Вы находитесь на странице: 1из 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANATANA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA Engenharia Civil Topografia - TEC 147

GRADUANDOS: Itamara dos Santos Rocha Tamires da Silva Cordeiro Marcos Vinicius de Almeida Ronnian Torres Joo Paulo

TEODOLITO

Feira de Santana BA

Outubro de 2011

OBJETIVO Verificar a aplicabilidade do Teodolito como ferramenta importante no exerccio profissional do Engenheiro Civil.

INTRODUO Em Topografia, uma das operaes bsicas a medio de ngulos horizontais e verticais. No caso ngulos horizontais as direes so medidas em campo, e a partir dessas direes pode - se calcular os ngulos. Para efetuar estas medies utiliza se um instrumento ptico, o Teodolito. Tal instrumento possui indicadores de nvel, e colocado sob um trip universal, permitindo rotao horizontal e vertical; mede distncias relativas entre pontos determinados, em escala mtrica decimal. No seu interior, possui prismas e lentes que ao desviar o raio de luz permite uma rpida e simples leitura dos limbos graduados em graus, minutos e segundos. Os teodolitos, independentemente do tipo, so compostos de partes principais e acessrias. Tais como: Base, Alidade (roda em torno do eixo principal),Luneta (roda em torno do eixo secundrio), Limbo azimutal, Limbo zenital e Nivelas. A luneta dos teodolitos antigos no pecorria giro completo em torno do seu eixo transversal. Posteiormente conseguiu se uma luneta suficientemente curta, de modo que a linha de colimao pode coincidir com a vertical do lugar, ou dar rotao de 360 em torno de seu eixo suporte. Aos teodolitos dotados desse tipo de luneta, deu se o nome de Teodolito Trnsito. A adio do dispositivo estadimtrico veio permitir que o transito passasse tambm a medir distancias horizontais e inclinadas sem pecorr las com diastmetros e sem triangulaes. A essa modalidade chamou se Taquemetro. Ento dirige se ao teodolito por completo como Teodolito trnsito taqueomtrico.

CONSTITUIO DOS TEODOLITOS

So partes principais do Teodolito: 1. Crculos graduados 2. Alidade 3. Luneta 4. Eixos Estas partes so comuns a todos os Teodolitos. Os acessrios so das outras peas do instrumento v podem variar quanto ao aspecto, construo, princpio de funcionamento e localizao. Os mais comuns so: 1. Trip; fio de prumo, prumo tico, prumo de basto, prumo a laser; 2. Nveis de bolha circular e cilndrica; 3. Parafusos calantes ou niveladores; 4. Parafuso de Fixao do movimento geral (fixa a alidade); 5. Parafusos de fixao do movimento particular (fixam os limbos); 6. Parafusos de chamada, ou tangencial (ajustam a visada e leitura angular); 7. Espelho de iluminao dos limbos (teodolitos mecnicos); 8. Declinatria; Ala de mira (colimador); 9. Prisma refletor com basto; 10. Guarda - sol.

DESCRIO DO TEODOLITO A luneta constituda por trs tubos: Porta ocular, porta retculos e porta objetiva. A luneta contm parafusos que permitem focalizar separadamente a ocular e a objetiva. Est fixada em um eixo que se apia na alidade.

Os Crculos graduados so geralmente, dois. O vertical, situado ao lado da luneta, podendo ser fixo a ela ou alidade, e o horizontal, situado acima dos parafusos

calantes e internamente aludade. Ambos so divididos em graus ou grados, como um transferidor e servindo para a medida dos angulos.

A alidade composta de dois montantes, que junto com o eixo da luneta, formam um cavalete. Os dois montantes fazem corpo com um crculo metlico que envolve o limbo graduado, servindo lhe de proteo. A alidade toda est apoiada no eixo vertical do instrumento. Eixo - So trs eixos caractersticos, um Principal ou Vertical, um Transversal ou secundrio e um tico ou de Colimao; Eixo vertical: o eixo em torno do qual o instrumento (a alidade) gira num plano horizontal e coincide com a vertical do lugar; Eixo secundrio: eixo em torno do qual gira a Luneta; Eixo 5tico ou de colimao: eixo definido pela linha que une o centro tico da Ocular e da Objetiva.

