Вы находитесь на странице: 1из 39

ndice

Conceitos de Processamento de Texto .................................................................... 1 Utilizando o Microsoft Word 2007 ........................................................................... 4 Primeiros passos ................................................................................................... 8 Inserir Texto e Objectos ....................................................................................... 11 Formatao ......................................................................................................... 19 Toques Finais ...................................................................................................... 27 Questes Prticas................................................................................................. 41

Conceitos de Processamento de Texto


Processamento de texto utilizar uma aplicao de computador para criar, editar, formatar e imprimir documentos. Os programas de processamento de texto mais utilizados so: Microsoft Word,

WordPerfect, AppleWorks e Lotus WordPro. Nas aplicao de processamento de texto


aconselhadas para crianas podemos incluir: Storybook Weaver Deluxe, The Writing

Center, Creative Writer e ClarisWorks for Kids.

Moldagem de texto uma funcionalidade do processamento de texto que muda automaticamente o texto para a linha de baixo quando esta fica preenchida. A tecla
ENTER

deve ser pressionada apenas no final de um pargrafo para mover o cursor para

a linha seguinte.

O smbolo de pargrafo

indica o final de cada pargrafo mas no aparece no

documento impresso. Existem outros caracteres que no so impressos, como o asterisco a representar um espao, e a seta a representar uma tabulao. Os

utilizadores podem decidir se querem o modo de visualizao destes caracteres activo.

As principais funcionalidades do processamento de texto so as funes de edio e formatao. As funcionalidades de Home permitem aos utilizadores alterar o contedo do texto. Os comandos de Page Layout afectam a forma como a informao surge num documento. A formatao pode ser efectuada enquanto introduzimos texto ou aps termos completado o texto. Para formatar texto ou pargrafos depois de ter introduzido texto, sublinhe o texto ou os pargrafos e escolha as opes de formatao desejadas.

Os processadores de texto permitem aos utilizadores aceder a uma variedade de tipos de letra. Existem milhares de tipos de letra. Os tipos de letras podem ser denominados de serif ou sans serif. Serif diz respeito tenso diagonal entre a parte mais fina do percurso curvo das letras e sans Francs para sem. Compare os seguintes exemplos de tipos de letra:

Courier New um exemplo de tipo de letra serif. Arial um exemplo de tipo de letra sans serif.
Utilize um tipo de letra serif para o texto no corpo do documento devido facilidade de leitura. Tipos de letra sans serif so normalmente utilizados para pequenas quantidades de texto, como por exemplo, ttulos.

O tamanho do tipo de letra medido em pontos. Um inch igual a 72 pontos, um centmetro igual a 28 pontos. Tipos de letra com tamanho de 10 ou 12 pontos so normalmente utilizados no corpo de documentos.

O estilo do tipo de letra diz respeito definio de caractersticas que podem ser aplicadas aos tipos de letra. Os estilos mais utilizados so o itlico, sublinhado e negrito. Geralmente, evite aplicar vrios estilos, como o negrito e itlico ao texto.

Marcas so smbolos (normalmente um crculo slido ou quadrado) utilizados para evidenciar itens numa lista. As marcas devem ser utilizadas quando estamos a listar itens com a mesma importncia. Podemos inserir nmeros automaticamente para ordenar uma lista de itens.

Margens so os espaos em branco em cima, em baixo, direita e esquerda do documento. A funcionalidade moldagem de texto mantm o texto nas margens especificadas. A maioria das impressoras requer uma margem de pelo menos 1,5 cm.

Alinhamento de texto (tambm conhecido por justificar) diz respeito forma como o texto aparece em relao s margens esquerda e direita. O alinhamento aplica-se a todo o texto num pargrafo. Compare o alinhamento das prximas quarto frases.
Esta frase est alinhada esquerda. Esta frase est alinhada ao centro. Esta frase est alinhada direita.

Outras frases neste documento esto justificadas, o que significa, que o texto est alinhado com a margem esquerda e direita.

O cabealho o texto ou imagens que aparecem no topo de todas as pginas num documento de vrias pginas. Texto ou imagens que apaream no fundo de cada pgina esto no rodap. O nmero de pginas normalmente inserido no cabealho ou rodap. possvel criar cabealhos e rodaps diferentes para pginas pares e impares, bem como para a primeira pgina de um documento.

Uma nota de rodap uma referncia ou um comentrio que surge no fundo da pgina. Uma nota de fim uma referncia ou um comentrio que surge no final do documento. Para dar a conhecer aos leitores que existe uma nota de rodap ou de fim para uma seco particular de texto, so inseridos nmeros (ou smbolos) aps a respectiva frase.

Clipart uma coleco de imagens que podem ser adicionadas a documentos.

Os documentos podem ser impressos em diferentes orientaes de pgina. Orientao vertical diz respeito a uma pgina que mais alta do que larga. A orientao vertical a opo de impresso pr-configurada na maior parte das aplicaes. A orientao horizontal diz respeito a uma pgina que mais larga que alta.

Utilizando o Microsoft Word 2007


Introduo

O Office Word 2007 um programa eficaz que lhe permite criar e partilhar documentos e que combina um conjunto abrangente de ferramentas de escrita com a interface de utilizador Microsoft Office Fluent fcil de utilizar.

Microsoft Office Fluent Em verses anteriores de aplicaes do Microsoft Office, as pessoas utilizavam um sistema de menus, barras de ferramentas, painis de tarefas e caixas de dilogo para trabalhar. Este sistema funcionava bem quando as aplicaes tinham um nmero limitado de comandos. Agora que os programas fazem muito mais, o sistema de menus e barras de ferramentas no funciona to bem. Muitos utilizadores tm dificuldades em encontrar muitas das funcionalidades dos programas. Por este motivo, o objectivo da concepo de substituio da interface de utilizador Fluent consiste em facilitar s pessoas a localizao e utilizao de toda a gama de funcionalidades que estas aplicaes fornecem. Alm disso, pretendamos conservar uma rea de trabalho bem organizada que reduzisse a distraco dos utilizadores, de modo a poderem despender mais tempo e energia no respectivo trabalho. Com estes objectivos em mente, desenvolvemos uma abordagem orientada para os resultados que facilitasse em grande medida a obteno de excelentes resultados utilizando as aplicaes do Microsoft Office de 2007.

