Вы находитесь на странице: 1из 8

Gesto ambiental Entende-se por gesto ambiental a parte da gesto global de uma organizao que trata os aspectos ambientais,

incluindo o controlo de impactos ambientais. A abordagem das empresas de construo gesto ambiental depende da sua dimenso, natureza, complexidade e rea de actuao. A implementao prtica da gesto ambiental varia desde o desenvolvimento de um sistema simples para satisfazer alguns requisitos legais at ao desenvolvimento de um sistema de gesto certificado por uma entidade independente relativamente s normas ISO 14 000. O campo de actividade da construo muito diversificado o que significa quase todos os estgios do processo de construo tm implicaes ambientais. Sistemas de Gesto Ambiental O crescente interesse pelo ambiente e pela construo sustentvel tem levado algumas empresas de construo a equacionarem o desenvolvimento de um Sistema de Gesto Ambiental (SGA). As abordagens para o desenvolvimento de um SGA incluem: sistemas organizacionais; sistemas especficos para um projecto; sistemas aplicveis a um ou mais nveis da organizao; sistemas especficos para um departamento da organizao.

No necessrio desenvolver que um SGA completo partida. O seu desenvolvimento continuado revela-se at vantajoso. Sistemas de Gesto Ambiental Elementos essenciais para o desenvolvimento de um SGA: poltica ambiental; objectivos do negcio; procedimentos e mtodos de trabalho; linhas de orientao e cdigos de boa prtica da construo; avaliao dos fornecedores.

As normas da srie ISO 14 000 constituem o sistema estruturado de gesto ambiental de referncia. As empresas de construo podem desenvolver o seu SGA com base nestas normas e procurar a certificao do mesmo junto de uma entidade independente e acreditada perante o Instituto Portugus da Qualidade (IPQ). Outro sistema estruturado o EMAS (Eco-Management and Audit Scehme)

Norma ISO 14 001 - Elementos essenciais Poltica ambiental Planeamento: aspectos ambientais; requisitos legais ou outros requisitos; objectivos e metas; programas de gesto ambiental.

Implementao e funcionamento: estrutura e responsabilidade; formao, sensibilizao e competncia; comunicao; documentao; controlo de documentos; controlo operacional; preveno e capacidade de resposta a emergncias.

Verificao e aces correctivas: Reviso pela Direco Melhoria contnua. Cada um dos elementos referidos contem temas que a organizao deve abordar no seu SGA. Por forma a obter a certificao ambiental, a empresa dever desenvolver prticas e procedimentos que satisfaam os requisitos de todos os elementos da norma. EMAS (Eco-Management and Audit Scheme) Este sistema foi desenvolvido pela Unio Europeia e originalmente publicado em 1993. O EMAS especifica os requisitos para desenvolver um SGA, de forma idntica s normas ISO 14 000. Porm, o EMAS vai mais longe do que a norma ISO porque exige que a organizao leve a efeito uma avaliao ambiental inicial e produza um relatrio ambiental que detalha o seu desempenho ambiental. Este documento pblico e destina-se a ser avaliado por uma entidade independente externa organizao. Na sua verso actual o sistema EMAS no se aplica a empresas de construo. O sistema EMAS s aplicvel no interior da Unio Europeia. monitorizao e medio; registos; no conformidades e aces correctivas e preventivas; auditorias.

Boa prtica ambiental As PME do sector da construo podero enfrentar dificuldades para desenvolver um SGA prprio mas ter necessidade de dar resposta a requisitos impostos pelos Donos de Obra, por exemplo: disporem de uma poltica ambiental; comprometerem-se melhoria ambiental; desenvolverem um SGA especfico para o projecto; utilizarem materiais e equipamentos de baixo impacto ambiental; procederem ao controlo ambiental das suas actividades.

A especificidade do sector da construo dita tambm algumas dificuldades acrescidas para o desenvolvimento de um SGA. A experincia de outros sectores de actividade pode ser relevante para a melhoria ambiental da construo. Desenvolvimento de um SGA - Primeiros passos Obter o apoio da Administrao.

Nomear responsveis pelo desenvolvimento conduo e relatrio dos trabalhos. Optar por um sistema organizacional ou de projecto.

Um sistema organizacional desenvolvido para toda a organizao cujos princpios e procedimentos so adaptados a cada projecto de acordo com as necessidades. Um sistema de projecto desenvolvido para um projecto especfico. Avaliar prticas correntes.

Permite identificar as dificuldades dos sistemas de gesto existentes para lidar com o problema da gesto ambiental.