FUNES DAS PEAS DO TEODOLITO

Os Crculos graduados ou limbos tem funo de dar a medida dos angulos. Para isso esto divididos segundo o sistema sexagesimal ou centesimal. Estes, quase sempre apresentam a diviso do crculo variando de 0 a 400 grados, em sentido nico. Nos primeiro encontramos o seguinte mtodo de diviso:

De 0 a 360 em sentido nico e em dois sentidos ( duas graduaes, sendo uma externa e outra interna). De 0 a 180 em sentidos opostos. Duas graduas Uma de zero a 180 em dois sentidos e outra, externa, de 0 a 360.

Luneta As peas principais da luneta so: Objetiva ( Parafuso focalizador da objetiva) que tem por funo captar a imagem observada, Ocular ( Parafuso focalizador da ocular) que amplia a imagem dada pela objetiva e que trazida at aos retculos, Retculos ( Parafusos retificadores dos retculos) . A luneta possui movimento em plano vertical, girando em torno do eixo secundrio. Em um dos montantes da alidade esto os dois parafusos de comando do movimento da luneta, fixado o de presso, e com o outro pode se conseguir movimento de aproximao.

Parafusos Calantes Quando um teodolito est operando, seu eixo principal deve coincidir com a vertical de lugar. Satisfeita esta condio, temos o eixo secundrio e o crculo graduado, horizontalizados. O circulo deve coincidir com um plano horizontal. O eixo principal estar verticalizado quando as bolhas dos nveis estiverem centradas

PRINCIPAIS OPERAES DE CAMPO PARA SE INICIAR UM TRABALHO COM TEODOLITO necessrio seguir quatro procedimentos para haver a leitura de ngulos e nessa seqncia: Estacionamento, Calagem ou Nivelamento, Zeragem do Limbo e Colimar ou Visar.

Estacionamento Consiste em fazer com que o eixo principal ou vertical do teodolito coincida com a vertical do lugar sobre o ponto topogrfico. Apia-se o trip com as pernas afastadas aproximadamente eqidistantes do ponto topogrfico (em terreno mais ou menos suave); coloca-se o aparelho sobre a base do trip, prendendo-o com o parafuso de fixao do trip base (cuidado para no esquecer). Com auxlio do prumo tico (ou outro, fio, laser, basto) procura-se coincidir a linha vertical com o ponto (tacha). Se estiver prximo, cerca de 0,5 cm, cravam-se as pontas do trip no solo e,ento, desliza-se o aparelho sobre a base do trip, at a fazer a

coincidncia. Se estiver, acima de 1,0cm, deve-se fixar inicialmente uma das pernas do trip no solo. Seguram-se as duas pernas que no esto fixas no solo e olhando no prumo tico, procura-se a coincidncia. Ao coincidir, fixam-se estas duas pernas ao solo. Nivelamento ou Calagem Consiste em fazer com que a base do instrumento fique num plano horizontal perpendicular ao eixo principal. Esta operao conseguida atravs de duas fases. 1. Com auxlio da bolha circular: Ainda com as pernas do trip observa-se o comportamento da bolha circular, verificando o centro da bolha com o centro da marca de referncia (define um eixo). Este eixo aponta para uma das pernas do trip, e neste momento, olha-se a bolha e abaixamos ou subimos a referida perna, at centralizar a bolha; feito isto fixamos as outras duas pernas trip; 2. Com auxlio da bolha cilndrica: Neste caso, usar-se-o os parafusos calantes (trs); coloca-se o eixo longitudinal da bolha cilndrica paralelo a um par de parafusos, e mexendo nestes dois parafusos, simultaneamente, girando-os um no sentido horrio e outro no anti-horrio, at centralizar a bolha; aps, gira-se o aparelho at que o eixo longitudinal da bolha fique perpendicular com a posio anterior e girando o parafuso restante at que centralize a bolha. D-se um giro qualquer no aparelho e, se a bolha cilndrica continuar centralizada, ento o aparelho estar nivelado. Zeragem dos Limbos Consiste em fazer a coincidncia das leituras: 0 (zero grau), 0 (zero minuto) e 0 (zero segundo) na escala de leitura dos ngulos. Nos teodolitos mecnicos, o procedimento se d girando a alidade, olhado no microscpio de leitura, at haver a coincidncia da linha de ndice (0 0 0) e depois visa-se a direo R. J nos instrumentos eletrnicos, aperta-se a tecla correspondente (0 SET), aps a visada na direo R. Como observao, pode-se dizer que no obrigatrio fazer a visada de R, zerada. Ou seja, pode-se visar r com qualquer leitura.

