Вы находитесь на странице: 1из 5

Artigo: Ao Civil Pblica no ECA

Professora Claudete

Pessa Site: www.claudetepessoa.com

AO CIVIL PBLICA NO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE


Sumrio: 1) Ao Civil Pblica breve histrico; 2) Ministrio Pblico e a Ao Civil Pblica; 3) Direitos ou Interesses Transindividuais; 4) A Ao Civil Pblica no Estatuto da Criana e do Adolescente; 5) Inqurito Civil; 6) Concluso.

Buscando atender aos reclames da sociedade que, em muitos momentos, atingida na sua coletividade, o legislador ptrio, instituiu instrumentos judiciais que possibilitam a tutela coletiva, como a ao civil pblica, a ao popular, a ao direta de inconstitucionalidade. O enfoque do nosso estudo a ao civil pblica como mais um instrumento de garantia dos direitos e interesses de crianas e adolescentes.

1) AO CIVIL PBLICA breve histrico A ao civil pblica foi introduzida no Brasil pela Lei n. 7.347, de 24 de julho de 1985, objetivando a tutela dos interesses difusos e coletivos por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico. Sua aplicabilidade ampliada pelo Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90, art. 81) para tambm alcanar os interesses individuais homogneos. Note-se que o inciso IV do artigo 01o da Lei n. 7.347/85 determinava o alcance da Ao Civil Pblica a qualquer outro interesse difuso ou coletivo, entretanto tal redao foi vetada pelo Presidente da Repblica. Em 1988, a Constituio Federal1 inseriu como funo institucional do Ministrio Pblico (art. 129) a legitimidade para promover ao civil pblica na defesa do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Com a autorizao constitucional, apenas o rgo Ministerial poderia buscar a tutela de outros interesses difusos e coletivos, no se restringindo aos elencados na Lei de Ao Civil Pblica. Em 1990, com a vigncia do Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990 CDC), acrescentou-se o inciso IV ao art. 1o da Lei n. 7.347/85, admitindo a propositura de aes por danos causados a qualquer outro interesse difuso ou coletivo. Pela Lei da Ao Civil Pblica (Lei 7347/85, art. 5) no s o Ministrio Pblico possui legitimidade ativa para intent-la, mas tambm a Defensoria Pblica, a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios etc.

1 Aps a promulgao da Constituio Federal, em 1988, vrias leis foram editadas visando a proteo de direitos difusos e coletivos: Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989 (dispe sobre a proteo de pessoas portadoras de deficincias fsicas); Lei n. 7.913, de 7 de dezembro de 1989 (trata da proteo de investidores no mercado de valores imobilirios); Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 (autoriza a propositura de "aes cveis fundadas em interesses coletivos ou difusos" por ofensa a direitos assegurados a crianas e adolescentes); Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1.990 (permite o ajuizamento de ao civil pbica para a defesa de consumidores); Lei n. 8.625, de 12 de fevereiro de 1993 Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico (inclui entre as funes do MP a promoo do inqurito civil e da ao civil pblica).

