reaes qumicas. Na troposfera, as atividades humanas tm aumentado a concentrao de oznio atravs da liberao de gases, como monxido de carbono, hidrocarbonos e xido de nitrognio, que reagem quimicamente e formam o oznio. Como j mencionado, os halocarbonetos liberados pela atividade humana destroem o oznio estratosfrico e contribuem para o buraco na camada de oznio. O vapor dgua o mais abundante e importante gs de efeito estufa na atmosfera. Entretanto, as atividades humanas possuem somente uma pequena influncia direta na quantia de vapor d gua. Indiretamente, os seres humanos podem afetar substancialmente a quantia de vapor dgua e mudar o clima. Por exemplo, uma atmosfera mais quente contm mais vapor d gua. As atividades humanas tambm influenciam o vapor dgua atravs de emisses de CH4, pois este gs sofre uma destruio qumica na estratosfera e produz uma pequena quantia de vapor d gua. Os aerossis so pequenas partculas presentes na atmosfera com tamanho, concentrao e composio qumica que variam amplamente. Alguns aerossis so emitidos diretamente na atmosfera, enquanto outros so formados a partir de compostos j existentes. Os combustveis fsseis e a queima de biomassa tm aumentado a quantidade de aerossis que contm compostos de enxofre, compostos orgnicos e fuligem (black carbon). As atividades humanas, tais como minerao e processos industriais tm aumentado a quantidade de poeira na atmosfera. Com relao aos aerossis naturais, tm-se: poeira de minerais, sal marinho, emisses biognicas dos continentes e oceanos e sulfato e poeira produzidos pelas erupes vulcnicas. As mudanas no uso do solo (trocar a vegetao natural por algum cultivo ou por rea urbanizada etc.) so um fator que pode produzir grandes impactos no clima. Tais mudanas influenciam o albedo, a evaporao e at mesmo os ventos.

MUDANAS CLIMTICAS 13

268

O desmatamento aumenta a quantia de dixido de carbono e outros GEE na atmosfera. A vegetao e o solo das florestas tropicais armazenam 460-575 bilhes de toneladas de carbono no mundo (URQUHART et al. 2001). Quando uma floresta cortada e queimada, o carbono que estava armazenado nos troncos das rvores (cerca de 50% da madeira constituda de carbono) se une ao oxignio e liberado na atmosfera na forma de CO2. O desflorestamento tambm afeta o clima local por reduzir o resfriamento, o qual associado com a evaporao. De acordo com a Urquhart et al. (2001), algumas pesquisas sugerem que cerca da metade da precipitao que atinge as florestas tropicais resultado da sua prpria umidade. Os processos de evaporao e evapotranspirao das rvores e vegetao fornecem grande quantia de vapor dgua para a atmosfera local, promovendo a formao de nuvens e precipitao. Quando h menos evaporao significa que mais energia solar hbil a aquecer a superfcie terrestre e, consequentemente, o ar adjacente, o que produz um aumento nas temperaturas. A figura 13.14 mostra a origem das fontes de emisses de GEE e contribuio associada. possvel observar que 66% das emisses so devidas industrializao e queima de combustveis fsseis, sendo o CO2 o maior contribuinte. A agropecuria responde por 20%, sendo o metano o maior responsvel. Os restantes 14% so originados de processos de mudanas no uso da terra, em que o CO2 tem tambm a maior contribuio. Mas qual a contribuio do Brasil nestas emisses? A figura 13.15 mostra que do ponto de vista global a queima de combustvel fssil equivale a 78% das emisses totais e o Brasil responsvel por 25%. Mas quando se consideram as emisses devido mudana do uso da terra e agropecuria, do ponto de vista global e considerando o CO2, a porcentagem de emisso total de 22%, enquanto que o Brasil responsvel por 75%.

Figura 13.14: Origem das fontes de emisses de GEE e contribuio associada. Cortesia de Carlos Cerri (ESALQ 2009).

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

269

Figura 13.15: Comparao entre as contribuies das fontes de emisses global e do Brasil. Cortesia de Carlos Cerri (ESALQ 2009).

