Вы находитесь на странице: 1из 7

NOES SOBRE PRINCPIOS ATIVOS DOS VEGETAIS no metabolismo secundrio das plantas que so produzidos os princpios ativos dos

s vegetais; Algumas substncias produzidas pelos vegetais tm funes de adaptao ao meio e so armas da competio biolgica; De uma forma geral, vegetais cultivados numa situao tima, com adubo e temperatura artificial e sem exposio competio de espao com outros vegetais, produzem uma quantidade mnima de princpios ativos. J vegetais sujeitos s adversidades do meio e competio com outras plantas produzem muito princpio ativo. Isto sugere que estas substncias tm importncia

vital na competio do vegetal em seu nicho ecolgico; Outra alterao no nvel de princpios ativos encontrada com muita freqncia a variao sazonal destas substncias, determinando uma poca ideal para colheita dos vegetais para que apresentem boa atividade a teraputica; Outro possvel papel dos princpios ativos sintetizados por vegetais uma funo de defesa contra agresso de parasitas biolgicos; Os princpios ativos tm importncia na Botnica no que conhecido por estudo qumiotaxionmico; As plantas, em geral possuem uma gama e rica de princpios ativos. Algumas plantas podem possuir 30 ou at 100 substncias farmacologicamente ativas no sue interior. A natureza qumica da droga determinada pelo seu teor em substncias pertencentes aos seguintes Grupos Principais: alcalides, glucosdeos, saponinas, princpios amargos, taninos, substncias aromticas, leos essenciais e terpenos, leos gordos, glucoquininas, mucilagens vegetais, hormonas e antisspticos vegetais.

Alcalides Os alcalides so bases orgnicas nitrogenadas, capazes de produzir geralmente poderosos efeitos fisiolgicos. So, na maior parte dos casos, venenos vegetais muito ativos, dotados de uma ao especfica. Do sabor amargo planta, mas nem todo sabor amargo provm de um alcalide e podem ter colorao amarela, roxa ou incolor. Nas clulas vegetais esto nos vacolos. Quando na forma de sais, encontram-se nas paredes celulares. Localizam-se nas folhas, sementes, razes e nos caules. A medicina emprega-os normalmente em estado puro e o seu verdadeiro valor apenas se releva quando usados adequadamente pelo mdico. Segundo a sua composio qumica e, sobretudo, a sua estrutura molecular, os alcalides podem ser divididos em vrios grupos. Sua concentrao pode variar muito durante o ano, podendo, em certas pocas, estar restritos somente a determinados rgos. Apenas 10 a 15 % das plantas conhecidas apresentam alcalides em sua constituio. So distribudos em 15 grupos conforme sua origem bioqumica ou

semelhana estrutural.

Glucosdeos Compem-se de duas partes. Uma contm acar, por exemplo, a glucose, e geralmente inativa, embora favorea a solubilidade do glucosdeo, a sua absoro e mesmo o seu transporte para determinado rgo. O efeito teraputico determinado pela segunda parte, a mais ativa, designada aglcono. Segundo a composio qumica, distinguem-se vrios grupos de glucosdeos:

1. Tioglucosdeos: contm enxofre organicamente ligado e so caractersticos, por exemplo, da famlia das brassicceas. Nestas plantas so acompanhados de uma enzima, a mirosinase, cuja ao os decompe em glucose e em isotiocianatos (rbano silvestre, gros de mostarda branca ou mostarda preta, sementes de capuchinha).

2. Glucosdeos derivados do cido ciandrico, formados por um composto ciandrico ligado a um acar. A ao enzimtica decompe-nos (muitas vezes na saliva humana) em cido ciandrico livre, que um veneno (amndoas amargas, flor de sabugueiro e de abrunheirobravo, folhas de cerejeira).

3. Glucosdeos antraquinnicos, que so geralmente pigmentos cristalinos bastante lbeis. So muito amargos e estimulam a defecao, pois ao evitar a absoro de gua pelas vilosidades intestinais, amolecem a fezes. Tm uma ao laxativa 6 a 8 horas aps a sua absoro (rizoma do ruibarbo, casca do amieiro, folhas do sene e cortex da cscara sagrada).