O objectivo da interface de utilizador Office Fluent consiste em facilitar a utilizao das aplicaes do Microsoft Office, para que os utilizadores obtenham melhores resultados mais rapidamente. Facilitmos a localizao de funcionalidades poderosas substituindo os menus e as barras de ferramentas por um Friso que organiza e apresenta capacidades de uma forma que corresponde mais directamente forma como as pessoas trabalham. O esquema de ecr optimizado e as Galerias dinmicas, orientadas para a obteno de resultados, permitem que os utilizadores despendam mais tempo no respectivo trabalho e menos tempo a tentar que a aplicao faa o pretendido. Por conseguinte, com a interface de utilizador Office Fluent, as pessoas conseguiro produzir de forma mais rpida e fcil documentos com aspecto profissional, apresentaes de grande impacto, folhas de clculo eficazes e aplicaes de base de dados poderosas.

Janela do PowerPoint

Botao do Microsoft Office

Ele substitui o menu Arquivo (verses anteriores) e est localizado no canto superior esquerdo do programa.

Ao clicar no Boto do Microsoft Office , sero exibidos comandos bsicos:Novo, Abrir, Salvar, Salvar Como, Imprimir, Preparar, Enviar, Publicar e Fechar.

Barra de Ferramentas de Acesso Rapido

Localiza-se no canto superior esquerdo ao lado do Boto do Microsoft Office (local padro), personalizvel e contm um conjunto de comandos independentes da guia exibida no momento. possvel adicionar botes que representam comandos barra e mover a barra de um dos dois locais possveis.

Utilize a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido Clique em Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rpido . Na lista, clique em Mais Comandos. Na caixa de dilogo Opes do Nome do Programa, na lista Escolher comandos de , clique na categoria de comandos pretendida. Na lista de comandos na categoria seleccionada, clique no comando que pretende adicionar Barra de Ferramentas de Acesso Rpido e, em seguida, clique em Adicionar. Aps ter terminado de adicionar todos os comandos pretendidos, clique em OK.

Barra de Titulo Exibe o nome do programa ( Microsoft PowerPoint) e, tambm exibe o nome do documento ativo.

Botoes de Comando da Janela Acionando esses botes, possvel minimizar, maximizar e restaurar a janela do programa PowerPoint.

Friso Na IU Fluent, os menus e as barras tradicionais foram substitudos pelo Friso, um dispositivo que apresenta comandos organizados num conjunto de separadores. Os separadores no Friso apresentam os comandos que so mais relevantes para cada uma das reas de tarefas nas aplicaes. O friso usada para localizar rapidamente os comandos necessrios para executar uma tarefa. Os comandos so organizados em grupos lgicos, reunidos em guias. Cada guia est relacionada a um tipo de atividade como gravao ou disposio de uma pgina. Para diminuir a desorganizao, algumas guias so exibidas somente quando necessrio. Por exemplo, a guia Ferramentas de Imagem somente exibida quando uma imagem selecionada.

1. Os separadores foram concebidos em funo das tarefas. 2. Os grupos em cada separador dividem uma tarefa em subtarefas. 3. Os botes de comando em cada grupo executam um comando ou apresentam um menu de comandos.

Primeiros passos
Para abrir um documento existente: 1. Seleccione o Boto Microsoft Office 2. Localize o ficheiro e clique em Abrir. e escolha Abrir (CTRL+A)

Para criar um novo documento: 1. Seleccione o Boto Microsoft Office CTRL+O 2. Escolha Documento em Branco e Criar e, em seguida, clique em Novo ou

Para criar um documento a partir de um modelo Para usar um modelo como ponto de referncia, execute um dos seguintes procedimentos:

1. Clique no Boto Microsoft Office e, em seguida, clique em Novo. 2. Em Modelos, execute um dos seguintes procedimentos: o Clique em Modelos Instalados para seleccionar um modelo disponvel no seu computador. o Clique numa das ligaes em Microsoft Office Online, tal como Panfletos ou Cartas e Papel Timbrado.

Nota Para transferir um modelo listado em Microsoft Office Online, tem de estar ligado Internet. 3. Faa duplo clique no modelo que pretende.

Para ocultar ou mostrar caracteres no visveis na impresso: No separador Home, no grupo Pargrafo, clique em Mostrar/Ocultar .

Para aumentar ou reduzir a visualizao de um documento: Definio: Zoom significa Aumentar ou diminuir a visualizao do documento voc define o zoom em porcentagem quando o zoom aumentado voc consegue visualizar o seu documento mais prximo da tela, quando ele diminudo voc consegue visualizar o documento mais distante da tela. 1. Seleccione Ver e clique 2. Nesta tela que definido o tamanho do zoom

Para activar ou desactivar a verificao ortogrfica e gramatical automtica

1. Clique no Boto do Microsoft Office e clique em Opes do Word. 2. Clique em Verificao. 3. Para activar ou desactivar a verificao ortogrfica automtica e a verificao gramatical automtica para o documento actualmente aberto, efectue o seguinte procedimento: 1. Em Excepes para, clique em Nome do ficheiro actualmente aberto. 2. Seleccione ou desmarque as caixas de verificao Ocultar os erros ortogrficos apenas neste documento e Ocultar erros de gramtica apenas neste documento. Para activar ou desactivar a verificao ortogrfica automtica e a verificao gramatical automtica para todos os documentos criados a partir deste momento, efectue o seguinte procedimento: 3. Em Excepes para, clique em Todos os Novos Documentos. 4. Seleccione ou desmarque as caixas de verificao Ocultar os erros ortogrficos apenas neste documento e Ocultar erros de gramtica apenas neste documento. 5. Importante Se desactivar a verificao ortogrfica automtica ou a verificao gramatical automtica para um ficheiro partilhado com outras pessoas, aconselhvel notificar essas pessoas acerca desta alterao.

