Вы находитесь на странице: 1из 17

Coordenadoria de Educao

II CADERNO DE APOIO PEDAGGICO

Matemtica professor 5 Ano

BETA BETA

Sme Sme

Sugestes para o Professor

5 ANO
Caderno 2 Atividade 1 Coordenadoria de Educao

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Prof Claudia Costin Secretria Municipal de Educao Prof Regina Helena Diniz Bomeny Subsecretria de Ensino Prof Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos Coordenadora de Educao Apoio Pedaggico Prof Maria Socorro Ramos de Souza Prof Maria de Ftima Cunha Coordenao Lngua Portuguesa Prof Dr Lilian Nasser Consultora Prof Dbora dos Santos Beloni Prof Maria Lucia de Souza e Mello Equipe Reviso Prof. Jaime Pacheco dos Santos Prof Leila Cunha de Oliveira Prof Simone Cardozo Vital da Silva Prof Leticia Carvalho Monteiro Prof. Marco Aurlio Pereira Vasconcelos Prof. Maurcio Mendes Pinto

BETA BETA

Sme Sme

Sugestes para o Professor

5 ANO
Caderno 2 Atividade 2 Caderno 2 Atividade 1 Coordenadoria de Educao

FICHA 1 CONHECIMENTOS NUMRICOS


Em nosso dia-a-dia utilizamos muitos nmeros. Eles servem para numerar, quantificar e medir. Na maioria das vezes usamos o sistema numrico decimal (sistema decimal). No SISTEMA DECIMAL os nmeros so formados por dgitos de zero a nove, porm existem outros sistemas numricos: o Romano, o Binrio e outros. Como usamos 10 smbolos ou algarismos (0,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) na representao dos nmeros dizemos que sua base 10. Voc sabia que no sistema decimal o valor de um determinado smbolo numrico depende de sua posio? Repare no nmero 5775, o valor do primeiro algarismo 5 diferente do valor do ltimo algarismo 5. O da 4 ordem indica 5 mil e o da 1 ordem 5 unidades. O mesmo acontece com o algarismo 7: 7 centenas e 7 dezenas. 1. a) b) c) 2. Responda: Quantos dgitos formam os nmeros no sistema decimal? ________________ Por que base 10? _____________________________________________ No nmero 11 o primeiro algarismo possui o mesmo valor do segundo?___________ Por qu?_______________________

FICHA 1 HABILIDADE: Identificar caractersticas do sistema de numerao decimal: base 10 e valor posicional. Explique para os alunos a diferena entre nmero e algarismo, sabendo que nmero a idia de quantidade e algarismo todo smbolo numrico. Confeccione um quadro de valor posicional com a turma. Amplie essa atividade relembrando a histria da origem dos nmeros. Liste com a turma vrias situaes cotidianas em que utilizamos os nmeros e ressalte sua importncia em nossa sociedade. A compreenso do sistema de numerao decimal permitir a realizao de operaes de adio, subtrao, multiplicao e diviso com a utilizao de algoritmos ou clculo mental.

Use V se a sentena for verdadeira e F se for falsa: ( ) No nmero 434 o algarismo 4 na 3 representa 400 ou 4 centenas. ( ) Com os dgitos 0, 2 e 8 posso formar nmeros 821 e 207. ( ) Existem outros sistemas numricos do sistema decimal. ( ) Os nmeros servem para medir, quantificar e numerar. 3. Registre pelo menos trs situaes em que voc usa os nmeros:

ordem os alm

BETA BETA

Sme Sme

Sugestes para o Professor


FICHA 2 HABILIDADES:

5 ANO
FICHA 2 Coordenadoria de Educao
Caderno 2 Atividade 2

NMEROS POR TODOS OS LADOS! Para lermos os nmeros devemos separ-los em classes. Observe a leitura do nmero 3 303 010. Ele lido e escrito por extenso desta forma: Trs milhes, trezentos e trs mil e dez. Decomponha esse nmero em classes no Quadro Valor de Lugar.
CLASSE BILHES
Centenas Dezenas Unidades Centenas

