Вы находитесь на странице: 1из 12

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR - NOVA IGUAU CURSO: ADMINISTRAO DOCENTES: DENISE CARVALHO TAKENAKA

E GERUZA TAVARES DVILA DISCENTES: PAULO CSAR DE PAULA E SILVA 201068035-7 TALISE DE SOUSA DOS ANJOS 201068042-1 GESTO DE PESSOAS II

10 MELHORES EMPRESAS PARA VOC TRABALHAR - Revista Voc S/A Exame edio 2009
importante destacar que o ano de 2009 foi um ano aps a crise dos Estados Unidos e afetou grande parte do mundo. O resultado dessa pesquisa comprovou que investir em pessoas a melhor soluo mesmo em tempo de crise como essa que ocorreu. Vale tambm citar o maior motivo de reclamao dos funcionrios das melhores empresas para se trabalhar: a falta de feedback sincero da chefia e de critrios justos para promoes. Isso mostra que a avaliao do desempenho (um dos temas da pesquisa) no tem como objetivo principal promover os funcionrios. Ser analisada a remunerao, os benefcios e os mtodos de avaliao do desempenho.

MTODO DE TRABALHO DO GUIA

1 - As inscries, gratuitas, comeam no incio do ano. Para participar da pesquisa, a empresa acessa o hotsite do Guia e d Ok no Termo de Compromisso (documento em que constam as regras do processo).

2 - De acordo com a data de inscrio da empresa, funcionrios escolhidos aleatoriamente recebem um prazo para responder ao questionrio de 64 questes relativas ao ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, o responsvel pelo RH preenche outro questionrio, no qual declara suas prticas de gesto de pessoas. Toda empresa deve enviar tambm um Book de Evidncias, relatando suas prticas.

3 - Os questionrios so processados pela Editora Abril. A partir da, so definidas as empresas pr-classificadas, aquelas que atingem um mnimo de respostas de acordo com o nmero de funcionrios, e a nota de corte da pesquisa do ano.

4 - Entre os meses de junho e julho, a equipe da VOC S/A vai a todas as empresas prclassificadas. Os jornalistas checam as instalaes da companhia, entrevistam profissionais de RH e fazem reunies com representantes dos nveis operacional e gerencial.

5 - Em meados de julho, os jornalistas da VOC S/A e a equipe da Fundao Instituto de Administrao (FIA) comparam os dados da pesquisa com a percepo das visitas. Nessa reunio, so definidas as 150 melhores empresas do ano.

6 - At o final de agosto, o material editorial do Guia preparado: mais de 200 pginas de reportagens sobre as melhores. A produo , em mdia, de 45 textos por semana.

7 - Em setembro, hora de comemorar. A festa, que premia as melhores empresas e os destaques em gesto de pessoas no ano, rene os principais executivos das companhias em um evento em So Paulo.

1 - Caterpillar (CAT)
Com a crise de 2008, a CAT demitiu quase mil funcionrios. Parte dos colaboradores que permaneceram, teve o contrato de trabalho suspenso por cinco meses, por meio do programa lay off, para se dedicarem a 60 horas de treinamento por ms na prpria empresa. A empresa investe em torno de 32 milhes de reais em programas de sade. Os funcionrios tm dois ambulatrios mdico internos e mdicos disponveis 24 horas. Para atender tambm os familiares, a empresa construiu a Vila Sade, voltada para a promoo da sade e oferece duas opes de convnio mdico. Tambm existe um programa para tratamento de dependentes qumicos na organizao. Em relao ao salrio, ele se encontra acima da mdia do mercado. Pelo menos uma vez por ano, todo funcionrios pode ter uma aumento salarial compatvel com seu desempenho no perodo. Quando um colaborador transferido para outro cargo ele tambm pode ter uma recompensa salarial. Os filhos dos funcionrios comeam a trabalhar na companhia depois que seus pais se aposentam. Quanto avaliao do desempenho, ela infere na remunerao, que dada a partir do desempenho. Um funcionrio diz que o relacionamento com a chefia aberto e excelente, e isso destacado com o principal ponto positivo da empresa. A diretora de RH, diz que o

maior foco da companhia no empreendedorismo, pois eles desejam que o funcionrio desenvolva seu lado empreendedor.