4. Cardioglucosdeos (glucosdeos da digital), substncias muito importantes que regulam a atividade cardaca em doses infinitesimais, atuando na contrao do msculo cardaco. Conforme a sua estrutura qumica, so divididos em cardenlidos (digitais, adonis, junquilho) e em bufadienis (raiz de helboro). Segundo MARTINS (1995), o glicosdeo cardioativo presente na dedaleira (Digitalis lanata e D. purpurea), a digitoxina, a mais importante deste grupo.

5. Glucosdeos fenlicos, que pertencem a um grupo de substncias com efeitos e freqentemente tambm um aroma muito caracterstico. So por isso classificadas entre as substncias aromticas (derivados saliclicos da casca de salgueiro, da ulmria e dos brotos do choupo; arbutina e metilarbutina das folhas de medronheiro, de airela, de urze).

6. Glucosdeos flavonides, so substncias com uma composio qumica base, que compreende fundamentalmente: - Flavononas: ocorrem principalmente no gnero Citrus. Como exemplo, temos a hesperidina, que ocorre na casca da laranja; junto com a vitamina C, a hesperidina aumenta a vitalidade dos capilares; - Flavonas: pigmentos amarelos de ptalas de flores, folhas, sementes e frutos. No prprio vegetal, atua na diferenciao celular e no desenvolvimento de cotildones e folhas. Ocorrem nas famlias Graminaceae e Leguminosae; - Falvonides: pigmento amarelo claro das folhas e flores de 80% das Angiospermas. Como exemplo, a rutina, presente nas folhas secas da arruda- Ruta graveolens L., que combate a arteriosclerose e atua como anti-hemorrgico capilar.

Saponinas As saponinas ou hetereosdeos so muito comuns nas plantas medicinais. Do ponto de vista qumico, caracterizam-se igualmente por um radical glucdico (glucose, galactose) ligado a um radical aglcono. A sua propriedade fsica principal reduzir fortemente a tenso superficial da gua. Todas as saponinas so fortemente espumosas e constituem excelentes emulsionantes. Tm outra propriedade caracterstica: proporcionam a hemlise dos glbulos vermelhos (eritrcitos), isto , libertam a sua hemoglobina, o que explica o efeito txico de algumas delas, tornando-as imprprias para consumo. As saponinas irritam as mucosas, provocam um relaxamento intestinal, aumentam as secrees mucosas dos brnquios (so expectorantes): flor de verbasco, raiz de alcauz e de saponria. So tambm usadas como diurticos e desinfetantes das vias urinrias (caule folhoso da herniria, folha de btula, raiz de resta-boi). A clebre raiz de ginseng (Panax ginseng), originria da China, da Coria e das regies extremo-orientais da Unio Sovitica, igualmente rica em saponinas.

Princpios amargos Estas substncias apresentam um gosto amargo, excitam as clulas gustativas, estimulam o apetite e aumentam a secreo dos sucos gstricos. A farmacologia agrupa, sob o nome de princpios amargos, as substncias vegetais terpnicas susceptveis de libertar azuleno, assim como glucosdeos de diversas estruturas bioqumicas. O primeiro grupo engloba, por exemplo, os sucos amargos do absinto e do cardo-santo. O segundo grupo o mais comum: rene os sucos das gencianceas (genciana, triflio), da centurea, etc.

Taninos Estas substncias de composio qumica varivel apresentam uma caracterstica comum: a capacidade de coagular as albuminas, os metais pesados e os alcalides. So hidrossolveis. O seu interesse medicinal reside essencialmente na sua natureza adstringente: possuem a propriedade de coagular as albuminas das mucosas e dos tecidos, criando assim uma camada de coagulao isoladora e protetora, cujo efeito reduzir a irritabilidade e a dor, deter os pequenos derrames de sangue. As decoces e as outras preparaes base de drogas ricas em taninos so usadas, na maior parte dos casos, externamente contra as inflamaes da cavidade bucal, os catarros, a bronquite, as hemorragias locais, as queimaduras e as frieiras, as feridas, as inflamaes drmicas, as hemorridas e a transpirao excessiva. No uso interno, so teis em caso de catarro intestinal, diarria, afeces da vescula, assim como antdoto nos envenenamentos por alcalides vegetais. O cido tnico, tirado das galhas do carvalho, frequentemente usado em farmcia. Empregase igualmente a casca de carvalho (carvalho de Inverno ou carvalho de Vero), as folhas de nogueira, as folhas e os frutos de mirtilo, as folhas de framboeseiro, de espinheiro, as cimeiras de agrimnia, a raiz dos sete-em-rama, a raiz de bistorta, de pimpinela, etc.