Examinar a o desempenho ambiental da organizao, que normalmente se processa em duas fases:

1. Anlise dos requisitos da gesto ambiental e verificao do seu enquadramento nos sistemas de gesto da organizao. Isso dever incluir a identificao dos desvios das prticas correntes da gesto da organizao relativamente s exigncias do seu desempenho ambiental. 2. Anlise tcnica do desempenho ambiental da organizao. Inclui o exame dos impactos ambientais das prticas correntes da organizao.

Desenvolvimento de um SGA - Poltica ambiental A poltica ambiental da organizao dever: reflectir os aspectos significativos da sua actividade; ser apropriada sua natureza e sua escala; incluir um compromisso de melhoria contnua do seu desempenho ambiental e de preveno da poluio; incluir um compromisso de cumprimento da legislao aplicvel em matria ambiental; ser documentada, implementada e mantida; ser comunicada a todos os trabalhadores; estar disponvel para as partes interessadas; ser periodicamente revista.

Desenvolvimento de um SGA - Planeamento. Aspectos ambientais Trata-se de identificar os aspectos da actividade da organizao que podem afectar o ambiente e decidir pelos mais importantes ou significativos. Aspectos ambientais: elementos ou actividades que podero ter impacto no ambiente. Impactos ambientais: alteraes positivas ou negativas no ambiente.

Identificao de aspectos ambientais na construo: Primeiro passo: Identificar actividades. Segundo passo: Identificar inputs das actividades. Terceiro passo: Identificar outputs das actividades. Quarto passo: Identificar impactos

A determinao da relevncia dos impactos ambientais identificados varia de acordo com o tipo, escala e localizao das actividades a desenvolver pela organizao. importante adoptar metodologias especficas para aquilatar a relevncia dos impactos ambientais identificados. As metodologias disponveis incluem: abordagens baseadas na anlise de risco; questionrios sob a forma de checklists;

O processo de determinao da relevncia de impactos ambientais deve envolver um nmero significativo de elementos da organizao e da sua direco. Desenvolvimento de um SGA - Planeamento. Requisitos legais A organizao dever mostrar que tem acesso legislao relevante para o desenvolvimento das suas actividades. Para alm disso, a relao das disposies legais dever manter-se actualizada.

Para uma organizao desenvolvendo um SGA, isso poder ser conseguido com um documento contendo as referncias a todos os documentos legais aplicveis sua actividade, por exemplo: requisitos para autorizaes e licenas; cumprimento de limites de deposio de materiais; monitorizao, reporte e documentao; cumprimento de deveres.

Desenvolvimento de um SGA - Planeamento. Objectivos e metas O estabelecimento de objectivos em relao a um conjunto de aspectos ambientais uma via para a organizao conseguir a melhoria contnua do seu desempenho ambiental. Devem estabelecer-se objectivos de longo prazo e metas de curto prazo, cuja implementao dever decorrer de acordo com um plano especfico. Caractersticas essenciais dos objectivos ambientais de uma organizao: Concretos. Mensurveis. Alcanveis e realistas. Controlveis.

conveniente dispor de evidncias que os objectivos esto a ser alcanados (registos de reunies, registos de formao do pessoal, etc.). Desenvolvimento de um SGA - Planeamento. Programas de gesto ambiental Os programas de gesto ambiental destinam-se a suportar a implementao dos objectivos definidos e devero descrever: aces especficas necessrias para alcanar os objectivos; programao temporal das aces a desenvolver; cadeia de responsabilidades.

Dever prever-se um meio de controlar o progresso dos programas de gesto ambiental (auditorias, reunies da equipa responsvel, etc.). Desenvolvimento de um SGA Implementao e funcionamento. Estrutura e responsabilidade. A definio de responsabilidades essencial para a implementao do SGA. Algumas organizaes estabelecem um comit ambiental constitudo por elementos de toda a organizao que depois conduzem a gesto ambiental nos seus respectivos sectores. Outras organizaes centralizam a responsabilidade da gesto ambiental em departamentos especficos que tambm tm a cargo a implementao de sistemas de gesto da qualidade e da segurana e sade.

Estas duas opes tm vantagens e inconvenientes. Desenvolvimento de um SGA Implementao e funcionamento. Formao, sensibilizao e competncia. A organizao precisa de assegurar que todos os seus membros conhecem o SGA e que os elementos da organizao cuja actividade pode afectar o ambiente receberam formao ambiental adequada. Para alm disso, a organizao precisa de assegurar que os as empresas sub-contratadas receberam formao de acordo com o SGA. Para que a formao seja adequada, devem ser considerados os seguintes aspectos: desenvolver um sistema e identificar as necessidades de formao; assegurar que os programas de formao so implementados para atingir as necessidades de formao identificadas.

