Вы находитесь на странице: 1из 7

TIGRE ALBINO - www.tigrealbino.com.

br

http://www.tigrealbino.com.br/imprimir.php?idtitulo=6803bafe2614ad...

Ceclia Meireles no ciberespao


Gilsa Elaine de Lima Ribeiro, mestranda do PPGL-UFPB

O editor Miguel Rettenmaier, de Tigres Digital, convidou Gilsa Elaine de Lima Ribeiro para falar sobre a internet como um novo espao de discusso de poesia infantil. Gilsa reconhece que existem numerosas pginas sobre o assunto, desde os mais gerais, at os que se dedicam a um gnero ou autor. Preocupada com esse fenmeno, ela traz aqui algumas reflexes que integram sua dissertao de Mestrado em Letras, na Universidade Federal da Paraba. Gilsa descobre uma Ceclia Meireles diferente, digital, vamos dizer assim, circulando, sendo lida, recebida, discutida e apresentada no ciberespao.

As formas de o sujeito ler e representar o mundo foram sofrendo alteraes ao longo dos sculos. Como afirma Chartier (2002), a evoluo da cultura impressa, desde os sculos II e IV at o sculo XV com o advento da imprensa, trouxe consequncias significativas nos modos de ler, em que os homens foram tentando ordenar, controlar, classificar as relaes entre a escrita e a leitura. A relao entre o leitor e o texto vai se tornando uma categoria cada vez mais pertinente para o estudo da leitura e suas prticas. Durante muito tempo, os participantes da literatura oral e da produo literria foram relegados ao segundo plano, fazendo com que autores e obras cassem no esquecimento, apesar de terem sido, como nos afirma Darnton (1995), amplamente lidos e considerados recordes de venda no perodo de sua publicao, mas que hoje desapareceram da histria da literatura. Outra categoria bastante importante para a histria da leitura a relao entre leitor e o suporte desta leitura. Tal relao vem sendo amplamente estudada por historiadores da leitura como Darnton (1995), Chartier (2002), Michel de Certeau (1994), entre outros, que j apontam para o fato de que as formas de ler esto, entre outros fatores, bastante ligadas ao suporte que sustenta a leitura. neste aspecto que iremos analisar como a leitura dos poemas de Ceclia Meireles se insere neste suporte o blog. Para isto, vamos definir o blog, apontar algumas poesias da autora que se inserem nesse espao, como so divulgadas, porque o so e como ocorre essa leitura. Observaremos ainda, nos quatro blogs analisados, quais poesias foram consideradas pelos autores dos mesmos as mais lidas e comentadas, assim como os possveis critrios usados por eles na escolha das postagens.

O blog: autor e leitor

O termo blog foi visto pela primeira vez, segundo Alvarez (2009), em 1994, num formato um pouco diferente do que conhecemos hoje. Inicialmente, os blogs eram utilizados como dirios, seguindo, no entanto, uma ordem cronolgica inversa, mas hoje

1 de 7

12/12/2011 23:12

TIGRE ALBINO - www.tigrealbino.com.br

http://www.tigrealbino.com.br/imprimir.php?idtitulo=6803bafe2614ad...

passaram a atender a diversas finalidades, tais como expressar opinies sobre poltica, economia, educao, esporte, cultura entre outros. Em alguns deles, muitos autores publicam poesias de poetas conhecidos pelo cnone literrio, como tambm se utilizam desse meio para postar suas prprias poesias, tornando seu contedo essencialmente literrio. O blog vem se tornando algo cada vez mais popular. Sua popularizao, entre outros fatores, d-se pela facilidade de cri-lo, pela necessidade de tornar pblico seus textos e opinies, como tambm pelo fato de que neste espao, as barreiras entre autor e leitor podem ser bastante reduzidas, o que significa uma democratizao da publicao. A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs [...], cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o nmero de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. [...] Atualmente existem cerca de 112 milhes de blogs e cerca de 120 mil so criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.[7] (wikipedia) No que se refere democratizao da publicao e a diminuio das barreiras entre autor e leitor, a internet no a pioneira. Segundo Barbosa (2007), em seu livro Jornal e literatura: a imprensa brasileira no sculo XIX, com o advento dos jornais a partir do sculo XIX, as relaes do leitor com o texto impresso j sofreram transformaes pertinentes que, por muito tempo, no foram levadas em considerao pelos historiadores da literatura, quando se estudavam as prticas culturais do Brasil de oitocentos. Isso comeou a mudar quando os historiadores da leitura comearam a levar em considerao dois novos ingredientes do que consideramos prprio ao universo da literatura: os leitores e o suporte por onde circulam os textos (BARBOSA, 2007, p.21).

