Вы находитесь на странице: 1из 9

UM PROCESSO DE GERENCIA PARA REDES DE COMPUTADORES EM AMBIENTES DE SOFTWARE LIVRE

Leonardo Kolisnik de Matos


{lematos@celepar.pr.gov.br} Prof. Airton Kuada Curso Seqencial de Informtica no Gerenciamento de Pequenas e Medias Empresas Pontifcia Universidade Catlica do Paran Curitiba PR Brasil

Resumo - Este artigo tem o objetivo de mostrar a necessidade de gerencia de redes em empresas, fazer um levantamento sobre as funcionalidades e qualidade de softwares de gerencia de redes desenvolvidos em ambiente de software livre existente e apresentar as funcionalidades dos sistemas de gerenciamento. Abstract This article has the objective to show the necessity network managent in companies, to make a survey on the functionalities and quality of softwares of network management developed in environment of free software and to present the functionalities of the management systems. (Palavras-chave: Gerncia de redes; Software de gerenciamento; Software Livre.)

Introduo Pensando em planejar o crescimento, monitorar os componentes da rede, minimizar falhas, garantir o uso dos recursos oferecidos, e dispor de uma alta disponibilidade destes recursos, surge a necessidade de gerenciar uma rede de computadores. Esse gerenciamento geralmente efetuado por um administrador de redes, utilizando um computador posicionado estrategicamente em algum lugar que se tenha acesso todas as mquinas da rede, e que tenha um alto ndice de confiabilidade com seu hardware e software. O administrador de redes com o uso de ferramentas de gerencia de redes pode garantir a estabilidade e funcionamento da rede e tambm diagnosticar falhas e congestionamentos com antecedncia. Com o aumento da rede e a complexidade de sistemas torna-se cada vez mais trabalhoso e difcil a gerencia realizada somente por esforos humanos, a adoo de ferramentas automatizadas tornou-se totalmente necessria. Para um controle efetivo exigido ferramentas de gerenciamento padronizadas para atender a todos os componentes da rede. A necessidade de protocolos e programas cresce de acordo com o tamanho da rede, e para atender a essas necessidades foram especificados dois padres: o da ISO/OSI e o da Internet. A partir desta padronizao foi possvel o desenvolvimento de vrios padres de arquiteturas diferentes para o auxilio da gerencia de rede, entre eles esto: SNMP, SGMP, RMON, CMIP, SMON e vrios outros. Instalao, configurao e manuteno do sistema cada vez mais fcil, com dezenas de programas de interfaces grficas de usurios diferentes, muitos dos quais superam os produtos de softwares comerciais equivalentes em convenincia e facilidade de uso.(BALL, 1999, p. 8) Com as evidentes vantagens do Sistema Operacional Linux, segurana, estabilidade e confiabilidade, esto sendo gradativamente criadas ferramentas para a gerencia de rede diminudo o mito de utilizar o linux em um sistema de gerenciamento, pois tudo neste Sistema Operacional sempre est sendo atualizado com foco na qualidade e diversificao de ferramentas, em pouco tempo de utilizao o gerente da rede se habitua a operar o sistema normalmente.

Identificao do Problema Como gerenciar uma rede utilizando software livre?

No ambiente empresarial, muitas vezes ocorre que, administradores de redes no conseguem ter um controle efetivo dos computadores e componentes da rede da empresa, muitas vezes utilizando processos para a gerencia da rede considerados precrio e manuais. Os principais motivos so falta de tempo para a pesquisa de alguma soluo por parte da equipe de administradores, falta de investimento da empresa em softwares de gerencia de rede automatizada e at por falta de interesse da equipe de administradores da rede, por uma gerencia de qualidade.