Colimao ou Visada Esta operao consiste em apontar o aparelho (luneta) para as direes determinantes das medidas a realizar, atravs do eixo de colimao (ocular-objetiva). Utiliza-se a ala de mira para identificar o ponto ou baliza e prende-se o instrumento, atravs do parafuso do movimento geral horizontal (MGH); Ajusta-se a imagem (anel de focagem) e depois, com o parafuso de movimento tangencial horizontal, ajusta-se o retculo vertical com o que se est visando. No caso de balizas ideal que se vise o p das mesmas, evitando erro de inclinao. Caso contrrio, a visada confirmada com a coincidncia do retculo vertical com o eixo da baliza. TEODOLITO PRISMTICO

um teodolito repetidor, que permite leituras repetidas em srie num mesmo vrtice, podendo elevar ainda mais sua tima preciso. O tangencial superior passa a servir aos dois movimentos micromtricos: o particular da alidade e o geral. As leituras de ambos os crculos so feitas no microscpio cuja ocular se v incorporada luneta. Pode se entender a trajetria dos feixes luminosos atravs dos prismas auxiliares das leituras, e responsveis pelo nome de Teodolito Prismtico. TEODOLITO ELETRNICO

Existe uma diversidade de teodolitos para diversos tipos de usos, precises e alcances. Originalmente apenas um aparelho ptico, hoje, esto disponveis no mercado teodolitos automticos que, por meio de dispositivos eletrnicos, fazem a leitura dos pontos e os armazenam na memria, sendo possvel export-los por software para confeco de mapas com as caractersticas topogrficas do local medido. Teodolitos eletrnicos procuram determinar largas distncias em tempo reduzido. A preciso conseguida compete com a do fio nvar, que sempre foi o diastmetro de menor erro. Tais aparelhos oferecem grande contribuio para apoio terrestre como a aerofotogrametria.

MEDIDA DE ANGULOS COM TEODOLITO Os mtodos de medidas angulares devem ser escolhidos atendendo graduao do aparelho de que se dispes. Para instrumentos graduados em sentido nico e sem bssolas, deve se utilizar o mtodo dos ngulos horrios, se o instrumento possuir bussola e sentido nico, deve se utilizar o mtodo dos azimutes. Para teodolitos graduados de zero at 180 em dois sentidos, o mtodo das deflexes o mais adequado. Medida dos ngulos Horrios Orientao pela r - Estacionado e nivelado o Teodolito, ele deve ser orientado pela r. Ao libertar o movimento particular, o ponto posterior ser procurado por meio de giro horizontal da luneta. Colimada a baliza so feitas as leituras do crculo e do nenio. Aps a leitura do ngulo, solta se o movimento geral, visando a r, sem zerar novamente o instrumento. Soltando o movimento particular, visa se a vante. A nova leitura do ngulo ser aproximadamente o dobro da primeira, dividindo por dois esse valor, obtm se a mdia das duas observaes. Orientao pelo prolongamento da r- A operao difere da anterior visto que em vez\ de zerar o aparelho ao iniciar, prende se 180 no crculo, assim o zero da graduao ficar no prolongamento do lado anterior do ngulo. Mtodo das Deflexes Zerado o Teodolito solta se a bussola, visando a r com a luneta invertida. Orientado dessa forma o aparelho, volta se a luneta sua posio inicial, por inverso vertical. Soltando o parafuso superior de presso, procura se o ponto de vante colimando- o. feita a leitura da bssola e, em seguida a da deflexo, que pode ser direita ou esquerda. Para repetir, solta se o movimento geral e girando em azimute torna se a visar a r e fixando o movimento geral. A aproximao, no momento de colimar a baliza, feita com o tangencial inferior. Inverte se verticalmente a luneta e solta se o movimento