O contato entre leitor e obra literria neste espao merece uma ateno especial, uma vez que, como afirma Santaela (2004), o leitor imersivo, quando na tela do computador se depara com um territrio virtual, no qual ele mergulha em dados e l os textos, imagens, sons onde quer e a seu critrio e escolha sem que haja os limites temporais, espaciais e histricos, confirmando o fato de que o cibernauta coloca em ao atitudes de leitura bastante diferentes do leitor do livro impresso. Assim, com a chegada desse suporte e, consequentemente, com a instaurao de uma nova relao com a leitura, o leitor se encontra liberto dos limites e coincidncias entre histria, espao e tempo, uma vez que ele pode estar em vrios lugares sem sair de um mesmo lugar. Esse poder transforma a ordem prevista pela cultura impressa, a que se refere Chartier (2002, p. 24), quando em seu captulo Lnguas e leituras no mundo digital aborda o fato de que com a comunicao eletrnica, ocorreu uma ruptura com a ordem das razes, em que as relaes de crdito no discurso so modificadas, visto que a no linearidade e dedutividade das argumentaes e demonstraes, passadas agora pelo crivo da comprovao pessoal do leitor que vai diretamente aos textos, no mais colocam em destaque o autor e a confiana nele antes depositada. Neste sentido, Os blogs constituem espaos de libertao, onde os escritores se expressam livremente, escolhem seus temas de publicao, sem regras pr-estabelecidas,divulgam seus textos e interagem com seus leitores. (DI LUCCIO, 2005, p. 49). No entanto, nos blogs, os internautas escolhem seus autores e lhes conferem crditos que perpassam pelo crivo individual e pela necessidade de referir-se ao fato de que seu blog um dos mais lidos, mais visitados, recebeu prmio ou concorre a ele etc., uma forma, ento, de conferir-lhe credibilidade. Com base nesses dados, os blogs passam a ser um suporte que no deve ser desconsiderado quando pretendemos observar as prticas de leituras a partir do final do sculo XX.

Canes que navegam

Mar, rio, navio, vento, cano. Parece que essas palavras, aparentemente to corriqueiras, mas que se tornaram smbolos recorrentes na poesia de Ceclia Meireles ainda se mantm vivas no imaginrio dos leitores que navegam pelo ciberespao. Seus poemas continuam sendo lidos e partilhados ou simplesmente admirados por esses ciberleitores. Seus textos, antes somente divulgados pela cultura impressa dos livros, agora navegam no imenso mar do ciberespao.

2 de 7

12/12/2011 23:12

TIGRE ALBINO - www.tigrealbino.com.br

http://www.tigrealbino.com.br/imprimir.php?idtitulo=6803bafe2614ad...

No ciberespao, metaforicamente falando, os poemas dessa poetisa parecem ter encontrado seu lugar: simplesmente navegam. Navegam muito mais do que quando eram impressas no papel da cultura do livro. Visitando os blogs pela internet, percebemos claramente como suas canes, em especial, so fontes de inspirao, so lidas e comentadas, so admiradas e associadas vida desses autores e de seus ciberleitores. Dois aspectos se tornam evidentes tanto nas escolhas de poemas a serem postados pelos autores dos blogs como nas selees dos leitores para se tornarem seguidores dos mesmos: a leitura que ocorre por acaso e aquela motivada por um interesse especfico, neste caso, Denise estava procura de crnicas do ms de maio e se depara com um blog. Isto pode ser percebido no comentrio postado no blog Literatura em Conta-gotas, de Karina e Telma:

Karina e Telma, tambm encontrei o blog de vocs por acaso: um timo acaso! Buscava crnicas do ms de maio, algo expressivo e Vocs j esto nos meus favoritos, para visita diria. Beijos e um abrao amigo, Denise. Esses aspectos podem ainda ser verificados no blog, intitulado O olhar uma isca, da autora Ana Paula. Em seu comentrio, em resposta ao meu a respeito de uma postagem da Cano do carreiro, de Ceclia Meireles, no qual escrevo estar interessada em conversar sobre poesia, ela afirma: aqui estou, lendo trechos bem interessantes, que traduzem o fato de apreciarmos boas leituras, bons escritores, textos especiais.