Objetivos do Trabalho O objetivo desta pesquisa fazer pesquisar as ferramentas de gerencia de redes existentes que so disponibilizados atravs da filosofia de software livre, para que um gerente de redes possa ter uma idia do que utilizar para implantar e gerenciar o ambiente de uma empresa com qualidade. Sendo analisado a implantao e benefcios em empresas. O conceito geral sobre software livre e gerencia de rede, mostrando quais objetivos do projeto de software livre, suas distribuies, as reas base do gerenciamento de rede, caractersticas de softwares gerenciais, uma viso geral sobre o objetivo da gerencia de redes. Aps esta etapa, apresentar os softwares de gerencia de rede, categorizando-os em cada rea especfica da gerencia de rede: Gerenciamento da Configurao, Gerenciamento de falha, Gerenciamento do nvel de desempenho, Gerenciamento da segurana, Gerenciamento da contabilizao. Sero levadas em conta todas as dificuldades que a utilizao e implantao desses softwares de gerencia em empresas. Um levantamento especfico sobre as principais atividades de um gerenciador de redes, na questo de gerenciamento e segurana da mesma tambm ser levada em conta. Este projeto ir mostrar as vantagens de uma implantao de softwares de gerencia de redes baseados em software livre. Mostrando os benefcios em implantar estas ferramentas e as vantagens da implantao no ambiente empresarial.

Justificativas para a Pesquisa Apesar do assunto gerencia de redes de computadores ser uma prtica que pouco utilizada nas empresas, a justificativa para a realizao desta pesquisa o fato de, ser um assunto que ir envolver uma rea muito importante na atualidade que a disseminao de ferramentas em software livre, pois a mesma est assumido uma importncia relativamente grande no ambiente empresarial, seja pelo crescente nmero de organizaes que esto investindo em profissionais que tenham um bom conhecimento desta rea, ou pela grande economia que empresas esto tendo, adotando o software livre em seu ambiente, alm de utilizar ferramentas para um controle efetivo da rede. A Gerencia de redes de computadores com software livre muito interessante, pois a partir do momento que comearmos a comparar ferramentas proprietrias com os softwares de cdigo aberto, a diferena surpreendente, pois as ferramentas de cdigo aberto so possveis de serem adaptadas para o perfil da empresa, assim otimizando-a a seu gosto, alm da robustez e confiabilidade que elas proporcionaro. O maior objetivo destas ferramentas resolver os problemas de gesto, para aumentar a disponibilidade e a produtividade da empresa. Atualmente a gerencia de redes de computadores com software livre, tornou-se uma parte necessria a qualquer estrutura gerencial de sucesso. REVISO DA LITERATURA Gerencia de redes Independente do tamanho de uma rede de computadores, ela precisa ser gerenciada, para garantir aos usurios qualidade e disponibilidade de servios ao um nvel de desempenho aceitvel. Por isso importante para um gerente de rede conhecer informaes sobre os componentes da rede, como tipo de processador, quantidade de memria de cada computador, sistema operacional instalado, quantidade de Switches, roteadores e vrios outros.

O gerenciamento de rede o procedimento que consiste em controlar todos os componentes de hardware e software da rede. (RIGNEY, 1996, p.148) Mas quanto maior o tamanho de uma rede de computadores, maior a complexidade da rede e com isso dificulta o gerenciamento de forma manual. Por isso a adoo de um software de gerenciamento muito importante, por diversos motivos: Pois os recursos da rede esto sendo cada vez mais importantes para a empresa e sua disponibilidade torna-se essencial; A utilizao dos recursos deve ser controlada e monitorada para garantir que a rede e os computadores no sejam utilizados para outros motivos, se no o trabalho; O crescimento e instalao constante de componentes, usurios, interfaces, protocolos e fornecedores ameaam o gerenciamento com perda controle sobre a rede em geral; Os usurios esperam sempre uma melhoria dos servios oferecidos, ou no mnimo, a mesma qualidade, quando novos recursos so adicionados ou quando so distribudos; Os vrios grupos de usurios necessitam recursos computacionais diferentes, e funo da gerencia de rede atribuir e controlar os recursos para balancear estas vrias necessidades.