Pontos positivos: a companhia tem uma comunicao clara e eficiente com todos os colaboradores e investe muito para preservar o bom ambiente de trabalho. Pontos a melhorar: A Caterpillar tem apenas 237 funcionrias. Mas a situao comea a mudar com a participao delas na operao de empilhadeiras e na pintura.

2 - MASA da Amaznia LTDA.


Na crise, ao invs da demisso em massa, a MASA optou por antecipar as frias de muitos funcionrios. Os funcionrios dizem que so bem tratados e possuem liberdade para dar opinies e que existe muito companheirismo. Os gestores valorizam o fato de a equipe precisar ter a mesma informao ao mesmo tempo. Para a avaliao do desempenho, todos os lderes participam do Programa Liderar, que se trata de um MBA com mdulos semanais desenvolvidos por meio da pesquisa de clima organizacional. S desta forma os gestores podem definir, disseminar e avaliar as competncias das pessoas de sua equipe, o que aponta que o mtodo de avaliao de desempenho implantado o de competncias. Esse plano de liderana o principal ponto positivo da empresa. Quanto remunerao, todos dizem estarem muito satisfeitos com o salrio mesmo em tempos de crise e dizem que no encontram remunerao dessa forma em outras empresas da regio e que a remunerao bem competitiva. Porm, reclamam que no podem incluir os pais como dependentes no plano de sade.

Pontos positivos: o plano de desenvolvimento de liderana e a maneira eficiente utilizada pela empresa para disseminar sua estratgia entre todos os colaboradores. Pontos a melhorar: A possibilidade de incluir os pais como dependentes do plano de sade. Gerentes queriam conhecer mais a Flextronics para propor solues alternativas.

3- Volvo

A empresa no ano de 2008 antes da crise obteve uma onda de crescimento, onde contratou cerca de 500 pessoas, porm com a crise, teve que demitir 400 pessoas. Essa deciso foi tomada com a comisso da fbrica. L existe um sistema de auto gesto, com o objetivo de que cada equipe tenha autonomia para planejar o prprio trabalho, sugerir melhorias, coordenar reunies e atividades administrativas. A avaliao do desempenho realizada de ano em ano e diferenciada entre os nveis de cargo. Para o pessoal da fbrica, feita uma autoavaliao e uma avaliao dos pares (estilo 360), onde eles indicam treinamentos que gostariam de fazer e sugestes de cursos. Para o pessoal administrativo, h um programa pelo qual os funcionrios estipulam objetivos de carreira para um horizonte de dez anos e estabelecem metas anuais de trabalho, com reunio de calibragem no meio do ano e avaliao do desempenho quando acaba o ciclo. Para a realizao dessas metas sugeridas, a empresa disponibiliza cursos, bolsas de estudo e treinamentos tcnicos. Aos gestores, a Volvo disponibiliza um MBA com foco em gesto de pessoas, palestras e cursos em conjunto com escolas renomadas. Quanto aos benefcios, esses so apontados como os principais pontos fortes da empresa, alcanando a nota 93,6 em uma escala de 1 a 100 no ndice de qualidade na gesto de pessoas, juntamente com o investimento na formao dos gestores e sucessores. A reclamao est em no haver um programa que prepare o funcionrio para a aposentadoria. Pontos positivos: O completo pacote de benefcios, o investimento na formao de gestores e sucessores e o incentivo para que o pessoal participe das decises. Pontos a melhorar: a falta de um programa formal de expatriao pelo qual o pessoal possa se candidatar. O programa de preparao para aposentadoria no parece claro a todos.

4 Sabin Laboratrio Clnico


A empresa mantm uma avaliao do desempenho 360, que auxilia os empregados, aps a reunio de feedback, a planejar aes que lhes permitam trabalhar suas competncias. Um plano de competncia individual avalia as competncias dos lderes semestralmente. Eles so incumbidos, ainda, de identificar em suas equipes potenciais sucessores e, por meio de uma estratgia de responsabilidade compartilhada e assistida, desenvolv-los ao longo do ano.