particular e colima se a vante. A nova leitura do ngulo ser aproximadamente o dobro da primeira, dividindo por dois esse valor, obtm se a mdia da deflexo. Este mtodo tende a eliminar quatro erros: 1. Desretificao do retculo vertical 2. Desretificao do eixo secundrio 3. Erro pessoal de leitura 4. Erro de calagem Medida dos Azimutes Deve se considerar dois casos: 1. O azimute do 1 lado no conhecido. Esse caso se d quando se faz o levantamento de uma poligonal. O instrumento estacionado na estaca zero, precisa ser orientado pelo Norte. Zera se o aparelho, fixando o movimento particular e soltando o geral, assim como a agulha da bssola. Gira se a alidade lentamente at que a agulha magntica indique a direo norte. Imobiliza se o movimento geral e com o parafuso tangencial inferior procurando a coincidncia exata da agulha, naquela direo, em seguida solta se o movimento particular visando a vante. L se o ngulo ao azimute desse lado. 2. Ao azimute do lado anterior somam se 180, obtendo o azimute inverso desse lado. Prende se esse ngulo no crculo horizontal e visa se a r. Fixando o movimento geral, aproxima se e logo, liberta se o particular. Colimando o ponto da vante, a leitura do ngulo horizontal dar o azimute. MEDIDA DE DISTNCIAS Estadimetria o processo de medida indireta. Seu principio de funcionamento baseado nas propriedades de dois tringulos semelhantes, sendo um deles de valores conhecidos. Atravs do retculo ou estdia do teodolito so obtidas as leituras dos ngulos verticais e horizontais e da rgua graduada, para o posterior clculo das distncias horizontais e verticais.

Distncia Horizontal
f = distncia focal da objetiva F = foco exterior objetiva c = distncia do centro tico do aparelho objetiva C = c + f = constante do instrumento d = distncia do foco rgua graduada

H = AB = B - A = FS - FI = diferena entre as leituras M = FM = leitura do retculo mdio


(Figura 1)

A figura 1 representa a estadia de uma luneta ilustrando um teodolito estacionado no ponto P e a rgua graduada no ponto Q. Do ponto P visa-se o ponto Q com a luneta na posio horizontal. Ento efetua se a leitura dos fios estadimtricos inferior (FI), mdio (FM) e superior (FS). A distncia horizontal entre os pontos ser deduzida da relao existente entre os tringulos a'b'F e ABF, que so semelhantes e opostos pelo vrtice. Pode se escrever: C = c + f, para obter a distncia DH entre o instrumento e a mira. Se chamarmos DH = distancia procurada e G = nmero gerador (valor AB), pode se escrever: DH = K.G + C, onde K varivel segundo os diversos aparelhos desde 25 at 50 centmetros. A constante c pode ter valores diferentes, porm o mais adotado c = 100. Estas lunetas so chamadas no analticas ou variveis.

Distncia Inclinada

As distncias inclinadas podem ser reduzidas s dimenses de suas projees sobre um plano horizontal. Pode se escrever: DH = 100 . H . cos2 + C

(Figura 2)

Distncia Vertical
Se a luneta de um teodolito estiver inclinada no sentido ascendente, a diferena de nvel ou distncia vertical entre dois pontos ser: DN = 50 . H . sen 2 - FM + I Se DN for positivo (+) significa que o terreno, no sentido da medio, est em ACLIVE. Se DN for negativo (-) significa que o terreno, no sentido da medio, est em DECLIVE.