PROF. CLAUDETE PESSA

www.claudetepessoa.com

PROF. CLAUDETE PESSA

Artigo: Ao Civil Pblica no ECA


Professora Claudete

Pessa Site: www.claudetepessoa.com

2) MINISTRIO PBLICO E A AO CIVIL PBLICA O Ministrio Pblico, face ordem constitucional (CF, art. 129), instituio permanente e essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem pblica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. O Ministrio Pblico, frente aos reclames infanto-juvenis, tem primordial importncia e sobre o assunto compartilhamos os ensinamentos de Hugo Nigro Mazzili2: Como os direitos e interesses ligados proteo da criana e do adolescente sempre tm carter social ou indisponvel, conseqentemente no se pode excluir a iniciativa ou a interveno ministerial em qualquer feito judicial em que se discutam esses interesses. Assim, tanto interesses sociais ou interesses individuais indisponveis ligados proteo da criana e do adolescente merecem tutela pelo Ministrio Pblico; o mesmo se diga dos interesses individuais homogneos, coletivos ou difusos ligados infncia e juventude. Visando a tutela dos interesses de crianas e adolescentes, a Carta Magna de 1988 deu legitimidade ao rgo Ministerial para promoo do inqurito civil e da ao civil pblica. Ordinariamente diz-se que a ao civil pblica a ao de natureza civil proposta pelo Ministrio Pblico, contrapondo-se ao penal pblica, sendo esta ltima de sua titularidade exclusiva. Vale salientar que a ao civil pblica, no segue o exemplo desta, ou seja, no de exclusividade do Ministrio Pblico, podendo ser intentada por outras instituies e pessoas jurdicas, inclusive de direito privado. Hugo Nigro Mazzilli3: Como denominaremos, pois, uma ao que verse a defesa de interesses difusos, coletivos ou individuais homogneos? Se ela estiver sendo movida pelo Ministrio Pblico, o mais correto, sob o enfoque puramente doutrinrio, ser cham-la de ao civil pblica. Mas se tiver sido proposta por qualquer colegitimado, mais correto denomin-la de ao coletiva. Conclumos que a ao civil proposta pelo Ministrio Pblico pblica face sua
O Ministrio Pblico no Estatuto da Criana e do Adolescente, artigo disponvel no site pessoal do autor: www.mazzilli.com.br, que no mesmo artigo traz a seguinte exemplificao: Tomemos alguns exemplos. Se, numa comunidade, apenas um adolescente no foi atendido num hospital ou no obteve vaga num estabelecimento de ensino, podemos falar em seu interesse individual, posto indisponvel. J o interesse pode ser individual homogneo, quando de vrios menores tratados inadequadamente com uma vacina com prazo vencido de validade, ou pode ser coletivo (em sentido estrito) quando de uma ao trabalhista coletiva contra o mesmo patro, exigindo a observncia coletiva de um direito de todos. Nestes dois ltimos casos, em sentido lato, tratase de interesses coletivos. Mas o interesse s ser verdadeiramente difuso se impossvel identificar as pessoas ligadas pelo mesmo lao ftico ou jurdico, decorrente da relao de consumo (como as crianas destinatrias de propaganda enganosa ou inadequada, veiculada pela televiso, cf. arts. 220, 3, e 221, da CF).
3 2

A defesa dos interesses difusos em juzo, Ed. Saraiva, 9a ed., p. 13.

PROF. CLAUDETE PESSA

www.claudetepessoa.com

PROF. CLAUDETE PESSA

Seguindo a mesma linha legislativa anterior, em 1990, o art. 210 do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n. 8.069/90) atribui legitimidade ativa concorrente para as aes cveis fundadas em interesses coletivos ou difusos ao: I Ministrio Pblico; II Unio, Estados, Municpios, Distrito Federal e Territrios; III Associaes legalmente constitudas h pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos pelo ECA, dispensada a autorizao da assemblia, se houver prvia autorizao estatutria.

Artigo: Ao Civil Pblica no ECA


Professora Claudete

Pessa Site: www.claudetepessoa.com

titularidade, e ser ao civil pblica, ainda que, por exemplo, o rgo Ministerial utilize tal instrumento para proteo de direito individual de apenas uma criana ou adolescente4. Quando proposta pelos demais legitimados, ser ao civil pblica face o objeto, visto ser proposta quando da violao a direito ou interesse difuso, coletivo ou individual homogneo.

3) DIREITOS OU INTERESSES TRANSINDIVIDUAIS So direitos ou interesses pertencentes a um grupo, classe ou categoria de pessoas e que, face tal caracterstica, reclamam tutela coletiva, para melhor alcance e celeridade da prestao jurisdicional. A definio desses interesses encontra-se no Cdigo de Defesa do Consumidor (art. 81, p. nico, Lei 8078/90): 3.1) DIREITOS DIFUSOS So direitos de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato. Atingem um grupo indeterminvel. Exemplo: leso ao meio ambiente, propaganda enganosa. 3.2) DIREITOS COLETIVOS So direitos transindividuais de natureza indivisvel pertencente a grupo, categoria ou classe de pessoas determinveis ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base. Exemplo: descumprimento de contrato de adeso de um consrcio. 3.3) DIREITOS INDIVIDUAIS HOMOGNEOS So direitos individuais visto tratar de necessidades e pretenses de uma nica pessoa, no entanto tais necessidades so assemelhadas a um grupo de pessoas, que compartilham direitos divisveis, oriundos das mesmas circunstncias de fato, o que denota a relevncia social da questo. Exemplo: produtos defeituosos de determinada srie. A ao coletiva, no caso, previne um possvel litisconsrcio multitudinrio, possibilitando uma tutela coletiva em decorrncia de uma nica demanda.