Fico feliz que tenha gostado. Meu blog tem um pouco de tudo, especialmente os poemas que escolho, procuro expressar minhas preferncias quanto aos autores escolhidos e o significado da poesia naquele momento especfico em minha caminhada. A poesia para mim um alimento dirio. Me ajuda a decifrar inmeros enigmas que permeiam meu cotidiano. [...] Quinta-feira, 16 julho, 2009

Veja que os critrios de escolha passam pelo crivo pessoal, pelas preferncias e significados para um determinado momento da vida. As prprias escolhas no levam em considerao a contextualizao da obra em si. O poema Cano do carreiro integra o livro Vaga msica, publicado em 1942. Esta obra inscreve-se no panorama do Modernismo brasileiro, mas assinala uma singularidade primordial: seus poemas so marcados pelo engrandecimento dos elementos mais simples da existncia que adquirem significao simblica. Tal significao que chama a ateno de Ana Paula, para ela no interessam as questes literrias, mas como essa ou aquela poesia responde aos seus anseios ntimos, ajuda a decifrar suas angstias etc. A poesia, de fato, possui uma funo bastante especfica: dialogar e representar o universo humano. No blog Literatura em Conta-gotas, j referido anteriormente, um dos comentrios refora o que abordamos acima: telminha21 disse, Novembro 24, 2008 @ 11:47 pm Que bom que gostou, Ana. Criamos este blog justamente porque tambm achamos que falta poesia nos dias de hoje. Nada como ler algo bonito e construtivo para alegrar o dia, no ? Beijos, Karina e Telma

3 de 7

12/12/2011 23:12

TIGRE ALBINO - www.tigrealbino.com.br

http://www.tigrealbino.com.br/imprimir.php?idtitulo=6803bafe2614ad...

Vejamos que no interessa s autoras do blog questes literrias, mas a necessidade de poesia para alegrar o dia. Interessante mostrar que a poesia vista como algo bonito e construtivo, capaz de alegrar, de trazer felicidade. No tocante ao fato de que o leitor da poesia de Ceclia, em especial, busca a sensao, algo a mais do que a simples poesia e seus ornamentos, vemos que o seu interesse recai, na verdade, no que esse poema provoca. Esse aspecto nos remete a uma passagem de Housman, citada por Hamburger (2007, p. 36) quando discute o leitor e o crtico de poesia, especialmente da poesia moderna, Os poemas muito raramente consistem em poesia e nada mais; e o prazer pode ser derivado tambm de seus outros ingredientes. Estou convencido de que a maioria dos leitores, quando acham que esto admirando poesia, [...] esto, de fato, admirando no a poesia da passagem diante de si, mas alguma coisa mais nela, de que eles gostam mais do que a poesia.

nesse sentido que observamos a presena dos poemas de Ceclia nos blogs. O poema fala algo a mais do que a poesia em si. A linguagem, os ornamentos, a simbologia presentes nos poemas, podem at chamar a ateno para o texto, contudo o que ele comunica, o que o poema representa para o leitor que esto em evidncia. O prazer esttico no a grande questo aqui, mas a identificao que se d entre obra e leitor.

Um segundo aspecto interessante da leitura que ela perpassa por um interesse. Dele, outras leituras vo sendo inseridas no universo de leitor. Ele est aberto multiplicidade do mundo da palavra e essa via de mo dupla que a internet permite d continuidade ao leitor do sculo XIX, que encontrava nos jornais um espao para se inscrever, tornar-se participante do mundo da escrita. Conforme nos afirma Cosson (2004) O sentido do texto s se completa quando esse trnsito se efetiva, quando se faz a passagem de sentidos entre um e outro. [...] preciso estar aberto multiplicidade do mundo e capacidade da palavra de diz-lo para que a atividade da leitura seja significativa. [...] O bom leitor, portanto, aquele que agencia com os textos os sentidos do mundo, compreendendo que a leitura um concerto de muitas vozes e nunca um monlogo. (p. 27).