13.2.1 Mudanas observadas no clima (IPCC, 2007)


Em fevereiro de 2007, o IPCC divulgou os resultados do Quarto Relatrio de Avaliao das Mudanas Climticas do planeta, chamado de IPCC-AR4, onde mencionado que o aquecimento do sistema climtico inequvoco, como est agora evidente nas observaes dos aumentos das temperaturas mdias globais do ar e do oceano, do derretimento generalizado da neve e do gelo e da elevao do nvel mdio do mar global. De acordo com o IPCC (2007), 11 dos ltimos 12 anos (1995 a 2006) esto entre os 12 anos mais quentes do registro instrumental da temperatura da superfcie global (desde 1850). A tendncia linear atualizada de 100 anos (1906 a 2005) de 0,74 [0,56 a 0,92]C , portanto, mais elevada do que a tendncia correspondente para o perodo de 1901 a 2000, apresentada no Terceiro Relatrio de Avaliao (TRA), de 0,6 [0,4 a 0,8]C. A tendncia linear de aquecimento ao longo dos ltimos 50 anos (0,13 [0,10 a 0,16]C por dcada) quase o dobro da dos ltimos 100 anos. O aumento total de temperatura de 1850-1899 a 2001-2005 de 0,76 [0,57 a 0,95]C. Os efeitos das ilhas de calor urbano so reais, mas locais, exercendo uma influncia insignificante (menos de 0,006C por dcada sobre a Terra e zero sobre os oceanos) nesses valores. As anomalias anuais da temperatura do ar global prximas superfcie no perodo de 1850 a 2005 e relativas mdia do perodo de 1961 a 1990. A partir de 1980 as anomalias tornaram-se positivas e crescentes. A figura 13.16 mostra que, medida que as anomalias positivas da temperatura do ar aumentam, o nvel do mar tambm aumenta, bem como h uma reduo da cobertura de neve (essa ltima informao para dados coletados no hemisfrio norte). O IPCC (2007) tambm relata que os oceanos esto aquecendo e que, no perodo de 1961 a 2003, a temperatura mdia global dos oceanos aumentou 0,10oC da superfcie at a profundidade de 700 m. J o aumento do nvel mdio do mar constatado entre 1961 a 2003 foi de 1,8 0.5 mm/ano. As mudanas no nvel do

MUDANAS CLIMTICAS 13

270

mar so espacialmente no uniformes: em algumas regies as taxas so vrias vezes maiores do que a da elevao mdia global, j em outras o nvel mdio do mar est diminuindo. A figura 13.17 mostra uma comparao entre as simulaes dos modelos de clima (curva em cinza) e os dados observados de anomalia global da temperatura em superfcie (curva em vermelho) entre 1860 e 2000. Quando os modelos so forados por forantes naturais apenas, as simulaes no representam de maneira adequada as tendncias das anomalias observadas. Quando foradas por forantes antropognicas as simulaes conseguem reproduzir o aumento da temperatura ao longo dos ltimos 30 a 40 anos. Porm, quando os modelos so forados a partir de forantes naturais e antropognicas, as simulaes conseguem acompanhar a evoluo das anomalias da temperatura em superfcie no clima passado e no presente. Assim, possvel extrair desta figura que muito provvel que o aumento observado da temperatura em superfcie mdia global nas ltimas dcadas esteja associado com o aumento das concentraes do GEE associadas s forantes antropognicas.

Figura 13.16: Mudanas observadas na (a) temperatura da superfcie mdia global, (b) mdia global do nvel do mar e (c) cobertura de neve no hemisfrio norte de abril a maio. Todas as diferenas so correspondentes s mdias do perodo de 1961 a 1990. Adaptado de IPCC(2007)

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

271

Figura 13.17: Comparao entre as simulaes dos modelos de clima (curva em cinza) e os dados observados de anomalia global da temperatura em superfcie (curva em vermelho) para o perodo de 1860 a 2000. Adaptado de IPCC(2007)

13.2.2 Projees de cenrios climticos


A figura 13.17 sugere como os modelos podem ser confiveis, ao reproduzir a variabilidade da temperatura quando diferentes tipos de forantes (externas e internas) so utilizados. Vrios modelos climticos tm sido usados para prover projees do clima futuro com base nos cenrios de emisses do IPCC (, NAKICENOVIC et al., 2000, Special Report on Emissions Scenarios SRES,). As projees so elaboradas para intervalos de dcadas e os cenrios so baseados em emisses que esto associadas com um determinado quadro socioeconmico. Em outras palavras, os cenrios SRES so ferramentas para analisar como as foras motrizes (desenvolvimento econmico e tecnolgico, demografia etc.) podem influenciar no resultado de emisses futuras e como isso pode influenciar o clima.

