Вы находитесь на странице: 1из 9

A IMPORTNCIA DA LOGSTICA NA GESTO DO ESTOQUE

Resumo O presente trabalho foi idealizado com o objetivo de apresentar aos leitores um pouco mais da utilizao dos conceitos de logstica no processo de gesto empresarial, mais especificamente no tocante a gesto de estoques. O trabalho mostra a origem e evoluo do estudo e aplicao da logstica nos processos gerenciais, apresenta tambm os conceitos bsicos de estoques e suas principais classificaes, abordando a necessidade de cada um no contexto empresarial. Apresenta tambm os conceitos de custos relacionados aos estoques e sua gesto. Na seqncia, o estudo faz uma abordagem rpida sobre a tecnologia de informao e sua aplicao na logstica, analisando de forma sucinta cada conceito tecnolgico, finalizando com a aplicao do conceito de logstica integrada e seus benefcios. Portanto, sem querer esgotar o assunto, este opsculo teve como objetivo principal chamar a ateno dos gestores para a necessidade da boa gesto de estoques atravs dos conceitos de logstica para o atendimento dos objetivos da organizao, a lucratividade. Palavras-chave - gesto de custos logstica integrada tecnologia de informao. Abstract The present work was idealized more with the objective of presenting to the readers a little of the use of the logistics concepts in the process of managerial administration, more specifically concerning administration of stocks. The work shows the origin and evolution of the study and application of the logistics in the managerial processes, it also presents the basic concepts of stocks and your principal classifications, approaching the need of each one in the managerial context. He also presents the concepts of costs related to the stocks and your administration. In the sequence, the study makes a fast approach about the technology of information and your application in the logistics, analyzing in a brief way each technological concept, concluding with the application of the concept of integrated logistics and your benefits. Therefore, unintentionally to drain the subject, this booklet had as main objective to call the managers' attention for the need of the good administration of stocks through the logistics concepts for the attendance of the objectives of the organization, the profitability.

Key-words costs management - integrated logistics - technology of information.

Introduo A logstica nos ltimos tempos se tornou uma ferramenta que proporciona a empresa, quando bem utilizada, vantagem competitiva e conseqentemente uma fatia maior do mercado, onde somente os inovadores e arrojados, conseguem alcanar os seus objetivos em sua totalidade. Alm de estar ligada agilidade com que ela ir manusear, armazenar, deslocar, adquirir, controlar seus produtos e reduzir seus custos. A sua utilidade no est limitada ao que foi apresentado acima, o seu enfoque atual encaminha-se na direo de agregar a tudo isto as necessidades dos clientes, que podem ser diferenciadas, sejam elas para repor o estoque regulador, seja para produo imediata ou para atender a um pedido especial de algum consumidor. Esta viso est relacionada satisfao daqueles que so parte fundamental dentro do processo de comercializao, proporcionando a empresa perspectivas de aumento de receitas de vendas e margens de lucro. A logstica est a cada dia sendo mais estudada e at mesmo lanada como curso superior, oferecido pela Escola Superior de Cincias Empresariais (Instituto Politcnico de Setbal) em Portugal, sendo um dos poucos daquele pas. Os recursos provenientes da logstica podero ser utilizados nos diversos ramos de atividades das empresas, isto que lhe d ainda mais significncia para que seja utilizada por todos. O objetivo do presente estudo mostrar aos diversos interessados a importncia que a logstica tem, de forma ampla, englobando tanto o meio ambiente interno como o externo, a ser includo no sistema de gesto do negcio.

1. Origem, conceitos e Caractersticas da logstica A histria conta que a logstica teve origem militar, designando estratgias de abastecimento aos exrcitos enquanto nos campos de guerras, visando suprir as necessidades de armamentos, munies, medicamentos, alimentos, vesturios adequados, nas quantidades certas e no momento certo, evitando que o exrcito no campo de batalha fique sem suprimentos suficientes para manter as estratgias de guerra. Na seqncia, j na dcada de cinqenta, professores da Harvard Business School desenvolveram, em conjunto com a Inteligncia Americana (CIA) estratgias para a Segunda Guerra Mundial, tornando na seqncia, matria obrigatria nas cadeiras de Administrao de Empresas e Engenharia daquela Universidade. No incio de 1991, o mundo presenciou um exemplo prtico e dramtico da importncia da logstica. Como preparativos para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar quantidades enormes de materiais a grandes distncias, o que se pensava fazer em um tempo extremamente curto. Meio milho de pessoas e mais de meio milho de materiais e suprimentos tiveram que ser transportados atravs de 12.000 quilmetros por via area, e mais de 2,3 milhes de toneladas de equipamentos transportados pelo mar, tudo isto feito em questo de meses. Ao longo da histria do homem, as guerras tm sido ganhas ou perdidas atravs do poder e da capacidade da logstica, ou a falta deles.