reas Funcionais do Gerenciamento A definio da funcionalidade dos sistemas de gerenciamento de redes encontrada no modelo CMIS/SMIP (Common Management Information Center/Common Management Information Protocol) da ISO, que prev: Gerenciamento da Configurao: indica o estado de cada um dos componentes da rede, geralmente apresentado de forma visual grfica, por exemplo, escolha de softwares para os atributos de um equipamento; Gerenciamento de falha: ocorre a deteco e correo de falhas, por exemplo, a deteco de falhas em interfaces de hardware e em protocolos suportados; Gerenciamento do nvel de desempenho: facilita o trabalho dos administradores da rede, fornecendo e ferramentas para monitorar, modificar e controlar o uso de recursos, o tempo de resposta mdio e o fluxo de dados, por exemplo, com a analise possvel trocar as tabelas de roteamento para balancear ou redistribuir a carga de trfego durante horrios de pico. Gerenciamento da segurana: est associada s questes de autenticao e autorizao de usurios e privacidade e a integridade dos dados. Esta parte de segurana mais comum em sistemas operacionais, Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados e interfaces de usurios, por exemplo, gerao de senhas criptografadas. Gerenciamento da contabilizao: fornece facilidades e ferramentas empregadas para medir o uso e os custos da rede, podendo tambm ser usado para cobrar dos usurios pelo uso dos recursos, por exemplo: medir o trfego utilizado com a internet.

Monitorao e controle da rede As funes de gerenciamento de rede podem ser agrupadas em duas categorias: monitorao e controle da rede. Onde a monitorao (leitura), a observao e anlise do estado atual dos componentes da rede, e o controle da rede (escrita), est relacionada com a tarefa de alterao de parmetros e execuo de determinadas aes.

Modelos de Gerenciamento de Rede Um sistema de gerenciamento de rede composto por ferramentas para o monitoramento e controle da rede(TEIXEIRA,1999,p.356), que so controladas pelo administrador da rede, e que cabe a ele escolher as melhores ferramentas e a melhor maneira de controlar esses recursos. Os softwares utilizados no gerenciamento so divididos em agentes e gerentes e esto presentes em estaes de trabalho, servidores, switches, roteadores, etc... Estes equipamentos que fazem parte da gerencia da rede, possuem softwares para o envio de informaes para o gerente da rede. Um bom ambiente de gerenciamento de rede composto pelos equipamentos (agentes), que se deseja monitorar, com o software adequado para enviar informaes e composto por um computador responsvel para adquirir as informaes (gerente),

sendo assim centralizando a fonte de informaes. O computador gerente considerado como o corao do sistema de gerenciamento de rede e como tal deve-se fornecer ateno redobrada ao mesmo. (TEIXEIRA,1999,p.358).

Software de Gerenciamento de rede O software que fornece a aplicao de gerenciamento pode ser muito simples, como o caso do modelo SNMP, ou muito complexo, como o modelo OSI. O software de gerenciamento organizado em trs nveis: aplicao de gerenciamento de rede, elementos de servio da aplicao e servio de transporte de dados de gerenciamento da rede. A aplicao de gerenciamento de rede prov os servios de interesse do usurio como, por exemplo, gerenciamento de falhas, gerenciamento de configurao. Os elementos de servio da aplicao implementam as funes com propsito geral, que servem de suporte s diversas aplicaes, tais como, alarmes genricos ou sumarizao de dados. O servio de transporte de dados de gerenciamento consiste de um protocolo usado para a troca de informaes entre gerentes e agentes e de uma interface de servio de servio para os elementos de servio de aplicao.

Necessidade de padres Nas empresas atuais as rede de computadores e sistemas distribudos, cada vez mais esto se tornando mais vitais para as empresas, como mostra a seguinte frase: Nos ambientes empresariais, a tendncia por redes maiores e mais complexas, que aceitem um maior nmero de usurios e aplicaes.(TEIXEIRA,1999,p.345) Com o aumento da rede e a complexidade de sistemas torna-se trabalhoso e difcil a gerencia somente por esforos humanos, a adoo de ferramentas automatizadas totalmente necessria. Para um controle efetivo exigido ferramentas de gerenciamento padronizadas para atender a todos os componentes da rede. A necessidade de protocolos e programas cresce de acordo com o tamanho da rede, e para atender a essas necessidades foram especificados dois padres: o da ISO/OSI e o da Internet. As arquiteturas criadas so muito semelhantes, ambas as arquiteturas gerenciam a rede com o uso da base de dados de informaes gerenciais MIB (Management Information Base), que contm dados no formato definido em uma estrutura de informaes gerenciais chamada SMI (Structure of Management Information). Existem tambm diversos protocolos que utilizam essas bases, como: o SNMP (Simple Network Management Protocol) na internet, e CMIP (Common Management Information Protocol) pelo ISO/OSI. Os principais padres para gerenciamento de redes existentes: SGMP, SNMP v1, v2 e v3, CMIP, RMON MIB, RMON 2, SMON. Sendo que o mais utilizado atualmente o SNMP.