Identificar caractersticas do sistema de numerao decimal: base 10 e valor posicional. Voc, educador, poder utilizar, agora, o quadro posicional confeccionado no dia da ficha 1 para a decomposio desse e de outros nmeros. Aproveite o momento e explore o material dourado nessa atividade. Construa, com os alunos, representaes de outros nmeros. Na atividade da pesquisa, verifique se eles conseguem e conhecem as quantidades acima de 1 unidade de milhar. Mostre os nmeros das populaes, das extenses territoriais etc.

CLASSE MILHES
Dezenas Unidades Centenas

CLASSE MILHARES
Dezenas Unidades

CLASSE UNIDADES SIMPLES


Centenas Dezenas Unidades

Escreva os nmeros 54.680, 7.850.632 e 999 no quadro abaixo. Depois escolha um deles e escreva por extenso, na linha:
CLASSE BILHES
Centenas Dezenas Unidades Centenas

CLASSE MILHES
Dezenas Unidades Centenas

CLASSE MILHARES
Dezenas Unidades

CLASSE UNIDADES SIMPLES


Centenas Dezenas Unidades

_____________________________________
Desafio: Pesquise em jornais e revistas em que situaes aparecem nmeros que representam quantidades acima de 1 unidade de milhar. Cole a pesquisa no seu caderno.

Amplie essa planejamento.

atividade

de

acordo

com

seu

Sme

BETA

Sugestes para o Professor


FICHA 3

5 ANO
Caderno 2 Atividade 3 Coordenadoria de Educao

PENSANDO A MATEMTICA COM O CALENDRIO 1. Circule no calendrio ao lado: a) Seu aniversrio b) O nome do ms em que comemoramos o Natal. 2. Responda: a) Quais so os meses com 30 dias? __________ b) Em que ms estamos? Escreva seu antecessor e o seu sucessor._________________________ 3. Voc sabia que as estaes do ano acontecem por causa da inclinao da Terra em relao ao Sol? Fique sabendo... O movimento do nosso planeta em torno do Sol dura um ano. A principal consequncia desse movimento a mudana das estaes do ano. Ento, complete: Cada estao dura aproximadamente trs meses. O Vero comea dia 21 de dezembro e termina no dia 21 de _____. No mesmo dia inicia o Outono que acaba dia 21 de _____. Desse dia at o dia 23 de setembro so dias de Inverno. A ltima estao da nossa lista, a Primavera , acontece do dia 23 de setembro at o dia 21 de _______ 4. DESAFIO: DESVENDE A CHARADA E DESCUBRA O MS OCULTO Trinta dias tm Novembro, Abril, Junho e Setembro. De vinte e oito s h um que __________________. Janeiro, Maro, Maio, Julho, Agosto, Outubro e Dezembro tm trinta e um.

Sme

BETA

Sugestes para o Professor


FICHA 3

5 ANO
Caderno 2 Atividade 3 Coordenadoria de Educao

HABILIDADES: Identificar unidades de tempo: dia, semana, ms. Ler e interpretar referncias e medidas de tempo em calendrios. Revisando habilidades do 4 ano Educador, entender as unidades de tempo facilitar a compreenso de muitas informaes do dia-a-dia. Inclusive na sala de aula, quando o tempo da realizao das tarefas marcado constantemente pela dinmica que o dia requer.

Encaminhe a discusso para o entendimento da formao do dia, ms, ano... Converse com eles sobre o que pode acontecer em um segundo. Distribua funes entre a turma e confeccionem um calendrio para a sala de aula.

Na realizao dessa atividade proposta, bom levar uma ampulheta, um cronmetro, relgios, calendrios e outros meios de medir o tempo. Explore a utilizao de cada um.