1.2

Conceitos

Muitos autores j tentaram conceituar o termo logstica, porm, pela concepo desse trabalho, buscou-se a definio do Council of Logistics Management, descrita por FILHO ( 2001:3): Logstica a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, servios e informaes relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores. Na definio de FERREIRA (1986), Logstica, do francs Logistique, significa a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realizao de atividades de projeto e desenvolvimento, obteno, armazenamento, transporte, distribuio, reparao, manuteno e evacuao de material, tanto para fins operativos como administrativos. Como se percebe pela definio do termo, a funo da logstica principalmente ser o elo de ligao em um processo que pode comear com um fornecedor e encerrar com um cliente em outra ponta da cadeia. Atualmente, o termo logstica tem sido muito utilizado, pois o processo de gesto da cadeia de suprimentos nas empresas pode significar a diferena entre a empresa lucrativa e a deficitria. A gesto do processo logstico tem sido hoje grande diferencial competitivo, pois com o passar dos tempos os consumidores tornaram-se tambm mais exigentes com relao a qualidade dos produtos, tempo de produo e ciclo de vida dos produtos, prazo de entrega e mais recentemente, com o ndice de inovaes tecnolgicas incorporados aos produtos. O que no passado eram pequenos incmodos do consumidor, tornaram-se hoje em rotina de preocupao para as organizaes. O fator preo do produto, na maioria das vezes era sequer questionado pelo consumidor, como bem pode-se lembrar das famosas mquinas de remarcar preos nos supermercados, pois os altos ndices inflacionrios, em grande parte encobriam a incompetncia administrativa das organizaes e iludiam os consumidores, pois o dinheiro perdia seu valor a todo dia. Com a implantao do plano real e o controle da inflao sendo conseguido, mais a vontade do consumidor em colaborar com a estabilidade da nova moeda, restou s empresas investirem em novos processos de gesto de custos, pois em no mais existindo taxas exorbitantes de aplicaes no mercado financeiro, os excedentes de caixa passaram a ser aplicados nas empresas, atravs de novos produtos, novas mquinas e novos processos produtivos. Aps isso, a logstica comeou a se desenvolver, auxiliando grandemente no processo de gesto das empresas. 2. A Logstica nos Estoques Conforme j citado anteriormente, a logstica est voltada para a gesto do processo produtivo, ou seja, a cadeia de suprimentos, e nessa cadeia, destaca-se para os objetivos deste trabalho, os estoques das empresas. Muito se tem discutido sobre as atribuies dos estudos logsticos, porm quanto mais se discute, mais necessidade de discusso aparece. O gerenciamento da relao entre custo e nvel de servio tem sido considerado hoje como o principal desafio da logstica moderna.

A reduo do prazo de entrega com maior disponibilidade de produtos sem aumentar a quantidade exageradamente e os custos, o cumprimento do prazo de entrega e maior facilidade de colocao de pedidos tm sido a busca constante dos estudiosos da logstica. 2.1 Estoque

Por estoques, entende-se todo e qualquer depsito de mercadoria ou matriaprima para produo ou venda em data futura. Na concepo de CORRA et all (2000:45), estoques so acmulos de recursos materiais entre fases especficas de processos de transformao. Logicamente, que a definio retro est voltada muito mais para empresas industriais, onde se concebe a transformao de uma matriaprima qualquer em um produto, todavia, existem tambm os estoques de mercadorias para revenda, que tambm podem ter tratamentos diferenciados. Algumas das razes da existncia dos estoques segundo CORREA et all (2000) so a impossibilidade ou inviabilidade de coordenar suprimento e demanda, quer por incapacidade, pelo alto custo de obteno ou por restries tecnolgicas; com fins especulativos, pela escassez ou pela oportunidade; com a finalidade de gerenciar incertezas de previses de suprimento e/ou demanda, na formao de estoque de segurana.