Implementando um ambiente gerenciado Para definir qual a soluo ideal para a implantao de um bom sistema de gerenciamento necessrio seguir os seguintes fatores: Oramento disponvel para investir na soluo; Capacitao pessoal da equipe envolvida na administrao da rede; Complexidade do ambiente a ser gerenciado. Para se ter uma alta qualidade em sua rede necessria a adoo de um bom sistema de gerenciamento. As boas redes operam de maneira invisvel para o usurio; os servidores devem atender s solicitaes dos clientes rapidamente. Sem a necessidade de nenhuma ao especial por parte das pessoas que estiverem usando os recursos da rede. (TEIXEIRA,1999,p.343) Geralmente redes pequenas e sem disponibilidades financeiras, ao invs de investir em softwares para gerenciamento de rede, utilizam ferramentas disponveis no prprio Sistema Operacional. Mas possvel com um pequeno investimento de tempo da equipe de suporte, possvel implementar uma soluo mais adequada e sem custo nenhum atravs de ferramentas Open Source (Cdigo Aberto) que alm de serem eficientes, so livres para fazer qualquer alterao

em seu cdigo fonte para adequar ao perfil da empresa, estas ferramentas so disponibilizadas na Internet, exemplo: Nagios, Cacti, OpenNMS, etc. As ferramentas de monitorao de hosts funcionam todas de forma muito semelhante, utilizam um sistema de cadastro de dispositivos e servios, que se deseja monitorar e de tempo em tempo o sistema ir verificar se estes dispositivos esto respondendo. Mas quando apenas o conhecimento se determinado equipamento est ativo ou no, surge necessidade de utilizar ferramentas de gerencia de rede, como por exemplo, os protocolos de gerencia de rede. Ferramentas deste porte so muito complexas, e requerem um computador exclusivo para efetuar o monitoramento e no esto ao alcance do oramento de pequenas empresas. Essas ferramentas oferecem suporte a protocolos de gerenciamento RMON, SNMP, auto-deteco dos computadores e componentes da rede, alterao de configurao de componentes de rede remotamente atravs dos protocolos de gerenciamento. A implantao de ferramentas de gerenciamento requer um estudo da equipe da administrao de rede sobre como implantar, como dar manuteno e quais os impactos possveis com a implantao desta soluo.

O que o GNU/Linux O GNU/Linux um sistema operacional livre, composto pelo ncleo Linux (conhecido como kernel) e pelas bibliotecas e ferramentas do projeto GNU, alm de diversos programas livres feitos por outros programadores e empresas. um sistema que segue a norma Unix. Os Sistemas Operacionais que utilizam o kernel do Linux utilizam o sistema GNU que oferece um interpretador de comandos, utilitrios, interfaces grficas, bibliotecas, compiladores e ferramentas e vrios outros programas. Por essa razo, Richard M. Stallman, criador e lder do projeto GNU, solicita aos utilizadores que se refiram ao Linux como o sistema completo GNU/Linux. Um sistema GNU baseado em Linux ou sistema GNU/Linux, para simplificar. (Stallman, 1998) Por volta do incio dos anos 90 ns agrupamos todo o sistema parte do ncleo (e ns ainda estamos trabalhando em um kernel, GNU Hurd, que executar em cima do Mach). Desenvolver esse ncleo tem sido bem mais difcil do que espervamos, e ns ainda estamos trabalhando em sua finalizao. (Stallman, 1998) E antes de ser terminada verso oficial do Projeto GNU, Linus Torvalds uniu o Linux com o sistema GNU para compor um sistema livre completo. A primeira verso do Linux (Linus + Unix) foi anunciada em 1991 por Linus Torvalds, e que a partir da recebeu ajudas e contribuies de programadores do mundo todo, com o intuito de fazer evolues e melhoras constantes em seu cdigo. O GNU/Linux um Sistema Operacional Livre distribudo gratuitamente pela Internet. Seu cdigo fonte aberto o que o deixa livre para fazer alteraes por qualquer pessoa que conhea um pouco de programao. E por ser um sistema de cdigo aberto sua performance, estabilidade e velocidade so aprimorados cada vez mais, pela comunidade no mundo todo.