O leitor no est mais em segundo plano, ele quem move esse mundo da palavra, quem o sustenta. Esse concerto de muitas vozes a que Cosson se refere na passagem acima outro aspecto a ser considerado nas prticas de leitura dos poemas nos blogs. As vozes se misturam por meio dos comentrios, das intromisses do leitor-escritor, h um trnsito em que cada um ocupa seu lugar, mas se faz presente no lugar do outro.

E mais, o blog d possibilidade para que o leitor se torne escritor, tanto por meio de seus comentrios, como quando torna esse espao um lugar de divulgao de seus prprios poemas. interessante notar que na abertura de suas postagens de poesias, Ana Paula sempre apresenta uma imagem (pintura e fotografia principalmente, com os devidos crditos), que para ela, talvez, represente bem a simbologia dos poemas. Essa forma de apresentao faz com que o leitor goste do que v, demonstrando que na hipermdia os elementos hipertextuais se tornam um elemento nico na apreciao da leitura. Som, imagem, texto, movimento, cores, tudo isso contagia o internauta em suas escolhas, interferindo, tambm, nas interpretaes e nas formas de ler o poema. Como Darnton (1995) afirma, os elementos como capa, letra, impresso, autor, formas de publicao interferem nas prticas de leitura. Estas tambm sofrem influncias diretas nos modos de ler, nos gostos e escolhas dos cibernautas. No poema Cano do carreiro, as imagens do vento e a impreciso de tempo e espao referidas no poema, so lidas tambm na imagem postada. Ana Paula no a escolheu aleatoriamente, a imagem representou para ela o que de significao foi dado ao poema. Na justificativa de seu blog, a autora se refere, tambm, caminhada, um caminho que percebido pelo olhar, o que justificaria a escolha dos poemas de Ceclia, em que o elemento sensorial se faz to presente, principalmente em Cano do Carreiro. Este poema um passeio cujo condutor o prprio vento, incerto e inconstante, em que o nico sentido a prpria caminhada

4 de 7

12/12/2011 23:12

TIGRE ALBINO - www.tigrealbino.com.br

http://www.tigrealbino.com.br/imprimir.php?idtitulo=6803bafe2614ad...

a essncia da vida. Os elementos vento, nuvem e tempo este ltimo sugerido pelos tons escuros e claros recorrncias simblicas da representao de um espao indefinido, em que o vento o seu condutor, so percebidos na imagem. Em relao ainda a este blog, em sua pgina inicial, sua autora faz uma ntida explicitao do que Chartier (2002) se refere, quando discute as rupturas que a comunicao eletrnica acabou por instituir, a ordem das razes so modificadas. Ana Paula conclui sua justificativa para a criao do seu blog, dizendo que suas escolhas, seus poemas, suas escrita E tudo mais que meus devaneios ousarem., no seguiro uma ordem, uma vez que A ordem que valer ser a da vontade, do sentimento (http://anapaulabousquet.blogspot.com/2009/07/cancao-do-carreiro-cecilia-meireles_09.html. acesso:17/07/09) Num outro blog, esse mesmo poema postado. Sua apresentao se d de outra forma. No aparecem imagens. O texto simplesmente transcrito e o espao para comentrios intitulado de mamilos. Este blog no necessariamente de poesias, e seu autor se autodenomina, em seu perfil, como um Promissor em letras. Ainda besta na introspeco (alguns fusveis queimados), mas ao menos gozo poesia na lngua. Desastrado e intenso no amor. (http://icaroreverso.blogspot.com/, acesso em 18/07/09).