Mostre para os alunos o ritmo da vida das pessoas na sociedade. Organize, com eles, uma rotina das suas aes dirias, dentro e fora da escola.

Amplie essa em um ms...

atividade falando do movimento de

translao e suas conseqncias, da quantidade de dias

BETA BETA

Sme Sme

Sugestes para o Professor


HABILIDADES:

5 ANO
Caderno 2 Atividade 4 Coordenadoria de Educao

FICHA 4 FICHA 4 1. Treze alunos do 5 ano mediram a distncia da casa deles at a


escola. Amauri, um dos meninos, deveria registrar todos os numerais numa linha numrica. Ele est precisando de ajuda para arrumar alguns desses numerais. Vamos ajud-lo, basta seguir a ordem crescente.

Identificar a localizao de nmeros naturais na reta numrica. Sequncia numrica. Voc, educador, poder levar para a aula uma fita mtrica e rguas e mostrar a sequncia numrica nesses instrumentos. Realize atividades em pequenos grupos e medie a ao dos alunos, mostrando a alternncia de cada reta apresentada e permitindo que eles percebam que o valor pode variar (de 2 em 2; de 5 em 5...) No momento da atividade 4 oportunize a alguns alunos o relato da lgica usada para chegar ao resultado. Proponha outros desafios.

743

663

250

570

480

360

-----200--------300--------400--------500---------600-----700------800-----2. Agora a sua vez! Crie uma linha numrica que represente informaes da sua turma, tais como, idade, altura (em centmetros), dia do aniversrio dos alunos e as datas de fatos histricos. _______________________________________________________ 3. Repare a sequncia abaixo e complete os nmeros que faltam: a) 207 208 209 ___ ____ ____ b) 713 723 733 743 ____ _____ ____ c) 500 505 510 515 _____ ____ ____ 4. Veja a figura ao lado, formada com palitos de fsforo: a) Podemos ver ______ quadrados. b) Foram usados _____ palitos. c) Para formar um quadrado usamos _____ palitos.

Educador, amplie essa atividade construindo com os alunos a seguinte tabela: Quadrados 1 2 3 ... Palitos 4 7 10 ...

BETA BETA

Sme Sme

Sugestes para o Professor


FICHA 5

5 ANO
Caderno 2 Atividade 5 Coordenadoria de Educao

Na festa haver (quatro) barracas de jogos e (onze) barracas de comidas e bebidas. O momento mais brilhante da festa ser a apresentao da quadrilha, com (cinquenta) alunos participantes.

TROCA-TROCA! 1. Voc dever substituir as expresses entre parnteses pelas informaes numricas dadas no retngulo. 2 50 7 85 160 20 137 40 4 8 2,5 11 200 10 3 Na (segunda) semana de maio, numa (tera)-feira, cerca de (quarenta) pessoas participaram da reunio de pais e professores da nossa escola. No encontro, (oito) assuntos foram tratados e as pessoas presentes comeram (cento e sessenta) salgadinhos e beberam (sete) garrafas de refrigerantes de (dois e meio) litros cada. O assunto principal da reunio foi a organizao da festa junina. As pessoas presentes decidiram que o evento aconteceria no dia (vinte) de junho, ou seja, cerca de (cento e trinta e (sete) dias depois do incio das aulas em fevereiro e (dez) dias antes do ms de julho. Acredita-se que (duzentas) pessoas iro festa, bem mais do que as (oitenta e cinco) do ano passado.