O que significa GPL? GPL o acrnimo de General Public License. A licena mais difundida sobre GPL GNU GPL, base do projeto da GNU (MARTINS, 2003, p.2). As licenas para a maior parte do Software so concebidas para privar-nos de partilhar e alterar. Em contraste, a GNU General Public License tem a inteno de garantir a nossa liberdade de partilhar e alterar, para garantir que o software seja gratuito para todos os utilizadores.

Ferramentas de gerencia de redes encontradas no mercado A maioria das solues de gerncia patenteadas so extremamente cara e complexas, alm de muitas vezes no se adaptar agilmente s mudanas de tecnologia e de requisitos de gerncia

dos usurios. A idia aproveitar o poder de software de cdigo aberto para desenvolver produtos de gerncia de redes poderosos, estveis e escalveis.

WEBMIN Webmin software para a administrao do sistema Unix. Utilizando um web-browser que suporte tabelas e formulrios, possvel alterar configuraes de contas de usurios, Apache, DNS, quota e assim por diante. Webmin consiste em um web server simples, e um nmero de programas que atualizam diretamente no sistema como /etc/inetd.conf e /etc/passwd. Web server e todos os programas do cgi so escritos na verso 5 do Perl, e no utilizam nenhum mdulo no padronizado do Perl. Todas as verses recentes de Webmin esto sob pacotes DEB, RPM e tar.gz e a licena permite que o software seja livremente distribuda e modificada para o uso comercial e nocommercial.

NAGIOS Nagios (antigamente conhecido como NetSaint) um monitor de servios da rede, projetado para informar aos administradores de rede, os problemas da rede antes que os usurios ou os clientes percebam. "Foi projetado para funcionar sob o sistema Operacional de Linux, mas trabalha muito bem sob a maioria de variantes do UNIX tambm" (NAGIOS, 2006). Realiza verificaes intermitentes de monitorao dos funcionamentos dos servios da rede que o administrador da rede pode configurar. Quando os problemas so encontrados, o nagios pode emitir notificaes para fora aos contatos administrativos em uma variedade das maneiras diferentes (email, mensagem imediata, SMS, bips, etc.). A informao de status atual, os registros de histricos, e os relatrios podem tudo ser alcanados atravs de um web browser. Todo monitoramento feito atravs de plugins. Plugins so programas usados sob demanda. Trata-se de executveis, compilados ou scripts (Perl, shell, etc.), que podem ser executados atravs da linha de comando para checar o status de um cliente ou seu servio. Sem os plugins, o Nagios no tem utilidade.

MRTG O MRTG (Multi Router Traffic Grapher) um software free para monitorar indicadores de desempenho de uma rede, utilizando o protocole SNMP para o monitoramento dos dispositivos da rede. O MRTG um programa feito em perl muito til para anlisar o trfego utilizado em sua rede/link. Ele gera grficos que te mostram o uso da banda em termos de velocidade MRTG escrito em Perl e trabalha tanto no Unix/Linux Windows e mesmo sistemas de Netware, o MRTG um software livre licenciado sob a licena Gnu GPL. (MRTG, 2006, p.1)

CACIC O cacic um software desenvolvido para elaborar inventrios de hardware e software do parque computacional de uma empresa. Com esse configurador e coletor se torna acessvel a obteno de informaes como: nmero de equipamentos e sua distribuio; modelos de softwares; instruo patrimoniais; entre outros. Sendo assim, verifica-se nessas caractersticas a ampliao de controle de parque computacional como tambm a segurana na rede atravs do monitoramento. Primeiro Software Pblico do Governo Federal, resultado do Consrcio de Cooperao entre a SLTI - Secretaria de Logstica Tecnologia da Informao, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto - MPOG e a DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informaes da Previdncia Social, desenvolvido pelo Escritrio Regional da DATAPREV no Esprito Santo. (CACIC, 2006, p.1)