As substncias aromticas Fazem parte deste grupo certo nmero de substncias, freqentes nas drogas vegetais, de composio e ao por vezes muito variveis. Podem estar associadas na planta a outras substncias ativas. neste grupo que encontramos, nomeadamente, os glucosdeos fenlicos, ou os derivados do fenilpropano, como as cumarinas de perfume caracterstico. Os caules folhosos do meliloto, da asprula odorfera, so ricos em cumarina. As hidroxicumarinas apresentam igualmente interesse farmacutico. A esculina, contida na casca do castanheiro-da-ndia, tem os mesmos efeitos que a vitamina P, aumenta a resistncia dos vasos sanguneos e por isso til no tratamento das hemorridas e das varizes (com arutina). Alm disso, absorve os raios ultravioletas (filtros solares, cremes protetores). A casca da brionia (Cortex viburni) contm igualmente hidroxicumarinas. A anglica oficinal (Anglica archangelica) contm furocumarinas. Um segundo grupo de substncias aromticas constitudo pelos produtos de condensao das molculas de cido actico ativado (acetogeninas). a este grupo que pertencem os flavonides, substncias fenlicas, entre as quais a mais importante, do ponto de vista teraputico, a rutina, que exerce, como a esculina, uma ao favorvel sobre as paredes dos capilares. A rutina extrada da arruda, mas tambm do trigo mourisco e da sfora. As folhas e flores do espinheiro alvar, assim como as bagas do mesmo arbusto, contm flavonides freqentemente usados.

Outra droga importante, tanto para a medicina popular como para a medicina oficial, e contendo, a par das substncias flavonides, uma srie de outros produtos, a flor ou a baga do sabugueiro negro. A flor da tlia outro remdio muito apreciado. Citemos tambm o caule folhoso da milfurada, a perptua-das-areias, a antenria. O cardo-leiteiro, rico em substncias importantes do grupo das flavolignanes, eficazes contra as doenas do fgado e as hepatites, objeto de estudos particularmente atentos desde h algum tempo. As substncias ativas do cnhamo, as naftoquinonas das folhas de nogueira, os compostos contidos na drosera pertencem igualmente ao grupo das plantas aromticas.

Os leos essenciais (essncias naturais) e os terpenos Os leos essenciais so lquidos volteis, refringentes, de odor caracterstico. Formam-se num grande nmero de plantas como subprodutos do metabolismo secundrio. Os vegetais so mais ricos em essncias quando o tempo estvel, quente: ser ento a melhor altura para colh-los. Estes leos acumulam-se em certos tecidos no seio das clulas ou de reservatrios de essncia, sob a epiderme dos plos, das glndulas ou nos espaos intracelulares. O controle microscpico da qualidade dos leos essenciais revela-nos que essas clulas esto dispostas em formaes caractersticas. Os leos essenciais so extrados de plantas frescas ou secas mediante destilao por vapor de gua, extrao pura e simples ou outras tcnicas (por presso, por absoro de gorduras em perfumaria, etc.). Do ponto de vista qumico, trata-se de misturas extremamente complexas. A medicina recorre freqentemente a substncias extradas dos leos essenciais (mentol, cnfora). O uso farmacutico dos leos essenciais fundamenta-se nas suas propriedades fisiolgicas: o perfume e o gosto (corrigentia); o efeito irritante sobre a pele e as mucosas (derivantia); as propriedades desinfetantes e a ao bactericida. A essncia de anis, de funcho, etc. (Oleum anisi, Oleum foeniculi) so muitas vezes usadas como expectorantes, pois so eliminadas pelos pulmes e desinfetam assim diretamente as vias respiratrias, libertando as mucosidades. So usadas tambm em gargarejos, inalaes e gotas nasais. A sua absoro facilita os processos digestivos; atuam como estomacais colagogos e carminativos. A maior parte das plantas com essncias so usadas como aromatizantes (chicria, funcho, anis, manjerona, tomilho, serpo, orgo). O efeito de irritar a pele aproveitado atravs de aplicaes externas antireumatismais. Os linimentos contm quer substncias extradas dos leos essenciais (mentol, cnfora), quer essncias de menta, de alecrim, de lavanda e de terebentina, verificando-se, na maior parte dos casos, uma mistura de todos estes produtos. As essncias naturais devem ser conservadas, bem como as plantas que as contm, em