2. Para essa festa junina a dona da barraca de cachorroquente comprou 10 pacotes com 100 pes cada um. Se 1 pacote custou R$14,50 ento, responda: a) Quanto a dona da barraca gastou pacotes?______________________________ pelos 10

b) Ela possua R$150,00 para pagar a despesa. Foi possvel pagar? Recebeu troco ou no? Se recebeu, de quanto foi?_____________________ c) Quantos pes a dona da barraca comprou todo?______________________________________ ao

d) Na festa, ela vender cada cachorro-quente por R$ 2,80. Quanto arrecadar se vender todos os pes?_________________ e) A dona da barraca teve lucro ou prejuzo? De quanto?______________________

BETA BETA

Sme Sme

Sugestes para o Professor


FICHA 5

5 ANO
Caderno 2 Atividade 5 Coordenadoria de Educao

HABILIDADES:

Leitura e escrita do sistema de numerao decimal. Efetuar clculos, em situaes de compra e venda. Identificar o troco em situaes de compra e venda (envolvendo o sistema monetrio brasileiro). Educador, com essa atividade voc poder auxiliar os alunos a calcular com contas no caderno ou calculadora. D lugar s formas de pensar e proceder de cada aluno, entendendo como um contedo/conceito se traduz em importante que vivenciem a situao de compra e venda. Amplie essa atividade levando encartes de drogaria, mercado e simule outras situaes-problema. conhecimento aprendido. Busque ressignificar o entendimento que possuem sobre o sistema monetrio brasileiro, ligue a teoria prtica.

Explique

como

possvel

facilitarmos

troco

oferecendo, no ato da compra, os centavos ou at mesmo as unidades da quantia. Promova diversos registros da representao numrica e estrutura do sistema decimal, procurando a utilizao com significado para os alunos.

BETA BETA

Sme Sme

Sugestes para o Professor


FICHA 6 HABILIDADES:

5 ANO
Caderno 2 Atividade 6 Coordenadoria de Educao

FICHA 6 Veja os preos das televises e responda:

Reconhecer as cdulas e moedas em circulao no Brasil. R$ 320,00 1. Qual a diferena entre os preos?
_______________________ 2. Se fossem vendidas duas televises com o preo mais barato, quanto se gastaria?_____________ 3. Represente com duas possibilidades diferentes o preo da televiso mais cara, escrevendo quantas notas foram usadas para compor a quantia. Qual cdula (nota) de Real no aparece na tabela abaixo?

R$ 1.560,00

Estabelecer trocas entre cdulas e moedas, em funo dos seus valores. Efetuar clculos, em situaes de compra e venda, utilizando cdulas e moedas. Facilitar o troco em situaes de compra e venda. Conte resumidamente para a turma a histria do dinheiro em nossa sociedade. Apresente para os alunos o carto de crdito, de dbito, o cheque... Explique como podemos facilitar o troco oferecendo as quantias complementares. Leve para a sala de aula as cdulas em miniaturas e proponha situaes de compra e venda. Trabalhe lucro ou prejuzo nas compras e vendas.

4. Desenhe no seu caderno as moedas que circulam no nosso pas e represente com elas R$2,00

Sme

BETA

Sugestes para o Professor


placas.

5 ANO
Caderno 2 Atividade 7

Amplie essa atividade pesquisando com eles o sistema monetrio de outros povos. FICHA 7 CADA UM COM SEU JEITO DE RESOLVER!
Coloque cada nmero, uma nica vez, nos quadradinhos do desenho abaixo, de modo que a soma dos nmeros em cada uma das horizontais, verticais e das duas diagonais seja 12. Os nmeros so 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. Faa os clculos mentalmente ou utilize o espao abaixo:
Clculos para o quadro mgico

- Vence o jogador que conseguir primeiro o Educao Coordenadoria de maior nmero de

FICHA 7 HABILIDADES: Aplicar na adio as propriedades comutativa, associativa e elemento neutro.

1 4 7

A matemtica pode ser divertida para os alunos, por isso propomos esse momento ldico matemtico.

NUNCA DEZ COM O MATERIAL DOURADO Escolham um grupo e decidam quem iniciar o jogo. - Cada aluno, na sua vez de jogar, lana o(s) dado(s) e retira a quantidade de cubinhos, conforme a quantidade que saiu no dado. - Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos, deve troc-los por uma barrinha. - Quando o jogador conseguir dez barrinhas, deve troclas por uma placa.

