Вы находитесь на странице: 1из 2

Objetivo apresentar os diversos tipos de inteligncia. Palavras-chave liderana, inteligncia.

Tempo estimado 7 minutos

Desenvolvendo-se enquanto lder


Sonia Jordo Palestrante e Consultora Organizacional

Voc vai ler:


O lder e a inteligncia emocional. Uma outra viso de inteligncia. Os tipos de inteligncia.

tualmente, um dos grandes diferenciais de que o lder precisa ter saber pensar por conta prpria e buscar aumentar sua inteligncia emocional. Precisa, tambm, conviver com as emoes de forma saudvel, permitir-se sentir a todas. Mas ao mesmo tempo, e talvez ainda mais importante, ele deve saber lidar com elas. importante no deixar que as emoes negativas o destruam. A pessoa que desenvolve sua inteligncia emocional consegue comunicar-se eficazmente, solucionar problemas, resolver conflitos e permanecer motivada.

Saiba que o ser humano possui inteligncias mltiplas, ou seja, preciso ampliar a viso de inteligncia, refletindo sobre outras possibilidades intelectuais ? alm daquela lgico-matemtica que tanto influencia a percepo de capacidade e inteligncia humanas. H capacidades, talentos e habilidades mentais relacionadas com a inteligncia. Todas as pessoas so capazes de desenvolver pelo menos sete inteligncias: Inteligncia lgico-matemtica: habilidade para explorar relaes, categorias e padres dentro de certa lgica e sistematizao. chamada de QI. Inteligncia lingstica: habilidade de usar a linguagem para convencer, agradar, estimular e transmitir idias e sentimentos. Inteligncia musical: habilidade para produzir e reproduzir sons, perceber ritmos e timbres. Inteligncia espacial: habilidade para manipular formas e objetos dentro de uma dimenso de espao. Inteligncia sinestsica ou corporal: habilidade de usar de forma especial parte ou todo o corpo. Inteligncia interpessoal: habilidade para compreender motivaes, temperamentos e sentimentos dos outros e reagir adequadamente a esta percepo. o que chamamos de empatia. Inteligncia intrapessoal: habilidade de ter acesso aos prprios sentimentos, sonhos e desejos, e saber quando adiar uma satisfao. ter uma imagem precisa de si e ser capaz de usar a emoo como suporte para a razo. Aos dois ltimos tipos de inteligncia, interpessoal e intrapessoal, alguns autores deram o nome de inteligncia emocional. O desenvolvimento da inteligncia emocional um dos motivos que leva algum a se manter em cargos de gerncia. Outras inteligncias tambm so importantes para a vida. Contudo, para ser um bom lder fundamental trabalhar as habilidades da inteligncia inter e intrapessoal. Uma vez que cada uma dessas inteligncias serve de potencial ou base para o desenvolvimento das mltiplas competncias exigidas atualmente pelo mercado de trabalho.

A teoria das inteligncias mltiplas foi desenvolvida por uma equipa de pesquisadores da Universidade de Harvard liderada pelo psiclogo Howard Gardner.

Lembre-se:
O lder precisa se preparar constantemente para o relacionamento. Procure desenvolver sua inteligncia para lidar com as pessoas. Aumente a sua chance de se tornar um lder melhor.

E voc...
Quais as suas potencialidades para desenvolver a liderana? Que aspectos precisa melhorar? A inteligncia emocional traria que benefcios para sua atuao?

??
?

expressamente proibida qualquer reproduo sem autorizao prvia por escrito. Todos os direitos reservados. www.rh.com.br

Вам также может понравиться