Вы находитесь на странице: 1из 8

Questes potenciais Lbia Morte de Bin Laden Censo 2010 MERCOSUL 20 anos Proibio do vu islmico Frana Tragdia no Japo

po Acidente Nuclear Guerra Civil na Costa do Marfim Reforma Previdenciria na Frana Novo Cdigo Florestal Brasileiro Crise Pases rabes (Tunsia, Egito)

BB 2011 Atualidades 21. O ministro das Relaes Exteriores do Brasil declarou [em 09/01/11] que a maioria dos pases do mundo, entre eles os da Unio Europeia, reconhecero em 2011 a regio como um Estado. [...] "Caso a Unio Europeia (UE) no o faa, a Espanha ser o primeiro pas a reconhecer o Estado", garantiu. O ministro disse ainda que, antes do fim de setembro, a maioria da comunidade internacional ir reconhecer o Estado independente. Em dezembro [de 2010], Brasil, Argentina, Bolvia e depois Equador reconheceram a regio como um Estado livre e independente no interior das fronteiras de 1967, ou seja, o traado da fronteira antes da guerra dos Seis Dias.
(Adaptado de www.historianet.com.br)

O texto refere-se ao reconhecimento (A) de Kosovo. (B) da Bsnia-Herzegovina. (C) da Palestina. (D) da Somlia. (E) de Montenegro.
_________________________________________________________

22. Diante de uma cadeira vazia para simbolizar a ausncia do ganhador, o Comit Nobel realizou nesta sexta-feira [10/12/2010], em Oslo, a cerimnia de entrega do Prmio Nobel e pediu publicamente ao pas de origem do vencedor que liberte o dissidente condenado a 11 anos de priso. Ao terminar seu discurso, o presidente do Comit Nobel, Thorbjoern Jagland, pousou simbolicamente o diploma e a medalha do Nobel da Paz 2010 numa cadeira vazia. Junto cadeira, havia um grande retrato do ganhador sorridente.
(Adaptado de exame.abril.com.br/economia)

O ganhador do Nobel da Paz 2010 tem nacionalidade (A) chinesa. (B) sul-coreana. (C) angolana. (D) russa. (E) paquistanesa.

Caderno de Prova Opes 01 a 06, Tipo 001


BBRAS-Escriturrio 7

23. O alerta sobre o aparecimento de um novo problema de sade capaz de se espalhar pelos pases do globo suscitou o medo do surgimento de uma nova pandemia poucos dias aps o anncio da OMS sobre o fim da pandemia de gripe A (H1N1). Especialistas consultados acreditam que a situao merece ateno, principalmente em relao s UTIs, mas no h necessidade de alarmismo e mudanas no cotidiano das pessoas.
(Adaptado de veja.abril.com.br/noticia/saude)

O texto se refere a (A) uma nova gripe que afeta principalmente os jovens. (B) um vrus mutante mais devastador que o vrus da aids. (C) um tipo especial de hepatite apelidada de hepatite C+. (D) uma mutao do parasita da malria, resistente ao quinino. (E) uma superbactria resistente a quase todos os antibiticos.
_________________________________________________________

24. Wikileaks.org foi fechado, mas o site ainda pode ser acessado de vrias outras formas.
(http://www.gizmodo.com.br/conteudo/wikileaksorg)

O site Wikileaks tornou-se um dos assuntos mais comentados pela mdia desde o final do ano de 2010. Sobre o site so feitas as seguintes afirmaes: I. Foi criado e encabeado pelo australiano Julian

Assange que teve ordem de priso decretada por crimes sexuais. II. financiado e estimulado por pases comunistas, como a China e ex-comunistas como a Rssia e a Polnia. III. Mantm arquivo e divulga comunicaes diplomticas americanas com suas embaixadas em vrios pases do mundo. IV. Foram poupados muitos pases emergentes e subdesenvolvidos, como exemplos o Brasil, a Colmbia e a Venezuela. Est correto o que consta APENAS em (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) III e IV. 25. ...... o filme de maior pblico na estreia da histria do cinema nacional. Segundo dados do Filme B e da Rentrak empresas que contabilizam dados de bilheteria no pas entre sexta-feira (08/10/2010), dia do lanamento em 696 salas do pas, e o ltimo domingo (10/10/2010), a produo foi assistida por 1,25 milho de espectadores.
(Adaptado de http://g1.globo.com)

O ttulo do filme a que se refere o texto (A) Lula O filho do Brasil. (B) Chico Xavier. (C) Nosso Lar. (D) Tropa de Elite 2. (E) Se eu fosse voc 2.
_________________________________________________________

26. A conferncia da ONU, a COP-16, realizada em Cancun [Mxico] chegou ao ltimo dia (10/12/2010) sem um acordo.
(Adaptado de http://g1.globo.com)

