Вы находитесь на странице: 1из 8

IFPE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS RECIFE

Estudo das Reaes Qumicas

RECIFE, DEZEMBRO 2011 PERNAMBUCO BRASIL 2011

ESTUDO DAS REAES QUMICAS

CURSO TCNICO EM ELETRNICA


1

RECIFE, DEZEMBRO 2011 SUMRIO

Sinopse 1. Introduo............................................................................................................05 ..... 2. 3. Definio de Reao06 Reaes06 Qumica................................................................................. Tipos de

Qumicas..................................................................................... 3.1 Reaes de Sntese (Adio)............................................................................... 06 3.2 Reaes de Anlise (Decomposio)................................................................... 06 3. Reaes de Dupla Troca06 (Mettese).................................................................... 4. Reaes de Simples (Deslocamento)......................................................... Troca06 07

4. Anlise e Identificao das Reaes Qumicas........................................................ 07 4.1 Materiais............................................................................................................... 07 2. Mtodo...........................................................................................................08 ..... 5. .... 6. .... 2 Concluses.......................................................................................................... 08 Resultados........................................................................................................... 09

7.

Referncias Bibliogrficas......................................................................................

SINOPSE As reaes qumicas um tipo de reorganizao dos arranjos moleculares da matria que so definidas a partir das caractersticas reativas dos compostos interagidos e da quantidade de energia envolvida na reao. Normalmente um composto exerce o papel de reagente e o outro de agente reativo, para ento se iniciar uma reao qumica. Havendo um agente reativo, ocorre um desiquilbrio da estrutura do composto reagente dando incio a reaes qumicas que vo reorganizar o arranjo molecular desse novo composto formado, chamado produto. Algumas indicaes (cor, calor, formao de gs) identificam e comprovam o surgimento dessas novas reorganizaes moleculares. Essas reaes podem ser representadas por equaes qumicas que podero nos indicar que compostos foram consumidos e formados ao longo das reaes. Existe uma gama de fatores que podem acelerar ou retardar o andamento dessas reaes. Essas reaes so de extrema importncia para a base de qualquer estudo cientfico em que envolvam a interao entre dois compostos de natureza semelhante ou no. Logo, muitos estudiosos buscam entender e explicar como se tratar a reao entre os compostos a fim de se obter com mais detalhes a formao dessas reaes qumicas e o conhecimento de nossa origem.

1. INTRODUO A abundante vida do nosso planeta formada por inmeras reaes qumicas complexas derivadas de vrias estruturas moleculares que se formaram ao longo dos tempos. A partir dessas reaes tambm possvel explicar a origem e a formao de muitas substncias qumicas o qual convivemos no cotidiano e que podem ser utilizadas em vrias aplicaes, entre elas: confeco de produtos de higiene (detergentes, sabes e amaciantes), produo de produtos alimentcios (leo, margarina, cerveja), produo de cosmticos (batom, perfume, maquiagem) entre outras inmeras aplicaes. A base deste trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte consiste em definir as classificaes das reaes qumicas no campo da qumica, bem como, explicar a sua formao. E a segunda parte consiste em partir de compostos inorgnicos e realizar experimentos laboratoriais utilizando-se da tcnica analtica, comprovando os conceitos tericos de reaes qumicas e averiguando a formao das reaes por meio dos efeitos de seus indicadores.

2.

DEFINIO DE REAO QUMICA A reao qumica consiste numa reorganizao molecular havendo mudanas na estrutura dos

componentes reagentes e resultando em um ou mais produtos. Nestas mudanas na geometria das molculas, ocorre o surgimento de indicadores como: liberao/absoro de energia, formao de precipitados, formao de gases e mudanas de cor, o que comprovam a existncia das reaes qumicas.

3. CLASSIFICAO DE REAES QUMICAS Segundo VOGEL, as reaes qumicas so classificadas de acordo com o nmero de compostos (reagentes e produtos) envolvidos na reao. As reaes podem ser classificadas em quatro tipos: Sntese, Anlise, Simples Troca e Dupla Troca.

