Вы находитесь на странице: 1из 3

a) Determine a acelerao do balde nesse instante em que ele passa pelo ponto A.

b) possvel concluir se, nesse instante, o balde est subindo ou descendo? Justifique.

Exerccio 03
Questo 01 Um bloco A homogneo, de massa igual a 3,0 kg, colocado sobre um bloco B, tambm homogneo, de massa igual a 6,0 kg, que por sua vez colocado sobre o bloco C, o qual apoia-se sobre uma superfcie horizontal, como mostrado na figura a seguir. Sabendose que o sistema permanece em repouso, calcule o mdulo da fora que o bloco C exerce sobre o bloco B, em newtons.

Questo 04 A figura mostra uma partcula de massa m = 20 g que est sob a ao de trs foras constantes e co-planares, cujos mdulos so: F1 = 1,4 N; F2 = 0,50 N; F3 = 1,5 N. Calcule a magnitude da acelerao da partcula ao longo 2 da direo indicada pela linha tracejada, em m/s .

Questo 05 Duas pequenas esferas homogneas de massas m1 e m2 esto unidas por um fio elstico muito fino de massa desprezvel. Com a esfera de massa m1 em repouso e apoiada no cho, a esfera de massa m2 lanada para cima ao longo da reta vertical que passa pelos centros das esferas, como indica a figura 1. A esfera lanada sobe esticando o fio at suspender a outra esfera do cho. A figura 2 ilustra o instante em que a esfera de massa m1 perde contato com o cho, instante no qual o fio est ao longo da reta que passa pelos centros das esferas.

Questo 02 Uma lmpada est pendurada verticalmente em uma corda no interior de um elevador que est descendo. O 2 elevador est desacelerado a uma taxa igual a 2,3 m/s .Se a tenso na corda for de 123 N, qual a massa da lmpada em kg?
(Considere g = 10 m/s2).

Questo 03 Em uma obra, realizada na cobertura de um prdio, h um sistema para subir e descer material entre o trreo e o ltimo andar atravs de baldes e cordas. Um dos operrios, interessado em Fsica, colocou um dinammetro na extremidade de uma corda. Durante o transporte de um dos baldes, ele percebeu que o dinammetro marcava 100 N com o balde em repouso e 120 N quando o balde passava por um ponto A no meio do trajeto.

Considerando como dados m1 , m2 e o mdulo da acelerao da gravidade g, calcule no instante em que a esfera de massa m1 perde o contato com o cho: a) a tenso no fio; b) a acelerao da esfera de massa m2. Questo 06 Um explorador de cavernas utiliza-se da tcnica de rapel que consiste em descer abismos e canyons apenas em uma corda e com velocidade praticamente constante. A massa total do explorador e de seus equipamentos de 80 kg.

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 01 - FSICA I - Mdulo 03 (Exerccio 03)

Considerando a acelerao da gravidade no local de 2 10m/s , a fora resultante de resistncia que atua sobre o explorador, durante a descida , em N, de: a) zero. b) 400. c) 800. d) 900. e) 1000. Questo 07 Uma pessoa pendurou um fio de prumo no interior de um vago de trem e percebeu, quando o trem partiu do repouso, que o fio se inclinou em relao vertical. Com auxlio de um transferidor, a pessoa determinou que o ngulo mximo de inclinao, na partida do trem, foi 14. Nessas condies, a) represente, na figura da pgina de resposta, as foras que agem na massa presa ao fio. b) indique, na figura da pgina de resposta, o sentido de movimento do trem. c) determine a acelerao mxima do trem.
NOTE E ADOTE: tg 14 = 0,25. acelerao da gravidade na Terra, g = 10 m/s2.

O copo, ao cair, atinge o piso do avio prximo ao ponto indicado pela seguinte letra: a) P b) Q c) R d) S Questo 10 Na preparao para a competio O Homem mais Forte do Mundo, um dedicado atleta improvisa seu treinamento, fazendo uso de cordas resistentes, de dois cavalos do mesmo porte e de uma rvore. As modalidades de treinamento so apresentadas nas figuras ao lado, onde so indicadas as tenses nas cordas que o atleta segura. Suponha que os cavalos exeram foras idnticas em todas as situaes, que todas as cordas estejam na horizontal, e considere desprezveis a massa das cordas e o atrito entre o atleta e o cho.

