Вы находитесь на странице: 1из 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Cincias Contbeis
4 Srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-

aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTOR: Eliabe Moraes de Oliveira Faculdade Anhanguera de Jacare

Cincias Contbeis 4 Srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Cincias Contbeis e Atuariais. Elaborar pareceres e relatrios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usurios, quaisquer que sejam os modelos organizacionais. Aplicar adequadamente a legislao inerente s funes contbeis.

DESAFIO
Utilizando-se de um demonstrativo contbil publicado, o desafio consiste na aplicao das tcnicas de anlise financeiro-econmica para a elaborao de um parecer sobre a sade patrimonial da empresa analisada. Para a realizao do desafio escolha a sua equipe de trabalho, que dever ter no mnimo 5 e no mximo 7 componentes. Entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos alunos. Utilize para este desafio o demonstrativo financeiro no seguinte endereo eletrnico: <http://www.romi.com.br/fileadmin/Editores/Empresa/Investidores/Documentos/Relatorio s/BP_2008.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010.

ETAPA 1
Aula-tema: Anlise Vertical e Anlise Horizontal. Esta atividade importante para que voc compreenda a necessidade da Anlise Vertical e da Anlise Horizontal como auxlio na tomada de deciso, bem como interpretar as variaes ocorridas apuradas na elaborao. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Leia o captulo 3 do PLT Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras Marcelo Cardoso de Azevedo (org.). Rena-se com sua equipe e discutam sobre os procedimentos de Anlise Vertical e Horizontal. Passo 2 - Efetue os clculos para a Anlise Vertical e Anlise Horizontal dos demonstrativos financeiros indicados. Utilize para os clculos o Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio, CONSOLIDADO.
2 Eliabe Moraes de Oliveira

Cincias Contbeis 4 Srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Passo 3 - Transporte para as tabelas anexas os clculos das anlises: Anlise Vertical _DRE_Tabela . Disponvel em: <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdGdXLVU1OWhRc2RseHB sR0d1djV3a2c&hl=en>. Acesso em: 15 dez. 2010. Anlise Vertical_BP_TABELA. Disponvel em: <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdHpkRDY2NjIwdUk1bzdU RUM1OUpNSHc&hl=en>. Acesso em: 15 dez. 2010. Anlise Horizontal_DRE_TABELA. Disponvel em: <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdHZtSnZPejZGTGd6WW42O W5DQnVyQlE&hl=en >.Acesso em: 15 dez. 2010. Anlise Horizontal_BP_TABELA. Disponvel em: <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdEhXcXNNVGFNSGxQb1lr cy14QUJMemc&hl=en>. Acesso em: 15 dez. 2010.

Passo 4 - Aps os clculos anteriores, analise, associe e descreva as possveis causas das variaes: a) b) c) d) e) Nas vendas Nos Custos dos produtos vendidos Na margem bruta Nas Despesas Operacionais Nas contas patrimoniais.

Este passo dever ser elaborado em 1 lauda, fonte Book Antiqua 12, espaamento simples. Utilizar como cabealho: ETAPA 1 Passo 6 Anlise das Possveis Causas das Variaes Equipe: Nomes dos participantes Passo 5 - Entregue ao professor da disciplina as tabelas do 4 passo e a lauda do 5 passo.

ETAPA 2
Aula-tema: Tcnicas de Anlises por ndices.

Eliabe Moraes de Oliveira

Cincias Contbeis 4 Srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Esta atividade importante para voc compreender a necessidade e a funo dos ndices econmicos e financeiros e obter uma viso mais transparente de uma empresa. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Leia o artigo de Stephen Kanitz sobre o lucro de nossas empresas, disponvel em: <http://www.kanitz.com/veja/lucro.asp>. Acesso em: 15 dez. 2010. Passo 2 - Rena-se com seu grupo para retirarem suas concluses crticas sobre o assunto. Passo 3 - Calcule os seguintes ndices financeiros, constantes no PLT Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras, considerando os demonstrativos financeiros no endereo eletrnico. a) Estrutura b) Liquidez c) Rentabilidade d) Dependncia Bancria Passo 4 - Interprete os ndices calculados no primeiro passo desta tarefa, utilizando o quadroresumo dos ndices no endereo eletrnico <http://docs.google.com/Doc?docid=0ASARonPFF2EZZDQ0d3ZoZF84aGo5Z3ZoZGM&hl=en >. Acesso em: 15 dez. 2010. Passo 5 - Analise os ndices calculados e a opinio de Stephen Kanitz sobre o lucro de nossas empresas; d a sua opinio sobre esta realidade. Descreva em uma lauda, fonte Book Antqua 12, pargrafo simples justificado. Entregue ao professor da disciplina o (a) quadro-resumo dos ndices e (b) a opinio descrita.