recipientes bem fechados ao abrigo da luz. As essncias oxidam-se rapidamente luz e ao ar, polimerizam-se, transformam-se em resinas e perdem o odor e a ao que as caracterizam. Entre as numerosas essncias naturais que entram na composio de muitos remdios naturais, citamos pelo menos a essncia de anis (Oleum anisi), de funcho (Oleum foeniculi), de lavanda (Oleum lavandulae), de hortel-pimenta (Oleum menthae piperitae) e o mentol que esta fornece, de tomilho e o respectivo timol, assim como o seu carvacrol, que um excelente desinfetante. Os leos essenciais compem-se, sobretudo de terpenos, produtos volteis frequentemente misturados com outras substncias. A tanchagem contm uma elevada percentagem de terpeno.

Os leos gordos So leos vegetais lquidos temperatura ambiente. O frio torna-os turvos e os faz coagular, so insolveis na gua, mas solveis em solventes orgnicos (clorofrmio, acetona, por exemplo). Entre os leos no sicativos, pode citar-se o azeite e o leo de amndoas, entre os semisicativos, o leo de amendoim, de girassol. O leo de linho e de papola so sicativos. O leo de rcino fortemente laxante. Os leos gordos so correntemente utilizados tanto no fabrico de remdios como para fins alimentares e industriais.

As glucoquininas (insulinas vegetais) So substncias que tm influncia sobre a glicemia; so tambm chamadas fitoinsulinas. Existem nos vegetais seguintes: vagem de feijo sem sementes, cimeiras de galega, folhas de mirtilo.

As mucilagens vegetais So misturas amorfas de polissacardeos que formam na presena de gua sistemas coloidais fortemente viscosos. Com gua fria, as mucilagens engrossam e formam gels, com gua quente dissolvem-se e formam solues coloidais que se gelificam de novo ao arrefecer. Nas plantas, estas substncias servem de reservatrios, sobretudo pela sua capacidade de reter a gua. Nas infuses e decoces, as mucilagens das plantas medicinais tm como efeito reduzir a irritao quer fsico quer qumico. Exercem assim uma ao favorvel contra as inflamaes das mucosas, especialmente as das vias respiratrias e digestivas, atenuam as dores das contuses, amaciam a pele quando so aplicados cataplasmas. Reduzem o peristaltismo intestinal, e o seu efeito de absoro age favoravelmente em casos de diarria. So usadas abundantemente como emulsionantes (carraguinatos, extrados das algas marinhas). As plantas mucilaginosas so usadas quer isoladamente quer em misturas de infuses.

Citemos, por exemplo, a folha e a raiz da altia, a flor da malva e a folha da mesma planta, a flor da malva-rosa, a semente do feno-grego, a semente do linho, etc. As pectinas pertencem igualmente a este grupo: trata-se, com efeito, de polissacardeos que formam gels como as mucilagens. As pectinas existem em numerosos frutos e so

particularmente abundantes nos sumos de frutas e legumes: sumo de ma, de beterraba, de cenoura. As pectinas so usadas nas curas de frutos e no tratamento das diarrias. A distribuio da mucilagem geral entre os vegetais sendo secretada atravs de diferentes estruturas: idioblastos, tricomas, colteres, ductos e cavidades (normais ou traumticos). Vrias plantas utilizadas para fins medicinais so ricas em mucilagem, entre elas, a babosa (Aloe socrotina) e o guaco (Mirkania glomerata). Quando submetidas fervura prolongada, as mucilagens so degradadas em acares, reduzindo ou eliminado sua atividade teraputica.

As hormonas vegetais (fito-hormonas) So substncias de composio qumicos muito complexos, geralmente biocatalisadores que atuam sobre o crescimento e as trocas metablicas (biostimulantes). Existem, por exemplo, no lpulo, no anis, na salvia, na altia, na aveia e na cenoura.

Os antisspticos vegetais So substncias antibiticas produzidas pelos vegetais superiores, exercendo uma ao antimicrobiana de largo espectro, na maior parte dos casos instveis e volteis. Atuam mesmo em aerossol, por via respiratria. Existem no alho, na cebola, na mostarda, no rbano silvestre, no sabugueiro, no zimbro, no pinheiro, na tanchagem, etc. Continuam a ser estudadas nos nossos dias.

Вам также может понравиться