A identificao das necessidades de formao passa pelos seguintes passos: Primeiro passo: Identificao das competncias necessrias. Segundo passo: Identificao dos indivduos que carecem de formao. Terceiro passo: Identificao das actuais competncias ou especializaes. Quarto passo: Identificao das carncias de competncias.

H vrios mtodos para identificao de competncias em organizaes, por exemplo, entrevistas individuais, entrevistas em grupo, questionrios, testes, anlises de desempenho e deficincia, observao, etc... Depois de identificadas, as necessidades de formao so registadas, preferentemente de forma matricial. A formao dever prever-se para todos os nveis da organizao, embora adequada a cada nvel. Todos devem receber formao sobre sensibilizao ambiental e sobre a poltica ambiental adoptada pela organizao. H vrios procedimentos possveis para a formao e que devem ser adequados organizao e aos destinatrios da formao. Tambm os formadores devero ser seleccionados cuidadosamente. Desenvolvimento de um SGA Implementao e funcionamento. Comunicao. Controlo de documentos. A organizao deve possuir procedimentos que permitam garantir que a informao pertinente sobre o SGA seja comunicada de e para todas as partes interessadas. A organizao deve estabelecer e manter a informao num meio apropriado, bem assim como estabelecer e manter procedimentos para controlar todos os documentos e dados que reportam aos requisitos estabelecidos no SGA.

Desenvolvimento de um SGA -

Implementao e funcionamento. Controlo operacional.

A chave para a gesto ambiental controlar as operaes relacionadas com aspectos ambientais relevantes. Para esse efeito, necessrio dispor de procedimentos adequados. O primeiro passo verificar se os procedimentos correntes de outros sistemas de gesto j implementados (da qualidade ou da segurana e sade) so adequados. Decidir desenvolver novos procedimentos apenas se os existentes no forem adaptveis aos requisitos da gesto ambiental. Evitar duplicao de procedimentos que poder causar confuso na organizao. Evitar desenvolver procedimentos incompatveis com a capacidade dos executantes ou com a sua formao. Evitar restringir ou alterar boas prticas correntes. Desenvolvimento de um SGA Implementao e funcionamento. Preveno e capacidade de resposta a emergncias. A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para identificar potenciais acidentes e situaes de emergncia e ser capaz de reagir de modo a prevenir e mitigar os seus efeitos. Desenvolvimento de um SGA Verificao e aces correctivas. Monitorizao e medio. Registos. A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para monitorizar e medir periodicamente o desempenho do SGA. A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para a identificao, manuteno, disponibilizao e eliminao de registos do SGA bem como dos resultados das auditorias.

Desenvolvimento de um SGA -

Verificao e aces correctivas. Auditorias.

As auditorias so uma ferramenta essencial verificao da eficincia dos SGA. Auditorias informais: visitas ou inspeces da direco; inspeces regulares da obra. Auditorias formais: verificar que a implementao do SGA est conforme os sistema desenhado e que tem sido adequadamente documentado; medir a eficincia do SGA em gerir o cumprimento da legislao e em atingir os objectivos fixados pela organizao.

O programa das auditorias dever reflectir: o risco ambiental das actividades auditadas; resultados de auditorias anteriores.

O procedimento das auditorias dever abordar os responsveis, o mbito, as checklists, o relatrio das concluses, a identificao de no conformidades e as reas de actividade que no esto de acordo com o SGA documentado. Convm utilizar procedimentos existentes na organizao sobre outras auditorias de gesto (qualidade, segurana e sade). A seleco dos auditores um aspecto essencial para o xito da auditoria. O programa da auditoria dever basear-se em temas especficos da organizao e relacionarse com a complexidade dos aspectos ambientais a gerir em obra. Dever igualmente basear-se em requisitos legais, no risco associado s diferentes actividades e em reas de responsabilidade. As checklists asseguram o mesmo quadro de procedimentos a diferentes auditores e em diferentes locais.Vantagens das checklists: do orientao ao auditor; permitem profundidade de anlise e controlar o tempo; fornecem um formato standard de relatrio; ajudam a evidenciar os resultados da auditoria.

A metodologia a utilizar numa auditoria dever incluir: uma reunio introdutria; a auditoria das actividades; a anlise do trabalho efectuado para verificar que o procedimento foi integralmente cumprido; uma reunio de encerramento.

Princpio geral das auditorias. Uma auditoria no uma inspeco, portanto no procura problemas; em vez disso, os auditores procuram evidenciar a conformidade atravs da documentao, da observao das actividades, de entrevistas e da inspeco de equipamentos. As questes abertas so em regra mais eficientes. Desenvolvimento de um SGA Reviso pela Direco

A Direco, ao mais alto nvel da organizao, dever, com a periodicidade por si determinada rever os SGA por forma a assegurar que continua adequado, suficiente e eficaz.

Вам также может понравиться