MUDANAS CLIMTICAS 13

272

O conjunto de cenrios consiste em seis grupos obtidos de quatro famlias: A1, A2, B1 e B2. Abaixo, segue uma descrio dos cenrios, que foi extrada na ntegra do documento Mudana do clima 2007: a base das cincias fsicas, sumrio para os formuladores de polticas (2007). A1. O contexto e a famlia de cenrios A1 descrevem um mundo futuro de crescimento econmico muito rpido, com a populao global atingindo um pico em meados do sculo e declinando em seguida e a rpida introduo de tecnologias novas e mais eficientes. As principais questes subjacentes so a convergncia entre as regies, a capacitao e o aumento das interaes culturais e sociais, com uma reduo substancial das diferenas regionais na renda per capita. A famlia de cenrios A1 se desdobra em trs grupos que descrevem direes alternativas da mudana tecnolgica no sistema energtico. Os trs grupos A1 distinguem-se por sua nfase tecnolgica: intensiva no uso de combustveis fsseis (A1F1), fontes energticas no fsseis (A1T) ou um equilbrio entre todas as fontes (A1B) (em que o equilbrio definido como no se depender muito de uma determinada fonte de energia, supondo-se que taxas similares de aperfeioamento apliquem-se a todas as tecnologias de oferta de energia e uso final). A2. O contexto e a famlia de cenrios A2 descrevem um mundo muito heterogneo. O tema subjacente a autossuficincia e a preservao das identidades locais. Os padres de fertilidade entre as regies convergem muito lentamente, o que acarreta um aumento crescente da populao. O desenvolvimento econmico orientado primeiramente para a regio e o crescimento econmico per capita e a mudana tecnolgica so mais fragmentados e mais lentos do que nos outros contextos. B1. O contexto e a famlia de cenrios B1 descrevem um mundo convergente com a mesma populao global, que atinge o pico em meados do sculo e declina em seguida, como no enredo A1, mas com uma mudana rpida nas estruturas econmicas em direo a uma economia de servios e informao, com redues da intensidade material e a introduo de tecnologias limpas e eficientes em relao ao uso dos recursos. A nfase est nas solues globais para a sustentabilidade econmica, social e ambiental, inclusive a melhoria da equidade, mas sem iniciativas adicionais relacionadas com o clima. B2. O contexto e famlia de cenrios B2 descrevem um mundo em que a nfase est nas solues locais para a sustentabilidade econmica, social e ambiental. um mundo em que a populao global aumenta continuamente, a uma taxa inferior do A2, com nveis intermedirios de desenvolvimento econmico e mudana tecnolgica menos rpida e mais diversa do

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

273

que nos contextos B1 e A1. O cenrio tambm est orientado para a proteo ambiental e a equidade social, mas seu foco so os nveis local e regional. As simulaes climticas utilizando os cenrios A2, A1B e B1 projetam aumento da temperatura do ar nos perodos entre 2020-2029 e 2090-2099 (Figura 13.18), sendo que o aumento ser mais acentuado entre 2020-2029. Em ambos os perodos, os maiores aumentos de temperatura so projetados sobre o continente e, principalmente, nas latitudes altas do hemisfrio norte. O cenrio mais pessimista o A2, pois projeta temperaturas mais elevadas.

