Вы находитесь на странице: 1из 3

Universidade Federal de So Paulo Escola Paulista de Medicina

Curso de Capacitao para Tcnicos Administrativos do nvel superior

Arquivos em PDF
O que so plugins? O nome PDF corresponde s iniciais de Portable Documento Format. um formato de arquivo criado pela Adobe , porm disponvel publicamente e usado por entidades do mundo inteiro para a distribuio e a troca mais segura e confivel de documentos eletrnicos. Vrios aplicativos podem ter seus documentos convertidos para o formato PDF, que podem conter textos, tabelas, formulrios, grficos e imagens. Em PDF, possvel visualiz-los sem o programa que gerou o arquivo original e mantendo seu layout, diagramao, fontes e cores originais. Exemplo: se voc criar um pster usando o CorelDRAW, converter o arquivo para PDF e enviar a algum esta pessoa no precisar ter o CorelDRAW instalado em seu computador para visualizar o pster. Os arquivos PDF eliminam vrias informaes que s interessam ao aplicativo que criou o arquivo original, preservando as informaes importantes para sua visualizao e a impresso. O formato foi adotado rapidamente por aqueles que manejam documentos, especialmente via web, devido ao fato de serem muito fceis de enviar e receber, j que so arquivos leves e, pelo menos por enquanto, inviolveis.

Algumas vantagens do uso de PDF 1. Preservam a aparncia e a integridade dos documentos originais Os arquivos PDF tm exatamente a mesma aparncia dos documentos originais e preservam as fontes, as imagens, os elementos grficos e o layout de qualquer arquivo de origem. 2. Podem ser compartilhados com qualquer pessoa Os arquivos PDF so universais, ou seja, podem ser visualizados em qualquer sistema operacional (Windows, Macintosh, Unix, Linux etc). 3. Arquivos ficam mais leves As imagens e textos so compactados, tornando o PDF mais leve que os arquivos originais, sendo ideal para enviar via e-mail ou fazer cpias de segurana (backups).
4. Troca mais segura de documentos

A cpia e alterao do contedo de arquivos PDF mais difcil, sendo possvel proteger os arquivos com senhas, impedindo a visualizao e a alterao dos documentos no autorizada.

Universidade Federal de So Paulo Escola Paulista de Medicina

Curso de Capacitao para Tcnicos Administrativos do nvel superior

Como criar arquivos em PDF Para criar um documento em PDF precisa-se de um programa que converta o arquivo original em um arquivo em formato PDF. Existem programas gratuitos que fazem essa converso e tambm o Adobe Acrobat, pago, distribudo pela empresa que criou o formato PDF. Todos os programas conversores funcionam de forma semelhante:
? Instala-se o programa; ? ? O programa, por sua vez, instala uma impressora virtual no computador; ? ? Para converter um arquivo em PDF (ex.: um documento feito em Word) deve-se ?

mandar imprimir o documento na impressora virtual instalada pelo programa; ? Seleciona-se a pasta de destino em que o arquivo PDF ser gravado; ? ? Aps a gravao do PDF convm abri-lo com um leitor para verificar se a ? converso foi realizada corretamente. Alguns programas conversores apresentam algumas opes adicionais:
? Unir vrios documentos de tipos diferentes ou do mesmo tipo em um s arquivo ?

PDF (ex: juntar dois documentos do Word em um nico PDF ou criar um PDF juntando contedo de Word com Excel); ? Adicionar uma senha ao documento para que s possa ser aberto por quem ? possua a senha. Algumas empresas disponibilizam conversores de PDF on-line, desta forma possvel criar arquivos PDF sem ter o programa conversor instalado no computador. H verses gratuitas e tambm pagas desta opo. Conhea alguns conversores e os servios oferecidos:
Forma Condio Informaes Instalado Adobe no Pago http://www.brasil.adobe.com/products/acrobat/main.html Acrobat computador Gratuito para os primeiros Adobe arquivos On-line http://createpdf.adobe.com/ Acrobat PDF, os demais so pagos. Neevia On-line Gratuito www.neevia.com Verso Instalado paga e http://www.visagesoft.com/products/easypdf/downloads.php Easy PDF no verso computador gratuita Instalado Ghostscript no Gratuito http://www.mhavila.com.br/topicos/mm/gspdf_redmon.html PDF computador Instalado PDFProducer no Gratuito http://naramcheez.paraschopra.com/pdfproducer.php computador Conversor

Universidade Federal de So Paulo Escola Paulista de Medicina

Curso de Capacitao para Tcnicos Administrativos do nvel superior

Como ler arquivos em PDF Para ler documentos em PDF necessrio ter instalado no computador um programa que reconhea este tipo de arquivo. Esses programas tambm oferecem opo de impresso do documento em papel, desde que haja uma impressora instalada no computador. Existem leitores de PDF disponveis para download gratuito atravs da Internet, veja alguns deles:
Leitor de PDF Informaes Acrobat http://www.brasil.adobe.com/products/acrobat/readstep2.html Reader eXPert PDF http://www.visagesoft.com/products/pdfreader/index.php Reader

Comparao entre pdf e doc Veja, na tabela abaixo, a comparao entre o tamanho de alguns arquivos feitos e editor de textos e convertidos em pdf:
Tamanho dos arquivos (Kb) Caractersticas do arquivo Editor de textos (.doc) Texto e tabelas, 2 pginas 46 Texto e tabelas e imagens, 5 pginas 55 Imagens, 4 pginas. 2266 Texto, tabelas e imagens, 3 pginas (este texto) 68

PDF 22 52 323 42

Material consultado e recomendado:


? Terra - Tecnologia (http://www.terra.com.br/interna/0,,OI509955-EI4804,00.html) ?

Como aproveitar bem o formato PDF (acessado em 04/10/2005)


? Adobe Systems Incorporated ?

(http://www.brasil.adobe.com/products/acrobat/adobepdf.html) O que o Adobe PDF? (acessado em 04/10/2005)

Вам также может понравиться