Se a luneta de um teodolito estiver inclinada no sentido descendente, a diferena de nvel entre dois pontos ser: DN = 50 . H . sen 2 + FM - I Se DN for positivo (+) significa que o terreno, no sentido da medio, est em DECLIVE. Mas se DN for negativo (-) significa que o terreno est em ACLIVE.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1. Descrio Construmos um Teodolito caseiro, utilizando dois transferidores, arame, trs parafusos, Tubo de 20 cm e 40 cm, e uma base circular.

2. Medidas

As medidas foram realizadas atrs do Mdulo 3 da Universidade Estadual de Feira de Santana. Medimos de 10 em 10 m at um total de 50 m, sempre movendo o teodolito at os pontos demarcados. Efetuamos duas leituras para cada ponto, medindo a altura do instrumento para casa ponto e anotando o ngulo vertical. Utilizamos uma rgua topogrfica, baliza, nvel de cantoneira, trip e trena. A rgua era sempre colocada vertical e a 10 m do teodolito, para que pudssemos efeituar a leitura.

Tabela de medidas

Ponto Altura do Instrumento ngulo Vertical Medida 1 Ponto 1 2 3 4 5 FI 13,7 13 12,8 12,8 12,5 FM 15 14,3 14,2 14,2 13,3

1 1,36 cm 90

2 1,38 cm 91

3 1,37 cm 93

4 1,37 cm 92

5 1,39 cm 90

FS 16,6 15,6 15,4 15,8 14,7

G = FS - FI 2,9 2,6 2,6 3 2,2

(FI+FS)/2 15,5 14,3 14,1 14,3 13,6

Medida 2 Ponto 1 2 3 4 5 FI 13,5 13,2 13 13 12 FM 15 14,4 14,2 14,2 13,5 FS 16 15,8 15,5 15,1 15 G = FS - FI 2,5 2,6 2,5 2,1 3 (FI+FS)/2 14,75 14,5 14,25 14,05 13,5

CALCULO DA CONSTANTE ESTADIMTRICA A colocao da mira na posio vertical no permite a aplicao direta do princpio fundamental da estadimetria ao calculo da distncia Di. necessrio determinar a projeo do nmero gerador G.

Dh = GKsenz, Onde Dh a distncia entre o Teodolito e a Mira

G a subtrao entre o fio estadimtrico Superior e o Inferior ( FS FI) K a constante estadimtrica Z o ngulo vertical

Tabela com o valor da constante estadimetrica Para as medidas da Tabela 1 Ponto 1 2 3 4 5 Dh = GKsenz 10 = 2,5Ksen 90 10 = 2,6K sen 91 10 = 2,5K sen 93 10 = 2,1K sen 92 10 = 3K sen 90 K 4 3,847 3,85 3,33 4,55

Mdia: K = 3,8

Para as medidas da Tabela 2 Ponto 1 2 3 4 5 Dh = GKsenz 10 = 2,9Ksen 90 10 = 2,6K sen 91 10 = 2,6K sen 93 10 = 3K sen 92 10 = 2,2K sen 90 K 3,45 3,847 3,856 3,34 4,54

Mdia: K = 3,8

ERROS

Erro de leitura:

Pela distncia entre o teodolito e a rgua; Pela falta de capacidade de aproximao da luneta; Pela espessura dos traos do retculo; Pela falta de experincia do operador.

Erro de ngulo

Erro de nivelamento do Teodolito

REFERNCIA

PARADA, M. de Oliveira (Mario de Oliveira). Elementos de topografia : manual pratico e teorico. 2.ed Sao Paulo: [197]. [s.n], 307 p <http://www.topografia.ufsc.br/cap7-1-2.html> Acessado em 24 de Outubro de 2011

Вам также может понравиться