Inserir Texto e Objectos


Para inserir uma tabela: 1. Posicione o cursor onde a tabela ir introduzida. 2. Clique no boto na barra de ferramentas Inserir.

3. Escolha o nmero de clulas que a tabela vai conter. 4. D um clique com o rato, para inserir a tabela no local desejado

Tabelas aninhadas: Uma tabela aninhada uma tabela inserida dentro de uma clula de tabela. Se estiver a utilizar uma tabela para esquematizar uma pgina e deseja utilizar outra tabela para organizar as informaes, pode inserir uma tabela aninhada. Outro exemplo de utilizao usar tabelas aninhadas para melhor esquematizar uma pgina Web.

Para inserir um tabela aninhada: Posicione o cursor onde a tabela ir introduzida.

Clique no boto

na barra de ferramentas Inserir.

Escolha o nmero de clulas que a tabela vai conter.

D um clique com o rato, para inserir a tabela no local desejado Ou Posicione o cursor onde a tabela ir introduzida.

Clique no boto

na barra de ferramentas Inserir.

Clique em inserir tabela. Escolha o nmero de clulas apropriadas do menu. Clique em Ok. Posicione o cursor na clula onde ir ser criada a tabela secundria Repita o processo normal de criao de uma tabela.

Para alterar as propriedades de uma tabela: Posicione o cursor na tabela onde ir alterar as propriedades. Clique com o boto direito do rato e escolha propriedades da tabela.

Propriedades mais importantes de uma tabela: Largura preferida. o Permite alterar a largura da tabela, por defeito, a tabela ajusta-se automaticamente largura da pgina Alinhamento o Permite configurar a posio da tabela ( esquerda, ao centro e direita) Permite escolher a maneira que o texto se posiciona em relao tabela (sem moldagem ou ao redor) Limites e sombreado o Permite configurar, por exemplo, a cor da linha, a cora da tabela ou da clula Moldagem do texto o

Para efectuar clculos numa tabela: Para, por exemplo, calcular o somatrio de valores numa coluna, posicionar o cursor na ltima clula da coluna Escolher Esquema Frmula, nas Ferramentas de Tabela Escolha a operao que deseja realizar em colar funo. Por exemplo, a expresso =SUM(ABOVE) significa somatrio dos valores por cima da clula Tambm pode efectuar o mesmo clculo numa linha da tabela, em que a clula onde o resultado ir aparecer ser a ltima. Para outros clculos, seleccionar a frmula correspondente na caixa colar funo

Para inserir uma imagem de outro ficheiro: 1. Posicione o cursor onde a imagem vai ser inserida.

2. Escolha inserir - imagem - do ficheiro. 3. Localize e seleccione o ficheiro apropriado e clique inserir.

Para inserir cliparts: 1. Posicione o cursor onde ir ser introduzido o clipart. 2. Escolha inserir - imagem - clip art. 3. Seleccione o clipart a ser introduzido e clique no boto inserir clip do menu. 4. Feche a janela Inserir ClipArt. Para inserir WordArt: 1. Seleccione inserir - imagem - Wordart. 2. Escolha um estilo de WordArt e clique ok. 3. Escreva e formate o texto e clique ok. 4. Redimensione e reposicione o WordArt como desejar.

Para inserir uma quebra de pgina: 1. Posicione o cursor na linha abaixo onde ser introduzida a quebra de pgina. 2. Seleccione inserir quebra de pgina. 3. Verifique que o boto quebra de pgina est seleccionado e clique ok.

Para inserir nmero de pginas: 1. Posicione o cursor no rodap ou onde os nmeros de pginas iro ser inseridas. 2. Escolha inserir - nmeros de pginas. 3. Faa as seleces desejadas da lista Posio e Alinhamento e clique ok. Para criar um cabealho ou um rodap: 1. No separador Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Cabealho ou Rodap.

2. Clique no modelo de cabealho ou rodap pretendido. O cabealho ou rodap inserido em cada pgina do documento. Nota Se necessrio, pode formatar texto no cabealho ou rodap, seleccionando o texto e utilizando as opes de formatao na Mini barra de ferramentas. Para inserir uma nota de rodap ou de fim: 1. Seleccione inserir - nota de rodap. 2. Seleccione o boto nota de rodap ou nota de fim e clique ok.

Para inserir um smbolo que no consta no teclado 1. Posicione o cursor onde o smbolo ir ser inserido. 2. Escolha inserir - smbolo. 3. Na opo smbolos, clique no smbolo ou caractere a ser inserido.

Para inserir a data e horas correntes num documento: 1. Posicione o cursor onde ir ser adicionada a data e as horas.

2. Seleccione inserir - data e hora. 3. Escolha a opo desejada na lista de Formatos Disponveis e clique ok. Dica: Para actualizar a data e horas automaticamente sempre que um documento aberto ou impresso, seleccione a opo actualizar automaticamente na caixa de dilogo Data e Horas. Se no seleccionar esta opo manter-se- a data e horas originais.

Para seleccionar todo o texto num documento: Escolha Base - Editar - seleccionar tudo.

Para localizar uma palavra ou frase num documento: 1. Seleccione Base - Editar - localizar. 2. Escreva a palavra ou frase na caixa Localizar e seleccione localizar seguinte. Dica: O texto ser sublinhado automaticamente. Para editar o texto, feche a caixa de dilogo Localizar e Substituir e faa as alteraes necessrias.

