Вы находитесь на странице: 1из 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA PROCESSO TC N.

05788/11 Objeto: Avaliao de Obras rgo/Entidade: Prefeitura de Guarabira Exerccio: 2009 Relator: Auditor Oscar Mamede Santiago Melo Responsvel: Maria de Ftima de Aquino Paulino EMENTA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ADMINISTRAO DIRETA AVALIAO DE OBRAS ATRIBUIO DEFINIDA NA RESOLUO NORMATIVA N. 06/2003 Assinao de prazo.

RESOLUO RC2 TC 00214/11 A 2 CMARA DELIBERATIVA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, no uso de suas atribuies legais e tendo em vista o que consta no Processo TC n 05788/11, RESOLVE, unanimidade de seus membros, na sesso realizada nesta data: Art. 1 - ASSINAR o prazo de 60 (sessenta) dias para que a Prefeita de Guarabira, Sra. Maria de Ftima de Aquino Paulino, adote providncias no sentido de realizar os reparos necessrios nos trechos das obras de pavimentao apontados pela Auditoria. Art. 2 - Esta Resoluo entra em vigor nesta data. Presente ao julgamento o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas Publique-se, registre-se e intime-se. TCE Sala das Sesses da 2 Cmara, Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 06 de dezembro de 2011

Cons. Arnbio Alves Viana Presidente

Cons. Antonio Nominando Diniz Filho

Cons. Subst. Antonio Cludio Silva Santos

Auditor Oscar Mamede Santiago Melo

Representante do Ministrio Pblico

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA PROCESSO TC N. 05788/11 RELATRIO AUDITOR OSCAR MAMEDE SANTIAGO MELO (Relator): Tratam os autos do presente processo da avaliao das obras realizadas pelo Municpio de GUARABIRA, durante o exerccio financeiro de 2009, sob a responsabilidade da Sra. Maria de Ftima de Aquino Paulino. As obras pblicas inspecionadas totalizam R$ 162.435,77, correspondem a uma amostra de 100,00% do total pago pelo Municpio com gastos no elemento de despesa 449051 e encontram-se a seguir relacionadas: 1) Complementao dos servios de pavimentao asfltica em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) de diversas vias urbanas em Guarabira; 2) Pavimentao em paraleleppedo grantico em diversas ruas; 3) Recuperao da Escola Municipal Paulo Brando, localizada no bairro de Santa Terezinha; 4) Pavimentao asfltica da Rua Amlia Coelho; 5) Pavimentao em paraleleppedo grantico em diversas ruas no bairro Primavera; 6) Pavimentao em paraleleppedo grantico em diversas ruas no Bairro Novo e Faixa da pista PB 073; 7) Construo de uma ponte sobre o crrego localizado no Conj. Nossa Senhora Aparecida; e 8) Pavimentao de caladas no Canal do Ju. A Unidade Tcnica realizou inspeo in loco e emitiu relatrio de fls. 732/743, onde conclui que no foi evidenciada qualquer incompatibilidade no que diz respeito aos valores dos servios executados com relao s despesas pagas. Emitiu tambm as seguintes constataes: a) Pavimentao em paraleleppedo grantico das Ruas Nossa Senhora da Luz e Projetada, Conjunto Antonio Mariz e Bairro Rosrio, e da Rua Antonio Florentino da Costa Ausncia de ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica); Deformaes exageradas, pendentes de correo, na Rua Antonio Florentino da Costa; Presena de cortes realizados pela CAGEPA, no leito da Rua Projetada I (Conj. Antonio Mariz), com possibilidade de provocar maiores prejuzos obra de pavimentao em tela. b) Pavimentao em paraleleppedo grantico das ruas: Ulisses Estanislau de Lucena, Nilo Pequeno de Moura e Manoel Jos dos Santos, no Bairro Novo e Faixa de Pista PB 073, Rua Otaclio Lira Cabral Presena de algumas avarias, tais como deformidades excessivas/arrancamento de diversas pedras granticas em algumas vias, de forma a necessitar de urgente correo, no intuito de se evitar sua progresso e conseqentes perdas ao errio, conforme relao a seguir:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA PROCESSO TC N. 05788/11 Rua Eulina de Almeida: afundamento defronte do imvel n 832; Rua Ulisses Estanislau de Lucena: afundamento por falta da Entrada / Boca de Rua; Rua Nilo Pequeno de Moura: afundamento de dimenses 5m x 1m e 3,7m x 1,5m

A Gestora foi citada, apresentando defesa de fls. 747/751. A Unidade Tcnica, ao analisar a defesa apresentada, conclui: a) Pela importncia de se estipular um prazo razovel para que a defendente apresente a soluo das pendncias apenas de execuo, tendo em vista seu comprometimento na reparao das avarias; b) Por irregularidade formal pela ausncia e atual impossibilidade quanto apresentao da ART, tendo em vista a no providncia por parte da edilidade em tempo oportuno. Os autos seguiram ao Ministrio Pblico que emitiu Cota onde, em harmonia com a Auditoria, pugna pela fixao de um prazo razovel, para que a interessada apresente a devida soluo das pendncias constatadas e que, aps o escorreito trmite processual, estes autos retornem ao Ministrio Pblico para emisso de parecer conclusivo. o relatrio. PROPOSTA DE DECISO AUDITOR OSCAR MAMEDE SANTIAGO MELO (Relator): O Relator acompanha o posicionamento do rgo Tcnico de Instruo e do Ministrio Pblico, propondo que a 2 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA conceda o prazo de 60 (sessenta) dias para que a Prefeita de Guarabira, Sra. Maria de Ftima de Aquino Paulino, adote providncias no sentido de realizar os reparos necessrios nos trechos das obras de pavimentao apontados pela Auditoria. a proposta. Joo Pessoa, 06 de dezembro de 2011.

Auditor Oscar Mamede Santiago Melo Relator

Вам также может понравиться