Figura 13.18: Mudanas projetadas para a temperatura do ar (oC) prxima superfcie para o incio e final do sculo XXI, comparadas ao perodo de 1980 a 1999. O painel superior mostra a projeo considerando o cenrio A2, o painel central, a projeo do cenrio A1B e o painel inferior, aprojeo do cenrio B1. Fonte: IPCC (2007). Adaptado de IPCC(2007)

Para a precipitao, projeta-se, no perodo de 2090 a 2099, aumento dessa varivel nas latitudes altas e redues na maior parte das regies terrestres subtropicais, em at cerca de 20% no cenrio A1B (Figura 13.19). Para o caso do Brasil, considerando o cenrio A1B, a projeo

MUDANAS CLIMTICAS 13

274

de que para dezembro-janeiro-fevereiro de 2090 a 2099 haja um aumento de 10% a 20% no volume de chuvas sobre o sul do Pas. Para este mesmo cenrio e dcadas, uma reduo de 10% a 20% no volume de chuvas pode ocorrer em junho-julho-agosto sobre a Regio Nordeste e Centro-Leste do Brasil.

Figura 13.19: Projees das mudanas relativas na precipitao (em porcentagem) para o perodo de 2090 a 2099 comparadas ao perodo de 1980 a 1999. Os valores so mdias de vrios modelos, com base no cenrio A1B do SRES para os meses de dezembro a fevereiro (esquerda) e junho a agosto (direita). As reas brancas indicam regies onde menos de 66% dos modelos concordam com o sinal da mudana e as reas pontilhadas so onde mais de 90% dos modelos concordam com o sinal da mudana. Fonte: IPCC (2007). Adaptado de IPCC(2007)

A figura 13.20 mostra a projeo de temperatura e precipitao do modelo regional Precis para o perodo de 2071-2100. No painel esquerdo podemos notar que para o Brasil, so projetadas tendncias positivas de noites quentes, ou seja, madrugadas mais quentes e reduo das noites frias. No painel direito so projetados aumentos nos extremos de precipitao sobre a maior parte das Regies Centro-Oeste e Sudeste, por exemplo. Na maior parte do Brasil h a projeo de que chuvas com volume superior a 10 mm podero ocorrer durante perodos entre 4 a 20 dias.

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

275

Figura 13.20: Projeo de temperatura e precipitao do modelo regional Precis para o perodo de 2071-2100. Cortesia do JosMarengo CCST/INPE.

As mudanas na temperatura do ar so as mais bvias e fceis de medir, mas a umidade atmosfrica, precipitao e circulao atmosfrica tambm mudam, medida que o sistema climtico inteiro afetado (IPCC, 2007). Um aumento na temperatura do ar conduz a um aumento na capacidade de a atmosfera manter vapor dgua numa taxa de 7%. Esses efeitos juntos alteram o ciclo hidrolgico e, especialmente, as caractersticas da precipitao. O diagrama a seguir (Figura 13.21) resume a relao entre o aquecimento global e as variveis atmosfricas. Com o aquecimento global associado ao aumento da temperatura e evaporao, h aumento

MUDANAS CLIMTICAS 13

276

de a capacidade da atmosfera de reter umidade, intensificando o efeito estufa e alterando os regimes de chuvas sobre determinada regio. A alterao nos regimes de chuvas pode ocorrer tanto no sentido de intensificar quanto de reduzir os volumes precipitados.

Figura 13.21: Relao entre aquecimento global e as variveis atmosfricas.

Existem algumas incertezas nas projees climticas, que so inerentes aos diversos dados observados e s limitaes dos modelos de clima. Porm, mesmo que as incertezas continuem persistindo, sabe-se o suficiente para afirmar que o aumento na concentrao dos Gases de Efeito Estufa (e seu impacto no aquecimento global), associado s fontes antropognicas, um fato e deve ser levando em considerao. Bryant (1997) relata algumas das incertezas na questo do aquecimento global: a) Erros nos registros da temperatura na superfcie: os registros de temperatura esto sujeitos a erros instrumentais. b) Efeito de ilhas de calor: o aumento das temperaturas da superfcie nos ltimos anos pode ser simplesmente um artefato dos registros de temperatura efetuados dentro de ilhas de calor das principais reas urbanas.