Ao efetuar as adies para o quadrado mgico o aluno poder aplicar as propriedades da adio.

Traga para os alunos outros desafios pesquisados na Internet . Proponha torneios que envolvam atividades do tipo SUDOKU ou similares.

Sme

BETA

Sugestes para o Professor


FICHA 8 CAMPEONATO MATEMTICO I

5 ANO
Caderno 2 Atividade 8

Coordenadoria de Educao b) De um nmero tirei 900 e fiquei com 100. Que nmero era esse?

FICHA 8 HABILIDADES: Efetuar adies, subtraes, multiplicaes e divises com nmeros racionais. Valor desconhecido. Propriedades das operaes. Essa atividade pretende revisar as quatro operaes matemticas. Ressalte para os alunos a importncia de saber efetuar cada uma delas. Aproveite o conhecimento matemtico cotidiano dos alunos e considere as estratgias espontneas que demonstrarem. Desta forma, voc, educador, estar valorizando e estimulando a capacidade que eles possuem de construir o conhecimento. Os alunos podero descobrir e compreender porque que a ordem no importa na adio ou na multiplicao de dois nmeros. Podero, tambm, perceber que a subtrao e a diviso so operaes inversas soma e multiplicao, respectivamente. Amplie essa atividade pesquisando com a turma a origem dos sinais matemticos. H sites interessantes sobre o tema na Internet. Essa atividade prope multiplicao e diviso por dois algarismos, portanto, realize as atividades com eles.

1. Encontre, em cada operao, quem est faltando.


A) 423 - _________ = 16 C) 1980 : ________ = 660 D) 741 x 65 = _________

B) 387 + __________ = 500

2. Marque a resposta certa para cada operao: a) 234 X 58 = ( ) 13.257 ( ) 31.572 ( ) 13.572 b) 8720 : 20 = ( ) 436 ( ) 463 ( ) 364

c) 9910 6930 = ( ) 2980 ( ) 2908 ( ) 2890 d) 1122 + 5566 = ( ) 8866 3. Sabendo que: A = 2008 B = 225 A + B + C =_________ C B = ____________ ( ) 8686 ( ) 6688 C = 308 e D = 3000, Calcule:

O triplo de D =_________ A : 2 = _____________

4. Junte-se com um colega e resolva essa questo! Pea para que ele responda, depois ser a sua vez de responder. a) Um nmero somado com 30 igual a 70. Que nmero esse?

BETA BETA

Sme Sme

Sugestes para o Professor


FICHA 9 HABILIDADES:

5 ANO
Caderno 2 Atividade 9 Coordenadoria de Educao

FICHA 9

CAMPEONATO MATEMTICO II
1. Observe: fcil descobrir o produto de 3 X 19, sem armar a conta, sabe como? Mentalmente encontre o produto de 3 X 20 e diminua 3. Assim, 3 X 20 = 60 3 = 57. Portanto, 3 X 19 = 57. Por que precisei diminuir 3 para encontrar o resultado? Voc, agora, encontrar os produtos abaixo, pensando da mesma forma: 5 X 29 =__________6 X 51 = _____________ 2. Estimativa e aproximao no precisam de clculo exato: a) 235 + 180 maior ou menor que 400? b) 856 56 maior ou menor que 800? c) 42 : 7 maior ou menor que 3? d) 9 X 9 maior ou menor que 100? 3. Dentre as trs opes escolha uma que mais se aproxima da correta, s fazendo clculo mental: a) 254 + 104 = b) 722 525 = 230 100 359 970 808 190

Utilizar procedimentos de clculo mental aproximado (estimativas) e exato, utilizando estratgias pessoais.

Auxilie na leitura dos enunciados, pois os alunos podem apresentar dificuldades na resoluo por no entenderem o texto. A nfase dessa atividade o clculo mental, porm no exclui a utilizao de outros recursos: baco, calculadora... Novamente importante dizer que voc, educador, dever conhecer a forma como seus alunos pensam a matemtica e o que lhes atrai a ateno. Pea para eles registrarem o procedimento usado no desenvolvimento das atividades.