2.2

Tipos de Estoques

Os estoques podem ser classificados em diversos tipos, conforme se observa a seguir. a) matria-prima: esse tipo de estoque requer alguma forma de processamento para ser transformada em produto acabado. A utilizao diretamente proporcional ao volume de produo; b) Produtos em processo: em um processo de produo, considera-se produtos em processo os diversos materiais que esto em diferentes fases do processo produtivo. Corresponde a todos os materiais que sofreram algum tipo de transformao, porm no atingiram a forma final do produto a ser comercializado; c) Materiais de embalagem: correspondem as caixas para embalar produtos, recipientes, rtulos etc. d) Produto acabado: compreendem os produtos que sofreram um processo de transformao e esto prontos para ser vendidos; e) Suprimentos: neste tipo de estoque, esto inseridos todos os itens no regularmente consumidos pelo processo produtivo. So os componentes utilizados para a manuteno de equipamentos, instalao predial, dentre outros.

2.3

Custos dos estoques

A boa gesto de estoques passa obrigatoriamente pelo conhecimento de todos os custos que envolvem o seu controle. Alguns custos que esto diretamente ligados aos estoques podem ser assim classificados:

a) Custo de pedir: este item compreende os custos fixos administrativos relativos ao processo de aquisio da quantidade requerida para reposio do estoque. Esses custos so medidos em termos monetrios por pedido; b) Custos de manter estoque: corresponde a todos os custos necessrios para manter certa quantidade de mercadorias por determinado perodo de tempo. So medidos monetariamente por unidade e por perodo. Normalmente para manter estoques, esto inclusos custos de armazenagem, custo de seguro, deteriorao e obsolescncia e o custo de oportunidade, que significa o custo de investir em outro investimento que no a empresa. c) Custo total: a soma dos custos de pedir e o custo de manter estoques. Todo controle de estoques passa invariavelmente pelo estabelecimento do nvel adequado e a localizao dos estoques. O ideal balancear o custo de pedir com o custo de manter estoques. 2.4 Gesto de Estoques

A gesto dos estoques tem sido considerada a base para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, apesar de pouco explorada na literatura especializada. Simplesmente manter baixos nveis de estoques no significa que a empresa ter altos ganhos, mas outros aspectos devem ser considerados para que o processo logstico seja bem gerenciado e traga resultados positivos. A adequada gesto dos estoques deve passar pela resposta s seguintes perguntas: a) quanto pedir ? b) quando pedir ? c) quanto manter em estoques de segurana ? d) onde localizar ? Para responder cada uma destas perguntas de forma adequada, devem ser observados fatores como o valor agregado do produto, previsibilidade da demanda e s principais exigncias dos consumidores finais em termos de prazo de entrega e disponibilidade de produto. Ao decidir pela contnua reduo dos nveis de estoque na cadeia de suprimentos, a empresa deve antes analisar seu houve aumento da eficincia operacional nas reas de transporte, armazenagem e processamento de pedidos, caso no seja constatado esse aumento da eficincia, a empresa poder ter grandes problemas no atendimento aos clientes. Alguns dos pontos cruciais que buscam responder o quanto pedir esto diretamente ligados ao menor nvel de estoques possvel e em condies de atender aos consumidores. Com o aumento dos custos de estocagem, as empresas esto buscando definir seus nveis de estoque com base em trs fatores principais, que so: 1) O aumento do nmero de produtos; 2) O alto custo de oportunidade no uso de capital, em virtude das elevadas taxas de juros praticadas no Brasil; 3) Necessidade de gerenciar adequadamente o capital circulante lquido. Estes trs fatores, se mal dimensionados podem causar transtornos irreversveis empresa, pois se o ramo de atividade possuir grande variedade de itens e a empresa tiver que manter grande quantidade de cada item, todo o capital de giro poder ser gasto somente em estoque, desfalcando as demais necessidades a serem atendidas. Isso pode acontecer com todos os trs fatores citados acima.