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

277

c) O papel das nuvens: no sculo passado a variao da temperatura diurna (diferena entre a temperatura mxima e mnima diria) cresceu na mesma taxa em que a temperatura mdia aumentou. Anlises de 2.000 estaes distribudas no globo (fazendo registros de algumas dcadas) indicam que, na mdia, as noites esto 0,84oC mais quentes em comparao com os dias, que aqueceram em 0,28oC. Isto implica que a maior parte do aquecimento detectado pelas estaes em superfcie tem sido devido ao aumento das temperaturas noturnas. Se o aquecimento fosse devido ao aumento do efeito estufa, ento tanto as temperaturas do dia e da noite deveriam ter aumentado num valor similar. Relaes estatsticas indicam que a cobertura de nuvens, e provavelmente, a cobertura de nuvens baixas, responsvel por este padro. Isso devido ao fato de a cobertura de nuvens ter um controle sobre a emisso de radiao terrestre. A cobertura de nuvens tambm decresce a quantia de radiao de onda curta que entra na atmosfera durante o dia e, portanto, pode minimizar qualquer aumento da temperatura. d) O papel da poeira: a atividade humana (por exemplo, agricultura e indstria) tambm a principal contribuinte para colocar poeira na atmosfera. Entretanto, substanciais quantias de poeira tambm so lanadas na atmosfera atravs dos ventos que sopram nos desertos. Essas poeiras viajam na atmosfera e so depositadas nos oceanos a milhares de quilmetros dessas fontes. As poeiras atingem a alta troposfera onde absorvem calor, mas bloqueiam a radiao solar incidente. No topo da atmosfera, o efeito da poeira na radiao solar -0,25 W/m2, enquanto seu efeito sobre a radiao de onda longa +0,34 W/m2. A forante mdia global da poeira ao nvel da superfcie -0,96 W/m2. Devido poeira, a temperatura na superfcie ligeiramente mais fria do que a normal durante o dia, o que resulta em menos conveco. noite, a poeira em altitude emite radiao de onda longa na alta troposfera. Ao nvel da superfcie, entretanto, a poeira prende a radiao que escaparia da superfcie para o espao, fazendo com que o ar acima da superfcie permanea mais quente do que o normal, prevenindo assim a formao de orvalho. A figura 13.22 mostra a relao sistemtica entre emisses e concentraes dos GEE, mudana climtica, impacto nos sistemas naturais e os caminhos do desenvolvimento socio-econmico. O termo adaptao refere-se a medidas para reduzir, em curto prazo, o impacto das mudanas climticas na sociedade e est relacionada a esforos locais e nacionais. J o termo mitigao refere-se a medidas para diminuir as emisses antropognicas dos GEE em longo prazo e est relacionada a esforos internacionais como os acordos entre pases.

MUDANAS CLIMTICAS 13

278
Mudana Climtica Temperatura (T+) Nvel do Mar (L+) Alteraes das precipitaes Secas e Inundaes Impacto nos Sistemas Naturais e Antrpicos Alimento - Recursos hdricos Biodiversidade Assentamentos Humanos Sade Humana

Adaptao

Adaptao

Emisses e Concentraes Gases de Efeito Estufa + Aerossis

Mitigao

Caminhos do Desenvolvimento Scio-Econmico Crescimento Econmico Tecnologia (fontes alternativas de energia) Governana

Figura 13.22: Relao sistemtica entre emisses e concentraes dos GEE, mudana climtica, impacto nos sistemas naturais e os caminhos do desenvolvimento socioeconmico.