Alm disso tudo, a criao de uma universidade corporativa, serve como uma plataforma de educao distncia e avaliao do desempenho. Entre os benefcios, os funcionrios so incentivados por meio de gratificaes ou prmios, a contribuir com idias e projetos. Todos os colaboradores recebem auxlio financeiro para casar, fazer o enxoval da criana e pagar bab. Existe tambm um plano de previdncia privada. A parte de benefcios est destacada como um dos principais pontos positivos da empresa, porm os funcionrios reclamam que a empresa s oferece cursos ligados funo dos funcionrios, o que faz com que os colaboradores no contem com o apoio da empresa para pensar em suas aposentadorias. Pontos positivos: gesto profissional e participao e bons benefcios. Dois programas sociais muito bem estruturados: o Projeto Pescar e o Junior Achievement. Pontos a melhorar: desde 2008, a empresa s subsidia cursos ligados funo do funcionrio. hora de pensar em um programa de planejamento para a aposentadoria.

5 Eurofarma
Todos os funcionrios de cargos de liderana utilizam a ferramenta de avaliao MBTI, o que lhes permite entender como suas caractersticas pessoais combinam com suas atividades. Ao indicar aptides, a ferramenta tambm permite que a empresa d uma segunda chance para que o funcionrio se adapte antes de chegar a uma situao de demisso. Quanto aos benefcios, os salrios so bons, h a disponibilizao de at 80% de subsidio em cursos de graduao, ps e MBA, cursos de idiomas e supletivo para o Ensino Mdio. Neste perodo, a Eurofarma lanou um prmio financeiro para o pessoal da base (operrios ou analistas que se destacaram em sua rea). Os gestores se renem para convencer quem merece ganhar o extra. O programa complemente uma estratgia de remunerao que faz com que o funcionrio pense antes de deixar a empresa. Eles pagam at 20 % a mais do que a mdia do mercado. Tambm disponibilizam a participao nos resultados, extenso de assistncia mdica para esposa, cnjuge com unio estvel e parceiros homossexuais. As funcionrias mes

contam co uma creche para crianas de at seis anos, sendo que a empresa d incio ao processo de alfabetizao. O estacionamento tambm gratuito a todos os funcionrios. A reclamao sobre os cursos distncia, que limitado a instituies sobre programas de informtica. Pontos positivos: das 452 vagas abertas no ano passado, 80% foram preenchidas por meio do programa de recrutamento interno. O estacionamento gratuito para todos. Ponto a melhorar: o pacote de cursos a distncia limitado a instrues sobre programas de informtica. Os propagandistas nem conhecem a ferramenta direito.

6 BV Financeira
Um ano aps o comeo da crise mundial, a BV Financeira recebeu a notcia de que o Banco do Brasil comprou metade do Banco Votorantim, o seu controlador. Apesar dessa negociao, o presidente da empresa garantiu a estabilidade por dois anos de seus lderes, salvo a problemas de desempenho. A pesquisa no fala sobre a avaliao do desempenho, mas diz que existem programas de desenvolvimento de liderana para todos os nveis de gestores, e consultas de coaching. Quanto aos benefcios, a remunerao varivel. Todos os anos os funcionrios embolsam pelo menos trs salrios a mais por ano. A reclamao nessa rea est na disparidade da qualidade do convnio de sade oferecido pela companhia em relao ais outros benefcios. Pontos positivos: logo no incio da epidemia do vrus H1N1 (gripe suna) no Brasil, neste ano, a empresa agiu rpido e instalou lcool em gel em todas as suas dependncias. Pontos a melhorar: alguns funcionrios, principalmente no nvel operacional, dizem que o convnio de sade no acompanha a qualidade dos outros benefcios.

7 Chemtech
Em meio crise, a empresa quase dobrou de tamanho por conta da conquista de dois contratos importantes. Esse grande crescimento no afetou a empresa de forma negativa.