Alguns dos aspectos que tm colaborado para o aumento da eficincia dos processos de movimentao de estoque so a gesto do transporte, armazenagem e processamento de pedidos, que podem ser gerenciados atravs de formao de parcerias entre empresas na cadeia de suprimentos, fato iniciado com as montadoras e fornecedores na indstria automobilstica japonesa, que tem permitido reduo de custos com a eliminao de atividades que no agregam valor ao processo, tais como controle de qualidade no recebimento, licitaes e cotaes de preos. Outro aspecto atravs do surgimento de operadores logsticos, que so empresas especializadas em transportes de cargas fracionadas, tais como FedEx, TNT entre outras, e finalmente com a adoo de novas tecnologias de informao para a captura e troca de dados entre empresas, atravs da aplicao do cdigo de barras, EDI, Internet e outros tipos de automao, com a reduo de processos de retrabalhos, atravs da eliminao da interferncia humana na colocao de pedidos. O aspecto do quando pedir, a empresa busca determinar se a empresa vai seguir ou no a metodologia sugerida de ponto de pedido. Na localizao dos estoques na cadeia de suprimentos, o que se procura definir se centraliza ou no os estoques, visando o melhor atendimento aos clientes. 2.5 A tecnologia e a Logstica

A tecnologia da informao, os recursos tecnolgicos materiais e os servios oferecidos para o processo logstico esto evoluindo constantemente e desta forma as empresas podem fazer as suas escolhas, diante de diversas opes, tanto de software como de equipamentos, indo em busca daquilo que mais se adequa s suas necessidades. Dentre estes recursos disponveis no mercado pode-se citar diversos, os quais abrangero as necessidades de todos os tipos de usurios como: - Consultoria e treinamento (Assessoria, projetos, palestras e eventos); - Recursos de movimentao e armazenagem (Balanas, revestimentos de pisos, demarcaes, faixas, portas especiais, cortinas, escadas, rampas, produtos de segurana, alimentadores, redutores e imveis); - Estruturas de estocagem (Armazns, galpes, reservatrios, tanques, silos mezaninos, pontes rolantes, transelevadores, armrios modulares, gaveteiros, carrossis verticais e horizontais e sistemas de estocagem). - Servios de logstica (Operadores logsticos, armadores, desembarao aduaneiro, terminais diversos, armazns gerais, motoboys, distribuio fsica, transportes martimos, areo, ferrovirio, rodovirio, terceirizao de mo-de-obra para movimentao, gesto de embalagens retornveis, seguros e escoltas de cargas; - Identificao e automao industrial e comercial (Cdigo de barras (etiquetas impressoras, coletores, scanners, terminais de radiofreqncia, software), softwares (WMS, estoque, ERP, MRP, SCM, de simulao, sistemas logsticos e otimizao de cargas, de transporte e frota, rastreadores); - Transportadores contnuos (correias, correntes, canecas, elevadores, assessrios para transportadores contnuos, carregadores, transportadores diversos); - Embalagens, recipientes e utilizadores (Racks, caambas, paletes e acessrios, estrados, caixas engradados, aplicadores diversos,

cantoneiras para reforo de embalagens, estabilizadores de caixas, embalagens (impressoras, mquinas para fechamento, separadores) - Veculos e mquinas industriais (Empilhadeiras, carrinhos, carretas, caminhes, carros eltricos, escavadeiras, guindastes, ps-carregadeiras, retroescavadeiras, guinchos, rebocadores, tratores). A combinao desses aplicativos conduz para a otimizao do sistema logstico e melhora o processo de gesto integrada dos diversos componentes, ou seja, estoques, armazenagem, transporte, processamento de pedidos, compras e manufatura.

2.6

Gesto da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management

O conceito de Cadeia de Suprimentos surgiu por volta dos anos de 1970 e 1980, porm ainda algo novo para os gestores de empresas, despontando atravs de fabricantes japoneses de automveis, que administravam o fornecimento de insumos alm dos contratos convencionais com os fornecedores diretos. Na concepo de FLEURY et all (2000:42) o SCM uma abordagem sistmica de razovel complexidade, que implica alta interao entre os participantes, exigindo a considerao simultnea de diversos trade-offs. Isso significa que a funo do SCM a coordenao e interao dos diversos fatores que compem o canal de distribuio dos processos desde o fornecedor at o consumidor final e vice-versa. O processo de implantao do conceito de suppy chain management passa invariavelmente por sete fases ou processos-chaves, conforme descreve FLEURY et all (2000:45): 1- Relacionamento com os clientes; 2- Servio aos clientes; 3- Administrao da demanda; 4- Atendimento de pedidos; 5- Administrao do fluxo de produo; 6- Compras / suprimento; 7- Desenvolvimento de novos produtos. importante focar estes processos chaves nos objetivos pr-definidos, ou seja, o desenvolvimento de equipes focadas nos clientes estratgicos, buscando entendimento comum sobre caractersticas de produtos e servios, fornecer um ponto de contato nico para todos os clientes, atendendo de forma eficiente as suas consultas e requisies, captar compilar e atualizar dados de demanda, com o objetivo de equilibrar a oferta com a demanda, atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do prazo de entrega, desenvolver sistemas flexveis de produo que sejam capazes de responder s mudanas no mercado, gerenciar relaes de parceria com fornecedores para garantir respostas rpidas e melhoria de desempenho, buscar o mais cedo possvel o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de produtos. Embora a quebra de paradigmas internos e o comprometimento da equipe sejam importantes para o sucesso do SCM, o envolvimento dos participantes internos e externos ao processo tambm ser fator preponderante no processo de implantao dessa importante ferramenta.