Para substituir uma palavra ou uma frase num documento: 1. Seleccione Base - Editar - substituir. 2. Escreva o texto a ser substitudo na caixa Localizar. 3. Escreva o texto de substituio na caixa Substituir por. 4. Seleccione localizar seguinte para localizar o texto. 5. Escolha substituir para fazer a alterao, clique localizar seguinte continuar ou seleccione fechar. Dica: Se pretender substituir mltiplas ocorrncias de texto, escolha o boto
SUBSTITUIR TUDO.

para

Para ver uma pgina especfica num documento de vrias pginas: 1. Seleccione Base - Editar - ir para. 2. Na opo ir para da caixa de dilogo Localizar e Substituir, verifique que pgina est seleccionado na lista Ir Para. 3. Introduza o nmero de pgina desejada na caixa Introduzir Nmero de Pgina e clique ir para. 4. Clique no boto fechar para fechar a caixa de dilogo. Para copiar texto: 1. Sublinhe o texto a ser copiado. 2. Escolha Base - Clipboard - copiar Para cortar texto de um documento: 1. Sublinhe o texto a ser cortado. 2. Escolha Base - Clipboard - cortar na barra de ferramentas Padro.. na barra de ferramentas.

Para colar texto que foi copiado ou cortado de um documento: 1. Posicione o cursor na localizao em que o texto ir ser colado. 2. Escolha Base - Clipboard - colar colado. Para anular a ltima aco que foi efectuada: Seleccione o boto anular na barra de acesso rpido. na barra de ferramentas Padro..

3. Dica: O ultimo texto a ser copiado ou colado para a rea de transferncia ser

Para anular uma ou mais aces anteriores: 1. Seleccione a seta junto ao boto anular 2. Seleccione as aces apropriadas a anular. .

Para cancelar uma aco de anulao: Seleccione o boto refazer na barra de acesso rpido.

Para cancelar uma ou mais aces de anulao:

1. Seleccione a seta junto ao boto refazer

2. Seleccione as aces apropriadas a serem feitas novamente. Para substituir texto manualmente: 1. Sublinhe o texto a ser substitudo. 2. Escreva o novo texto.

Formatao

Formatao Automtica: A formatao automtica permite aplicar formataes a vrios componentes de um documento. Pode ser aplicada a ttulos, listas com marcas e com nmeros, limites, nmeros, smbolos e fraces ao texto. Por defeito, o Word j vem configurado para que a formatao automtica actue ao mesmo tempo que um documento criado. Por exemplo, se escrevermos o algarismo 1 seguido de um espao, o Word vai assumir isso como se fosse uma lista numerada, ou seja, quando se carrega no ENTER para mudar de linha, o algarismo 2 ir aparecer e o texto ir avanar para a direita.

Para alterar o tipo de letra do texto: 1. Sublinhe o texto a ser alterado. 2. Seleccione o nome do tipo de letra desejado da lista de tipos de letra no separador Base.

Para alterar o tamanho do texto: 1. Seleccione o texto que pretende alterar e mova o ponteiro para a Minibarra de ferramentas que aparece com a seleco do texto. 2. Execute um dos seguintes procedimentos: o Para tornar o texto maior, clique em Aumentar Tipo de Letra. Ou prima CTRL+SHIFT+>. o Para tornar o texto mais pequeno, clique em Diminuir Tipo de Letra. Ou prima CTRL+SHIFT+<. Nota Tambm pode especificar um tamanho de tipo de letra no separador Base, no grupo Tipo de Letra no boto .

Para colocar texto a negrito: 1. Sublinhe o texto. 2. Seleccione o boto negrito Base. no grupo Tipo de Letra localizado no separador

Para colocar o texto a itlico: 1. Sublinhe o texto pretendido. 2. Seleccione o boto itlico Base. Para sublinhar texto: 1. Seleccione o texto a ser sublinhado. 2. Seleccione o boto sublinhado separador Base. Para alterar a cor do texto: 1. Sublinhe o texto a ser alterado. 2. Clique na lista de cor do tipo de letra no separador Base. 3. Seleccione a cor desejada do menu. Para centrar um pargrafo de texto: 1. Sublinhe o texto a ser centrado. 2. Clique no boto ao centro Base. no grupo Tipo de Letra localizado no separador no grupo Tipo de Letra localizado no grupo Tipo de Letra localizado no no grupo Tipo de Letra localizado no separador

Para alinhar um pargrafo margem esquerda: 1. Sublinhe o texto a ser alinhado. 2. Clique no boto alinhar esquerda separador Base. no grupo Tipo de Letra localizado no

Para alinhar um pargrafo de texto margem direita: 1. Sublinhe o texto a ser alinhado. 2. Clique no boto alinhar direita separador Base. no grupo Tipo de Letra localizado no

Para justificar um pargrafo de texto: 1. Sublinhe o texto a ser justificado. 2. Clique no boto justificar Base. Para aumentar o avano de um pargrafo: 1. Sublinhe o texto a ser avanado. 2. Escolha o boto aumentar avano separador Base. 3. Para diminuir o avano de um pargrafo: 1. Sublinhe o texto a ser alterado. 2. Escolha o boto diminuir avano separador Base. Para alterar o espaamento entre linhas: Seleccione o pargrafo que pretende alterar. 1. No separador Base, no grupo Pargrafo, clique em Espaamento Entre Linhas. no grupo Tipo de Letra localizado no no grupo Tipo de Letra localizado no no grupo Tipo de Letra localizado no separador

2. Clique em 1,0.

Para adicionar marcas ou numerao a uma lista 1. Seleccione os itens aos quais pretende adicionar marcas ou numerao. 2. No separador Home, no grupo Pargrafo, clique em Marcas ou Numerao.

Para obter mais estilos de marcas e formatos de numerao, clique na seta junto a Marcas ou Numerao. Nota Pode mover uma lista inteira para a esquerda ou para a direita. Clique na primeira marca ou nmero da lista, e arraste-a para uma nova localizao. Toda a lista movida medida que a arrasta.

Para distribuir os itens numa lista possvel aumentar o espao entre linhas em todas as listas ao desmarcar uma caixa de verificao. 1. No separador Home, no grupo Estilos, clique na seta junto a Estilos e, seguidamente, clique com o boto direito do rato no estilo Pargrafo da Lista. 2. Clique em Modificar. 3. Na caixa de dilogo Modificar estilo, clique em Formato e, de seguida, em Pargrafo. 4. Desmarque a caixa de verificao No adicionar espao entre pargrafos com o mesmo estilo.