Essa poesia de Ceclia, ao contrrio daquela postada no blog de Ana Paula, aparece deslocada, uma vez que no h selees de outros poemas que revelem uma tendncia potica dentro desse espao. Isso demonstra, entre outras questes que em outro momento apontaremos, que os blogs no seguem uma ordem nica. Cada blogueiro o organiza a seu dispor, sem uma preocupao especfica, mas a ordem , nestes blogs estudados, o prazer, os sentimentos, nunca um conhecimento tcnicoliterrio, por assim dizer. As canes de Ceclia so postadas, tambm, no blog Na ponta dos lpis, de Leonardo Schabbach. Ao postar o poema Cano, ele justifica sua escolha afirmando: Escolhi esse poema justamente por ser um dos que mais me marcou, especialmente o ltimo verso, e por ser um dos mais conhecidos da autora. Acho que um excelente poema para ser colocado como o primeiro - de muitos, imagino - da autora no blog. Espero que gostem e que fiquem to fascinados pelos versos acima quanto eu fiquei. (http://napontadoslapis.blogspot.com/. acesso em 18/07/09.)

Observe que, alm do aspecto j comentando, as razes das escolhas, a necessidade de compartilhar e divulgar os poemas so outra marca dos blogs analisados. Seus autores no desejam apenas postar suas preferncias, mas, e acredito que principalmente, dialogar e interagir com seus leitores. No entanto, uma questo surge neste blog que o diferencia dos demais j analisados: o fato da necessidade de comentar os poemas. Ele afirma, ainda na postagem a respeito do mesmo poema: Resolvi finalmente postar uma poesia de Ceclia Meireles, com comentrios claro. Na sequncia, ele posta os poemas Retrato e Mulher ao espelho, sempre comentando aspectos estruturais e temticos que ele considera importantes nos textos. Os comentrios estruturais e temticos sobre os poemas postados so uma marca deste blog, nos demais seus autores apenas postam as poesias, com ou sem imagens, sem uma preocupao em apresentar tais anlises de forma mais densa como ocorre neste. Comentrio: [...] A poesia acima se resume em uma palavra: linda. S o que posso dizer, simplesmente linda. A beleza das imagens poticas criadas por Ceclia, as metonmias, a sinceridade, so tocantes. como sempre costumo dizer: Ceclia traz para a poesia brasileira um grau de introspeco que s a poesia feminina conseguem [ sic] expor. Ela e Clarice Lispector so as mais conhecidas por trazerem mais esse elemento para a literatura nacional. [...]. (idem)

5 de 7

12/12/2011 23:12

TIGRE ALBINO - www.tigrealbino.com.br

http://www.tigrealbino.com.br/imprimir.php?idtitulo=6803bafe2614ad...

Isto nos faz refletir que os interesses so diferentes e que os leitores tambm so diferentes, principalmente. No blog Literatura em conta-gotas, j referido antes, as canes de Ceclia so postadas com uma pequena contextualizao da obra impressa. Na abertura da postagem do poema Cano Excntrica so apresentados dados da obra a que esse poema pertence, fazendo um breve comentrio temtico a seu respeito. Hoje presenteamos o leitor com uma belssima poesia da magistral Ceclia Meireles, do conjunto de poemas Vaga Msica, escrito em 1942. Extremamente racional frente aos temas mais filosficos da vida, a autora tambm se apresenta com uma fragilidade pungente. Maravilhoso! O mesmo ocorre ao se referir ao poema Cano do Amor-perfeito: O belo poema acima, que analisa o poder destruidor do Tempo, que tudo elimina, pertence ao livro Retrato Natural (de 1949). Karina Ainda sobre este blog, suas autoras deixam claro, e at agradecem aos seus leitores, que os posts mais visitados so os referentes aos poemas infantis de autores como Ceclia Meireles, Jos Paulo Paes e Vincius de Morais, conforme elas deixam por escrito, ao postarem poemas infantis de Ceclia, tais como Leilo de jardim, Colar de Coralina, O mosquito escreve, entre outros:

Dentre os posts mais acessados em nosso blog, esto os relativos literatura infantil. Tal fato muito nos alegra, pois, para ns, o interesse pela leitura deve comear logo na infncia. [...] Assim, procuraremos sempre dedicar um espao para a literatura infantil neste blog. Hoje, mais Ceclia Meireles para crianas. Divirtam-se: Essa constatao possvel pelo fato de que o blogueiro poder acrescentar em seu blog um recurso denominado estatsticas de visitas. Por meio dessa ferramenta, seu autor pode quantificar os acessos ao seu blog. Dessa maneira, apesar de no haver muitos comentrios, podemos verificar se houve visita. Isso nos faz concluir que muitas vezes se l mais do que se escreve nesses espaos, dado este que no nos deteremos neste trabalho. Concluso