2.7

Logstica Integrada

Como j descrito alhures sobre os conceitos de logstica, pode-se complementar que para a completa satisfao dos seus objetivos, devem atender pelo menos a seis pontos considerados bsicos, quais sejam, a busca do sucesso do cliente, a integrao interna e externa da cadeia de suprimentos, processos baseados no tempo, mensurao abrangente e benchmarking. Para entender o processo de logstica integrada, a empresa precisa primeiro entender ou definir qual o nvel de relacionamento que ela deseja ter com seus parceiros, ou seja, cliente e fornecedor, pois importante para a empresa entender que o seu sucesso depende tambm do sucesso dos seus clientes, pois fazem parte da cadeia de suprimento. O sucesso da integrao logstica dependente do bom gerenciamento integrado dos diversos sistemas internos, eliminando retrabalhos, e externos, atravs de parcerias e relacionamentos cooperativos com os vrios participantes da cadeira de suprimentos, baseados na confiana, capacitao tcnica e troca de informaes, para reduzir custos, eliminar duplicidades e acelerar o aprendizado. Diante dessas afirmaes, importante concluir que, apesar de a maioria das empresas sempre terem avaliado seus processos de forma separada, o novo contexto empresarial recomenda que a avaliao seja de forma integrada e as mudanas culturais e organizacionais devem ser feitas e acompanhadas. A persistncia, a pacincia e habilidade de negociao so fundamentais para o sucesso da aplicao.

Consideraes Finais

Ao encerrar este opsculo, resta fazer um apanhado geral das abordagens aqui expostas, ou seja, reafirmar que a adequada gesto de estoques passa obrigatoriamente pela adoo de novas tecnologias, a utilizao dos conceitos de logstica, logstica integrada, bem como novas filosofias de gesto, como o Supply Chain Management dentre outros. As novas tecnologias de informao aplicveis a logstica tendem a tornar-se rotina nas organizaes. A logstica empresarial um assunto vital, pois exerce a funo de estudar e dar formas de como a administrao pode obter cada vez mais eficcia e eficincia em seus servios de distribuio a seus clientes e consumidores, levando em considerao planejamento, organizao e controle efetivos para as atividades de movimentao e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. A prpria definio de gesto de estoques evidencia seus objetivos, que so planejar os estoques, as quantidades de materiais que entram e saem, as pocas em que ocorrem as entradas e sadas, o tempo em que decorre entre essas pocas e os pontos de pedido de materiais. Portanto, sem querer aqui esgotar o assunto, compete somente reafirmar que esses objetivos acima colocados podem ser atingidos se a empresa mantiver uma adequada aplicao dos conceitos de logstica em seus processos de gesto.

Bibliografia BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Bookman, 2002. CORREA, H. L. Planejamento Programao e Controle da Produo MRP II / ERP, Conceitos, uso e implantao, So Paulo: Atlas, 2000. DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanas. So Paulo: Pioneira, 2000. FERREIRA, Aurlio Buarque de Hollanda. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa, 2 ed. Rio de Janeiro: ed. Nova Fronteira. 1986. FILHO, Armando Oscar Cavanha. Logstica - novos modelos. RJ. Ed. Qualitymark: 2001. FLEURY, Paulo Fernando, WANKE, Peter, FIGUEIREDO, Kleber Fossati (organizadores). Logstica Empresarial: Ed. Atlas So Paulo, 2000. So Paulo: Pioneira, 2001. MENDES, M. L. Vanguarda Logstica, Revista Exame. REVISTA TECNOLOGSTICA. O Boticrio mapeia seus custos logsticos com o ABC: ago., 2002. TORRES, L. MILLER, J. Alinhamento estratgico com o cliente, HSM Management, n21, ano 4, jul/ago de 2000.

Вам также может понравиться