Metodologia da avaliao Foi utilizado um mtodo de avaliao, baseado em uma matriz estratgica, onde cada coluna possui uma caracterstica e cada linha um software de gerencia de redes a interpretao dos resultados de tais cruzamentos e a pontuao obtida para cada software determinada no estudo dos softwares estudados. Cada caracterstica tem um peso diferente na escolha de algum software e sendo que a peso de cada caracterstica pode variar de 0 a 1, chegando a um peso total de 10, A avaliao dos softwares foi baseada no estudo realizado no captulo anterior, sendo que a nota pode variar entre 0 e 10, sendo que a totalidade dos pontos chegue a 100. Cada nota dos softwares multiplicada pelo peso de caracterstica correspondente e a soma desses valores a nota final. Frmula do campo nota final: (Nota1*Peso1) + (Nota2*Peso2) + ... = <ou= 100 Documentao Acessvel Diversidade de Recursos Pouco Trafego na rede Confiabilidade Aplicabilidade em Empresas 1 7 9 9 9 8 6 10 10 Tempo para a Adaptao Configurao Simplificada Obteno do Software Instalao Simplificada Relatrios disponveis

Softwares de Gerenciamento de Redes Peso Webmin Tivoli Net View Hp Open View Nagios Open NMS MRTG CACIC OCS

0,5 10 5 5 9 8 10 7 8

1 7 9 9 10 6 8 7 8

1 10 9 9 6 7 10 6 8

1 9 7 7 5 6 8 6 7

0,5 7 10 10 8 7 7 7 7

1 9 7 8 7 7 9 9 9

0,5 8 8 8 9 7 8 9 9

0,5 9 8 8 6 6 9 8 9

0,5 9 7 7 10 8 7 8 8

1 8 8 8 10 8 9 6 8

0,5 9 7 7 8 7 7 6 6

1 6 8 8 10 7 9 9 8

10 82 79,5 80,5 82 70,5 83 75,5 81,5

Consideraes sobre a avaliao Os softwares de gerencia em software livre se destacaram em comparao aos de licena proprietria, alm de trazer todas as qualidades disponveis com o Sistema Operacional GNU/Linux em velocidade, confiabilidade e segurana, estes softwares so excelentes para um administrador de redes implanta-los em qualquer empresa.

Concluso Com a complexidade das redes e sistemas modernos tem sido um problema nos dias atuais. Mesmo redes pequenas encontradas em diversas organizaes de mdio porte tm se deparado com uma extrema complexidade quanto manuteno e o monitoramento da mesma. A implantao de softwares de gerenciamento de redes em empresas torna-se possvel um controle efetivo dos equipamentos da rede alm de uma maior qualidade no servio de qualquer empresa. Utilizando os softwares de gerencia evita o trabalho de gerenciamento manual dos administradores de rede, diminuindo o tempo dos profissionais em diagnosticar problemas ocorridos aumentando a eficcia da equipe.

Nota Final

Fcil Utilizao

Interface Amigvel

Suporte

Para uma melhor qualidade, foi estabelecida pela ISO, uma diviso funcional dos sistemas de gerenciamento de redes, um modelo que divide as funcionalidades do gerenciamento em cinco reas funcionais: Gerenciamento da Configurao, Gerenciamento de falha, Gerenciamento do nvel de desempenho, Gerenciamento da segurana e Gerenciamento da contabilizao. Vrias idias j surgiram melhores at que o SNMP, s que muitas falharam. O SNMP, apesar de ter deficincias, ainda representa o melhor em termos de equilbrio entre o que possvel e o que prtico. Atualmente a arquitetura mais utilizada para o monitoramento de computadores, roteadores, switches, etc. Utilizando softwares de gerenciamento de redes com licena GPL, perceptvel suas vantagens em termos de economia com a aquisio do software, no aperfeioamento constante, com foco na qualidade e diversificao de ferramentas, pela comunidade de software livre, possvel fazer uma adaptao do software aos objetivos especficos de cada pessoa ou empresa, existem diversos tutoriais e manuais para facilitar a utilizao, e alm da velocidade, disponibilidade e segurana que so as principais caractersticas do sistema operacional GNU/Linux. As diversas ferramentas de gerenciamento de redes em software livre corresponderam de forma positiva nos testes realizados, demonstrando que estes softwares so de extrema importncia para garantir um alto nvel na qualidade no gerenciamento de redes em empresas. Referncias Bibliogrficas 1. BALL, Bill. Usando Linux. 3 edio. Editora Campus,1999 2. CACIC. Software CACIC. Disponvel em http://guialivre.governoeletronico.gov.br/cacic/sisp2/, acessado em 03 nov. 2006 3. CELEPAR. A revoluo do software. Revista Bate Byte, n149, maio 2006 4. CHAGAS. Walter. Caractersticas de um bom programa. Disponvel em