A Conferncia mencionada tinha como um de seus objetivos (A) debater as causas e consequncias do processo de desertificao no mundo. (B) discutir o corte nas emisses de gases poluentes responsveis pelo efeito-estufa. (C) analisar os efeitos do derretimento da calota polar no hemisfrio norte. (D) promover o levantamento das perdas florestais provocadas por desmatamento. (E) buscar frmulas de reduzir a fome e a subnutrio nos pases pobres.
_________________________________________________________

27. O Censo 2010 contabilizou, at 31 de outubro deste ano [2010], 185.712.713 residentes no pas, incluindo brasileiros e estrangeiros. A informao foi publicada nesta quinta-feira (4/11/2010), no Dirio Oficial da Unio. Foram visitados, segundo a publicao, 67.275.459 domiclios.
(Adaptado de http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010)

Um dos dados mais importantes do Censo/2010 refere-se (A) ao fato da populao jovem (0 a 20 anos) estar aumentando sensivelmente. (B) diminuio percentual da populao urbana em todo o pas. (C) substituio do sudeste pelo Nordeste como regio mais populosa. (D) ao crescimento da populao economicamente ativa no setor primrio. (E) ao aumento percentual da populao idosa (60 anos ou mais) no pas.

Caderno de Prova Opes 01 a 06, Tipo 001


8 BBRAS-Escriturrio 28. Foi bastante comentada pela mdia a oferta feita pelo

presidente do Brasil, em agosto de 2010, de asilo humanitrio para a mulher (A) palestina, condenada priso perptua pela exploso de bombas nas ruas centrais de Jerusalm. (B) iraniana, condenada morte por apedrejamento por adultrio e conspirao para matar seu marido. (C) indiana, sentenciada a 30 anos de priso pelo envenenamento e morte dos filhos e do marido. (D) colombiana, sentenciada morte por ter sido acusada de pertencer guerrilha das Farcs. (E) angolana, condenada a cumprir 25 anos de priso por fazer parte de grupo terrorista que atua na Europa.
_________________________________________________________

29. Depois de dois dias de julgamento, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou [em 30/04/2010] ao proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que questionava a Lei e propunha uma reviso. No debate, venceu, por 7 votos a 2, a tese defendida pelo relator da ao, ele prprio uma vtima da ditadura. O ministro observou que a Lei de 1979 resultou de amplo debate, que envolveu polticos, intelectuais e entidades de classe, dentre as quais, a prpria OAB.
(Adaptado de http://www.estadao.com.br)

O objeto da discusso foi a Lei (A) da Anistia. (B) da Ficha Limpa. (C) de Licenciamento Ambiental. (D) do Cdigo Civil. (E) de Defesa do Consumidor.
_________________________________________________________

30. Em 2010, nova quebra de patentes agita o mercado farmacutico brasileiro. Sobre o assunto so feitas as afirmaes: I. Os laboratrios farmacuticos do pas passaram a produzir verses genricas do remdio contra a disfuno ertil. II. As patentes de medicamentos para tratamento da aids foram retomadas pelos laboratrios estrangeiros. III. Os novos genricos apresentam preos inferiores aos produtos que tiveram as patentes quebradas. Est correto o que consta APENAS em (A) I. (B) I e II. (C) I e III. (D) II. (E) II e III.

021 - C 022 - A 023 - E 024 - B 025 - D 026 - B 027 - E 028 - B 029 - A 030 C

METRO-SP 2009 Atualidades 51. O presidente Manuel Zelaya disse TV Brasil, no dia 21 de setembro de 2009, por telefone, no saber quando iria sair da embaixada brasileira em Tegucigalpa. Ele havia chegado embaixada no comeo da tarde, sem o conhecimento do governo de fato (A) da Nicargua. (B) de Porto Rico. (C) do Panam. (D) da Costa Rica. (E) de Honduras.
_________________________________________________________

52. Segundo o site InNews, O Ministrio da Cultura divulgou o nome do filme brasileiro que vai concorrer a uma vaga no Oscar: ...... . O longa do diretor Srgio Rezende concorrer com produes de mais 95 pases a uma das cinco indicaes para Melhor Filme de Lngua Estrangeira no Oscar 2010. A lista final de indicados ser divulgada em Los Angeles no dia 2 de fevereiro de 2010. O nome do filme que complementa a matria (A) O Contador de Histrias. (B) O menino da porteira. (C) Salve Geral. (D) Budapeste. (E) Se nada mais der certo.
_________________________________________________________