13.3 O mundo e as mudanas climticas (baseado em Oliveira et al., 2009)


Conforme descrevem Oliveira et al. (2009), em 1972 ocorreu, em Estocolmo, a primeira Conferncia das Naes Unidas para o Desenvolvimento Humano, onde foi dado o alerta de que os problemas ambientais so fruto de um modelo de desenvolvimento em que os recursos naturais so tidos como inesgotveis. Porm, o tema relacionado ao aquecimento global s comeou a ganhar maior destaque a partir da Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no perodo de 3 a 4 de junho de 1992, no Rio de Janeiro (chamada Rio-92). Nesse evento vrios documentos com compromissos importantes para a humanidade foram assinados, entre eles o da Conveno sobre Mudana do Clima. Essa conveno representa o consenso de mais de uma centena de pases sobre a necessidade de se fazer um esforo em escala global para reduzir a emisso de gases que intensificam o efeito estufa. Tal conveno tambm delegou ao IPCC a misso de avaliar os conhecimentos atuais sobre as mudanas do clima, os impactos ambientais, econmicos e sociais das mudanas do clima e as possveis estratgias para lidar com tais impactos. A Conferncia das Partes da Conveno-Quadro das Naes Unidas de Mudanas Climticas (COP/CQNUMC) um frum em que os signatrios da Conveno sobre Mudana do Clima fazem discusses e apresentam suas expectativas. Em 1995 aconteceu a primeira Conferncia

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

279

das Partes (COP 1), na Alemanha. A COP 2 foi realizada em 1996 em Genebra, na Sua. A partir dessa conferncia comearam ser plantadas as primeiras sementes do Protocolo de Quioto, o qual tomou seu formato conclusivo na COP 3 - realizada em 1997 em Quioto, no Japo - e foi gerado com o intuito de que os pases industrializados reduzissem suas emisses de Gases de Efeito Estufa em pelo menos 5% em relao aos nveis do ano de 1990 entre o perodo de 2008 e 2012. Mais informaes sobre o Protocolo de Quioto podem ser encontradas em http://mudancasclimaticas.cptec.inpe.br/~rmclima/pdfs/Protocolo_Quioto.pdf. Acesso em: Oliveira et al. (2009) tambm mencionam que foi na COP 3 que a delegao brasileira apresentou oficialmente a proposta do Brasil que previa a criao de um fundo mundial, denominado Fundo de Desenvolvimento Limpo, que seria alimentado por contribuies advindas de penalidades arbitradas aos pases industrializados que no cumprissem suas metas quantitativas de reduo de emisses acordadas. Esse fundo serviria para financiar projetos em pases em desenvolvimento para a implementao de aes orientadas ao desenvolvimento sustentvel. Tal proposta serviu de inspirao para o chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Ainda de acordo com Oliveira et al. (2009), no MDL as empresas ou governos dos pases industrializados compram crditos de projetos que reduzem as emisses dos GEE em pases em desenvolvimento e promovem, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sustentvel. Essas naes podem usar esses crditos para atingir sua prpria meta de reduo de emisses. A COP 4 foi realizada em 1998 em Buenos Aires. Nela, um total de 39 pases desenvolvidos assinaram o Protocolo de Quioto, inclusive os Estados Unidos. Porm, o Senado norte-americano no o ratificou, o que desobrigava o pas de cumprir a sua meta. S em 16 de fevereiro de 2005 o Protocolo de Quioto entrou em vigor e com as seguintes metas: Os pases do anexo I tero que reduzir, no perodo de 2008 a 2012, 5,2% de suas emisses de dixido de carbono (CO2), metano (CH4) e xido nitroso (N2O), em relao aos nveis do ano de 1990. (No anexo I esto os pases-membros da Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico (OCDE), alm dos pases do antigo bloco sovitico grupo de pases com compromisso de reduo de seus GEE; j no no anexo I esto todos os demais, principalmente os pases em desenvolvimento (grupo sem compromisso de reduo de seus GEE). Os pases do anexo I tero que reduzir seus nveis de hidroclorofluorcarbono (CFH), perfluorcarbono e hexafluoreto de enxofre (SF6) aos nveis do ano de 1995. permitido o comrcio de emisses entre pases do anexo I. Pases que reduzirem mais do que sua meta podem vender crditos para aqueles que no conseguirem alcanar sua meta.

MUDANAS CLIMTICAS 13

280

permitido aos pases do anexo I que no conseguirem cumprir suas metas de reduo de emisso utilizar o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, pagando pelo no cumprimento das metas com investimentos em projetos em pases do noAnexo I que reduzam emisses. Na realidade o Protocolo de Quioto estabeleceu uma meta de reduo de emisses para cada pas. Cada pas do anexo I declarou a meta de reduo que desejava e/ou poderia atingir. Em 1999 foi realizada a COP 5 em Bonn, na Alemanha. J em 2005 ocorreu a COP 11 em Montreal no Canad. Nesta comearam os debates sobre as regras a serem a seguidas depois do primeiro perodo de compromisso do Protocolo de Quioto (a partir de 2012).