4) A AO CIVIL PBLICA NO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE O Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8069/90, art. 208) determina que so regidas por suas disposies as aes de responsabilidade por ofensa aos direitos assegurados criana e ao adolescente, referentes ao no oferecimento ou oferta irregular: I do ensino obrigatrio; II de atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia; III de atendimento em creche e pr-escola s crianas de zero a seis anos de idade; IV de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; V de programas suplementares de oferta de material didtico-escolar, transporte e assistncia sade do educando do ensino fundamental; VI de servio de assistncia social visando proteo famlia, maternidade, infncia e adolescncia, bem como ao amparo s crianas e adolescentes que dele necessitem; VII de acesso s aes e servios de sade; VIII de escolarizao e profissionalizao dos adolescentes privados de liberdade; bem como outros interesses individuais, difusos ou coletivos, prprios da infncia e da adolescncia5, protegidos pela Constituio e pela Lei (ECA, 208, 1 - grifo
4 5

ECA, 201, V.

Exemplos: - ao civil pblica para impedir a utilizao de mo-de-obra de menores de 18 anos em atividade penosa e insalubre; - ao civil pblica para proibir o acesso de crianas e adolescentes em entidades de abrigo que j

PROF. CLAUDETE PESSA

www.claudetepessoa.com

PROF. CLAUDETE PESSA

Artigo: Ao Civil Pblica no ECA


Professora Claudete nosso). 4.1) LEGITIMADOS Como dito, o Ministrio Pblico no detm titularidade exclusiva para a propositura de ao civil pblica. Tambm o ECA (art. 210) legitima outras pessoas: Unio, Estados, Municpios, Distrito Federal e Territrios; associaes legalmente constitudas h pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos pelo ECA. Lembrando que, para proteo de direito individual, apenas o Ministrio Pblico tem legitimidade para defender o interesse do incapaz, via ao civil pblica, desde que tal direito seja indisponvel6; tambm o Ministrio Pblico poder utilizar este mesmo veculo para defesa de interesses difusos e coletivos infanto-juvenis. Alm da amplitude de sua ao civil, o Ministrio Pblico dispe, exclusivamente, de outro instrumento para proteo dos mencionados direitos e interesses: o inqurito civil (ECA, 201, V).

Pessa Site: www.claudetepessoa.com

4.2) COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA O ECA, seguindo exemplo da Lei de Ao Civil Pblica (Lei 7347/85, art. 5, 6), prev o compromisso de ajustamento de conduta, prescrevendo em seu artigo 211 que os rgos pblicos legitimados podero tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta s exigncias legais, o qual ter eficcia de ttulo executivo extrajudicial. O compromisso de ajustamento de conduta um de acordo firmado entre os rgos pblicos legitimados ativamente (ECA, 210, I e II) e o provvel ru da ao civil pblica. As associaes, por serem pessoas jurdicas de direito privado, no podem utilizar este mecanismo legal, face restrio do ECA (art. 211 rgos pblicos). A eficcia de ttulo extrajudicial, que, vale ressaltar, independe da homologao da autoridade judiciria, d ao compromisso de ajustamento de conduta o poder de excutir patrimonialmente aquele que descumpre o trato feito, via ao de execuo, dispensando a ao de conhecimento.