1. REAO DE SINTESE (ADIO) Reao em que dois ou mais reagentes reagem dando origem a um s produto.

2. REAO ANLISE (DECOMPOSIO) Reao onde um reagente d origem a dois ou mais produtos.

3. REAO SIMPLES TROCA (DESLOCAMENTO) Reao entre um composto e um elemento qumico. Havendo a permutao de um elemento do composto pelo elemento qumico. Gerando um novo elemento qumico e um novo composto.

3.4 DUPLA TROCA (METATESE) Reao onde h dois reagentes e dois produtos. Onde o produto a permutao dos componentes dos reagentes.

4. ANLISE E IDENTIFICAO DAS REAES QUIMICAS Este captulo dedicado descrio da metodologia e dos materiais utilizados no presente trabalho, com objetivo de se obter uma melhor compreenso e reproduo dos experimentos realizados.

4.1 MATERIAIS Tubos de ensaio; Estante para tubos de ensaio; Pipeta volumtrica de 10 ml; Esptula; Pera; Reagentes Fe0 (1mg), CaCO3 (1mg); Solues CuSO4(0,5M), HCl (1M); Agua Destilada; Pisseta;

4.2 MTODOS

Todos os experimentos foram realizados utilizando-se a tcnica analtica de gravimetria. Que consiste na formao de precitados aps ocorrer reao qumica. Ou seja, seno ocorrer formao de precipitado porque no houve reao. O primeiro experimento consistiu em analisar reaes de simples troca. Utilizando-se o ferro (Fe0) e a soluo de sulfato de cobre (0,5M). O segundo experimento consistiu em analisar reaes de dupla troca. Utilizando-se o carbonato de clcio (CaCO3) e a soluo de sulfato de sdio (0,5M).

As solues utilizadas nos experimentos foram preparadas e padronizadas. Os reagentes utilizados foram comerciais. Todos os experimentos foram replicados para se obter mais de um teste comprovatrio. Os experimentos foram baseados nas tcnicas desenvolvidas por BACCAN, 1979.

5. RESULTADOS A primeira reao envolveu sulfato de cobre CuSO4 (0,5 M) de colorao azulada, e 1mg de limalha de ferro. Cerca de 2mL da soluo de CuSO4 (0,5M) acrescidos de1mg de Fe0 ao tubo de ensaio. Reao Simples troca: CuSO4 (aq) + Fe (s) FeSO4 (aq) + Cu (s) Aps reao foi observado que houve formao de precipitado vermelho de Cu e a soluo que antes era azulada foi se tornando mais clara, isto ocorreu por que o ferro mais eletronegativo que o cobre, deslocando-o, e unindo-se, portanto ao sulfato (SO4-). Ou seja, o elemento ferro permutou de posio com elemento cobre presente na soluo, originado um novo composto o sulfato de ferro. J a segunda reao foram usados carbonato de clcio (CaCO3) e cido clordrico (HCl). Cerca de 2mL de HCl (1M) e um 1mg de CaCO3 , de colorao branca. Conforme a reao: Reao de Dupla Troca: 2HCl + 2CaCO3 2CaCl + 2HCO + 2CO2 Ou seja, ocorreu a formao dos dois produtos oriundos das permutaes dos elementos qumicos dos reagentes e a formao de dixido de carbono (CO2). 6. CONCLUSO

Ficou comprovado atravs dos experimentos realizados em laboratrio que uma reao de simples troca obtida quando um elemento qumico se faz reagir com um composto ocorrendo permutao entre esse elemento e um elemento presente no composto. Havendo a formao de um novo composto que se precipita em soluo aquosa. J a reao de dupla troca tambm ficou evidente despois dos experimentos comprovando a dupla permutao entre os elementos dos dois compostos reagentes na reao.

8. REFERCIAS BIBLIOGRFICAS BACCAN N., QUMICA ANALTICA QUANTITATIVA ELEMENTAR, Edgard Blucher Ltda, V. 1, p.160-167, 1979. VOGEL A.., QUMICA ANALTICA QUALITATIVA, Mestre Jou, V. 1, p.81-99, 5 edio,1981.

Вам также может понравиться