Aps as anlises dos blogs onde circulam os textos poticos, em especial da autora Ceclia Meireles, pudemos constatar um dado bastante interessante: l-se poesia! As formas de ler e de tornar pblico esse gnero literrio mudaram, mas no acabaram, uma vez que seus leitores o mantm vivo, circulando, discutidos e comentados sem que haja intermedirios, censores para dirigir e controlar essa leitura. Para conhecermos as prticas de leitura e a circulao do texto potico, no podemos nos esquecer desse suporte que, merecidamente, tm se tornado um grande espao de contato com a poesia. Ela circula, ela lida, homenageada... So trazidos autores cannicos e seus poemas de uma forma que o leitor quem se faz presente nesses textos, no que diz respeito aos critrios de escolha das postagens, nos critrios dos que navegam e se deparam com aquele blog e encontram ali um espao onde podem partilhar suas leituras, seu mundo, seus pensamentos por meio do texto potico. Esse suporte no pode ser desconsiderado ainda, por ser capaz de nos revelar esse leitor que no mais o mesmo do livro impresso, no mesmo da cultura massificadora do mercado editorial que quer muitas vezes nos impor parmetros de leitura, conceitos, normas, ordens de valor. Nesse espao, o leitor quem decide, quem vai procurar, quem instaura uma nova ordem e coloca uma autora como Ceclia Meireles na sua prpria vida. So as emoes, os sentimentos que dominam esse leitor, como tambm a necessidade de participar e de pertencer a esse mundo da cultura letrada, antes um privilgio de poucos

6 de 7

12/12/2011 23:12

TIGRE ALBINO - www.tigrealbino.com.br

http://www.tigrealbino.com.br/imprimir.php?idtitulo=6803bafe2614ad...

privilegiados. Agora qualquer um pode ser escritor ou pelo menos inserir-se nesse contexto. Desse modo, nosso trabalho buscou refletir sobre como se d a leitura da poesia de Ceclia Meireles na internet, em especial nos blogs, buscando discutir as prticas desse leitor virtual que leva para a tela outra forma de ler, aparentemente dispersa e ilgica, mas reveladora de uma nova relao com a leitura.

Referncias ALVAREZ, Miguel Angel. O que um blog. http://www.criarweb.com/artigos/o-que-e-um-blog.html. acesso: 21/07/09. BARBOSA, Socorro de Ftima Pacfico. Jornal e literatura: a imprensa brasileira no sculo XIX. Porto Alegre: Nova Prova, 2007. CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrpolis: Vozes, 1994. CHARTIER, Roger. A ordem dos livros.In:_______. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa ente os sculos XIV e XVIII. Trad. de Mary Del Priori. Braslia: Editora da UNB, 1999, p. 7-10. ___________. Lnguas e leituras no mundo digital. In: ______. Os desafios da escrita. Trad. De Fulvia M. L. Morreto. So Paulo: Editora UNESP, 2002, p. 11-32. DARNTON, Robert. Os intermedirios esquecidos da literatura.In: __________. O Beijo de Lamourette. So Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 133-172. DI LUCCIO, F. As mltiplas faces dos blogs: um estudo sobre as relaes entre escritores, leitores e textos. 2005. Dissertao (Mestrado em Psicologia Clnica) Departamento de Psicologia, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, RJ. HAMBURGER, Michael. A verdade da poesia. Trad. De Alpio Correia Franca Neto. So Paulo: COSACNAIF, 2007. KARINA, TELMA. http://literaturaemcontagotas.wordpress.com/, acesso em 17/07/09. PAULA, Ana. http://anapaulabousquet.blogspot.com/2009/07/cancao-do-carreiro-cecilia-meireles_09.html. acesso: 17/07/09. SANTAELA, Lcia. Navegar no ciberespao: o perfil cognitivo do leitor imersivo. So Paulo: Paulus, 2004. SCHABBACH, Leonardo. http://napontadoslapis.blogspot.com/. acesso em 18/07/09. http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog#cite_note-6. Aceso:21/07/09.

7 de 7

12/12/2011 23:12

Вам также может понравиться