ETAPA 3
Aula-tema: Anlise pelo mtodo DUPONT e termmetro de insolvncia. Esta atividade importante para voc utilizar o mtodo DUPONT e o termmetro de insolvncia para a elaborao de projetos de viabilidade econmica para as empresas, bem como prever possveis falncias ou tendncias das empresas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS

4 Eliabe Moraes de Oliveira

Cincias Contbeis 4 Srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Passo 1 Leia o artigo sobre o Modelo Dupont disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/viewArticle/750>. Acesso em: 15 dez. 2010. Rena-se com sua equipe para debater sobre a importncia do modelo Dupont e sua anlise para a gesto da empresa. Passo 2 - Utilize o balano patrimonial e a demonstrao do resultado da empresa no endereo eletrnico e calcule a rentabilidade do Ativo pelo Mtodo Dupont. Utilize como referncia terica o artigo indicado no 1 passo desta tarefa, bem como o captulo 5 do PLT Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras. Passo 3 - Utilizando-se do Modelo de Stephen Kanitz, o termmetro de insolvncia, elabore a escala para medir a possibilidade de insolvncia da entidade analisada. Com isso, determine se a empresa se encontra em: insolvncia, em penumbra ou em solvncia. A base terica est no captulo 5 do PLT Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras. Passo 4 - Elabore um Diagrama Estratgico Qualitativo para a empresa analisada, considerando as particularidades do negcio. Como fundamento para este passo, leia o texto, sobre o Diagrama Estratgico como extenso qualitativa do modelo Dupont, no seguinte endereo: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/viewArticle/750>. Acesso em: 15 dez. 2010. Passo 5 - Entregue ao professor da disciplina: (a) o clculo da rentabilidade do ativo pelo Mtodo Dupont (b) a situao de insolvncia, penumbra ou solvncia da empresa, e (c) o Diagrama Estratgico Qualitativo.

ETAPA 4
Aula-tema: Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa. Esta atividade importante para que voc entenda a importncia de rotao dos Ativos na gesto das empresas, bem como utilizar o resultado dos ciclos para a melhor gesto do Capital de Giro das empresas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Determine a necessidade de Capital de Giro da empresa analisada;

Eliabe Moraes de Oliveira

Cincias Contbeis 4 Srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Passo 2 - Determine: o prazo mdio de rotao dos estoques, o prazo mdio de recebimento das vendas, o prazo mdio de pagamento das compras; Passo 3 - Determine, em dias, o Ciclo Operacional da empresa; Passo 4 - Determine, em dias, o Ciclo Financeiro da empresa. Entregue ao professor da disciplina todos os passos no modelo a pedido do professor.

ETAPA 5
Aula-tema: Estrutura e Anlise do Fluxo de Caixa . Esta atividade importante para que voc assimile os conceitos bsicos da preparao do Fluxo de Caixa e as tendncias gerenciais do demonstrativo. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Com base no Comit de Pronunciamentos Contbeis 3 (CPC 3), analise se a empresa analisada se enquadra no pronunciamento sobre a Demonstrao do Fluxo de Caixa. Relate sobre os pontos considerados atendidos; O link de acesso ao CPC 3 <www.cfc.org.br/uparq/livro_CPC2.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. Passo 2 - Elabore o Relatrio Geral sobre o exame da sade econmica, financeira e patrimonial da sociedade analisada, motivo deste desafio. O relatrio um diagnstico bem-estruturado da situao do patrimnio. Utilize para isso todos os clculos elaborados no decorrer desta atividade supervisionada e emita o parecer final. O modelo para este relatrio est no captulo 10 do PLT Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras. Passo 3 - Entregue ao professor o (a) o relato descrito no 1 passo, e (b) o Relatrio Geral sobre a sade econmico-financeira e patrimonial descrito no 2 passo. Utilize fonte Book Antqua 12, pargrafo simples, justificado.

6 Eliabe Moraes de Oliveira

Вам также может понравиться