5) INQURITO CIVIL O inqurito civil foi introduzido no ordenamento jurdico brasileiro pela Lei de Ao Civil Pblica (Lei 7347/85), que deu ao Ministrio Pblico a titularidade exclusiva de tal instrumento, podendo instaur-lo, se reputar necessrio como meio de instruir, subsidiar eventual ao civil pblica a ser proposta. O instrumento preparatrio foi recepcionado pela Constituio da Repblica (art. 129, III) e tambm adotado pelo ECA7. Como forma de colheita de informaes e de provas de violao a direito individual, difuso ou coletivo, o inqurito civil no obrigatrio enquanto procedimento prvio Ao
estejam com sua capacidade de ocupao esgotada; - ao civil pblica para proibir a comercializao de revistas em desacordo com o ECA, art. 78, p. nico; - ao civil pblica destinada a destituir os pais do ptrio poder; - ao civil pblica destinada a obter alimentos em prol de criana ou adolescente. 6 A proteo dos direitos individuais disponveis de crianas e adolescentes deve ser reclamada por seus Representantes Legais. O Ministrio Pblico somente ter necessidade de agir, neste caso, se houver conflito de interesses entre incapazes e representantes ou se estes ltimos no exercerem seu papel no interesse de seus protegidos.
7

Diz o art. 223, caput, do Eca que O Ministrio Pblico poder instaurar, sob sua presidncia, inqurito civil, ou requisitar, de qualquer pessoa, organismo pblico ou particular, certides, informaes, exames ou percias, no prazo que assinalar, o qual no poder ser inferior a dez dias teis.

PROF. CLAUDETE PESSA

www.claudetepessoa.com

PROF. CLAUDETE PESSA

Artigo: Ao Civil Pblica no ECA


Professora Claudete

Pessa Site: www.claudetepessoa.com

Civil Pblica, bem como no contraditrio e nem sigiloso, salvo, se o tema investigado exigir o devido sigilo, nas hipteses legais, conforme preceitua o artigo 201, 4 do ECA.

5.1) ARQUIVAMENTO DO INQURITO CIVIL

A promoo do arquivamento ficar condicionada homologao do Conselho Superior do Ministrio Pblico, que o far na forma de seu regimento (ECA, 223, 2 e 4). Enquanto no ocorre a homologao, as associaes legitimadas propositura da Ao Civil Pblica podero contribuir para o convencimento da necessidade, ou no, da ao civil, apresentando razes escritas ou documentos. Caso o Conselho Superior Ministrio Pblico no homologue a promoo de arquivamento, em estreita obedincia ao Princpio Constitucional da Autonomia Funcional que rege a instituio (CF, 127, 1), ser designado outro rgo Ministerial para promover a ao. A este ltimo, por apenas estar instrumentalizando a deciso do rgo colegiado, s lhe resta oferecer a ao civil pblica, sem maiores anlises do seu cabimento.

5) CONCLUSO A Ao Civil Pblica importante e efetivo instrumento disposio dos rgos defensores dos interesses da sociedade e dentre eles, destaca-se o Ministrio Pblico, por fora da ordem constitucional instituidora (art. 127) que lhe traou tal perfil. O ECA (Lei 8069/90) ao implementar a doutrina da proteo integral criana e ao adolescente (art. 1), afastou o famigerado tratamento situao irregular do menor, dantes imposto pelo Cdigo de Menores revogado (Lei 6697/79) e, entre outras medidas, possibilita a utilizao da Ao Civil Pblica para proteo de direitos difusos, coletivos, individuais de crianas e adolescentes. Para tanto, legitimou diversas pessoas e ampliou a ao do Ministrio Pblico para tambm alcanar a defesa de direito individual indisponvel, ainda que de apenas uma criana ou adolescente, pela via da ao civil pblica. Na certeza de que o estudo ora apresentado no esgota o assunto, mas prope o enfoque, o encerro na esperana de ter oferecido esclarecimentos aos estudiosos ou interessados no tema.

Claudete Pessa
Funcionria Pblica do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro Professora da Escola de Administrao do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro Professora de Cursos preparatrios para concursos Escritora e palestrante

site: www.claudetepessoa.com

PROF. CLAUDETE PESSA

www.claudetepessoa.com

PROF. CLAUDETE PESSA

Instaurado o inqurito civil, esgotadas as diligncias para reunio de conjunto probatrio suficiente para oferecimento de ao civil pblica e estando convencido o representante do Ministrio Pblico da inexistncia de fundamentos para o acionamento judicial, promover o arquivamento do inqurito civil ou das peas de informao (caso no tenha instaurado aquele).

Вам также может понравиться