53. O jornalista Lauro Jardim informava, no dia 01 de outubro de 2009, que Mrcia Peltier, mulher de Carlos Arthur Nuzman, ofereceria um almoo para as mulheres dos integrantes do COI em que um conhecido escritor brasileiro seria a principal estrela. Ele foi convidado a autografar livros (em portugus, ingls, espanhol, russo, rabe, francs), fazer discurso sobre o Rio de Janeiro, posar para fotos e o que mais precisar para encantar as cerca de 70 mulheres j confirmadas. O conhecido escritor brasileiro do evento foi (A) Paulo Coelho. (B) Maurcio de Souza. (C) Ziraldo. (D) Luis Fernando Verssimo. (E) Igncio de Loyola Brando.
_________________________________________________________

54. A Executiva Nacional do Partido Verde (PV) formalizou no final de agosto, em um grande encontro na capital paulista, a filiao de uma senadora cotada para ser candidata Presidncia da Repblica. A conhecida poltica deixou o PT depois de 30 anos de militncia. O nome dessa senadora (A) Heloisa Helena. (B) Ideli Salvati. (C) Roseana Sarney. (D) Marina Silva. (E) Serys Slhessarenko.
_________________________________________________________

55. Segundo o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentvel, a Agenda 21 um processo de planejamento participativo que analisa a situao atual dos pases, estados, municpios e/ou regies e planeja o futuro de forma sustentvel. Esse processo de planejamento deve envolver todos os atores sociais na discusso dos principais problemas e na formao de parcerias e compromissos para a sua soluo a curto, mdio e longo prazos, a partir de uma abordagem integrada e sistmica das dimenses econmica, social, ambiental e poltico-institucional. Esse documento foi aprovado durante a Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Eco92. Tem esse nome (Agenda 21) em aluso ao (A) dia em que foi assinado pelas autoridades presentes. (B) nmero de pases que assinaram o documento no

Rio de Janeiro. (C) nmero de captulos que constituem o documento. (D) nmero de anos em que as metas devem ser cumpridas. (E) sculo XXI como meta para que se alcance o desenvolvimento sustentvel. 56. O jornal O Estado de S. Paulo publicou, no dia 06 de outubro de 2009, uma matria sob o ttulo: Hamas e Fatah aceitam unio nacional, diz Egito. O acordo desses grupos rivais refere-se reconciliao nacional (A) do Afeganisto. (B) da Palestina. (C) de Israel. (D) do Ir. (E) do Iraque.
_________________________________________________________

57. No dia 05 de outubro de 2009 a Constituio Brasileira completou 21 anos. Os rgos de imprensa lembraram que exatamente s 15h e 54 min o ento presidente da Assemblia Nacional Constituinte, conhecido por Senhor Diretas ou o Grande Timoneiro, pronunciou as palavras histricas: Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justia social do Brasil. O nome desse poltico, que desapareceu em um acidente de helicptero em outubro de 1992, (A) Tancredo Neves. (B) Ulisses Guimares. (C) Antonio Carlos Magalhes. (D) Clodovil Hernandes. (E) Luis Eduardo Magalhes.
_________________________________________________________

58. Em setembro de 2009, os meios mdicos surpreenderamse com os resultados de que uma vacina resultante de um estudo realizado pelo exrcito americano durante sete anos, com voluntrios homens e mulheres com idades entre 18 e 30 anos no portadores do HIV. Segundo os pesquisadores a vacina reduziu a incidncia da infeco pelo vrus em 31,2%. Os voluntrios desse estudo eram (A) americanos. (B) colombianos. (C) coreanos. (D) tailandeses. (E) filipinos.
_________________________________________________________

59. O presidente Luiz Incio Lula da Silva sancionou, em setembro de 2009, a reforma eleitoral aprovada pelo Congresso. Entre os seus vetos estava a proposta de permitir (A) o parcelamento de multas eleitorais junto Receita Federal. (B) o uso de outros meios de comunicao interpessoal mediante mensagem eletrnica durante a campanha eleitoral. (C) que o eleitor faa doaes aos candidatos ou aos partidos por meio de carto de crdito, pela Internet. (D) o voto em trnsito somente em candidatos Presidncia da Repblica. (E) aos candidatos manter blogs, sites pessoais e pginas em redes de relacionamento, como o Orkut ou Facebook, durante o perodo eleitoral.
_________________________________________________________

60. Segundo a Folha de S. Paulo (05/10/2009) os cientistas norte-americanos Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider e Jack W. Szostak so os vencedores do Prmio Nobel de Medicina 2009 por suas descobertas de como a enzima telomerase protege os cromossomos, informou nesta segundafeira o Instituto Karolinska de Estocolmo. Entre outros resultados, a descoberta pode gerar terapias que

(A) curem a AIDS. (B) permitam recuperar a viso. (C) retardem o envelhecimento. (D) recuperem a memria. (E) impeam a gripe suna. ECADEBBDAC

Вам также может понравиться