No dia-a-dia, utilizamos muito o clculo mental, portanto, oportunize essa prtica em seu planejamento com bastante frequncia.

Sme

BETA

Sugestes para o Professor


FICHA 10 FICHA 10 HABILIDADES:

5 ANO
Caderno 2 Atividade 10 Coordenadoria de Educao

IDENTIFICANDO AS IDEIAS DAS OPERAES FUNDAMENTAIS Adio a operao mais natural na vida das pessoas, porque est presente nas suas experincias desde muito cedo. Resolva as situaes abaixo: Carolina possui R$43,00 e sua irm Samara R$35,00. Para comprar um tapete para sua casa elas gastaram todo o dinheiro. Quanto pagaram pelo tapete?________________ Hudson tem 36 carrinhos em sua coleo, sua madrinha lhe presentear com mais 15. Com quantos carrinhos Hudson ficar em sua coleo? ____________________________

Aplicar na adio as propriedades comutativa, associativa e elemento neutro. Esclarea para os alunos as idias da adio: a de juntar e a de acrescentar. JUNTAR: quando as quantidades se juntam para formar outra. ACRESCENTAR: quando temos uma quantidade e acrescentamos outra que modifica a primeira. Essas ideias precisam ser aplicadas em sala de aula de forma dinmica e contextualizada. Deixe os alunos apresentarem seus conhecimentos sobre os assuntos e valide as diferentes opinies. Realize as tarefas em duplas. Crie outras situaes com o mesmo tema, inclusive com a utilizao do clculo mental. Proponha atividades em que sejam usadas as propriedades e mostre como elas facilitam os clculos, principalmente o clculo mental.

Vejamos trs propriedades da adio: a) Comutativa a ordem das parcelas no altera a soma. Exemplo: 5 + 6 = 11 e 6 + 5 = 11 b) Associativa se temos trs nmeros naturais, podemos somar os dois primeiros e ao resultado obtido acrescentar o terceiro. Obteremos o mesmo resultado se fizermos diferentes variaes entre as parcelas. . Exemplo: 3 + 4 + 8 = (3 + 4) + 8 = 7 + 8 = 15 ou 3 + (4 + 8) = 3 + 12 = 15 e somando com o elemento neutro (zero), o resultado ser o mesmo nmero natural. . Exemplo: 92 + 0 = 92

c) Elemento Neutro o zero, pois tomando um nmero natural qualquer

Sme

BETA

Sugestes para o Professor

5 ANO
Caderno 2 Atividade 11 Coordenadoria de Educao

FICHA 11
1. Identifique a propriedade usada, relacionando colunas: (A) Propriedade Associativa (B) Propriedade Comutativa (C) Propriedade do Elemento Neutro 2. Fazendo algumas expresses numricas: Efetue primeiro as operaes dentro dos parnteses ( ), depois as que esto dentro dos colchetes [ ] e, por ltimo, as interiores s chaves { }, respeitando-se, ainda, a prioridade das operaes (multiplicao, diviso, soma e subtrao). 36 + 2 X {25 + [ 18 (5 2) X 3]} = = 36 + 2 X {25 + [18 3 X 3]} = = 36 + 2 X {25 + [18 9]} = = 36 + 2 X {25 + 9} = 3. Agora a sua vez! Resolva a = 36 +2 X 34 = expresso numrica abaixo: = 36 + 68 = 104 35 + {2 + [2 X 8 (4 : 2) + 3]} : 2 = ( ( ( as ) 150 + 0 = 150 ) 6 + (14 + 2) = 22 ) 87 + 9 = 9 + 87

FICHA 11 HABILIDADES: Aplicar na adio as propriedades comutativa, associativa e elemento neutro. Aplicar as aes de adicionar, subtrair, multiplicar e dividir, respeitando as regras de resoluo de expresses numricas. Continuaremos enfatizando as propriedades da adio. Oportunize aos alunos apresentarem sua lgica e seus vrios clculos. As expresses numricas so uma sequncia de nmeros associados por operaes. E h uma ordem pr-estabelecida para se efetuar essas operaes. Reflita com os alunos as consequncias para o resultado da expresso, se no respeitarmos essa ordem. Confeccione com eles um quadro com a sequncia da resoluo de uma expresso. Deixe-o em local de fcil acesso para os alunos.