Questo 08 Julgue as assertivas a seguir a respeito das leis de Newton. I. possvel haver movimento na ausncia de uma fora. II. possvel haver fora na ausncia de movimento. III. A fora que impulsiona um foguete a fora dos gases de escape que saem da parte traseira do foguete, medida que o foguete expele os gases para trs. IV. Um par de foras de ao e reao sempre atuam no mesmo corpo. Assinale a alternativa correta: a) Apenas as assertivas I e II so verdadeiras. b) Apenas a assertiva I verdadeira. c) Apenas as assertivas I, II e III so verdadeiras. d) Todas as assertivas so falsas e) Apenas a assertiva IV verdadeira. Questo 09 No interior de um avio que se desloca horizontalmente em relao ao solo, com velocidade constante de 1000 km/h, um passageiro deixa cair um copo. Observe a ilustrao abaixo, na qual esto indicados quatro pontos no piso do corredor do avio e a posio desse passageiro.
Aprovao em tudo que voc faz. 2

Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que descreve as relaes entre as tenses nas cordas quando os conjuntos esto em equilbrio. a) TA1 = TA2 = TB1 = TB2 = TC1 = TC2 b) (TA1 = TA2) < (TB1 = TB2) < (TC1 = TC2) c) (TA2 = T B1 = TB2) < TC2 < (TA1 = TC1) d) (TA1 = TA2 = T B1 = TB2) < (TC1 = TC2) e) (TA1 = TC1) < (TA2 = TB2 = T B1) < TC2 GABARITO Questo 01 90 N.
www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 01 - FSICA I - Mdulo 03 (Exerccio 03)

Questo 02 Sobre a lmpada esto atuando duas foras verticais, o peso e a trao de sustentao. Pela 2.a lei de Newton verdadeiro escrever, para um sistema descendente: P - T = m.a Disto vem: mg - T = m.a ==> mg - ma = T m.(g - a) = T ==> m.[10 - (-2,3)] = 123 m.(12,3) = 123 ==> m = 23/12,3 = 10 kg Questo 03 a) As foras que atuam no balde so a trao do fio, T, e o peso P. Quando o balde est em repouso, temos T = P = 100 N. Sabendo que P = mg, conclumos que a massa do balde m = 10 kg. J quando o dinammetro acusa T = 120 N, temos, pela 2a Lei de Newton, T - P = ma, ou 2 seja, a = (120 - 100)/10 = 2 m/s . b) No possvel concluir, pois s conhecemos a acelerao, e no a velocidade. Questo 04 10 m/s . Questo 05 Como a esfera 1 perdeu contato com o solo verdadeiro afirmar T m1.g = 0 T = m1.g Na esfera 2
2

Do princpio fundamental da dinmica: R = ma Tx = mamax. Como, na vertical, a componente da resultante nula: Ty = P = m g.


tg14 = Tx Ty = m amax mg
2

0,25 =

a max 10

a max = 10(0,25)

amax = 2,5 m/s . Questo 08 Letra C. (I) Correta. Se no h foras agindo sobre um ponto v v material, (R = 0) , de acordo com o princpio da inrcia, ele est em repouso ou em Movimento retilneo e uniforme. Podemos afirmar que no h variao da velocidade sem fora. (II) Correta. Quando as foras que agem em um ponto v v material esto equilibradas (R = 0) ,de acordo com o princpio da inrcia, ele est em repouso ou em Movimento retilneo e uniforme. (III) Correta, pelo princpio da ao e reao. (IV) Falsa. As foras do par ao-reao sempre atuam em corpos diferentes. Questo 09 Letra C. Por inrcia, quando o copo abandonado, ele continua com a mesma velocidade horizontal em relao Terra, ganhando apenas velocidade vertical devido gravidade. Assim, o copo est em repouso em relao ao piso do avio, portanto ele cai prximo ao ponto R, como se o avio estivesse em repouso em relao ao solo. Questo 10 Letra D. Como o homem est em repouso nas trs situaes, em todas elas a resultante das foras nula, ou seja, as traes esto equilibradas. Seja a F a intensidade da fora aplicada por cada cavalo. A A Na primeira figura: T1 =T2 =F . Na segunda figura: T1 =T2 =F .
B B

F = m.a

m1.g m2.g = m2.a2 Questo 06

- T m2.g = a2 = - g.(1 + m1/m2)

m2.a2

Letra C. Como a descida se d com velocidade constante, a resultante das foras nula. Ou seja, a fora de resistncia que atua sobre o explorador tem a mesma intensidade do seu peso: Fresist = P = m g = 80(10) = 800 N. Questo 07
Dados: g = 10 m/s2; tg 14 = 0,25.

a) As foras que agem na massa pendular so o peso e a trao.

b)

Na terceira figura: T1 =T2 =2F. Ento: T A = T A = T B = T B < T C = T C 1 2 1 2 1 2

)(

Como o movimento retilneo, a componente vertical da resultante nula: Ty = P. A resultante ento na direo horizontal: R = Tx. Como o vago parte do repouso, ele acelera no sentido da resultante, ou seja, para a direita.
Aprovao em tudo que voc faz. 3 www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 01 - FSICA I - Mdulo 03 (Exerccio 03)

Вам также может понравиться