AMBIENTE NA TERRA

Meteorologia

281

Bibliografia
AMBRIZZI, T.; DA ROCHA, R. P.; MARENGO, J. A.; PISNITCHENKO, I.; ALVES, L. M.; FERNANDEZ, J. P. R.Cenrios regionalizados de clima no Brasil e Amrica do Sul para o sculo XXI: projees de clima futuro usando trs modelos regionais. Relatrio n.o 3, Ministrio do Meio Ambiente MMA, Secretaria de Biodiversidade e Florestas SBF, Diretoria de Conservao da Biodiversidade DCBio, 2007 BERNER, R. A. Paleozoic atmospheric C02: importance of solar radiation and plant evolution. Science, 261, 1993, p. 68-70. FILHO, K. S. O.; SARAIVA, M. F. O. Astronomia e astrofsica, 2007 Disponvel em: < http:// astro.if.ufrgs.br/> Acesso em: 2 jun. 2011. HARTMANN, D. L.: Global physical climatology. San Diego: International Geophysics Series, Academic Press, , 1994 IMBRIE, J.; IMBRIE, K. P Ice ages: solving the mystery. Enslow Publishers, Short Hills, NJ, , 1979, 224 p. . ______Imbrie, J. Z. Modeling the climatic response to orbital variations. Science. 207, 1980, p. 943-953. IPCC. Mudana do clima 2007: A base das cincias fsicas sumrio para os formadores de polticas. 2007 Disponvel em: <http://www.cqgp.sp.gov.br/gt_licitacoes/publicacoes/ IPCC%20 mudan%C3%A7as%20climaticas.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2011. KASTYNG, J. F.; GRINSPOON, D. H.: The faint young sun problem. In The Sun in Time, Sonett, C. P.; GIAMPAPA, M. S.; MATTHEWS, M. S., eds., Tucson: University of Arizona Press, , 1991 p. 447-462. MARENGO J. A. ; JONES, R ; ALVES, L. M ;VALVERDE M. Future change of temperature and precipitation extremes in South America as derived from the PRECIS regional climate modeling system. International Journal of Climatology, v. 30, 2009 p. 1-15, NAKICENOVIC, N. et al.: Special report on emissions scenarios. Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge: Cambridge University Press,; 2000 OLIVEIRA, G. S.; SILVA, N. F.; HENRIQUES, R.,: Mudanas climticas. Coleo Explorando o Ensino, vol. 13, Braslia: MEC, SEB MCT AEB, , 2009, 348 p. OLIVEIRA, K. S.; Saraiva, M. de F., 2002: Astronomia e Astrofsica. ISBN 8588325233, Segunda edio,557p. RUDDIMAN, W. F.,. Earths climate: past and future. New York: W. H. Freeman, 2008, 388 p. SOLOMON, S. et al. (Ed.). Climate change 2007: the physical science basis. Contribution of working group I to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Cambridge, United Kingdom and New York, USA: Cambridge University Press, 2007, 996 p. URQUHART, G.; CHOMENTOWSKI, W.; SKOLE, D.; BARBER, C.,: Tropical deforestation. Earth Observatory NASA, 2001. Disponvel em: http://earthobservatory.nasa.gov/Features/ Deforestation/tropical_deforestation_2001.pdf. Acesso em: 20 mai. 2011. YAPP, C. J.; POTHS, H., Ancient atmospheric CO2 pressures inferred from natural geothites. Nature, 1992, p. 355,342-343. Astronomia no Znite. <http://www.zenite.nu/02/3-solar.php>. Climate Timeline Tool: Climate Science - Orbital Dynamics. <http://www.ncdc.noaa.gov/ paleo/ctl/clisci100ka.html#tilt>. Sol e Terra e Mudana de Temperatura. PlanetSEED. <http://www.planetseed.com/pt-br/ node/15879>.

MUDANAS CLIMTICAS 13

Вам также может понравиться