4. A expresso numrica a seguir apresenta um erro na sequncia da resoluo. Encontre esse erro e conserte: 180 (23 x 2) + 5 = = 157 X 2 + 5 = = 314 + 5 = 319

Sme

BETA

Sugestes para o Professor

5 ANO
Caderno 2 Atividade 12 Coordenadoria de Educao

FICHA 12
VOC CONHECE O PRINCIPIO DA INVARINCIA NA DIFERENA?

FICHA 12 HABILIDADES: Aplicar a invarincia da diferena: quando se adiciona ou subtrai um mesmo nmero aos dois termos da subtrao, a diferena no se altera. Educador, voc poder trabalhar com os alunos, nesse momento, as idias da subtrao: retirar, comparar e completar. Traga problemas que envolvam situaes dirias, tais como descobrir quantas figurinhas faltam para completar a coleo; quantos quilos um tem a menos que o outro... Propomos apenas uma atividade sobre a invarincia na diferena, mas voc poder trazer outras.

Numa subtrao se adicionarmos ou subtrairmos um mesmo nmero nos dois termos a diferena no se altera. Veja um exemplo: 7 3 = 4. Agora aplicando o principio: (7 + 1) (3 + 1) = 8 4 = 4 (7 1) (3 1) = 6 2 = 4 Agora escolha voc um nmero qualquer e aplique o principio nas subtraes: 15 6 = 9 e 20 2 = 18

Sme

BETA

Sugestes para o Professor


FICHA 13 FICHA 13

5 ANO
Caderno 2 Atividade 13 Coordenadoria de Educao

E A MULTIPLICAO? A multiplicao a soma da mesma quantidade vrias vezes. Exemplo: Um fazendeiro quer colocar 4 ferraduras em seus 6 cavalos. Quantas ferraduras precisar? 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 24 ou 6 X 4 = 24 Resolva: Uma costureira far 9 vestidos para a festa junina da escola. Ela cobrar por um vestido R$ 35,00. Ela receber no final do trabalho _______________. Resolva aplicando o princpio multiplicativo.
Estas situaes tambm envolvem a multiplicao:

Identificar a multiplicao, associando-a s ideias de juntar sucessivamente parcelas iguais e combinatria. Converse com os alunos sobre a utilidade da matemtica no cotidiano das pessoas. Ajude-os a reconhecer que a multiplicao a soma de parcelas iguais. As atividades propostas buscam possibilitar o entendimento dessa operao. A organizao retangular tambm equivale ideia de soma de parcelas iguais. Vemos esse exemplo na situao-problema dos docinhos nas bandejas. Proponha outros, como, por exemplo, assentar azulejos numa parede. Permita que os alunos realizem diferentes tipos de clculos para chegarem ao produto desejado. A ideia de anlise combinatria vista nas atividades das roupas e dos netos. Proponha outras. Reflita com eles as possveis combinaes.

a) Jaime ganhou de presente de aniversrio 4 camisetas e 3 bermudas. Com essas novas peas ele poder fazer ______ combinaes de roupas. b) Fiz doces para a festa junina da rua. Arrumei-os em 3 bandejas, colocando 12 doces em cada bandeja. Fiz _____ doces para a festa. c) D. Marta me de trs filhos. Cada filho teve dois filhos. D. Marta tem ______ netos. Mostre no espao abaixo como encontrou cada resultado: A) B) C)

Вам также может понравиться