Para alterar as margens da pgina

Se estiver a alterar as margens para um documento completo que esteja dividido em duas seces, prima CTRL + A para seleccionar todo o documento antes de iniciar. 1. No separador Esquema de Pgina, no grupo Configurar Pgina, clique em Margens.

2. Efectue um dos seguintes procedimentos:

o o

Clique no tipo de margem pretendido. Para escolher a largura de margem mais comum, clique em Normal. Clique em Personalizar Margens, e, de seguida, nas caixas Superior, Inferior, Esquerda e Direita , introduza novos valores para as margens.

Para inserir um comentrio num documento: 1. Seleccione o texto ou o item que pretende comentar ou clique no fim do texto. 2. No separador Rever, no grupo Comentrios, clique em Novo Comentrio.

3. Escreva o texto do comentrio no balo de comentrios ou no Painel de Reviso. Nota Para dar resposta a um comentrio, clique no respectivo balo e, em seguida, clique em Novo Comentrio no grupo Comentrios. Escreva a resposta no balo de comentrio novo.

Para definir uma tabulao: Se definir manualmente as tabulaes, as tabulaes predefinidas so interrompidas pelas tabulaes manuais definidas. As tabulaes manuais definidas na rgua sobrepem-se s definies de tabulao predefinidas. 1. No separador Esquema de Pgina, clique em Pargrafo na Iniciao de Caixa de Dilogo.

2. Na caixa de dilogo Pargrafo, clique em Tabulaes. 3. Na caixa Tabulao predefinida, introduza o espaamento que pretende entre as tabulaes predefinidas. Ao premir a tecla TAB, a tabulao ficar marcada em toda a pgina distncia especificada.

Para criar um modelo de documento: Um modelo de documento serve para facilitar a utilizao do Word quando pretende criar um documento em que existe uma formatao usada muitas vezes. Como por exemplo uma folha de fax em que o que alterado so os campos do fax e o contedo da mensagem. O modelo Normal.dotm abre sempre que iniciar o Microsoft Office Word 2007 e inclui estilos e personalizaes predefinidos que determinam o aspecto bsico de um documento. Alterar o modelo Normal.dotm Quaisquer alteraes que efectuar ao Normal.dotm sero aplicadas aos documentos que criar no futuro.

1. Clique no Boto Microsoft Office e, em seguida, clique em Abrir. 2. Efectue um dos seguintes procedimentos: o No Microsoft Windows Vista: Clique em Modelos e, em seguida, faa duplo clique no ficheiro Normal.dotm para o abrir.
o

No Microsoft Windows XP ou Microsoft Windows Server 2003: Clique em Modelos junto a Nome de ficheiro. Se no existirem modelos listados na caixa de dilogo Abrir, clique na seta ao lado da caixa Ficheiros do tipo e, em seguida, clique em Todos os Modelos do Word.

3. Para ter a certeza de que est a trabalhar no ficheiro predefinido, verifique se Normal.dotm aparece na barra de ttulo do Word. 4. Efectue quaisquer alteraes pretendidas a tipos de letra, margens, espaamento e outras definies. Pode utilizar os mesmos comandos e funcionalidades utilizados para alterar um documento mas no se esquea de que quaisquer alteraes que faa a Normal.dotm sero aplicadas a documentos que criar no futuro. 5. Quando tiver terminado, clique no Boto do Microsoft Office seguida, clique em Guardar. e, em

Nota Se Normal.dotm receber outro nome, for danificado ou movido, o Word cria automaticamente uma nova verso (que utiliza as predefinies originais) da vez seguinte que iniciar o Word. A nova verso no incluir quaisquer das personalizaes efectuadas na verso que foi movida ou cujo nome foi alterado.

Para inserir uma legenda a uma imagem, tabela ou grfico: 1. Selecionar o objeto (tabela, equao, figura ou outro objeto) ao qual voc deseja adicionar uma legenda. 2. Na guia Referncias, no grupo Legendas, clique em Inserir Legenda.

3. Na lista Rtulo, selecione o rtulo que descreva melhor o objeto, como uma imagem ou equao. Se a lista no contiver o rtulo correto, clique em Novo Rtulo, digite o novo rtulo na caixa Rtulo e clique em OK. 4. Digite qualquer texto, incluindo a pontuao, que voc deseja exibir depois do rtulo. 5. Selecione outras opes desejadas.

Toques Finais

Para verificar a ortografia e gramtica: 1. Escolha o boto ortografia e gramtica separador Rever. 2. Quando localizado um possvel erro de ortografia ou gramtica, faa as alteraes necessrias na caixa de dilogo Ortografia e Gramtica e seleccione alterar. Dica: Para verificar apenas a ortografia, seleccione ferramentas - opes. Na opo ortografia e gramtica, desseleccione a caixa de verificao verificar a gramtica e a ortografia e clique ok. Para contar o nmero de palavras num documento: Ao escrever num documento, o Office Word 2007 conta automaticamente o nmero de pginas e de palavras do documento e apresenta esse nmero na barra de estado ao fundo da rea de trabalho Para alterar as margens de um documento: 1. No separador Esquema de Pgina, no grupo Configurar Pgina, clique em Margens. . no grupo Verificao no

2. Clique no tipo de margem pretendido. Para uma margem com a largura mais comum, clique em Normal. Ao clicar no tipo de margem pretendido, o documento altera-se totalmente e de modo automtico para o tipo de margem seleccionado. 3. igualmente possvel especificar definies de margens prprias. Clique em Margens, clique em Personalizar Margens e, em seguida, nas caixas Superior, Inferior, Esquerda e Direita, introduza os novos valores para as margens.