http://www.geocities.com/SiliconValley/Bay/1058/Caracteristicas.html, acessado em 11 nov. 2006 5. GUTHIERE. Rodrigues B. G., Gerenciamento de Servidores, 2004 [monografia] 6. HP. HP Open View Operations. Disponvel em http://www.openview.hp.com/, acessado em 20 out. 2006 7. IBM. Software IBM Net View. Disponvel em http://www.ibm.com/br, acessado em 26 out. 2006 8. JUNIOR. Egdeo I. Uma proposta de Metodologia para Anlise de Desempenho de Redes IEEE 802.11 Combinado a Gerncia SNMP e Ferramentas de Simulao. 2003 [Dissertao de Mestrado] 9. LIMA, Fabricio S. Gerencia de Redes de computadores. 2003 [artigo] 10. MARCELINO. Gileno F. Planejamento estratgico em gesto universitria: o caso da FA/UnB II. 2002 [Palestra Congresso] 11. MARTINS, Ricardo David. Estudo de uma ferramenta de gesto de redes, nagios. 2003 [Monografia] 12. MRTG. Software MRTG. Disponvel em http://oss.oetiker.ch/mrtg/, acessado em 02 nov. 2006 13. NAGIOS. Software Nagios. http://www.nagios.org, acesso em 29 out. 2006. 14. NBSO, NIC BR Security Office. Prticas de Segurana para Administradores de Redes Internet. Disponvel em: <http://www.nbso.nic.br/docs/seg-adm-redes/> Acessado em: 06 jun. 2006. 15. OCS. Software OCS Inventory Next Generation. Disponvel em

http://ocsinventory.sourceforge.net/, acessado em 03 nov. 2006

16. OPENNMS. Software OpenNMS, Disponvel em http://www.opennms.org, acessado em 30 out. 2006 17. OYAMA. Cibele S. OpenNMS - Uma viso Geral, 2002 [Palestra RNP] 18. RECOMMENDATION X.700, ITU-T. Management Framework for Open System Interconection (OSI) for CCITT Aplications, <http://www.ucb.br/prg/professores/maurot/GR/GR.htm> Acessado em: 20 out. 2006 19. REICHARD, kevin. Servidor Internet com Linux. 1 edio. Editora Berkeley, 1998 20. RIGNEY, Steve. Planejamento e gerenciamento de redes. 1 edio. Editora Campus, 1996 21. SILVA. Dilmar C. Projeto de implantao de um sistema de inventrio de hardware e Software. Estudo de caso da Companhia de Informtica do Paran. 2006 [Monografia] 22. SOARES, Vicente N. Redes de Dados, teleprocessamento e gerncia de redes. 2 edio. rica, 1993 23. SPECIALSKI, Elisabeth S. Gerencia de Redes de Computadores e de Telecomunicaes, 1998 [Artigo] 24. STALLINGS, W. SNMP,SNMPv2, SNMPv3, RMON1 e RMON2. Addison Wesley. 3 edio. Estados Unidos, 1999 25. TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. 4 edio. Editora Campos, 1999 26. TEIXEIRA, Ramos. Redes de Computadores, servios, administrao e segurana. 1 edio. Editora Makron Books, 1999 27. WEBMIN. Software WEBMIN. Disponvel em www.webmin.com, acessado em: 25 out. 2006 28. WELSH, Matt. Dominando o Linux. 2 edio. Editora Cincia Moderna, 1997

Вам также может понравиться