Como a empresa formada maciamente por jovens que entram como estagirios, nvel jnior, eles fazem cursos de lapidao de competncias, o que nos leva a pensar que a avaliao do desempenho tem seu foco nas competncias. Sobre os salrios e benefcios, a matria no os registra em detalhes, entretanto aponta os salrios como um dos principais pontos fortes da organizao, por se encontrarem acima da mdia. Pontos positivos: a empresa paga salrios acima da mdia, atrai profissionais talentosos, investe alto em desenvolvimento e d autonomia para assumirem grandes projetos. Pontos a melhorar: em 2008, a empresa reduziu o nmero de bolsas para cursos externos. O pessoal no nvel operacional espera que os incentivos aumentem neste ano.

8 CPFL Energia
A avaliao do desempenho feita pelo processo de assessment, que avalia por comportamento e competncias. Esse processo d o retorno individual a cada um dos participantes. O objetivo fazer com que todos eles compreendam as metas da companhia, tracem suas carreiras com base nelas e orientem suas equipes para fazer o mesmo. O resultado da avaliao tambm utilizado para seleo dos funcionrios que recebero uma bolsa para investir em educao executiva. Como benefcios, os funcionrios desfrutam de academia (ou desconto) nas sedes, nutricionistas para orientao e programas de atendimento jurdico, psicolgico e social. Pontos positivos: academia (ou desconto) nas sedes, nutricionista para orientao dos funcionrios e programa de atendimento jurdico, psicolgico e social. Pontos a melhorar: alinhamento das prticas de RH das companhias adquiridas nos ltimos 2 anos pela holding, caso da RGE (RS) e da unidade Jaguarina (SP).

9 Plascar
Na poca da crise, tomou medidas certeiras com o intuito de no haver uma demisso em massa. Tudo foi comunicado aos funcionrios gerando uma maior proximidade destes com os seus gestores. Ao invs da demisso, optaram por conceder frias e transferir alguns profissionais de setor.

Como avaliao do desempenho, a empresa possui um Plano Individual de Desenvolvimento (PID), que estabelece junto com os gestores os objetivos de cada um e traa um plano de treinamento e desenvolvimento profissional. Tambm avalia competncias tcnicas e relacionadas ao respeito s pessoas, responsabilidade, inovao e criatividade. Como benefcios, a empresa oferece auxlio mdico e odontolgico, bnus para gestores, programa de participao nos lucros, convnios com farmcias, supermercados e universidade. Inova ainda ao reembolsar integralmente as despesas mdicas e educacionais dos colaboradores que possuem filhos excepcionais. Pontos positivos: a Plascar cumpre risca um dos seus pilares, que o respeito s pessoas e evita demisses. Os outros dois so solues inteligentes e melhoria contnua. Pontos a melhorar: a empresa no tem plano de carreira formal, mas estimula o time a se desenvolver em vrias reas e oferece oportunidades de promoo interna.

10 Landis+Gyr
O principal destaque positivo dessa empresa no ter realizado demisses durante a crise mundial e ter mantido seu pacote de benefcios: sistema de remunerao intacto e acima da mdia, plano mdico e odontolgico, auxlio-creche para as mes, seguro de vida, subsdio para o estudo de filhos e de funcionrios at o nvel superior, previdncia privada, bolsa de estudo de 50%, presente para quem casa, tem filho ou faz aniversrio de empresa, auxliofarmcia, R$ 1.276,00 de participao nos lucros, acompanhamento ergonmico e postural, ginstica laboral, orientao nutricional, massagem, parceria com escolas de prticas como ioga, reike e florais, programa para gestantes, realizaes de exames ginecolgicos na prpria empresa, campanhas de preveno de doenas e vacinao. Entretanto, o principal ponto a melhorar que no existem processos formais para identificar e desenvolver competncias, nem muita clareza sobre o que esperado dos funcionrios e como crescer por l, ou seja, no h uma avaliao do desempenho consistente. Pontos positivos: a empresa passou por sua maior crise, mantendo o excelente pacote de benefcios e sem demisses. H muitas aes voltadas sade e qualidade de vida. Pontos a melhorar: no h processos formais para identificar e desenvolver competncias, nem muita clareza sobre o que esperado dos funcionrios e como crescer por l.