Para guardar um novo documento: 1. Na Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, clique em Guardar , ou prima CTRL+G. 2. Escreva um nome para o documento e, em seguida, clique em Guardar. O Word guarda o documento numa localizao predefinida, como, por exemplo, na pasta Os Meus Documentos. Para guardar o documento numa localizao diferente, seleccione outra pasta na lista Guardar em na caixa de dilogo Guardar Como. Se pretender alterar a localizao predefinida em que o Word guarda os documentos, ter de ajustar as definies para guardar documentos.

Para guardar um documento com um nome diferente: Para evitar a substituio do documento original, utilize o comando Guardar Como para criar um novo ficheiro quando abre o documento original. 1. Abra o documento que pretende utilizar como base para o novo documento. 2. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Guardar Como. 3. Escreva um nome para o documento e, em seguida, clique em Guardar. O Word guarda o documento numa localizao predefinida, como, por exemplo, na pasta Os Meus Documentos. Para guardar o documento numa localizao diferente, clique noutra pasta na caixa Guardar em na caixa de dilogo Guardar Como. Se pretender alterar a localizao predefinida em que o Word guarda os documentos, ter de ajustar as definies para guardar documentos.

Para guardar um documento com um formato diferente:

1. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Guardar Como. 2. Na parte de Guardar com o tipo, escolha o tipo de ficheiro em que deseja gravar 3. Existem vrias opes, desde html (para ser visualizado na Internet), dot (formato de modelo de documento), txt (ficheiro de texto simples), outras verses antigas do Word, Word para Macintosh e outros programas (Wordperfect, Works).

Nota: O Word tambm permite abrir ficheiros com extenses (tipos de ficheiros) diferentes do doc. Existem at mais escolhas do que em guardar com outro tipo. Por exemplo, pode abrir ficheiros que contenham contactos do Outlook ou mesmo folhas de clculo do Excel.

Para encriptar e guardar um documento protegido por palavra passe: Para encriptar o seu ficheiro e definir uma palavra-passe para o abrir, proceda do seguinte modo:Clique no Boto do Microsoft Office seguida, clique em Encriptar Documento. , aponte para Preparar e, em

1. Na caixa de dilogo Encriptar Documento, na caixa Palavra-passe, escreva uma palavra-passe e. em seguida, clique em OK. Pode escrever um mximo de 255 caracteres. Por predefinio, esta funcionalidade utiliza encriptao avanada AES de 128 bits. A encriptao consiste num mtodo padro utilizado para ajudar a tornar o ficheiro mais seguro. 2. Na caixa de dilogo Confirmar Palavra-passe, na caixa Introduzir novamente a palavra-passe, escreva novamente a palavra-passe e, em seguida. clique em OK. 3. Para guardar a palavra-passe, guarde o ficheiro.

Para pr-visualizar um documento antes de imprimir:

1. Clique no Boto do Microsoft Office Imprimir e clique em Pr-visualizar.

, aponte para a seta ao lado de

2. Clique nos botes na barra de ferramentas ou Friso para pr-visualizar a pgina ou para efectuar alteraes antes de imprimir. Para imprimir um documento:

1. Clique no Boto do Microsoft Office

e clique em Imprimir.

Importante Se no vir o Boto do Microsoft Office no menu Ficheiro.

, clique em Imprimir

Atalho do teclado Para visualizar a caixa de dilogo Imprimir, prima CTRL+P. 2. Clique nas opes pretendidas, como o nmero de pginas ou as pginas que pretende imprimir. Para imprimir um envelope: Antes de tentar imprimir um lote de envelopes atravs da impressora, deve verificar se as opes da impressora esto correctamente configuradas. 1. No separador Endereamento, no grupo Criar, clique em Envelopes.

2. Clique em Opes e, em seguida, clique no separador Opes de Envelope. 3. Na caixa Tamanho do envelope, clique na opo que corresponde ao tamanho do envelope. Se nenhuma das opes corresponder ao tamanho de envelope, desloque-se para a parte inferior da lista, clique em Tamanho personalizado e, em seguida, escreva as dimenses do envelope nas caixas Largura e Altura. 4. Clique no separador Opes de Impresso. O controlador de impressora indica ao Word que lado do envelope deve ser colocado na impressora e estas informaes so apresentadas no separador Opes de Impresso da caixa de dilogo Opes de Envelope.

Impresso em srie A impresso em srie consiste em imprimir o mesmo documento vrias vezes com, por exemplo, vrias moradas. Um bom exemplo de impresso em srie imprimir cartas ou faxes ou mesmo envelopes com as respectivas informaes dos destinatrios. Para imprimir cartas com diferentes destinatrios: 1. No separador Mailings, no grupo Iniciar Impresso em srie, clique em Seleccionar Destinatrios.

2. Seleccione a opo Escrever Nova Lista. 3. Surge a caixa Nova Lista de Endereos. Clique em Personalizar Colunas. 4. Elimine os campos que no lhe interessam e clique em OK. Introduza os dados dos clientes na sua lista de dados e faa OK.

5. Se quiser editar a lista de endereos no grupo Iniciar Impresso em Srie clique em Editar a Lista dos Destinatrios. 6. Se, por outro lado, a lista de contactos a utilizar j existe, mesmo que noutro suporte, como o Access ou o Excel, basta indicar a lista a usar. Para tal basta clicar em Utilizar Lista Existente, no grupo Iniciar Impresso em Srie, e seleccionar o ficheiro com a lista de dados dos destinatrios.

7. De seguida, e para criar uma impresso em srie, necessrio inserir os campos da lista de destinatrios na carta que pretende enviar aos clientes. 8. Abra o documento (carta) que pretende enviar. 9. Coloque o cursor no pargrafo alinhado direita, depois da morada da sua empresa (neste caso, eduTec). No grupo Escrever e Inserir Campos clique em Bloco de Endereos. Mantenha as opes pr-definidas e clique em OK. Surge o texto BlocoEndereo que vai ser automaticamente substitudo em cada carta pelos dados contidos nos campos da lista de destinatrios. 10. Coloque o cursor na linha a seguir a Assunto. No grupo Escrever e Inserir Campos clique em Linha de saudaes. Mantenha as opes pr-definidas e clique em OK. Surge o texto LinhaDESaudao. 11. Pode pr-visualizar os resultados antes da impresso. Para tal clique em Prvisualizar resultados. O Microsoft substituiu os campos definidos na carta pelos dados existentes na lista de destinatrios. 12. Para imprimir as cartas em srie clique em Concluir e Intercalar e seleccione Imprimir Documento. 13. Para alm de cartas, tambm possvel criar envelopes e etiquetas em srie, com base numa lista de destinatrios. Tal como no caso das cartas, esta lista poder ser baseada no Outlook, bases de dados, folha de clculo ou Word. Vamos usar a lista anteriormente criada. 14. No grupo Criar, do separador Mailings, clique em Envelopes. Surge a caixa Envelopes e Etiquetas. Preencha a rea do remetente e clique em Adicionar ao Documento.

15. No grupo Iniciar impresso em srie clique em Seleccionar Destinatrios. Seleccione a lista de destinatrios criada anteriormente. 16. No grupo Escrever e Inserir Campos clique em Bloco de Endereos. Mantenha as opes pr-definidas e faa OK. Surge o texto BlocoEndereo no seu documento. Clique em Pr-Visualizar Resultados para ver o aspecto dos envelopes.

17. Para personalizar o tamanho dos envelopes e o tipo de letra, no grupo Criar, clique em Envelopes e depois em Opes. Surge a caixa de dilogo Opes de Envelope onde pode seleccionar as dimenses do envelope e tipo de letra.

Nota: O Microsoft Word 2007 possui um assistente para a impresso em srie que o guia em todo o processo de elaborao de elementos para impresses em srie. Para o utilizar, no grupo Iniciar Impresso em Srie, seleccione a opo Assistente de Impresso em Srie Passo a Passo.

Para enviar um documento por e-mail

Clique no Boto do Microsoft Office

e, em seguida, clique em Opes do Word.

1. Clique em Personalizar e, em seguida, na lista Escolher comandos de, clique em Todos os Comandos. 2. Clique em Enviar para Destinatrio de Correio e, em seguida, clique em Adicionar para adicionar o comando Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.

Para proteger um documento 1. No separador Rever, no grupo Proteger, clique em Proteger Documento e, em seguida, clique em Restringir Formao e Edio.

2. No painel de tarefas Proteger o Documento, em Restries de formatao, marque a caixa de verificao Limitar a formatao a uma seleco de estilos e, em seguida, clique em Definies para especificar os estilos que um revisor pode aplicar ou alterar. 3. Em Restries edio, marque a caixa de verificao Permitir apenas este tipo de edio no documento. 4. Na lista de restries de edio, clique em Alteraes registadas. (Isto inclui comentrios e inseres, eliminaes e texto movido.) Nota Para um conjunto diferente de funcionalidades de proteco, utilize o servio de directrio do Active Directory, clique em Restringir Permisso para utilizar a Gesto de Direitos de Informao. 5. Em Iniciar imposio, clique em Sim, impor proteco. 6. Para atribuir uma palavra-passe ao documento de forma a que apenas os revisores que conhecem a palavra-passe possam remover a proteco, escreva uma palavra-passe na caixa Introduzir nova palavra-passe (opcional) e, em seguida, confirme-a. Importante Se optar por no utilizar uma palavra-passe, todos os revisores podero alterar as restries de edio.

Automatizao de tarefas Certas tarefas como por exemplo atribuir um tipo de letra e um tamanho a um texto, tornam-se rotineiras. Para facilitar essas tarefas, podemos usar as macros. Uma macro uma srie de comandos e instrues do Word agrupadas como um nico comando para desempenhar uma tarefa automaticamente.

Para mostrar o separador Programador

1. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Opes do Word. 2. Clique em Popular. 3. Em Opes principais para trabalhar com o Word, seleccione a caixa de verificao Mostrar separador Programador no Friso. Nota O Friso um componente da Interface de utilizador do Microsoft Office Fluent. Utilizar a gravao de macro 1. No separador Programador, no grupo Cdigo, clique em Gravar Macro. 2. Na caixa Nome da macro, escreva um nome para a macro. Nota Se atribuir a uma nova macro o mesmo nome de uma macro incorporada no Office Word 2007, as aces da nova macro iro substituir a macro incorporada. Para ver uma lista de macros incorporadas, no separador Programador, no grupo Cdigo, clique em Macros. Na lista Macros em, clique em Comandos do Word. 3. Na caixa Guardar macro em, clique no modelo (modelo: ficheiro ou ficheiros que contm a estrutura e as ferramentas para dar forma a elementos como o estilo e o esquema de pgina dos ficheiros terminados. Por exemplo, os modelos do Word podem dar a forma a um nico documento e os modelos do FrontPage podem dar a forma a um Web site completo.) ou documento em que pretende guardar a macro. 4. Na caixa Descrio, escreva a descrio da macro. 5. Efectue um dos seguintes procedimentos: o Para iniciar a gravao da macro sem atribuir a macro a um boto na Barra de Ferramentas de Acesso Rpido ou a uma tecla de atalho, clique em OK. o Para atribuir a macro Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, efectue o seguinte procedimento: 1. Clique em Boto. 2. Em Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, seleccione o documento (ou todos os documentos) para o qual

pretende adicionar a macro Barra de Ferramentas de Acesso Rpido. 3. Em Escolher comandos de, clique na macro que est a gravar e, em seguida, clique em Adicionar. 4. Clique em OK para iniciar a gravao da macro. o Para atribuir a macro a um atalho de teclado, efectue o seguinte procedimento: 1. Clique em Teclado. 2. Na caixa Comandos, clique na macro que est a gravar. 3. Na caixa Nova tecla de atalho, escreva a sequncia de teclas que pretende e, em seguida, clique em Atribuir. 4. Clique em Fechar para iniciar a gravao da macro. 6. Execute as aces que pretende incluir na macro. Nota Quando grava uma macro, pode utilizar o rato para clicar em comandos e opes, mas no para seleccionar o texto. Tem de utilizar o teclado para seleccionar texto. Para mais informaes sobre como seleccionar texto utilizando o teclado, consulte Seleccionar texto. 7. Para parar de gravar as aces, clique em Terminar a Gravao no grupo Cdigo.