INDICADORES
MOTIVAO NO TRABALHO POSIO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 EMPRESA Caterpillar Masa Volvo Sabin Eurofarma BV Financeira Chemtech CPFL Energia Plascar Landis+Gyr % 91,8 92,5 91,8 86,8 85,0 86,5 89,0 82,4 87,6 91,5

LIDERANA (APROVAO POR PARTE DOS FUNCIONRIOS) POSIO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 EMPRESA Caterpillar Masa Volvo Sabin Eurofarma BV Financeira Chemtech CPFL Energia Plascar Landis+Gyr % 91,2 91,4 87,5 85,6 83,4 85,2 87,4 82,9 86,9 89,6

ACREDITAM TER DESENVOLVIMENTO POSIO 1 EMPRESA Caterpillar % 90,2

2 3 4 5 6 7 8 9 10

Masa Volvo Sabin Eurofarma BV Financeira Chemtech CPFL Energia Plascar Landis+Gyr

89,6 87,1 85,6 80,9 81,5 85,7 77,5 84,8 85,5

ANLISE CRTICA
O ano estudado foi marcado pela tentativa de superao da crise que atingiu os Estados Unidos. Apesar de o Brasil ter sido um dos pases menos atingidos no mbito mundial, aqui atua vrias empresas com origem nos pases que sofreram gravemente com essa crise. Sobre a empregabilidade, a revista Voc S/A desde o ano de 2005 realiza uma pesquisa chamada de Mapa do Emprego, onde o objetivo encontrar os maiores empregadores do Brasil. No ano de 2009, no ms de maro, somente 36 empresas se dispuseram a participar dessa pesquisa, e mesmo assim com um nmero de vagas at ento considerado recorde pela revista: 115.931. Logo aps, entre os meses de junho e julho do mesmo ano, quando feita a pesquisa das 150 melhores empresas para se trabalhar, pode-se constatar que nenhuma das dez melhores empresas para se trabalhar se encontra nesse ranking. O que justificou essa ausncia no momento foi o fato de as indstrias estarem demitindo muitos funcionrios e o varejo estar ali em um bom momento de crescimento. Entretanto, observando a pesquisa, poucas empresas que estavam entre as 10 melhores demitiram em massa, ao contrrio, a maioria sinalizou que houve pouca ou nenhuma

demisso. Os dados da pesquisa sobre o mapa do emprego em 2009, apontou que no total 1.318.298 postos de trabalho foram fechados. A relao entre empregabilidade e forma que a organizao trata o funcionrio no estabelecida mediante esses dados. O que determina a empregabilidade o crescimento que o setor da empresa possui no mercado. Com a anlise do Mapa do Emprego, v-se que os setores que mais crescem so os do ramo do servio, em contrapartida, a melhor empresa para se trabalhar tanto em 2009 e em 2011 so indstrias (2009 a Caterpillar e em 2011 a Volvo).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Voc S/A | Exame: As Melhores Empresas Para Voc Trabalhar. Edio Especial 2009, set., 2009. Disponvel em: <http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/mapaemprego-2011-298-214-vagas-todo-brasil-624732.shtml>. Acesso em: 29/11/2011. Disponvel em: <http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/ondeestao-empregos-agora-483691.shtml#>. Acesso em: 29/11/2011. Disponvel em: <http://www.150melhoresempresas.com.br/>. Acesso em: 30/11/2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO E TURISMO CURSO DE ADMINISTRAO

PAULO CSAR DE PAULA E SILVA TALISE DE SOUSA DOS ANJOS

10 MELHORES EMPRESAS PARA VOC TRABALHAR - Revista Voc S/A | Exame edio 2009

NOVA IGUAU 2011

Вам также может понравиться