Para criar um ndice Depois de ter criado o seu documento, pode tambm inserir um ndice com ligaes a cada entrada de ndice de uma maneira muito fcil: 1. Clique no local em que pretende inserir o ndice, normalmente no incio de um documento. 2. No separador Referncias, no grupo ndice, clique em ndice e, em seguida, clique no estilo de ndice pretendido.

Nota Para mais opes, clique em Inserir ndice para abrir a caixa de dilogo ndice.

Para actualizar o ndice Se tiver adicionado ou removido ttulos ou outras entradas do ndice no documento, pode actualizar rapidamente o ndice. 1. No separador Referncias, no grupo ndice, clique em Actualizar Tabela.

2. Clique em Actualizar s os nmeros de pgina ou em Actualizar todo o ndice. Para eliminar um ndice 1. No separador Referncias, no grupo ndice, clique em ndice.

2. Clique em Remover ndice. Word e Internet

Assistente de Pginas para a Web O Assistente de pginas para a Web uma forma fcil de criar web sites com o Word. Ao longo de 6 passos pode-se criar facilmente um site atractivo.

Questes Prticas
Como podemos comparar o processamento de texto com a utilizao de uma mquina de escrever ou caneta e papel?

Devemos utilizar caneta e papel quando a prioridade a portabilidade e o uso imediato. Algumas pessoas gostam de utilizar letra de mquina. Para criar a maioria dos produtos escritos, melhor a aplicao de processamento de texto. O processamento de texto permite editar documentos de formas no possveis com uma mquina de escrever ou caneta e papel. Por exemplo, mover uma sentena num documento de processamento de texto de uma localizao para outra facilmente realizvel. Se necessitarmos mover uma frase numa mquina de escrever ou num documento escrito mo, a pgina tem que ser refeita. Existem muitas opes de formatao nas aplicaes de processamento de texto para criar documentos, e essas opes no esto disponveis quando escrevemos mquina ou mo. A utilizao de programas de processamento de texto por parte dos alunos, permite verificar que escrever um processo, porque todos os elementos num documento podem ser alterados rapidamente.

Algumas dicas para utilizar o processamento de texto.

melhor escrever primeiro e formatar depois. Muitos utilizadores podem-se distrair facilmente por passarem muito tempo a experimentar tipos de letra e tamanhos diferentes, em vez de compor. Para assegurar produtividade, deveformatar os seus documentos depois de ter elaborado um primeiro rascunho. A insero de cliparts deve ser feita aps compor, porque navegar por bibliotecas de cliparts pode consumir muito tempo. Por questes de identificao, considere introduz o seu nome nos cabealhos dos seus documentos. Deve-se adicionar um nmero de pgina no cabealho ou rodap de documentos com vrias pginas. Colocar a data no cabealho ou rodap pode ajudar a distinguir mltiplas verses de um mesmo documento. Durante o processo de edio e formatao, utilize o comando ANULAR quando errar.

Quais so algumas formas de seleccionar texto com o rato? Para seleccionar Efectuar a aco

Qualquer poro de Arraste ao longo do texto. texto Uma palavra Uma linha Duplo clique na palavra. Mova o cursor para a margem esquerda. Quando o cursor assumir a forma de uma seta a apontar para a direita, clique no boto do rato. Vrias linhas de texto Mova o cursor para a margem esquerda. Quando o cursor assumir a forma de uma seta a apontar para a direita, arraste para cima ou para baixo. Uma frase Um pargrafo Vrios pargrafos Pressione a tecla CONTROL e clique em qualquer parte da frase. Triplo-clique em qualquer parte do pargrafo. Mova o cursor para a margem esquerda. Quando o cursor assumir a forma de uma seta a apontar para a direita, duplo clique no boto do rato e arraste para cima ou para baixo. Um bloco grande de Clique no incio da seleco, deslize at ao fim da seleco, texto pressione a tecla SHIFT e clique no fim da seleco.

Como podemos reduzir o nmero de pginas num documento? A forma mais fcil de reduzir o nmero de pginas num documento diminuindo as margens. Para tal, escolha FICHEIRO - CONFIGURAR PGINA e seleccione a opo MARGENS. A maior parte das impressoras requer, pelo menos, 1,5 cm. de margem em cada limite do documento. Alternativamente, se apenas uma pequena parte de texto aparece na ltima pgina de um documento, o nmero de pginas pode ser reduzido seleccionando FICHEIRO - PR-VISUALIZAR e clique no boto AJUSTAR TEXTO . A funo

ajustar texto diminui o tamanho de cada tipo de letra utilizada num documento e trabalha melhor em documentos que contm apenas algumas pginas. Quais so alguns mtodos de poupar tempo quando compomos um documento?

Pode ser til utilizar a funo Texto Automtico para inserir palavras ou frases normalmente inseridas, como o nome da pessoa ou nome da escola. Para tal, sublinhe

o texto a ser gravado e seleccione INSERIR - TEXTO AUTOMTICO - NOVO. Escreva o nome para a entrada de Texto Automtico e clique OK. No documento, escreva os primeiros caracteres do Texto Automtico. Quando o Word sugerir completar a entrada de Texto Automtico, pressione a tecla ENTER para aceitar a entrada. Para rejeitar a entrada de Texto Automtico, continue a escrever texto normalmente. (Certifique-se que a funo concluso automtica est activa. Para verificar isto, escolha INSERIR - TEXTO
AUTOMTICO

- TEXTO AUTOMTICO e confirme que a caixa de verificao MOSTAR A na opo TEXTO

SUGESTO DE CONCLUSO AUTOMTICA PARA TEXTO AUTOMTICO E DATAS AUTOMTICO).

Вам также может понравиться